segunda-feira, 24 de maio de 2010

617/618 - "The End" - Series Finale!


Final emocionante!

Pois é, "The End" fechou, para mim, de forma perfeita uma série que nos mostrou praticamente de tudo nos últimos 6 anos. Tivemos teorias científicas, filosofias, mitologia e para fechar, os produtores escolheram a corrente religiosa.

Essa é minha visão!

Cada momento da série foi trabalhado com uma, digamos, linha de pensamento. No final eles precisavam escolher alguma para encerrar, mas sem perder o sentido de tudo que vimos antes. Tudo precisava continuar tendo valor nas temporadas. Tudo aquilo que os personagens passaram na Ilha é uma idéia do que passamos em nossas vidas. Obstáculos e desafios, escolhas e atitudes.

A escolha espiritual para o fechamento, apesar de não ser minha linha de pensamento e muito menos de perceber a vida, foi a mais inteligente e simples que eles poderiam ter escolhido. Assim como a maioria das resoluções que tivemos. Com certeza eles tinham vários outros finais que poderiam ser usados, assim como cada um de nós tínhamos várias teorias e idéias de como terminaria. Mas, curiosamente, a mais lógica é a religiosa.

Se o destino realmente atuou na vida de cada um, podemos debater sobre isso por dias, já que Jacob acabou "escolhendo" as pessoas para assumir sua função. Mas eles aceitaram que de certa forma estavam ligados àquela Ilha e que deveriam fazer algo por alguma coisa. Com certeza sempre teve o que proteger na Ilha: uns aos outros!
Sempre foi isso o que de mais precioso eles tinham que proteger, seus amigos. Se as viagens no tempo os matariam porque alguns tinham saído da Ilha, então eles precisavam voltar! Se um monstro de fumaça queria todos mortos, então eles precisavam acabar com o monstro! E assim por diante...

Mortos, cada um deles criou seu local perfeito, seu paraíso particular. Todos os "paraísos" formaram o que vimos como Sideways. Uma vida pós-morte. Se eles não morreram quando o Oceanic 815 caiu na Ilha, morreram depois, durante a vida que tiveram lá. E assim, surgia o Sideway! E a grande maioria dos fãs acreditava nisso, que todos morreriam na Ilha, só não sabiam o que esperar dos Sideways...

Mas digamos que não era isso o que você esperava assistir no final. Digamos que não é isso que você acredita. Não era o que eu esperava ou mesmo o que acredito, mas não posso dizer que não gostei. Não dá para desprezar tudo aquilo que me fez amar LOST nos 119 episódios passados (com exceção da tatuagem do Jack!), não dá para jogar fora a forma como me preocupei com cada personagem e torcia para que as coisas dessem certo para eles.

Um final que vai dividir os fãs. Mas talvez por um tempo, até que o impacto passe e as idéias sejam organizadas. Então, todos nós estaremos novamente juntos. De certa forma, tivemos sim um final aberto e podemos usar nossas crenças, ou não-crenças, para encontrar uma resposta. Mas sempre terá uma nova pergunta...


Durante a semana vamos debater muito mais sobre o episódio. Vamos trazer os detalhes e visões para discutir e manter o espaço para que todos deem suas opiniões. Mas, sempre com respeito a visões diferentes. Dê sua opinião participando das enquetes Nota para "The End" e se o "Final foi satisfatório para você?"...

Dia 30 de Maio, Domingo, o Dharma Day 3!
Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim - São Paulo SP

De qualquer forma, nossa viagem continua por aqui durante algum tempo. E foi muito bom viajar com vocês...

Grande abraço, stay LOST!

Leco Leite

277 Comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 277   Recentes›   Mais recentes»
dash disse...

se tudo na vida que merece uma explicação, fosse explicado, não teríamos necessidade de viver

@lunnah disse...

O titulo ja diz tudo The End!!
Lost tinha que ter um inicio, meio e fim mesmo que não terminasse do jeito que a gente esperava!
Pelo menos eu não esperava!
Chorei o epi todo, confesso que fiquei com raiva, mas agora que estou assimilando os fatos vc colocou o sentido que eu estava procurando!
Todos começaram juntos e terminaram praticamente juntos.
Proteger uns aos outros foi mais forte que proteger a propria ilha! Maravilhoso!!
Ótimo post!
Bjks!

Fabio Hofnik disse...

Sim, faz sentido pensar em uma explicação espiritual por assim dizer.
Os elementos pontuais da série, numeros, Dharma, viagem no tempo etc... foram os Macguffim, elementos que nao sao relevantes para a trama mas estao la para ambientar e criar profundidade no universo contado. No caso de Lost, para que nos enxerguemos o todo e nao o microcosmo.

No macrocosmo de LOST podemos interpretar de varias maneiras o significado do final. Ele nao responde todas as respostas e sim deixa as mais importantes para VOCE interpretar. Afinal na vida real NINGUEM sabe a verdade e cada um interpreta como bem entende.

A ilha é o tabuleiro de um jogo que nao conhecemos quem joga e as regras só vao surgindo conforme o jogo é jogado.

LOST é cheia de metaforas e simbolismos para ideias globais e ao mesmo tempo usadas na maioria das filosofias.

Nao to escrevendo com muito nexo, isso sao ideias que me vem na cabeca.

Eu como não-crente em nenhuma das filosofias nao-palpaveis que temos na nossa sociedade adoraria que LOST ficasse no ambito cientifico mas com certeza assim iria acabar como um conto de ficcao cientifica, o que LOST nao é.

LOST é a ilha e cada um de nos, dos verdadeiros fãs, somos um pouco de cada um dos personagens, vivendo nossas vidas e aprendendo com os erros. Quando entendemos o que LOST é, nos encontraremos num lugar onde o tempo nao existe e todos estão bem. Metaforicamente falando.

Juliano M disse...

Não gostei não, mas aqueles q se fazem ouvir dirão que foi coisa de genio... gosto é gosto e respeito... só não me venham dizer q só quem não entendeu é q nao gostou, afinal, quem pode dizer q entendeu mesmo?

Ivana disse...

Se eles estavam mortos na realidade paralela, como Lock tinha deixado seu pai em estado vegetativo em um acidente em que ele pilotava um aeroplano? Que morto criativo hein? Que imaginação tem esse defunto....

Equipe DZT disse...

Bom Ivana na verdade o pai do lock tinha usado de má fé para pegar o rim dele ... lembra? Talvez invertendo as coisas, o lock da paralela imaginou ele ter feito mal ao pai por um erro, eles se davam bem e inverteu a questão da fé e amor que ele tinha do pai e mudando quem precisa de quem! O pai ficou dependente dele de qlqr forma, sacou? Bom é o q eu entendo do lock!

Badah disse...

Não acho que seja necessário rotular como espiritual ou religioso. Se fosse de outra forma, também não gostaria de ver o rótulo de sci-fi, ou científico.

Terminou da forma mais simples que poderia terminar. Assim como a vida, cheia de teorias, tramas e todas as complexidades que criamos, acaba para todo mundo, tão simples como começou. Lost ousou em tentar abordar essa simples complexa experiência.

Eu entendo que os autores escolheram as referências ditas "religiosas" no final, por uma questão de comunicação. São as referências que temos do final da vida, facilmente reconhecidas em qualquer canto do mundo, seja vc ateu, crente, ou que for. E servem para dizer "acabou". O caminho que percorremos na vida é cheio de perguntas, algumas com respostas - até que se prove o contrário - e a maioria não. Essas perguntas dão sentido ao caminho e nos movimentam. Mas no final dele, talvez essas perguntas não façam mais sentido - só saberemos quando o nosso acabar.

Religioso ou não, todo mundo ama, todo mundo morre. E Lost é sobre isso. Its time to move on! Abaixo aos rótulos!

eduardo disse...

agora, com menos sono e lendo mais informações, fica claro que a ilha foi real.

todos, em determinado momento morreram e a realidade alternativa nada mais é que o pós vida deles, onde todos finalmente se encontram novamente, quando tomam consciência do que houve na ilha.

pra mim, a cena de jack finalmente se entregando a morte, a chegada de vincent e o avião partindo, foi de fato a cena que eternizou lost e fechou o ciclo da série.

pra fechar: seria bacana se mais coisas tivessem sido explicadas? sim, claro, porém nós tivemos um único defeito nessa nossa jornada: esquecemos que o foco da série eram os personagens e suas histórias de vida.

só voltamos a nos apegar nos personagens no fim, com a morte de sun, jin e sayid, sendo que na verdade deveríamos de fato estar focado neles neste fim e não nas respostas sobre dharma e afins, pois esse foco da série já havia sido tratado há tempos.

lembro-me de uma teoria aqui sobre os Deuses Egípicios, e que o monstro de fumaça teoricamente seria Anubis se não me engano.

Há um episódio onde fica claro isso, a fumaça julgando Ben no templo, com diversas imagens e referências egípicias, tivemos essas e outras respostas, só que não foram mastigadas como adão e eva recentemente.

curtam o final, pois foi realmente como deveria ter sido e em mim pelo menos, despertou a vontade de começar novamente, vendo jack abrir os olhos.

após esse furor todo passar, pretendo me focar em fringe, que pra mim até o momento é de fato o sucessor de LOST.

Anônimo disse...

Globo e você, tudo a ver.
A ingenuidade é o primeiro passo ao ostracismo.

Anônimo disse...

Ao ler os comentários me vem a cabeça o filme Os Deuses devem estar loucos na qual uma tribo africana passa a adorar uma garrafa de coca cola como um presente dos deuses, a idolatrando,sendo que na verdade foi um utensílio jogado pela janela de um mono motor após seu uso. Senso crítico gente....

Alexandre Maia disse...

A história ficou maior do que os autores. Não deram conta. Mas os parabenizo, pelo menos, por terem feito duas temporadas (1a e 2a) muito criativas e emocionantes.

Respeitosamente,
Alexandre.

Davi Forte Garms disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Calaboca! Você é tão lixo quanto o final.

O outro falando de "Macguffim"... Vai chupar um pinto.

Pronto, falei.

Davi Forte Garms disse...

é uma boa interpretação, apenas discordo que o sideway seja um paraiso particular. é um pos morte mas nao um paraiso, tem mais a haver com q cada um trouxe da vida, lições, culpas, etc. creio q eles nao morreram no acidente como mts estão pensando, eles estavam vivos na ilha. só ficou estranho o fato de todos entrarem nessa realidade paralela pelo avião da oceanic, q da margem para essa interpretação. mas o q o cristian diz, q cada um morreu ao seu tempo, coloca isso em dúvida. talvez por ter sido um evento marcante na vida deles, a cena do avião tenha sido repetida no sideway/pos morte (sem sincronia com tempo comum). e talvez ninguem tenha conseguido fugir da ilha, será q os destroços mostrados não eram do ajira? e o q é a ilha? pra mim aquilo msm, um lugar especial, com propriedades eletromagneticas malucas, onde estranhas coisas acontece. mas tb uma terra paralela, o palco da vida com acontecimentos q são similares ao enfrentados por todos nós, mas em situações extremas. até aqui é o q consigo pensar. se gostei? ainda não sei, pq ainda acho q tem mt a descobrir. abrs e valeu!

Anônimo disse...

"dash disse...

se tudo na vida que merece uma explicação, fosse explicado, não teríamos necessidade de viver"

Bom, se sua vida se resume a tentar explicar os mistérios da existência, pode ser verdade, mas posso apostar que 99,99999999 % da população pouco liga pra esses mistérios, apenas vive.

o que não se aplica pra uma série de tv, uma obra, um produto que vc compra. Afinal vc está pagando de alguma forma por lost.

Neste tipo de relação deve sim haver uma explicação plausível.

Já pensou comprar uma tv, e de repente ela para de funcionar alguma função? e o fabricante te explica que é pq "deus" quis assim?????

Farley disse...

O final de Lost me fez lembrar a novela "O Clone"... Começou arrebentando, com capítulos bombantes todos os dias, abrindo possibilidades fantásticas para o futuro da trama... Mas, aí... chega o último capítulo... Putz! Soluções pequenas e fáceis para explicar algo que se vendeu como complexo...

Davi Forte Garms disse...

tem outra coisa q nao considerei no meu comentario. o sideway/pos morte nao comeca no aviao. o episodio começa la, mas cada um chegou de diferentes formas em diferentes tempos. o pos morte recria a vida deles com uma outra experiencia, trazendo o q viveram na ilha. por isso, a coincidencia do oceanic, por eles esterem ligados por este evento, mas agora em uma nova consciencia. meio q uma mistura de pos morte e realidade paralela (mas criada depois). ao q parece mts teorias surgirão ainda! acho q essa era a idéia msm...

Anônimo disse...

Se o sideway é o tal pós-morte, como alguns têm dito, e na ilha os personagens ainda estavam vivos, alguém me explica como Kate, Sawyer, Miles, etc, foram parar nesse "pós-morte" se eles não morreram efetivamente na ilha? Pelo que eu me lembre foram embora no avião que o Jack fechou o olhinho vendo partir...

Carlos Antônio disse...

Sempre tive resistência a filmes e livros com o mote "cada um terá sua compreensão". Não estou dizendo que devemos receber tudo pronto, mastigado. Sim, é importante o raciocíonio, a crítica e o livre-arbítrio. Porém, a partir do momento que fomento situações, creio que o desfecho deve estar no mesmo nível da idéia lançada. Já que o lado "religioso" para alguns foi o enfoque final da série, então lembro-me da passagem "Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" (Mt 7, 16). Então, o The End, pra mim, foi a colheita de um fruto sem graça e com pouco doce, de uma árvore que tinha uma semente forte, mas foi mal regada.

Um exemplo banaca é "O Sexto Sentido". Você pode não acreditar na proposta deste filme, mas, o contexto é extremamente coerente com a ideia inicial, ofertando a sensacional surpresa na hora certa.

Ótimo dia a todos!

Anônimo disse...

Bom, opinião é algo a ser respeitado. Tem gente q vai amar, outros odiar. Infelizmente estou no time dos q odiaram. Bela de uma porcaria. Agora todo mundo vai criar suas versões e serão felizes para sempre.
A minha encerro aqui. Dormir e esquecer Lost.

William disse...

Lost foi igual maratonista inexperiente: muito gás no começo e falta de fôlego no final.

Unknown disse...

Jack virou monstro de fumaça !
O Jack caiu na mesma piscina que o MIB caiu e depois apareceu do lado de fora da mesma maneira que o MIB.

R2 Dude2 disse...

LOST = STAR WARS

Primeiros filmes/temporadas: de arrebentar!
Últimos filmes/temporadas: de amargar!

Gil disse...

Concordo totalmente com o cara que falou aí que a história superou os próprios autores... Essa sensação venho tendo desde a 5a temporada! Tipo que os cara acabaram de escrever a história por agora mesmo... Balela que tinham tudo pronto e amarrado desde a 1a temporada! Mas também concordo com a galera que valoriza Lost como um todo. Foi um prazer ver Lost, mas o encerramento não foi à altura do que foi criado. É o que eu penso, dude!

Flávia disse...

O que aconteceu com a galera do avião ainda é obscuro, mas eu acredito q caíram na ilha e os destroços que aparecem no final são deste avião. Se o avião que Jack viu foi o deles voando ou não tb é bem controverso, mas eu imagino q seria início da realidade paralela dele q começa no vôo bem sucedido da Oceanic. Mas isso é teoria minha. De qq forma, o pai d Jack fala q no sideways não tem "qnd". Muitos do q ali estavam morreram bem antes ou bem depois d Jack por isso não acho q seja difícil entender pq Kate e Cia aparecem lá, assim como Locke ou Boone, Shanon q morreram bem antes. Os mortos estavam lá.
Chorei horrores e me vi feliz assim q kd um se encontrava com os amigos e relembravam da ilha, portanto, ali vi q mais do q os mistérios, mais do q a ilha e d q as teorias (P Mim), me importava com os personagens e nestes momentos eles estavam se realizando, felizes e se reencontrando com as pessoas q amamos por estes 6 anos.Definitivamente, não faço parte do grupo q acha q desperdiçou 6 anos das suas vidas numa porcaria (respeito, mas não vejo desta forma), mas ainda não sei se gostei.
PS: Alguém sabe onde posso baixar os finais alternativos?não estou achando em canto nenhum.

Anônimo disse...

Know it sounds funny but I just can't stand the pain
Girl I'm leaving you tomorrow
Seems to me girl you know I've done all I can
You see I begged, stole and I borrowed
Yeah
That's why I'm easy
I'm easy like sunday morning
That's why I'm easy
I'm easy like sunday morning
I wanna be high
Soo high
I wanna be free to know the things I do are right
I wanna be free
Just me
Oh baby
That's why I'm easy
I'm easy like sunday morning
That's why I'm easy
I'm easy like sunday morning

Lost ........

Anônimo disse...

Cambada de mongolóides, nós fomos enganados durante 6 anos.

6 anos com darmah, eletromagnetismo, fuga da ilha viagens no tempos, teorias de Faraday e estavam todos mortos.

Não acredito que vocês estejam tão passivos assim.

Anônimo disse...

Como o Boone, Rose e Bernard apareceram na igreja?
Cadê o Lapidus, Richard e Miles?
Pq o Ben tem a opção de não ir para outra vida?
Pq a Ana Lucia não estava preparada?
Qual foi o fim o Desmond?
Quanto tempo mais o Hurley e o Ben ficaram na ilha? Ele deu a entender que os dois tiveram uma grande jornada.
Não estou entrando no mérito de tudo que não ficou explicado, principalmente as referências egípcias já que foi um final católico, mas as pontas da própria conclusão ficaram muito soltas. Bom a minha teoria é que as pessoas que morreram na ilha e fizeram algum mal, ficaram lá vagando assombrando, exemplo Michael. Já as que conseguiram fechar um ciclo e conseguiram a sua redenção podem passar para outra vida.
Outras ainda tem algumas coisas para encerrar nesta via antes de fechar o ciclo, pó exemplo, Bem e Ana Lucia

Anônimo disse...

Mr eko? Walt? Mãe romana? Mãe louca? Jacob?

O melhor de Lost foi mesmo o começo. A presença de Locke como um homem sábio (adoro a cena dele comendo uma manga), a vida de Mr. Eko, o carinho de Bernard por Rose...

Ah, sei lá! Acho que os caras perderam um pouco o rumo da série...

Anônimo disse...

Leco, concordo totalmente com você! É triste pensar que há pessoas que não entenderam que eles estavam vivos na ilha! Gente, vamos assistir o episódio de novo... Eles não estavam mortos na ilha! Isso foi real! Tudo foi real menos o flash sideways....

Alencah disse...

Pessoal, pelo amor de Deus! Pelo jeito vocês não entenderam nada!
Aquele avião que vocês viram no final era de Lapidus, Richard, Claire.. Eles saíram da ilha e viveram felizes até o dia de sua morte. Quando TODOS estavam mortos, "teve início", digamos assim, o flash-sideway. No início desse flash-sideway, vimos os losties no vôo e a ilha submersa. Aqui começam minhas dúvidas:
1) Eu entendi bem ou o MIB disse que a ilha É E SEMPRE FOI submersa?
2) Se todos estavam mortos na época do flash-sideway, é possível que aquela ilha submersa que vimos no início da temporada fosse APÓS uma época em que Hurley e Ben não conseguiram mais proteger a ilha? (E por isso aquele diálogo entre Ben e Hurley no final?)

E minha teoria sobre a luz branca no final: apenas um efeito cinematográfico, já que Christian havia dito que eles não estavam indo pra lugar nenhum. Eles estavam apenas INDO EM FRENTE! E assim, cada um podia começar uma nova vida, onde os erros que cada um cometeu estavam perdoados e as pessoas queridas não estavam mortas e a vida AGORA fez sentido.

Foi esse o propósito da ilha: dar um sentido à vida de cada um. Foi por isso que eles caíram lá, foi por isso que eles morreram.

OBRIGADO LOST. Você me fez chorar pra caramba!!

Keici disse...

Amei o final! Eu estava detestando a temporada, achando muito fora de foco e com muitos erros de continuidade...porém o último episódio conseguiu me surpreender, não pelos fatos em si, porque eram idéias que já tinha sido debatidas. Mas pela forma como foi contada. Foi bonito! Fez sentido! E não foi em vão! Como disse o Cristian, todo mundo morre um dia, isso não faz com que tenha sido em vão, porque novas vidas surgirão e assim caminha a humanidade.
Agora o que fiquei curiosa mesmo, foi para saber quanto tempo o Hurley ficou sendo o Jacob (junto com o Ben) e se o Desmond morreu na ilha ou fora dela (se ele reencontrou a Penny e seu filho). São os únicos que não vamos saber o final (da vida).

Anônimo disse...

fiquei frustado...
realmente foi um final decepcioneante...
....Não explicaram porra nehuma....lol....palhaços.....

Greengirltalk disse...

Enfim, eu acho q lost flertou tanto com a "outra vida" ao longo da série q achei o final coerente e gostei do "flashsideways" serem o pós ilha/vida. Eu sempre vi a ilha como um personagem a parte que provocava reações e mudanças nos personagens, o real foco da série; acho q isso ficou mto claro p mim na 4a temp, com os personagens perdidos fora da ilha e com os personagens seguindo em frente na década de 70. Sempre vi a série como "veja como esse personagem evoluiu, veja a experiência dele, sua reação em determinados fatores etc".

Entendo a frustração de quem via e se prendeu a série por outro motivo, especialmente por causa de todo o marketing em cima dos mistérios. Mas não deixo de achar engraçado que quem não curtiu pq queria explicações científicas não faz questão de criar sua própria lógica c certas respostas dadas ao longo da série o.o

E o pior é q quem não curtiu tá xingando quem curtiu de mongolóide metido a cult, e quem curtiu e supostamente entendeu algo tá sendo respeitoso XD. err....

Anônimo disse...

Olhem, podem falar mal, não estou nem aí, mas até cheguei a pensar que o que aconteceu na ilha foi real sim, algo como uma vida passada...mas os sideways me mostraram que não, todos os principais personagens estavam diferentes nada a ver com aqueles dos flashbacks, ou seja dando a entender que já tinham passado por algumas provações e estariam então "regenerados", daí só consegui tirar uma conclusão mesmo, eles só poderiam estar mortos, "viveram" todos os mistérios da Ilha por estarem em um local diferente, mas que poderia ser entendido como mistérios da vida ou por que não??? Pra mim essa série sempre se tratou de personagens e obstáculos, referências egípcias, Dharma, filosofias e ficção científica foram só temperos pra deixa-la mais consistente e tão adorada por seus fãs, mas ali isso tudo não importava, sem os personagens e suas histórias pessoais e seus conflitos, não teria como amar LOST. Final justo para o drama, pra aqueles que acreditam ou não foi, eu acredito e por isso foi tão fácil de eu aceitar!
Namastê!

Anônimo disse...

Muito bem Greengirltalk!!! Vc disse o que eu já estava pensando, nós que gostamos e vimos um sentido para tudo estamos debatendo bem as idéias, mas aqueles que odiaram por não acreditarem em certas idéias ou também porque esperavam um outro desfecho estão aí atacando pedras nos outros, se vcs dizem que não gostaram não porque não entenderam, o que na verdade vcs entenderam???

Anônimo disse...

Particularmente eu vi a sério pelo lado cientifico... me recordo bem que nas primeiras temporadas os produtores foram bastante claros que não era nada de pós vida ou pós morte.. isso se chama mentira!!! quem gosta de mentira é que gostou do final da série... eu assisitia unica e exclusivamente por causa dos mistérios nela envolvidos e acreditava que os personagem que ali estavam eram um complemento para as teorias cientificas que foram propagadas... deveriam, por rspteito ao que foi dito, explicarar a questão de entrar e sair da ilha, o magnetismo, os problemas das gravidas e tudo mais que ainda ficou pendente...

Bruno disse...

assistir um série para ter q imaginar o significados de algumas coisas???
fecharam a série, mataram todo mundo (só para ninguem ousar a reutilizar a série, como sempre fazem, é bem comum isso).
Mas e as explicações, o que porra é a ilha? ficou tanta coisa no ar que me recuso a dizer "que na vida nem tudo tem explicação".
É uma conversinha para convencer a si mesmo que o negocio foi de genio, para não aceitar que por faltou criatividade, usaram a religião aonde nada tem explicação.
Pior final de série que ja assisti.

Davi Forte Garms disse...

ciência e religião, ambos são válidos em lost. a ilha, além do significado mistico, tem efeitos e explicações fisicas. os acontecimentos pos morte por sua vez nao surpreendem. ou já se esquecerem q o hurley conversava com os mortos? eles recriaram neste pos-vida, sem a consciência que estavam mortos, a vida que viveram antes, mas de uma forma diferente, afetados pela experiencia da ilha. assim vejo que o pos-morte é uma extensão do mundo físico e idéias de realidades alternativas. mas o mais importante é que, gostem ou não, o elemento espiritual sempre esteve presente convivendo com o lado dito cientifico da série e isso foi levado até o fim, sendo a ilha a parte física, e o sideway o espiritual.

Unknown disse...

Comecei a assistir lost para ver como pessoas que sofreram um acidente de aviao e pararam numa ilha deserta iriam sobreviver. Com dharma, ursos, monstros de fumaca, outros, me esqueci desse prorposito inicial. Mas para os autores foi isso o tempo todo. Essas foram apenas as dificuldades que eles encontraram na ilha pra sobreviver. POdia ser a dificuldade para encontrar comida e agua, mas nao foi isso.
Os chamados flash sideways nao eram flash sideways no fim, nao eram realidade paralela, nao eram realidade alternativa, nao eram uma 2ª chance.
Pensem:
Ben pede desculpas a Locke pelo que fez a ele.
Hurley diz a Ben que ele foi otimo Numero Dois, e Ben responde que ele foi um otimo Numero Um, logo apos mostrar na ilha Hurley pedindo ajuda a Ben.
Isso tudo me fez pensar que esses flashsideways, so podiam ser depois dos acontecimentos da ilha. Mas ate ai eu ainda nao sabia o que seriam.
Ai vem Jack e o pai dele
Jack: Pai? Voce morreu.
Christian: Sim, eu morri.
J: Entao como esta aqui agora?
C (suspira): Como VOCE esta aqui?
J: Eu tambem morri.
Jack se lembrou. Foi o ultimo. Se lembrou que aquilo que estava vivendo nao era verdade. Ele ja havia morrido. Mas a conversa continua:
J: Aquelas pessoas na igreja... estao todas mortas?
C: Todos morrem um dia, garoto. Alguns deles antes de voce, alguns muito depois de voce.

Nao eh claro? A ilha foi real, tudo foi real.Alguns morreram antes do Jack, nao? Nao vimos o que aconteceu a Ben, Hurley, Kate e aos outros que estavam no aviao, mas pelo que Christian disse, creio que sim. Kate, Sawyer, Lapidus, Miles, Claire e Richard voltaram, viveram, Claire cuidou de Aaron, mas um dia todos eles morreram. Como nao importa. Hurley e Ben um dia tambem morreram. A mae louca de Jacob, Jacob, Jack, tb nao morreram? Quando tempo viveram nao importa. Desmond creio que saiu. Hurley disse que as pessoas nao podiam sair da ilha, mas Ben disse que era assim no tempo de Jacob, e ele podia dar um jeito. E creio que Hurley achou um jeito de Desmond sair.
Agora o final foi catolico so porque estavam numa igreja?
E pq Ben nao foi? Talvez seja pra preparar Russoue (sei la como escreve) e Alex. E Ana Lucia nao estava pronta, assim como Faraday, Charlotte, etc.
Eles quiseram mostrar aqueles que estavam juntos no aviao, na queda do Oceanic 815.
Nao foi o final que eu esperava, mas foi um grande final. Todos viveram felizes para sempre? Nao sei. mas depois foram todos felizes.

Eh isso por enquanto.

Dani disse...

Lost é a mãe louca. Nós, espectadores, somos Jacob ou seu irmão. De um lado a passividade em aceitar o que foi mostrado. Do outro, o questionamento: "o que há além do mar?"

Cada um que se identifique como qual.

Davi Forte Garms disse...

Ferhoshi, os sideways parecem ser de fato posteriores a ilha. que eles eram afetados pela ilha isso eu ja imaginava desde o inicio da 6a temp, mas imaginava algo como realidades paralelas se afetando mutuamente. agora me parece mais uma realidade alternativa no sentido que foi uma recriação pos-morte da vida deles, de como seria a vida deles dentro da consciência que eles adquiriram na ilha. por isso digo alternativa mas não paralela.

Anônimo disse...

Venho aqui fazer meu desabafo sobre LOST.
No primeiro e segundo ano fazia sentido o losties estarem mortos. Era perfeitamente aceitável esse desfecho.

Porém no terceiro ano veio a guerra entre os losties e o pessoal da vila(os outros). Seqüestros, mortes, torturas e correrias.

No quarto ano foi aquela história de cargueiro, teorias do Faraday, a fuga da ilha.

No quinto ano a galera quis voltar e foi outra correria, bomba e etc.

Agora no sexto ano. ELES ESTÃO MORTOS!!
O Jack e o cachorro foram os únicos sobreviventes e era tudo delírio do Jack?

Na boa, ficou faltando muita coisa.

Nhochiba da Grow

Davi Forte Garms disse...

só acho q eles não precisavam apelar para um igreja para mostrar q estavam mortos no sideway, até em respeito a diversidade dos fãs de lost e tb pq poderiam mostrar isso de uma forma mais criativa. mas foi bem emocionante com ctz.

Anônimo disse...

Vocês são muito burros até agora não entenderam nada.

Esta obvio quer foi tudo imaginação do Vincent. O cachorro.

Sacanagem. Agora sério.
Alguem lembra que o Vincent, o cachorro, era um filhote no inicio da série? Alguem lembra que ele cresceu rapido durante a série?

Pois é o Vincent que apareceu no final da série do lado do Jack era um filhote.

Logo fica claro que o Jack que apareceu no final era o Jack do início da série ou seja o único sobrevivente da queda do avião e tudo aquilo foi imaginação delete.

Bizarro.
Nhochiba da Grow.

Unknown disse...

Diálogo que resume todo o último episódio:

75
00:07:24,373 --> 00:07:26,536
O Jacob não disse nada
sobre o Desmond.

76
00:07:26,537 --> 00:07:28,502
Parece que ele não
disse nada de nada.

77
00:07:28,503 --> 00:07:30,524
É verdade, cara.
Ele é pior que o Yoda.

(sem comentários...)

Unknown disse...

Diálogo que resume todo o último episódio:

75
00:07:24,373 --> 00:07:26,536
O Jacob não disse nada
sobre o Desmond.

76
00:07:26,537 --> 00:07:28,502
Parece que ele não
disse nada de nada.

77
00:07:28,503 --> 00:07:30,524
É verdade, cara.
Ele é pior que o Yoda.

(sem comentários...)

Anônimo disse...

Nhochiba da Grow,

Sério, eu concordo contigo.
Eles todos morreram na queda. O Jack foi o único sobrevivente, e tudo aquilo foi a imaginação dele no momento da morte, como dizem, q quando a pessoa está morrendo vê toda sua vida, tenta se redimir, pensa q poderia ser uma pessoa melhor. todos os outros personagens poderiam, em algum momento da vida do Jack, ter se encontrado com ele, daí, ele imagina a ilha e tudo o mais. Os destroços do avião na praia são do vôo oceanic.

@alencah disse...

Viajei legal aqui:

E se todos aqueles templos, hierógligos, estátuas e etc foram criações do nosso aspirante roteirista HUGO HURLEY?

Ele pode ter voltado no tempo em algum momento e criado tudo aquilo. Lembrem-se daquela gravação com os bad numbers e que a voz que se ouvia era a dele!

@alencah disse...

O que me faz pensar em uma coisa ainda mais linda e que explicaria os Bad Numbers:

* Não foram os Bad Numbers que influenciaram a loteria do Hurley, nem a DHARMA, nem os números de Jacob.
* Foi a loteria de Hurley que deu origem a isso tudo!

Pode não passar de uma teoria, mas é linda.

Unknown disse...

so mais uma coisa !
e o walt !! walt sim eh uma grande mancada!!
ele ter saido da ilha e vivido com a vo eh mtp poco para um menino q era considerado especial!

Falo mesmo e daí... disse...

Eu odeio e amo os roteiristas de Lost.Odeio pq á cada ano eles criaram uma história envolvente , cheia de mistérios ,adrenalina ,emoção q gerava infindáveis debates.E se perderam e mentiram dizendo q cada um dos mistérios seriam solucionados e eu sinto q fui feita de boba!Amo pq á cada ano eles criaram uma história envolvente , cheia de mistérios ,adrenalina ,emoção q gerava infindáveis debates.Mas , souberam produzir o melhor final.Foi emocionante o reecontro dos personagens com a história.E nós também nos reecontramos com o ínicio de tudo.Eu chorei.Foi lindo.E quando a gente acreditava q todos estavam vivos o pai do Jack diz q todo mundo tem q morrer.Mas , estão todos ali felizes e unidos!Existem lacunas ?Sim.Q cada encontre a explicação q lhe convenha!Lost nunca terá fim.

Ricardo disse...

Fantástico esse final. Tenho que confessar. Achei que eles não conseguiriam fechar a série, mas fecharam muito bem. Estão de parabéns. Teve começo, meio e fim.

As respostas. Bem, as respostas foram dadas até onde se pode dar. A luz, o céu, de onde originou tudo, pra onde todos nós vamos... Existem fenômenos que simplesmente, ainda não é possível explicar. Por esse motivo, avançaram até onde puderam no assunto e, a partir daí, usaram a já tão experiente fábrica de metáforas norte-americana pra preencher a história.

Com esse final, não me senti enganado. O meu medo era apenas o de que a história ficasse "em aberto" demais, sem sensação de fim, o que felizmente não aconteceu.

E então, sobrou a corrente mística pra terminar a história. Eu prefiro a ciência, mas é preciso considerar que o trabalho dos produtores de Lost foi espetacular.

No meu ponto de vista estou satisfeito. Gostei bastante e já sinto falta da série. Mas tem Fringe, que pra mim, deverá ser a "substituta", embora as apostas fossem para FlashForward (que eu não gostei).

Agradeço ao pessoal do Teorias Lost, que abriu um espaço muito bacana que serviu como ponto de encontro de uma galera que, assim como eu, ficaram seis longos anos entretidos com os conflitos dos losties.

Abraços

Altair (eternamente indignado) disse...

Olha.... se eu for falar... vai dar um livro....

Então vou resumir numa frase: "não gostei".

Pior que minha indignação agora vai ser eterna....

Altair (eternamente indignado) disse...

Olha.... se eu for falar... vai dar um livro....

Então vou resumir numa frase: "não gostei".

Pior que minha indignação agora vai ser eterna....

Rafael disse...

A história teve o seu final na ilha:

Jack "tirou" os poderes do homem de preto e o matou. Botou a rolha no lugar e impediu o fim da ilha e morreu! Hurley a protegeu durante um tempo e passou o bastão. Esse foi o final da história em si!

A realidade paralela é na verdade um purgatório. Isso ficou bem claro pra mim. Imagino que uma pessoa vive lá, mais ou menos criando o que deveria ter sido sua vida perfeita segundo seus anseios, até que o grupo de pessoas mais significativas e relevantes pra ela morresse também para que, juntos, seguissem em frente e partissem para continuar evoluindo!

Pra quem acredita em espiritismo esse fim fica aceitável. Só achei que esse final com eles indo para a luz diminuiu um pouco a importância da ilha!

Unknown disse...

PQ A DHARMA AINDA MANDAVA COMIDA PRA ILHA?

Unknown disse...

PQ A ILHA TAVA SUBMERSA NO SIDEWAYS?

Anônimo disse...

TEORIA: Acho que o BEN não entrou na ilha pq, ele já estava na ilha quando todos caíram lá!!

E só pra contar: os produtores conseguiram o que nenhuma outra série qeu eu conheça conseguiu: tirar uma série do ar e ainda manter seus fãs com idéias sobre a série. E eles ainda vão ganhar muito dinheiro com DVDs, BDs, só porque a gente vai querer ver os comentários e os EXTRAs pra responder o que não vimos na TV!!

Rafael disse...

A história teve um fim. Jack "tirou" os poderes do homem de preto e o matou. Botou a rolha no lugar e salvou a ilha, mas acabou morrendo no processo. Hurley a protegeu durante um tempo e depois passou o bastão. O pessoal do avião se safou!

A realidade paralela é um purgatório. Isso ficou bem claro pra mim. A pessoa vive lá e "cria" uma vida mais ou menos perfeita de acordo com seus anseios até que todas as pessoas que foram relevantes em sua trajetória também morressem para, juntos, seguir em frente e evoluir!

Pra quem acredita em espiritismo fica tudo mais claro e fácil de aceitar.

Só achei que essa coisa deles irem pra luz diminuiu a importância da ilha e todas as suas características especiais.

Anônimo disse...

sempre gostei muito de Lost, defendia e td mais...só que esse final foi muito broxante..fikei extremamente decepcionada

Anônimo disse...

sempre gostei muito de Lost, defendia e td mais...só que esse final foi muito broxante..fikei extremamente decepcionada

Anônimo disse...

sempre gostei muito de Lost, defendia e td mais...só que esse final foi muito broxante..fikei extremamente decepcionada

Robson disse...

JJ Abrams é uma viado, Lindelof e Cuse são dois cornos.

Qualque zé mané teria feito um final melhor.

Muita peripécia para nada.

O pior final possível.

Anônimo disse...

TEORIA: Acho que o BEN não entrou na IGREJA pq ele já estava na ilha quando todos caíram lá!! Ou seja, ele se tornou o Anúbis dos próximos
"losties".
E só pra contar: os produtores conseguiram o que nenhuma outra série q eu conheça conseguiu: tirar uma série do ar e ainda manter seus fãs com idéias sobre a série. E eles ainda vão ganhar muito dinheiro com DVDs, BDs, só porque a gente vai querer ver os comentários e os EXTRAs pra responder o que não vimos na TV!!

Unknown disse...

FORA DE SINCRONIA, O JACK DEITADO LA E O AVIÃO PASSANDO HEIN!

Rafael Farias disse...

Minha opinião. :]
Ainda não acredito que acabou... :(

Bom... confesso que esperava mais "ação" do ultimo episodio, esperava que: os eles tivessem conseguido "mudar" o destino, e que os Sideway fosse resultado da "destruição" da ilha e a salvação de todos, esperava também que invez de John Loke fosse o "monstro" em seu corpo no Sideway também e eles deveriam mata-lo.

Mas não foi assim, a minha primeira impressão foi de regeição, mas depois de refletir, concordo com o povo que comentou aqui: todo esse tempo, nós nos "focamos" nos misterios e esquecemos oque Carlton e o Lindelof nunca esconderam: "essa é uma serie sobre os personagens".

FINAL realmente épico!

Aposto que pelomenos 35% dos fãs que olharam o series finale acharam horrivel, mas quem é fã de verdade chorou ao ver o desfecho da historia ou ao menos teve vontade de chorar...


Valeu pessoal!


"Vejo vocês em outra vida, brotha."

PS: PESSOAL DO TEORIAS LOST ME ADD NO ORKUT! > http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9266856203184274391

Harley FF disse...

Eu fiquei um pouco chateado com o final, esperava um pouco mais. Mas, com certeza, nenhum final, sendo cientifico, religioso, místico, etc, pode apagar esses 6 anos de muitas emoções e longas esperas pelo próximo episódio. Existem teorias demais para este final, muitas mesmo. Existem coisas que simplesmente ficaram sem explicação, eu posso citar algumas que seriam muito importantes para mim, é claro:
- Pq o Jacob aparecia criança?
- Será que o avião da Ajira saiu mesmo da ilha?

entre várias outras, que não convém no final da série.

Mudando de assunto, apesar de falarem que mataram todos para não correrem o risco de alguém aproveitar a série no futuro, eu discordo, simplesmente por que se tem muitas coisas abertas para utilizar, como por exemplo o avião da ajira, o hurley e ben na ilha, no próprio pós-morte eles tentando "abrir os olhos" de outros personagens, etc. Acho que LOST ainda não acabou. Mesmo que não haja nenhuma produção "cinematográfica", em nossas cabeças imaginaremos sempre um final diferente pra LOST.

Namastê.

Unknown disse...

NOSSA QUANTA COISA INTERESSANTE EM ABERTO!

Anônimo disse...

Nem todo mundo é todo mundo, por que se todo mundo fosse todo mundo, ninguém seria ninguém.

Murillo disse...

Não foi um final catolico seus porras!!! Na sala onde Jack conversa com seu pai tem um vitral com vários simbolos religiosos: tem uma cruz, a lua e a estrela do islamismo, o yin e yang, a estrela de davi, entre outros. Não era uma igreja católica, era uma igreja ecumênica, sem religião.

Unknown disse...

Tinha gente falando q eles morreram na primeira queda, putz assistam + 1x. Coisas ficaram em aberto, o primeiro livro que for escrito explicando as coisas que não foram explicadas vende mais de 10 milhoes de copias!

Heric disse...

Infelizmente, no brasil, temos uma cultura burra de que ninguém pode morrer no final do "filme".

Estão muito acostumados com as novelas da globo. Fazer o que?

Anônimo disse...

Também não entendi o final como uma explicação religiosa. Simplesmente porque não houve explicação alguma, e de modo algum acho que isso é demérito, afinal a situação descrita já é por si maravilhosa, abrindo inclusive a possibilidade que fóruns como este continuem a existir. Se a gente entender que chamamos de "ciência" a explicação numérica da vida e "religião" uma explicação mística, vemos que nem uma nem outra foram contempladas no final de Lost. Para que a gente consiga apreciar em toda sua dimensão Lost, seria interessante cada qual contar como entendeu os fatos, assim, tal qual em Lost, ajudaremo-nos uns aos outros. De minha parte entendi que esta "realidade paralela"que vimos passou a existir com a Juliet conseguindo explodir a bomba. O pai de Jack deixa bem claro que tudo é real: nada é ilusão, tudo aconteceu. Quando ele (o pai) diz que não importa muito "quando" e "aqui", podemos não só ficar nos perguntando quando e onde cada uma das personagens morreu, mas também cogitar que não só podem existir duas realidades paralelas, como muitas. Kate pode ter morrido no vôo da Oceanic, na ilha, na explosão da bomba, no vôo de volta (este último com o Lapidus). Exemplo concreto: o apresentador do programa Jimmy Kimel, apresentado logo após o final, não sei se voces viram, diz para Matthew Fox que em sua teoria o instante exato da morte de Jack aparece no comêço desta temporada, quando ele está no avião, ao lado de Rose e logo após uma violenta turbulência, quando Jack segura firmemente os braços da poltrona, Rose lhe diz (não me lembro das palavras exatas): "Voce pode soltar agora". Enfim, pra terminar, achei o final magnífico, é só uma oipinão pessoal, entendo e respeito a opinião de quem pensa diferente. E deixa a gente pensando, perguntas não faltarão. Por exemplo, de quem será o esqueleto que vimos quando Desmond chega perto da fonte de luz? Não é o do homem sem nome, pois seu corpo aparece do lado de fora da caverna. Foi só um exemplo, ficaram muitas e muitas perguntas que talvez valessem a pena a gente abordar.

Assinado: Mauro Chazanas

PS: Muita gentileza da parte dos produtores deixar de fora do episódio final o Rodrigo Santoro e sua namorada, eu particularmente fico grato.

Unknown disse...

Primeiro lugar gostaria de dar os parabens a todos que entenderam o final dessa série (pq eu nao entendi). Estou triste por nao ser capaz de entender um final tão "óbvio" como muita gente aqui afirmou e sinto inveja de não fazer parte desse seleto grupo de pessoas. PARABENS A TODOS!!

Tem muita gente achando que eles morreram na queda do oceanic 815 (e eu me incluo nesse grupo) simplesmente pq nos créditos após o logo LOST ao final da serie ontem (ao vivo pela ABC) eles mostraram novamente os destroços do voo 815 sem sobreviventes na ilha!

Daí se tira a impressão de todos terem morrido na queda o que na minha opnião é a parte mas coerente de toda essa história dada a magnitude e a violencia que foi a queda dessa aeronave.

Até onde percebi, foi tudo uma fantasia ou uma vida de experiencias em um segundo plano, um ritual de passagem e só.

Minha nota é 5

Rafael Farias disse...

Achei ridiculo essas pessoas que acham e dizem que eles já morreram na queda do oceanic 815. -.-'

pra mim ficou OBVIO que morreram como a serie mostrou. :B

Namastê.

Unknown disse...

Bem vamos lá

Achei iteressante os Sideway, mas para mim só foram inseridos pq eles já não sabiam como resolver tudo e ligar todos os pontos.

OS Sideway foram uma boa alternativa para mudar o foco " A Ilha". Legal que todos se redmiram, menos Ben que ainda tinha algo a resolver e por isso não entrou na Igreja e não foi para a Luz "Céu"?

Tudo bem mas.......


Quando a serie começou era sobre sobreviventes perdidos numa ilha misteriosa, e assim foram as 2 primeiras temporadas, e todos concordam as melhores. No inicio os produtores batiam o pé dizendo que não se tratava de purgatorio, vida pos morte,etc. Quando ja surgia as primeiras ideas sobre o assunto.

Reptindo eu achei interessante os Sideway, mas não era isso que eu queria.

É uma pena, mas respeito a opinião de todos.

Para mim a serie terminou com o proprio nome "Lost". Acredito que veremos muitas outras coisas. Eles ainda vão garimpar muito a serie em DVD's, livros Extras e quem sabe eu tenha minhas respostas, pois na realidade este é o mundo de Negocios.

abraços

Anônimo disse...

Até entendo e curti a explicacao do Sideways...só que de resto foi um lixo...2:30h jogadas na privada

Anônimo disse...

6 anos estragados em 2 horas!

Ivana disse...

Tudo o que aconteceu na ilha foi real. Apenas na realidade paralela (vida pós-morte) eles estavam mortos, mas de alguma forma não conseguiam "let it go", então tinham que ser confrontados e lembrar de tudo o que viveram na ilha, para, finalmente, "let it go". O pai de Jack fala pra ele que todos morreram em momentos diferentes, ou seja, alguns morreram na ilha, outros fora dela, como Sawyer, Lapidus, Kate, Richard, etc. Jack morreu naquele momento épico, em que fecha os olhos no meio do bambuzal. Hurley e Ben ficaram sendo protetores da ilha até morrerem. Todos morreram em tempos diferentes e se reuniram finalmente na igreja. A reunião foi pra simbolizar que todos que estavam alí conseguiram se libertar. Ben não quis entrar porque talvez ainda não estivesse pronto pra tal experiência, assim como Ana Lucia (Desmond disse que ela ainda não estava pronta no Ep. 16). É isso.
Fiquei triste porque não pude ver como foi a vida de Richard, Kate, Sawyer, etc, depois que saíram da ilha no avião da Ajira. O destino da filha de Jin e Sun também não foi mostrado. Mas, acho que eram apenas detalhes. O que importou foi a vida dos personagens principais dentro da ilha ( que foi real até o final). A realidade paralela foi tipo os fimes "Sexto Sentido" e "Os Outros". Eles não caíram na real de que tinham morrido e precisavam se lembrar de tudo que viveram para se libertarem e partirem pra outra.
Eles não morreram na queda do vôo da Oceanic, senão não teria lógica o que o pai de Jack disse, que os momentos mais importantes da vida dele ele viveu com aquelas pessoas. Se tivessem morrido no acidente, a vida na ilha não teria ocorrido e os losties nem teriam se conhecido.
Os produtores conseguiram prender nossa atenção até o final. Mérito deles. Alguns gostaram do final (eu não gostei muito), outros gostaram. É a vida. Mas, a série em si, valeu a pena.
Essa foi minha conclusão.
Namastê.

Equipe DZT disse...

Se podemos afirmar o que pode ter acontecido é: Jacob quando criança pro algum motivo consegue viajar no tempo já que ele mais velho claramente faz isso. Na Última explosão eles são jogados no passado antes do avião cair, ou seja, fazendo da explosão que jogou a ilha no fundo mar acontecer depois. E a ilha vai para o fundo do mar e volta no tempo, o navio afunda, porém a ilha volta no tempo e surge ... mostrando a estátua quebrada pelo navio. Tudo isso faz jacob aparecer e mexer em tudo quando criança e até viajar no tempo e realidades para alterar as coisas que ele mesmo afirma ter errado. No final jacob passa a bola para jack ... etc etc etc ... minha teoria está sendo montada!

Thiago Oliva

Anônimo disse...

Heric,

Não é só no Brazil(com Z) que as pessoas possuem culturas burras. Afinal passar 6 anos para dizer que todos estava mortos é ter certez que todos os ouvintes inclusive você são burros.

Anônimo disse...

Nesses últimos 6 anos, passamos por momentos marcantes acompanhando esse seriado única, fruto de uma imaginação prodigiosa, convenhamos. Más acho que fomos nós os grandes cúmplices dessa série ter chegado aonde chegou, deixamos que ela se apossasse de nossa razão e de nossas emoções, fazendo-nos escravos sempre pelo próximo capítulo, tentando em vão solucionarmos pelo menos um dos mistérios que acabara de se criar. Essa foi nossa sina, não entendermos o que nos era óbvio demais, tão estampado em nossas faces, que até poderia ser infantil , então, como fiéis e famintos espectadores, criávamos fórmulas e mais fórmulas para explicar o que era obviamente simples. Sou um como tantos que aqui estão, cada um com sua opnião formada sobre como poderíamos estar menos indignado, e só tenho uma resposta para tudo isso, o que nos choca é somente o FIM, sabermos que na próxima semana não poderemos esperar por um novo episódio, que não poderemos mais discutirmos sobre novos problemas elucidados, nem pelos que se elucidaram, uma tristeza só, a de que estamos ORFÃOS e dessa vez não momentaneamente, más PERMANENTEMENTE.

MARKUS

Unknown disse...

Retiro oque eu disse no comentario anterior!

Não vi essa tal cena "em que mostra os destroços do oceanic 815", mas gostaria de ter visto! :P

Respeito todos que "não entenderam", meu conselho é: que assistam novamente, e que "criem" sua propria teoria sobre o final, afinal é oque todos estão fazendo...

agora vou olhar TUDO denovo. kkkk :P

Rafael Farias

Ivana disse...

MARKUS falou tudo agora. Súper concordo.

Anônimo disse...

Pareceu como a copa do mundo de 1998.

Bom acabou pessoal... maldito seja...

Greengirltalk disse...

Galera q tá achando q foi tudo da cabeça do jack e a ilha é um purgatório pensem o seguinte:

Jack deitado com uma roupa toda fudida q ele tava usando na ilha.... era a camisa social do avião? não.... era a roupa da ilha

Avião passando, como o philip falou aê, mostrou q não é o avião da ocean air q tinha caído na ilha, é o avião da Ajira lá..

A idéia de "repetir" elementos da cena do Jack acordando é .. poesia. É brincar com a idéia do fim retornando ao início, foi mais um atrativo visual do que uma mensagem que todo mundo tava morto quando caiu no avião...

Agora, sobre o vicent ser filhote eu nem posso falar nada, ele realmente me pareceu o "vicent de sempre" ...

Rafael Farias disse...

Concordo com o Markus e com a Ivana, estamos ORFÃOS. :(

Resta esperar.

Rafael Farias disse...

Olhem isso: Postado no site G1 de noticias:

O final de "Lost" será definitivo, como o produtor Cuse e o criador do programa Damon Lindelof tinham comentado em mais de uma ocasião, apesar de não se descartar que a Disney, proprietária da "ABC", tente tirar mais lucros dessa franquia por meio de novas histórias ou outros produtos que mantenham viva a série. EFE


Oque acham? lol

Anônimo disse...

Quando uma copa acaba, e percebemos que não fomos nós os campeões, nos sentimos derrotados, más erguemos nossas cabeças, batemos a poeira impreganada em nossos gritos desesperados pela vitória e aguardamos mais quatro anos pelo grito de desabafo. Aqui, nos tiraram essa opção, fomos abandonados como torcedores, arrancaram nossos estádios, não poderemos daqui a quatro anos, levantarmos nossas bandeiras e gritarmos pelos LOSTIES novamente. isso nos causa dor e desconforto, restaram apenas cinzas, e momentos memoráveis.


MARKUS

Ivana disse...

É galera, acho que nós, assim como os losties, temos que cair na real de que tudo acabou e "let it go". Libertemo-nos todos! Alguns estão prontos, outros não...
Filosofei agora, rsrsrsr.

Unknown disse...

Lost é igual Caverna do Dragão

jacob = Mestre dos Magos

MIB = Vingador

E as mesmas teorias. Estão Mortos

E não tem fim

Rs

Anônimo disse...

Concordo contigo Ivana, IT'S OVER. What's happened, happened.

Markus

Cosmo Kramer disse...

Vocês ja viram um artista e um crítico falando de uma obra?

O crítico olha para a obra e faz uma análise profunda relacionando com acontecimentos, questões diversas, trazendo uma incrível gama de referências para atribuir a obra um significado.

O artista, por outro lado, despretensiosos e divertido diz que teve simplesmente vontade de jogar aquelas tintas ali e fazer aquele ponto preto no meio e por aí vaí.

Eu gostei do final da série. Acho que ficou coerente com o rumo que a história tomou. Me emocionei com a lembrança das personagens, das cenas, desde o início.

Fazer essa distinção sobre ciência e religião é contrariar o que os grandes cientistas acabam descobrindo quanto mais se apforundam em suas pesquisas: que elas tendem a se encontrar.

Também é preciso ressaltar que um dos maiores mistérios da ciência é de onde viemos para onde vamos.

Disse anteriormente que o rumo que a série tomou não era muito do meu agrado. Coisas que eu esperava um aprofundamento foram deixadas de lado mas, enfim, a obra é deles não minha.

Lost parece que foi feita ao longo do tempo seguindo a tendência que se mostrva nos próprios comentáriso a respeito da série. Parec eque de concreto eles só tinham a idéia do acidente, de um lugar misterioso e esses mistérios foram sendo jogados conforme o que o público de certa forma manisfestava. Talvez por isso essa "salada" de referências. Talvez essa salada se deva ao fato de que não temos resposta para muitos enigmas de nossa existência e para explicá-los recorremos a diversos modos. Vai saber a verdade não é? Vai saber o que se passava na cabeça dos produtores.

Parece que a grande dúvida que se mostrou aqui nos comentários foi se os acontecimentos na ilha foram reais ou não; se eles morreram na queda do Oceanic ou não. Para mim a resposta foi dada claramente pelo pai do Jack. Acho que um bom post para o blog seria um esclarecimento desses detalhes. Mais um brainstorm de teorias.

Sobre a luz os relatos de que quem teve experiência de quase morte relata um tal túnel de luz...

Sobre os olhos que apareceram em close se abrindo em diversas cenas de Lost. Li em algum lugar que os olhos são a janela da alma. São só algumas referêncis a morte, a transitoriedade da vida, a essência, que foram mostradas ao longo da série

Para finalizar foi interessante notar que a capela trazia diversas referências religiosas e - não uma alusão católica como alguns mencionaram - o que também tem tudo a ver com a tal salada de referências que surgiram durante a história e também uma ligação com a multiculturalidade das pesonagens. Reforçando a idéia de que cada um lida com a vida e a interpreta de acordo com suas crenças e sua bagagem cultural.

Agora fico sem saber o que fazer as terças. Desde criança convivo com a tristeza de ter que me despedir de uma boa história, de personagens queridos, e mesmo assim ainda não me acostumei. Chorei novamente com o peso da despedida. Ainda bem que temos o blog para compartilhar nossas idéias e sentimentos.

A gente se vê por aqui... ou senão em outra vida.

Abraços a todos.

across the sea disse...

Li todos os comentários aqui com atenção e respeito e gostei muito da visão do companheiro que comparou os espectadores aos irmãos Jacob e o "sem nome". De um lado, aqueles que se conformam e pronto. Aceitam como as coisas são, valorizam muito o sentimento, mesmo que hajam decepções (Jacob sabendo que a mãe adotiva matou a verdadeira, por exemplo) e ausência de razão. Já por outro lado, temos as pessoas que buscam mais o saber, o que está "across the sea", mesmo que uma busca científica represente pouco ou nenhum sentimento.

Anônimo disse...

Muitas perguntas e poucas respostas .....pq o irmão(sem nome) do jacob virou fumaça? eu sei como ele virou mas pq?........quem fez a estatua? qual o motivo? pq de tantos hieroglifos na ilha? oq era a luz branca?


RAPHAEL

Lucas disse...

Leiam este link! Parece a explicação definitiva:
http://blogdasaraiva.blogspot.com/2010/05/lost-tinha-uma-ilha-no-meio-do-caminho.html

Anônimo disse...

Acho que cometeram um equívoco... Baixei na verdade o final de "BOST"!

LOST mesmo terminou na terceira temporada...

Anônimo disse...

Mandei um comentário agora, sumiu na estratosfera, se tornar a aparecer me desculpem. Queria enfatizar o que já foi falado aqui, e que veio pelas palavras do pai de Jack: "Eu sou real, voce é real, tudo que aconteceu com voce foi real". Tudo. Isto significa fora da ilha, na ilha, antes e depois da ilha. E significa que não foi sonho ou imaginação. Por isto acho que o mais maravilhoso de Lost é que insinua que outra ou até outras realidades - pra ser mais claro, outras além desta onde escrevo agora e voce lê agora este post, sendo que ambos estamos nesta outra ou nestas outras também - existem, infinitas realidades. "To leave", como queria Desmond e todo mundo que está no templo, será para outra "vida" ou melhor, dimensão, que ninguém sabe o que é, o pai de Jack o convida: "vamos descobrir", e isto só acontece quando as personagens têm completa consciência de sua - ou suas - outra vida "anterior" ou paralela. Sobre isto de ser anterior ou posterior é bom de novo lembrar o pai de Jack quando diz, em outras palavras, que o "aqui" e o "agora" não importam muito. Dá pra entender: o que é "aqui"? O que é "agora"? De novo uma insinuação maravilhosa: tudo pode estar acontecendo ao mesmo tempo no mesmo espaço. Fantástico.

Ass: Mauro Chazanas

Informático disse...

Greengirltalk,

Concordo planamente com você, é óbvio que cada um gostaria de um outro final, principalmente os anônimos cagões. O final foi um espetáculo? Claro que não. Poderia ter sido melhor? Claro que poderia. Eu gostei? Claro que gostei, assim como outros milhares. O legal é isto, o mistério da série vai permanecer para sempre. A ilha foi a segunda chance que todos ganharam para tornarem suas vidas melhor. Estavam mortos ou vivos? Não sei e não tenho vergonha de dizer que achei o final incrível, e também estou com várias dúvidas que estou deixando para a minha imaginação fértil absorver.

Anônimo disse...

Li o post mencionado Lucas, lá como aqui, as mesmas perguntas sem soluções se amontoam, não haverão chats nem foruns suficientes nesse mundo para se solucionar os misterios de LOST.


Markus

Anônimo disse...

Desse último EP

Quem era o Pai de Jack afinal ? Como ele sabia tanto de tantas cosias ?

Informático disse...

Alguém por acaso sabe de alguma série ou novela que tenha tido um final que agradasse 100% dos telespectadores?

Anônimo disse...

Bem o pai de Jack, o Sr, Christian, também não sabe para onde estão indo. Sabe que vão, estarão em movimento, isto é, continuarão existindo. Aonde e como, convida o filho a descobrir também. Desmond também neste episódio assume um papel mais importante, se é que é possível, do que já era o seu. Sra. Eloise atribui-lhe o poder de levar ou não o Faraday. Perguntas às pencas continuam sem respostas, e por isto acho que ainda teremos novidades por aí. Repetindo, entendo e respeito a opinião de quem pensa diferente, minha modesta opinião é que foi tudo muito bom, seja porque permite que continuemos a refletir e conversar sobre a série, como abre a possiblidade de aguardarmos novidades por parte dos produtores. Além da tantas coisas, gostaria também de saber, por exemplo, quem Hurley e Ben escolheram para tomar conta da ilha em suas ausências.

Ass: Mauro Chazanas

Informático disse...

Alguém sabe onde tem os finais alternativos?

Alice disse...

ai galera criei uma comunidade no orkut, não sei se pode ser divulgado aki o nome é "Lost acabou! e agora???"
entrem la pra dar uma força!
beijos!
stay lost!

Anônimo disse...

Eu sou otário, babaca admito isso, agora para quem adorouo final, idolatra lost, eu recomendo assistir : Passengers - 2008, voces tb vão gostar.

Unknown disse...

Acho que dá pra entender, depois de um tempo. Organizando os fatos. Foi bem simples. Tudo q aconteceu na ilha foi real, jack morreu lá, alguns morreram anos depois, e então o pessoal foi para o purgatório, q seria os sideways. As lembranças vieram do tempo q eram vivos e dali pra frente é esquecer e viver no paraiso. Hurley e o Ben protegerão a ilha por um tempo e morreram, enfim, a ilha nunca afundou na verdade. Para o mundo do purgatório da ilha " não existe", estaria submersa, oculta.
Bom, essa é minha deixa, lembrar de lost no meu sideway e esperar DEXTER...uhuuuulll

Anônimo disse...

Informático, voce perguntou sobre alguma série que tenha agradado 100% dos espectadores. Olha, cem por cento não sei, mas noventa e tantos com certeza foi "The Wire". Muitos dos que não se agradaram foi inclusive porque acabou, teria assunto ainda para mais. É outra abordagem, outro assunto, mas na opinião de muita gente, na qual modestamente me incluo,a melhor série de todos os tempos.

Ricardo disse...

tenho muitas duvidas

se era para ter todos do acidente no fim, deveria ter o walt e o pai dele, assim como os da outra parte do aviao.

será que a igreja nada tem a ver com a igreja que o ecko tava a construir? se sim entao a igreja seria um ponto de deslocação entre a ilha e o mundo real.

o que era a dharma no meio daquilo tudo?

no fundo acho que ninguem percebe bem o que lhes acontece no fim.

sinceramente nao percebi nada do final, tenho muitas teorias soltas mas que depois falta sempre explicações para outras cenas. Acho que tentaram fazer um final que pudesse ser interpretado na forma de pensar de cada pessoa

Anônimo disse...

Parabéns aos roteiristas pela magnifica escolha do nome da série : LOST (perdidos). Resumindo, a série começa com as personagens perdidas, pelo meio os roteiristas ficaram perdidos e meteram um final para deixar perdidos todos os seguidores da série. LOST : objectivo cumprido.


TUGA

Anônimo disse...

hahahah engraçado esse povo acha ótimo o final da série, o tanto de pontos sem ligação. E se incomodam com os posts como "Anônimo". A outra opção seria colocar o nome, já que não tenho conta do blogger e esse openid.

Então que diferença faz postar como Anônimo ou meu nome, ou outro nome qualquer ???

cada uma viu...

Anônimo disse...

Não tô triste com o fim de Lost sem as respostas que eu gostaria de ver, mas sim com os produtores. Eles negaram que aquilo fosse o purgatório, mas no final das contas a idéia não foi tão diferente assim, foi?

Unknown disse...

Sera que foi só eu que vi a ultima cena do episódio (após o jack fechar os olhos) mostrando os destroços na praia do Oceanic 815 sem nenhum sobrevivente!?!?

O que significa essa cena ? pq ela foi colocada ? foi algum idiotice final dos produtores ??

Alguém explica

Informático disse...

the nose: acho que você deve ter visto o vídeo em tempo real, a versão que eu baixei, realmente acaba qdo o jack fecha os olhos.

Informático disse...

the nose,

Esqueci de perguntar? você baixou de algum lugar? onde?

Unknown disse...

Informático,

Eu vi em tempo real ontem a noite pela ABC em um dos links disponibilizados aqui no teorias (Veetle) Eu to achando que só quem assistiu online viu essa cena, pq ela não esta nos releases de torrents que estão sendo baixados por ai . . ou seja, tem muita gente que acha um absurdo eles terem morrido no acidente do 815, justamente pq nao estão vendo essa cena. Tenta achar no youtube.

abrax

Silvia Paulino disse...

Gente,

Pelo Amor de Deus, a ILHA não foi Real!!!!

Silvia

Anônimo disse...

AmoOoOoOO Lost! AmO que AmO! rsrs...acabou e estou triste! Foi uma série que prendeu milhares de pessoas por exatamente não ter explicão para tantas coisas...cada um tem uma visão diferente! Todas as temporadas acabaram sem explicação e essa a ultima porque não acabaria assim também! rs...
Vou sentir falta!
;)

Silvia Paulino disse...

E outra coisa pra quem fica reclamando....

Vai fazer melhor então....

Unknown disse...

Ainda estou assistindo... mas...

ALGUÉM PODE ME DIZER PQ DIABOS LOCKE ESTÁ USANDO TOUCA NO HOSPITAL? O filho da mãe não tem um fio de cabelo... :p

Anônimo disse...

Fala sério pessoal esse final foi ridiculo...vi uma entrevista do Santoro no programa do jô e o próprio jô disse que seria dificil os produtores amarrarem as pontas que eles estavam deixando soltas...negaram que seria inferno, purgatório, que eles estavam mortos e como não conseguiram pensar em nada interessante inventaram esse papo furado que NINGUEM entendeu, nem mesmo alguns de vcs que se acham FERAS...assim como vcs eu éra apixonado pela série só que não engoli esse final.Só não achem ruim de estar como anônimo pois não tenho conta do google, aliás, aceitaram um personagem terminar a série sem nome e vão achar ruim de um comentarista sem nome???rs

Anônimo disse...

sabiá disse...
Entendi dá seguinte maneira.Na sexta temporada
todos os personagens viviam numa realidade alternativa que foi criada após a ilha ter sido destruida ou afundada no final da quinta temporada(quando jogaram aquela bomba no poço!)Mas ninguem se lembrava de suas vidas na ilha.No entando Desmon se apercebeu do que havia acontecido com todos na ilha e criou situações para que todos se lembrassem.Qual o motivo disso ? Para que eles se encontrassem num lugar (igreja) onde não existe contagem do tempo.Na igraja não há passado , presente ou futuro mas sim há um destino para todos os personagens que já haviam morrido!
E todos morreram antes ou depois do Jack e não petenciam mais aquela realidade ou mundo. E como ou quando eles morreram?
AQUELES QUE ESTAVAM COM JACK NA EXPLOSÃO DA BOMA JÁ ESTAVAM MORTOS MAS PRECISAVAM TERMINAR SUA MISSÃO: MATAR A FUMAÇA pois se ela saise da ilha acabaria com tudo inclusive com toda as realidades possiveis pois a fumaça é um deus que julga e condena e para ela a humanidade tinha que ser destruida pois como já explicado na concepção dela( MONSTRO )todos os seres humanos são corruptiveis E NUNCA IRIAM MUDAR !E quanto aqueles que não se reuniram no final ? Entendo eu que eles tem que passar por um novo julgamento nessa realidae alternativa como o Daniel onde Desmon disse para a esposa do widmore que não havia chegado o tempo dele partir.
Aquela igreja (onde não imporat a crença) é o ponto onde todos após suas vidas chegaram juntospara partir para outra vida

Fabiano Rocha disse...

Ninguém percebeu que o fim foi uma citação explícita a Nietzche!!!

Unknown disse...

Olha, o final, tb nao foi bem o q eu esperava, mas afinal, o que eu esperava?? nao sei.so queria que fosse surpreendente e emocionate. Foi emocionante e o mais surpreendente possivel. Dei nota 8. Afinal, mesmo se a gente gosta muito do fim de uma serie, tem sempre uma coisinha que fariamos diferente, nao eh?
Acho que ficaram umas coisas em aberto, mas que eram detalhes, mas algumas outras que eu achei importantes. Mas vamos deixar pra daqui a pouco isso.
Mas o final de uma serie carrega mta expectativa, principalmente de LOST.
Agora pra quem acha que perdeu 6 anos em 2 hrs, so lamento.... a serie inteira dependia do fim pra vcs? tudo que vcs choraram, se emocionaram, descobriram, pensaram, refletiram, nao valeu a pena pq nao gostaram do fim? Acho que o processo eh mto valido tb. Mas se mesmo assim vcs acham que desperdicaram 6 anos da sua vida seguindo LOST, pensem assim: foram so 120 horas de episodios, mais umas horas pra discussao e etc. Entao nao foi tanto. 5 dias, e nao 6 anos.

Unknown disse...

Ah eh, a serie comecou com Jack abrindo seus olhos no meio do bambuzal. E terminou com ele fechando os olhos no bambuzal. Igual, mas oposto. Nunca me esquecerei dessa cena. Como disseram, poetica

Silvia Paulino disse...

Para mim a fumaça preta era apenas para diviidir pessoas do bem e pessoas do mal. O que acontece no meio da gente, da nossa realidade!!!

Silvia Paulino disse...

Para mim a fumaça preta era apenas para diviidir pessoas do bem e pessoas do mal. O que acontece no meio da gente, da nossa realidade!!!

Anônimo disse...

Parece que todo mundo que não gostou do final não entendeu...

Eu entendi o final, mas não gostei muito porque estava esperando que o flashsideways fosse alguma consequencia de algo que fizeram na ilha, como explodir a bomba ou fazer alguma coisa e no final das contas nao teve nada a ver..

A ilha era o que era e o flashsideways era o que era tambem, nada mais que isso.

Se fossem só a 1a, a 2a e essa temporada, seria um bom final
mas com todo aquele esquema de viagem no tempo e a dharma que teve na 4a temporada... o final ficou meio minimalista dianta de todos os assuntos abordados na ilha.

Anônimo disse...

A serie chama lost, pra kem assistiu chama SUKER.
Porque desde o começo da serie os diretores falaram que eles não tinham morrido, e outra como ele tem lembranças detodos se todos se conheceram na ilha, o jack abre o olho iniciando a jornada na ilha, mas ele estava morto na verdade, meu..muito nada ve.
agora é a mesma coisa q eu pega e faze um filme e fala..ele nao morre no final...nao morre....ele nao morre...ai vcs vaum assisti e ele morre, nada ve mesmo, os diretores tinham q ter respeito com todos os fãs, na internet ano passado a palavra mais digitada no google era teorias de lost, o que era isso, o que era akilo, porque disso, sempre perguntas, agora nadaa do que vimos tem sentido, o q importa o aron, walt, todos falavam q o walt era especial, e o q ela tinha de especial ? nada..eles se perderam quando começara essas coisas de flash paraelo, se acabasse a serie eles na ilha, o hurley de jacob, o jack de fumaça pretaa...o ben de richard era muito melhor. agora o que era pra se um jogo entra o jacob e o homem de preto ? q fim levo, nao tem absolutamente nada, e a estatua de taweret ? porque as gravidas não engravidam na ilha ? porque acontecem milagre na ilha ? o widmore que tanto falavam...a dharma...meuu...
Axo q resumir lost em uma palavra seria - bobeira - meu esse seriado foi simplismente uma farça e todos que acreditavam que ia ser um seriado pra entra na historia vai fika marcado pela farça.
Por mais que falem que temos que levar em conta a serie, não vou levar não, nao só eu como muitas pessoas, a serie nao podia terminar assim, foi uma falta de vergonha dos produtores engarar todos 6 anos.
Obrigadooo..

Anônimo disse...

LOST não foi digna de lost, o final foi muito fraco, absolutamente enganaram todos os que assistiam lost, e concordo com o comentario acima, lost tinha muitas perguntas que no final nao tem respostas, e a seria começanu com o jack, qndo ele estava na verdade acabando de morre foi muito frustante.
Na verdade depois de lost eu nao tenho vontade de assisti mais nenhum seriado com medo que todos terminem como termino lost, decepcionante.
Lost foi simpismente decepcionante, e todos os que falam q termino digno de lost deve te assistidu 2 ou 3 episodios da 1 temporada eu axo.

Anônimo disse...

Cara, na minha opnião os produtores se perderam legal, vamos dizer o seguinte, Paraiso do jack, fala serio??? o que era a ilha, de onde veio a primeira moradora ? que merda de estatua era aquela ? e as inscrições na parede ? quem fez os tuneis e todo o templo ? como e quando a dharma tomou conhecimento da ilha ? não morreram quando o avião caiu pois seria um caõs se fosse isso, na minha ideia essa possibilidade não existe... o paraiso do jack aquele mundo paralelo eu descarto.... Sinceramente, os caras se perderam e fizeram a gente perder tempo... MERDA, MERDA, MERDA E MERDA

Anônimo disse...

Meuu...esses 6 anos de muita discussão, debates, teorias, o que seria a fumaça, kem é o homem de preto, o que é a estatua, os numeros, jacob e mib estariam fazenndo um jogo, dharma, porque acontecem milagres na ilha, porque o walt era especial, pq o pai do jack caiu e sumiu, o q seria na verdade a ilha, os outros, que fim levou os outros, alguem podi me dizer QUE FIM LEVOU OS OUTROS, as crianças que foram raptadas, as pessoas que morreram, a dharma, meu...essa serie depois desse final nao mereciaa se lembradaa nunca.
Assisti durante todo esses anos pra ve o q o jack pensava...meu na boa, os produtores de lost deveriam ser banido de fazer qualquer outra coisa.
Eu ja to desistinu de assisti futebol pq se acompanha o campeonato inteiro...torce..vibra...coloka camisa ai xega na final o juiz rouba contra seu time e vc fika la triste, agora eu assisto seriado, vibro, emociono, alugo lost, vejo teorias e no final os produtores fazem este final que eles tanto falaram que nao era, que eles nao tinham morrido.
Uma tremenda sacanagem.

LOST DEVIA SE ESKEÇIDO..... =/

Alex Barbosa disse...

Vi todas as temporadas e acho q os autores meio q se empolgaram com a serie e nao houve tempo de explicar todos os eventos. entao por ter de terminar a serie compilaram tudo de uma forma q particularmente nao gostei, pois é necessario um exercicio mental muito grande para tentar se chegar a uma conclusao. Creio q de verdade (no ambito do Universo Lost, me entendam por favor) desde a queda do aviao da Oceanic ate a morte de Jack ao lado do cao Vincent, tudo ocorreu de verdade. Entao os FLASHBACKS fazem parte da verdade. Ja os FLASH SIDEWAYS, nao sao uma realidade alternativa, mas como disse o pai de Jack uma forma de todos se reencontrarem. Nao querendo dizer q todos morreram na ilha ou no acidente. Quem morreu no acidente, morreu mesmo. Quem morreu na ilha, morreu mesmo (Shannom, Bonne, Sayid, Charlie, Eko, Sun, Jin e todos os outros mais). Quem ficou na ilha, continuou la ate sua morte chegar de forma natural ou nao (Rose, Bernard, Hurley, Ben). E quem foi embora no aviao ( Kate, Sawyer, Lapidus etc) tambem continuou a vida e apos a morte de todos entao de deu a "realidade alternativa" ate todos se lembrarem do que passaram na ilha.
Creio q essa foi a forma q os autores tentaram nos passar. O que frustrou muito a quem aconmpanhava a serie foi nao ter os segredos revelados de uma forma direta, ou ate mesmo nao revelado. Resumindo, otima serie com final melancolico.

Anônimo disse...

Os ultimos comentarios praticamente ja ta falanu tudo q eu sinto sobre lost, kem fala que fexo a serie com chave de ouro é um tremendo bobo que ke sempre i contra todos. o final foi um lixo, pra kem fiko 6 anos mostrando mulheres gravidas que morriam, numeros malditos, walt e as aparições na ilha, o homem de preto só podia encarna em mortos, e o walt q eu lembre saiu da ilha vivo, meu bernar e rose...sairam da serie dakele jeito...o vicent..coitado do cachorro, encerro a serie com o jack fexando o olho e o q seria iniciando a serie de lost.
Lost foi muito bom com as teorias sobre kem era os outros, o que era a estatua de taweret, pq as pessoas se curavam rapido, pq a rose nao tinha mais cancer, o casal dos coreano tendo filho sendo q eles nao podiam ter, akele misterio da ilha ser milagrosa, meu...foi tudo armaçaão pra fala q todos morreram e tinha que se libertar...para...

ai o pai do jack fala akelas frases nada ve no final e todos sentados na igreja...isso q todo mundo esperava para lost ? na moral...essa seria era a melhor de todos os tempos, ficou sendo a pior de todos os tempos...eu vo joga fora as temporadas que gastei para deixar de recordação...so mais assisti pica pau na record que assisti lost...

LOST = DECEPÇÂO

Gunner.Luiz disse...

Fantástico !

Só não gostei do final, todos morrem, mais e akeles que sairam pelo Avião ?

Cade o Michael ? Walt ? Lapidus ? Miles ? Faraday ? Não gostei dessa parte.

Ficou muita coisa pendente. Akele final com o pai do Jack falando com ele, foi simplesmente FODA. NUNCA eu ia pensar nisso. Acabou.

Não do jeito que devia acabar, mais acabou.

Anônimo disse...

Gente!

Vamos dar um panorama sob a luz da espiritualidade.
Quando o aviao caiu na ilha eles nao morreram imediatamente, e passaram sim a viver o cotidiano ao redor do projeto Dharma...
Que ao longo das temporadas inicias nos foi apresentado como um projeto que envolvia viagens no tempo, além de todas as outras peculiaridades...
Sim, 6 dos sobreviventes conseguiram sair da ilha, e aquela era a REALIDADE... Entretanto sentiram-se perdidos de volta ao mundo convencional...
Impulsionados por uma força maior (a vontade do Jacob)entenderam que deveriam voltar juntos a ilha, e assim buscarem novas resostas para suprir seu vazio existencial pos ilha.
Abre aspas para Jacob, na minha humilde opniao, um ser elevado, avançado espiritualmente que sabia dos resgates, ainda em vida, de cada um daqueles "escolhidos", e os demais passageiros.
Ao retornar a ilha, que vivia indo e vindo no tempo se depararam com os problemas do cotidiano, buscas, resgastes, amores, magoas, cuidar do proximo... Coisas que todos nos vivemos, mas nao em uma ilha...
E a ultima temporada, na minha opniao, mosrtrou os insights de todos os personagens envolvido com o Jack, já que este foi o ultimo a aceitar que havia morrido.
Tanto que seu pai, um ente querido ja falecido teve que ir recepcioná-lo para fazer entender que já havia desencarnado.
E algumas frases ditas por ele no final do episodio explicam tudo...
o "agora" nao existe no plano espiritual... E varios morreram antes ou depois de Jack...
E Jack demorou mais a entender que ja havia desencarnado e por isso continuou com a vida terrena em seu pensamento...
Por isso a necessidade de sua consciencia agregar todos os personagens... A espiritualidade nos relata varios casos de espiritos que ao desencarnarem, continuam vivendo entre os vivos por negarem a morte, e assim criam um "universo paralelo".
E Desmond fez um papel de espirito elevado, resgatando um a um na suposta realidade criada por Jack para enfim resgáta-lo em definitvo para seguir enfrente.
Por isso nao faz diferença se Kate, Sawayer e os demais conseguiram ou nao sair no aviao da Ajira. A explicação foi dada pelo pai de Jack, "alguns antes, e outros depois de voce".
E repetindo, como no plano espiritual nao há tempo, como conhecemos, nao pode-se especificar por quanto tempo Jack ficou vivendo esta realidade paralela em seus pensamentos.
Mas ela apenas iniciou-se depois que ele morreu na ilha, sendo quase o ultimo a morrer lá.
Já que Hugo, Ben, Rose e Bernard ainda estavam vivos.
Tanto que Ben, dentre todos os personagens foi o unico que nao aceitou "seguir em frente", e disse a Hugo que nao iria.
outra prova do livre arbitrio dos homens.So evolui quem realmente deseja.
E nao esqueçam, nao somos seres humanos passando por uma experiencia espiritual, e sim seres espirituais passando por uma experiencia humana.

Enfim, a unica verdade universal.

Lost deixará muitas saudades a nos seus fÃs... E teremos que respeitar todas as opnioes mesmo daqueles que nao gostem!

PAZ

Julinha

Anônimo disse...

Bom primeiro eu nao vo nem comenta o que o cara aki de cima escreveu pq ele nao bate bem da cabeça em fala q lost termino legal.
Foi um lixo de final..nao poderia te outra forma dee acaba com a melhor serie..mas pra mim agora é a pior serie do mundo.

Agora alguem podi explica se vai te outro final...esse foi so pra disfarça né...pq se lost acabou assim eu vo la no EUA pra xinga os produtores..eu juro q vo

Anônimo disse...

Bom, eu fui puxar lost pra assisti axo q baixei erradoo, pq se esse episodio do jack fexando o olho, o vincent do lado, e toda essa historia foi simplismente o jack buscando o caminhoo do purgatorio eu nao vo acredita e vo fingi q nao vi o final do lost.

alguem podi me passar um site pra baixar o lost..e falar q esse nao é o final de lost

Anônimo disse...

Na minha opinião, só as pessoas que viram toda a série com atenção e emoção, podem sentir tudo o que eu senti. Se lá para o meio, Lost parecia estar a enrolar a história, mais à frente foi tomado um novo rumo, que trouxe mais interesse à série: as questões temporais. E em Lost, todas as frases são pensadas, para nos deixar deslumbrados. E quem seguiu tudo à risca, identificou no último episódio imensas frases já conhecidas, mas noutro contexto. Contexto esse, que as tornou ainda mais belas, ao fazer-nos lembrar delas. Não se pode comentar Lost como se fosse uma historinha e ponto final. Esta série é muito mais que isso. Ao longo deste tempo todo, confrontou ciência com fé, religião, mitologia. Muitas coisas são fictícias, mas abordam temas actuais e que serão eternas questões de ética. E se quem seguiu Lost, não percebeu que é mais que uma simples série, que é filosofia, então perdeu o melhor de Lost. Acredito que quem critica, são aqueles que se perderam logo no início, pois não se didecaram. É preciso muita compreensão por parte do espectador. Quantas vezes parava os episódios para tentar pereceber o que se passava. Tantas tardes ou noites, tantos momentos que me proporcionou.. E quanto ao final foi muito tocante, mas claro que ficaram mistérios por resolver. Também eu gostaria de os ver desvendados. Mas uma série tão complexa como Lost, não podia ter simplesmente um final. E esse fim nunca agradaria a todos. Porque esta história é centrada na vida das personagens, que foi linda, e não interessa desvendar tudo. Muito foi sendo contado ao longo dos outros episódios da 6ª temporada, mas o facto de os 'flashsideways ' serem o paraíso de cada um deles foi deixado para o fim. E a ilha não era o purgatório, foi sim o rumo que a vida deles tomou. Depois disso, todos acabaram por morrer, uns antes e outros depois, mas todos se encontraram na igreja, depois de resolverem tudo o que tinha sido deixado para trás. Resumindo, gostei muito do final de Lost, embora gostasse de saber mais. 'The End' foi profundo e gostaria de destacar o facto de terem dado o devido valor ao John Locke, isso era mais que necessário. Um final centrado nas personagens, já era o que todos esperávamos, pelo que, apesar de não ter gostado de algumas coisas, gostei muito, muito mais de outras. Sendo assim, não vou de todo criticar Lost no último episódio, depois de todas as alegrias (e lágrimas) que me trouxe ao longo destas temporadas todas. Sintam Lost e vão perceber tudo da melhor forma! 'See you in another life...!' Talvez nessa vida, haverá uma nova série como Lost, que tanto nos deu que pensar e tanto nos ensinou. Porque nesta vida, vai ser muito difícil haver algo igual. Lost foi mais que uma série, é e continuará a ser eterna filosofia.

Anônimo disse...

Pode comprar as passagens porue eu vou lá xingar tb.

Anônimo disse...

Não entendi algumas coisas. Vou citar 3.
1- Se eles morreram em decorrência da queda do avião, na queda ou depois, isso deixa somente as pessoas do avião como personagens, né?
Então de onde veem os Outros (Ben, Juliete...)? E de onde vem Chales, Penny, Desmond, Charlote, Miles, Daniel...
2- Por que a Penny estava na igreja tb?
3- Qual a razão para Jacobe ter que escolher alguém?

Anônimo disse...

O ultimo comentario nao deve te pai nem mãe pra fala o q é certo e errado, porisso gosto de lost.

foi simplismentee bixissi fala q foi as lagrimas no ultimo episodio..meu pior episodioo q eu ja vi em lost..e nunca fikei tao decepcionado com lost...q final de bosta foi esse...

os grandes misterios q fez o sucesso da serie era na verdade..o jack o bonzinho de sempree no purgatorio falanu q é bom..q ele ia salva o locke

meu seriee depois desse finall nao devia nem se lembrado

Anônimo disse...

LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

isso resume o final de lost.

Anônimo disse...

Eles chegam lutam, destroem corrompem..sempre acaba da mesma forma... resumindo...Eles vao assisti, todos sao bobos, eles vao da ibope e no final vamus enganar todo mundo que acompanho 6 anos esse seriado que todos tinham duvidas...nao tem bosta nenhuma...nao tem nada ve..a ilha ninguem falo o q é pq tinha milagres, o pq o walt..o q a estatua teve a vee com tudo..o pé delaa...akele misterioo...a briga dos irmaos...resumindoo era soo pra puxa nossa atenção pra conta um lixo de historia.

lost foi decepcionantee mesmoooo pensei em um final q nao ia agradar..mas do jeito q foi um final de ENGANA TODO MUNDO.

simplismenteee uma bosta de final q me fez odiar lost.

Anônimo disse...

Do mesmo jeito que fizemos debates sobre lost ao longo dos 6 anos, vamu reuni uma galera pra i nos EUA e xinga os produtores de lost por terem enganado todo mundo ao longo de 6 anos e simplismente um final lixo como foi.

kem vai ?

vitor piovani disse...

o final é uma verdadeira enrolação.. podemos jogar fora praticamente todo o miolo da série, já que o final seria esse mesmo. jogamos fora tudo que é lógico e físico e filosófico e o que for para a explicação mais besta e fácil de se fazer para não gerar discussão: todos morreram.
ah, corta essa! 6 temporadas para isso??? fizesse tudo em uma então que dava na mesma.
série sobre a vida? uma ova, todo mundo assistiu porque estavam curiosos sobre os mistérios e que foi tudo enrolação para somar audiência e não responder nada satisfatoriamente. muito ruim o final, preferiria que o flashsideway fosse mesmo uma realidade paralela, mas realidade e não fantasia. tudo quebrou quando disseram 'estamos todos mortos'. tsc tsc, espero mesmo que tenham aluns finais alternativos, pq esse aí não colou.

Anônimo disse...

ola pessoal... boa noite.. ai ja deve ser de manha lol... Sou de portugal e nunca postei neste blog, desde ja dou os parabens ao responsavel por este blog e pelas pessoas que nele comentam que me ajudaram muitas vezes a perceber as coisas... Relativamente ao final de lost, so por ser final ja é triste e causa descontentamento:(...mas eu gostei... ja nao estava a espera de um final feliz mas so o facto de eles depois da morte ficarem juntos ja me deixa feliz e foi um final inteligente... Tudo o que se passou na ilha foi tudo real, os sideways confundiram muita gente... os sideways sao apenas a vida deles depois da morte e depois da ilha.....poruqe durante a ilha eles estavam vivos. ja tenho saudades:( mais uma optima serie que acabou... e digo-vos que so comecei a ver a serie desde o ano passado.... via os episodios seguidinhos:)..... i see u in another life brotha. namaste

Unknown disse...

desculpem nao assinei. sara
i see u in another life brotha. namaste

Gunner.Luiz disse...

Pra deixar bem claro:

1º - Muitos do que estão reclamando, queriam um final feliz, que todos saissem da ilha, que todos iriam ver pessoas que estavam vivas, mais não estão.

2º - Ok, todos estão vivos. Como seriam aceitos na vida real ?

3º - Eu acho que vcs não entenderam que o Christian falou. MUITOS morreram depois de vc. Ali só é um jeito de eles se encontrarem, não quer dizer que todos que estão na igreja morreram juntos.

4º - Esse final dividiu muita gente. Só acho que quem tem cabeça pra criticar o pensamento dos outros, pelo menos aparece com um nome e não como "Anônimo"

Unknown disse...

Realmente decepcionante sem respostas e um fim para que todos fiquem achando que entenderam alguma coisa. (nem eles entenderam) uma historia com um enredo que poderia ter sido a melhor coisa feita na TV nos ultimos tempos, que na verdade nada tinha uma resposta ou não tiveram capacidade para fazeer algum desfecho adequado.
Uma dica da proxima vez, escreve algo com começo meio e fim.
Dificilmente seguirei algo de novo desse trio patetico (JJ Abram, Carlton e Cuse).
BLehhhh

Anônimo disse...

A maior parte das pessoas que está aqui a criticar Lost, nem escrever sabe! A sério, encontrem paz!

Unknown disse...

Tem que ter humildade de dizer que foi enganado por 6 anos de sua vida.
TODOS !!
ainda bem que so gastei tempo...

Fábio disse...

boas!

em relação à ilha afundada no inicio da temporada, o que penso que aconteceu foi que sendo os flash-sideways uma espécie de pós morte/paraiso natural de cada um (como queiram entender),em que eles criam uma realidade como bem entenderem, nesse sentido a ilha aparece afundada porque era o desejo deles de deixarem a ilha afundar-se.Vejam quando o Jack vai voltar para a caverna para colocar a "tampa" que o Desmond tirou, e a Kate lhe diz para deixar como está e partir com eles. esse era o desejo da Kate e penso que tambem o do Jack, se bem que ele nao podia fazer isso, dado as suas novas funçoes como guardiao da ilha, e por isso é que vemos a ilha afundada no inicio da temporada.

Quanto à série em si...ainda tou a digerir o final e estou entre a desilusao e o maravilhado

Cumprimentos

Anônimo disse...

EVA LEMOS

Na minha opinião, só as pessoas que viram toda a série com atenção e emoção, podem sentir tudo o que eu senti. Se lá para o meio, a história parecia confusa, mais à frente foi tomado um novo rumo, que trouxe mais interesse à série: as questões temporais. Um (grande) pormenor em Lost é que todas as frases são pensadas, para nos deixar deslumbrados. E quem seguiu tudo à risca, identificou no último episódio imensas frases já conhecidas, mas noutro contexto. Contexto esse, que as tornou ainda mais belas, ao fazer-nos lembrar delas. Não se pode comentar Lost como se fosse uma historinha e ponto final. Esta série é muito mais que isso. Ao longo deste tempo todo, confrontou ciência com fé, religião, mitologia. Muitas coisas são fictícias, mas abordam temas actuais e que serão eternas questões de ética. E se quem seguiu Lost, não percebeu que é mais que uma simples série, que é filosofia, então perdeu o melhor de Lost. Acredito que quem critica, são aqueles que se perderam logo no início, pois não se dedicaram. É preciso muita compreensão por parte do espectador. Quantas vezes parava os episódios para tentar perceber o que se passava. Tantas tardes ou noites, tantos momentos que me proporcionou.. E quanto ao final foi muito tocante, mas claro que ficaram mistérios por resolver. Também eu gostaria de os ver desvendados. Mas uma série tão complexa como Lost, não podia ter simplesmente um final. E esse fim nunca agradaria a todos. Já era sabido que esta história era centrada na vida das personagens, a qual foi linda, e não interessa desvendar tudo. Muito foi sendo contado ao longo dos outros episódios da 6ª temporada, no entanto o facto de os 'flashsideways ' serem o paraíso de cada um deles foi deixado para o fim. E a ilha não era o purgatório, foi sim o rumo que a vida deles tomou. Depois disso, todos acabaram por morrer, uns antes e outros depois, mas todos se encontraram na igreja, depois de resolverem tudo o que tinha sido deixado para trás. Resumindo, gostei muito do final de Lost, embora gostasse de saber mais. 'The End' foi profundo e gostaria de destacar o facto de terem dado o devido valor ao John Locke, o que era mais que necessário. Apesar do que não foi revelado, o final foi fantástico. Sendo assim, não vou de todo criticar Lost no último episódio, depois de todas as alegrias (e lágrimas) que me trouxe ao longo destas temporadas todas. Sintam Lost e vão perceber tudo da melhor forma! 'See you in another life...!' Talvez nessa vida, haverá uma nova série como Lost, que tanto nos deu que pensar e tanto nos ensinou. Porque nesta vida, vai ser muito difícil haver algo igual. Lost foi mais que uma série, é e continuará a ser eterna filosofia.

Margarete Kakumu disse...

Defendo a série! Lost foi e sempre será uma experiência inigualável para os fãs da série, que seguiram essas personagens incríveis por 6 anos, e sofreram, riram, se emocionaram com eles! Muitos mistérios..lindas estórias e o principal: RELACIONAMENTOS HUMANOS! Isso foi LOST!! E foi LINDOOOOOOOOOO!!!

Anônimo disse...

Eu gostei, mas ainda estou tentando aceitar o fato de que acabou.

Senti falta de Walt nesse final. E não gostei de duas coisas: ver Sayid "partir" com a Shannon, deveria ser a Nadia. E o Alpert ter partido no avião, não havia nada para ele fora da ilha, devia ter tido um fim digno na ilha.

Mas gostei muito do final, apesar de que também esperava algo mais cientifico, mas gostei muito, foi emocionante e estou satisfeita!

Unknown disse...

Só pra ver como os produtores da serie se perderam totalmente, é so ver o nome da série (LOST) e analisar toda a série até o seu desfecho final.
nem o nome tem a ver.
Aí que saudade do final do primeira temporada, do começo da segunda ....
Estragaram um classico.

Anônimo disse...

Sinceramente eu queria que o MIB tivesse saido daquela ilha ,só pra vê o que ia acontecer.!

Anônimo disse...

Assisti o episódio com um pouco de atraso, e como sempre, vim ao blog depois, mas são muitos comentários para que eu consiga ler todos, dei uma lida em alguns ao acaso. Concordo com todos que elogiam a série, e se emocionaram e embarcaram com ela nesses 6 anos, eu ainda estou parada pensando em tudo, foi muita emoção mesmo...

andré sério disse...

eu vi, esse episódio e me ocorreu, à respeito dos livros dos mortos dos egpícios que ensinam, que devemos passar por vários obstáculos, para viver uma outra etapa da vida. Quem quiser saber mais, entre no site http://www.discoverybrasil.com/egito/morte_egipcia/livro_mortos/index.shtml , para vê se não tem sentido.

Anônimo disse...

teve um comentario anomino ali em cima q fala o seguinte.

Anônimo disse...
A maior parte das pessoas que está aqui a criticar Lost, nem escrever sabe! A sério, encontrem paz!

é verdade mesmo..alem de vc ser besta de criticar os outros, nem escrever sabe ta errado ta...nem sabe escrever...nao vo explica pra vc pq o sabe vem na frente pq se devee se um cabaçoo entao nem compensa.

lost..final tragico...bosta..lixoo

Anônimo disse...

tem um comentario acima interessante.


fabiocn2 disse...
Tem que ter humildade de dizer que foi enganado por 6 anos de sua vida.
TODOS !!

é verdade...temos q ter humildade pra fala isso, foi uma bosta de final, os produtores falaram q eles nao tinham morrido, ninguem falo o q é a ilha, pq tinha milagres nela, o q aconteceu com os outros, a estatua taweret, todos os misterios, os outros, fumaça, escotilha enfim tudo foi uma mentira pra depois fala q o jack tava kerenu se liberta...meu muito cara de pau o cara faze um seriado e faze um final desse.
Lost é simplismente um seriado de bosta depois desse final.
Akela pedra branca x a preta, bem x mal no final nao tem nada a vee...tem muita coisa na serie q depois do final se ve q nao teve nem pé nem cabeça, a dharma..todo pessoal q ja tava na ilha....meuu nem kero continua pensanu nisso, so falo q foi um lixo o final e kem fala q lost acabo bem é um bobao q precisa ser xamado de troxa..aposto q se tive outra serie igual ele vai assistir perder 6 anos da vida pra depois toma outro desse...resumindo kem fala q lost foi bom é um TROXA..
isso serve pra todo mundo q comenta q foi bom o final...todo mundo

Anônimo disse...

Para mim o pai do Jack era o Jacob, já que ele apareceu na ilha em várias idades, menos velho, e no final conduz todo mundo à luz.
Sérei brilhante! Me lembrou de Sandman!

Anônimo disse...

Bom, acabei de assisti o episodio final e vim aki pra fala q foi um lixo, simplismente um lixo esse final q estrago toda a serie..se eu gostei um dia de lost eu retiro tudo q eu falei aki.

VIm me despedir do site, agradeçe todos esses 6 anos q fomos enrolados pra no final te um episodio tao bobo q nem foi.
Nao vo comenta mais pq depois desse final eu nao kero nem ouvi fala de LOST, pq fui troxa 6 anos.

abraços a todos do site.parabens pelo trabalho

Anônimo disse...

Lost foi uma bosta...depois desse final foi um lixo eu ter assistido e vo kebra todos meus dvd q ttenho em casa e vo escreve fui troxa na testa pq lost simplismente engano todo mundo..
e kem fika..aa teoria boa..nao sei q la nao sei q la..é um FILHO DA PUTA..pq todo mundo foi seco axanu q a ilha era alguma coisa importante pra depois fala q todo mundo morreu no acidente..e akela coisa do locke..vc axa q seria coincidencia cair na ilha..muito sem arranhões..sobreviver etc..etc...a ilha é especial as pessoas tem medo de falar...

foi tudo pra te um final lixo q nem esse

LOST = BOSTA LIXO

Rog disse...

É...

Já estava na cara que não haveria tempo hábil, em "The End", para o esperado esclarecimento de um sem número de questões e/ou situações vividas pelas personagens... Seja na ilha ou fora dela...

A lista de perguntas é imensa e já foi elencada, durante todo o dia, em diversos endereços na rede... Inclusive por aqui, claro... Nem vale a pena repetir...

O que é difícil, na verdade, é conter um inevitável desapontamento, por assim dizer, diante de um final tão fácil, medroso, quase pueril... Especialmente quando pensamos que foi a "resposta" para uma série de desenvolvimento tão rico e instigante... Que gerou milhares de teorias e uma verdadeira legião de admiradores - os chamados losties - ao redor do planeta...

A impressão - ou seria melhor dizer constatação? - é de que os criadores da série se perderam... E que o nome da mesma não se refere aos personagens... Mas aos próprios idealizadores do projeto...

---

Mas, por outro lado, o que ficou da série é a riqueza, o carisma, e a complexidade de seus protagonistas...

O protagonismo alternado, aliás, em Lost, talvez seja a grande sacada, a grande força da série... A despeito de toda a trama que agora, finalizada, soa rocambolesca, hora pseudo científica, hora arremedo místico, o que fica, para mim, são as mesmo as personas que pontuaram a trama...

Jack, Kate, Locke, Hugo, Sawyer e companhia viveram experiências intensas, magníficas, únicas...

A partir dos flashbacks - quando começamos a realmente conhecê-los -, desde a temporada um, cada qual dava suas respostas de acordo com suas limitações... Que não eram poucas...

As personagens alternavam o protagonismo, por certo... Por outro lado, todas, em algum momento, erravam... E feio... Foram antagonistas da história, também, seja dos outros sobreviventes, seja de si mesmos...

Foram quase de carne e osso, ouso dizer... Inclusive - ou principalmente - quando mostravam-se incoerentes...

Daí, talvez, ao final, o unico - mas também imenso - mérito de Lost...

Heric disse...

Pessoal, vocês não podem deixar de ver esse vídeo:

Semelhanças entre o início e o fim de Lost:

http://www.youtube.com/watch?v=7675QcoZjx8



[:)]

Anônimo disse...

q grande M

FaTidiCamenTe disse...

O seriado foi excelente, mas o "The End" foi sim uma bosta.

Na verdade ele seria bom SE os roteiristas tivessem pensado nesse final nada original (como vocês sabem essa premissa é bem antiga, desde os anos 80) desde o início da série, coisa que eu duvido muito.

Aí foi o seguinte: Os roteiristas se perderam com tanto mistério, que ficou difícil explicar, números em todo lugar, mecânica quântica, viagens temporais, tudo isso seria difícil explicar em tão pouco tempo, os caras aproveitaram a deixa de muita gente que desde o inicio do seriado já havia levantado essa hipótese (que os roteiristas negaram na época, alegando que o seriado era de pura ciência) e usaram o tal final ridículo e nada original (repito).

Ninguém venha dizer que quem não gostou foi porque não entendeu que não é verdade, assim como quase 100% dos fãs esperavam realmente muito mais (e não estou falando em todas as respostas mastigadas não), nada tão fácil como misticismo.

Assim é fácil: Junte um monte de mistérios sem nenhuma ligação aparente e quando muita gente estiver fazendo conjecturas e você não tiver explicação (ninguém teria mesmo), você lança uma resposta Deus Ex Maquina, e quem não gostar é porque não entendeu.

Agora sejam sinceros e digam se esperavam mesmo o suposto final de Caverna do Dragão? Duvido.

Jorge Lucas estava certo

Unknown disse...

I´m gonna keeping up with the kardashians, ´cause this final just sucks!
Lost no começo e no final, semelhanças? Nenhuma, porque o começo foi bom! Bazzinga!
Mib, um coitado que só pastou é isso, como eu disse desde o começo!
A série não ficou maior que os autores, ficou maior que o saco de erva deles, então as idéias acabaram! Acho que o final da Lagoa Azul foi melhor, hein!

Juliana disse...

FATIDICAMENTE

Perfeita tua comparação com o Caverna do Dragão!!!

Rssssss

Anônimo disse...

Adorei o final. a cena de Jack fechando os olhos fechou o ciclo pra mim. Acho que ficaria mais frustrado se todas as respostas fossem dadas, pois uma vez que um problema está resolvido meio que o deixamos de lado e essas duvidas que ficaram vão atiçar minha imaginação por semanas, meses, anos até. Já até me imagino trabalhando e pensando nos nós soltos de Lost e me permitindo responde-los de meu modo. adoro isso, a duvida que fica. Se alguem já leu encontro com Rama sabe bem o que eu estou tentando dizer. Namastê pessoal (Juliano)

Anônimo disse...

final emocionante! muito por se discutir, perguntas talvez sem resposta sim, mas foi muito bom!

Anônimo disse...

O final foi uma bostaaa o cara aki de cima é um zé mané pra fala q foi muito bom...mas foi um lixooo

lixoooooooooooooooooooo

@leofjardim disse...

Parabéns pelo blog e pelos comentários. Vocês foram importantes para aliviar minha ansiedade após cada episódio e antes do próximo. See you in another life, brotha

Anônimo disse...

nahhhh... maneh prefere ficar no anonimato...

tem coisa q ficou no ar sim, claro, mas lixo? aff... isto nao.

mymy disse...

Tenho uma teoria:

Existe uma roteirista de lost que nao aparece nos créditos. Só ´pode ser a "Zibia Gasparetto"

Eu pergunto para os que estao satisfeitos: E os números? Até camiseta foi feita com os números, agora vem me dizer que a série é referente as pessoas!!!!

tá bom.... A serie é referente a dinheiro....

mymy disse...

Concordo plenamente com Fatidicamente...

é bem facil colocar a religiao no meio para explicar algo...

sabe quando eramos crianças e os pais nao queriam responder algumas perguntas.. entao eles dizem: é assim porque deus quis!!!

muito facil!!!

mymy disse...

Lost obteve uma legiao de fãs...
alguns mais cientificos, outros mais religiosos...

Entao todos os fãs deveriam sair satisfeitos e nao metade deles...

se nao sabiam responder entao pra que levantaram a bola!!!!

Anônimo disse...

Essa pergunta não sai da minha cabeça. Alguém teria uma boa teoria para ela:
Se eles morreram em decorrência da queda do avião, na queda ou depois, isso deixa somente as pessoas do avião como personagens, né?
Então de onde veem os Outros (Ben, Juliete...)? E de onde vem Chales, Penny, Desmond, Charlote, Miles, Daniel...

Anônimo disse...

Nem tudo precisa ser mostrado para que relmente tenha aocntecido na serie. Eu não vi uma vez sequer alguém cagando na ilha e isso não quer dizer que nada tenha acontecido, entenderam?

Anônimo disse...

Toda a serie desde o inicio foi moldada para se pensar em ciencia, todo mundo sabe disso.
Foi lindo? Foi sim, assim como o final da novela das 8.
Mas quem achou satisfatorio tenha bem em mente: Voce foi enganado por 6 anos. Brincaram com sua inteligencia. Deram a voce um atestado de burrice. E se agora voce insiste em achar que foi satisfatorio, é porque a ficha ainda não caiu, ou voce gosta do drama.

Any

Derdrake disse...

Como alguém já disse aqui, cadê a nota zero pra eu votar?

6 anos pra um final igual ao do ghost!

Lost sempre foi uma série de mistérios, fizeram todos os fãs de babacas.

Quero que a luz amarela vá para os quintos dos infernos.........

Estíverson disse...

nao acredito que fiquei sem saber o q o john viu no começo da temporada, q parecia ser o monstro mas nao mostrou a imagem..e depois ficou falando q olhou nos olhos da ilha e o q viu foi bonito e tal.
aconteceu tanta coisa durante as temporadas e focaram o the end na tal luz q ficou conhecida soh nos ultimos caps. foram criando outro lost.

Lionheart disse...

Pois é... para uma série que prometia de tudo (ciência, mistérios, charadas de todos os tipos), acabou ficando igual a estas novelinhas "espíritas" que a Globo tem o desprazer de brindar ao público, de vez em quando.
Em um a palavra: decepcionante!
Mas é como dizem: quanto maior a expectativa, maior a decepção.
Os produtores da série devem estar gargalhando uma hora destas, em alguma ilha paradisíaca do Pacífico...

t. disse...

os fãs da racionalidade tomaram um chute na bunda.

os caras conseguiram realmente salvar a série no último minuto e toda uma sexta temporada tosca.

o luciano, da comunidade da teorias, tinha razão quanto à sua teoria de descontrução da série.

salve, cortázar!

t. disse...

Bruno e Anônimo (da coca-cola),

a ilha é o "centro do mundo", ou o "umbigo do mundo", como queira, mito presente em inúmeras culturas antigas etc. o centro do mundo é a região onde o sagrado se concentra em sua totalidade e onde se pode atravessar por todas as regiões cósmicas, ou todos os mundos (ex: céu, inferno etc).

o centro do mundo abriga a fonte, ou a árvore, da vida eterna, imortalidade, conhecimento etc. em geral, essa fonte é guardada por uma serpente, um dragão, um monstro (o fumaça!) que tenta enganar o homem pra que ela mesma possa se tornar imortal etc (no gênesis, por ex, tem passagem que diz isso).

a dharma e as demais coisas científicas são a representação da racionalidade humana que se crê capaz de abranger e explicar tudo.

por isso, inicia-se o processo de desconstrução da série, com os "erros de produção" etc. pra mostrar que existe um outro tipo de organização do universo, da vida etc, que se pode apelidar de fantástico (numa mistura do fantástico europeu com o sulamericano, em termos literários) que a razão nunca dará conta, mas que tá aí presente na vida.

e, sim, tudo que vivemos, pensamos e acreditamos hoje pode ter começado com uma garrafa de coca-cola jogada fora. é só uma forma de entender, perceber e imaginar.

Anônimo disse...

LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXo LIXO
BOSTA BOSTA BOSTA BOSTA BOSTA BOSTA

final de serie de lixo foi na minha opinião


LOST SE RESUME A UMA SERIE DE BOSTA

Anônimo disse...

Primeiramente parabens pelo site, se dedicou a finco a tal trabalho, para satisfazer mto mais aos terceiros do que a si próprio.
Falando especificamente de Lost, sinceramente 6 temporadas pra q? Dharma? Que merda é essa? O que me pareceu como tudo na vida do mundo capitalista gira em torno de $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$. Deixaram lacunas para poderem fazer filme, mais 30 séries, como: a vida de Jack e Locke; o enigma da vida; assim vai.
Só achei uma puta babaquice a encheção de linguiça que fizeram, a última temporada contou tudo, ou seja os babacas (como eu) que assistiram às outras não interessava de nd.
Algumas questões a serem discutidas: e as milhares de pessoas que morreram no "paraiso" nos sideways estão onde? como um bebe (Aaron) ja nasce no purgatório? chutou em demasia a mãe? o Jack tendo um filho de uma mulher que representou 1% de sua vida e não de sua cara metade - basicamente são inumeras reclamações apesar de ter achadso um puta episódio, mas só isso - uma série "Perdida".

DBS disse...

Pós ler comentários em diversos blogs, acredito que cheguei a uma conclusão...

E ela bate com a religiosa sim.. mas não essa que todos usam, o purgatório, etc....

Vale lembrar que em apocalipse, teriamos a guerra entre o bem e o mal... vale lembrar que em apocalipse chegada a hora, as pessoas iriam de corpo e alma para o céu... que haveria arrebatamento.. etc... sei la

já q alguns interpretam como purgatório dentro da sua doutrina religiosa, eu interpreto dessa forma, dentro da minha. Acho que os produtores foram inteligentes o suficiente para dar esse tipo de entendimento para cada um, para cada religião, para cada doutrina.


gostei do final.. após tentar entender, após odiar.. após xingar... comecei a compreender, sim.. da minha forma da minha maneira.. do meu jeito e forma de pensar.

Anônimo disse...

ai ai ai
sobre os destroços que apareceram no final:
o jack morreu onde tudo começou perto da queda do aviao, vcs acham que alguem foi la de vassoura e pá recolher os destroços do aviao que caiu no episodio piloto?!?!??!
acho que lost pecou por mostrar misterios que podem nao ser resolvidos mas que darao uma sobre-vida nunca vista em uma serie...
LOST será eterno...

Anônimo disse...

O final de lost ja foi uma bosta, ai eu vo le o comentario o caraa ali de cima me vem fala em apocalipse, pra chuta o pau da barraca, nem vo comenta mais...


final nem precisa fala né, axo q todo mundo ja concordo q nao teve nada a ve e que fomos enganados durante todo esse tempo.

vitor piovani disse...

o final é uma verdadeira enrolação.. podemos jogar fora praticamente todo o miolo da série, já que o final seria esse mesmo. jogamos fora tudo que é lógico e físico e filosófico e o que for para a explicação mais besta e fácil de se fazer para não gerar discussão: todos morreram.
ah, corta essa! 6 temporadas para isso??? fizesse tudo em uma então que dava na mesma.
série sobre a vida? uma ova, todo mundo assistiu porque estavam curiosos sobre os mistérios e que foi tudo enrolação para somar audiência e não responder nada satisfatoriamente. muito ruim o final, preferiria que o flashsideway fosse mesmo uma realidade paralela, mas realidade e não fantasia. tudo quebrou quando disseram 'estamos todos mortos'. tsc tsc, espero mesmo que tenham aluns finais alternativos, pq esse aí não colou.

Anônimo disse...

Olhem, assisti só hoje (25/05) de madrugada ao episódio e, falando sobre ele em si, realmente é emocionante e tudo, mas realmente deixou muito a desejar no quesito respostas e, principalmente no caso de Lost, essa é uma falha grave. Sobretudo quando os produtores tiveram 3 anos para prepará-lo. A lista de ganchos soltos é enorme e não adianta dizer que foram jogados no início e depois resolveu-se não aproveitá-los adiante. Vejam só o caso do extermínio dos "romanos" pela Falsa Mãe de Jacob. Nada foi esclarecido a respeito e isso surgiu no penúltimo episódio! Não custava nada ter dado respostas, e mais ainda quando elas são dadas de maneira rápida e rasteira (opção de Lost). Poderiam ter enfatizado os personagens e mesmo assim haver respondido às tantas questões. Se queriam colocar "deixas" para continuações ou outros produtos da Disney poderiam fazer como George Lucas em Guerra nas Estrelas: explicou tudo mas delimitou zonas abertas para futuras explorações. Guerras Clônicas, por exemplo, sua relevância nem era tão grande e o fato de não serem mostradas na trilogia inicial não prejudicou a história. Contudo, ficou um claro que pôde ser aproveitado (com êxito) futuramente. De qualquer modo, não desmereço a série, mas ela era tão dependente das perguntas que não respondê-las foi fatal. Não consiguirei jamais recomendar a alguém que a assista, pois serão as perguntas que motivarão o expectador a prosseguir e saberei que ao final ele sairá frustrado (como eu e tantos outros). Não posso recomendar isso a alguém e duvido que alguém aqui o faça. De qualquer modo, agradeço a este blog e tantos outros que tantos serviços prestaram a todos. Pena que, premido pelo medo dos spoilers, só o tenha descoberto na última temporada. Ass. Rodrigo Ricardo

alexbrina disse...

Ridículo ridículo ridículo, não tenho palavras pra expressar quão abominável foi esse final, a melhor serie de todos os tempos e os caras conseguiram ferrar com tudo em menos 10 minutos.

Assim como muitos que acharam "legal" eu fiquei tentando achar legal nos primeiros 30 minutos após o fim, afinal foram 6 anos, e todos que ainda acham que foi legal é porque a FICHA DELES AINDA NÃO CAIU.

A minha ficha caiu.

FOI UMA MERDA GROTESCA E GIGANTE JAMAIS VISTA EM NENHUM LUGAR.

Me fez pensar que as novelas da Globo são mais coerentes.

SE EU TIVESSE ESCOLHA, ESCOLHERIA NUNCA TER VISTO O FINAL.

Anônimo disse...

jah comentei que havia gostado, mas agora revendo algumas coisas, dah pra se comentar que o episodio ateh foi bom, emocionante, um bom final sim, mas como final da 6a temporada, nao de serie...

na minha visao, toda 6a temporada seguiu uma linha mitológica, religiosa, deixando de lado qualquer aspecto cientifico, terminou nesta linha mesmo... e axo q eh o que frusta mts que seguiram acompanhando e esperando respostas para tudo q havia sido levantado nas temporadas anteriores q nda tinha a ver com religiao...

tudo acaba simples assim, todos morreram, muito solto no ar....

aih, se todos estavam mortos, soh se foi após o incidente... pois antes, losties sairam da ilha, viveram vidas fora da ilha por 2 a 3 anos, e aih nao tem como estarem "mortos"....

lost deixou de ser serie para virar polemica, com certeza...

Anônimo disse...

GENTE ESTOU ANONIMA POIS NÃO VOU PERDER TEMPO DE CADASTRAR SO PRA DIZER QUE AMO OS PERSONAGENS ACHO QUE FOI ISSO QUE ME FEZ ASSISTIR A SÉRIE, OS PRODUTORES ARRANCARAM LÁGRIMAS MINHAS NO THE END NÃO PELO FINAL QUE ELES MOSTRARAM MAIS SIM PELO REENCONTRO DE PESSOAS QUE A GENTE NÃO VIA JUNTA DESDE O INICO...ACHO QUE O FINAL PODE SER DESCRITO COM UM ? PQ NINGUEM CONSIGUI ENTENDER METADE DAS QUESTÕES DA SÉRIE , E PIOR TO CHEIA DE DÚVIDAS

Leco Leite disse...

Gente falando que quem curtiu é "burro" ou que os produtores brincaram com a inteligência dos fãs que gostaram é ser sim BURRO... Afinal, não foi quem curtiu que escreveu a série ou a finalizou. Então, dirijam seus sentimentos ofensivos aos produtores e não as pessoas que gostaram e não vão deixar de gostar só pq um BANDO de ANÔNIMOS fica falando que foi um lixo!

Não gosto de escrever esse tipo de comentário por aqui, até por respeito aqueles que escreve com EDUCAÇÃO e respeitam a opinião dos outros. Quer criticar, critique. Mas dirija sua ofensa a quem vc acha que é o responsável e não às pessoas que tem uma OPINIÃO DIFERENTE da sua!

Eu GOSTEI do episódio, GOSTEI da série, e tive ótimos 6 anos acompanhando uma estória que me mostrou muita coisa. Se para alguns não foi bacana, não posso fazer nada.

É isso! Minha visão sobre LOST está na tela da TV e em tudo aquilo que li e aprendi durante os 6 anos, não em um argumento "parece Caverna do Dragão".

Grande abraço pessoal!!

Anônimo disse...

Olá, informação quentissima da ABC e seus produtores a pouco na TV, teremos o tão especulado filme sobre Lost em 2013

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 277   Recentes› Mais recentes»
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats