segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seguir em frente...

Entre as diversas representações de Deus e fé...


... o diálogo que encerra e esclarece a Series Finale...

- Tudo que já aconteceu com você é real. Todas aquelas pessoas na igreja são reais também.
- Estão todas mortas?
- Todos morrem um dia, filho. Alguns deles antes de você, alguns muito depois.
- Mas pq todos estão aqui, agora?
- Bem, não existe "agora" aqui.
- Onde estamos, pai?
- Esse é um lugar a que vocês todos chegaram juntos, para que pudessem encontrar uns aos outros. A parte mais importante da sua vida foi o tempo que passou com essas pessoas.


Um episódio final de arrancar lágrimas. Belo, emocionante, poético.


Não percam o post de detalhes.


Abraços,

Marina Andrade.

120 Comentários:

Fabiano disse...

Gostaria de saber o porque da ilha está no fundo do mar no primeiro episodio??? Ate agora não entendi...

Informático disse...

Em algum momento o Hurley passou o bastão para outro (acho que o Ben), que não teve competência para cuidar da ilha e por isso ele não entrou na igreja, ele tem que encontrar a sua verdadeira história ainda.

Juliano disse...

Não importa o porque fabiano, aliás, o final nos mostrou que nada na ilha importa, a não ser os personagens de lost.

Os oceanic são importantes, o resto é só o resto.

Informático disse...

Falou tudo Juliano...

Juliano disse...

O ben ainda não entrou na igreja, porque a história dele é esperar ALEX e ROUSSEAU.

Juliano disse...

Esqueçam a comida que cai do céu, esqueçam as viagens no tempo, esqueçam o walt aparecendo no meio do mato..

Lembrem dos sentimentos vividos por cada um dos losties a todo o tempo na série.. Isso é a vida!

Existe uma metáfora muito boa pra isso.. todos buscam o topo da montanha.. mas o topo da montanha não é importante.. importante é a jornada!!

Felicidade não é o objetivo, mas a trajetória do caminho.

Juliano disse...

O último untagled mostra justamente isso: dane-se os mistérios da ilha.. a série é sobre os mistérios da vida, dos sentimentos humanos, do amor e do ódio de cada uma das pessoas confinadas.

Eu diria que nem é religioso, mas sim, filosófico o final.

PROFª TALITA MARQUES disse...

Ainda estou sem palavras para descrever o quão especial foi o desfecho desta incrível jornada. Concordo com o Juliano quanto ressalta que a ilha foi apenas o cenário para as grandes descobertas, superações e escolhas dos nossos queridos losties.
O encontro no final foi emocionante!!!

Já estou com saudades...

Anônimo disse...

Fiquei com a idéia, enquanto não surgir outra teoria, que aparecer a ilha submersa no comêço da temporada foi para sinalizar que diferentes realidades podem aconter ao mesmo tempo. Assim, tanto a Juliet conseguiu detonar a bomba e tudo na vida da ilha e das personagens foi diferente, como vimos no sideways, como não conseguiu e a vida continuou como vimos nesta temporada. Tanto a ilha foi submersa porque o Jack não conseguiu colocar o dreno e morreu na tentativa, como conseguiu e vimos o que vimos. Acho que a chave é a frase do pai de Jack:"tudo que aconteceu foi real". A idéia central de Lost, a grande sacada, por assim dizer, é que não existe uma só realidade. E, para se "avançar" no infinito mundo das realidades, é necessário ter consciência. Este ainda não foi o caso de Ana Lucia, por exemplo.

Informático disse...

Alguém sabe quando vai sair o BOX? hehehe.

Anônimo disse...

Deixa eu corrigir o que escrevi acima: não é "aconter", porque nem na ilha de Lost existe "aconter". É "acontecer". Aproveito e assino este comentário e o anterior: Mauro Chazanas.

Juliano disse...

Ana lucia não estava preparada ainda porque, ela não havia criado seu paraíso perfeito e ela, não havia aceito ainda que há um bem maior e mais importante do que o dinheiro (que ela aceitou para livrar os losties).

Não chamo de purgatório, porque era uma vida de perfeição para todos os que já haviam morrido. Por isso, os produtores não consideraram purgatório:

Purgatório é a condição ou processo de purificação ou castigo temporário[1] em que as almas daqueles que morrem em estado de graça são preparadas para o reino dos céus.

Não havia castigo e assim, não era purgatório.

É o meu ponto de vista.

Juliet, ao detonar a bomba, morreu e foi enterrada. Teve uma visão de um futuro perfeito e acabou se equivocando, acreditando que não havia passado pela ilha quando na verdade, por ter morrido, estava em uma vida perfeita.

A ilha, era a vida em si, o flashsideway, era a vida perfeita criada por cada um, para ao seu momento correto, se encontrar com seu par onde viveu "a parte mais importante de sua vida" e assim, ascedender à luz.

Douglas disse...

Na verdade, o episodio não explicou nada da Ilha, ele só explicou pura e simplesmente O FLASH SIDEWAY!!! apenas isso. A ilha aconteceu. O flash sideway é imaginação, fantasia, o céu, o limbo, o infinito, ou o como vc quiser chamar. Por isso toda a referencia religiosa. A ilha afundada é pq nessa "realidaede" ou fantasia, a ilha não existiu pra eles. foi uma forma de todos eles projetarem suas vidas de forma perfeita e sem conhecerem uns aos outros. Eles projetaram isso pra si mesmos pra um dia poderem se reencontrar e lembrar. "IT WORKED" ja dizia Juliet!

Rafael disse...

Aí é que ta. Dizer que lost é sobre os mistérios da vida é muito forçado! Lost era sobre os personagens interagindo numa ilha especial!

Tudo foi muito emocionante. A participação de personagens que morreram na história reaparecendo e relembrando sua vida na ilha foi tocante, assim como todos eles indo pra luz.

Mas acho que isso tirou o foco do verdadeiro final da história, AQUELE QUE SE PASSA NA ILHA!

Qual sempre foi o grande misterio da série? Saber o que era a ilha! Eles "explicaram" isso no episódio Across the sea.

Enfim, apesar de muito emocionante/tocante a revelação de que a realidade paralela é um purgatório serviu apenas pra tirar o foco do verdadeiro final que foi: Jack salva a ilha e morre, o pessoal do avião se safa e hurley assume o posto de protetor daquele lugar.

Juliano disse...

Você assistia lost para ver o que era a ilha, ou para ver o que aconteceria com aquela pessoa que estava na ilha?

A sua resposta vai te fazer enxergar!

Juliano disse...

Os produtores conseguiram nos mostrar que o que queríamos ver no fim de lost, era simplesmente fútil.

Eles queriam que nós víssemos, que a ilha no contexto sobrevivência dos losties era NADA.

E que a importância maior da ilha, era a vida de todos eles.

Jack saiu da ilha, mas teve que voltar porque teve um "pedaço" seu perdido. Os sentimentos vividos na ilha foram mais intensos que todo o resto da vida dele.

Eles conseguiram, simplesmente desviar nossa atenção dos mistérios legais que havia na ilha, mas superficiais (de ficção científica, diria eu) para um mistério bem mais real e conhecido por nós todos: os sentimentos vividos no dia-a-dia.

Pra mim, conseguiram. Eu transcendi a idéia de que o fim de lost, tinha que ser fim de novela da globo, com todas as respostas jogadas na nossa cara. Eles eternizaram lost com isso.

Informático disse...

Em algum momento os produtores disseram que se víssemos a ilha do alto, saberíamos o que ela era. Porém, não mostraram isto...rsrs, só a minha mente trabalhando um pouco...

Anônimo disse...

Bom, meu ponto de vista é que esta outra realidade não era nem purgatório nem o paraíso individual de cada um e tampouco o inferno. Tinham problemas e dor, e tinham também suas alegrias. Sawyer era só e amargurado, Locke era paralítico e mortificado pela culpa de haver feito o que fez com o pai, Kate era fugitiva, Sayid também era só e assim por diante. Fiquei com a impressão de que não era uma realidade nem pior e nem melhor que qualquer outra, era apenas mais uma realidade. Por outro lado, apenas a idéia de sacrifício não explica poderem "avançar" rumo a outra realidade, à outra luz, pois nem todos os que estão na igreja sacrificaram-se por alguma coisa. Foram capazes de avançar porque tomaram consciência de sua outra realidade, e esta se deu de alguma maneira pelo toque físico.

Ass: Mauro Chazanas

Moreno Valerio disse...

isso acaba com a duvida (de quem ainda a tem) se eles morreram na queda do aviao.

obvio q nao!

Douglas disse...

Juliano, dude, vc tá parecendo crente. hehe
O final foi sobre o Flash Sideway, mas não sobre a ilha. Se vc tivesse achado q os mistérios eram superficiais, não teria assistido à série? Lost, na minha opinião era sobre os mistérios. E eles serão revelados algum dia, creio eu. O final foi pra todo mundo aceitar, mas não para explicar, creio eu! novamente "it worked"! stay Lost!

Anônimo disse...

hahahahah piada falar q a história era sobre os personagens... fosse assim qualquer seriado seria ótimo, todos eles tratam de personagens.

Lost começou interessante demais seria uma abordagem do que aconteceu por exempl no acidente das cordilheiras dos andes.

Poderiam ter focado REALMENTE na humanidade, nos jogos sujos, nas manipulações, na união de forças e toda relação humana.

Mas pra atrair mais audiência, meteram os pés pelas mãos inserindo tantos elementos, e acabou uma bela porcaria....
decepcionado pelos 3 anos dedicados

Douglas disse...

e mais, a primeira teoria famosa a susrgir foi a a da Caverna do Dragão. E no fim era essa mesmo.. só q ao contrário, como Lost sempre gostou de fazer!!!

Paralelo (Lauro Edison) disse...

Gente... GENTEEEE!

Não dá.

Como podem ignorar tantos furos, pontas soltas, incoerências, desculpas ridículas, omissões, refugos?

Dizer que Lost é 'sobre os personagens' é piada. Toda história é sobre personagens, mas o DIFERENCIAL de Lost eram os mistérios. Vocês foram cativados pelo monstro que derrubava árvores; pela escotilha; pelo urso polar; pela gravação de 16 anos da francesa; pelo cabo que saía da ilha e ia pro mar... ISSO É LOST.

Agora que foi tudo pro lixo, vem esse papo de 'é sobre os personagens'? TENHAM DÓ.

Mesmo que fosse SÓ sobre os personagens, até nisso foi tudo um lixo... Cadê Walt? Como Sayid fica com Shannon, em vez de com Nádia? E como Sayid 'vai pro céu' tendo matado dezenas a sangue frio, enquanto Michael ficou preso na ilha só porque matou no desespero, tentando salvar o filho?

Além do mais, simplesmente FECHAR OS OLHOS para os buracos e a ausência total de respostas é constrangedor... Não explicaram nem a Ilha nem a Black Smoke! Só isso deveria bastar pra provar que o final foi um lixo.

E mesmo essa história de purgatório não faz o menor sentido - mesmo pra quem é espírita, místico, tanto faz.

Que 'mundo espiritual' é esse onde todo mundo vive outra vida sem saber que está morto? E por que só o pessoal da Ilha lembra? Se esse mundo é espiritual, por que Faraday disse que foi a bomba que causou essa realidade?

NA-DA-A-VER

Dizer que foi lindo é muita falta de senso crítico. Eu, hein.

Rafael disse...

"Você assistia lost para ver o que era a ilha, ou para ver o que aconteceria com aquela pessoa que estava na ilha?"


Juliano,

Eu assistia pra descobrir as duas coisas! E uma estava ligada a outra!

Se os flashsideways estivessem desde o início tudo bem, mas transformar um mistério criado NESSA TEMPORADA na grande revelação da série não foi muito legal da parte dos produtores.

Sem falar que tudo indicava que a explosão da bomba é que tinha criado essa realidade, o que não bate com o conceito de purgatório!

Juliano disse...

Vivemos em uma sociedade onde o relacionamento diário humano, por ser corriqueiro, não vale a pena, não é interessante.

Se começassem assim o seriado, não iriam a lugar algum, não teria audiência.

Concordo que faz falta a explicação dos mistérios, também concordo que este fim foi o único razoável e aceitável para agradar a gregos e troianos, mas eu em minha sã consciência não consigo enxergar outra maneira de se terminar com a série.

Você com vasta experiência em produção, poderia por exemplo, nos falar como poderia ter terminado.

Pra mim, isso daí foi a nossa vida. Um dia termina, crú assim. Nada é perfeito, além de realidades alternativas. Somos imperfeitos, um dia morreremos e ninguém vai lembrar se, algum dia, passamos por alguma coisa sobrenatural que ficou sem explicação como um milagre de uma operação sem sentido mas com sucesso, um quase acidente ou acidente que você saiu vivo, um vulto que você viu mas não sabe se foi real ou coisa da sua cabeça.

Mais equivocado está aquele que se volta contra a série, e esquece de tantos momentos bons que ela proporcionou, além da cultura e conhecimento que obtivemos através dela.

Estamos acostumados a fins à la gladiador, onde tudo tem resposta e dá tudo certo no final. Ali não deu. Todo mundo, que tava lutando pra viver, morreu. simples assim.

Rafael disse...

Douglas,

Acho que você conseguiu expressar o que eu estava querendo!

O final foi pra todo mundo aceitar, mas não para explicar! Afinal quem não ficou emocionado com esse fim?? Ele emociona e muito. Só que, como você bem disse O final foi sobre o Flash Sideway, mas não sobre a ilha como deveria ter sido!

Rogério disse...

O black smoke surgiu pq um cara mau intencionado (MIB) entrou lá na luz, e a "luz" se vingou dele jogando uma maldição, rsrsrs.

Rogério disse...

O Walt? o Michel? O Eko? É simples, eles não estavam lá pq ainda não encontraram a verdadeira realidade deles, talvez estejam em algum universo paralelo. Ahh, vai chegar a hora que alguém vai perguntar: "E o Rodrigo Santoro, cadê ele?", o restante dos sobreviventes não estavam na igreja pq não eram importantes, não fizeram nada pela série, se não tivessem participado, não fariam falta.

Rafael disse...

Juliano,

É claro que esse final não anula todo divertimento que a série nos proporcionou. Mas a questão principal era dar um fim para os personagens e ao mesmo tempo esclarecer o que era a ilha.

Eu particularmente adorei o conceito da caverna de luz que muitos odiaram! Acho que deveriam explicar um pouco melhor a natureza daquela luz e esse deveria ter sido o foco do fim da série na minha opinião!

Rogério disse...

Concordo Rafael, talvez essa tenha sido a única grande lacuna neste final, o que era a luz de verdade?

Rogério disse...

"- Onde estamos, pai?
- Esse é um lugar a que vocês todos chegaram juntos, para que pudessem encontrar uns aos outros. A parte mais importante da sua vida foi o tempo que passou com essas pessoas."
Entendi o seguinte, eles não tinham ninguém antes do acidente, e que as únicas pessoas importantes para a vida deles eram os que estava na igreja. meio loko isso que eu falei...

Anônimo disse...

Galera, seguinte.. Todos no "velório" estavam mortos, mas morreram em momentos diferentes. Alguns antes de Jack, alguns DEPOIS. E é por isso que Christian diz que não existe AGORA, ou seja, não existe TEMPO no "lugar" onde eles estão.
E pq estão juntos?
Justamente porque a vida deles era vazia antes do acidente. E os momentos em que estiveram juntos foram os mais importantes. Talvez seja por isso que Ben não entrou na igreja e ainda tinha algo a fazer... Faltava Alex. Talvez faltasse a ela tomar conhecimento de sua situação.

Anônimo disse...

"dane-se os mistérios da ilha.." fala serio, desculpa mais furada para um final fraco. Sim assistia para ver o que acontecia com os personagens RELACIONADO com os mistérios da ILHA.

Anônimo disse...

e links para os outros 2 finais alternativos q n foram exibidos?

Anônimo disse...

A luz aparece como uma forma poética de se enxergar o eletromagnetismo. Por isso o Desmond era o único que poderia "sobreviver" a ela, consequência da descarga sofrida na Escotilha.
E, apesar de não sabermos do que se trata o Monstro, poderíamos conectar a sua existência a esse eletromagnetismo - aquela velha história de eletricidade, nanopartículas, etc. A questão O QUE é o Monstro é é irrelevante perto da sua história.

Anônimo disse...

E o cumulo do gozo dado a quem esperava tanto por um final de lost que surpreende-se e desse sentido à história como por exemplo: "sexto sentido" ou "memento", foi dizerem que o episódio em vez de duas horas ia ter duas horas e meia para que eles tivessem tempo para expliar mais coisas...LOL..desilusão esse final, para ser sobre as pessoas bastava colocar numa ilha banal com pouca água, pouca comida e animais selvagens e aí se via os limites do ser humano...assim vir com essa conversa só pode ser gozo.


TUGA

Anônimo disse...

Gente uma pergunta. O que aconteceu com o Jack da ilha? Ele morreu na caverna da luz? Ele saiu de lá, escondido do Hugo e ficou vagando pela ilha até morrer?

Posso enteder muitas coisas, mesmo que através de teorias mas o que aconteceu com o Jack da ilha ainda não entedi, ou não estou querendo aceitar.

O Hugo gritou por ele e chorou com se ele estivesse morto.

Alguem pode me ajudar?

Anônimo disse...

Ele pode ter conseguido sair da caverna, posteriormente. E foi naquela cena com Vincent (muito bacana a presença dele) que ele morreu.

Unknown disse...

Eu só quero entender a cena final mostrando os destroços do oceanic 815 sem NENHUM sobrevivente.

Se alguem puder explicar essa cena eu agradeço.

Rafael disse...

Algumas pessoas estão falando dessa cena de um avião na cena final. Gente, ONDE E QUANDO VOCÊS VIRAM ISSO???????

Anônimo disse...

Marina,

Isso não foi uma resposta, mas sim, uma possibilidade.

Este foi o problema com este final. Nem o final ficou bem respondido. Só temos possibilidades.

Vamos torcer para que os produtores nos esclareçam essas dúvidas através de uma entrevista.

Rafael disse...

A única cena de avião que eu vi foi o avião que o lapidus estava pilotando pra fora da ilha com o pessoal que conseguiu escapar. O jack ainda consegue vê-lo antes de morrer

Anônimo disse...

Rafael,

sinto lhe informar, mais para quem viu o episódio ao vivo pelo site. Aparaceu, depois dos créditos, os destroços do avião Oceanic sem sobreviventes.

Se você comparar a cena com a cenado premeiro episódio verá que é a mesma cena porém som os sobreviventes(losties).

Anônimo disse...

Rafael,

sinto lhe informar, mais para quem viu o episódio ao vivo pelo site. Aparaceu, depois dos créditos, os destroços do avião Oceanic sem sobreviventes.

Se você comparar a cena com a cena do premeiro episódio verá que é a mesma cena porém sem os sobreviventes(losties).

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=JH0DigVw1bA&feature=related

A cena tá aqui, no finalzinho.

Anônimo disse...

Anônimo, identifique-se! =D
Chamar de anônimo é foda...

Enfim... Eu, particularmente, acho muito bom ter essa abertura para interpretar. Isso dá pano pra manga para comentarmos LOST por muito tempo, seja falando bem ou mal. As hipóteses não foram fechadas.
A graça da série sempre foi a especulação, as metáforas, as deixadas sutis. =)

Rafael disse...

Marina A.

Brigadão pelo link! No arquivo que eu baixei não aparece essa cena!

Anônimo disse...

n acredito q a melhor serie de todos os tempos teve um final tao lixo, seria melhor ter deixado de assistir na hora q o jack e a kate chegaram na igreja, mais de 30min soh de cena dos losties lembrando da outra realidae, poderia ter um final bem melhor, ainda bem q o resto da serie foi otimo... vou fingir q nao existiu esse ep. pra n estragar mais ainda

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Para aqueles que acompanham Lost desde 2004, nunca se esqueçam, que em 2006,
J. J. Abrams em uma entrevista para a revista Mojo/U.K., ele citou que o roteiro de Lost obedeceria a tese do Continuum Tempo/Espaço, na época quando o perguntaram se os passadeiros do Oceanic estavam mortos, ele respondeu na lata ... "Isso faz alguma diferença ?" e retrucou ... Por que vocês não me perguntam se eles "realmente" estão lá ?

Agora, em maio de 2010, eu compreendo ... A turminha da ABC avec Damon Lindelof já tinham planejado colocar um roteiro amarrando o conceito do CONTINUUM com uma saga mística/holistica ...

Juliano e Rafael, por favor ...

Nunca se esqueçam de que Fé é uma Energia ...

E se existir uma plausabilidade de Vida após essa vida ...

Ela passa também por um crivo ...

Que é por essa Energia ...

Que nós existimos, e continuaremos de alguma forma ... "existindo" !

No +, Juliano, os losties, a ilha e a jornada ...

Tudo isso tem o mesmo significado e o mesmo valor ...

Resta apenas,

A Luz !

De onde todos nós viemos ...

E voltaremos !

SHALOM !

Unknown disse...

Achei boa a explicacao do douglas sobre pq no flashsideways a ilha tava afundada.
Nao acho que eles estavam no purgatorio, mas nao tenho nome pra aquele momento. E tb nao digo que eles foram pro ceu... como a Kate disse, eles simplesmente iam seguir adiante... pro ceu, ou pra alguma nova vida, todos juntos....

leonardo moreira disse...

LOST meu resumo

Flash Sideway é mais ou menos, "pensem o que quizer"

A Ilha é um lugar especial no planeta, que tinha um "ditador de regras", que cometeu um erro.

Esse trouxe uma legião de pessoas, para escolher ser seu subistituto, no trabalho de proteger a LUZ, de pessoas más.

Dessa vareas pessoas qualquer um padia ser o subistituto, um aceitou porque o "ditador de regras" resovel contar mais ou memos como fuciona suas regras.

É muito simples, contado assim, minha indignação é com Jacob (ou quem inventou Jacob)que trouxe as pessoas entre os naufragos, recrutas da DHARMA, hostis, outros, outros do templo, baloeiros, para que 1 escolhesse, e ele tinha um farol que via tudo e todos.

9 sobrevivem, e o resto que morreu; e o que Jacob diz: -Eu sinto muito!

A estoria e seus trajetos foram demais, mas os motivos e razões maiores, foram muitos fracos. da-se a impressão que o fim foi forçado.

Mas fica os meus Porque´s
Comunicar-se com mortos
Como Widmore chegou na Ilha quando jovem
Por que as gravidas nao tem filhos na Ilha
Por que uma estatua gigante
Por que so a Cler tinha que criar Aarom
Porque Ben e Jack tiveram problemas de saude na Ilha
Herry Galle

Sei que alguns misterios foram respondido esse foram marcantes.

Unknown disse...

Marina, obrigada pelo link com o final, assisti. Os destrocos sao mesmo do Oceanic 815? acho que eh insignificante mostrar sem os sobreviventes (ate pq se tivessem todos morrido teriam uns corpos por ai). Simples, os destrocos ficaram la e o losties os abandonaram um dia, nao eh? mas os destrocos permaneceram la. Reparei numa coisa: eles mostram uma visao dos destrocos, ai tem a 2 visao. Nesse segundo angulo, tem pegadas na frnete dos destrocos! reparem, uma atras da outra, indo em algum lugar.
O que dizer sobre o Vincent ao lado do jack? Acho q foi pro Jack nao morrer sozinho... e isso tb significa que logo Rose e Bernard encontrariam o corpo de jack e provavelmente o enterrariam.
Pra mim nao fiza diferenca saber se a Kate ficaria com o jack ou Sawyer... pra mim ela nao ficaria com nenhum dos dois. Nao sabemos se ela voltou a ficar com Sawyer enquanto estavam vivos, mas duvido. Eles acharam outras pessoas. Mas a pessoa mais importante pro Sawyer foi a Juliet, e pra Kate o jack. Tb nao entendi pq o Sayid tava com a Shannon e nao com a Nadia.... E achei muito engracado nesse "purgatorio" q Juliet e jack foram casados (antes td mundo queria q eles ficassem juntos ne?) mas acabou nao dando certo e eles se separam ate no "purgatorio". Achei engracada essa parte!

Douglas disse...

valeu pelo link Marina. Mas acho q foi uma cena aleatória pra encerrar a série. Sem mta relação com a trama.

Mas sobre Sayid e Shannon ao invés de Nadya.
Ele não "fica" com ela. E aquilo não é o Céu /purgatorio onde só entram os bonzinhos cristãos tementes a Deus. Tá mais pra uma reunião de formandos. Saca? "Classe de 2004"? Aquilo lá não tem nome. Não tá na Bíblia tá no LOST!!. Logo, não tinha como Nadya estar lá. Ela morreu na época q Sayid trabalhava pro Ben. nada a ver com a ilha. Seria como se eu chmasse um amigo do colegial pra uma reunião de formandos da faculdade.

Anônimo disse...

Não tenho opinião sobre a cena final.

Sobre o flash sideway... See you in another life, brothá.

Anônimo disse...

Hahaha. Acho que as várias religiões mostram que LOST não tem a ver com a Bíblia em si, mas um DEUS que é interpretado de diversas formas, em várias culturas.

zejair disse...

Nao gostei desse final, alias não gostei dessa ultima temporada inteira, já na quarta temporada os roteiristas estavam meio perdidões em como levar a série até o final, a quinta deu um up, mas mataram tudo com esses flash sideways, preferia um final mais científico, que era o que mais me chamava a atenção, e pra quem gosta mais desse lance religioso, acho que o mr eko fez muita falta sim, amarraria melhor a trama, enfim poderia ser melhor, ou os flashsideways eram pra gente achar que FLASHFORWARD prestaria?

vitor piovani disse...

o final é uma verdadeira enrolação.. podemos jogar fora praticamente todo o miolo da série, já que o final seria esse mesmo. jogamos fora tudo que é lógico e físico e filosófico e o que for para a explicação mais besta e fácil de se fazer para não gerar discussão: todos morreram.
ah, corta essa! 6 temporadas para isso??? fizesse tudo em uma então que dava na mesma.
série sobre a vida? uma ova, todo mundo assistiu porque estavam curiosos sobre os mistérios e que foi tudo enrolação para somar audiência e não responder nada satisfatoriamente. muito ruim o final, preferiria que o flashsideway fosse mesmo uma realidade paralela, mas realidade e não fantasia. tudo quebrou quando disseram 'estamos todos mortos'. tsc tsc, espero mesmo que tenham aluns finais alternativos, pq esse aí não colou.

zejair disse...

só mais um pouquinho, concordo com o camarada que falou que os mistérios eram o diferencial de lost, se tivesse começado como terminou era ruim de eu ter assistido! mas quem sabe o que fez a gente gostar tanto de lost não seja explicado em um filme no futuro, pra apagar essa má impressão.

Saraiva disse...

Marina A., mas e a Ilha?!
Digo, a história do Jack foi linda e teve seu desfecho. A de Locke também. As explicações do pq foram construídos monumentos à "força/luz" que rege o lugar e pq eles vão pra ilha tb. Mas eles foram pra ilha por escolha do Jacob. E as razões de Jacob proteger o lugar também foram dadas. Mas o q a Ilha é nesse espaço/tempo/karma do personagens? Pq, olha, a trajetória deles foi linda. Mas no meio do caminho os escritores simplesmente foram questionados a respeito e responderam "what island?"! Poderia pelo menos chegar o Christian no final e dar a resposta q os colegas aí deram: "Pai, e o que era a ilha?". "Filho, não é "o que ela é", mas o que ela foi o que ela 'foi PARA VOCÊ'". Mas ainda assim, por ser uma ilha bastante peculiar, onde fica a "luz de toda parte", seria bom dar um papel melhorzinho pra ela, não acha? Sei lá, um paraíso/inferno a que pode se chegar da Terra e que é reservado para espíritos num certo grau de evolução para q estes recebam um último "teste" antes de um nirvana. Pq lembre-se que se apagassem a luz lá, ela apagaria em toda parte. E esta afirmação não parecia ser coisa apenas da velha louca. E os indícios disso são as peculiaridades da própria ilha. Espíritos o Hurley via de qulquer lugar. Mas o poder que ilha dava para alguns como o Jacob de viver para sempre, só podendo ser morto por aqueles que "amava como iguais" e de suas cinzas defenderem do Black Smoke Brother, além de um fenômeno físico deve ser algo espiritual tb e relacionado com esse conceito de karma q colocaram no flashsideway. Poderiam ter ligado as duas pontas lá no visual, no texto da série. Pq "deixar pra q o espectador 'imagine sua própria explicação'" nem Shakespeare nem Machado de Assis ousaram. Pq daí não é reflexão guiada por comunicação/arte. É pedir pro próprio espectador escrever a série do nada. Mas eles vão mandar a equipe de produção pra gravar um final dos fãs escolhidos? Bem q poderia ser né! rs. Vamo fazer a campanha: "escreva o seu final de Lost, que os fãs vão escolher e a ABC vai gravar"!

Anônimo disse...

O único problema grave de LOST que os produtores para manter a audiência e/ou aumentá-la introduziram misticismo com religião e ficção científica, em uma receita simples. E o erro maior ainda creio eu foi tentar explicar tudo! É claro que ao rever toda a série será apontado mais o que não foi explicado do que o "explicado" (leia-se vai ter que engulir). Para no final fazer um festival de mimimi a gogo. Fizeram um happy end em cima da realidade alternativa/paralela. Agora para explicar LOST essa históra de espaço contínuo onde tudo acontece junto em paralelo não cola para uma ilha PERDIDA ela era muito ENCONTRADA nunca aceitei o tanto de gente caindo la de paraquedas só para morrer lol

Andréa D. disse...

Mesmo com o final, as teorias não acabaram.

Eu acho, que a série foi ótima. Acredito que todos morreram no INCIDENTE da Juliete, e ñ na queda do avião. O pai de Jack diz que tudo foi real e Juliete depois de enterrada, manda o Miles dizer ao James: Deu certo! A realidade alternativa também se deu início apenas a partir do INCIDENTE, qdo eles aparecem no avião. Sayid não poderia ficar com Nadia pois ela já estava morta antes de tudo isso e não o fez lembrar, como fez a Shannon. Ben "tinha coisas a resolver", que provavelmente, era assumir o lugar de Desmond e preparar Alex, Danielle, Ana Lucia ( que Desmond diz q não está preparada ainda), os "outros"... enfim. Acho que a "vida" na ilha pós incidente, era para "terminar" a trajetória deles, e a Realidade A. ( não purgatório ) era para trabalhar a evolução de cada um: Jack sendo o bom pai ( que não teve), Ben cuidando do seu, q não ligava p ele, Claire ficando com seu filho, Jin sendo bom marido.....

Mas alguns mistérios ficaram realmente no ar: Como aquela frágil mãe-falsa, matou todos no acampamento SOZINHA? Como foi o surgimento da ilha e seu poder? Kate teve seu nome riscado pq virou mãe, mas e o Michael? tbm não era um pai se esforçando? Se a ilha curava, pq Ben ficou doente?

Questões que não desmerecem a série, que se não fosse boa, não teria tantos fãs.

Anônimo disse...

Uma pessoa, acredito que o nome dela seja Eva, postou um comentário no Untangled. Ela expressou muito bem como LOST pode ser sentida. Vale a pena ler.

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Sra. Antenada, e todos os demais ...

Carlton Cuse e Damon Lindelof em meados de novembro de 2009, mergulharam junto com seu staff de colaboradores, no projeto de trazer para as telas The Dark Tower/Stephen King - Torre Negra juntos com o J.J. Abrams ....

Ele será de fato, no mainstream da ABC, o "replace" para Lost.

O que importa, é que a condução do roteiro de Lost, a partir do início de 2007 partiu de um drama, abordou aspectos científicos e finalizou entre o místico e o fantastico em sua fase derradeira ...

Os mistérios e suas "pegadinhas" (alguém reparou que durante a última cena do Jack ferido nos bambuzais, havia um tênis/calçado pendurado próximo ao local aonde ele se deita para morrer) são secundários ..

A linha mestre do história é que o tempo linear (Como Faraday tinha postulado) não seguia sua ordem nos eventos relacionados com a Ilha ...

Se o final indica a Fé !

O início indicava a Razão !

A plástica entre Lock e John se encontraram nesse paradigma, Vida após a morte ... ou Vida depois da vida ?

Afinal, na leitura do pai do John ...

O que realmente foi importante na vida de seu filho, foi o tempo que ele conviveu com as pessoas na Ilha ...

Quanto a realidade paralela, Abraams como um típico yiddish, interpretou a margem da Kabbalah judaica ...


Aonde , o Zohar diz que ...

O tempo é um círculo ao nosso redor, e vidas paralelas significam mais uma chance para a metzva !

Algo como ... Para cada karma um dharma !

Enfim, Lindelof e Cuse, "costuraram" o final do épico com "linhas" místicas, encerrando não apenas a saga dos sobreviventes, como de toda a raça humana !

SHALOM !

Anônimo disse...

Saraiva... Acho que as dicas foram dadas. Acredito que a ilha seja um espaço onde há imensa concentração de energia, capaz de dar a alguns habilidades que tantos consideram impossíveis.

Existem teorias científicas que falam, por exemplo, como a água pode ter surgido a partir de choques entre cargas elétricas. Seria possível aplicar isso ao "desaparecimento" da ilha, quando foi "movida"??
Tudo é energia, eletricidade.
LOST foi um culto a essas possibilidades. Aqueles que se interessam por tais teorias e por mitologia terminam identificando várias referências na série. As explicações não são tão diretas porque as coisas na vida não tem explicações tão claras.

Por acaso, vc já parou pra pensar em quão fantástico é vc escutar a voz de uma pessoa através de um telefone? Ou como é possível fazer com que imagens se conformem em aparelhos de televisão? E as fotogafias? Que direcionando energia, algumas mentes podem interferir na natureza? Eu acho foda. E imagino quanto espanto isso gerou há anos atrás. E se daqui a alguns anos descobrirem como manipular os elementos de forma a criar coisas que nos causariam espanto agora?

Pra que querer uma resposta pra LOST, quando você pode se basear em estudos e levantar sua hipótese?
Prefiro sair buscando as respostas dentro da série. E discutir com colegas.

Por exemplo, será que Ms Hawking sabia de tudo, assim como Desmond, por ter participado de alguma experiência de Faraday? Seria estranho imaginar isso, quando mostraram experiências dele com uma ratinha chamada Eloise? Seria uma dica?
E aí cada um vai argumentando, achando suas pistas e suas "explicações".

Heric disse...

Pessoal, vocês não podem deixar de ver esse vídeo:

Semelhanças entre o início e o fim de Lost:

http://www.youtube.com/watch?v=7675QcoZjx8



[:)]

Douglas disse...

um dos objetos mais marcantes do episódio foi aquele Vitral, q vcs até postaram aqui.
Lá são visíveis referências ao Islamismo, Judaísmo, Cristianismo, Zen Budismo, Xintoísmo e ..... Lostismo!!!! pô, aquela roda lá é a roda feita peo MIB q o BEN gira não é?
Como eu disse em outro post. Não tá na Bíblia, tá no LOST!

Anônimo disse...

Lostismo é foda.

ô enrolação disse...

Meus Deus...foi a série mais ridicula que vi na vida; e olha que adoro coisas nada a ver, mas LOST superou;
Se eu quisesse ver uma série sobre os personagens eu assistia FRIENDS...que por sinal retrata mto melhor a realidade que essa bosta;
Se eu quisesse um melodrama , eu assistia Novela das 8h, de preferência a novela da vez do Manoel Carlos...
Jesus Cristo...tomara que esses produtores ardam no inferno...ou melhor hahahaha naquela merda que uma hora fica cuspindo fogo e outra hora cuspindo água.

Juliano disse...

comparar lost com friends... eu ainda não vi tudo!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ai Céus. Por Jacob!

Greengirltalk disse...

Quote do Lauro Edison

"Dizer que Lost é 'sobre os personagens' é piada. Toda história é sobre personagens, mas o DIFERENCIAL de Lost eram os mistérios."

Toda série de ficção científica tem mistério e veja quais conseguem passar da primeira temporada...

O diferencial de lost era como os personagens reagiam aqueles mistérios. O MODO como os personagens E os mistérios foram introduzidos na série são o diferencial de Lost.

É o mesmo q falar q arquivo-x é só sobre ET, se fosse só sobre os mistérios a série teria sobrevivido com os outros personagens introduzidos na 7a temp, o q não foi o caso.

Toda série tem personagem e toda série tem um enredo OBVIAMENTE, mas pensem bem qual o foco de CADA episódio de Lost em particular.

Era sobre a caixa de comida caindo na ilha ou sobre o personagem obeso reagindo a ela? ò.ó

Ferhoshi disse...

Ae Greengirltalk.

Vcs repararam que nos damos mto mais bola pros misterios de LOST do que os losties? eles ficavam, "quem sao os outros?", "quem eh essa fumaca?", mas nao encheram Jacob e outros de perguntas. Isso pra eles nao importava. Pra que saber de urso polar, eu quero eh viver, sair daqui!.
E como foi linda a cena onde o Richard eh informado que tem um cabelo branco, e diz "quero viver!", alguem que ha pouco queria morrer. Foi linda essa parte.

Anônimo disse...

Poxa. Muita gente achando ruim, mas muita gente vendo coisas bacanas também. O cabelo de Alpert foi massa. =D
Concordo com vc aí de cima, do nome complicado.

Anônimo disse...

Primeiramente parabens pelo site, se dedicou a finco a tal trabalho, para satisfazer mto mais aos terceiros do que a si próprio.
Falando especificamente de Lost, sinceramente 6 temporadas pra q? Dharma? Que merda é essa? O que me pareceu como tudo na vida do mundo capitalista gira em torno de $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$. Deixaram lacunas para poderem fazer filme, mais 30 séries, como: a vida de Jack e Locke; o enigma da vida; assim vai.
Só achei uma puta babaquice a encheção de linguiça que fizeram, a última temporada contou tudo, ou seja os babacas (como eu) que assistiram às outras não interessava de nd.
Algumas questões a serem discutidas: e as milhares de pessoas que morreram no "paraiso" nos sideways estão onde? como um bebe (Aaron) ja nasce no purgatório? chutou em demasia a mãe? o Jack tendo um filho de uma mulher que representou 1% de sua vida e não de sua cara metade - basicamente são inumeras reclamações apesar de ter achadso um puta episódio, mas só isso - uma série "Perdida".

Unknown disse...

Cada um queria um final diferente para Lost, mas tenho certeza absoluta que ninguem espera um final tão belo, filosófico e humano, chorei como nunca havia chorado vendo qq coisa na TV, talvez por conciente ou inconscientemente estar me identificando com as despedidas e os reencontros, com a vida a morte, o renascimento, a redenção, os erros e os acertos e todos no final encontrando a Luz, que todos buscam independente do nome que deem. Estou em completo extase como se junto com o the end eu estivesse ali, na frente da Luz, com as pessoas que amo e realizado por ter deixado todos os meus males para traz. Muito obrigado aos criadores de Lost, me fez transcender tudo que já havia visto.

Zeca disse...

bem.. li muitos comentarios.. e outros não. e vou opinar o que achei.... foi um belo final sim... em todos os aspectos... mas fico triste com uma coisa... a falta de resposta de uma realidade real (ilha) que afinal, foi onde aquele grupo tomou decisoes o qual os fez levar a um lugar.... e assim como o alpert.. fica a pergunta na minha cabeça... o que é a ilha?.. o que eh aquela construcao que controla a luz.. quem fez ela? qual a importancia da luz realmente?.. se apagada a luz, seria o fim de tudo? ou apenas da ilha? se os egipicios (que parece ter sido o povo que fez aquilo) construiu aquele local ou achou e controlou depois.. por que foram embora? .. vou ate parar... são tantas perguntas :)... então.. bem.. como fã de lost.. gostei da resolução que eles deram aos personagens.. mas fico triste.. principalmente com a quinta e sexta temporada.. pois sim.. eles tinham tempo de explicar quase tudo.. algumas palavras ja responderiam muitas questões.. mas no final.. nem o alpert com 300 anos que ficou na ilha.. saiu de la sem saber :)

flafera disse...

vejo muita gente reclamando que todos morrerão,dai eu pergunto mas todos não morrem um dia? uns morreram hoje outros amanhã e outros anos mais tarde, mas no FIM no "THE END" todos morreram estão mortos.
tente dessa maneira assita o final mas esqueça o flashsideways e assim pode ser que fique mais facil pra você entender que o jack morreu,o hurley e o ben ficarão vivos tomando conta da ilha,kate, lapidus mile,sawyer e richard sairam da ilha e continurão suas vidas.
agora os flashsideways:
la realmente estão todos mortos,mas todos no seu devido tempo, os que sairam da ilha morreram fora dela, Hurley e Ben fizeram seus trabalhos na ilha e morreram.
pense dessa maneira no final eles mostraram o que acontece depois dos "felizes para sempre" das estorias infantis,sim eles podem ter sido felizes para sempre mas em dado momento eles morrem e continuão seu suas vidas juntas em outro plano.

adorei o final quanto mais penso nele mais gosto.

Drika disse...

Não podemos negar, foi um episódio muito bonito e muito emocionante, com flashs de temporadas que adoramos e personagens que tínhamos saudades e fizeram parte da construção pessoal de cada um de nós sobre LOST. Contudo, na minha opinião, foi somente isto. Muito bonito. Os escritores da série tem o meu respeito. Sabiam que a dose extra de carga emocional afastaria o número de insatisfeitos. Porém, não sejamos lúdicos. Uma equipe como a dos produtores de Lost não "perdem o beiço" da história. Acredito que ter nos alimentado durante 6 anos com os "mistérios", que ao final "não são o ponto da questão", foi uma forma sagaz e capitalista e tornar LOST um produto a ser consumido por tempo indeterminado após seu final. O fato é que LOST tomou vida própria, e foi além de um "produto" rentável para seus produtores. Evidentemente que para eles esse foi o ponto, às custas da nossa dedicação. Mas para nós, independente disto, adotamos LOST, vivemos LOST, pensamos e ainda pensaremos sobre LOST, e continuaremos adquirindo e buscando os "produtos" que ainda virão pela falta de explicações ou soluções que não nos foram dadas, porque muito embora, na minha opinião, LOST tenho sido um "produto" para aqueles que realizaram, para mim foi uma vivência. Como eu disse, o final foi bonito, e somente isso. Não consigo crer que uma série de mistérios não os revele. Os produtores, como também disse, merecem meu respeito...ficarão cada vez mais ricos com a eternização da história, gerando teorias infindáveis e explicações que não virão. Para eles foi e continuará sendo um meio de faturar mais e mais cobres. Para mim, e acredito para muito de nós, será sempre LOST, apesar de tudo.

Altair disse...

Aceitar o final de Lost como está é aceitar que este site e todas as teorias e comentários aqui discutidos não VALERAM DE NADA.

Pra que ficamos esse tempo todo imaginando e quebrando a cabeça pra saber o porquê dos fatos que aconteciam? Só pra no final dizerem assim: "Desculpe, mas isto não é importante. O importante é os personagens ficaram todos felizes no final. Eles morreram? ha... sim, ia esquecendo. isso também não é importante. Se eles morreram ou não fica a seu critério decidir".

Para né, gente. Lost só seu salvou de um fiasco por causa das cenas emocionantes. Nesse ponto, eu tiro o chapéu. Eles capricharam e todo fã de verdade foi as lágrimas. Mas fora isso, total decepção.

Unknown disse...

Achei o final muito fraco, pra não dizer ridiculo. A quem diz que a serie era sobre os personagens e não a ilha, se realmente é isso fica mais ridiculo ainda, pq não fala sobre personagens e nem a ilha, fala sobre o jack e só.
Se era pra ser sobre os personagem , teriam que mostrar o que aconteceu com Hugo e Ben no comando da ilha, a vida que Sawyer, Kate, Desmond ( ja que o Hugo iria envialo pra casa), Clair, Richard, Miles e Lapidus tiveram apos sair da ilha.
Então não venham dizer que nada disso importa, pq se isso não tivesse importancia, muitos não teriam acompanhado a serie esses 6 anos. Simplismente, esse final foi inaceitável.

Rodrigo Ribeiro disse...

Como na Odisséia (Homero), o mais importante é o caminho, a jornada.

Anônimo disse...

Cara entendo toda a explicação, mas velho e a Porra da Iniciativa Dharma?

O que tem a ver a ID com o purgatório e enfim?

Vocês querem dizer que todas aquelas pessoas (do exercito, da iniciativa, dos outros) não existiram? foram frutos da imaginação de um dos oceanic?

Em qual contexto se encaixa o charles wildmore?

E mais, o que dizer da charlote que encontra um fossil de urso polar no meio do deserto?

Minha conclusão, vai rolar um filme de 3 horas pra explicar todas essas lacunas.

Unknown disse...

valeu pelo clima criado, anos de discussões nas rodas de amigos, teses desgovernadas, e principalmente pelo aspecto emocional nao soh no final mas nod ecorrer da serie. BUTTTT.............
falar que que mistérios nao foram importantes? Depois de 6 anos lançando enigmas fenomenais no ar?Amarração, respostas, fala pra mim que você nao esperava isso? Falar que nao tinham como amarrar e essa era a melhor forma de se explicar tudo, é conversa furada pra quem nao passou 5 , 6 anos atras de respostas e discutindo teses. Vai ver que ninguem foi assitir desesperado os vídeos da inciativa dharma no youtube quando ficou sabendo, e nao ficava extasiado com as peripécias do dr Chang....

Quando sawyer fez referencias a moisés falando do jack com o jacob, ja estava cheirando isso... Quando vi o vitral ja comecei a dar calafrios imaginando essa linhagem...Um tanto quanto forçado entrar nesse merito e dizer, este eh o final.

Lost teve uma certeza no seu final: o faturamento do pós serie com dvds, bluerays, enciclopédias de lost, ursos polares de pelúcia e albuns de figurinhas que soltam fumaça negra vai ser incrível...

capital, triste realidade. E nao adianta inventar, vc tambem foi enganado mais uma vez.

Eduardo Grando de Andrade disse...

Durante estes anos todos Lost se estruturou através de mistérios e mais mistérios - este foi o grande alicerce da série. Para criar euforia, a cada mistério que solucionava-se os produtores criavam outros 3. Um dia isto tinha que acabar - e acabou. Porém para encerrar esta reação em cadeia de mistérios e mais mistério partiram para o apelo emocional, no final feliz de familia de comercial de margarina e deixaram dezenas de lacunas indecifráveis. E por favor não me venham com explicação do tipo que a série é uma histório baseada em pessoas, suas relações, redenções e blá, blá, blá, que não, até pode ter um toque disso (e tem, legal e tudo) mas não enche a barriga de fãs como eu. Eu queria respostas mais obvias e não um desfecho desta forma. Nem a triologia Matrix que era cheia de mistérios terminou de forma tão vaga como Lost terminou.

Final feliz de todo mundo se encontrando na dimensão parAlela e de forma emocionante foi apelação dos produtos que tinham feito um nó tão grande que nem eles mais se achavam.

Para mim causou grande frustração tanto assunto em aberto. E agora, como ficamos? Fiquei anos assistindo Lost como um viciado, eufórico, com tanto prazer, acompanhando este maravilhoso Blog e tudo mais e agora me DEIXAM NA MÃO!?

Me sinto traído pelos produtores da série. Francamente e com todo o respeito a que tenho total liberdade de manifestar.

O que Hurley vai fazer na maldita ilha com Ben? Pra que raios o avião da AJIRA saiu com apenas 5 pessoas? E Walt onde se encaixa nesta história toda? Se a ilha terminou com Michael como disse Christian no cargeiro, porque ele se manisfetou a Hurley em forma de sussuros? Há anos os produtores diziam que iam nos explicar por A + B o que seria a ilha, seu significado e tudo mais. Quem estava preso na cabana afinal? Se era o Man in black como ele se manifestava em forma de fumaça durante as 5 primeiras temporadas? Se era Jacob como foi para lá, escapado e antes esteve no continente para recrutar pessoas? Quem construiu a estatua? Quem construtiu aquelas estruturas dentro da caverna de luz? De onde viam os mantimentos Dharma de para-quedas? Por que Widmore até a 5ª temporada tinha tanto interesse na ilha? E os Degrots? Annie? Que diabos era aquele negócio de mover a ilha? Henry Gale? Exercito Americano na década de 50? Quem era a mãe de Jacob? Cavalo de Kate? Se Ben pertenceu aos outros quem era a manifestação da mãe dele quando ele era criança?

Unknown disse...

Não há espaço/tempo alí, como disse Christian: "Uns morrem antes outros depois". Todos estão naquela nova história pelo fato de não haver necessidade da espera do tempo terrestre para a reunião. O modo de entendimento do ser humano foi utilizado nas realidades fictícias como se fosse uma brinkdeira do paraíso para dar emoção às lembranças. Grosseiramente falando, era como se os espíritos dos q ainda não morreram (os que saíram com vida no avião avistado por jack antes de morrer) viessem do futuro(após a morte na terra) para participar da nova história (mundo paralelo) e relembrar. Exclusivamente essa (história) porque Christian disse que o tempo na ilha foi uma das passagens mais importantes na vida de cada um. Ou seja, a série pra nós terminou quando Jack morreu. Até interessante ele abrir e fechar o olho, pois representa a nossa visão de telespectador, dando total suporte à falta de explicação dos mistérios não resolvidos. Talvez num futuro que Jack não viu, tudo tenha sido solucionado de N maneiras ou tenha ficado no esquecimento.
No fim das contas, a ilha e seus mistérios seriam uma outra história, para um outro grupo, em outro seriado descobrir =)

OBS: O Vincent tá mais novo rs

SÉRIE INCRÍVEL!!! Vai fazer falta :'(

Anônimo disse...

Me desculpem voces que andam dizendo que o final de lost foi maravilhoso, filosofico, que a serie era sobre os personagens e não sobre os misterios da ilha blá bla bla..MAs eu não acredito que voces realmente pensem assim. É impossivel, I M P O S S I V E L, que alguem que tenha passado os ultimos 6 anos quebrando a cabeça para entender lost tenha gostado desse final.

Unknown disse...

so queria dizer uma coisa, para quem critica o final da série, pense nisto: a série chama-se "Lost - Perdidos" e não "The Island - A ilha"...

Unknown disse...

muito bom Joao :D

Unknown disse...

Tem uma amiga minha indignada tbm com o final da série, mas Lost foi uma sacada inteligente que só pode ser admirada por X pessoas, as sonhadoras, as que não tem mente fechada pra 2+2 são 4.As Y querem porque querem respostas. De dentro da série, a morte de Jack representa que as vezes buscamos tantas respostas e morremos sem tê-las. E após a morte, ensina que que as perguntas que tínhamos, eram meros detalhes diante do significado da vida. Eu tbm queria saber muito quais explicações eles iriam dar pra tanta coisa dentro da ilha, mas eu me divertia tentando descobrir, não fazia disso uma obsessão. E o mais legal, foi ser surpreendido pela revelação das perguntas erradas que me rodeavam. Vcs acham que tudo passado em LOST não fazia sentido? Então pensem assim, imagine que toda a história, se passou na cabeça do Hugo por exemplo dentro do hospício. Que ele devido a medicação forte via funcioários e colegas e projetava como personagens em seus sonhos malucos. Pronto! Entendem como é fútil se preocupar com as explicações que pode ser várias? Incluíndo as que não conhecemos? LOST foi show pra quem encherga algo além da explicação. E pra quem não gostou, gosto eh gosto, mas no fim das contas ambas personalidades são essenciais para a humanidade. \o

Unknown disse...

Ao meu ver, os produtores foram mestres, conseguindo deixar no ar a série por 6 temporadas por motivos de interesse do público. Se fosse uma série colocada como a vida dos personagens jah desde o início, não teria feito tanto sucesso. E o melhor de tudo, terminaram com coerência deixando estampado que mistérios existem a vida toda e nem sempre são solucionados. Só observar o sapato branco pendurado no final, e ver esse mesmo sapato nos minutos iniciais da série na 1° temporada. Alí ele deixou isso bem evidente. Apenas coisas sem explicação.Coisas essas que fizeram com que Charlie antes drogado, enganador e ladrão, desse a vida por uma informação ao Desmond. Que Michael matasse pessoas pra salvar o filho. Que a Penny ligasse para um número após trinta anos à pedido de Desmond. Esse eh o verdadeiro LOST. E eh uma obra de arte.

drika disse...

Legais os posts da galera, mas continuo mantendo minha posição postada lá em cima. Entendo que as pessoas necessitem aceitar este final pouco digno da série que foi tenha sigo o melhor, ou satisfatorio. É difícil mesmo aceitar que 6 anos nao foram dedicados a nos explicar nada, e sim construir um império inesgotável de consumo "post mortem" LOST. Triste, mas é isso. LOST sempre foi e sempre será uma série de mistérios. Isso nos moveu. Isso fez de LOST a mais vista série de todos os tempos...e não a redenção pessoal de cada lostie. É duro, mas é a verdade3. Só não vê quem ainda não quer aceitar a própria frustração.

drika disse...

Vejam o tópico Mistério e Respostas de LOST. A análise que a galera deste site fez com tanta dedicação e brilhantismo durante esses anos...Leco Leite e todos os outros. Mistérios de LOST...se não foi sobre isso, só sobram lições de "quase auto-ajuda", superação, quase uma terapia...não foi esse LOST que eu assisti, foi outro...

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...

Salvo alguns pontos, este (abaixo) é, definitivamente, o comentário mais sensato, relevante e criterioso de toda a falácia acomodada e anencéfala que vi até agora, de quem confunde coerência com redenção incondicional à produtores/roteiristas desonestíssimos. SIM, assistíamos LOST por ser uma FICÇÂO, que demandava conclusões sobre mistérios supostamente inteligentes. Sim, supostamente, pois há completo demérito / incapacidade num raciocínio não completado, que não se sustenta até o final, optando pelo conforto do silêncio e abstração. Virou uma grande novela (6 anos, desonesta) do Manoel Carlos, mesmo às avessas. Começo a achar que a ilha, na verdade, é o Leblon.

24 Maio, 2010 17:32
paralelo (lauro edison) disse...
Gente... GENTEEEE!

Não dá.

Como podem ignorar tantos furos, pontas soltas, incoerências, desculpas ridículas, omissões, refugos?

Dizer que Lost é 'sobre os personagens' é piada. Toda história é sobre personagens, mas o DIFERENCIAL de Lost eram os mistérios. Vocês foram cativados pelo monstro que derrubava árvores; pela escotilha; pelo urso polar; pela gravação de 16 anos da francesa; pelo cabo que saía da ilha e ia pro mar... ISSO É LOST.

Agora que foi tudo pro lixo, vem esse papo de 'é sobre os personagens'? TENHAM DÓ.

Mesmo que fosse SÓ sobre os personagens, até nisso foi tudo um lixo... Cadê Walt? Como Sayid fica com Shannon, em vez de com Nádia? E como Sayid 'vai pro céu' tendo matado dezenas a sangue frio, enquanto Michael ficou preso na ilha só porque matou no desespero, tentando salvar o filho?

Além do mais, simplesmente FECHAR OS OLHOS para os buracos e a ausência total de respostas é constrangedor... Não explicaram nem a Ilha nem a Black Smoke! Só isso deveria bastar pra provar que o final foi um lixo.

E mesmo essa história de purgatório não faz o menor sentido - mesmo pra quem é espírita, místico, tanto faz.

Que 'mundo espiritual' é esse onde todo mundo vive outra vida sem saber que está morto? E por que só o pessoal da Ilha lembra? Se esse mundo é espiritual, por que Faraday disse que foi a bomba que causou essa realidade?

NA-DA-A-VER

Dizer que foi lindo é muita falta de senso crítico. Eu, hein.

Danielle disse...

O que que a Penny estava fazendo na "igreja"?????

Linus disse...

Vejo muita confusão no ar. hehehehehe.

Pessoal

No meu entendimento, não foi na queda do Oceanic ou na Jughead q eles morreram. Eles morreram da forma que VIMOS acontecer. Cada um deles...tirando o flashsideway, não houve nenhuma vida "fake". O que vimos na ilha foi tudo real.

Sawyer, Kate, Claire, etc...saíram da ilha. A vida q eles tiveram, ou oq aconteceu com eles fora de lá até morrerem, fica em aberto. É como disse o pai do Jack: "Alguns morrem antes de vc...outros muito depois". Pode ser o caso destes.

Ben, pq não entrou na igreja: Pq ele ainda não havia se perdoado. Achava q ainda não estava pronto para "seguir em frente" com os demais. Provavelmente ele ainda se culpava.

Ana Lucia e outros...fazem parte daqueles q não estavam preparados pra seguir em frente.

Linus disse...

Danielle

A Penny morreu tb...como diz o pai do Jack "todos morrem".

Só q foi uma morte q não vimos. Provavelmente ela aconteceu mto tempo depois.

Acho q o pessoal está complicando demais. :)

Luís disse...

Mas... depois do Sawyer ser segurança da DHARMA por 3 anos, depois do Ben CRESCER na ilha e ninguém saber direito o que era o Jacob e o "monstro"... tava na cara que os criadores não tinham resposta para tudo.
Deixaram escapar uma bela oportunidade ao não darem um melhor acabamento à ótima "sacada" da Iniciativa DHARMA, e a um lado mais... "naturalista", vamos dizer asssim, da ilha.
Esticaram a série por 6 temporadas, colocando de tudo para atrair audiência... dá nisso mesmo, e optaram pelo fechamento menos complicado, no final das contas, embora também inteligente.
Mas ok, a série foi muito superior á média.

Roawn disse...

Me de provas de como foram construidas as piramides!
Me fale se existe vida no universo!
Ou simplesmente me diga o nome do atirador que matou Kennedy! ;)
Para quem diz que LOST parece uma novela do Manoel Carlos esta perdendo seu tempo com misterios que nunca serao resolvidos...Certas coisas merecem ser eternos enigmas para assumirem uma posição unica e levarem as pessoas a sempre se questionarem sobre isso...
Tenho pena de quem entende que perdeu 6 anos assistindo LOST, eu posso dizer que eu gostei mto! E sei que os misterios sempre voltarao a minha mente quando eu assistir em outros programas ou filmes, algo que me lembre de LOST...

Dutty disse...

Olá pessoal,

legais os comentários. Eu gostei do final e gostaria de compartilhar.

Quando lemos algo tipo Sherlock Holmes, uma boa parte da graça está em antever o desfecho, principalmente porque sabemos que a verdade virá à tona. Eu, pelo menos, nunca esperei um final revelador para LOST, que respondesse tudo. Sério, imaginem isso. Cada detalhes explicado até a última gota de racionalidade. IMPOSSÍVEL!Ficariam todos desapontados também, eu acho. Bom, minha mensagem é que acho que um final com poucas "respostas" era esperado.


Muitos não gostam de filmes franceses porque eles não têm um final que "explica", como no caso do S. Holmes. Esses filmes simplesmente param de passar. Se a moça casou, se o outro vai ficar rico ou não, faz parte da vida real. Ela não é um filme. Se você conta um ano de sua vida pra alguém, o relato não necessariamente começa com menos dúvidas do que começou.


O LOST tá mais pra Senhor dos Anéis, ou qualquer outra "saga". Ninguém aguentaria tantos episódios (ou páginas) se o que importasse fosse apenas um episódio (ou dois, vai) em que tudo tivesse que ser rapidamente explicado de qualquer jeito.

Urso polar, propriedades eletromagnéticas, viajar no tempo, o poder de curar, a capacidade da fumacinha de entrar nos mortos, etc, são apenas elementos (muito fascinantes) que cabem dentro da explicação genérica: a ilha tem muitas idiossincrasias. E tudo remete às tais propriedades que a Dharma queria estudar. Pronto, a Dharma foi explicada. As viagens no tempo estão dentro da plausibilidade da física relativística (assim me falaram!) e muitos outros filmes já visitaram o tema sem serem massacrados.

Sobre o foco ser no Jack. Ora, gente, ele sempre foi o elo! Embora Kate, Hurley, Sawyer e Lock tenham compartilhado (quase) o mesmo grau de dedicação aos seus personagens, sempre foi impossível imaginar aquilo tudo ali sem o Jack. E eis aqui mais uma diferença entre duas maneiras de contar estórias: com personagem-elo, sem persongem-elo. Na primeira podemos colocar FRIENDS, talvez, e as novelas (PRINCIPALMENTE). Não é UM personagem que dá sentido pra tudo. Na outra temos "Senhor dos Anéis" e "Matrix", por exemplo. Duas narrativas fascinantes, com vários MISTÉRIOS e PERSONAGENS fascinantes, mas que só são tudo isso porque existe um "ESCOLHIDO". Mesmo que ele seja uma pessoas extremamente falha, insegura, que duvida de suas capacidades. Talvez exatamente por isso eles sejam escolhidos. Porque se se sentissem muito messiânicos pra começo de conversa, não passariam por tudo o que passaram para desenvolver sua tarefa.

O que nos traz de volta à questão "destino". Como muitos já falaram aí em cima, a importância está na trajetória e no que era importante pra eles. A Rose e o Bernard sacaram rapidinho que as aflições de "alma" estão com você em qualquer lugar e que lidar com isso e ser feliz é muito mais produtivo do que ficar se descabelando pra tentar explicar ursos polares e fumacinhas. Mas os outros mortais menos iluminados até se intrigaram com isso, mas, mesmo PARA ELES, ESSA NUNCA FOI A QUESTÃO. No lance Locke-Mib, por exmemplo, a única coisa importante pra eles foi perceber que 1) não era o Locke; 2)era a fumacinha e queria matar todos eles.

Se eles estivessem vendo TV e comendo pizza em LA, certamente achariam fascinante a possibilidade de uma ilha como aquela. Mas como era a vida e sentimentos deles em jogo, eles só queriam VIVER e AJUDAR uns aos outros. Se o Jack tivesse consciência do que teria que fazer, dificilmente teria se livrado de tantos demônios ao longo da série. Assim como os outros.

A meta é o caminho.


Namastê e obrigada.

Anônimo disse...

alguem me ajude ai! pq se eles estavam mortos pq não estavam la o Lapidus eo Miles?

TIAGO SOUZA disse...

BOM... TENHO LIDO MUITOS COMENTÁRIOS TENTANDO ENTENDER OQ REALMENTE FOI O "LOST". ADOREI A SÉRIE E CLARO FIQUEI UM POUCO FRUSTRADO, NAO PELO FINAL, MAS SIM PELOS VÁRIOS ??? QUE FICARAM PELA FRENTE. NOS QUE ACOMPANHAMOS POR 6 ANOS O FINAL DA SÉRIE DEIXOU MUITO A DESEJAR. BOM, O FATO ANTES DE TUDO EH QUE SE TRATA DE UMA SÉRIE DE TV QUE COMO MUITAS OUTRAS SAO MOVIDAS PELO $$$, OU SEJA AUDIENCIA. E PARA TANTO USARAM A TRAMA E PRINCIPALMENTE O MISTÉRIO AS PERGUNTAS PARA NOS INDUZIR A VER A SÉRIE. SEMPRE ACHEI DESDE A SENGUNDA TEMPORADA, QUE A SERIE ESTAVA ENTRADO EM TANTAS ??? QUE NO FINAL FICARIA DIFICIL OU PRATICAMENTE IMPOSSIVEL EXPLICAR TUDO... O FATO EH Q OS PRODUTORES ENTRARAM NUMA TRAMA SEM A RESPONSABILIDADE DE SAIR... COMO ACREDITO QUE POR MUITAS VEZES ELES APELARAM INCLUSIVE A FORUMS E DISCUSSOES PARA DAR RESPOSTAS OU ATE MESMO DAR UM RUMO A TRAMA... BEM... O FATO EH QUE ATÉ PODEMOS DEBATER SOBRE ALGUNS ASSUNTOS DA SERIE TENTANDO ACHAR RESPOSTAS, MAS ACREDITO QUE NA MAIOR PARTE FICAREMOS COMO OS PROPRIOS LOSTIES - "LOST" PERDIDOS - E NO FINAL A MELHOR RESPOSTA SERIA QUE FOI BOM ENQUANTO DUROU, QUE OS MOMENTOS NA JORNADA FORAM BONS E DESSA FORMA O FINAL SE TORNA, SEI LA, TALVEZ MENOS IMPORTANTE.

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Dutty,

Depois de ler vossos (ou vossas) comentários, cheguei as seguintes considerações ...

Você provavelmente é "doutô" e autoridade máxima em obras literárias classicas como Bianca, Sétimo Céu, Marisa e assídua leitoa de revistas de sci-fiction, como Tititi, Contigo e outras publicações gabaritadas no conegênere ...

No entanto, Lost foi uma saga intrigante e "magnética" ...

Anos e anos de entretenimento e fantasia ...

Mas,

Não vamos exagerar ...

É cool, mas não uma obra de arte !

Ou vocês vão querer fundar a Sociedade do Reino de Lost ???


Aonde ...

Só Lost Salva !

SHALOM !

Anônimo disse...

O final é bonito e também inteligente, mas sem maior conexão com o monte de estórias contadas, pois a obrigação maior, depois da primeira temporada, acabou sendo divertir, esticando tudo por 6 anos.
Por isto, a reclamação dos que não gostaram é totalmente pertinente - mas é 'showbusiness', afinal... fica a moral que permeou a série: o que interessa, no final das contas, é saber convivermos, não é mesmo?!

Linus disse...

Ben não entrou na igreja, pq ainda não havia se perdoado totalmente.

Não se considerava pronto pra seguir adiante como os outros fizeram.

Anônimo disse...

Se o Sayd nao pode encontrar a Nadia na igreja porque ela nao estava na ilha, entao o que a Penny fazia la? Ela nunca nem pisou o pe naquela ilha...

Linus disse...

Anonimo

Quem sabe a Nadia ainda estivesse viva...ou, não preparada para seguir com eles. A exemplo de tantos outros q não estavam ali.

drika disse...

Felipe,

Concordo plenamente com vc! Só discordo o ponto relativo à incapacidade dos escritores sobre o fechamento da série. Como eu disse nos meus comentários anteriores, não acredito nessa hipossuficiência. Eles foram os "ases" com todas as honras, pois sujeitaram a todos a uma busca eternizada por soluções e digressões infindáveis sobre os mistérios que NUNCA serão completamente solvidos. Esse é o capitalismo canibal que vivemos. Até os nossos sonhos e expectativas são usados com este fim. É triste, mas os produtores/escritores foram sagazes em nos condenar à essa prisão eterna. Méritos canibais para eles. Para nós, cabe apenas o conformismo.

Abs Felipe

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...

Oi Drika.

Sua colocação é perfeita: quem disse que desonestidade e sinismo não podem ser lucrativos? Aliás, na maioria dos casos, estes são os principais caminhos para o "sucesso".

A série termina sendo um grande coito, onde o prazer é alternativo à via natural da satisfação. Há problema nisso!? Nenhum (afinal, houve prazer no durante), desde que a intenção fosse esta desde o início, quando eles optaram por usar todo e qualquer artifício ao enredar persuasivamente, com argumentos ineditistas, sem fazer ideia do embalamento final deste produto. A desonestidade está no formato: não se pode fazer isso com um produto de 6 ANOS, que seguia uma conduta - atraindo um público correspondente à mesma - e, bruscamente, mudar agressiva e contrastantemente a retórica - ou melhor, simplificando-a numa provocação barata de auto-ajuda. É como um filho casado, que deu três netos para a mãe, virar um travesti depois da boda de ouro. Ela pode até se conformar, mas vai remoer as costelas por dentro.

Pra quem assistiu Neon Genesis Evangelion (anime de Hideaki Anno, produzido pelo estúdio Gainax), é como pensar na obra sem o filme que remonta o final como ele deveria ser (depois do final original, que era pura psicanálise e frustrou os fãs pela abstração do universo e questionários). Mas em Lost, percebe-se que a escolha não foi estratégia para vender finais complementares tempos depois de gerar polêmica. O caminho escolhido é irreversível, pontual, uma masturbação interrompida.

É ótimo poder trocar verbetes com alguém que não tenha o carma do fan-service, rs. Também adorava Lost até cair nesta ratificação do tal "canibalismo" que você mencionou e que impregna toda e qualquer produção midiática. Tão previsível...

Grande Abraço,
Felipe Borges

Unknown disse...

Olá
Lendo as críticas e comentários de todos que assistiram durante 6 anos a série; concluí que tudo depende do ponto de vista de cada um que logicamente é diretamente afetado pelas crenças e convicções e expectativas de cada um; o que torna praticamente impossível haver consenso sobre o final da série.
Contudo numa coisa todos terão que concordar, já estamos sentindo falta dos mistérios que envolvia a ilha e permeava o nosso imaginário, fazendo com que criássemos teorias colocando nossos neorônios p/ funcionar a todo vapor.
Agora é aguardar que uma outra série apareça e nos motive tanto quanto Lost motivou.
Namatê
Luzia

Drika disse...

Felipe Borges,

Dentre tantas opiniões sobre o final de Lost me sinto confortável em saber que meus pensamentos não estão a sós, ao contrário, eloquentemente acompanhados rs...valeu!;)

Estou à disposição para novas retóricas(rs).

abraços!

Drika

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Se o Sayd nao pode encontrar a Nadia na igreja porque ela nao estava na ilha, entao o que a Penny fazia la? Ela nunca nem pisou o pe naquela ilha...


Diria mais........peny esta morta tambem ??? quem na realidade então é desmond??? e porque ele estava ali com eles ??? me corrigam se estiver errado..mas ele já não se encontrava na ilha quando os oceanic "chegaram"?

obs: um bom final.entretanto acho que todos nós sabiamos que iriam ficar perguntas sem resposta. pois o leque que foi aberto nestas 5 temporadas foi muito amplo....imposível de se fechar todos em somente uma...ainda mais tendo somente 18 episodios..quando o normal são 22 ou 23 episodios.

SPECTRE1961 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Senhoras e Senhores ...


Aqui terminou esse tópico do "Samba do Crioulo Doido"


Boa Noite !


SHALOM !

Unknown disse...

Galera eu acho que o que mais me fez chorar vendo o final do lost foi pq esse fim me fez pensar em quem são as pessoas mais importantes na minha vida até agora... vcs sabem responder a essa pergunta? As vezes parece que a gente passa muito tempo perambulando por este mundo atrás de sobreviver e se esquece de viver, de construir relações de verdade...

Chorei e chorei muito pq esse fim me fez perceber mais uma vez que eu tenho que viver mais as pessoas.

Isso é uma coisa que todo mundo acha que sabe, mas qd a gente percebe de verdade o que é isso se dá conta que não é tão comum e de que na maioria do tempo nos esquecemos disso... todo mundo pode falar o que quiser, gosto é gosto, mas eu acho muito mais importante essa mensagem do que respostas pra qualquer um dos mistérios que tenha ficado mal resolvido.

Anônimo disse...

assistam de novo....eu entendi agora...rsrsrsr.....
realmente todos aqueles mistérios não importam...
afinal passamos a vida inteira sem entender muitas coisas....
por que é tão dificil acreditar para alguns e tão fácil para outros?
quem não entendeu....não tem problema...
tudo a seu tempo....
ainda não estão prontos....

Anônimo disse...

Vejam que para cada assunto/tema/mistério que não foi resolvido, cada um tem a SUA teoria, o seu achômetro do que foi que aconteceu.
Furos ficaram aos montes,o final foi decepcionante diante do que a série mostrou ao longo de 5 temporadas, pq essa ultima é sem comentários.
para mim, a sensação é de que caí no conto do vigário, do bilhete premiado, do golpe do 3 por 1. Enfim, me sinto enganado.

Anônimo disse...

Lost trata de pessoas sozinhas, ou melhor pessoas que buscam algum tipo de resposta que ninguem pode dar a elas, elas simplesmente precisam entender.

Trazendo isso para nós precisamos seguir em frente seja lá com que for que nos cause algum tipo de medo. hurley disse: não podemos deixar com que as pessoas nos digam que tipo de pessoas seremos!

Senhoras e Senhores é isso!
Quem sabe se não acontecerá o mesmo com agente? Talvez a Ilha espere por nós!
Sigamos em Frente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats