terça-feira, 25 de agosto de 2009

Por Email - Jacob, seu Inimigo e o tempo... (Teoria by Mr. Chang)

Nossa seção "Por Email", que tem a participação de vocês, enviando suas teorias, está de volta!!

Hoje tenho uma teoria enviada por Mr. Chang... Ele faz algumas considerações sobre Jacob e seu Inimigo, e a questão do looping temporal envolvendo a "batalha" entre esses dois personagens...

O texto é bacana, mas claro que podem existir alguns pontos fracos. Mas qual teoria é 100% confiável!? Afinal, são apenas teorias e esse é o grande barato de LOST!!

Olá, gostei do site e gostaria de dar minha contribuição! Sou um grande fã da "Teoria by Dani", e graças a ela deduzi algo, que não chega a ser uma teoria, é apenas um modelo que pode ser usado para desenvolver novas teorias.

Acredito que o que vimos nas primeiras cenas do episódio "The Incident", ou seja, a cena em que Jacob aparece tecendo e logo depois conversando com o Mysterious Man (vamos chamá-lo de MM para abreviar) aconteceu depois de Jacob ser morto por Ben Linus, e não antes. Explico: No final do episódio 17, MM, sob a forma de Locke, consegue finalmente matar Jacob através de Ben Linus. Antes de morrer, entretanto, Jacob diz: "Eles estão chegando!", frase que faz MM ficar surpreso e p... da vida, tanto é que ele chuta o corpo de Jacob para dentro das chamas, e fica olhando o corpo pegar fogo com uma cara de quem não gostou do que ouviu. O fato de "eles estarem chegando" significa que o processo reiniciará e Jacob voltará à vida (e é isso que fez o MM ficar tão irado - quando ele pensou que tinha achado uma brecha - loophole - para matar Jacob, descobriu que estava enganado). Logo depois, ou algum tempo depois, eles voltam à praia (cena inicial). Num momento, MM diz "um dia desses, cedo ou tarde, acharei uma brecha, meu amigo", pois ele sabe que a brecha que ele tinha achado (John Locke) não foi suficiente para dar cabo da vida de Jacob. Este, por sua vez, retruca: "quando conseguir, estarei aqui", dando a entender que a estátua possivelmente já foi destruída diversas vezes, mas não a sua base, que é onde Jacob mora.

Jacob disse "Eles estão chegando", mas eles quem, e chegando como? Meu palpite é que "Eles" são os losties que foram visitados por Jacob. A bomba na estação Swan. E eles estão chegando na caravela (Black Rock) que Jacob e MM estão vendo no começo do episódio 16, quando estão conversando na praia.

E afinal, quem é o Mysterious Man?

Tenho fortes razões para acreditar que o MM é na verdade o Aaron, filho da Claire. Lembram-se do que ficou subentendido nos episódios anteriores de que, se Aaron não fosse criado por Claire, e somente por ela, ele se tornaria muito perigoso/maligno? Pois creio que ele se tornou realmente um ser perigoso, com todos os poderes citados pela Teoria by Dani. Poder de consumir as lembranças das pessoas e assumir sua forma, etc. Creio que ele se alimenta da essência das pessoas. Peço licença para abstrair um pouco e supor que foi por isso que, quando Jacob ofereceu um pedaço de peixe para Aaron(?), ele respondeu: "não, obrigado. Acabei de comer". Imagino que ele tinha acabado de matar Ben Linus ou outras pessoas da ilha, após um acesso de fúria ;P

E digo mais: creio que essa cena do início do 16ª episódio, que acaba com a câmera se afastando e dando uma visão geral da estátua, é a cena final de LOST na 6ª temporada! Faria sentido, pois significaria que os esforços para evitar a destruição da Terra (Teoria by Dani) continuariam, pois mais uma vez não teria dado o resultado esperado. Contudo, Jacob acredita que, apesar dos eventos levarem à destruição da Terra, a cada tentativa há um certo progresso, e ele espera repetir o processo quantas vezes forem necessárias para salvar o mundo.

Outros pensamentos, curiosidades e perguntas intrigantes:

* Ilana: What lies in the shadow of the statue? Richard:"Ille qui nos omnes servabit" "He who will protect/save us all" "Aquele que protegerá/salvará a todos nós"
* A faca que Ilana retira da cabana é a mesma que Jacob usa para cortar o peixe na praia.
* Quem eram os esqueletos no navio Black Rock e como ele foi parar 2 km floresta adentro?
* A dinamite contida no Black Rock talvez tenha sido colocada lá precisamente com o propósito de abrir a escotilha... ou destruir a estátua...
* Qual o mistério por trás das cinzas (ou seja lá o que for aquele pó) usadas para aprisionar supostamente o MM na cabana?
* Charlie costumava chamar Aaron de Turniphead quando bebê, e a bomba H era chamada de Jughead. Seria apenas coincidência?
* Vários personagens tiveram o sangue coletado pelos "outros". Seria uma medida para cloná-los?
* Claire, no início da primeira temporada, diz que não sente o bebê desde a noite passada. Quando Jin lhe oferece comida, subitamente ela sente um chute do bebê. Teria ocorrido algo nesse tempo em que o bebê não se mexia?
* Seria a estátua híbrida de Taweret/Anubis uma homenagem feita pelos egípcios aos "deuses" Jacob e Mysterious Man?
* A tatuagem que Jack carrega no braço é intrigante: "Ele caminha entre nós, mas não é um de nós".
* Por que tantos motivos egípcios? Talvez na 6ª temporada teremos a resposta para isso, viajando uns 3 a 5 mil anos ao passado.
* Achei legal a teoria apresentada no site que propõe que Bernard e Rose são o "Adão e Eva" encontrados na caverna. Faz sentido. Talvez a história se repita sempre com os mesmos personagens, indefinidamente.

Valeu! Tenho mais perguntas do que respostas, mas qual a graça se não fosse assim? :)
Um grande abraço e Namastê para todos!

Mr. Chang

Masi uma teoria bacana que ajuda nesse tempo todo sem LOST! Como sempre, fiquem a vontade para debater sobre a teoria do Mr. Chang nos comentários...

E se quiser participar e enviar sua teoria para ser publicada aqui no Teorias LOST, é só enviar para o email teoriaslost@hotmail.com!!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

17 Comentários:

Linus disse...

Cara, é bacana a sua linha de raciocínio, mas tem vários pontos com os quais não concordo. Mas como diz o Leco, o legal é essas discussões.

Não acho que os eventos tenham se passado depois da "morte" de Jacob ou algo parecido.

O que acho muito intrigante, é que até hoje, jamais foi mostrado a nós algum membro do Black Rock (Richard talvez?). Não acham estranho isso? Ai, pode estar uma revelação bombástica na série.

E se os tripulantes fossem os mesmos do Oceanic 815?

E se o "eles" a quem Jacob e seu inimigo se referem quando conversam (eles chegam, corrompem, destroem, etc, etc), sejam pessoas específicas (Jack, Kate, James, etc) que por diversas vezes, foram trazidos a ilha para, segundo Jacob, progredirem?

Richard afirma que viu os losties morrerem. E se ele viu isso no navio Black Rock?

Não tenho dúvidas que nesta última temporada, saberemos mais sobre o Black Rock e que alguma revelação bombástica se esconde por trás da sua tripulação.

:)

Unknown disse...

Acho q a representação dos deuses egípcios na série são apenas o reflexo da veneração das primeiras civilizações(Egípcios e Gregos) q chegaram à ilha,dando início ao ciclo. Possivelmente Jacob e seu antagonista influenciaram essas representações em função de suas peculiaridades "paranormais". Essa série é verdadeiramente uma lavagem cerebral, nos obriga a refletir sobre as forças que regem o universo buscando respostas sobre os enigmas e o esmo em que ele está inserido. No meu ponto de vista, Lost representa a manifestação da consciência dos paradoxos universais: luz x escuridão,matéria x energia, bem x mal, espaço x tempo,yin x yang etc... Segundo a minha linha de raciocínio, acredito q Jacob representa, por exemplo, o tempo, vide o diálogo entre Jacob e seu antagonista em The Incidente; Antagonista: ..."como encontraram a ilha?" (Lugar/Espaço). Jacob:..."Precisa perguntar quando eles chegaram." (Tempo). Acredito que os sussurros que ja foram ouvido mtas vezes na ilha, são das consciências dos que já morreram, é subentendido na série que a concepção de morte é controversa, Milles e Hugo, por exemplo, tem dons especiais em relação aos "mortos". Creio q qdo as pessoas q morrem na série, suas "consciências" se desmembram das entidades físicas q as mantém num determinado espaço/tempo e, esporadicamente, se revelam em determinados momentos da série em função de um propósito, que por ventura, acredito q seja o mesmo de Jacob. Provavelmente Jacob("...uma hora precisa acabar...") morreu ou se desmaterializou de fato por Ben, voltando a sua verdadeira natureza pura.O monstro de fumaça, mtas vezes citado como sistema de segurança, é na verdade um meio de preservar a identidade do antagonista de Jacob e, entre outras funções, persuadir e matar conforme as conveniências desse homem misterioso(creio q ele tenha o dom de manipular a matéria). Em 1977, a bomba de hidrogênio não foi detonada por Juliet, porém, o bolsão eletromagnético lançou Jack e seus companheiros a sua verdadeira realidade(espaço/tempo). E lá Ilana, Jack e cia vão destruir o antagonista de Jacob em uma guerra com mtas baixas para os losties, todavia, lograrão a vitória. Após esses momentos,as coisas voltarão à seus devidos lugares e momentos, evitando a extinção da humanidade prevista pela equação de Lorenzetti, e tudo vai voltar do zero, com a humanidade salva por Jacob e por suas peças do xadrez. Em 2004, a turma do Oceanic 815 não irá mais parar na ilha,mas sim desembarcarão em Los angeles, ou pode ser que as coisas sejam totalmente diferentes, como num universo paralelo. Porém, nessa nova realidade a humanidade estará mais evoluída espiritualmente e o destino não será mais o fim. Simples assim.

Filipe Bruno disse...

Concordo com Linus, essa teoria tem alguns pontos que discordo. E quanto aos tripulantes do Black Rock, realmente, pode ser que seja os mesmos do Oceanic 815. Por que nunca vimos ou pelo menos achamos que nunca vimos algum tripulante do navio. Ah! E como há rumores de que os personagens antigos voltem, isso só levanta a teoria de que eles estão no Rocha Negra.

Mr. Chang, adorei a parte de curiosidades.
Valeu, por que uma teoria é sempre bem vinda.

Filipe Bruno disse...

"A abertura da 6ª temporada vai mostrar o que aconteceu no final da 5ª temporada. Mas isso será confuso e surpreendente a princípio..."

Essas palavras foram ditas por Matthew Fox (Jack) e estão aqui no Blog na seção Spoilers.

Como sabemos o primeiro episódio da 6ª temporada se chama "LA X".

Com essas informações acima bolei um pequeno pré-spoiler.

O início do episódio "LA X" será o Oceanic 815 chegando em Los Angeles, com isso ficaremos pensando que o que Jack e cia fizeram em 1977 deu certo, eles mudaram os fatos e o avião não caiu na ilha.
Mas seria como uma pegadinha. Mais adiante veriamos o que realmente aconteceu com eles em 1977 depois do flash.
Ou seja, no final tudo vai dar certo. O que Jacob pretende vai acontecer, e daí então, já no final da temporada, vai mostrar que como o objetivo/destino dos Losties foi cumprido de alguma maneira o tempo vai zerar e então vai aparecer cenas do episódio "LA X" do avião chegando em Los Angeles.

Thiago disse...

Filipe, eu não vejo nada de mais em comentar esses detalhes "spoilerísticos" aqui, mas talvez existam pessoas que não curtam muito entrar em um post de teorias e dar de cara com essas informações de spoilers... só esse comentario mesmo rsrsr

CHANG...
Como todas as teorias, sempre gosto de ler e realmente curti a sua... alguns pontos são bem ousados, abrem a mente para coisas que não pensamos... mas tambem tem alguns pontos fracos, que podem ser reais... ou nao... mas vou comentar alguns pontos...

Teoria bem bacana mesmo... gosto de ouvir a possibilidade de que o papo do MM (rsrs) e Jacob na praia foi depois de Jacob ter sido morto.. gosto de olhar as coisas por outro angulo, porém nao acredito que seja possível porque a série teria que dar outro loop completo.. ou seja... quando Jacob morre a estatua está destruída... quando rola o papo na praia a estatua está construída e o Black Rock está na praia... seria outro looping...

Gostei da idéia do MM ser o Aron... essas novas possibilidades são sempre bem vindas. seria uma surpreza mesmo, porque todos nós já cogitamos a possibilidade do Jacob ser o Aron. gostei!!!

Esse trecho... "..não, obrigado. Acabei de comer". Imagino que ele tinha acabado de matar Ben Linus ou outras pessoas da ilha, após um acesso de fúria" - Caracas.. que Aron violento é esse. Canibalismo puro!!!

O Black Rock trazer os personagens para a praia... seria ótimo também... também gosto dessa idéia... e explicaria realmente o fato de Richard ter dito que os viu morrer... mas então teriamos OUTRA grande viagem no tempo e muito pano pra manga e haja mais outra temporada para contar essa historia dos losties no Black Rock e desenvolver o fim da série... memo assim só alegria!

Tatuagem de Jack... nunca liguei para ela pra dizer a verdade, só depois do capitulo xoxo sem sal em que mostra ele tatuando é que parei para pensar que poderia significar algo importante para a série... uma charada para nós... e acho que já foi revelada... será? Locke andava como eles, estava no meio deles, mas não era um deles... era o MM (será?) rsrs

Parabéns! uma das coisas que mais gosto aqui são as discussões.. as novas possibilidades.. as teorias!

Te vejo em outra vida Broderrr!!!

Thiago disse...

puts.. me empolguei... foi mal pelo post gigante rsrs

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

é bem legal..
é bem provavel que a cena do início do 16ª episódio, que acaba com a câmera se afastando e dando uma visão geral da estátua, é a cena final de LOST na 6ª temporada! pode ate ser,,,mas tenhu duvida ainda...

Thiago disse...

ou um olho abrindo perdido na selva... ou um olho fechando com um semblante de descanso! rsrsr

Heidi disse...

"Seria a estátua híbrida de Taweret/Anubis uma homenagem feita pelos egípcios aos "deuses" Jacob e Mysterious Man?"
Eu acho exatamente isso...

Filipe Bruno disse...

Thiago,
Meu comentário não é spoiler. É um pré-spoiler, ou seja, é algo que ACHO que pode acontecer. É uma teoria. :@

E seria horrível que a ultima cena do seriado fosse uma cena já exibida. Seria o pior clichê de Lost.

Wilian disse...

Bom...

Se é que alguem lê o que escrevo, sabe que não iria elogiar se não concordasse que sua conjectura é possivel.

Vou me ater ao principal: a fala entre Jacob e MM que poderia ser DEPOIS de Jacob 'morrer'.

Isso sim é a cara de lost. Eu acredito que será um loop sim, e até o jogo do LOST da uma pincelada nisso (falaram que o jogo acaba com o personagem ao lado do submarino vendo o aviao cair).

QUanto a Aaron ser o Jacob e talz... ja foi levantada a possibilidade... quanto a um comer o outro la, viajou... enfim... vamos ficar com a parte boa, que é "o fim ser o começo"

Nunca encontrei evidencias para sustentar isso, mas acho que pode ser possivel.

Parabéns pela análise.

Gabriel Lindenbach disse...

Sei lá, pessoal... Pra mim não faz sentido nenhum essa inversão... Acho que a cena do tear, do peixe, do Black Rock realmente aconteceu há MUITO tempo... Antes do John matar o Jacob... Reparem bem..
O Jacob diz algo do tipo: Eu vejo que você achou um meio (de voltar)...
E o John dá um sorrizinho sínico...


* Quem eram os esqueletos no navio Black Rock e como ele foi parar 2 km floresta adentro?
Fácil... Já pesquisou sobre a obra que ficava na estação Swan? Um navio gigante, uma onde gigante, pessoas mortas...
Dá uma olhada, vai se esclarecer em muitos aspectos

Jonh.St disse...

Como foi dito, a teoria tem alguns furos, mas qual não tem?

Gostei da teoria, um pedaço de mim acredita que é mais ou menos por ai q as coisas vao acontecer.

Agora, sobre Aaron ser o "cara de preto", incrivel!
Nunca tinha pensado nisso e nunca tinha visto uma teoria que fala-se sobre isso.

Acho mais provavel q aaron seja "o cara de preto" doque Jacob.

Namaste

Anônimo disse...

Meu nome é Sandro Kretus, sou escritor, e assim como vocês, também sou um lostmaniaco, após estudar criteriosamente a serie, chequei a uma conclusão bombástica.
Minha teoria sobre lost é a seguinte, acredito que a serie foi inspirada 99,9% no livro de James Hilton, “Lost horizon”, e vou mais alem, acredito que o personagem Sawyer (James Ford, Jim Lafleur) um fervoroso amante da literatura, é uma homenagem ao autor inglês. Neste best-seller inspirado na ilha mítica de Shambhala, citado em textos sagrados e presente em diversas tradições do Oriente , James Hilton cria uma utópica localidade, um lugar mágico, onde pessoas de diversas nacionalidades diferentes vivem de forma livre e desabusada, partindo do princípio do uso da moderação em todas as suas atividades e atitudes. Shangri-La (Shambhala) é uma espécie de Neo-Eden que dá o nome deste sonhado local. Lost horizon já teve duas versões para o cinema, uma em 1937, dirigido por Frank Capra e outra em 1973. Vale lembrar que Shambhala também é uma das musicas que fazem parte da trilha sonora de lost.
Agora vamos falar dos egípcios, egípcios? Porque não dizermos “fenícios, sim os fenícios!!! Os fenícios foram os principais navegadores do mundo antigo, diferente dos egípcios que não eram bons navegadores, logo, somente navegadores experientes seriam capazes de encontrar uma ilha que vive mudando de lugar, sem contar que como grandes desbravadores, cultivavam varias culturas diferentes, sendo a cultura egípcia, a mais influente para eles. Só para informá-los, a Fenícia localizava-se onde hoje é a Tunísia, isto faz algum sentido pra vocês? Vou relembrar aqui o que Charlotte disse para Faraday antes de morrer, quando estava tendo uma espécie de trance, “ Sei mais sobre a antiga Cartago do que o próprio Hannibal”(Episodio 5 da quinta temporada)
Cartago é uma antiga cidade, originariamente uma colônia fenícia no norte da África, situada a leste do lago de Túnis, na Tunísia. Foi uma potência na Antigüidade, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.
Hannibal também é um nome fenício, por isso acredito que a ilha foi encontrada pelos fenícios na antiguidade. Os fenícios realizavam sacrificios humanos, principalmente sacrificio de crianças, em particular dos primogênitos. A suposta estatua da deusa egipicia Taueret, na verdade é uma estatua da deusa fenícia Ashtarte ou Ishtar, a deusa da fecundidade, insppirada na deusa egipicia. Logo, o templo que aparece também é um templo fenício, em relação ao lostzila, acredito que possa ser Baal, também conhecido por Enki - O Senhor da Terra. Enki ou EA - era entre os Sumérios o deus das águas doces (dos rios e dos canais, da chuva), mas também o deus das águas subterrâneas. Pode ser que o biblico Enak se referira a Enki, e este seria um pai dos Gigantes na terra! Um dos simbolos da casa de Enki era a serpente, por este motivo existe quem defenda que este deus seria também a serpente do Éden que levou Eva a comer do "fruto proibido”.
É evidente que existe uma batalha entre o bem e o mal, basta Jack, “ com sua mistriosa tatuagem”decidir de que lado ficará, será que o sacrificio valerá a pena? É esperar para ver. Um abraço á todos os lostmaniacos.



Sandro Kretus

Unknown disse...

Bem interessante Sandro Kretus,mas a tatuagem de Jack são mesmo do ator que o interpreta, ou seja, Mattew Fox.Pode ver aqui: http://tv.globo.com/ENT/Tv/Seriados/24Horas/0,,AA1684097-6257,00.html.

Um abraço.

Linus disse...

Será que a tatuagem de Jack é uma referência ao Locke?

Sempre achei que fosse uma referência ao próprio Jack.


Concordo com o Thiago em vários pontos. Se a conversa entre MM e Jacob foi depois de Ben ter "matado" Jacob, deve haver mais um salto temporal para que a estátua esteja novamente construída.

Mas...quem sabe?

Alguns acreditam que aquilo q estamos vendo seja um ciclo que se repete faz mto tempo...

E se este ciclo for justamente "Black-Rock-Hostis-Dharma-815"?

Neste caso, oq acompanhamos na cena entre Jacob e MM seria o início do ciclo. Por isso q MM afirma "você continua tentando provar que estou errado"...ou seja "lá vamos nós outra vez...".

:)

Pedro disse...

Olá pessoal, estava lendo as teorias aqui, e sou do time do Leco Leite, gostaria de explicações mais lógicas, mas pelo o que parece a coisa vai bem pro espiritual mesmo.
Vou deixar algumas considerações aqui que andei pensando, pode parecer bobagem, mas em Lost tudo pode acontecer, e o interessente è sempre termos teorias :). Se alguem já postou considerações parecidas, são somente coincidências.

Segundo eu, aquela ilha pertence a uma civilização das antigas arabias, com muitos poderes, esses poderes pouco a pouco começaram a serem descobertos e devagar diversas entidades e grupos começaram a procurar por essa ilha e seus poderes. No começo do episódio 16 nós podemos ver Jacob com seu inimigo. Eu acho que aquela cena é só uma cena normal (até agora segundo eu...pq falta um pedaço da cena) de como o Black Rock chegou na ilha, e como ele entrou tanto dentro da ilha. Porque a Tunisia è um portal para ilha como já foi falado, onde já apareceram Ben e John? Tunisia, Egito, tudo ali, muito igual, com aqueles desenhos na ilha, eles têm mar para ancorar navios, etc. Se vcs notarem no dialogo de Jacob com seu inimigo na praia, da pra entender que o Inimigo foi exilado da ilha, e esse misterioso Inimigo sabia que o Black Rock estava chegando ali para levar-lo embora, por isso ele fala muito convinto que sabia que Jacob que tinha chamado o Black Rock. Na época não existiam submarinos para levar as pessoas, então imagino que o Black Rock seja o meio de transporte antigo. Disso eu imagino:
1- Quem estava dentro dele? Um monte de pessoas, mas só uma importante. Richard, o braço direito e o contato de Jacob com o mundo exterior da ilha. O ator que interpreta Richard? Nestor Carbonell! Importância disso??? Apesar de ser americano, ele tem fortes traços árabes(moro na Itália e posso falar isso). Se vem da Tunisia, ou Egito, como os produtores poderiam colocar um chinês pra fazer o papel de Richard.
2 - Se Richard vem no Black Rock da Tunisia para exilar o inimigo de Jacob, como o barco foi parar no meio da selva? Deslocamento. A ilha se desloca como todos sabemos. O que vamos ver segundo eu na sexta temporada será a continuação daquela cena da praia. Depois que a conversa acabou, o Inimigo de Jacob numa tentativa frustrada de evitar que o Black Rock chegasse e o levasse embora, tentou deslocar a ilha, e essa foi parar bem sob o Black Rock, ou seja, não seria o navio que chegou em alta velocidade e entrou tantos quilômetros pra dentro da ilha(mesmo pq seria impossível para um barco tipo caravelas atingir tal velocidade), o que aconteceu foi que a ilha apareceu embaixo dele. Como sabemos Richard é imortal, isso explicaria sua única sobrevivência no acidente do Black Rock.
3 – A ilha, Jacob e o Mister M! Segundo eu Jacob e seu Inimigo foram designados por essa antiga civilização para serem os guardiães da ilha. Jacob um cara bacana, que tolerava visitas, mas uma vez ali, por acidente ou algum outro motivo, não poderiam sair para não contarem o segredo. Já o Mister M, ou Inimigo ou seja quem seja, seria o guardião mal, que não tolerava as pessoas, pq chegavam ali e sempre tentavam desvendar as coisas, sobreviverem, tirar proveito da ilha, etc. Por algum motivo, o Inimigo ganhou a expulsão da ilha.
4 Quanto a frase ELES ESTAO CHEGANDO de Jacob, tendo o dom de saber tudo q acontece na ilha, seja o passado ou o futuro, ele estava se referindo aos Ocean 6 que estavam chegando com a bomba para mudar toda aquela situação e consequentemente sua morte e fazer o seu inimigo voltar em sua original posição de exilado sem saber como achar Jacob e como entrar na ilha. (Essa teoria eu já vi por ai alguém com uma igual)
Por enquanto é isso que penso, tenho mais algumas teorias mas estou tetando achar conecções ainda. Obrigado a todos.
Pedro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats