sexta-feira, 28 de maio de 2010

Detalhes de 617/618 - "The End" - Series Finale

Esse é, provavelmente, o último texto com uma análise sobre um episódio de LOST. Me sinto feliz de ter chegado aqui com vocês. Desse blog ter dado certo e ter agradado tanta gente que sempre nos visitou. Foi muito bom esse tempo em que passamos juntos e discutimos LOST. Por alguns momentos queria prorrogar mais a liberação desse post...

Como já disse nos textos anteriores, achei o Final de LOST excelente. Achei épico! Muita gente não gostou, muitas outras tiveram a mesma sensação que tive. LOST ficará viva para sempre, enquanto não soubermos que a Ilha afundou...

Nos detalhes abaixo, tentei pegar os principais pontos do episódio e mais algumas coisas que achei importante relembrar de temporadas passadas para ficar mais clara a visão que tivemos do episódio.

Espero que gostem dos detalhes e que participem nos comentários deixando alguma coisa que vocês tenham percebido.

- "Tudo foi real!" As frases de Christian Shephard para Jack nos Sideways, nos mostrou que eles não morreram quando o Oceanic 815 caiu, tão pouco quando Juliet explodiu a Jughead. Christian deixa isso claro quando diz à Jack que "Tudo que já aconteceu com você é real. [...] Todos morrem um dia, filho. Alguns deles antes de você, alguns muito depois.". Acho que essa conversa esclarece o assunto, mas acredite naquilo que você acha melhor. O importante é que tenha tido uma grande experiência nos últimos 6 anos...

- Sideways: Primeiro temos que encarar os Sideways como uma resposta, não como o Final de LOST. Foi a conclusão do mistério criado na 6ª temporada e que nos confundiu até o final, nos fazendo pensar que era uma "realidade alternativa", quando na verdade os losties estavam mortos!
O que a série nos quis nos mostrar é que, de alguma forma, todos nós estamos ligados a algumas pessoas durante nossa vida. Ligados as pessoas presentes na "parte mais importante" de nossas vidas. Essa idéia tem muito do Hinduísmo e é misturado com várias outras idéias de outras religiões, que é exatamente o que vemos na sala onde Christian explica para Jack o que está acontecendo. Nas paredes, o vitral, tudo tem referência a várias religiões. Tivemos uma referência sobre isso no Templo, com as imagens nas paredes externas.


- "Let go!": Uma das expressões-chave desse final foi "let go", que pode ser traduzido de diferentes maneiras para o Português, de acordo com o contexto. As legendas optaram por "esquecer". No entanto, eu usaria "desapegar", que inclusive é um termo recorrente da doutrina espírita, à qual LOST fez uma clara alusão. De qualquer maneira, a mesma expressão foi usada logo nas primeiras cenas da temporada, no diálogo entre Jack e Rose dentro do avião. Depois de passarem pela turbulência, Rose diz a um assustado Jack: "It's OK, You can let go", referindo-se ao braço da poltrona. As legendas traduziram como "soltar/largar" - algo bem mais próximo de "desapegar" do que de "esquecer", não é? Mas o importante é que foi a mesma expressão. E claro, Jack a usa também ao tentar convencer Locke a se deixar operar, no "sideways". Tenho a impressão que isso já era uma dica, muito sutil.
Outra referência que me chamou a atenção foi no episódio "The Package" em que Jack conversa com Sun, prometendo-lhe que iria tirá-la da ilha. Na horta que Sun havia plantado 3 anos antes todas as plantas estavam mortas, porém Jack encontra um tomate vivo e diz o seguinte: "Encontrei um tomate teimoso. Ninguém o avisou que ele deveria morrer". Adivinha quem era o tomate teimoso da história, que relutou até o último instante em aceitar que já tinha morrido? Pois é, Jack Shephard.


- Eloise Hawking: Quando Eloise, nos Sideways, que alguém mudou a forma como Desmond vê as coisas e o manda parar, fica agora muito fácil de entender. Ms. Hawking já sabia o que significava aquele lugar, mas não queria ir embora. Ficar com seu filho era o que queria, para tentar compensar o fato de ter matado Daniel na Ilha. Essa mesma hipótese poderia inclusive explicar porque em "Flashes Before Your Eyes", episódio da terceira temporada, Eloise demonstra saber o que deveria acontecer no futuro. Aquilo seria um contato de Desmond com o além-vida e com uma Sra. Hawkings já consciente de tudo o que se passou.


- Os reencontros: Como já tínhamos pensado aqui no blog, os flashes que os personagens tinham nos Sideways eram motivados por alguma emoção ou conexão com uma pessoa ou momento importante que os losties viveram. O que fez dos reencontros deles, um grande flashback e uma homenagem aos fãs que puderam relembrar também momentos marcantes da série.


- A explosão da Jughead: Quando Juliet explodiu a Jughead, pensamos que esse momento havia criado a "realidade paralela". Mas não, apenas realocou os losties no espaço-tempo. Faraday tinha falado que os losties "não pertenciam" àquele lugar, àquele tempo. A morte de Juliet e suas últimas palavras "Funcionou", faziam menção ao fato de que eles realmente conseguiram ter paz - seja lá onde for - e também antecipavam o diálogo que ela teve com Sawyer no reencontro pós vida.


- O Monstro: Repararam que a fonte de luz faz uns sons parecidos com o da fumaça negra? E também que aquela espécie de "flash" emitida pelo monstro - vimos na 3ª temporada, quando Kate e Juliet estavam algemadas e se esconderam dele (episódio "Left Behind") - muito se assemelha à luz da caverna? Acho que isso, unido ao fato de que ao "apagar a luz" o MiB perdeu seus poderes, comprova que ele era feito da energia da própria ilha - um misto do espírito do homem que morreu e da energia natural do lugar. Ele era PARTE da própria ilha - uma hipótese para ele não poder sair de lá.


- O Coração da Ilha: Vimos a origem da "Luz" na Ilha, o "Coração da Ilha", quando Desmond desceu na caverna para fazer alguma coisa, para cumprir sua função. Ali vimos o motivo pelo qual Jacob disse para Widmore levar Desmond de volta para a Ilha. Pelas características de energia do local, Desmond seria o único capaz de se aproximar da fonte e transformar a Ilha em um lugar comum, sem características especiais. A origem da energia, da "Luz", tem muito de mitologia. Algo que surgiu com há muito tempo. Não imagino, ainda, como um vulcão pode gerar um campo magnético, mas o esfriamento das lavas e algumas condições do local podem ter causado esse fenômeno.


- A Pedra Fundamental e os Poderes da Ilha: Deixada em seu lugar, no Coração da Ilha, a "Pedra Fundamental" fazia parte dos elementos que dava à Ilha suas características especiais. Sem ela, o MiB perdia sua "imortalidade" e se tornava novamente humana de uma certa maneira. Era isso que ele queria de volta também, não era? Mas foi isso também que o matou... Detalhe interessante é que a "Pedra" tem algumas inscrições, que são bem antigas, com certeza. Provavelmente bem mais antigas que Jacob...


- Os esqueletos no "Coração da Ilha": Quando vimos Desmond entrando na caverna, vários esqueletos estavam jogados nos cantos. Claro que vi por aí algumas pessoas querendo saber quem eram aqueles que morreram na caverna. Sério mesmo!? Mas vimos que as pessoas já buscavam descobrir o que era a "Luz" mas não tinham o que era necessário para conseguir. Interessante também pensar que aqueles esqueletos nos mostram que a "mãe louca" de Jacob não era a única a viver na Ilha. Aqueles mortos podem muito ter feito parte do grupo dela e ela seria a única que nunca tentou entrar e descobrir, já que ninguém nunca voltava. Mas também podem ser corpos de moradores anteriores a ela. Quem sabe, não foram os construtores do Templo ou da estátua...


- Respeito com John Locke: Muito legal ver Jack defendendo a memória de Locke, quando o MiB começa a comentar sobre os "velhos tempos". Teve que ficar quieto quando ouviu de Jack que ele não era Locke e que respeitasse a memória dele...


- O pescoço de Jack: Aquela ferida que alimentou várias teorias foi explicada. Era uma marca feita por "Locke" (luta que você no detalhe seguinte!)...


- Jack Vs Locke: Um pouquinho de humor é sempre bem vindo, né? (Veja mais no Porra LOST! Parabéns e valeu, Catupiry!)


- Os cabelos brancos de Alpert: Nunca alguém ficou tão feliz ao ter seu primeiro fio de cabelo branco. Mas justo, não? Afinal, mais de 140 anos depois, já estava na hora disso acontecer. Certo, Richard!?


- O Ajira: Mesmo com pedações de fitas adesivas, o Ajira conseguiu voar graças ao maior piloto "ever", Frank Lapidus. Junto com ele, Miles, Alpert, Kate, Claire e Sawyer conseguiram sair da Ilha e morrer em um futuro distante. Podemos pensar que Claire ficou com Aaron, Kate e Sawyer ficaram juntos e que Alpert envelheceu e ficou cheio de cabelos brancos...


- Hurley, o Guardião. Ben, o número 2: Hurley assumiu a proteção da Ilha em um dos grandes momentos do episódio para mim. Eu achei sensacional a Ilha ficar nas mãos daquele que sempre foi o personagem mais puro e sincero de todos. E ainda conquistou Ben como seu número 2. Isso me fez lembrar de quando Ben e Hurley ficaram esperando Locke fora da cabana na temporada passada e Hurley dividiu seu chocolate com Ben... Que dupla!


- Aqui começou, aqui terminou. Achei sensacional terminarmos a série com os olhos de Jack se fechando. Embarcamos nessa viagem quando ele acordou em um lugar estranho e sem saber ao certo o que tinha acontecido. No final, ao fechar os olhos, sabemos que a Ilha continua e sua história ainda seguirá por muito tempo...


- A Ilha submersa: Aqui uma opinião sobre esse ponto que foi a única observação que faço sobre algo que gostaria muito de ter visto. Mas eu diria que vimos em parte. Já que quando Desmond acabou com a "Luz", vimos a Ilha começar a se "desmontar", com montes e penhascos caindo. Por um momento acreditei que veríamos a cena do início da temporada. Só que depois de pensar um pouco, cheguei a conclusão que a Ilha submersa nos Sideways era só uma metáfora, uma simbologia para o fato de ter sido uma fase já superada pelos losties. O que tinha acontecido lá, já não fazia mais parte do momento em que os losties estavam.


- Rose e Bernard: Os dois resolveram não se envolver e assim seguiram vivos na Ilha. E lá ficaram, agora sob proteção de Hurley e Ben...


- Vincent! Quando ficamos perguntando onde estava esse cachorro, já podíamos imaginar que os produtores o colocariam em algum momento marcante da série. E como foi marcante! Se ele foi o segundo personagem que vimos na série, aparecendo no bambuzal com Jack, agora ele se deita e fica com Jack em seus segundos finais. Vincent derrubou o ditado de Jack sobre "viver juntos, morrer sozinhos", pois estava lá ao lado do médico... Juro que essa cena me emociona!


Imagens: LOST-Media

Mais uma vez, foi um prazer compartilhar e aprender com vocês...

Grande abraço, stay LOST!

Leco Leite - Juliana Teixeira - Ma Andrade
DHARMA DAY 3 - Dia 30 de Maio, Domingo!
Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim - São Paulo SP

119 Comentários:

Cláudia Vogel Ely disse...

Vocês viram que Hurley não tomou nada quando assumiu a posição do Jack?

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Antes de qualquer coisa ...

Leco, muito obrigado por sua dedicação e atenção ...


Bom,

"como um vulcão pode gerar um campo magnético, mas o esfriamento das lavas e algumas condições do local podem ter causado esse fenômeno."

Nem eu, e me perdoe, traga um geologo Phd, ou um Físico em Toria dos Campos e eles vão afirmar que estamos lendo HQ em excesso ...

"Repararam que a fonte de luz faz uns sons parecidos com o da fumaça negra? - muito se assemelha à luz da caverna?"

Vi e revi várias vezes a cena do "Left Behind", não existem indícios em minha opinião e entre vários aficcionados que entrei em contato, para supor que a fumaça negra e a "Luz" são originados da mesma fonte ...

+ uma vez, a sua afirmação está muito próxima de que alguns amigos que tenho em Israel, se referem como ...

"Shooting For The Moon"

(algo tipo, "atirando em todas as direções")


"Quando Juliet explodiu a Jughead, pensamos que esse momento havia criado a "realidade paralela". Mas não, apenas realocou os losties no espaço-tempo. Faraday tinha falado que os losties "não pertenciam" àquele lugar, àquele tempo"

Ok, existem ínumeras possibilidades para o que aconteceu e para onde foram ...

Mas, "reencontro pós vida" ...

Se você afirmasse isso, em meados de 2009 aqui no blog, eu acho que tem muitos fãns que iriam pedir + explicações e dizerem outras coisitas ...


"Let go", bacana sua explicação ...

Mas se ela procede, hummm ...

No momento que o Jack entra pela igreja pela porta dos fundos, a imagem da camera fica em "fade out" com a figura de uma estátua representando um anjo ...

Daí então, "let go" pode ganhar também, (em minha opinião, claro) uma conotação bem + hã ... "celestial" !

Enfim,

Leco, obrigado e vou aguardar os comentários que certamente vão surgir ..

E ainda bem, por que essa é a maior vantagem de sermos seres humanos ...

Somos como formiguinhas pensantes e aonde muitas vezes antagônicas em seus pontos de vista ...

E é a partir disto, que surge o vasto conhecimento humano sobre o Universo que nos cerca ...

SHALOM !

Fabiano Franz disse...

Só elocubrando e tentando trazer um viés científico a algumas das coisas vistas ali. Gostei muito do desfecho da série, mas acredito que uma das grandes sacadas - exercícios que a série nos permite fazer agora, após o desfecho - é tentar buscar pontos de convergência entre as razões místicas e as científicas - a ciência e a fé que existe na ilha. Aí vai:

As cinzas vulcânicas, em geral de cor escura, contêm diversos elementos como níquel, enxofre e limalha de ferro. Por isso, uma onda eletromagnética em conjunto com a cinza vulcânica parece que poderia sim criar um tipo de "fumaça negra" - só não sei como isso poderia ser "controlado".

O coração da ilha seria uma profunda cratera ou rachadura que ultrapassa a crosta terrestre, chegando até a litosfera, os mantos superiores ou inferiores ou mesmo até o núcleo terrestre, onde se encontra lava vulcânica - daí a coloração quando a coisa "secou".

Dado esse "problema" na fisiologia da ilha, povos antigos poderiam ter canalizado uma vertente de água até o local, já que esse tem claros indícios de intervenção humana. Essa água, acumulada na "pia" onde está a "rolha", manteria a lava da perfuração "sob controle", evitando uma erupção que levaria a abalos sísmicos e outros tipos de tragédias na ilha - o que de fato ocorreu.

Abraço! ;)

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Caro Senhor Franz,

Em minha inócua opinião ...

Vossa epistomologia sobre a "fumaça negra" é muito tocante a "caetanização" do referido assunto ...

SHALOM !

Badah disse...

"Jack, o tomate teimoso"! Genial! Aproveito o tom de despedida para agradecer a todos os autores do blog pela dedicação com que conduziram essa experiência fantástica. Todas as interpretações e opiniões de vcs, inclusive as negativas em alguns momentos, foram excelentes, válidas e construtivas.

Aproveito também para compartilhar que na noite em que eu assisti o último episódio, sonhei com o avião de Sawyer, Kate, Miles, Richard e Lapidus, meio que um epílogo ou continuação do que poderia ter acontecido com eles dali em diante. Foi a prova de que a série realmente cumpriu seu objetivo, ou pelo menos o objetivo que eu conferi, que foi tocar profundamente na vida de quem acompanhou. Nos vemos em outra vida!

Roawn disse...

Tb achei otimo esse final do Jack fechando os olhos p/ contrastar com o inicio da serie! Mas vc fez uma referencia que eu nao tinha pensado e achei FODA! Realmente o ditado que mais me lembra lost era esse de "viver juntos, morrer sozinhos", e a cena do Vincent acompanhando o Jack foi maneira! Seria legal se ele estivesse tb na igreja, mas sei que religiosos falariam que isso é um absurdo rsrs.
Só mais uma coisa, ao reaparecer fora da caverna da Luz, Jack estava no mesmo local onde o Flocke apareceu, ne? No momento pensei que Jack tb fosse virar fumacinha hehehe
Espero conseguir me desapegar dessa vez...
valeu!

Laurinha disse...

Caro Linus, te respeito , então peço que me respeite também. Ponto. Estou pronta pra debater com todos que aqui estão tentando se fazerem acreditar que há teorias malucas e que a ilha existiu realmente. Vi TODOS os episódios de lost várias e várias vezes já que tenho as outras cinco temporadas. E se vcs repararem bem as respostas de LOST sempre acabaram sendo óbvias. E NÃO É POSSÌVEL que vcs não percebam que eles morreram quando o aviao caiu na ilha. Não é possível. O fato da kate ter falado que "sentiu a falta" de Jack é simplesmente porque ele foi um dos últimos deles a acreditar e aceitar a sua morte.Se a Kate nao morreu porque ela nao envelheceu???? O Jack sempre quis salvar tudo e a todos durante a sua vida.Ele nunca aceitou o destino.Sempre se recusou a aceitar que nao poderia mudar as coisas. Foi o grande conflito que assistimos na ilha, o tempo todo.Jack x Locke, Aceitação x negação, ciência x fé...Aceitar o destino,aceitar a morte.Ficar em paz.E isso fez com que a passagem dele fosse a mais difícil. O fato do Hurley e do Ben ficarem na ilha foi porque quiseram,sem entender muito bem, ficar guiando e ajudando os outros (como o próprio Ben disse) a acharem seus caminhos para a luz(morte), "protegendo" a ilha, assim como Walt,Heloise,Cristian e Mr eko guiaram e ajudaram vários deles a acharem suas verdades.Eles eram especiais, evoluídos. Cara, se vcs soubessem algo de espiritismo vcs veriam o tanto que é óbvio.Vcs estáo que nem o Jack...hehehehe...Bem, vcs tem outra opiniao, eu respeito. Mas se a ilha existiu realmente, POR FAVOR, me respondam OBJETIVAMENTE, sem usar eletromagnetismos e "caracteristicas especiais que ninguem sabe o que é" como resposta:

1) como um paralítico volta a andar?
2)Como mais de 40 pessoas sobrevivem a uma queda de uma aviao partido no meio?
3)como pode haver sussuros que são na verdade mortos conversando?
4)como pode haver uma caverna com uma luz ao lado de onde eles cairam que ninguem nunca viu?
5) como pode alguem virar uma fumaça preta?
6)como alguém pode se curar de um cancer só por estar uma ilha?
7)como pode uma pessoa nunca envelhece só porque recebe um "toque" de um cara comum que bebeu uma água suja?
8)como se faz pra tanta gente conversar com os mortos?
9) Porque as grávidas na ilha não tinham seus bebês?
10)Reparem o liquido que o "candidato" bebe...NÃO É NADA...pode ser qualquer água suja...É UMA METÁFORA como milhares de coisas que vimos nesses seis anos.
Me respondam tudo isso e a gente volta a conversar. Let it go galera. Desde o episódio piloto tava na cara....

Marcelo Alvez disse...

Convenhamos, se esta era uma série sobre personagens, pq o destaque sempre foi nos mistérios?

Pra que os flashsideways? Não acrescentou nada. Só deu um final feliz q cabe a qualquer estória. Foi uma fuga pra tentar esconder um pouco a incapacidade dos criadores em fechar a estória da ilha, q por sinal, teve um fim bem vagabundo.

Quiseram tornar Lost épico,trocaram a boa trama pela adoção simplista de mitologia e personagens muito grandes, mas q no final se mostraram sem conteudo.

Por fim pra que serviu a Dharma? Templo? Viagem no tempo? Wildmore? Walt? Até mesmo Mib e Jacob?
Todos recursos da mais pura enrolação.

E sabem pq as pessoas dizem q os mistérios não precisavam de explicação? Pq se vc achar satisfatório q oq importa é só o "amadurecimento espiritual" dos personagens q chegam no pós-morte, realmente, saber o pq das coisas deixa de ser importante.
Mas me recuso adotar tal desapego critico a uma obra, q apesar de ficção, deve se enquadra no nivel minimo de razoabilidade em se explicar. Isso não é religião, apesar de muitos já terem se convertido.


PS: a galera usa eletromagnetismo pra explicar todos os mistérios esdruxulos deixados sem explicação. Algo q ninguem entende se torna facilmente no coringa do baralho, serve pra todos as necessidades.

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Senhoras e Senhores,


Boa Noite !

Gentilmente, estaremos convidando um Babalorixá , um Pastor Evangélico, um Padre Católico, um Rabino, um Mulá e um Médium Kardecista ...

Eles irão trazer suas dissertativas e interpretações sobre toda a saga de Lost ...

Até lá !

SHALOM !

Ernani disse...

Cara, acabou, deixa pra lá, foi uma decepção mas fazer o quê?

Para de escrever tanta bobagem!

Vocês xiitas ficam parecendo religiosos que ficam arrumando desculpas pras falhas inaceitáveis de suas religiões.

Não enxergue milagres onde não existem! Foi um desastre total e nada mais vai mudar isso.

Por mim, nem vou comentar mais sobre esse seriado morfético. Quanto mais rápido ele for esquecido, melhor. Talvez ele seja lembrado como motivo de piada, de como enganar as pessoas, de como fazer as coisas nas coxas, aí tudo bem.

Mas discutir bobagem, não mais.

Tô fora.

Unknown disse...

O Marcelo está coberto de razão!

Poxa, gente! Poxa, LECO! Custa um pouquinho de senso-crítico? Chega a ser triste ver o Leco fazer o comentário final de Lost e NÃO RECONHECER NENHUM dos enormes erros e furos que Lost deixou pra trás. Isso não é questão de opinião, e sim algo que está na cara!

Depois de muito procurar, encontrei um ser pensante que disse TUDO sobre o fim de Lost, provando que gostar desse final é sim muita falta de memória e de senso crítico:


http://aventurahumana.wordpress.com/2010/05/26/o-fim-de-lost/


Essa sim é uma resenha lúcida, que não esquece o que Lost FOI um dia...

PS: Respeito quem gostou, mas respeitar não é concordar e nem achar inteligente.

LOST4EVER disse...

Ernani disse...

Cara, acabou, deixa pra lá, foi uma decepção mas fazer o quê?

o que você ta fazendo aqui então.

voce não gostou do final MAS muitos gostaram se pra voce acabou tem que deixar pra la não tem razão pra estar aqui ou tem?

Anônimo disse...

Leco, só descordo de você em relação a Sawyer e kate, para mim nunca rolou nada entre eles depois da ilha, pois eles nunca tiveram nenhuma lebrança ao se reencontrarem nos Sideways, para mim Kate ajudou Claire a cuidar de Aron e Sawyer foi procurar sua filha e vagar solitariamente pelo mundo.

Anônimo disse...

Ernani, gostei da parte de Lost virar sinonimo de enganação, já vejo até os termos:

Quando um cara for enganado:
"Rapaz esse cara é um Lostie!"

Quanto um banco for assaltado:
"Cara o banco foi Lostiado!"

Quando o cara tá na merda depois de ter sido enganado:
"Ele está na Ilha!"

O famososo 171(codigo penal):
"Esse cara é um 4, 8, 15, 16, 23 42‎"

Valeu

Rogério disse...

Galera,

Foi bom passar estes 6 anos debatendo a série, mas infelizmente acabou, buáááá, gostei do final mas sou consciente de que ele deixou espaço para bilhões de interpretações. O jeito agora é esperar uns 200 anos por uma nova série, desta vez uma nave espacial que cai em algum planeta durante uma viagem intergalactica, hahahaha. Abraço a todos, anônimos ou não.

Linus disse...

O fato de haver tanta gente elogiando e tanta gente criticando, só mostra a grandiosidade desta série e a repercussão q ela causa.

Fosse "indiferente", a série seria um fracasso.

Linus disse...

Laurinha

Respeito, sem problema nenhum.

Mas acredito q mtas dessas perguntas q vc deixa, não levam em conta q a série era uma ficção. E desde o começo foi uma ficção.

Sei q algumas perguntas ficaram no ar e são interpretativas...mas pra algumas coisas ficarem claras, precisamos apenas aceitar q trata-se de uma ficção.

Ou vc queria uma explicação didática sobre, por exemplo, por que eles sobreviveram a queda? ou sobre de que forma as características especiais atuam quimicamente no organismo da pessoa e é capaz de curar um câncer?

Isso nunca esperei. Algumas coisas, não tem realmente como vc responder objetivamente...mas por que não precisa. Basta entender q é uma ficção.
Obs.: Sou espírita. E sei MUITO de espiritismo, acredite. Mas quem disse q eles quiseram seguir a doutrina espírita? A série sempre teve elementos espíritas, mas tb sempre teve elementos de outras religiões.

simiano disse...

Eae pessoal

@Laurinha
Então me responda uma coisa, se eles morreram na queda do avião como diabos todas pessoas que eles conheceram na ilha poderiam ser as pessoas mais importantes da VIDA deles. Isso é palavra do Christian, não é invenção, não é teoria. Tudo foi REAL ele disse. Não faz sentido todos estarem mortos e viajarem no tempo, encontrar outras pessoas que não estavam no avião (estavam mortas tb então?), encontrar um cara que queria proteger uma luz e outro que queria matá-los, matar porque então se já estavam mortos.

Então quando eles morriam na ilha o que ocorria, eles ganhavam a consciência que tinham morrido? Se fosse assim Jack não teria sido o último com essa consciência, afinal ele morreu primeiro que a Kate, Hugo, Sawyer, etc.


Agora para o Leco uma pergunta se ele souber responder. Porque o fumaça não podia matar Jacob ou seus Candidatos? O que o impedia? Era aquela dica dado em Across The Sea, de ser regras impostas por Jacob para esse "jogo" de sucessão do seu cargo? Meio sem sentido isso, e essa é sim uma questão muito importante, afinal era o que direcionava as ações do Mib, senão seria mais fácil ele matar todos, usar o Desmond para apagar e luz e voalá.

Abraços a todos.

Unknown disse...

É, esta acontecendo aqui o que eu tenho visto na maioria dos blogs.

Quem gostou da serie, se dá por satisfeito e comenta menos.
Quem não gostou faz questão de vir e tacar pedradas pra todos os lados.

Acaba que os comentários nos blogs são em 90% criticos.

Enfim, to contigo Leco, adorei o final de Lost sim. Ficaram lá seus furos sobre os mistérios mas eu gosto disso.
E quanto eu final épico, eu concordo plenamento, acho que elevou o nivel da serie.

Se fosse um final so com explicações quadradinhas fechando os pontos, seria mais um seriado para o publico Teen.

Aguardo por mais posts. =)

LOST4EVER disse...

Linus disse...

O fato de haver tanta gente elogiando e tanta gente criticando, só mostra a grandiosidade desta série e a repercussão q ela causa.

Fosse "indiferente", a série seria um fracasso.

não tinha como agradar a todos linus exatamente pela grandiosidade que serie se tornou. se tivessem respondido todas as perguntas muitos estarião aqui reclamando das resposta vide "sussurros".

LOST4EVER E NOS FLASHSIDEWAYS. : )

Samara disse...

Bom primeiramente..prabens leco pelo bom site.

Agora sobre o fim de lost, eu achei digno e emocionante. Nós vimos personagens se encontrando novamente e foi lindo ver o jeito que cada um se envolveu, vemos eles crescendo espiritualmente e vimos que nada foi em vão que eles viveram tudo isso que vimos durante esses 6 anos. ao contrario do que uns pensaram na hora que acabou eles não morreram na queda.

So teve a associação do final com o começo pra ficar mais lindo ainda =)

Eu vou amar a serie foreva brotha. pela primeira vez eu não me decepcionei com o fim de algo então pra mim foi bom.

So que vejo que quem nao gostou nao repeita as pessoas que gostaram =/ e isso é um falta de respeito completa.

Parabens leco por nesses anos nos levar a teorias lost.

Abraços e stay lost.

Kurayami disse...

Adorei o comentário do Fabiano Franz. Obrigado pela base cientifica (mesmo que teórica) da ilha!

Quanto à Laurinha, "responder sem usar eletromagnetismos e "caracteristicas especiais que ninguem sabe o que é" alguma coisa sobre Lost é NÂO falar de Lost.

Acho que, quando se assiste Lost, não se deve manter a mente fechada, esperando explicações apenas científicas. Mesmo pq muitas dessas explicações nem virão, de maneira alguma. E eu pessoalmente non me importo com isso. Gosto da liberdade pra imaginar e teorizar.
Eu acho que eles não morreram na queda. Acho que a ilha, foi tudo real, como disse o Christian. E também não acho que, por mais que eles estivessem em uma igreja, o final do sideways não foi (puramente) religioso.

Anyway, Carlton e Damon criaram uma cenário enorme e cheio de detalhes, cheio de mistérios. Com Lost, eles contaram e terminaram a história dos sobreviventes do Voo 815. A ilha ainda está lá, antes e depois da queda do avião.

Unknown disse...

frase de Christian para jack:
"A parte mais importante da sua vida,
foi o tempo que passou com essas pessoas."
não era pra haver duvidas quanto a eles terem morrido ou não na queda do avião.

Linus disse...

Exemplo: A ilha era um lugar q possuia um eletromagnetismo fora do comum. Descobrimos isso durante a séria.

Precisa explicar algo além disso sobre a questão? Precisa explicar DA ONDE surgiu essa energia, e POR QUE a ilha tinha essa característica?

Se formos pra esse lado, daqui a pouco estaremos querendo explicações físicas, químicas, etc...q certamente não estariam presentes na série. Ai é exigir demais.

ericodias disse...

eu até acho que há falhas e erros na história e não aceito a teorias do todos mortos e limbo/ceu, mas nem porisso deixo de aplaudir e me emocionar todas vez que reassisto o final, que foi muito bom e coerente com a série.


Mas queria Só comentar uma coisa que não foi colocada nesse post de detalhes é que tanto no primeiro episodio como agora era a presença do sapato branco do cristian sheppard no bambuzal

Helu disse...

Primeiramente, quote legal do badah!!

"Jack, o tomate teimoso"! Genial! Aproveito o tom de despedida para agradecer a todos os autores do blog pela dedicação com que conduziram essa experiência fantástica. Todas as interpretações e opiniões de vcs, inclusive as negativas em alguns momentos, foram excelentes, válidas e construtivas."

:)

Bem, eu sei um tanto de espiritismo e não concordo em NADA do que a Laurinha falou, hehehehe.

Acho que o crescimento espiritual deles na ilha foi durante a vida mesmo...esse negócio de envelhecer, aliás, que eu saiba muitos espíritos se representam com a idade e aparência q sua alma se identifica mais .. e mesmo q nem todos os espíritas concordem c isso, aquele foi uma versão pós morte da série e como o próprio cristopher falou foi só "um lugar q eles criaram p se reencontrar".. enfim, não vou ficar citando coisa q personagens da série falaram, eu interpretei tudo de um jeito bem diferente do q o seu laurinha..

Gostei das explicações do Franz, e alguns dos meus amigos físicos tem outras teorias q validariam. A grande dúvida que fica é mto mto mto mais em relação a contenção, como funciona certinho. Mas adorei a teoria do Franz!

E poxa, concordo 100% sobre o MIB ser parte da ilha, os sons iguais, os raios elétricos semelhantes; até me faz pensar um poucos e em certas situações em que vimos pensamento dos losties se manifestando não era a própria ilha projetando o pensamento deles da mesma maneira como o MIB faz p se transformar :)

** (e o fato do cara ter sido jogado lá é mto "watchmen"... quem leu a HQ sabe do que tô falando ;P... é mto mto watchmen, hehehe)

Unknown disse...

Bom dia,

SÓ ALGUMAS QUESTÕES, LEVANTO A TEORIA DE QUE ESTAVAM MORTOS, DEVIDO AO JACOB TER DITO AO ULTIMOS CANDIDATOS NO MOMENTO DA ESCOLHA DE JACK: VOCÊS NÃO ERAM FELIZES! EU OS TROUXE PARA CA! ISSO DA A ENTENDER QUE, ERAM ALMAS PRESAS AO MUNDO.

OUTRA CENA QUE LEVANTA ISSO.. É QUANDO A ENTÃO MÃE DE JACOB E DO OUTRO... FALA QUE NÃO HÁ NADA FORA DA ILHA.

PERCEBE-SE QUE TODOS QUE FIZERAM ALGO COMO CHISTIAN E A MÃE VERDADEIRA DO JACOB SÃO LEVADOS ATÉ A ILHA. SUTENTANDO QUE A ILHA É UMA TRIAGEM PARA O INFERNO, TAMBEM SUSTENTADA APÓS SER RETIRADA A CHAVE NO CORAÇÃO DA ILHA QUE COMEÇA A APARECER LAVA E TUDO DESMORONAR.

ME AJUDEM A ENTENDER!

lucas disse...

Para mim a ilha submersa, nada mais é, que depois de viverem suas vidas, kate e claire criando aaron, sawyer conhecendo sua filha, hurley como new jacob,jack morrendo na lha, etc,a prova que todos os personagens morreram,inclusive a ilha.
Aquela cena mostrou que um dia a ilha não precisaria mais proteger aquela luz, então sua função acabou e ela morreu."um dia todos morrem" parafraseando christian

Ninoka disse...

Essa cena final me emociona tanto que até agora só de lembrar fico com os olhos cheios de lágrimas!
Adorei o final da série...vendo e revendo conseguimos bem mais explicações do que acham que há!
Post muito legal!

Wilian disse...

@Laurinha
Quantas vezes você assistiu todos os episódios mesmo???? Bem, começe denovo que pelo jeito não entendeu nada.
------
@todos-que-pensam-que-eles-morreram-no-815
Gente, comprem o DVD e assistam com legendas. Vocês, descendentes de alemães, teimosos, céticos e ecléticos, querem mais um adjetivo do tipo "lerdo" na sua lista? Assitam novamente e parem de passar vergonha.
-------------
@sobre-a-ilha-afundada
Após ver o final, sabemos que a cena da ilha afundada (que aconteceu no flash-sideway) é parte do mundo dos mortos, um mundo de representações ideais (vide jack se dando bem com seu filho / locke no olho-por-olho com seu pai). Portanto, a ilha afundada, sumida do mapa, é o desejo de algum desses, é o seu "micro-paraiso" ver a ilha no fundo do mar como se nunca existisse. se você não compreende, adicione "lerdo" no seu curriculo, juntamente com a @Laurinha.
-----------
@Teorias-Lost
não abandonem o blog, please.. acessando diariamente para ver posts novos. Adoramos vocês.

Anônimo disse...

E sobre o filho do Jack? quando falaram que ele não tinha filho? quem é aquele menino? e o aeron?? pq ele ta la morto no ultimo espisódio?? era pra filha sa sun tb estar la ne??

Davide Di Benedetto disse...

Ótimos momentos destacados do séries finale.

Sobre a luz a minha teoria é que ela seja mesmo um tipo de energia mística que perpassa todas as coisas vivas (como a força do Star Wars)e que se manifesta no mundo físico como eletromagnetismo.

Ela concederia em alguma medida a possibilidade das pessoas afetarem a realidade e realizarem seus desejos. Mas essa tentativa pode apága-la.

O Monstro seria uma antítese da Luz, criado originalmente pelo desejos no subcosciente do MIB.

O fato de cinzas ou cercas sônicas pararem o monstro na verdade seria devido a fé que os guardas do templo e o cientistas tem respectivamente que isso vá deter o monstro. Eles estariam usando seu "eletromagnetismo" pessoal.

Sobre outros aspectos mas filosoficos do Final, devo dizer que embora o Sideways foi desenvolvido de maneira magistralm não gostei tanto da explicação.

Desenvolvi isso em meu própio blog

LOST: o Absurdo e os fantasmas
http://cafecauboi.blogspot.com


é o meu primeiro post

por favor comentem! \o/

Nanamelon disse...

Do mesmo jeito que Lost sempre fez referências a diferentes correntes filosóficas - vide os nomes dos personagens John Locke, Desmond David Hume, Mikhail Bakunin e Danielle Rousseau, por exemplo - a diferentes vertentes literárias - precisa citar os livros mencionados? - e a várias teorias científicas, nos seus últimos momentos Lost se referiu a diferentes teorias religiosas. Isso significa que eles condensaram conhecimento de várias doutrinas, mas não seguiram estritamente nenhuma. O legal da referência é isso, você junta pedaços de conhecimentos diversos e interpreta o fato que está vendo.

Sobre o por quê de se partir para o caminho metafísico, a minha hipótese é a seguinte: religião, queiram ou não, é uma criação humana tanto quanto a filosofia ou a ciência, e é sim uma forma de cultura e conhecimento. Ao abordar a morte, Lost escolheu trabalhar com a religião por ser esta a forma de conhecimento que mais se debruçou sobre essa questão.

Como bem disse a Lilica Jater no blog Café com Cuca, ciência e religião sempre deram nomes diferentes aos mesmos eventos no decorrer da história da humanidade. Não importa qual lado é escolhido por você, basta se despir dos preconceitos pra entender essa dualidade. E a série tratou dessa dualidade DESDE O COMEÇO. Não gostar do final, OK, mas se sentir enganado eu acho um pouco de exagero.

Aliás, amigos, vamos combinar que eventos "fantásticos" - no sentido de não terem uma explicação aplicável na vida real - acontecem na série desde o primeiro capítulo. É uma obra de ficção com elementos que se assemelham à realidade, e não um documentário da National Geographic.

Mas gente, sério, obrigada por participarem e contribuirem para o debate. Visões diferentes sempre agregam, desde que não sejam impostas ou expressas com hostilidades. E 99% das pessoas que postam aqui respeitam isso. Obrigada mesmo e sintam-se sempre à vontade :D

Para os outros 1%
Eu sei que tem um monte de gente que nos acha babacas, doidos, desocupados (e vários outros adjetivos "carinhosos") por ficarmos aqui debatendo sobre Lost. Mas, sério, isso é um problema SÓ NOSSO. E este espaço é PRA ISSO. Não consigo entender gente que vem aqui falar "PAREM DE ESCREVER SOBRE O ASSUNTO". Oi? Pare você de vir aqui ler, oras.

Nanamelon disse...

Anônimo das 10:55

Teorias:

O filho do Jack, possivelmente, não era real também. Era um projeção de um desejo que ele tinha, de superar o conflito que tinha com seu pai sendo um ótimo pai para alguém.

Considerando o "sideways" algo que aconteceu depois de todos já terem morrido, e pensando que, no caso do Hurley, isso pode ter levado séculos (o guardião da ilha não envelhece, né?), é bem provável que Aaron e Ji-Yeon já estivessem mortos também. Motivo para Ji-Yeon não estar lá seria, possivelmente, que ela já tivesse feito a passagem, ou que estivesse mais ligada em vida a outras pessoas do que aos seus pais - afinal, ela foi criada pelos avós - e precisasse se unir a essas pessoas pra "seguir em frente".

Sobre Aaron estar representado como um bebê, segundo algumas religiões (alô espíritas, vocês podem ajudar mais com isso do que eu, desculpa se disser alguma bobagem), o espírito assume a representação da fase da vida que lhe foi mais marcante. Como o tempo que ele passou com aquelas pessoas foi quando bebê, pode ter sido por isso.

Moreno Valerio disse...

Mais do que nunca, acho que LOST merece um universo expandido. (mesmo acreditando ser impossivel).
Eu quero dizer, há tantas coisas que eles poderiam criar (e não necessariamente relacionado aos mesmos personagens, e os mesmos mistérios) Tipo, de Jacob e MIB após a cração do Smoke até a chegada do Black Rock, Richard começando o que seria "Os Outros", a Dharma, a Ilha em qualquer ponto antes da Mãe Louca, Hurley e Ben na ilha, após os dois, etc.
Há tantas coisas que eles poderiam criar, com comics, desenho, episodios em web, sei la....
Seria algo legal de ver, afinal, o sucesso de LOST nessa década é tão extraordinário, que poderia continuar sem problemas :D

anaka disse...

Bem, faço parte do time que gostou do final! Pra mim ficou muito claro que tudo na ilha foi verdade... quem não concorda td bem, mas acho que é querer vestir um sapato 36 em um pé 37, entendem? è forçar demais, por favor, o diálogo final de jack seu pai é claro. è mtuita coisa que aconteceu, entre viagens no tempo, passagens fora da ilha, pra tudo ter ocorrido numa especie de limbo.

Pra mim a ilha submersa é um simbolismo que a ilha também esta "morta" como todos estavam no que chamávamos de flash-sideway.

Chorei o epi todo!!!! :P

Eduardo disse...

Galera... Primeiro, parabéns pelo texto de vcs, está muito bom! Tenho algumas coisas a acrescentar e gostaria da opinião de vcs...
A ilha, teve um momento que vc comentaram de um vulcão e tal... Eu não acho que seja isso, pra mim eles explicaram no seriado o que é a ilha... No episódio 15 qdo a madrasta do Jacob diz que aquela luz existe em todos os homens... A meu ver a ilha é como o Jardim de Eeden, o poder de Deus, poder da criação, chamem do que quiser... Eles criaram a própria mitologia deles (os produtores eu digo) e a ilha é o início de tudo, ali é a fonte da criação, fonte da vida... É algo místico mesmo, não tem como explicar de onde veiu ou pq veiu.
Outra coisa fundamental, desde sempre os flash que viamos contavam algo do passado dos losties, depois da quarta temporada que passamos a ver o futuro e vc foi muito feliz qdo disse que todo mundo pensou que era uma realidade alternativa, de fato todo mundo pensou isso e o que muita gente não ta entendendo e ta criticando é que, essa pós vida deles não ocorreu qdo o Oceanic 815 caiu, nem qdo a bomba explodiu, não existe tempo pra aquele lugar como o Christian deixa claro, essa coisa de mostrar eles mortos foi a melhor maneira dos produtores supreenderem todo mundo, eles não estavam "sempre" mortos, a ilha NÃO É O PURGATÓRIO, eu vi milhões de comentários (não só aqui, mas amigos do MSN e até colegas de classe) dizendo "Como eles foram bons na ilha eles alcançaram o paraíso" não é isso, tanto que o Miles não aparece na cena final, nem o Richard, nem o Lapidus... E na ilha todos eles foram bons, então pelo amor de Deus, aquilo não é o purgatório!
Não faria sentido eles mostrarem o que aconteceu com os que escaparam no Ajira, mesmo pq se eles mostrassem isso nos flashs, todo mundo ia saber o que acontece no final e outro detalhe... A ilha, desde o início de LOST o que ta sendo contado ali é a história daquela ilha especial, se vc se prendeu a viagens no tempo, eletromagnetismo ou qualquer outra coisa assim e esperava que no fim fosse ver a ilha afundando (tbm pensei que ia ver isso mas tudo bem) não podem reclamar pq ninguém te enganou! Desde o primeiro episódio ta claro que a Ilha é um personagem da série, o que acontece em cima dela... Wharever!
Pra finalizar só um comentário... A escolha deles de finalizarem com o Jack fechando o olho... Exatamente como vc disse, ali começa e ali terminar... Qdo ele começou a andar pelo bambuzal eu imaginei que terminaria assim, pq? Pq depois de 6 anos a gente reconhece marcas dos produtores... Ele fechando o olho é magistral, a cena mais emocionante em décadas, talvez a mais emocionante da história! Quem acompanhou e viveu a série sabe o que eu to dizendo... Lost não é um seriado, é uma experiência!

Anônimo disse...

Leco e todos os donos desse blog.

Vamos acabar com essa discução toda.

Aqui segue o link de uma entevista com dada por Michael Emerson o Benjamin Linus da série na última quarta ou quinta.

Ele explica que a ilha existia e ninguem estava morto.

Leco coloca logo isso aqui no blog e vamos parar de brigar.

http://www.omelete.com.br/dvd-blu-ray/dvd-de-lost-tera-epilogo-com-mais-de-dez-minutos/

Lariii disse...

Bom primeiramente quero dar os PARABÉNS para os donos do blog! vcs realmente fizeram um ótimo trabalho, sempre dando suas opiniões ajudando a todos a entender cada segredinho de LOST!
Em segundo e ultimo lugar quero concordar com vcs dizendo que lost vai existir sempre, na memória, no coração e nas conversas de fã da serie! eu tbm AMEIIII o final, me emocionei e me emociono so de ler os comentarios de vcs!

Obrigadaaaa por tudoo gente! e nao vamos esquecer LOST FOREVER!!! =D

Davi Forte Garms disse...

Boa tarde a todos,

A equipe do blog, obrigado por compartilhar conosco e abrir esse espaço.

Já falei mt sobre o que não gostei e vou tentar deixar isso um pouco de lado, na medida do possivel. Gostei da listagem, embora tenha algumas considerações a fazer:

Foi tudo real - é claro, mas independentemente de estarem mortos ou vivos. o sideway é irreal então? estarem mortos na ilha não seria irreal tb, mas já lá, entendo a idéia.

Sideways - Apesar da origem confusa, não posso negar que foi bem interessante e emocionante.

Let go - ótimas observações. desapego tb tem mt a haver com o hinduismo.

eloise - otimas observações.

reencontros - a parte mais emocionante sem duvida. ver como uma homenagem aos fãs é bem legal msm.

a explosão da jughead - mas e aí, causou a singularidade como miles disse, ou não? gostaria q sim, alguma coisa de mais intessante tem q sair dai!

o monstro - a ligação luz/sombra é um aspecto a ser analisado com atenção especial. gostei da hipotese. sendo ele a energia da ilha concentrada de uma forma negativa, a energia pura original corrompida, fruto do ódio presente no mib. só existe uma energia original, isso vai de acordo com a concepção monista do hinduímo, por exemplo. e com o próprio cristianismo se vc analisar mais a fundo, sendo lucifer um anjo caído.

o coração da ilha - não me parece algo feito exclusivamente pela natureza. parece mais com algo construido/modificado pelo homem. talvez por uma civilização antiga com uma compreensão espiritual mais avançada?

pedra fundamental - parte da construção do coração da ilha, com alguma função especifica em relação a energia. mas pq criar um interruptor para desliga-la? um dispositivo de emergencia talvez? os antigos q a construiram podem ter vivido situações parecidas.

ajira - lapidus imortal, só pra ser o piloto necessário salvador e avião remendado forçou demais, era melhor terem todos morrido heroicamente.

hurley/ben - é uma dupla interessante, aguardo com ansiedade os extras.

jack fechando os olhos/vincent - mt loca a cena, jack morrendo com um cão (o melhor amigo do homem) e não sozinho. essa foi animal msm.

rose/bernard - amor puro e verdadeiro. foi bom reve-los.

é isso, galera, abraços a todos!

Anônimo disse...

Boa tarde,
Eu concordo com Juliana Teixeira, E voce naum falou besteira, isso mesmo, qd se vai para o outro lado, assumimos momentos bons de nossa vida na terra, qt ao garoto "filho do Jack" eu acho que era o proprio jack tentando tratar o garoto como ele gostaria de ser tratado.
Araços a todos

Danilo Ramos disse...

Claro que fiquei satisfeito com o final, MAS...

Tenho uma Teoria que fez minha cabeça latejar. E se o que nos foi mostrado REALMENTE seja uma REALIDADE PARALELA - não um limbo como nós vimos, ou onde os Losties achavam que estavam - já que diversos fatos nos levararam acreditar concretamente nisso antes do Finale. Como Juliet dizendo que a explosão da Jughead funcionou, ou como as mortes de Keamy e Bakunin, impossíveis, pois já estavam, supostamente, mortos. E ainda, a visão que Faraday teve no Flash-Sideway da equações, comprovando que aquilo era SIM uma realidade alternativa criada pela bomba!

E se a Ilha realmente foi afundada/destruída como vimos no começo da temporada, assim "derramando o vinho"? E se Christian Sheppard não fosse Christian Sheppard, e sim FLocke que havia tomado sua forma, ludibriando os Losties, e unindo-os naquela igreja para fazê-los esquecer da realidade REAL, assim podendo se espalhar pelo mundo.

Ah, e ainda teve Juliet dizendo que tinha algo "muito, muito importante..." pra dizer, antes de morrer no início da temp. O que seria isso?

Há vários detalhes que vieram na minha cabeça, um atropelando o outro. Talvez ainda encontre mais fatos para embasar essa teoria.

Resumindo pra ficar claro, inclusive para mim: Jughead explodiu. Realidade-paralela sim, Limbo não. FLocke, e não Chris Sheppard.

Acredito em algo muito maior em Lost. E Ainda tenho que descobrir o que eram as feridas em Jack.

Di7O disse...

Eu acho q a duvida de q eles morreram no acidente acabou quando começou os flashfowards, já que mostrou que havia vida fora da ilha.
Mas blz, pra aqueles q ainda acham q eles morreram no acidente (apesar do Christian falar do Hurley confirmar e do Jack mandar uma mensagem do alem serie falando que a vida na ilha foi real) podem continuar pensando assim já q não muda nada pq se a ilha esta no mundo dos mortos toda aquela realidade também esta, ou vcs acham q os Oceanic six eram todos fantasmas.A única coisa que muda é que os coitados morrem 2 vezes.

Anônimo disse...

Fantástico o final.

Espero que seus detalhes, Leco, esclareçam as coisas para aqueles que odiaram o final e o compararam a "Os Outros" ou "Sexto Sentido".

Creio eu que ficou super claro que 'mortos' estavam no flashsideways, e não vejo, de forma alguma, margem pra interpretações diversas disso, dizendo que morreram na queda e que nada foi real.

Até mais.
Stay lost.

Anônimo disse...

Ah, e gostaria de acrescentar que, desde que assisti o epi, tive a mesmíssima impressão que você sobre o "Flashes Before Your Eyes" e Eloise Hawkings.

Pra mim, ficou bastante claro isso.

. disse...

"Vincent derrubou o ditado de Jack sobre "viver juntos, morrer sozinhos", pois estava lá ao lado do médico... Juro que essa cena me emociona!"

Concordo, essa cena foi sem dúvida a mais emocionante, quem já teve alguém doente em casa sabe como os cachorros são fiéis nessas horas. Meu avô morreu em casa, em nos seus últimos dias, parece que o meu cachorro percebeu q ele estava para partir e ficou o tempo todo ao lado dele.

. disse...

Laurinha
Mas quem disse que os criadores da série levaram o ESPIRITISMO como base para fazer o programa? Eu até concordo que a ESPIRITUALIDADE em si foi o que mais pesou nesse desfecho (mais do que muitos dos fãs gostariam, diga-se de passagem)mas não necessariamente essa história espírita de almas que ficaram para ajudar as outras etc Se não, seria rebaixar Lost ao nível de um livro da Zíbia Gaspareto

igor disse...

Para mim não tem palavra melhor do que RIDICULO para falar sobre este final de lost.
Sinceramente, o que houve foi que a serie se estendeu de mais os roteiristas criaram muitos misterios que não serviram de NADA para chegar num final que ELES acharam mais FACIL.
PORQUE a 6ª temporada a ilha começa em baixo d'agua?
PORQUE as gravidas morrem?
PORQUE jack caiu no mesmo lugar q o irmão de Jacob e não virou fumaça?
COMO jack saiu de dentro da caverna?
PORQUE a "rolha" cria uma "luz" que é o "coração" da ilha?
PORQUE nos creditos aparecem os destroços do avião sem ninguem?
PORQUE durante toda a serie eles fizeram relacionamentos com mitologia egipicia e fizeram o desfecho com religião?
PORUQE durante toda a serie puseram livros que não adiantaram de nada para nós percebermos o final?(vai ver eles so tinham o livro da alice ai colocava toda hora rsrs)
PORQUE o relogio sempre com os mesmo horario, dentre outras coisas que vimos aqui no teoriaslost não fizeram sentido algum?
CADE o walt?
PRA QUE precisavam do desmond ja q o jack tambem entrou na agua e sobreviveu(já que ele so moreu por causa da facada)?
COMO o pai de jack aparece no cargueiro para o Michael? Com certeza não era o fumaça pois o fumaça não podia atravessar o mar.
COMO sayid reviveu e ficou possuido?
PRA QUE tanto misterio em aaron se ele não era ninguem?
COMO um copo d'agua fez jack hurley e jacob virarem "deuses"?

MAIS ALGUMAS PERGUNTAS QUE N LEMBRO AGORA SE ALGUEM LEMBRAR POE AE. ISTO É MINHA REVOLTA COM ESTA SERIE ONDE OS ROTEIRISTAS PARARAM DE FUMAR MACONHA E NÃO CONSEGUIRAM FAZER UM FINAL DESCENTE.

Unknown disse...

Na minha opnião essa é a melhor crítica da serie LOST ever

http://aventurahumana.wordpress.com/2010/05/26/o-fim-de-lost/

leiam e postem seus comentários

abs

simiano disse...

Acho que algo muito importante a comentar também é que aquele espaço onde todos se encontraram é atemporal.

Ou seja, mesmo que Hurley, sendo o guardião da ilha, tenha morrido muuuuuuuuuito tempo depois de Jack, ambos chegaram juntos naquele "mundo". E isso não quer dizer que dá para fazer um comparativo com o mundo atual, ou seja que aquilo só ocorreu após todos morrerem cronologicamente, ou seja aquilo não ocorrem em 2300 por exemplo, como disse é atemporal. Ele ocorre em um plano separada, é uma espécie de sideway, mas com a diferença que todos já morreram na outra vida. Pelo menos foi o que compreendi das frases de Christhian.

Mas não gostei de da falta de algumas explicações que considero importantes relacionadas ao fumaça e como ele é gerado. Jack tb entrou na caverna de luz e não saiu de lá morto, diferente do Mib. Porque mib não podia matar os candidatos, já que isso facilitaria sua vida. Isso era uma questão importantíssima a meu ver que não poderia ficar a ver navios.

Walt por exemplo simplesmente foi uma decisão extra-série a meu ver, não dava para utilizá-lo satisfatoriamente por ter crescido, preferiram ignorá-lo, assim como seus poderes. Não é nenhum absurdo tb.

E sobre a ilha afundada, bom Christian disse que tudo morre um dia, talvez isso possa ser aplicado a ilha, ela finalmente morreu, como ocorreu não saberemos, assim como não saberemos como morreram Kate, Sawyer, Hurley, etc. A ilha sempre foi mais um personagem.

Unknown disse...

@crazyphantombr

É simplesmente facil dizer que alguem não entendeu. Então explique o que a menina pediu?

Unknown disse...

Eu só quero um informação. Porque o diretor tratou a ilha como um personagem(em uma das fala me lembro disto: "A ilha não terminou com você") e terminou o seriado com foda-se cambada não darei resposta, ta ai um final emocional pra vocês?

Piratearth disse...

O final foi uma merda!!!!!!
Os mistérios faziam a série ser emocionante.
Daí vem os produtores e fazem a última temporada parecer outra série, me desculpe mas pra mim lost acabou na morte de Juliet, o que aconteceu depois é melhor esquecer.

Mateus disse...

Comédia vcs inventarem um monte de teorias sobre a ilha e não conseguirem responderem o básico do básico.@linus, vc fala pra @laurinha que ela quer uma explicação "científica" sobre, por exemplo, a cura do câncer da Rose.E que a série é "ficção". Ué mas a gente não ficou seis anos aqui viajando em explicações científicas,religiosas,mitológicas e tudo o mais para LOST.Chegar agora e aceitar tudo porque a série é de "ficção" é o fim da picada.E outro coisa: O jacob não era nada. Isso fica claro. Era um bebê comum, simples,num limbo que não conhecia nada de nada.Fazia as coisas porque falaram pra ele fazer. E aquele ritual que ele faz de beber a água não é absolutamente nada. Se ele era superpoderoso o Jack tb ficou? O hurley tb?? E como que eles caíram DO LADO da caverna de luz e não viram ela.è impossível.E o cristian dizer que aquilo tudo fez parte da vida de jack é óbvio que sim, a MORTE FAZ PARTE DA VIDA.talvez, e acho que foi o que lost quis dizer, a parte mais importante. Por isso cristian disse pro jack que a época que ele passou com essas pessoas foi a mais importante. Lógico. Foi sua redenção, seu encontro com a paz.Seu caminho pra luz.E a passagem espiritual que eles vivenciaram na ilha foi REAL, assim como aquele encontro na igreja.Só que outra realidade.A ilha aconteceu,mas em outro plano de "vida".Porque vcs aceitam isso pros flashsideways e não para a ilha? Pra mim, eles morreram na queda. Quem não vê isso não quer aceitar o óbvio.E vcs que vão falar que não "entendi" a série, tentem responder pelo menos UMA questão que a @laurinha e que o @igor estão perguntando. Ou pelo menos o que é a ilha? Básico não? Ou como o Richard não morre?? porque o jacob é o superhomem?? é nada.Acordem!!A única resposta minimamente plausível é que eles estavam mortos.Vocês preferem sustentar coisas absurdas e inexplicáveis do que simplesmente aceitar que eles morreram quando o aviao caiu. e alguém aí tem notícia na história da humanidade de um aviao partir no meio, cair,sobreviver uma galera,e ainda um velhinho paralítico cair no chão, se levantar e se curar?? Ah mas aí os sabichões que não conseguem explicar NADA da série vão falar que é por causa do eletromagnetismo???????? ou por causa dos "poderes" do bobão do jacob?? ou porque é "ficção"??poupem meu cérebro.

Anônimo disse...

http://www.scribd.com/full/31889226?access_key=key-131qs0x11593xb9olh6c

Mateus disse...

@crazyphantonBR

Você tãããão inteligente:
-ilha afundada micro paraíso de alguns????????(sem comentários de tão ridículo)
- flassideways: mundo ideal dos mortos????? Olha aí:
1) sayid continua na mesma sem a nádia que tá com o irmão dela;
2)Sun e Jin são amantes escondidos do pai dela e não casados;
3) A kate continua fugindo do mesmo jeito;
4)locke continua na cadeira;
5)Sawyer continua atrás do assassino dos pais;
6)Shanoon continua com os mesmos problemas com o irmão;
7)Charlie continua drogadão e perdido...

Acho melhor vc correr e ver tudo de novo porque vc nao entendeu absolutamente NADA.Tá passando vergonha.

Unknown disse...

Eu percebi duas coisas que não vi escrito em nenhum lugar. Primeiro, a facada que o Jack recebeu em sua luta final com o MIB, era pra ele ter morrido mto mais rapido mas não morreu devido a operação de apendicite que ele fez e isso fica mais claro pq ele pergunta pra mãe dele qnd foi q ele fez a cirurgia de apendicite fora da ilha, qnd ele esta supostamente morto. E já que ele está morto, pq ele sangra nessa realidade ao mesmo tempo que na realidade da ilha ?

Quando o navio explode o Mib fala pro michael qua a missão dele foi cumprida...e como ele saiu de lá se ele não pode voar em forma de fumaça pelo mar ? EU acho que na verdade ele salvou o Jim da explosão...como ? Com eletromagnetismo é claro !! hiuahuaiha

Anônimo disse...

Mesmo tendo sido cancelada, flashforward terminou a temporada de forma mais digna e interessante que lost.

Any

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Atenção,

O Babalorixá Paulinho de Padilha, do Centro Ilé Iya Ogun Opo Aira ...

Jogou os seus búzios, após ler todos os comentários aqui publicados e pelo que os guias e entidades revelaram ...

Ele indicou que os búzios e os guias sinalizaram que o companheiro Mateus, possui a interpretação + correta pela óptica do umbandismo e camdoblé !


Enfim ...

Na semana que vem, o grupo evangélico Pregadores do Fogo,
(Igreja dos Últimos Dias da Ressureição dos Fiéis de Cristo)

Irão deixar o parecer através dos preceitos bíblicos e cristão sobre as conclusões finais da série Lost ....

SHALOM !

Unknown disse...

@spectre1961

responda melhor... foi o mais coerente que já vi em todos os comentários....

responda melhor e não fique apenas debochando... pois debochar sem ao menos mostrar uma opinião coerente ou sensata é coisa de que não tem competência para fazer melhor....

Já adianto não sou espirita porem gostei da teoria... pelo menos deu algum sentido ao final de lost

laurinha disse...

@juju-ambrosio
ele não fez cirurgia de apendice nenhuma pois ele já estava morto o tempo inteiro.Metáforas. Se auto salvar como ele já tinha salvo a tantos.
e ele sangra ao mesmo tempo justamente pra mostrar que tudo é atemporal e caminha lado a lado.Morre-ilha-redenção-luz-let it go-paz-viagem sei lá pra onde no final.O sangue simultâneo, pra mim, foi pra mostrar isso,que é tudo a mesma coisa, fazem parte de um mesmo processo, da vida(aí incluída a morte,que faz parte da vida) dele. a "morte" (redenção) dele na ilha caminhou lado a lado com a "lembrança" que ele teve do que realmente aconteceu no flashsideways.A lembrança de que ele estava morto.E assim acho que foi com todos, uns mais cedo, outros mais tarde, assim como o cristian disse.só que a série focou no jack.e sem essa noção de "tempo" que a gente têm aqui na nossa realidade. Acho que as viagens no tempo na ilha também se encaixam aí. é tudo atemporal, como foi dito tb. Tudo acontece ao mesmo tempo, porém no tempo de cada um.

Anônimo disse...

parabéns pelo texto! esclareceu muitas duvidas que ficou com o final e pra quem não se lembrava do vários detalhes dos episódios pasados.

Felipe

Almirante Águia disse...

Olá Lostmaniácos

Estava em viagem, assiti a The End, com certo atraso, gostei da final, não tecerei maiores comentários para não me tornar repetitivo, até mesmo porque em passada rápida pelos diversos comentários percebi prós, contras e também, os não entenderam nada, juntamente com os que não aceitam.
Mas quem é obrigado a aceitar ou entender. No mais lost é uma obra lúdica, entretenimento e pronto, embora tenha obrigado os fãs mais nerds a se aprofundarem em pesquisas e debates, sobre os fatos e fenomenos expostos em seus episódios.
Continuo gostando de lost, também achei um final muito competente, fazer o que se alguém não tenha gostado.

Sempre tive a impressão que Hurley seria o substituto, outra vez até citei que pudesse ser o Ben, de certa forma ganharia esta aposta. O gordinho sempre esteve em evidencia, com diversos acidentes ocorrendo ao seu redor, e se livrando sempre, apesar de se considerar azarado, Hurley sempre foi um elo de entendimento, aproximação e mudança de atitude entre os companheiros. Ben era a expressividade da pessoa que sempre foi o que foi por não ter outra opção. Lógico que isso é pessoalidade minha, pois tenho fé na capacidade de transformação do Homem. Cada um de nós vai até onde a própria percepção permite.

De todos os encontros dos losties na realidade X, o mais bombático e esclarecedor foi entre JUliet e Sawyer


Minha mãe estava mais ou menos certa quando disse que lost era a caverna do dragão... de certa forma não deixou de ser.\o/

Breve, farei um post mais elaborado com minhas impressões pessoais em AltairBlog (http://almiranteaguia.blogspot.com/2010/04/lost-estamos-chegando-ao-fim.html), apesar de não possuir um público conhecedor de lost.

Valeu Leco Leite e toda equipe do Teorias
Valeu companheirada dos comentários

Sigamos em frente
Namastê

Ana disse...

Gente, alguem só me explica uma coisa: se o Jack, mesmo na realidade paralela foi pra Austrália para buscar o Christian, que já tinha morrido nessa realidade, como ele aparece vivo, no próprio flashsideway????

SPECTRE1961 disse...

שָׁלוֹם

Junior:

Perdão,

Mas não estou "debochando" ou sendo irônico, apenas utilizo como fonte ...

O Inner Circle do Grande Rabi Gershon Scholem ...

(Corrente Pharisaism)

E que foi um dos maiores mentores contemporâneos da Kabbalah ...

Por isso ...

Utilizo constantemente os insights ao meu redor para decodificar o que vejo e assisto nessa vida efêmera e breve ...

No tocante ao uso de búzios, é + uma ferramenta a disposição para averiguar toda a jornada de Lost ...

O Babalorixá, através dos búzios, além de apontar para os comentários mais próximos da noção do que pode ser lido como o "correto",

Deixou ainda um paradigma ...

Toda a saga de Lost, deveria ser interpretada, de trás para a frente ...


Think about ...


Tantum religio potuit suadere malorum:

Religião em excesso pode nos conduzir ao mal.

Lucrécio

SHALOM !

Anônimo disse...

Mateus disse:

"E o cristian dizer que aquilo tudo fez parte da vida de jack é óbvio que sim, a MORTE FAZ PARTE DA VIDA.talvez, e acho que foi o que lost quis dizer, a parte mais importante. Por isso cristian disse pro jack que a época que ele passou com essas pessoas foi a mais importante. Lógico. Foi sua redenção, seu encontro com a paz.Seu caminho pra luz.E a passagem espiritual que eles vivenciaram na ilha foi REAL, assim como aquele encontro na igreja.Só que outra realidade.A ilha aconteceu,mas em outro plano de "vida".Porque vcs aceitam isso pros flashsideways e não para a ilha?"

I rest my "case"!

Porque vcs aceitam isso pros flashsideways e não para a ilha?

Porque vcs aceitam isso pros flashsideways e não para a ilha?

Porque vcs aceitam isso pros flashsideways e não para a ilha?

Porque vcs aceitam isso pros flashsideways e não para a ilha?

Porque vcs aceitam isso pros flashsideways e não para a ilha?

Anônimo disse...

Marcelo Alvez disse: "Convenhamos, se esta era uma série sobre personagens, pq o destaque sempre foi nos mistérios?" Falou tudo! Porque então o evento amplamente divulgado não será "Personagens Day" ao invés de "Dharma Day"? Por que o box da 6ª destaca tanto os elementos ditos "sem importância" como os hieroglífos egípicios?! E eu respondo como já disse com mais detalhes em outra postagem. Os criadores tinham um início e um fim para a história. Duas fatias de pão. Só faltava o recheio para completar o "sanduíche". Escolheram que seriam os mistérios (Dharma, grávidas, viagens no tempo). Só que esse recheio, por óbvio (como em um bom sanduíche), foi a parte mais interessante da série e foi o que atraiu tanto interesse. Além de, é claro, as outras inovações da série, principalmente no aspecto narrativo. Aí chegam no final e dizem: "não. o recheio não tinha importância. o que vale são as duas fatias de pão." Os personagens, no início e no fim. Ora, se fosse só isso então poderiam qualquer enredo no meio. Qualquer recheio. Mas não se escolhe um sanduíche pelas fatias de pão! Ass. Rodrigo Ricardo

Diego disse...

Oi, pessoal. Nunca participei aqui, mas sempre acompanhei o blog.

O que quero falar aqui é apenas uma indignação com algumas pessoas que odiaram o final da série, por não terem tido as respostas que esperavam ou porque acham que os roteiristas se perderam na série que era sobre mistérios e elementos fantásticos e isso foi deixado de lado e rumo se perdeu...

Gente, se essas mesmas pessoas tivessem prestado mais atenção desde a PRIMEIRA temporada concluíriam que a série sempre foi sobre PESSOAS, seres humanos... o foco sempre foram as PESSOAS. Os mistérios, os elementos fantásticos foram somente o pano de fundo, a ferramenta invadora para contar de maneira original a mesma história que que é sempre contada desde que o mundo é mundo: a Vida!

E como toda a história bem sucedida, ela não é nada sem seus personagens, que sempre foram muito ricos e realistas, com suas virtudes e seus defeitos.

Cheguei até a ouvir que o episódio não concluía nada... que a história dos "sideways" parecia uma coisa e se mostrou outra... pelo amor de Deus! Qual momento em Lost não foi assim? O grande valor de Lost nunca foi na história em si mas na FORMA como foi contada!

Tem muito do mito da caverna de Platão, e as pessoas as vezes se esquecem. Ninguém mais se lembra de quando os losties viram e ouviram a primeira vez o monstro, ou os sussurros, ou acharam que que os Outros eram algo fantástico e assustador. Os outros eram apenas a ponta do Iceberg. A história sempre foi contada aos pedaços e de maneira não linear, e essa sempre foi a mágica.

A história de Lost não era sobre a Ilha e seus mistérios que tinha pessoas vivendo e/ou passando por lá. LOST sempre foi uma história sobre PESSOAS e tinha uma ilha fantástica e misteriosa como cenário. Não importa como começou ou como terminhou ou o que tinha ou não na ilha, mas sim os momentos e mudanças que proporciou na vida daquelas pessoas. A ilha era somente o único personagem da série que não sabemos como naceu ou morreu e nada mais.

Ah, duas observações:

1- Concordo com o fato da ilha submersa nos sideways ser uma metáfora sobre "águas passadas", uma página virada da vida dos losties.

2- Essa é uma observação minha, e me ocorreu toda a vez que Jacob ou alguém passava a tarefa de guardião da ilha pra alguém ou quando alguém se tornavam imortal: Alguém já parou pra pensar que o que curava as doenças e tornava pessoas imortais não era a ilha e sim a água dos rios de lá? Os losties bebiam dessa água o tempo todo desde a primeira temporada e inclusive na caverna da "mãe louca" que provavelmente era imortal e assim fez Jacob e seu irmão.

Diga-se de passagem: imortais para morte natural e não morte provocada...

Pensem sobre isso...

Ah, o final da série foi fantástico, lindo!

Desculpem o texto meio corrido, é que escrevi o que foi vindo à mente.

Abraço e

NAMASTÊ!

Anônimo disse...

Este final seria mais coerente do q o final original:

http://kibeloco.com.br/kibeloco/2010/05/26/achado/

Eq. Língua Portuguesa disse...

Sim, eles estavam mortos na ilha.
No episódio “The Brig”, o 19ºda 3ª temporada, a Naomi conversando com Desmond e o Cooper (pai de Jonh Locke) falando com o Sawyer deixam isso claro, leiam:

Naomi conta a Sayid muitas coisas sobre a busca de Desmond. Quando ele pergunta sobre notícias do Vôo 815 ela diz que o avião inteiro foi achado na costa de Bali em uma fenda oceânica de 4 milhas de profundidade. Robôs sub-aquáticos exploraram os destroços com câmeras, que mostraram que todos os corpos estavam no avião.

Sawyer pergunta como ele chegou à ilha. Cooper conta que estava dirigindo na rodovia I-10 perto de Tallahassee quando alguém bateu na traseira do carro, fazendo-o atingir o guard-rail a 130 km por hora. Diz se lembrar ter sido transportado a uma ambulância, onde um dos paramédicos sorria para ele. Depois, acordou estava amarrado a uma cadeira e com uma mordaça na boca.Ele ouviu uma porta abrir e deu de cara com seu filho morto, Locke. Sawyer pergunta se ele achava que o filho estava morto por ter empurrado ele da janela do oitavo andar de um prédio. Cooper diz que isso apenas tinha deixado Locke paralisado, não morto. O que o matou foi a queda de um avião no Pacífico.

Portanto, todos morreram na queda do 815!

Luís disse...

Edilaine: esta interpretação seria perfeita... se a série se restringisse às primeiras temporadas, especialmente à primeira. Aí, sim, muita coisa faria sentido por si só, incluindo a passagem "em branco" da francesa pela ilha, por 16 anos. Só que esta interpretação não faria sentido com outro monte de coisas, que vieram depois...
Eu penso que os criadores da série se perderam... um pouco mais, um pouco menos, sei lá... até gostei do final, mas lamento por várias ótimas idéias mal desenvolvidas.

Tuta disse...

http://aventurahumana.wordpress.com/2010/05/26/o-fim-de-lost/


Esta aqui uma analise desse ENGODO que foi a 6 temporada, pelo amor de DEUS, acredito que essa forma Xiita que estao adorando THE END so pode ser alguma mensagem sublimar que gracas a Deus nao conseguir acessar.

Anônimo disse...

Tuta, esse texto diz tudo o q eu e milhões de fãs (sim, fãs) de Lost acharam desse final.

Esse final estúpido se resume a uma palavra, dita pela Superinteressante: ESTELIONATO.

davy disse...

De fato me convenci de que os fãs de LOST ficaram com uma crise existencial e reticentes a forma como a série terminou.
Explico: Pelo que já li por aqui e por ali, percebi que muitos dos aficcionados pela série tentam captar algumas explicações e interpretações filosóficas que lhes diminua o vazio que a série deixou com o seu fatídico final anti-científico, anti-racional e ilógico e, por derradeiro, contraditório com muitos pontos da série.
Colocam, como pessoas apaixonadas e cegas, panos quentes em graves defeitos e falhas da série. São apaixonados, enfim, que não despem o véu grosseiro a encobrir as infantilidades e incongruências da série.
Daí é que se percebe o quão desrespeitosa foi a série com este lado racional. Repito e não canso de repetir.
A verdade, ao que parece, é a seguinte: FOMOS MANIPULADOS PELOS AUTORES O TEMPO TODO COM SUAS ESTÓRIAS MIRABOLANTES, NOS PRENDENDO A ASPECTOS QUE ELES MESMOS SABIAM QUE NÃO IRIAM SER EXPLICADAS. TALVEZ NEM SOUBESSEM COMO. ISSO É QUE ME DEIXA REVOLTADO!!!!
E como idiotizados que ficamos, acabaremos indo aos cinemas verificar mais uma meia dúzia de baboseiras imaginativas dos autores ou, enfim, eles irão ter a ombridade de dar uma dose mínima de explicações mais respeitosas aos nossos intelectos?
Abraço a todos!

davy disse...

Corrigindo: HOMBRIDADE

Anônimo disse...

Cláudia, ele tomou, sim. Água dada por Jack numa garrafinha da Ajira.

Cris disse...

Alguém perguntou o seguinte: se o Jack, mesmo na realidade paralela foi pra Austrália para buscar o Christian, que já tinha morrido nessa realidade, como ele aparece vivo, no próprio flashsideway? A resposta é que a morte do pai no plano espiritual não aconteceu, nem tem como acontecer nesse plano. Jack inventou isso, assim como inventou o filho como forma de tentar reinventar a vida (Locke lhe diz depois de ser curado e de se lembrar da vida terrestre: "Você não tem filho, Jack").

Alguém disse que os flash-sideways não ajudaram me nada. Eu discordo, pois eles nos fizeram pensar que se tratava de um retorno ao passado ou uma nova realidade criada depois da explosão da bomba. Vimos que, na verdade, os roteiristas conseguiram nos enganar, pois a bomba causou a realocação dos personagens no tempo certo e que os flashes são do pós-morte. E outra: os flashes são um mistério da temporada, não da série.

Fronteira do Reino disse...

O final respondeu todas as perguntas...

...se, e somente SE, aceitarmos que tudo, absolutamente TUDO, que foi exibido no seriado faz parte de uma espécie de "inconsciente coletivo" de "almas desencarnadas" que evitam ou que simplesmente ignoram sua necessidade de "seguir em frente".

O dia-a-dia na ilha, os flashbacks, os flashforwards, as viagens no tempo, os flashsideways: uma colcha de retalhos muito mal costurados, de propósito, como se fossem "sonhos em comum", mais ou menos sem nexo, de várias pessoas diferentes.

É altamente contraditório perceber que a única explicação plausível é não haver explicação nenhuma!

Elô disse...

Eu prefiro acreditar que Saywer e Kate ficaram juntos no final depois de sairem da ilha... Eles não se lembrariam nos flashsideways porque não foi nada tão intenso como o que viveram na ilha.

Acho que é até uma "piadinha" com a outra "realidade" em que o Jack estava com a Juliet...

Unknown disse...

@diego

Olha meu amigo... pode até ser... porém prefiro acha que a intenção do autor de lost é imortalizar a serie, deixando em aberto varias formas de interpretações assim como a sua, a minha e a dos colegas que vem postando.

Prefiro assim pensa, pois desta forma vemos lost não só como uma simples serie e sim como uma serie nunca vista em todos os tempos.

A serie sempre falou de pessoas assim como falou de mitos, religião e etc... Acho que seriamos ignorantes em não concordarmos com isso. E a melhor forma é debater o assunto, as "pendências". Pois em um vídeo publicado pelo autor de lost em 2008 ele me fez compreender sua intenção em deixar lost pronto para varias as interpretações.

O melhor que temos a fazer é debater as teorias constatadas pela galera e assim chegarmos a um denominador. Esse foi o ponto genial da serie pra mim

Kurayami disse...

Um texto bem redigido e com comentários sensatos sobre Lost, e seu final.

http://aquitemfilosofiasim.blogspot.com/2010/05/lost-end.html

Vale a pena ler!

Alex disse...

Vejo mta gente insistindo q eles morreram na queda do Oceanic 815. Quem quer defender esta tese, tem q no mínimo ter uma boa explicação, mas q cubra todas as pontas. Não adianta se basear em cima de uma cena, um comentário, uma passagem...e a partir dai colocar a teoria como definitiva.


Anonimo,

"Porque vcs aceitam isso pros flashsideways e não para a ilha?"

1. Porque o momento em q temos os losties mortos DE FATO, sem margem pra discussão, é nos FLASHSIDEWAYS.

2. Porque nos FS houve uma explicação DIDÁTICA e EXPLÍCITA de q NAQUELE momento eles estavam mortos. Nesta passagem, Cristian afirma com todas as letras que "alguns morreram antes, outros muito depois".

Existem mto mais pontas soltas para quem defende a idéia q eles morreram na queda do vôo. Muito mais.

Essa história de q na ilha era "um plano" e fora dela "outro plano", ambos depois da morte, é muito fraca como explicação e de mto pouco sentido.

Fronteira do Reino disse...

A "queda", o "Oceanic 815", os "flashsideways", a "ilha", os "losties", os "mortos", aquele que conhecemos por "Cristian", o "voo"...

...TUDO derivado da força do pensamento de quem queria continuar por estas bandas, mesmo já tendo cumprido sua missão.

johnlocke disse...

queridos,
eles morreram quando o aviao caiu na ilha. a ilha é uma etapa. aquilo foi real, disse om pai do jack, assim como ele disse que era real tambem. a ilha eh uma etapa pos mortem onde eles deveriam cumprir algo ainda que nao foi cumprido em suas existencias.bonito ver que a parte mais importante da vida deles foi justamente apos a morte.tem significado mais rico do que esse??? de que esta vida nao eh nada mais do que uma etapa que nem seria a mais importante? ailha foi essa etapa aonde eles ainda se lembravam da vida terrena e onde eles ainda nao estavam preparados para entender oq tinha ocorrido. na etapa seguinte (a dos flashsideways) eles sevoluiram e depois foram para a proxima etapa.
fico muito surpreso de algumas pessoas nao terem entendido isso. achando que a morte foi apenas o flashsideways concordo que para algumas pessoas deve ter sido muito frustrante...mas nao era isso que o final quis dizer.

laura disse...

concoro 100% que eles morreram na queda do aviao.

Cristiano disse...

Ei Alex! O cristian ter falado que uns morreram antes e outros depois só confirma ainda mais o FATO de que todos já estavam mortos.Sinceramente, a teoria da morte dos losties na queda é a única que não deixa tantas "pontas soltas" como vc disse.Se a sua teoria é tão "explicativa" me responde o básico do básico: o que é a ilha? porque as grávidas nao tem filhos na ilha? Como esse tanto de gente cai de um aviao e nao morre? como um paralítico volta a andar? sawyer,kate,hugo,jack,milles,ben, TODOS eles conversaram com mortos.como? porque na ilha é um lugar onde "os mortos" ficam sussurrando? essas e outras milhoes de questoes sao respondidas com a teoria que eles estavam mortos na ilha. E na sua teoria, como vc responde a isso? Altino, tô contigo e não abro.E Alex, já há várias explicações decentes e extensas sobre isso nos comentários aqui no blog.Ponta solta é fantasiar uma teoria sobre uma série sem nem saber ao menos o que era a ilha.

Cristiano disse...

E Alex, não são "planos" diferentes, é tudo a mesma coisa. A passagem pela morte. A ilha é a busca da paz,da luz. O Fs é o resultado do encontro dessa paz, a aceitação da morte, dar o próximo passo,let it go. O jack sangrando em um e no outro e "morrendo" na ilha ao mesmo tempo em que "acorda" no FS torna isso óbvio e "didático".

mark disse...

gostei da frase do christian:
"tudo oq vc viveu foi real. aquelas pessoas na igreja sao reais"

entender que eles morreram na queda do aviao faz o final ficar bem mais profundo e tudo oq nao foi explicado se explica.

Eduardo disse...

O explicação para os FlashSideways introduziu na série o conceito de que se um personagem morre em uma realidade ele pode ter a chance de viver em outra. É só uma questão de interpretação se você vai aceitar isso só para os FlashSideways ou não.
Na minha humilde opinião, o final, a trama paralela da última temporada e a série como um todo ficam mais interessantes se você assumir que eles podem sim ter morrido em uma "realidade anterior" que era mais parecida com a nossa (sem pseudo-ciência nem mágica). A idéia de um multiverso como em "Dark Tower" (inspiração declarada de Lost) é mais satisfatória para mim do que uma única vida e uma única pós-vida e responde a mais respostas.

loadme.tacos disse...

Bom, assisti os primeiros episódios da primeira temporada e parei por lá... e agora vim conferir se eu estava certo... e estava!!!

Putz, ainda bem q não perdi meu tempo com essa série. fui pescar, jogar bola, namorar, assistir House, e outras coisas muito mais interessantes.

E o pior é q a maioria dos fãs tb já sabiam q era o purgatório, e os caras... nãããããão, daqui a 6 anos e muito dindin no meu bolso eu conto o q é. mas de uma forma tão metafórica q muitos ainda vão ficar babando...

hahaha bem feito!

Marcelo Rhandi disse...

Tento friamente analisar o fim de Lost sobre os dois prismas fortemente debatidos atualmente: se eles morreram na queda do avisão ou não.
Confesso que a história fica mais bonita (incluindo o "The End") e com sentido compreendendo que eles perderam a vida já no 1o episódio. Ver apenas a realidade paralela da 6a temporada como o pós-morte, é atribuir à ilha elementos de ficcção-científica (e pior: sem explicações.

Mas, claro, respeito que pensa que a ilha foi realidade fisicamente palpável...

Danilo disse...

Tentar explicar uma série de 6 anos apenas pelo viés cientifico ou espiritual é tiro no pé. Isso é contra tudo o que os criadores da série sempre foram.
O fato é que Lost foi uma excelente série, incluindo o seu final pois demonstra que o espiritual e o cíentifico fazem parte da mesma moeda.
Eles viajavam no tempo? Fato, a série foi clara nisso....No final estavam todos mortos?...FATO a série também foi muito clara. E TUDO É A MESMA COISA, visto por ângulos diferentes.

É muito simples de entender na verdade...o engraçado é que tem muito nego metido a intelectual que NÃO PERCEBE por exemplo que lost é baseado na Teoria das cordas (que prevém dimensões alternativas e viajens no tempo) e a teoria da MONADAS - filosofia que foi incorparada ao espiritismo que também prevê várias divisões da alma e suas conexões interdimensionais).
O pai de Jack disse,,,"Tudo foi real"...mas no momento em que disse (na igreja)a relidade já era outra, era necessário se reconectarem, lembrarem da realidade que havia passado, para proseguirem.
Uma parte da teoria das Monadas explica que quando temos um djavú de um lugar que nunca vimos, é porque talvez tenhamos visto este lugar, porém em outro momento do contínuo espaço-tempo. A ciência por sua vez, nao só no campo físico mas tabém social, diz que só de observar um fato, ou um ambiente, a observação já interfere com a realidade....e pra finalizar... o "princípio da incerteza" - exlica que não se pode prever a posição em função da velocidade (vice-versa) de uma partícula, e se junta a teoria das cordas, de que uma só partícula pode estar em 2 ou mais lugares do espaço ao mesmo tempo. Simplesmente porque quando se considera outrs dimensões o tempo assume um caracter mais adimensional, onde vários eventos ocorrem ou não ao mesmo tempo mantendo as mesmas propriedades.

Danilo continua disse...

Acho hilário uma pessoa admitir a viajem temporal como teoria científica legítima e ainda considerar os fatos de lost em tempo linear. Como bem dito pelo pai do Jack: "O agora não existe"...e se o agora não existe a interferência no QUANDO é enorme.
De fato as quatro hipotéses levantadas podem ser verdadeiras: Eles morreram na queda, eles não morreram na queda (variação do tempo), Eles escaparam da ilha, eles não escaparam da ilha(Outra variação, Eles vivem em outra realidade, eles estão mortos (variação da perspectiva dimensional/espiritual).

davy disse...

Pergunta ao Danilo: fumaste um baseado?

Anônimo disse...

Todo mundo fala de religião, espiritismo, ciência, mas esquecem que é uma história de ficção que saiu da cabeça de duas pessoas e estas mesmas duas pessoas afirmaram que não é sonho, alucinação coletiva ou vida pós morte. Simplesmente não da pra responder as questões levantadas, porque a história foi mal terminada. Uma coisa que me deixou confuso logo quando terminei de assistir o último episódio é:
Se nos flashsideways eles estão mortos, isso ocorreu por causa da explosão da bomba, na ocasião o Desmond e a Penny não estavam na ilha, porque eles aparecem na capela dado como mortos (alias o Desond aparece em todos os flashsideways).

Danilo disse...

Resposta ao Davy

...Não, não fumo baseado...apenos sei ler e pensar sem usar qualquer outro artifício precário como chupar mato. Além disso sou roteirista.

E vc fumou um baseado antes de me perguntar isso???

vaskio disse...

É impressionante como, mesmo depois de já terem saído várias entrevistas dos actores e dos autores a dizerem que eles não morreram na queda, ainda há gente com essa ideia.

Vê-se mesmo que não se ralam em pesquisar mais sobre a série, apenas vêm os episódios e deduzem coisas sem sentido perante os factos conhecidos e revelados pels actores.

Pesquisem as entrevistas das duas últimas semanas dos actores, a ilha foi real, eles não morreram na queda do avião, isso nem sequer oferece discussão.

A real discussão está no que eram os flashsideways.

POr um lado, se era purgatório, fazia algum sentido em alguns aspectos, mas noutros não. Por exemplo, sendo um pós-morte, como é que o Jack sangra do pescoço, ligando esse facto ao corte na luta com o Locke? E porque é que a Juliet quando morre, diz as mesmas palavras do reencontro final com o Sawyer? Isso não é coerente com a ideia de pós-morte, mas sim com a ideia de realidade paralela onde situações idênticas, os famosos dejá-vú, ocorrem porque já as vivemos e estamos a viver outra vez.

Pensem bem, quando temos sensações de dejá-vu, acham que a série pretende dizer que é porque estamos todos mortos?

Para aqueles que dizem que a realidade paralela é impossível porque o pai do Jack diz que estão todos mortos, já pararam para pensar que ele dizer isso não quer dizer que seja aquele universo, mas sim aquela igreja apenas, e é por isso que se reunem ali?

Eu fiquei claramente a perceber que o que Christian disse se referia àquele local físico e não àquele mundo todo. Porque o tempo nos FS efectivamente passou, a menos que achassemos que até a ideia dos dias lá passarem era irreal, isso é do mais rebuscado que pode existir. O Jack fora casado com a JUliet, tiveram um filho, a Kate matou o pai na mesma, o Sawyer assitiu na mesma à morte dos pais, tudo ist oconcorre para a ideia de que o tempo passou naquela realidade também, e que o Christian ao dizer o que disse se referia ao local onde estavam naquele momento, um local de comunhão para todos.

Também fui só eu que vi que a roupa dos personagens não era a mesma de quando estavam cá fora? A Kate entra de vestido na igreja e lá dentro tem roupa diferente quando o Jack entra, por exemplo.

Tudo isso concorre para a noção que eles já não estão no mesmo sítio quando ali entram, é ao entraram ali que passa ma fronteira, e não ao estarem naquele mundo.

Para mim, a série pretendeu mostrar que vivemos várias vidas, e que temos lembranças dessas outras vidas, os dejá-vus, e que apenas quando nos apercebemos disso na plenitude, é que podemos partir de vez, e partir com aqueles que mais amamos em todas essas vidas, e podemos partir porque já morremos numa delas e por isso todas as outras se tornam vazias.

É um conceito bonito e transversal a qualquer credo ou até falta dele.

Levante o dedo quem preferir um fim de vida em que nada existe e nada há, longe de tudo e de todos que amamamos.

E eu repito a pergunta fundamental que contraria a teoria do pós-morte, os dejá-vús são então prova de que quando os temos, estamos mortos?

Eu vou acreditar nesta interpretação porque me parece a mais lógica e a que a mais perguntas responde.

E peço respeito pela minha interpretação como pela de qualquer outro.

Obrigado.

Vinicius L. disse...

Peço educadamente, por favor, que alguém poste neste espaço de comentários, um link de um site OFICIAL (de preferência no ABC.go.com, por exemplo) ou vídeo no You Tube em que os produtores/roteiristas Damon Lindelof e Carlton Cuse afirmam CATEGORICAMENTE que os personagens não morreram na queda do avião, no 1o episódio.

Tirando isso, links de outros blogs e sites (tipo Terra, G1, Uol...), falas de "pessoas próximas da produção" ou "um roteirista júnior que atuava nos bastidores e tinha acesso a arquivos secretos da série", ou até mesmo fala dos atores e atrizes, pra mim, são meras opiniões pessoais, assim como a minha e a dos outros 128 mil leitores deste blog mais os tantos artigos que li na internet.

Falando nisso, segue mais uma recomendação de interpretação:
http://super.abril.com.br/blogs/superblog/lost-no-purgatorio-editor-da-superinteressante-comenta-final-do-maior-fenomeno-televisivo-da-decada/comment-page-3/

Agradeço a paciência ao ler meu comentário (e pedido).

Anônimo disse...

Eu acho uma grande besteir falar que o final foi aberto a varias religiões

o final foi numa igreja catolica, com santos catolicos, com um altar catolico e todo mundo foi conduzido por um cara chamado Pastro Cristão ?

Como alguém pode achar que isso não foi proposital ?

Foi um final catolico

davy disse...

Pergunta ao Danilo: se tu és roteirista, e não fumaste um chiprocó de erva de cinco pontas, porque tanta viagem grato amigo?
Derramou seu vasto intelecto sem chegar a conclusão alguma.

Lulu disse...

Do mesmo modo que muitos aqui se "impressionam" com o fato de haver pessoas que entenderam que todos morreram no avião, eu me impressiono mais ainda como podem aceitar a ilha como algo real (materialmente falando). Mesmo que os produtores defendam isso (não vi tal declaração em nenhmum site oficial - assim como o Vinicius, quero o link disso, se houver!), perde-se todo o sentido com a ilha sendo algo que existiu. Na verdade os produtores tem é vergonha de admitir a idéia que todos sacaram nos primeiros episódios. Por isso eles deixaram a coisa no ar... Enfim... Pelo menos nos divertem com as discussões pós-The End.

Linus disse...

Vinicius L.

Veja bem, pra mim parece evidente q vc nunca achará uma palavra OFICIAL dos roteiristas sobre eles não terem morrido no vôo. Isso pq, qnt mais debate a série gerar, melhor para os caras. Vc acha mesmo q eles chegariam e acabariam com uma interpretação?

Em segundo lugar: esse artigo da veja q vc posta, confirma a idéia de q eles estavam VIVOS na ilha. É uma crítica ao final da série, mas é a mesmíssima opinião daqueles q acham q eles estavam vivos na ilha. Oq pra mim, parece claro.

abs

Anônimo disse...

ATENÇÃO! SE VOCÊ NÃO VIU O EPISÓDIO FINAL DA SÉRIE, SAIBA QUE O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS!
Por Alexandre Versignassi
Foi passar meia-dúzia de episódios da primeira temporada para todo mundo ter certeza de que a ilha era o purgatório (o lugar onde você tem que fazer estágio antes de ser aceito no céu). Tinha sentido: os primeiros flashbacks mostravam os pecados e as frustrações de cada personagem. E a ilha era o lugar das redenções. Purgatório.
Seria um bom final para uma minisérie com uma dúzia de capítulos. E era para ser isso mesmo: os produtores tinham certeza de que Lost não passaria da primeira temporada, disseram isso várias vezes.
Mas aí veio o problema: o povo gostou demais da série. E os produtores ganharam um contrato para continuar por anos no ar (num primeiro momento, a ABC queria que Lost fosse eterno, enquanto durasse a audiência). Mas e agora? Como enrolar anos pra terminar com um final que todo mundo já tinha adivinhado?
Desmentir esse final, ué! Foram várias entrevistas dizendo que, não, eles não estão mortos. Que tudo ali era real e blá blá blá. Segundo passo: bolar histórias que se fechem em si mesmas, na medida do possível, enquanto o final original, o do purgatório, esperava na geladeira. E aí tome estações da Dharma, vila dos outros, tribo dos hostis, estátua, templo, Jacob, Samuel… Ah, pegadinha: esse era o nome do Homem de Preto nos scripts. Só não usaram na história para fazer charme, para inventar “mistério” onde não havia nada.
Aí veio o último capítulo e descobrimos que realmente não havia nada. A cabeça dos criadores estava vazia. Todos os mistérios importantes eram falsos. Tinham sido concebidos sem conclusão. Claro. Se a ideia original era a de que a própria ilha fosse o purgatório, quando ela deixa de ser, por decreto dos produtores, ela própria deixa de fazer sentido. Por isso a série acabou sem falar nada sobre a natureza mitológica da ilha. Transformaram ela num mundo “Caverna do Dragão”. Uma terra sobrenatural sem um propósito convincente.
E aí… chegou a hora de o programa terminar. Mickey Mouse tinha que partir. E o que fizeram? Em vez de bolar alguma coisa que amarrasse o mínimo que fosse as (ótimas) histórias que tinham criado para ganhar tempo, os produtores pularam fora do próprio barco. Resolveram manter aquele que seria o final original. Mas com outro purgatório, a realidade alternativa, já que a ilha tinha ganho o status de “lugar real”.
Fizeram provavelmente o mesmíssimo final que tinham na cabeça lá atrás. Christian Shephard é a maior evidência disso. Vemos o caixão dele vazio logo no comecinho da série. E o próprio Christian surge para Jack no mato – mas ainda sem falar nada.
Ele só falaria no final da primeira e única temporada imaginada originalmente para Lost. A cena: Jack encontraria Christian na praia (ou em uma eventual igrejinha que tivessem contruído na ilha). E…
- Pai, o que vc está fazendo aqui se está morto?
- O que VOCÊ está fazendo aqui, Jack?
- Então eu morri! Todo mundo aqui morreu…
Fim.
E seria bom. O problema foi colocar esse final agora, improvisado, como se nada tivesse acontecido entre a primeira e a última temporada.
É disso que boa parte dos fãs reclamou. Só que, na real, não aconteceu nada mesmo entre a primeira e a última. Histórias inconclusivas não são histórias. São passatempos. As viagens no tempo, os templos, a coisa de apertar o botão a cada 108 minutos para salvar o mundo… Foram brincadeiras bem legais. Mas soltas, sem nenhuma relevância para a história que tinham para contar.
Vender essas brincadeiras como elementos que formariam uma saga foi estelionato. Para piorar, a própria Lostpedia estava cheia de idéias de fãs que dariam conta de resolver tudo. De fundir aquela miríade de histórias sem pé nem cabeça numa narrativa coerente. A criatividade coletiva dos fãs tinha ultrapassado com folga a dos produtores. Mas eles preferiram fechar os olhos. Para um pecado desses, não tem purgatório.

davy disse...

Ótimo ANÔNIMO. Penso que este texto foi de uma revista de grande circulação.
BOA MESMO! SIMPLESMENTE ASSINO NO RODAPÉ!
Foi isto que sempre pensei e, agora temos que dançar o "ENROLATION, TION, ENROLATION" desses estelionatários!

Anônimo disse...

O comentario acima vem da revista superinteresante.

Vinicius L. disse...

Linus disse...
"Vinicius L." [Olá Linus!]

"Veja bem, pra mim parece evidente q vc nunca achará uma palavra OFICIAL dos roteiristas sobre eles não terem morrido no vôo. Isso pq, qnt mais debate a série gerar, melhor para os caras. Vc acha mesmo q eles chegariam e acabariam com uma interpretação?"
[Linus, adorei sua resposta, pois ela reforça o que defendo: ninguém pode afirmar que eles morreram na queda do avião, como também ninguém pode dar como certo que eles estavam vivos na ilha. Sendo assim, tudo pra mim são meramente opiniões pessoais. Digo isso porque sinto que alguns colegas que se julgam entendidos da série trazem seus comentários como se fosse "a última palavra". E pior: imputam aos roteiristas e atores a "revelação" da verdade sobre o fim. Enfim, esse recurso cai por terra por falta de fonte. Achismo de internet já temos o bastante.

"Em segundo lugar: esse artigo da veja q vc posta, confirma a idéia de q eles estavam VIVOS na ilha."
[Linus, aí depende da interpretação. O texto, que é da Super e não da Veja, mostra um argumento o qual eu concordo: de que faz mais sentido o final de Lost tendo eles mortos no acidente do avião. Mas como isso era meio óbvio, fizeram muitos rodeios, e agora, muitos fãs se agarram a isso, pra não se sentirem frustrados - é o que eu penso. Claro, isso não é a verdade absoluta. Apenas um ponto de vista.

"É uma crítica ao final da série, mas é a mesmíssima opinião daqueles q acham q eles estavam vivos na ilha. Oq pra mim, parece claro."
[Achei esse artigo bem mais sensato do que outros que li. Legal que pra você fica claro que eles estavam vivos na ilha. Pra mim, é mais lógico entender que lá era um "umbral" criado pelas mentes deles mesmos (frustrações, sonhos, gostos, tendências científicas e religiosas). Basta lembrar do Walt com a revista em quadrinhos que mostrava ursos polares... Enfim. Agradeço sua resposta cordial e educada.]

abs

gargamel disse...

Li muitos dos comentarios e justificativas postados e os que me parecem mais convincentes sao da teoria de q morreram na queda do aviao e de que isso ja estava planejado desde o inicio mesmo.
Minha duvidas sao: dharma? estavam mortos ou foi uma experiencia onde acessaram um local pós mortem? se ja estavam mortos ben por exemplo morreu jovem. nessa linha jacob e samuel de merda morreram na barriga da mae no naufragio..o roteirista ai que escreveu um texto longo se tivesse escrito menos 8 linhas teria feito um texto brilhante mas devido a sua verborragia se perdeu. O anonimo mandou muito e esse vaskio devia mandar as materias dos autores nas ultimas semanas dizendo que eles nao morreram na queda pois so ele leu isso.

kate disse...

minha buceta esta coçando

FLocke disse...

kate oq é isso?
mas nos estamos mortos!

kate disse...

ei gargamel vou encher seu c... de mel

FLocke disse...

acho que kate na verdade é o kate, nada eh como parece

kate disse...

acho errado as pessoas ficarem falando mal do lost. o leco leite por exemplo nao pega ninguem tem 6 anos por causa da serie. o namorado dele o deixou e agora dizem que a serie foi perda de tempo. o leco disso que nao aceita eles terem morrido na queda senao o celibato gay teria sido em vao.
LECO GO GET A FRIEND!

ulisses disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
morri de rir com este último post...vcs hein!!
te mais

Danilo disse...

Resposta a Davy, denovo, e espero que seja a última...
Isso pra mim não é viagem alguma...simplismente fiz uma relação e uma comparação sobre assuntos que eu já conhecia com a série.
Derramei meu vasto intelecto???
Não me faça rir!! Oops, acho que já estou rindo.

As pessoas tem direito à opinião (mesmo que suas opiniões não deêm conclusões...ou as conclusões que vc espera.
Se vc assitiu 6 anos de série e está descontente por que suas perguntas não foram respondidas o problema é seu...se está se sentindo enganado e tá tristinho, fume o tal de chipróco de cinco potas, que TALVEZ passe, arrumar uma vida também funciona.
O que de fato NÃO funciona, é tentar descaracterizar uma opinião, com uma pergunta boba, estúpida e sem qualquer fundamento.
GRATO AMIGO.

Julia disse...

Bem legais os comentários sobre nosso The End. Mas, quanto ao Ajira, tenho uma outra idéia. Se não me engano, no 1º episódio da última temporada, há uma cena onde vemos um engarrafamento em LA. Então, alguém fala "estão dizendo que um avião caiu..". Seria este avião o Ajira, com Kate, Lapidus e todos os que conseguiram sair da ilha?

davy disse...

Resposta ao Danilo e não espero que seja a última: VAI CAGAR!!!
Tristinha vossa mãe deve estar quando olha todo dia a M... que ela colocou no mundo.

Tù és um metido a físico sem ser, e mais um xiita que tenta esconder a prática estelionatária da série. Não se meta a dar opiniões se não é especializado para isso.

Quem não conhece as teorias físicas de LOST? Claro que todo mundo sabe e por alto. Como não sou físico, não me meterei a opinar, ao contrário do GRATO AMIGO PSEUDO-INTELECTUAL DE MERDA!

Como físico, você é um péssimo roteirista e desconectado com a prática comercial das TV's, que foi a única 'mola propulsora' do alongamento da série.

No mais não sou o único descontente com a série. Leia antes de falar asneira ou vossa senhoria já trocou o chiprocó por "leite ninho"?

Por isso pergunto, repito e repiso: TU ÉS UM MACONHADO OU O QUE?

Anônimo disse...

Pra mim esse Leco é parente dos roteiristas de Lost, só pode.Vai puxar o saco de outro mané.

Anônimo disse...

Concordo, esse Leco é muito baba ovo.

Anônimo disse...

Foi um jeito de acabar a história tipicamente de alguem que não sabe como abacar a historia ! Foram criando tantas coisas, tantas fábulas, a hístória ficou ficou tão complexa, com seu emaranhado de mistérios, que perderam totalmente o controle sobre a trama. Chegaram a um ponto que eles não poderiam e nao conseguiriam explicar tudo o que inventaram. Simplesmente foram incluindo fatos sem pensar no depois, e tudo se tornou uma grande bola de neve de mistérios. Eles nem sabiam tudo o que tinha pra ser explicado, o que tinha sido deixado pra tras. Não conseguiriam juntar todas as peças e relacionar todas as coisas de forma coerente. Então, qual a melhor forma ? Simplesmente não explicando nada. Terminaram deixando tudo pra trás e simplesmente mostrando que a vida dos personagens prosseguiu. Uns fora da ilha, outros dentro dela, como uma existência comum de quem simplesmente nasce, vide e morre, ignorando tudo de fabuloso na ilha e nos seus personagens mais intrigantes. Simples assim: Um pessoal saiu da ilha, outro ficou. Então, continuaram suas vidas como se nada de extraordinário existisse naquele lugar, e não precisasse ser explicado. Tudo bem, fugiram do clichê final feliz, onde alcançariam o objetivo de sair da ilha, ou final infeliz de ficarem presos. Mas pelo menos seria um obetivo, algo a ser alcançado pela
história. Lost não teve final, teve o ultimo episódio, o que é diferente. Atingiram um ponto que
decidiram: "Ora, vamos dar um basta nisso. A gente tira alguns, deixa outros, e é o fim para a história deles. Depois mostramos todos se encontrando no futuro, num pós morte, pra mostrar que simplesmente viveram suas vidas e morreram como qualquer pessoa comum. Deixamos a ilha, e seus mistérios! Não precisamos explicar. Isso é só um Detalhe." Nada contra o ultimo episódio, foi relamnete bonito, mas que ele viesse depois que colocassem os pingos nos "is"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats