quarta-feira, 26 de maio de 2010

"The End" - Quem segue, quem fica?

Estou de volta e quero, preciso, escrever um pouco mais sobre LOST e seu épico Finale. Sim, épico. LOST encerrou a jornada de seus personagens nos mostrando exatamente tudo aquilo que era relevante e fazia parte da história da Ilha. E digo a jornada de seus personagens porque seria impossível contar a estória se não tivesse ninguém na Ilha, certo!?

Nos últimos três dias li vários artigos, de vários sites, sobre o Final. Todos excelentes e com análises bem parecidas com a minha sobre o que vimos no dia 23 de Maio de 2010 e também sobre o que vivemos desde 22 de Setembro de 2004. Percebi que não estava sozinho na forma como percebi o Final. Assim como os nossos losties, alguns fãs se uniram para finalmente "seguir em frente", enquanto outros ainda precisam de um tempo para "encontrar suas próprias respostas" antes de continuar.

Mas preste atenção, a questão aqui não é ter "entendido" o Final, apenas uma observação minha sobre essa relação que percebi entre os eventos do Sideway com a divisão entre os fãs.

Essa divisão surgiu do tal "final aberto", da resposta para o Sideway e das pontas soltas que ficaram para trás. Primeiro que, honestamente, não achei assim tão aberto o Final, já que a grande maioria dos fãs (gostando ou não do Finale) entenderam da mesma forma. Segundo, é preciso encarar a resposta para o Sideway como uma resposta da temporada e não o encerramento da série. O Finale aconteceu na Ilha! E terceiro, é preciso pensar em quais questões deixadas para trás são relevantes e poderiam alterar o rumo da série até a sua conclusão.

A parte mais importante da vida de cada personagem foi a estória que nos foi mostrada. Nela vimos os losties envolvidos em algo muito além deles e que não tinham qualquer responsabilidade, mas era preciso sobreviver. Era necessário saber como eles conseguiriam passar por esse momento e seguir com suas vidas. Pelo caminho, vários morreram. Quem ficou, continuou buscando a fuga. Mas fugir não significava exatamente sair da Ilha. Precisavam encerrar o ciclo no qual foram envolvidos e para isso cada um teria sua função e, em conjunto, estariam livres.

Hurley, que sempre foi de certa forma uma "representação" dos fãs entre os losties, agora assumia a posição de "Novo Jacob", herdando de Jack que se sacrificou para ficar e deixar todos livre. Se Hurley representava os fãs, podemos considerar que todos nós, fãs de LOST, assumimos a posição de defender a Ilha pelo tempo que for possível.

Se o Sideway não teve a resposta que muitos esperavam, e aqui me coloco na lista, fez sentido com o que vimos na temporada e com aquilo que os losties buscavam: a Paz!

Paz que todos nós buscamos e também enfrentamos um caminho cheio de desafios, escolhas, vitórias e derrotas, para alcançar o objetivo. Para mim, a Paz não é como LOST nos mostrou, mas essa é minha visão.

Para mim, LOST é eterno e nos mostrou que, durante a vida, coincidências acontecem e que sempre acreditaremos ter certeza sobre uma resposta, mas as perguntas sempre existirão para nos ajudar a "seguir em frente"...

Textos que indico para vocês:
- Sobre LOST. (Marcelo Salgado)
- Os líderes (e seguidores) fracassados de LOST. (Alexandre Maron)
- LOST e as coisas que não existem. (Vanessa Medeiros)
- LOST: O Último Post (Pablo Villaça)


Grande abraço, stay LOST!

Leco Leite

Dia 30 de Maio, Domingo, o Dharma Day 3!
Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim - São Paulo SP

114 Comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda não consegui "seguir em frente". Por enquanto meu próximo passo é re-assistir a série inteira. De novo! rs

Anônimo disse...

Ah, e continuar acompanhando os posts daqui...

Ace disse...

Apesar das várias interrogações,achei o final espetacular. A única coisa que me incomoda é o destino de Michael. O cara errou, se arrependeu e de certa forma até se redimiu quando evitou que a explosão do cargueiro levasse mais pessoas junto. E momentos antes do pai do Waaaalt morrer, o pai do Jack apareceu para ele e disse que agora ELE PODIA IR. Aí o que acontece? Ele fica preso na ilha! Ele até poderia encontrar a paz posteriormente como o Ben talvez virá à fazer, mas acho que ficou meio evidente que o não teria a mesma sorte. Ainda mais depois da declaração que o mathew Fox postou no FaceBook!

RodriGunner disse...

Quem disse :"Help me" pra Locke na cabana ?

Douglas disse...

Muito legal a parte sobre o Hurley ser um de nós. Agora faz muito mais sentido, quando a Superinteressante, o Link, Galileu ou quem qr q seja diz q LOST foi revolucionário por ser tão interativo e agregador. O final foi bem nessa linha, deixando nós Hurleys na Ilha e ao mesmo tempo em paz. ."Not Leaving, no... Moving on" pqp Essa frase vai entrar pro acervo de classic lines de LOST

Leco Leite disse...

RodriGunner, era o MIB!

Unknown disse...

Ok, o final faz até sentido pra mim, mas será que sou só eu que queria algumas outras respostas?!

Eu ia reassistir a série, mas ao rever uma parte, lembrei que eu nunca vou saber nada de fundamental sobre os outros, e não há como ignorar isso qdo lembro do final da 1° temporada.

Sempre gostei das criticas do site, mas como dizer que ignorar "os outros" por exemplo, foi preciso, se foram exenplos como esse que moveram a serie, e a nossa sede por lost?

RodriGunner disse...

Valeu Leco, sou meio ruim de dedução ... rs ! Mas pow, muito bom o texto, vou tentar seguir em frente ... bem, tentar, porque vou rever todas as temporadas em DVD haha.

Silvia Paulino disse...

PARABÉNS LECO!!! TB LI MUITAS COISAS...PARA FALAR A VERDADE AS VAZES ATE PARAVA DE LER DE TANTAS BESTEIRAS Q ESCREVIAM..PESSOAS QUE NÃO SABIAM COISAS ELEMENTARES...DAVA PARA PERCEBER QUE NÃO VIRAM TODAS AS TEMPORADAS...MAS FAZER O QUE NÉ???
LI TODOS OS TEXTOS QUE VC RECOMENDOU E OUTROS MAIS...CONCORDO COM VC 200%!!!!
cONTINUE FAZENDO ESSE TRABALHO LEGAL...
VALEU
SILVIA

Helu disse...

Ontem eu revi o episódio no AXN com a minha família e no meio das indagações deles (imagina, pararam de ver certinho na 4a temp e insistiram em ver, err...) eu fui ficando mais e mais feliz c as minhas respostas hahahaha.

Nunca fez tanto sentido o episódio the Constant, Eloise e a habilidade do Desmond. Vários detalhes daquela caverna me fizeram criar novas hipóteses, ter mais certeza sobre outras, enfim, fiquei mais feliz e bateu uma melancolia fudida de que acabou mesmo... ;_;

Daniel B. disse...

Acho que as pessoas são livres para gostar ou não. Talvez cada um esperava uma coisa, e a principio havia não gostado, até começar a refletir e criar a minha própria teoria. Não vou dizer que estou certo, que vcs estão errados, ou que sei la quem está certo e errado. Até pq algumas coisas batem, outras não.

Por ex. Não acredito em purgatório e eu vi LOST em um determinado momento dentro de igreja, OFERECER AOS FÃS que, cada um com sua religião, interpretasse a "morte" da sua maneira. Isso eu achei magnifico.. pq eles souberam(na minha visão) colocar as coisas de uma forma que atingisse publicos distintos sem preconceito algum.. Sem querer entrar no merito religioso, mas fico meio evidente isso pra mim.


Acho q a galera ta tdo mto de "mimimi", cada um tem uma visão, tanto os que nao gostaram como os que gostaram... as vzes tendo a mesma visão mesmo divergindo de opiniões.

Perdão a palavra, sou mto fa desse blog, fã mesmo.. desde o ínicio.. mas acho q em determinados momentos vcs querem IMPOR AS PESSOAS A GOSTAREM.

Eu gostei em partes... eu gostaria de ter visto outras coisas além do que vi no final. Algo pra acrescentar .. nem poderia dizer completar.

Mas não dá pra dizer OS Q NAO GOSTARAM ESTÃO ERRADOS, ESTÃO PERDIDOS AINDA... a realidade nao é bem essa.. se nao vai virar uma alienação tola.

Concordo com a visão do blog, com alguns detalhes... com outros EU BATO O MARTELO E DEFENDO ATÉ O FIM... mas eu respeito principalmente aqueles q não gostaram... Pq tem o direito de nao gostar.

Tantos finais de filmes, séries, eu nao gostei... acontece. Outros tantos eu gostei e outros nao gostaram.

NORMAL...

PS: Graças a Deus eu segui em frente... pra mim lost acabou, ficou na história... uma das minhas séries favoritas.. agora que venham outras (espero vir, pq ta dificil).. ficará no passado, até pq pra mim oq é "memoravel" eu só consigo assitir uma vez.

abraços.

Marcelo Alvez disse...

FATO:

A então "realidade paralela" se mostrou por fim, totalmente dispensável para a série. É um final feliz que cabe a absolutamente qualquer drama!!

Detalhe: os "flashsideway" tomaram METADE do tempo da ULTIMA temporada (sem contar Ab Aeternum e Across the Sea, que poderiam ter sido contados perfeitamente em flashbacks).

Do tempo que restou, os fatos na ilha, vimos uma encheção de linguiça injustificável. Teve tantas reviravoltas incoerentes, inserção de cenários e personagens (como os do Templo) sem agregar absolutamente nada pra estória. Criavam um suspense cuja fórmula já não cabia àquela altura do campeonato.

Assim, uma série que sempre se baseou em MISTÉRIOS, isso, MISTÉRIOS, e não personagens como muitos fãs compraram passivamente dos roteiristas, deixa de lado tudo aquilo que atraiu e segurou a audiencia.
Não tentaram manter coerencia da estória(vejam a evolução do monstro onipresente com poderes mediunicos e telepaticos até chegar no FLocke q só sabe sobre oq ve e escuta), inseriam mistérios sem a menor previsão prévia de desfecho e tão pouco tentaram consertar toda a cagada que soltaram durante a série.

Lost, prometia tanto, mas teve temporadas sempre piores que as anteriores. A quinta temporada se mostrou DESCARTAVEL AO EXTREMO, sem contar que veio junto o descrédito com a viagem no tempo. E a sexta é só a lamentar.

Se o que importa é oq ocorria na ilha, acredito que os defensores xiitas se dariam satisfeitos se todos morressem na explosão da bomba (q aliás, q recurso canalha de dramaturgia) Novela das 8 consegue ser melhor do que o fiasco q Lost se tornou

Junior disse...

Leco, vc viajou demais nessa aí do Hurley ser como os fãs que terão que "tomar conta" da ilha. Menos. E será que vcs não vão se dar conta que TODOS morreram no acidente no primeiro capítulo de LOST?? Tudo o que vimos não foi nada mais do que a passagem, a aceitação,a busca pela luz, o despreendimento do mundo material (aceitar a "ilha",esquecer os erros do passado, nao querer "se salvar"), com uns mais evoluídos e preparados (heloise,walt) do que os outros, alguns guias(mr eko,cristian),outros perdidos(ben,jack,mib), caminhos diversos (fé,ciencia,negação,aceitação),revisão de suas vidas, perdão, amor e tudo o mais.e redenção antes de tudo. Todas as pessoas que vimos na ilha estavam mortas.A ilha não existe, o filho do jack nao existe assim como todas as realidades depois do acidente,as grávidas na ilha nao tem filhos porque estao mortas e as que já engravidaram fora da ilha têm o filho porque ele também está morto, a viagem no tempo é só pra mostrar que tudo o que eles estão "vivendo" é atemporal, não segue nossas regras mundanas, pode durar 1000 anos ou um segundo,mas a busca é sempre a mesma.todos tiveram que aceitar seus erros, imperfeições, desejos e, antes de tudo, serem plenos de paz a ponto de aceitar a morte e seguir em frente, let it go... a saída deles da ilha(ocean six) foi apenas mais uma das muitas negações da realidade, jacob e o mib, o dharma,os outros,a saída da ilha,avioes,submarinos,armas,barcos,jangadas,escotilhas,cavernas são caminhos,metáforas para levar cada um em busca da sua verdade e da sua paz.Enfrentar seus medos,suas mágoas,seus erros, afrontar a verdade na sua cara,se ver no espelho,ter seus nomes riscados numa parede, luz, e tudo isso que já falei.Lost foi isso. Foi uma séria sensacional sobre a morte.E como o cristian disse pro jack, foi a época mais importante da sua vida .Ou seja, a sua morte.O ápice da vida. O encontro da paz. Sensacional.

Unknown disse...

concordo plenamente com o Marcelo...
oq a serie mostrou foi que quase tudo que se passou antes da sexta temporada foi dispensavel..., os outros nao eram nada d+, jacob era um bunda cagada que estava ali pq alguem falou pra ele estar e nao sabia de nada, a estatua colossal estava ali de sacanagem,

E quem fala que a serie sempre foi baseada nos personagens isso é só uma tentativa de não se sentir enganado, sacaneado e feito de troxa pelos produtores... é igual um corno que sabe q a mulher dele chifra a todo tempo e msm assim continua com a mulher.... pqp,
O pessoal daquele templo que estavam protegendo o pessoal a mando do jacob.. tudo descartaval no fim da historia,

A verdade é que o que prendeu a todos nessa serie foram os misterios... aqui msm nesse blog, tem incontaveis posts sobre teorias, possibilidades, ciencia... que com certeza superam os posts falando sobre o relacionamento dos personagens e blablabla
afinal, a serie foi tida esse tempo todo como sci-fi ou algo do tipo, e não como um dramazinho barato, estilo telenovela da globo...

Sem contar que mesmo seguindo essa corrente que o fim levou, daria pra fazer um final muito melhor planejado e envolvente...
ta na cara que eles inventaram estórias mirabolantes, complexas e ao longo do tempo se perderam e não souberam juntar as coisas e no final das contas criar um final clichê, basico, simples, lixo, sem necessidade e nem vontade de explicar nada a ninguém, e foda-se, afinal de contas o "ibope", que a serie tinha de dar, ja deu, e ja ganharam mto dinheiro em cima dela......

Esses caras simplesmente cagaram na cabeça da galera.. pena q tem gente sadomasoquista que curte esse tipo de coisa ^^

Unknown disse...

desculpe o flood, mas, respondendo o cara de cima, o proprio matthew fox, comentando sobre o final disse que a ilha foi real, não era um purgatorio, não tem nada a ver com isso, e q aquela realidade paralela foi só fruto do consciente coletivo do pessoal que conviveu dentro da ilha de se encontrar no pós-vida pra dai então "continuar"...
Ou seja, se a ilha da serie fosse uma ilha normal, com perigos normais e etc, daria no mesmo, se inves de estarem na ilha estivessem dentro da novela da globo "A viagem", tbm daria no mesmo!!!
A ilha esse tempo todo com todos seus miisterios, eletromagnetismo, luz misteriosa, urso polar, e etc etc, foram na verdade um "foda-se", nao serviram de nada, só pra prender o publico assistindo isso e eles ganhando dinheiro com o marketing disso.... isso é fato, infelizmente

Anônimo disse...

ELES MORRERAM NA QUEDA DO AVIAO!!!
È ÓBVIO!!!
1) como um paralítico volta a andar?
2)Como mais de 40 pessoas sobrevivem a uma queda de uma aviao partido no meio?
3)como pode haver sussuros que são na verdade mortos conversando?
4)como pode haver uma caverna com uma luz ao lado de onde eles cairam que ninguem nunca viu?
5) como pode alguem virar uma fumaça preta?
6)como alguém pode se curar de um cancer só por estar uma ilha?
7)como pode uma pessoa nunca envelhecer?
8)como se faz pra tanta gente conversar com os mortos?
e váááááaárias outras coisas...e por favor não me venham falar que é por causa do eletromagnetismo.quem fala isso definitivamente não sabe o que é eletromagnetismo.E não é purgatório.É passagem.Redenção.ACEITEM ISSO. PAREM DE INVENTAR COISAS PRA JUSTIFICAR SUAS TEORIAS FURADAS DURANTE SEIS ANOS.

Ernani disse...

Texto ridículo. Pra combinar com Lost.

Anônimo disse...

"E digo a jornada de seus personagens porque seria impossível contar a estória se não tivesse ninguém na Ilha, certo!?"

Olha só o argumento pra justificar o que ele proprio detestou.

Final lindo, mas muito fraco. E não estou falando em dar todas as respostas não.

Rogério disse...

Querem explicações toscas para tudo? Então assistam as novelas da globo. LOST foi, é, e sempre será mistério.

Linus disse...

Tem pessoas ainda viajando na idéia deq eles morreram na queda do avião. Mesmo com o diálogo didático do Jack e Cristian no finl. Mas enfim...

Leco,

Me identifiquei mto com o fim. Como vc sabe, eu sempre fui um daqueles q esperava um mix entre filosofia, ciência, religião, etc para o final da série. Me parece q o aspecto científico foi deixado um pouco de lá, ficando na interpretação mesmo...

Mas mesmo assim, considero q consegui "seguir em frente", pq no final das contas, aceitei o final da estória e entendi q o mais importante de tudo sempre foram os personagens. Teve um comentário em um dos posts, q achei mto interessante...q esse final nos mostrou de certa forma, como são fúteis os debates sobre questões menores...qnd na verdade, oq importa é a vida e as pessoas.

Considero a história terminada e entendida.

Vaskio disse...

O que não me cabe na tola é a realidade alternativa, que se revelou um pós-morte.

Acho muito mais lógica na ideia de que seria mesmo uma realidade alternativa, provocada pela explosão da bomba, que fez com que o avião já não caísse e eles seguissem viagem. È essa a ideia que mostram ao longo da temporada, mas depois os produtores vieram dizer que deram a dica da ferida no pescoço do Jack, é ridículo.

Mostrar no fim que não foi nada disso e que aquilo é um lugar cheio de mortos, para mim, arruinou qualquer explicação lógica.

E se aquele era um lugar perfeito onde eles estavam a ter a vida que não tinham tido em vida (que non-sesne, eu sei), então porque é a KAte continuava a ser uma fugitiva?

Tudo no flashsideways mostrava claramente que aquilo era uma realidade pós "não-queda do Oceanic 815".

A única explicação para isto (para o que os autores fizeram), e na qual me revejo, foi dada pelo Jimmy Kimmel no programa após o episódio final.

Eles morrem todos na mesma, durante o voo, simplesmente o avião não caiu, e o Oceanic 815 aterra com toda a gente morta, é a partir daí que se dá a quebra de realidade e se entra no pós-morte. A cena do avião passar pela turbulência, e nada sucede, e a Rose diz ao JAck "you can let go now", é para mim, símbolo disso mesmo.

MAs não se percebe! O que é que eles queriam mostrar? Que a explosão da bomba mudava como as coisas aconteceram, mas não mudava o facto de que eles todos morreriam? E se foi assim, então é o mesmo que admitir que o avião, ao cair originalmente, matou toda a gente, pois é na mesma o que sucede "quando não cai".

E se toda a gente morreu, ninguém podia mudar o curso da história nas viagens no tempo, e é por isso que nada mudou, tivesse o avião caído ou não, eles morreram na mesma naquele momento. E repito, isto é o mesmo que dizer que eles morrem na queda, e que por isso, nada do que foi feito mudou o facto deles morrerem. Quando eles mudam o facto do aviãi cair, e ele já não cai, eles morrem na mesma, aterram mortos nos sideways.

È isto que eu captei ao final de uns dias de consternação total. Já nem sei se o que estou a dizer é algum disparate.

Alguém se importa de comentar esta minha leitura?


PS - E ainda mais sério, é apercebermo-nos que isto foi tudo sobre o Jack. Os outros tiveram a sua experiência também, mas a série é sobre o Jack. E isso é um bocado redutor.

Altair disse...

Leco, muito legal seu texto defendendo Lost. Se vc ficou satisfeito com esse final, tudo bem.

Mas desculpa, não dá pra engolir do jeito que acabou não. Se os mistérios não eram tão importantes, então que fossem sendo mostrados antes do Gran-finale. Agora, criar essas expectativa toda e simplesmente ignorar os mistérios e dizer que todo mundo morreu feliz, sorrindo e tal....

E esse negócio de que "precisamos achar nossas próprias respostas pra seguir em frente", pô ai tu pegou pesado né? É a mesma coisa eu falar pra um evangélico assim: "acorda... esse pastor tá te enganando".

Linus disse...

Concordo com o Daniel B.

Tb não entendi os flashsideways como um purgatório. Pra mim, era apenas um espaço/plano onde eles ainda estavam vagando...um estágio intermediário. E eles precisavam uns dos outros pra se lembrarem e pra conseguir seguir em frente.

E tb concordo q não foi focado em uma religião em especial. Ficou bem em aberto qnd o Christian falou sobre "seguir em frente"...mas não disse pra ONDE eles iriam. Reencarnação? Céu? Paraíso? Isso cada um pode interpretar como quiser.

Davi Forte Garms disse...

apos refletir durante esses dias, tenho algumas considerações a fazer. emocionante ou não (sim, foi mt emocionante), baseado nas pessoas ou não, aberto ou não, qnd vc se propõe a fazer uma história vc tem q amarrar os pontos. ou insinuar as amarras possíveis, deixar possibilidades bem construidas.

vemos tantas coisas largadas, desconectadas, q nem com mt boa vontade dá pra ligar. por simples descuido, pressa, coisas feitas pra atrair audiencia mas sem preocupação maior com a história, q não dá pra aceitar. falar q os mistérios não interessam é um desrespeito no sentido de q usaram isso para atrair o publico e para grande parte do publico isso q interessava.

tudo bem deixar em aberto algumas coisas, mas é preciso mt categoria para fazer isso de forma convincente, pra dar elementos bem feitos pro publico interagir. não adianta jogar coisas em si legais, mas não mostrar como conecta-las. então vc não pode simplesmente deixar isso de lado pela emoção dos encontros das pessoas, pela lição de vida. senão essa lição fica enfraquecida.

continuo achando q tem mts pontos positivos, foi legal sob mts aspectos, pelos personagens, pelos elementos interessantes, por grandes idéias q prendem a atenção, mas faltou gás para desenvolve-las melhor.

lost não foi nenhum revolução. isso não foi msm, está mt longe. poderia ser, se além de toda a parte humana, emoção, etc, essa parte sim mt bem feita, conseguissem ligar os fatos e mistérios com maestria. mesmo q mts ficassem em aberto, mas não pq foram jogados. mas não conseguiram.

Davi Forte Garms disse...

li no teorias lost uma coisa interessante: se o charlie conversava com o hurley na ilha já estando morto (sabendo disso), pq depois no pos-morto coletivo ele não se lembrava disso? é esse tipo de descuido (q existe as pencas) q enfraquecem a série. até acho q o fim da ilha foi bem digno. mas msm com toda a emoção faltou algo no sideway/pos-morte. alguma coisa q o conectasse de forma mais consistente a realidade da ilha. não uma realidade q eles criaram do nada pq tinham q se encontrar. se a ilha tivesse submergido de fato, já seria uma conexão. mas como eu disse, sem essas conexões fica dificil até pra especular.

Davi Forte Garms disse...

desculpe, li no forum do lost brasi, não no teorias lost! mals..

Anônimo disse...

Vocês são malucos e precisam de uma terapia urgente.

Procurem trabalho, uma ocupação.

A série foi muito boa, seu início, seu meio, seus questionamentos mais não houve um final.

É claro que estavam mortos.

Chega gente acabou. Com final bom ou ruim acabou.

Ficamos frustrados em busca de explicações? É claro que ficamos mais acabou.

Os diretores foram desonestos com a gente, mais chega, acabou.

Que nos sirva de lição, vamos seguir nossas vidas.

Ponto final!

Nhochiba da grow

Linus disse...

O mais duro é aguentar pessoas q NÃO ASSISTIRAM a série, dando de espertas: "ráh!! eu sabia desde o começo q eles tavam mortos".

Não entenderam a complexidade da coisa.

Linus disse...

Anônimo,

Adeus. Sucesso no seu trabalho e ocupação.

Eu sigo aqui pra debater e conversar, se quiserem.

abs

Davi Forte Garms disse...

Vaskio, suas considerações são interessantissimas. não sei se pude captar tudo, mas gostei. foi insinuado o tempo todo q a bomba tivesse uma relação com o sideway. é dificil ignorar isso.

como se eles, msm mortos no sideway, tivessem terminado a viagem, simultaneamente caidos na realidade da ilha, tb mortos e eles transitassem de uma consciencia à outra (o espaço-tempo é diferente). a bomba os transporta pra essa outra realidade do sideway, libertando eles da realidade da ilha e aterrissam (apesar da outra prosseguir, já que elas são realidade paralelas q a seu grau de consciência escolhe). faz sentido.

esquecendo essa historia de purgatorio com um castigo imposto de fora, e pensando em realidades de consciencia, a ilha pode ser sim um estado mental de tragédia com o qual eles se identificam num dado momento, uma continuação de suas vidas problemáticas. já qnd conseguem aterrissar, tb mortos, já é um estado de maior paz conquistado pela experiencia da ilha (msm com assuntos pendentes q serão resolvidos na sequencia, q coincide com o fim da historia na ilha). a bomba então marca uma passagem.

mas um problema q surge é eles (the oceanic six e outros) sairem e voltarem da ilha. creio isso tb poderia ser entendido como uma outra realidade, q não essa aqui. de qq forma ainda fica complicado explicar outras coisas, ainda a tal falta de cuidado em alguns momentos da série.

ainda assim gostei da teoria, melhora mt coisa, dá mais dignidade ao fim pelo menos. bem melhor do que um sideway q aparece do nada. msm q estejam mortos na ilha, o q eu não curtia inicialmente mas assim tem sentido, o q é importante.

Anônimo disse...

Final do lost foi igual igreja de crente....
vc chega pro pastor e pergunta "porque o ceu é azul?"
ai ele responde -"Porque deus quer que seja assim..."

facil responder as coisas desse jeito ^^
final idiota, sem profundidade, sem respeito aos fãs... e sem dar a menor importancia a complexidade da serie...

Linus disse...

Anônimo que disse "Final do lost foi igual igreja de crente....",

Uma curiosidade, vc é o mesmo anônimo q há 1 hora atrás nos xingou mandando procurar trabalho e ocupação?

Tens estado bastante presente por aqui.

abs

T.P. disse...

hahahaha

foi a pior teoria de resignação que eu já li nesses últimos dias!

todo mundo com uma teoria tentando explicar o que é simples: se tudo terminou de forma confusa, significa que o roteiro é confuso. o roteiro teve muitas mudanças desde o inicio, até greve rolou no meio da temporada, a coisa perdeu de mão e os misterios ficaram sem respostas possiveis.. eu hoje vejo que o outrora melhor roteiro do mundo é na verdade uma porcaria. roteiro confusos são sempre ruins.

e realmente, todos os fãs verdadeiros de lost são gordos, estranhos, malucos e ingenuos...

Greengirltalk disse...

O que o Davi considerou de descuido sobre os mortos que conversavam com o Hurley eu considero como mais uma coisa relacionada ao fato do "pós-vida" ser atemporal.

O diálogo da Juliet e Sawyer antes dela morrer e que se repetiu na outra vida demonstra bem isso, inclusive aquele "lenga lenga" do Jack morrendo na ilha (mas feliz e satisfeito) pareceu demais que ele estava efetivamente vendo e vivenciando aquele momento na igreja...

Nos epis do Desmond eu vejo isso como uma coisa clara.

Olha eu não tenho religião, mas acho que o pessoal tem vergonha de gostar de um epi que envolve algo espiritual :D. Só falarem "igreja de crente e final parecido com novela da globo" me lembra gente q adora ser do contra, sinto muito =/.

Aquele final foi muito "filosofia Namastê", gente, é um final muito mais ligado a teoria de entropia, de ciclo infinito, de energia que se renova do que "teorias cristãs".

E repito, é muito engraçado que quem quer respostas aos mistérios não se dá ao trabalho de fazer uma maratona e ligar as pontas, tô lendo cada coment desinformado aqui q tô de cara -_-.

Anônimo disse...

Galera, desde o fim da série tenho vindo aqui neste blog criticar a maneira com a série terminou.

Porém hoje estou trazendo este endereço, já informado aqui anteriormente, o qual foi escrito por alguém que trabalhou há três anos atrás nas filmagens de lost.

O que tem escrito neste site traz informações mais precisas sobre o final.

O site esta em inglês, porém quem preferir pode traduzi-lo através do google (ferramentas de idiomas).

Espero contribuir para o fim de toda essa discussão.

http://lostmediamentions.blogspot.com/2010/05/someone-from-bad-robots-take-on-finale.html

Greengirltalk disse...

** isso não significa q não respeito quem não gostou, respeito pacas especialmente pq achei essa 6a temp mal desenvolvida e dirigida e entendo mesmooo as críticas a várias coisas.

Agora me irrita profundamente ler povo xingando quem tá querendo discutir e chegar a alguma conclusão. Pior ainda menosprezando uma religião para argumentar q não gostou do final - e ainda se coloca como anônimo, te contar... ò.ó

Anônimo disse...

Linus,

mandar procurar trabalhoe e ocupação não é xingar.

Não é meu o comentário sobre os crentes.

Diogo Moura disse...

Melhor final de sempre, que não gostou é porque não percebeu e para perceber é o que foi dito, o final é o que houve na ilha, o resto é intemporal, é para sabermos que tudo acabou em paz, todos juntos de novo. Morrer, morremos todos, quem vimos morrer no series finale foi apenas o Jack, todos os outros ja tinham ou foram morrendo. Isto é a chave do final de Lost

Nanamelon disse...

Eu morro de rir de gente que vem a um blog SOBRE LOST, feito por FÃS DE LOST para FÃS DE LOST querendo nos atacar por defender e dizer que gostamos da série. É algo como um palmeirense entrar em um blog da Gaviões da Fiel querendo provar pros corinthianos que o time deles é uma porcaria. Não vai rolar. Isso não é procurar debate, é procurar confusão.

Eu passo meu tempo aqui e em outros fóruns falando de algo que eu adoro, que me dá prazer. Tem sido meu grande passatempo nos últimos anos. Isso é saudável. Se eu não gostasse da série JAMAIS perderia 5 minutos do meu dia com ela - nem pra assistir, muito menos pra visitar sites especializados.

Agora, ir bater boca com gente que, sabidamente, tem opinião divergente da sua, falando grosserias, xingando, atacando, isso não é saudável. Não é sequer normal.

Todos têm direito de ter a opinião que quiserem. Esse espaço sempre foi democrático e aberto à divergência. Agora, grosseria e falta de educação passam LONGE do debate.

Minha sugestão? Vão procurar algo que lhes dê prazer na vida, sem que isso ofenda os outros. Se o que te dá prazer é arrumar confusão, aqui NÃO É O SEU LUGAR.

Aviso dado, espero que o nível dos comentários suba daqui pra frente.

Vaskio disse...

Davi, obrigado pelas suas palavras.

O que você diz completa a minha teoria. O nosso único problema´são as incongruências que a série podtulou, sobretudo no seu final.

Eu stou apenas a tentar compreender o porquê, e uma coisa que me deixa um pouco chateado é ver o pessoal criticar os autores, se msaber qual era a ideia deles.

No dia em que eles diseerem qul foi, ou se não foi nenhuma, aí eu critico. té lá, só tenho que ptentar perceber, e creio q ea minha teoria, com todas as pontas solts esárá próxima.

Eu acho mesmo que a bomba resultou, o avião já não caiu, mas eles não podia evitar o facto de que tinha mmorrido, precisamente porque quando o tentara evitar, estavam todos mortos. È a mesma razão pela qual na ilha ninguém engravidava, ninguém morria de doença, etc.

È claro que em todo o lado há incongruências, toda a gente se lembra que o Ben a dada altura teve de ser operado na coluna, isto contraria o que acabo de dizer.

MAs o que para mim funciona, é a lógica de que, mesmo tendo evitado o acidente no voo, eles não evitaram a sua morte no voo, e por isso tudo foi assim.

. disse...

Pessoal, segue uma pesquisa de opinião sobre o final de Lost

http://www.surveymonkey.com/s/R5MW6YK

Neste link também estará disponível os resultados quando a pesquisa for encerrado.

Dêem sua opinião

Leco Leite disse...

Comentários que ninguém precisa ler foram apagados. E apagarei qq um com ofensas e palavrões...

No mais, Ernani, obrigado por ler o texto!

E, se prestarem atenção, em nenhum momento do texto eu IMPONHO que gostem do Final, apenas deixo minha visão sobre o pq achei ÉPICO!!

Quando disse "alguns fãs se uniram para finalmente "seguir em frente", enquanto outros ainda precisam de um tempo para "encontrar suas próprias respostas" antes de continuar, não quis ofender ninguém como expliquei no parágrafo seguinte.

Mas, se não consegue interpretar esse trecho do texto, não me surpreende que ainda não tenham encontrado as respostas sutis que LOST sempre nos mostrou!

E repito: ninguém ainda me mostrou uma pergunta RELEVANTE que ficou sem resposta!!

Abraços!

davy disse...

Para mim, a série foi sensacional por ter trazido duas questões aparentemente antagônicas: de um lado CIÊNCIA/RAZÃO/LÓGICA e do outro RELIGIÃO/FÉ/INTUIÇÃO.
E por isso mesmo serei simplista, como se propôs mesmo os autores na resolução de algumas questões levantadas: Acho que o final agradou ao público tendente e afinado com as questões mais subjetivas, humanas, poéticas e religiosas. No entanto, esqueceram os autores de agradar, igualmente, ao público tendente e afinado com questões mais científicas, racionais e objetivas.
Em verdade, como em mim residem os "dois públicos", me senti apenas parcialmente satisfeito com o final da série, pois a poesia, ‘certa’ religiosidade e humanismo do final afagaram, sem dúvida, meus apegos sentimentais aos personagens e às suas histórias. Porém por outro lado fiquei orfão, como garanto boa parte do público também ficou (faltando coragem de assumirem isto para si e para os outros), de uma explicação mais racional, científica e objetiva.
Para mim o final foi propositalmente vago, por dois motivos: Primeiro porque filosoficamente todo conceito vago deixa espaço para infinitas interpretações, bastando vermos as várias opiniões deste e de vários Blogs especializados; segundo porque, a par de toda carga filosófica de LOST, existe, por óbvio, interesses bem mais palpáveis, que são os comerciais. Não sejamos ingênuos em achar que nos próximos anos (ou até mesmo no próximo ano) não vejamos o outro lado (o racional) da série nas telonas.
Bem, talvez este seja o desejo do meu lado ‘científico’, mas na verdade seria bastante interessante amarrar mais arestas deixadas na série, pois seus autores devem e tem obrigação sim de ‘arrumar’ conceitos científicos para o que eles mesmos inventaram. Isto sim, em ‘parte’ do meu entender, seria perfeito. O casamento entre CIÊNCIA e RELIGIÃO.
É lógico que não queremos um Telecurso 2000 (como já li por esses comentários), mas queremos explicações lógicas dentro do que a série se propôs TAMBÉM, obviamente sabendo que se trata de ficção, e como toda ficção, não tem obrigação de retratar a ciência (ou sistemas científicos) como ela é na realidade.
Abraço a todos e, contrariando o Leco Leite, não permanecerei perdido, mas alimentarei a tão propalada esperança da série e aguardarei as ‘cenas científicas’ do próximo capítulo!

Davi Forte Garms disse...

Juliana, tem mt gente aqui debatendo em alto nível, o q não quer dizer necessariamente ficar babando o ovo e pagando pau pura e simplementes. ao inves de criticar quem apela e não merece nem atenção, q tal debater decentemente com quem tá a fim?

Vaskio, concordo que mt ainda precisa ser dito e esclarecido. É preciso ver as idéias dos autores para falar a respeito. Também fiquei perdido procurando um sentido mais profundo e graças as tais incongruências tudo fica mais difícil e obscuro.

Mas independentemente das dificuldades em conciliar tudo, creio q um desfecho digno é o mais importante. E essa teoria que vc expõe me parece melhor que uma realidade pos-morte q surge do nada mt tempo depois. E msm q não tenha sido o que os autores pensaram, só o fato de deixarem aberto a tais possibilidades me deixa bem mais satisfeito.

Completando o que eu disse, msm sendo realidades pos-morte, nem a ilha seria um simples produto da mente deles, nem o sideway. a ilha é um espaço real (msm q em outra dimensão) com propriedades únicas, onde se dá a continuação da vida de sofrimento q eles tinham. um lugar especial que dá oportunidade a eles de crescerem. nem o sideway seria um simples produto da mente deles, mas sim uma continuação alternativa da vida pos-morte deles, com memórias modificadas pela incrível e transformadora experiência da ilha desencadeadas pela explosão da bomba. nesse ponto o desfecho da ilha e do sideway são a resolução paralela de duas realidades que se completam. como vc disse, não é possivel mudar o que já aconteceu, mas o futuro sempre surge como realidade alternativas, baseados na percepção que temos daquilo que vivemos e é assim que interpreto esse final.

Enfim, obrigado Vaskio, é este tipo de troca de idéias que estou procurando. Não um briga banal entre ardorosos defensores e ferrenhos opositores. Isso é coisa de criança que leva à lugar nenhum.

Linus disse...

Anônimo

Ok. Perdão.

E "Vocês são malucos e precisam de uma terapia urgente." tb não seria xingar, vero?

Anônimo disse...

Acho que o mundo paralelo era um purgatório, e que eles viveram na ilha foi real. Alguns especuladores diziam no início que todos estavam mortos e que ali era o “inferno”, com isto não concordo. Bom a história do Jack termina ali, os outros tiveram uma seqüência de vida ainda, pois como o pai do Jack diz na igreja, eles estão mortos “pois todos morremos um dia, garoto”, “uns morrem antes de você” ( ex: Juliet, Lock, Charlie, Sun, Jin... ) “e outros depois” (ex: Hurley, Ben e os que saíram da ilha com o avião). Agora vai da interpretação de cada um. Se alguém tem mais algum esclarecimento, por favor, postem.

Linus disse...

Eu ainda estou impressionado como o final pode ter gerado tanta confusão na cabeça de alguns.

Não sei, sinceramente, qual a parte q ficou "confusa". Acho q o pessoal está complicando.

--

E vejo mta gente confundindo as coisas.

Pessoal, o fim da história se deu NA ILHA. Jack se sacrificando pra proteger ela, Hurley tornando-se o novo Jacob, Ben apoiando ele, alguns conseguindo sair da ilha, etc, etc...Esse é o final, o desfecho da história.

Os flashsideways, onde eles estavam mortos, foi apenas um recurso complementar pra contar a história...assim como foram os flashbacks no começo da série. O flashsideway é uma história q rolou em paralelo...a resposta q é mostrada no seu final "eles estavam mortos" era apenas uma resposta ao próprio flashsideway, nada mais doq isso.

Altair disse...

Bom galera

Gostando ou não do que aconteceu, é isso que tá ai e pronto.

Acho que devemos partir pra outro nível de discussão.

E pra começar uma pergunta: "será que existe a possibilidade de uma continuação da série? ou quem sabe uma trilogia? ou um filme produzido para o cinema?

Davi Forte Garms disse...

Davyjno, não duvido msm que eles venham com um filme que explore questões não resolvidas, mas acho q deixar aberto alguns questões não tem tanto a haver com falta de explicações cientificas.

Deixar aberto tem mais haver com um convite a imaginação dos fãs q respeita a lógica dos mistérios desenvolvidas pela série. minha única crítica é que considerdo necessário que existam certos elementos fundamentais para guiar os fãs nessa tarefa. não pode deixar aberto demais nem resolver tudo banalmente.

O que eu, como vc homem de fé e homem de razão, particularmente estou em busca, é desse ponto de equilibrio. E gostaria que dentro da própria série isso pudesse ser encontrado, afinal eles msm a desenvolvem em cima dessa balança. E o q a razão me diz é que msm a fé não pode ser algo jogado, é preciso que qq teoria, seja pseudo-científica ou mística, tenha um fundamento bem feito. Até pq não estamos falando de uma ciência pura comprovada experimentalmente.

Finalmente creio q a teoria que o Vaskio coloca e q eu ajudo a desenvolver permite isso, o encontro desse ponto de equilibrio necessário a um bom desfecho para uma grande série.

Nanamelon disse...

Davi,

Meu recado, OBVIAMENTE, se dirigiu às pessoas que faltaram com o respeito às outras. Se você não está nesse grupo, não sei porque se incomodou. Participo deste blog há anos antes de fazer parte dele, e sempre debati numa boa com todo mundo. Só não poderia ver a bagunça que isso estava virando sem dizer nada.

Mas repito, acho que quem tinha que receber o recado recebeu. Debate com argumentos é, sempre foi, e sempre será bem vindo. É por isso que este é o "Teorias Lost", um espaço pras pessoas trocarem IDEIAS. Ofensas, nunca.

Davi Forte Garms disse...

Opa Juliana, não me ofendi não. Apenas considero perda de tempo dar atenção aqueles que apelam simplesmente. pra mim é como se não existissem. Mas valeu pelo toque e obrigado pelo espaço!

igor disse...

Para mim não tem palavra melhor do que RIDICULO para falar sobre este final de lost.
Sinceramente, o que houve foi que a serie se estendeu de mais os roteiristas criaram muitos misterios que não serviram de NADA para chegar num final que ELES acharam mais FACIL.
PORQUE a 6ª temporada a ilha começa em baixo d'agua?
PORQUE as gravidas morrem?
PORQUE jack caiu no mesmo lugar q o irmão de Jacob e não virou fumaça?
COMO jack saiu de dentro da caverna?
PORQUE a "rolha" cria uma "luz" que é o "coração" da ilha?
PORQUE nos creditos aparecem os destroços do avião sem ninguem?
PORQUE durante toda a serie eles fizeram relacionamentos com mitologia egipicia e fizeram o desfecho com religião?
PORUQE durante toda a serie puseram livros que não adiantaram de nada para nós percebermos o final?(vai ver eles so tinham o livro da alice ai colocava toda hora rsrs)
PORQUE o relogio sempre com os mesmo horario, dentre outras coisas que vimos aqui no teoriaslost não fizeram sentido algum?
CADE o walt?
PRA QUE precisavam do desmond ja q o jack tambem entrou na agua e sobreviveu(já que ele so moreu por causa da facada)?
COMO o pai de jack aparece no cargueiro para o Michael? Com certeza não era o fumaça pois o fumaça não podia atravessar o mar.
COMO sayid reviveu e ficou possuido?
PRA QUE tanto misterio em aaron se ele não era ninguem?
COMO um copo d'agua fez jack hurley e jacob virarem "deuses"?

MAIS ALGUMAS PERGUNTAS QUE N LEMBRO AGORA SE ALGUEM LEMBRAR POE AE. ISTO É MINHA REVOLTA COM ESTA SERIE ONDE OS ROTEIRISTAS PARARAM DE FUMAR MACONHA E NÃO CONSEGUIRAM FAZER UM FINAL DESCENTE.

Mens de Sá disse...

Leco,

"E repito: ninguém ainda me mostrou uma pergunta RELEVANTE que ficou sem resposta!!"

Então por favor, me diga a resposta a estas perguntas que considero relevante:

- o que é a ilha afinal? Só um lugar estranho onde coisas estranhas acontecem?
- como ligar o eletromagnetismo na série? (cientificamente, só trouxe mais descrédito, atribuem até mesmo a isso a criação do monstro...)
- oq tornou alguem em monstro de fumaça? (a luz não teve o mesmo efeito em Jack, pq?)
- a recorrencia dos numeros na série. (coincidencia estatistica?)
- Christian no cargueiro, Tom e Charlie fora da ilha.
- Oq tornava pessoas dos "outros" especiais, sendo q alguns foram raptados para se juntar ao grupo após a queda do avião.
- pq era tão importante MIB não sair da ilha?

Sem contar outros menores:
- Roda ligada a agua e luz faz com q a ilha mude de lugar e tempo. Isso é explicação suficiente pra vc?
- Libia. País onde Ben e Locke sairam, pq? e onde uma arqueóloga encontra vestigios Dharma.
- Mitologia egipicia afinal ficou sendo o vestigio de antigos ocupantes da ilha sem qualquer impacto pra estória, é isso?

Vaskio disse...

Davi, penso que é issmo mesmo.

PEnso que, quando se deu o acidente, uma nova realidade pôde ser criada. A realidade em que o avião continua, incólume, e a realidade original em que caiu. A primeira passou a ser mostrada a partir do momento em que a bomba explodiu, porque só a partir daí passou a haver as condições para que de facto existisse (a bomba acaba com o electromagentismo da ilha, provavelmente destrói a luz e ela se afunda, etc), e a segunda porque obivamente o aviãao cai e dá azo aao que todos vimos.

Julgo que eta teoria é muito antiga a ideia de que, cada vez que tmoamos uma decisão, um universo completamente novo está a ser cirado numa qualquer realidade alternativa, e enesse universo tomaos outra decisão, e noutro tomaos outra. Se tivermos mil opções, mil universos foram criados.

Agora reparemos, cada passageiro teve o seu universo, isso ficou óbvio. O da ilha foi-lhes comum, o alternativo não, porque eles saíram do avião como era suposto, não se conhecendo.

Também fica claro que o pai do Jack, embora diga que eles estão todos mortos, também diz que todos saão reais, inclusive ele. Ele diz isso falando daquele lugar, falando DALI. O Jack abraça-o e pergunta se ele é real, e ele diz que sim, claro que sim. Isso deixa, quanto a mim, a ideia clara de que tanto nos flashsideways quanto na ilha, era tudo real, simplesmente planos diferentes, que se formaram quando um evento aconteceu, e depois, com a explosão da ilha foi anulado e com isso, o "roteiro" original voltou.

Um não apagou o outro, só que no final, em que todos deve avançar, é p+reciso ter consciência de que viveram ambos.

Já todos nós tivemos a sensação de dejá-vú, sabem o que é, certo?

E se isso for uma imagem de um outro "eu" nosso vivendo noutra realidade?

Quando a Juliet está amorrer na ilha, ela tem um dejá-vú, e por momentos ambos os "eus" se lembram, dizem as mesmas palavras. Reparem que, no momento em que a Juliet se vê na outra realidade, também é o momento em que na outra realidade ela se apercebe da ilha, do Sawyer, etc.

É uma ideia tão maluca como qualquer outra, mas do mesmo modo que não posso provar, não posso negar que possa existir. Simplesmente não sabemos.

De qualquer forma, é a única maneira de eu conseguir enquadra as palavras finais do Christian em tudo aquilo que estive a dizer até agora.

Nanamelon disse...

Sabe, se houve um "erro", por assim dizer, da parte dos produtores, foi deixar a audiência "mal acostumada" a procurar pelo em ovo. Eles sempre brincaram com referências, pistas, etc - os famosos "Easter eggs". Com isso, a curiosidade do público cresceu cada vez mais. Aí muita gente se sentiu no direito de EXIGIR respostas.

Eu, particularmente, acho que o grande barato estão justamente em procurar esses detalhes, em fazer as perguntas. Inocência seria achar que todas teriam resposta - até porque, amigos, muitos mistérios foram criados pelas nossas cabeças, nunca foram pensados pelos autores como algo relevante.

A graça de Lost está em nos fazer pensar, debater, interpretar. Essa é a diversão. Ainda que fosse possível responder TUDO o que TODOS os fãs esperavam ouvir, isso mataria a essência da série.

Essa é a minha opinião.

Carlos Cibiac disse...

Sofisma, não. Foi decepcionante, sim. O grande barato do Lost foi a maravilhosa e ímpar mistura de ficção e drama. O que nos arrebatou foi essa alquimia da ciência com a alma humana. O último episódio foi emocionante e profundo pelo lado drama, à altura de toda a série, porém absurdamente desrespeitoso com o público pelo lado ficção. Fomos ludibriados, nos fizeram de trouxas com todos aqueles mistérios (projeto dharma, eletromagnetismo, viagem no tempo, e vai por aí...) não explicados.

Anônimo disse...

desculpe amigo ...gostei da serie e sempre serei fã de lost..mas porque me envolvi com todos os personagens só isso...não adianta ficar filosifando com textos bonitos.. a brande verdade é que lost foi tão grandioso que merecia um final interessante e não só emocionante...seria muito interessante as respostas para muitas perguntas que não foram respondidas

KA disse...

Eu me emocionei com o fim. E já estou revendo a série, o que significa o tamanho carinho que tenho por Lost.
Mas isto não interfere no fato de me sentir em parte traída e com direito de reclamar da falta de respostas para questões fundamentais. Oras. O marketing da série foi calcado nos mistérios, isto é indiscutível. Os mistérios foram instigados com produtos e estratégias focadas nisto. Entretenimento também é produto. E quem consome o produto é de, certa forma, cliente. Por isto tem o direito de reclamar.
Não acho que querer saber da origem da Ilha seja procurar pelo em ovo. Não acho que querer entender por que as mulheres não podiam ter filhos gerados na ilha seja procurar pelo em ovo.
Aconteceram falhas de roteiro sérias. Coisas que gerariam demissão do responsável em uma empresa.
Indagações fazem parte da vida. E muitos não se preocupam com elas, enquanto outros se preocupam. Ou alguns se preocupam mais com umas do que com outras. Esta diferença não denigre nenhuma das partes, são apenas formas diferentes de encarar a vida.
Pra mim Lost foi um exercício de tolerância com o diferente. E acho que amar ou odiar o fim não faz ninguém ser melhor do que ninguém. Tem muita gente levando a coisa como uma guerra. Parece até rivalidade de time ou discussão sobre religião ou política. Não leva a lugar nenhum.
Não acho nem necessário nem saudável defender tão ardentemente a série a ponto de criticar quem não gostou. Como também é totalmente desnecessário e arbitrário ofender quem curtiu muito.
Todos têm o direito de se deleitar ou de detestar o fim...
Este clima agressivo, sinceramente, não ta legal.

Anônimo disse...

Galera notícia fresquinha do site www.omelete.com. Creio que em breve nossas dúvidas serão respondidas.
Entrem no site, tem uma entrevista com Michael Emerson.
DVD de Lost terá epílogo com mais de dez minutos
Ben Linus fala das cenas que estarão entre os bônus da caixa completa
Marcelo Hessel
27 de Maio de 2010
24 comentários
Compartilhar
________________________________________
Se você não entendeu ou desgostou do final de Lost (que comentamos nesta crônica), vem aí uma segunda chance. A série completa em DVD sairá com um epílogo de 12 a 14 minutos.
O ator Michael Emerson, Ben Linus em pessoa, revelou ao G4: "Entre os bônus do DVD há o que poderíamos chamar de epílogo. Uma cena perdida. É uma coisa isolada, embora seja um período rico dentro da mitologia como um todo e que nunca foi explorado".
Marque o texto a seguir para saber exatamente a que período Emerson se refere: "São de 12 a 14 minutos que abrem uma janela para esse período inédito entre o momento em que Hurley se torna o protetor da ilha e o final da série". Lembre-se que Ben se torna o número 2 na preservação da ilha, ao lado de Hurley, e que ao entrar na igreja os dois trocam palavras sobre o período.
Assista ao vídeo com Emerson:

Anônimo disse...

Galera notícia fresquinha do site www.omelete.com. Creio que em breve nossas dúvidas serão respondidas.
Entrem no site, tem uma entrevista com Michael Emerson.
DVD de Lost terá epílogo com mais de dez minutos
Ben Linus fala das cenas que estarão entre os bônus da caixa completa
Marcelo Hessel
27 de Maio de 2010
24 comentários
Compartilhar
________________________________________
Se você não entendeu ou desgostou do final de Lost (que comentamos nesta crônica), vem aí uma segunda chance. A série completa em DVD sairá com um epílogo de 12 a 14 minutos.
O ator Michael Emerson, Ben Linus em pessoa, revelou ao G4: "Entre os bônus do DVD há o que poderíamos chamar de epílogo. Uma cena perdida. É uma coisa isolada, embora seja um período rico dentro da mitologia como um todo e que nunca foi explorado".
Marque o texto a seguir para saber exatamente a que período Emerson se refere: "São de 12 a 14 minutos que abrem uma janela para esse período inédito entre o momento em que Hurley se torna o protetor da ilha e o final da série". Lembre-se que Ben se torna o número 2 na preservação da ilha, ao lado de Hurley, e que ao entrar na igreja os dois trocam palavras sobre o período.
Assista ao vídeo com Emerson:

t. disse...

engraçado, um monte de gente apedrejou quem estava aqui criticando a série e depois voltam para dizer que se sentiram enganados com o final.

quer dizer que a sexta temporada foi ótima mas o final invalidou tudo?

por favor. parece que muitos aqui não perceberam a manobra que ocorreu e que a fez muito maior do que se tivesse acabado com um final inteiro de respostinha. (o que não invalida diversos furos.)

três palavras resumem lost: mito, arquétipo e alegoria.

revendo-a através dessas três palavras é possível até averiguar se estavam vivos ou não na realidade da ilha (e na outra também). embora faça de novo a pergunta: o que seria estar morto?

Unknown disse...

As pessoas são movidas a dinheiro e fama... Eles nao estao e nunca estiveram preocupados com coerencia e nem com os fãs.. Sim com audiencia e nome! Se acabasse a audiencia a ABC cancelaria a serie! eles enrolaram todo mundo e ainda kerem enrolar com um box de dvd com 12 minutos de hurley na ilha. Mas isso nao tira o mérito pela competência deles em apresentar o trabalho deles. Lost eh Lost, sempre será. Mas eu não assistirei outra serie deles!

KA disse...

Acho que eu também não, Naomi.
Lost foi especial por um conjunto de fatores. Mas pra mim acabou com a credibilidade dos roteiristas.

Lindcardoso disse...

KA, sou seu fã!

Exatamente isso que penso.

Existe fundamentalistas dos dois lados, e isso não leva a nada, apenas a discussões imbecis.

E existem aqueles q gostaram mas respeitam quem não gostou e vice-versa.

Eu estou do lado dos que se decepcionaram com esse final, mas isso não quer dizer q outros não podem ter gostado. Gosto é gosto.

Mas acredito que a maioria das pessoas que adoraram são pessoas mais emotivas e se deixaram levar pelo forte apelo dramático q foi explorado no episódio final. Mas não consigo entender como alguém q foi bombardeado com mistérios e referências científicas, históricas e mitológicas durante 6 anos não sentiu a mínima falta de tudo isso no series finale.

Tudo bem q o final foi emocionante, mas acho um final apenas emocionante muito pouco para o que foi Lost.

Em cada episódio brotavam porrilhões de mistérios e questões, que iam cada vez mais se acumulando e nos prendendo até que no último episódio todas essas centenas de questões se resumiram a uma resposta simplória e de fácil digestão, principalmente para aqueles mais sensíveis e passivos. Esta resposta simplória foi a saída q os responsáveis pela série encontraram para fugir do grande problema q criaram e não puderam resolver, então apelaram para o religioso (que pode explicar qqer coisa) e para a emoção.

Uma pergunta q deixo: Se Lost abordasse apenas e tão somente as histórias das personagens desde seu início, este e outros blogs existiriam?

Aposto q não.

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם]

Davi:

"se o charlie conversava com o hurley na ilha já estando morto (sabendo disso), pq depois no pos-morto coletivo ele não se lembrava disso? é esse tipo de descuido ..."

Concordo em número, gênero e grau !

Vaskio:

"Agora reparemos, cada passageiro teve o seu universo, isso ficou óbvio. O da ilha foi-lhes comum, o alternativo não, porque eles saíram do avião como era suposto, não se conhecendo."

Sua linha raciocínio tem fundamento ...

Juliana Teixeira:

"Sabe, se houve um "erro", por assim dizer, da parte dos produtores, foi deixar a audiência "mal acostumada" a procurar ..."

Sorry baby, mas as suas afirmações parecem seguir uma premissa da linha tipo ...

"Vamos Caetanizar" com o que aconteceu em Lost e tudo bem !


Quanto a sua afirmação
....
"A graça de Lost está em nos fazer pensar, debater, interpretar. Essa é a diversão."

Nisso, em minha humilde opinião, você está certíssima ...

Este é o ponto que mais fascinante em Lost !

No +, gosto muito de ler os comentários de todos aqui, apenas os + agressivos, não concordo com essa postura e não posso concordar também que sejam impostos respostas e conclusões, salvo o contrário, quando é emitido a partir dos próprios autores da trama ...

Enfim ...

O + fantástico de tudo isso, é perceber que as opiniões aqui emitidas, superam de longe todos os roteiristas da ABC ...

Vocês que enviam suas opiniões e comentários, tornam as "falhas" do seriado, bem mais detalhadas e relatadas em suas linhas de pensamento, tornando mais prazeroso as minhas recordações de tudo que ocorreu nesses 6 anos em Lost.

Obrigado,

Por todos aqueles que mantiveram e mantém esse espaço ...

SHALOM !

Unknown disse...

Leco e cia... o trabalho de vcs foi quase "divino"... utilizando tempo, massa cerebral e muita paciência com a gente que foi do contra quando se trata do final... serei um eterno frustrado em relação a isto... valeu!

Anônimo disse...

Que diferença o papo das pessoas que entram aqui tarde e o pessoal da manhã

O pessoal d amanhã não encherga nenhum problema com o final. Já o pssoal da tarde é mais pé no chão.

Estou com a galera da tarde.

Vaskio disse...

Para o Davi e para o Spectrum:

Quase toda a gente na ilha viu alguém que já tinha morrido. Apenas o pai do JAck foi explicado, era o MIB no seu corpo, logo nos primeiros episódios, e assim podemos pensar que em todos os outros casos seria igulamente ele. POr uma explicaçaão deduzimo as outras quanto a aprecimento de mortos na ilha.

Também podemos pensar que o Charlie que aparece no universo colectivo não era o mesmo que aparecia ao Hurley. Do ponto de vista que vimos supostamente dois universos distintos, o que impediria de haver mais ainda? Se bem que para isso, reconheço, o Charlie a aparecer ao Hurley não teria cabimento na mesma, por isso penso mais na primeira opção que referi no que nesta.

Aqui em Portugal, num fórum e mque participo, não estou a ter grande aceitação quanto à minha teoria.

Sei que tem buracos, como todas, mas parece-me "possível" e muito lógica, fora de pretenciosimo barato.

Unknown disse...

Parabéns pelo post e pelo blog!
Encontrei um site com uma visão semelhante:

http://www.scribd.com/full/31889226?access_key=key-131qs0x11593xb9olh6c

Unknown disse...

Parabéns pelo post e pelo blog!
Encontrei um site com uma visão semelhante:

http://www.scribd.com/full/31889226?access_key=key-131qs0x11593xb9olh6c

Unknown disse...

Parabéns pelo post e pelo blog!
Encontrei um site com uma visão semelhante:

http://www.scribd.com/full/31889226?access_key=key-131qs0x11593xb9olh6c

Rafael disse...

Concordo com a KA,

Todos nós aqui somos fãs da série e pelo conjunto da obra Lost é sensacional.

Mas simplesmente não dá pra achar esse fim satisfatório se for levar em conta a quantidade de coisas que foram deixadas de lado e furos incriveis na história.

É muito fácil chegar agora e usar argumentos do tipo: Ah, mas a série era sobre pessoas!

De certa forma também me senti um pouco enganado. E os produtores foram espertos ao fazer um final emotivo e usar todo o nosso apreço pelos personagens para desviar o foco dos mistérios não respondidos.

Gente, tinha uma estátua gigante construída na ilha e ela sequer foi explicada. Lembro ainda na segunda temporada, quando vimos o pé dela pela primeira vez. Todo mundo queria saber o que era aquilo.

Por que a alma do Homem de preto virou fumaça preta? Por que jack e desmond não? E toda referência à cultura egipcia, foi só bônus?

Todos os blog, inclusive esse, deram destaque pra toda a mitologia. Se a série era sobre personagens então por que os blogs não repercutiam só os personagens??

E agora o Leco vem e diz que até agora ninguém conseguir fazer uma pergunta relevante para a história.

Brincadeira hein!

Vaskio disse...

AMigo Rafael,

A estátua e tudo o resto era apenas sinal da passagem de outros povos pela ilha, podemos nos perguntar o que aconteceu nessa altura, masé algo irrelevante par a série.

Apenas pretendeu mostrar a antiguidade da ilha e da sua existência e pertinência para a humanidade.

A está ttuq ue lá estav era da deusa da fertilidade, e podemos achar que as mulheres na ilha não tinham filhos porqu~e a deusa não era aplacada.

TOda essa relação não foi de facto explicada, mas é daquelas coias que não tinha de ser, se o que era importante eram estes personagens, e não os egipcios ou o raio.

Rafael disse...

Vaskio,

Não era relevante pra você e pra algumas pessoas, mas pra mim e outro grupo eram e muito porque na hora de prender a audiência eles plantavam uma penca de coisas. Mas na hora de responder tudo vira irrelevante e apenas sobre os personagens.

Aí não dá cara!

Nanamelon disse...

Anônimo que postou este link:

http://lostmediamentions.blogspot.com/2010/05/someone-from-bad-robots-take-on-finale.html

Valeu mesmo. Acho que ele é bem esclarecedor. Vou traduzi-lo e postarei aqui o mais rápido possível. Creio que muito do que é dito nele pode contribuir com a compreensão do final.

Anônimo disse...

Tai uma coisa que eu duvido, é o Leco ou qualquer outro(ate mesmo os produtores) explicarem os misterios.

Pra mim todos os misterios são relevantes. Logico que nem todos precisam ser explicados, mas que são relevantes são. Se não são tire-os do seriado e veja o que sobra. Alegoria? Bahh!

Any

Anônimo disse...

Obrigado Julia Teixeira pela sua atenção. Creio que este site é bem esclarecedor.

Entre no site www.omelete.com este site traz uma entrevista com Michael Emerson (O Benjamin) onde ele fala coisa, também, muito esclarecdoras sobre a série.

Leco, entre você também no site www.omelte .com.br e no site http://lostmediamentions.blogspot.com/2010/05/someone-from-bad-robots-take-on-finale.html

Tenho certeza que essas informações podem ser uteis neste blog.
e veja

Anônimo disse...

Lindo texto, assim como o final da série. Chorei horrores das primeiras cenas à última. Vai deixar saudades...

caco mr disse...

Gostei muito dessa publicação no blog.
No fim, é meio irrelevante buscar respostas, até porque a maneira como foi conduzido o final nos mostrou que elas realmente não eram importantes, porque não se tratava disso (ate uns minutos antes do fim, as respostas eram necessárias, depois não). Fica a curiosidade, mas não teria tanta graça realmente.
Apesar de todo mundo "odiar" o Jimmy Kimmel, gostei quando ele comenta com o Matthew Fox que, Lost, trata da vida de muita gente, mas em especial e nessa série da do Jack.
Parece poético e chato lendo assim, mas em uma introspectiva do personagem, fica claro que o que ele precisava era simplesmente acreditar sem se perguntar, sem ter sentido.

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

A colocação do Rafael ...

"na hora de prender a audiência eles plantavam uma penca de coisas. Mas na hora de responder tudo vira irrelevante e apenas sobre os personagens."


É válida e necessita de ser debatida exaustivamente ...

(Claro, em minha opinião)

E Juliana, obrigado por trazer + subsídios a todos aqui ...

Leco, discordando ou não,

Muito obrigado por nos proporcionar esse "umbral" para podermos nos elevarmos para um próximo grau de compreensão de Lost ...

(Ok, é ironico mas tem um fundo de total sinceridade)

Só uma pergunta,

Por favor, reespondam qualquer coisa para eu disssipar minhas dúvidas sobre isso :

O panteão de divindades egícpcias não é relevante no roteiro de Lost ?

Mas, então a Fumaça Escura/Preta a.k.a MIB ...

Não era "aquilo" um personagem vital para a série ..

E ainda, por que ela faz um som característico de maquinas e engrenagens ?

Por fim, o irmão do Mr. Eko, definitivamente ...

Ele estava morto e foi sua "projeção astral" ou "entidade" ou o diabo que seja ...

Que apareceu para o Mr. Eko e blá - blá ??

Finalmente,

O Flashsideway, pode ser interpretado como uma espécie de "umbral" ?

Ou isso acaba ficando kardecista de + ?

As pessoas que interagiam com os lostie lá, eram espíritos de outras pessoas mortas na ilha ou não ?

Ou como (acho eu) o pai do jack o diz na igreja ...

Que foram eles, Jack e turminha, "que criaram" tudo aquilo para poderem se reunir em um encontro final ??


Socorro, alguém pode me tirar essas dúvidas ?

SHALOM !

Ana lopps disse...

Voce foi divino com suas palavras! me emorcionei durante o final mas a morte do Jack foi uma cena muito forte! não acreditava no que via e o que me confortava era a imagem deles todos juntos "seguindo em frente".

E a minha revolta é essas pessoas que não procuram pensar, ler artigos, nem raciocinar e vai logo condenando a série toda(obra prima), como por exemplo meu irmão que passei anos insistindo para ele assistir, e depois vem falando bobagem, me revoltei! (burro! não entendeu o final).

E Sabe que eu acho, que essas pessoas que condenam lost são sempre as mesmas...

Eu amo lost, eu sei que faltou explicação para uma ou outra coisa...

LOST é uma obra de arte, é a visão do artista, temos que respeitar.

... eu defendo a ilha o tempo que for preciso...

Marcelo Alvez disse...

A série sempre foi de mistério, agora, por conveniencia, seus criadores incapazes de responder as questões que propuseram, dizem que esta é uma estória sobre os personagens. Whaaaaaaaaaatt??????!!

Respeito quem gostou do final, mas não precisam ser passivos a ponto de comprar essa fuga covarde e desrespeitosa dos roteiristas.

Leco, gosto bastante do teu blog, tanto é que aqui estou a escrever, mas sério mesmo que você não encontrou nenhuma pergunta significativa sem resposta? Reconhecer falhas não fará ninguem menos fã de Lost. A questão é que elas são incontaveis e evidentes. Por exemplo? É só ler os ultimos 15, 20 comentários acima q se encontrará varias delas. Entre elas:
- oq é a ilha?
- recorrencia dos numeros.

Sem contar tantas tramas sem menor importancia, como Dharma, Walt, viagem no tempo, templo, flashsideways ... etc etc etc..

Abraço

Laurinha disse...

Caro Linus, te respeito , então peço que me respeite também. Ponto. Estou pronta pra debater com todos que aqui estão tentando se fazerem acreditar que há teorias malucas e que a ilha existiu realmente. Vi TODOS os episódios de lost várias e várias vezes já que tenho as outras cinco temporadas. E se vcs repararem bem as respostas de LOST sempre acabaram sendo óbvias. E NÃO É POSSÌVEL que vcs não percebam que eles morreram quando o aviao caiu na ilha. Não é possível. O fato da kate ter falado que "sentiu a falta" de Jack é simplesmente porque ele foi um dos últimos deles a acreditar e aceitar a sua morte.Se a Kate nao morreu porque ela nao envelheceu???? O Jack sempre quis salvar tudo e a todos durante a sua vida.Ele nunca aceitou o destino.Sempre se recusou a aceitar que nao poderia mudar as coisas. Foi o grande conflito que assistimos na ilha, o tempo todo.Jack x Locke, Aceitação x negação, ciência x fé...Aceitar o destino,aceitar a morte.Ficar em paz.E isso fez com que a passagem dele fosse a mais difícil. O fato do Hurley e do Ben ficarem na ilha foi porque quiseram,sem entender muito bem, ficar guiando e ajudando os outros (como o próprio Ben disse) a acharem seus caminhos para a luz(morte), "protegendo" a ilha, assim como Walt,Heloise,Cristian e Mr eko guiaram e ajudaram vários deles a acharem suas verdades.Eles eram especiais, evoluídos. Cara, se vcs soubessem algo de espiritismo vcs veriam o tanto que é óbvio.Vcs estáo que nem o Jack...hehehehe...Bem, vcs tem outra opiniao, eu respeito. Mas se a ilha existiu realmente, POR FAVOR, me respondam OBJETIVAMENTE, sem usar eletromagnetismos e "caracteristicas especiais que ninguem sabe o que é" como resposta:

1) como um paralítico volta a andar?
2)Como mais de 40 pessoas sobrevivem a uma queda de uma aviao partido no meio?
3)como pode haver sussuros que são na verdade mortos conversando?
4)como pode haver uma caverna com uma luz ao lado de onde eles cairam que ninguem nunca viu?
5) como pode alguem virar uma fumaça preta?
6)como alguém pode se curar de um cancer só por estar uma ilha?
7)como pode uma pessoa nunca envelhece só porque recebe um "toque" de um cara comum que bebeu uma água suja?
8)como se faz pra tanta gente conversar com os mortos?
9) Porque as grávidas na ilha não tinham seus bebês?
10)Reparem o liquido que o "candidato" bebe...NÃO É NADA...pode ser qualquer água suja...É UMA METÁFORA como milhares de coisas que vimos nesses seis anos.
Me respondam tudo isso e a gente volta a conversar. Let it go galera. Desde o episódio piloto tava na cara....

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Senhoras e Senhores,


Boa Noite !

Gentilmente, estaremos convidando um Babalorixá , um Pastor Evangélico, um Padre Católico, um Rabino, um Mulá e um Médium Kardecista ...

Eles irão trazer suas dissertativas e interpretações sobre toda a saga de Lost ...

Até lá !

SHALOM !

Davi Forte Garms disse...

Vaskio, no caso do Hurley é dificíl dizer, uma vez q ele já possui essa habilidade de falar com os mortos. Confesso que não me lembro de tais dialogos, então fica dificil analisar melhor. Eu realmente gosto da sua teoria onde universos paralelos surgem no pos-morte, mas reconheço q é dificl sustenta-la sob diversos aspectos. Esse é só um exemplo mas qnd vc pára pra ver, a coisa se complica.

Juliana, na verdade deixaram todos BEM acostumados. Cativaram tanta gente pq tinha qualidade e isso gera interesse, claro. E o óbvio apelo para os enigmas. Mas tem q ter gás pra levar até o fim. Não é a toa que a audiência caiu bastante.

A todos os debatedores
Realmente nem tudo precisa de explicação direta. Que algumas coisas estejam lá apenas para compor o cenário. E principalmente, como contar o q veio antes do Jacob? Quem traria tais memorias? É insinuado algumas coisa que dão uma vista parcial. Construção de um povo evoluido que soube manipular tal energia, egipcios, atlantis, scai um pouco nesse lado.

Mas acho que a origem da ilha deve permanecer perdida. Pq é uma alegoria para a origem de tudo que sempre será um mistério, msm se vc acredita na ciência ou em Deus, q é o Mistério dos mistérios. Por mais que se tenha explicações racionais ou que se vislumbre um ser supremo, qnd vc se pergunta qual o pq de tudo isso, é algo que recai em si msm. É assim pq é, pelo próprio poder de existir, o próprio Ser supremo que é o que é. Nada pode responder isso, só vivendo msm. Ok, a ilha não é esse Ser. Mas nela reside tal mistério fundamental. Enfim, ainda assim é importante fechar algumas pontas centrais. E quais são elas?

Eu não tenho problema algum com universos paralelos, vida apos a morte, ciência, religião, nada disso. Apenas com a lógica do roteiro. Ok, existe uma explicação para o pós-morte dado pela série, e acho válido. É legal a idéia que estejam ligados pelo subconsciente. Mas creio ser importantíssimo marcar essa passagem de alguma forma, algum evento que desencadeasse tal realidade, algum surto eletromagnético, por exemplo. A ilha poderia sobreviver mas sofrendo abalos maiores. Mas o que se viu foi umas chacoalhadas de nada q foi mt pouco pela magnitude da ilha. Teve ainda a explosão da bomba q poderia ser tal passagem, mas no fim isso não quis dizer nada.

Resumindo, pra mim faltou criatividade e isso diminui sim a qualidade do roteiro, só isso. Pra mim lost foi uma grande série, mas revolução, como ouço por aí, é um pouco demais. É hora msm de tomar as lições e seguir em frente.

Unknown disse...

Bom dia,

LEVANTO A TEORIA DE QUE OS LOSTS ESTAVAM MORTOS,
JACOB DISSE AOS ULTIMOS CANDIDATOS NO MOMENTO DA ESCOLHA DE QUEM CUIDARIA DA ILHA: VOCÊS NÃO ERAM FELIZES! EU OS TROUXE PARA CA (CAPITULO 16). ISSO DA A ENTENDER QUE, ERAM ALMAS PRESAS AO MUNDO (TODOS).

OUTRA CENA QUE LEVANTA ISSO É: QUANDO A ENTÃO MÃE DE JACOB (FALSA) DIZ A ELE E AO IRÃO ENQUANTO CRIANÇAS, QUE NÃO HÁ NADA FORA DA ILHA, TUDO QUE EXISTE É LÁ! (CAPITULO 15.)

PERCEBE-SE QUE TODOS QUE FIZERAM ALGO DE RUIM COMO, (MATAR ALGUEM) O QUE É O CASO DE TODOS, COMO O “CHISTIAN” E A “MÃE” VERDADEIRA DO JACOB NO (CAPITULO 14) SÃO LEVADOS A ILHA, QUE DEMOSTRA SER UMA TRIAGEM PARA O INFERNO, “UMA ESPECIE DE REALIDADE PARA MUDAREM SEUS TREJETOS E NÃO IREM PARA O INFERNO.
ACREDITO NISSO POIS, APÓS SER RETIRADA A CHAVE NO CORAÇÃO DA ILHA, COMEÇA A APARECER LAVA E TUDO DESMORONAR, SUPONDO QUE TODOS IRIAM PARA O INFERNO, COMO DISSE JACOB QUANDO PERGUNTADO O QUE ACONTECERIA SE NÃO CONSEGUISEM A SEGURANÇA DO CORAÇÃO DA ILHA.
- Não vai ser nada bom, (irão para o inferno.)

ME AJUDEM A ENTENDER!

Davi Forte Garms disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
davy disse...

Faço minhas as palavras (ou perguntas) do MENS DE SÁ. Parabéns pelas perguntas exatas, por que minha memória é falha em muitos trechos da série e ao que nos parece também o é a dos autores da série (ao menos em tese).
É exatamente isto que afirmo onde a série pecou sumamente. A série por muitas vezes nos aponta aspectos científicos, nos levanta vários enigmas, vários mistérios, como se tivessem correlacionados, no entanto, fez vistas grosseiras a estas questões e, simplesmente, ignorou toda uma vasta gama de pessoas (do seu fiel público científico) que, assim como a parte racional e lógica de mim, desejaram (ou desejariam) que estes detalhes míticos, poéticos e religiosos tivessem sido unidos por explicações mais plausíveis. Acho que isto, nem de longe, mudaria o desejo fulcral dos autores e da série e, ao meu humilde ponto de vista, ao invés de empobrecê-la, a enriqueceria ainda mais, a galgando de vez para a mais espetacular série de TV de todos os tempos.
Abraço a todos!

Davi Forte Garms disse...

Felipe, estamos aqui discutindo sobre essa possibilidade, leia os comentarios que podem ajuda-lo a entender isso. Ao meu ver, embora tenha coerência, não é o que os autores pretendiam. Digo isso pela incongruencia com outros fatos, mas tb ainda não vimos nada diretamente da boca deles, a unica coisa q realmente fecharia de uma vez por todas essa questão.

Davi Forte Garms disse...

Um final alternativo: acho que uma boa passagem, além de um abalo eletromagnetico que quase destruisse a ilha, nesse evento todos deveriam morrer fazendo algo heróico pra finalmente salvar a ilha. Não precisava apelar pro Lapidus, que apesar de sua simpatia, faze-lo sobreviver só para ser o piloto da fuga era a coisa mais óbvia que poderia acontecer!

Enfim, a morte redentora dos losties seria bem mais impactante e daria maior sentido ao sideway. O Richard poderia ser o único a se safar, pois na falta de outro candidato vivente seria o novo protetor da ilha.

Qual é o ponto aqui? A ilha não foi a redentora de todos? através da energia liberada nesse abalo, seria ela novamente a responsavel por uni-los. Até pq não creio q eles pudesse fazer isso sem ajuda. Foi o subconsciente que os uniu novamente, o universo que quis? Quem melhor que a própria ilha para fornecer os meios? Nem sei se é de grande critividade, mas vai um pouco mais além dentro daquilo que eles traçaram. E eles poderiam ir mt mais.

Nanamelon disse...

Então, Davi, de verdade eu acho o máximo isso de buscar os detalhes. Só que pra mim isso é um ato que se encerra em si. Mas pra muita gente, inclusive pra maioria que se sentiu "traída" com o desenrolar da trama, fazer perguntas significa, necessariamente, obter respostas. E não é assim. Por isso deu-se tamanha indignação.

Nanamelon disse...

Eu imaginava um final diferente também. Não contava com essa de além-vida, fiquei boquiaberta em frente ao monitor, sério. Mas pra mim foi uma surpresa boa, a série ganhou uma dimensão ainda maior. De qualquer maneira, Davi, também imaginava todos morrendo pela ilha, ou com ela. Achei que todos morreriam com sua destruição. Mas ela não foi destruída, Jack teve uma morte "épica" enquanto outros provavelmente seguiram suas vidas de maneira "normal". Isso é menos impactante? Por um lado sim, imagine o que seria ver todos morrendo ali, a ilha sendo destruída.. uau, seria foda. No entanto, não era isso que os escritores planejavam. A grandiosidade da coisa veio no outro plano, no lado emocional. Diminuiu-se um aspecto e valorizou-se outro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Davi Forte Garms disse...

Juliana, uma coisa é verdade, não dá pra agradar a todos. Cada um tem sua própria expectativa. Eu fiquei satisfeito até certo ponto, exatamente com esse lado emocional, mas realmente pra mim faltou um algo a mais que amarrasse tudo melhor. Mas enfim, o final foi o que foi, goste-se ou não. :(

davy disse...

Para a Juliana e o Davi que, ao que parece, são os mais entendidos por aqui.
Eu particularmente lhes reporto às perguntas do MENS DE SÁ (em cima) e questiono se, de fato, não houve um desrespeito às nossas inteligências? pois vejam bem que, simplesmente, existem coisas 'sem pé nem cabeça'. Nem a melhor das filosofias explicaria, sendo uma coisa mesmo infantil, sem base lógica das mais simples.
Foi este público, quero dizer, que o final da série desrespeitou. Simplesmente virou as costas. Não deu a mínima.
Por isso quero crer que foi proposital para fins comerciais.
Discordo da Juliana no sentido de que existem perguntas que não precisam de respostas. Acho que precisam SIM, ao menos fictícia e dentro de um contexto aceitável.
Chegar ao final e dizer agora que: "Ah, é assim mesmo, sem respostas, quem quiser que goste reflita e filosofe!" é muito, muito simplista e desmerece, inclusive, um público mais simples e menos imbuído de reflexões, que merecia, igualmente, explicações, repito, para o que foi proposto pelos autores.
Abraço a todos!

Anônimo disse...

Oi....
Um programa muito bom sobre pessoas do além do qual principalmente no mundo de marlboro básico, não se gosta de falar.Mas sendo um produto e dependendo do rótulo, eu consumi também.
Assim como no imaginário de Alvar Hanso e sua criação Dharma para evoluir,(não importando onde ela vai estar)sobre o mal que suas armas outrora distante causaram.
Ninguém resiste (por enquanto não sei) à despressurização por um acidente do jeito mostrado.
Mas o Oceanic 815 foi só uma ponte pra trazer pessoas mortas em outros tempos a um lugar de mortos de outros tempos ainda, para aprender com um pastor de almas que completou sua jornada dívida, assim como muitos antes dele na função e assim vai continuando.
Sob a pele do único homem de fé,(os roteiristas adoram chocar o telespectador!) o monstro é o mal oculto e não aceito que existe em cada um e a redenção só existe após o confronto e compreensão.
Acho que poderia ter tido um final romântico-científico, eu mesma Walzinha, queria.
Mas os fãs foram mais geniais em teorias e caminhos a seguir que os autores.
Com esse final, maior do que nossos apegos, ainda fica aquele gostinho de uma eliminação na copa, porque não queríamos que acabasse.
Eu vou praticar o bem, estando antenada com o grito da moda..
Meninos & meninas, parabéns por ter cultivado este blog ilha, tão bom quanto a série!

Anônimo disse...

Se no final aparecesse Sérgio Mallandro saindo da luz e dizendo: "Pegadinho do Mallandro, glu glu!!!" seria mais coerente do que o final q nos foi apresentado. Pelo menos ficaria mais explícito do q a pegadinha de mau gosto e dissimulada q foi o final de Lost.

Abisai disse...

Mas se eles já chegaram na ilha mortos, então as pessoas na ilha morrem duas vezes? Locke, Ilana, Lib, Ana Lucia, etc...
Pra mim a ilha era real.

Adriana Barreiros disse...

Leco, querido, primeiramente, adorei acompanhar o teorias de LOST. Nunca me manifestei, mas sempre li.
Não consigo conceber essa coisa de purgatório, não por teimosia, mas pq eu acho que ainda faz sentido a rp ser uma rp e a morte de todos ter acontecido na realidade que acompanhamos até a season 5 e eles continuarem vivos na realidade paralela, e o que foi provocado por Desmond ser a lembrança de que eles viviam ambas realidades sem ter consciência disso. Morreram lá, lembraram cá. Como te considero muito e sei que vc é um dedicado a LOST, me explique pq vc está convencido de que a rp era um "purgatório"? É um pedido honesto, pois quero entender como essa idéia foi tão aceita e tão rapidamente. Um beijo, querido e stay LOST! :-)

Adriana Barreiros disse...

Antes que alguém pensem que eu acho que a realidade que vimos na ilha até a season 5 parou e a vida deles deu continuidade na rp, não é isso que eu penso. Na season 6 vimos uma nova realidade se abrir, paralela a outra que continua, claro, e é nesta q cada ummorre a seu tempo, uns antes de Jack, outros depois de Jack, e eles somente tomam consciência disso na rp quando Desmond resolve interferir e fazê-los lembrar de que eles tb viveram outra realidade.

Anônimo disse...

Acho que os produtores de Lost deveriam pagar belos direitos à fundação Joseph Campbell por terem feito a sexta temporada toda em cima do capítulo "O centro do mundo"

Bom, o Heroi de Mil faces também é conhecido como A jornada do heroi.

Igualzinho a um extra do Box

http://www.scribd.com/doc/7884578/O-Heroi-de-Mil-Faces

Quem quiser conhecer a obra, fica a dica de um link.

Abraços a todos

PS. eu adorei lost por todos esses 6 anos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu pensei que só o Desmond aguentasse a luzinha de Deus.

Mas o Jack levou toda a energia que sai do buraco e mesmo assim não morreu.

Foi morrer no meio do mato por causa de uma facada- sendo que até tiro o vagabundo levou.

Sei lá...


Não curti

Fronteira do Reino disse...

O episódio final respondeu todas as perguntas...

...se, e somente SE, aceitarmos que tudo, absolutamente TUDO, que foi exibido no seriado faz parte de uma espécie de "subconsciente coletivo" de "almas desencarnadas" que evitam ou que simplesmente ignoram sua necessidade de "seguir em frente".

O dia-a-dia na ilha, os flashbacks, os flashforwards, as viagens no tempo, os flashsideways, parecem uma colcha de retalhos muito mal costurados, de propósito, porque são como sonhos (ou pesadelos) em comum, mais ou menos sem nexo, de diversas pessoas, mortas em épocas diferentes.

É altamente contraditório perceber que a única explicação plausível é não haver explicação nenhuma!

Walzinha disse...

Como disse antes, eu mesma acho que já tinham morrido antes do acidente. O lugar era um limbo e quando "morriam", era a constatação de que podiam subir mais um degrau. Mas há furos com certeza e os autores copiaram de tudo um pouco, apesar de ser uma obra aberta e possível de qualquer coisa. Diferente, adorei.

Unknown disse...

Mas veja bem: se o lugar era um limbo, como algumas pessoas podiam vir ao mundo real usando um submarino e depois voltar a ilha? Na minha opinião a RP sempre existiu, a Eloise já sabia da verdade (lembra que ela falou ao Des para não ficar investigando mais?) só que o Desmond tinha o poder até de viajar no tempo não é mesmo? Então a ilha era real e a RP um lugar de passagem (não um purgatório) na minha humilde opinião.

Fronteira do Reino disse...

As "pessoas", o "mundo real", o "submarino", a "ilha", a "realidade paralela", aquela que conhecemos por "Eloise", aquele que conhecemos por "Desmond", as "viagens no tempo"...

...Enfim, TUDO, obra da imaginação de espíritos que ainda não sabiam que eram só espíritos, ou que, mesmo o sabendo, não aceitavam que precisavam "seguir em frente".

Unknown disse...

Mas como pessoas que já estavam mortas poderiam sangrar (espírito não tem sangue)e morrer novamente e então ir para o limbo ou rp ou purgatório? Vc quer dizer que todo o mundo de Lost desde o início era com todos mortos?

Fronteira do Reino disse...

As "pessoas", o "sangue", as "mortes", o "limbo ou RP ou purgatório", o "mundo de Lost"...

...resumindo, TUDO, fruto da (in)consciência de entidades excessivamente apegadas à existência terrena.

Unknown disse...

Ah, entendi seu ponto de vista.

Le0 disse...

"Falha nossa": erros de gravação, esquecimentos de diálogo, improvisos e as boas gargalhadas de Elizabeth Mitchell.

http://www.youtube.com/watch?v=LrGdTzG6aUE

http://www.youtube.com/watch?v=zOpZfx8S-a0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=4UeMWWtnBe0&feature=related

Daniel B disse...

Chorando de rir com o povo discutindo opiniões particulares.
O Povo besta que não vê que cada um tem uma visão. Incluso o Teorias LOST q em deterinados momentos (principalmente twitter) quer impor que as pessoas q nao gostaram gostem do final.. pq se nao gostaram é pq nao entenderam.

Eu gostei, como comentei... eu gostei mesmo... mas eu acho q as pessoas tem o direito de nao gostar.

Chega de discutir isso ACABOU... DEIXA A SERIE SER ETERNIZADA... COM UM FINAL QUE CADA UM INTERPRETOU DA SUA MANEIRA.

Mendes disse...

Bom dia, tarde, noite para todos!
Como todo mundo, também tenho minhas teorias sobre LOST.
Lost pode ser visto de muitas formas, mas darei minha visão pelo ângulo da filosofia.
Acho que a ilha representa a Grécia, onde tudo começou, e a luz contida na ilha é a sabedoria que todos, de uma forma ou de outra, buscam para serem felizes.
Porém, o excesso de sabedoria, ou se apoderar de toda a sabedoria é algo maléfico, logo a sabedoria deve ser protegida e compartilhada.
A ilha se move no espaço e no tempo, pois a sabedoria, apesar de ser atemporal, é entendida como algo temporal e modificada através do tempo.
Todos os personagens são na verdade uma única pessoa, e cada um representa uma característica desta pessoa. Estas características estão obvias quando o nome do personagem está relacionado a algum filosofo, tipo Locke, David Hume etc.
Assim, o fato do Locke estar “aleijado” não quer dizer literalmente isto, é que uma característica da pessoa, defeito, tem que ser trabalhada para superar esta questão.
Os gregos ilustravam isto através dos Deuses, fica nítido que alguns destes deuses são facilmente identificáveis em Lost, Hurley (EROS), Locke (Cronos) etc.
No começo da série, os episódios sempre começavam com os personagens abrindo os olhos, ora, os olhos são “a janela da alma”, então o que se queria era mostrar a alma das pessoas e um desenvolvimento desta.
O desenvolvimento final da alma é quando todas as partes do ser estão harmonizadas, fazendo com que a pessoa passe para um outro plano, que não seria necessariamente a morte.
È só um questionamento, como existem outros mas.....

Sds.

Mendes.

Rooney disse...

apesar de não gostar mto dessa sua teoria, ainda sim ele daria um desfecho melhor a serie do que realmente foi ....
e vamos cair na realidade, não adianta fantasiar as coisas, o final foi aquele mesmo que passou, seco e sem profundidade, que apelou pro emocional pra dizer que todo o resto era só enrolação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats