quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Por Email - A Batalha de Anúbis Vs Taweret (Teoria By André)

Depois de um bom tempo estamos de volta com as teorias Por Email. A última, enviada pela Dani e que era sobre "Jacob ser do futuro", fez um grande sucesso e rendeu um ótimo debate. Hoje tenho mais uma teoria bem bacana para vocês lerem e debaterem. Essa teoria, enviada pelo leitor André Guerreiro, segue um lado mais místico de LOST. Vocês devem saber que eu não sou fã dessa "vertente" da série, mas a teoria é muito bem elaborada no ponto de vista...

O texto é um pouco longo, mas tem algumas idéias bem interessantes envolvendo Jacob, seu Inimigo, o Monstro...

E não deixe de ler as outras Teorias aqui do blog!!
A estátua de quatro dedos é da deusa egípcia da fertilidade Taweret (confirmado pela ABC).

Lembram dessa placa? A placa mostra as duas formas de anúbis, o deus da cura e dos mortos.


Deus egípcio Anúbis em forma de chacal e em forma de fumaça negra.

Dito isto, é fácil entender o resto. De acordo com o que foi mostrado no início do season finale, Jacob não se importa com a destruição provocada pelos homens, porque acredita que ela é um estágio intermediário necessário para a perfeição. Já seu companheiro de ilha discorda, acha que os seres humanos são uma falha, só chegam, destroem e conquistam. Jacob está tentando provar que o "amigo" está errado e vice-versa.

Fica evidente neste primeiro diálogo que a dobradinha Jacob versus seu amigo misterioso é a luta do bem contra o mal, de deus contra o diabo, da fé contra a descrença, ou de Taweret (a deusa da fertilidade) contra Anúbis (o deus dos mortos). Um é até representado por uma camisa branca e o outro por uma camisa preta. Eles não podem se matar.

Eu acho que o coleguinha de camisa preta, ou Anúbis, é ninguém menos que a fumaça negra: Lostzilla. E não poderia ser diferente: vocês já repararam que Lostzilla só aparece como pessoas que já morreram, certo? Ele nunca se materializa como uma pessoa viva. Muito provavelmente porque Anúbis tem o poder de se materializar como as pessoas que já pertencem ao seu domínio, a morte.

E Locke com isso? Simples, Lostzilla vasculhou a ilha em busca de alguém que tivesse uma fé cega, inabalável, por Jacob, um dos escolhidos dele. Matando e incorporando este escolhido, ele poderia ter fácil acesso a Jacob, pois ninguém duvidaria de um seguidor fervoroso de Jacob. Porém Lostzilla ainda não poderia matá-lo. O Locke ressucitado, como todos nós sabemos, é o Lostzilla encarnado. Isso explica porque que Locke ressucitado sabia como chegar ao templo onde o Lostzilla reside (sua própria morada), mas não sabia onde era a morada de Jacob. Ele sabia que Jacob ficava perto da estátua, mas não sabia que a estátua era um esconderijo.

E Ben com isso? Ben ACHAVA que trabalhava para Jacob, mas trabalhava para Anúbis. Foi enganado. E por que Ben sofreu um câncer, enquanto deveria ser curado de qualquer doença? Simples, Anúbis, que também é o deus da cura, não quis curá-lo (em oposição à cura milagrosa de Locke), para poder fazê-lo duvidar em sua fé, sentir ciúmes da proximidade entre Locke e Jacob e, com isto, poder manipular Ben para matar Jacob. Ben já não estava mais protegido por seu patrono Jacob, mas não sabia disso. Jacob, na verdade, está aprisionado ou escondido, incapaz de agir livremente na ilha, enquanto Lostzilla/Anúbis está solto pela ilha. E isso explica porque é que a ilha tem propriedades curativas e o porquê da infertilidade das mulheres na ilha. Simplesmente porque o deus da cura está solto, e o da infertilidade não está. Ben foi enganado, manipulado e induzido a fazer o serviço sujo para Anúbis: matar Locke para que ele, Anúbis, pudesse incorporar e se infiltrar como Locke no meio dos seguidores de Jacob.

É por isso que o Locke ressucitado sabe tanto sobre tudo e é por isso que ele diz a Richard que oriente o verdadeiro Locke a sair da ilha e morrer, porque assim ele cria um contínuo de tempo em que o verdadeiro Locke SEMPRE acabará morto. Logo, o plano de incorporar e entrar no esconderijo de Jacob nunca falhará. Por último, Anúbis (incorporado em Locke) diz a Ben que ele deverá assassinar Jacob. Ou seja, consegue se infiltrar no esconderijo de Jacob e consegue que um dos seus seguidores, talvez o seguidor mais fiel, o assassine. Plano perfeito. Assim ele consegue provar a Jacob que os seres humanos são uma perda de tempo: fazendo com que o seu seguidor mais fiel mate-o. Foi por isso que Anúbis encarnou como a filha morta do Ben e mandou ele seguir CEGAMENTE o Locke. Na verdade ele mandava Ben seguir as SUAS ordens cegamente, fossem o que fossem. Era a farsa de Anúbis o tempo inteiro.

Lostzilla, ou Anúbis, não matou Keamy e os outros soldados do cargueiro simplesmente para manipular Ben. Só para poder chegar no final e dizer: apesar da sua lealdade à ilha, você teve um câncer, viu sua filha ser morta na sua frente e ainda assim foi banido. Tudo isso por uma pessoa que você nunca sequer viu. Por que você não iria querer matar Jacob?

E por que Lostzilla, ou Anúbis, matou Mr.Eko? Ele também era um homem de fé na ilha. Lostzilla quis usá-lo, mas Eko falhou no teste, se abalando quando viu a imagem do irmão Yemi. Por isso foi morto, Eko não tinha utilidade, já que sua fé não era inabalável. Já Locke, não. Não se abalou nem quando lhe pediram para matar o próprio pai (ou o que ele achava que era o próprio pai, eu não me surpreenderia se mostrassem na 6a. temporada que o pai de Locke de fato morreu no tal acidente de carro que ele menciona) em nome de Jacob. Locke era perfeito para o plano de Lostzilla.

Jacob, prevendo isso, participa de momentos-chave na vida de cada um dos Losties, de modo que eles caiam na ilha, passem por tudo o que passaram, explodam a bomba, resetem o tempo e, com isso, façam com que o plano de Anúbis falhe toscamente. Por isso Jacob se entrega tão confortavelmente à morte, sem resistir. Porque ele sabe que quase ao mesmo tempo em que ele morre, os losties, seus protegidos, fazem com que o tempo resete. Jacob está salvo.

Richard provavelmente é um dos membros do Black Rock, que vimos no começo do episódio. Ilana e seu grupo são seguidores de Jacob. Por isso que Anúbis, encarnado em Locke, diz para Richard: depois precisamos lidar com o resto dos passageiros da Ajira que me trouxeram aqui. Lostzilla não tolera seres humanos (como visto no início do episódio). Apenas os tolerou na ilha para poder matar Jacob, e com Jacob morto, matará também todos os seguidores dele.

O Christian Shepperd que aparece na ilha é Lostzilla. A cabana é um lugar seguro onde Jacob pode se materializar sem precisar sair de seu esconderijo. O círculo de cinzas não serve para não deixar o Jacob sair, e sim para não deixar o Lostzilla entrar. É uma proteção. Em algum momento este círculo foi rompido (Ilana mostra uma falha no círculo e diz que alguém mais está usando a cabana) e com isto, Lostzilla entra e se materializa como Christian, induzindo Ben e Locke ao erro. O pedido de socorro que Locke ouve partiu de Anúbis, e não de Jacob. Tudo para deixar Ben enciumado e Locke confiante de que era um homem especial para a ilha. Foram enganados novamente. O círculo de cinzas já estava rompido.

E por que se materializar como Christian Shepperd? Por causa de Aaron. Lostzilla, por algum motivo, não tolera Hurley, Walt e Aaron, porém não pode matá-los ou fazer mal a eles. Eles são especiais por algum motivo. Por isso que o Lostzilla tenta fazer com que Hurley se suicide, se jogando de um precipício; é por isso que ele permite que Walt vá embora; e é por isso que ele usa a imagem de Christian Shepperd, o pai de Claire e Jack: pois assim ele poderá atrair Claire para uma emboscada, matando-a e fazendo com que ela abandone Aaron à própria sorte no meio da floresta. Claire está morta.

No episódio Cabin Fever, quando Locke encontra-se com Christian e Claire dentro da cabana, Locke diz que sabe que ele terá que salvar a ilha. Neste momento, Claire, que já apresenta um comportamento bizarro o tempo inteiro, dá um estranho sorriso para Christian. É o próprio Lostzilla, personificado como Claire, sorrindo da ingenuidade de Locke, que acha que realmente salvará a ilha. Ao contrário: ele condenará Jacob à morte, criando um loophole. Afinal de contas, por que Jacob iria querer MOVER a ilha se Jacob QUER que encontrem a ilha? É mais uma vez a farsa de Lostzilla.

E aí, gostaram dessa teoria!? O que você não concorda ou tem alguma outra teoria diferente?

Fiquem a vontade nos comentários para debater sobre o assunto. E, se quiser pode enviar sua teoria para o email do blog teoriaslost@hotmail.com...

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

46 Comentários:

Telma disse...

Jesus, Maria e José...

Que texto excelente e muito coerente. quem sabe o André matou a charada?

ainda que mística, eu acho bem plausível.

Este texto é open mind total.. tem que ser divulgado em muitos lugares.

parabéns!

Diego "Lestat" disse...

A parte que eu discordo é quando o autor diz que "o monstro nunca se materializa como uma pessoa viva". Já foi mencionado pelos produtores Damon Lindelof e Carlton Cuseno Podcast Oficial de 21 de maio de 2008 que na segunda temporada "(...)Yemi, a aranha que paralisou Nicki e algumas versões de Walt (que está vivo) são manifestações do Monsto". Não sei que relevância isso tem pra Teoria apresentada, mas que o Monstro apareceu como gente viva, ah, apareceu.

John Prado disse...

Bem formulado, porém discordo em alguns aspectos:

- O homem de preto e Lostzilla são entidades diferentes, porém aliadas. E nenhum dos dois é o deus Anúbis, apesar de ambos o venerarem e trabalharem em seu nome.

- Eu acho que tudo tem muito a ver com o Tribunal de Anúbis, um detalhe muito importante meio que esquecido pelo autor. Na mitologia egípcia, é aonde Anúbis julga a pessoa e pesa o coração dela com uma pena - eles precisam ter o mesmo peso para o réu sobreviver a uma morte de ser jogado para uma besta.

Lostzilla julga as pessoas para matá-las. Em seu primeiro encontro com Eko, viu sim um homem de fé inabalável. Porém logo descobriu uma manche em seu passado, a qual foi o assassinato do irmão. Como Eko não assumiu a culpa por ele e logo não se redimiu, acabou morrendo impiedosamente.

Quando Ben foi julgado na 5ª temporada, ele se redimiu e por isso não foi assassinado, não apenas porque ele deveria ser sua "brecha".

- Hurley é especial porque vê pessoas mortas (uma benção, segundo Jacob), e Walt também (tem lá seus poderes).

- Jacob não visitava aquela cabana há muito mais tempo do que imaginávamos. Também não acho que ele se materializava diretamente lá. Mas é muito capaz que a utilidade das cinzas fosse repelir o Lostzilla.

- Não acho que Claire tenha morrido de um modo tão banal assim.

Abraços, obrigado por compartilhar a ótima teoria!

Unknown disse...

É mais ou menos o que eu penso essa teoria. Tenho lá minhas discordancias como todo mundo colocou e tal, mas ai são picuinhas pessoais.

Mas a grosso modo, eu acho que vai para o lado "místico" como vocês dizem. Que pra mim na realidade é mais mitologico do que mistico.

Mitologico por se utiliza da personificação humanizada e antropomorfizada de figuras sobrenaturais para no fundo no fundo discutir as proprias questões humanas. Dois deus egipsios? Beleza, mas eles estão tentando provar um ponto contra o outro, o que é algo extremamente humano de se fazer.

E que granes pontos. Não diria que é bem e mal, ou bom e ruim. Mas é alguem otimistas que acredita no potencial humano contra alguem pessimista que não leva fé nenhuma no homem. E cá entre nós, eu estou do lado do Pessimista.

Mas eu adoro isso, lembra os grandes mitos gregos que se utilizam de deuses para exemplificar a realidade humana. Como a historia dos deuses Eros com Psyche, que no fundo no fundo só fala da constante briga humana de razão versus emoção ou o Édipo Rei que fala sobre a dificuldade do filho lidar com o pai.

Lost para mim ganha muito mais se tornando um grande mito contemporaneo do que só mais um seriado de ficão cientifica. =)

Linus disse...

"Dito isto, é fácil entender o resto. De acordo com o que foi mostrado no início do season finale, Jacob não se importa com a destruição provocada pelos homens, porque acredita que ela é um estágio intermediário necessário para a perfeição. Já seu companheiro de ilha discorda, acha que os seres humanos são uma falha, só chegam, destroem e conquistam. Jacob está tentando provar que o "amigo" está errado e vice-versa."

Excelente! É tudo oq pensei na primeira vez que ví a conversa deles!

Linus disse...

Achei a teoria excelente, do ponto de vista da "coerência". Muitas respostas legais para mistérios que conhecemos.

Mas eu não gostaria de um final que explicasse tudo através da mitologia, por exemplo. Lost sempre foi baseado em vários pontos como filosofia, ciência, religião, mitologia, etc e tal.

Seria legal se o final da série e a resolução dos mistérios, envolvesse de tudo um pouco, não se baseando em apenas um destes. Lost sempre foi isso. De tudo um pouco.

Mas parabéns, mto boa.

Thiago disse...

Parabéns amigão!

Essa teoria foi muito bem elaborada, bem comentada, embasamento nota 10!

Como o pessoal comentou a cima, realmente existem alguns pontos que ficaram de fora, mas tambem nao deixam nenhum furo na sua teoria, como a questao da materialização de Walt pelo Lostzilla.

Eu acredito que muito dessa teoria será considerada como verdadeira para esta ultima temporada, porém acredito existir ainda um pouco mais de ciência nisto tudo... as questões da viagem no tempo, ações do passado alterar o futuro, coisas do tipo... ainda terão espaço nesta ultima temporada...

Abraços a todos e...

Te vejo em outra vida Broderrrr

Pedro disse...

Achei a teoria bem coerente... talvez vc possa estar certo.
Mas eu tenho ainda uma dúvida. Se Anubis/Lostzilla não suportava humanos, porque ele permitiu a fixação da INICIATIVA DHARMA na ilha???
Eu digo isso porque segundo a teoria exposta acima, era interesse do JACOB que a INICIATIVA DHARMA estivesse na ilha, já que foram eles que criaram o incidente, sendo o momento ideal para jogar a bomba, no intenso eletromagnetismo, resetar o tempo, para que o plano de lostzilla falhe toscamente... Já que eles não tiveram utilidade nenhuma à Anubis, porque ele já não os destruíram logo de início???

Gabriel Lindenbach disse...

Hurley vê mortos, Walt tem seus poderes... E o Aaron? Pra mim, ele é o Jacob. O que completa a teoria de Jaco do Futuro.


Concordo em partes com a teoria, mas, ainda sim, meu parabéns!

caio capri disse...

Concordo MTÍSSIMO com essa teoria...é mt coerente...
E qt ao comentário de Pedro...nao foi a Dharma q causou o incidente...foram pessoas q nao deveriam estar nakela época: os Losties! Acho q foi por isso q o Faraday disse q sua mãe cometeu um terrível engano ao levá-los de volta...
Nessa teoria, só naum gostei mt da idéia da Claire estar morta...e qt ao Aaron (q naum deveria ser criado por nenhuma outra pessoa?eu espero a solução desse mistério até hj!!)

Thiago disse...

humm... esse lance de Anubis permitir a instalação da Dharma na ilha provavelmente pode fazer parte do seu plano...

imaginem...

Anubis e Jacob conversando na praia.. uma conversa "amigavel" porém cheia de ameaças... agora vamos levar isso para um tabuleiro de xadrêz... e porque não dizer.... GAMÃO! rsrs

Cada movimento de peça, é uma jogada estratégica... então permitir a implantação da Dharma era necessário para que eles descobrissem a "roda" da orquidea e mais tarde movessem a ilha, e mais tarde todo mundo fosse para o passado, e gerasse tudo aquilo com Locke e gerasse o loophole e bumm!!! Facada no Jacob...

Agora nós conseguimos identificar qual foi a estratégia de Anubis o homem de preto rsrsr, mas agora qual seria a estrategia de Jacob? o que significaria tocar os "escolhidos"? e outra coisa... quem são eles que estão chegando?

Gostei mesmo dessa teoria

Te vejo em outra vida Broderrrrrr

Linus disse...

caio capri

Na verdade, mesmo que os losties não estivessem em 1977, haveria sim um incidente, apenas não sabemos em quais proporções. lembre-se que os trabalhadores da dharma acabaram "perfurando" mais doq deveriam. eles fizeram oq o Dr.Chang alertou no início da temporada...se furassem demais aquela rocha, uma energia incontrolável seria liberada.

Sou do time daqueles que acham que o Incidente, como conhecemos, é sim oq os losties causaram com a explosão da bomba, mas...não podemos desconsiderar que mesmo que eles não estivessem lá, ocorreria sim um incidente.


Eu ainda acho q os losties ficaram 30 anos no templo...e "aqueles que estão chegando" são eles. não vindos de 1977, mas sim, "revelando-se" depois de ficar no templo, pois chegou o momento.

Anônimo disse...

Gosto desta teoria. É basicamente o que eu penso.

Pra mim, o inimigo de Jacob, Christian, o Walt que aparecia pra Shanon na 2ª temporada e as outras aparições eram sim a fumaça preta.

Tsy disse...

admito que a teoria tem sentido... quanto a fixação da dharma ninguem sabe em que momento o Inimigo foi solto, creio eu que soh após o incidente. Faço a ressalva em tratar o Lostzilla como sendo o proprio inimigo e até mesmo em tratá-lo como um ser "pensante"... o vejo muito mais como o companheiro da Rousseau falou: Um sistema de segurança do templo... Bem como uma espécie de "cão de guarda"... o homem da camisa preta só o usa, não implicando em uma possivel personificação da fumaça

DADO disse...

A única coisa q não fecha com a fumaça preta seria Walt, pois ele apareceu ainda vivo para os losties.

A menos que...não tenha sido o monstro, oq neste caso, seria estranho.

Talvez o inimigo de Jacob não tenha exatamente "permitido" a fixação da Dharma na ilha. Basta lembrarmos que eles e os hostis sempre estiveram "em guerra". É possível que os hostis tenham sido "manipulados" tb.

Wilian disse...

Tanta gente concordando 'em partes' ou 'era isso que eu pensava' e coisas do gênero...

Basicamente os fatos dados não podem ser considerados teoria. A partir deles nos deduzimos algumas ligações.

"Dito isto... ...Jacob está tentando provar que o "amigo" está errado e vice-versa."

E não é isso que o diálogo do season finale deu a entender? Tá.. então isso não é teoria.

A parte da teoria mesmo é que a entidade seja a/o deus Anubis. Ai eu não posso opinar porque não temos nada que leve a crer nem que leve a desmentir. Então seria especular sobre o achismo alheio. :P

A manipulação do jacob^(-1) é fato mostrado. As manipulações de Ben, a fé de Locke, tudo tudo é deduzível após as falas dentro da estátua. Se alguem não deduziu isso não deve ter capacidade pra entender a gradiosidade de Lost. E sinceramente, vá assistir SuperBoy.

De fato, o texto é argumentativo e mostra para as pessoas que não entendem Lost o que esta se passando.

No estágio em que nos encontramos, não acredito ser possível dar mais peças soltas desse imenso quebra-cabeças sem revelar grandes conexões/segredos ou quem sabe a trama toda. Não há mais lugar para teorias agora, é só assistir e curtir o fim. Teoria mesmo era do pessoal que tentou explicar a série nas primeiras temporadas.

Quem coloca a ultima peça do centro do quebra-cabeça não pode levar o mérito se quem montou as bordas for esquecido.

Parabéns por ter tido a boa vontade de escrever esse texto!

Anônimo disse...

Teoria sim... Uma base argumentativa bem desenvolvida em cima da teoria Anubis x Taweret ... poderia ser outra base de argumentos para Jaco x Esau ... ou para Dois Cientistas querendo provar coisas...

Reitero que, é teoria sim, pois não está comprovada ainda. Logo, antes das cenas finais de Lost, tudo o que vier será teoria do que realmente a série representa e como será encerrada.

Mais uma vez parabéns a excelente teoria, sendo ela a real ou não!

Abraços!

Gabriel Lindenbach disse...

Linus, acho que essa é uma das primeiras vezes que concordo com você! Também acho que os LOSTIES (Jack Maldito) causaram o INCIDENTE. Mas discordamos em um ponto: Pra mim, Whatever happened, happened, por isso, os Losties SEMPRE causaram o Incidente, hahaha

Namaste

Unknown disse...

Hurley tem o "poder" de ver os mortos,
Walt tem la seus "poderes" (ou não, pois poderia ser a própria Anubis em Walt qdo o mesmo demonstrou tais "poderes")...

E o Aaron? Oras, o Aaron é importante pois foi o único bebê que conseguiu nascer dentro da ilha, talvez por haver alguma falha da Deusa da infertilidade, ou simplesmente pq tal Deusa quis que ele nascesse para algum propósito ainda não solucionado. Ou ainda, Aaron é importante pois ele é o único que nasceu dentro da ilha e ele é o único que nasceu dentro da ilha pq ele é importante ¬¬ OMG!!

Boa teoria, mas penso o final ser algo mais "real" do que místico ou mitológico whatever, junta tudo, faz um mix e BUM!! estão solucionados os mistérios de LOST !!!!! (ou não)

Abraços

Unknown disse...

Não sou mto chegado nesses misticismos da série. Acho q a representação desses deuses são apenas o reflexo da veneração das primeiras civilizações(Egípcios e Gregos) q chegaram à ilha,dando início ao ciclo. Possivelmente Jacob e seu antagonista influenciram essas representações em função de suas peculiaridades "paranormais". Essa série é verdadeiramente uma lavagem cerebral, nos obriga a refletir sobre as forças que regem o universo buscando respostas sobre os enigmas e o esmo em que ele está inserido. No meu ponto de vista, lost representa a manifestação da conciência dos paradoxos universais: luz x escuridão, bem x mal, espaço x tempo, etc... Segundo a minha linha de raciocínio, acredito q Jacob representa, por exemplo, o tempo, vide o diálogo entre Jacob e seu antagonista em The Incidente: Antagonista: ..."como encontraram a ilha?" (Lugar/Espaço). Jacob:..."Precisa perguntar quando eles chegaram." (Tempo). Acredito que os sussurros que ja foram ouvido mtas vezes na ilha, são das consciências dos que já morreram, é subentendido na série que a concepção de morte é controversa, Milles e Hugo, por exemplo, tem dons especiais em relação aos "mortos". Creio q qdo as pessoas q morrem na série, suas "conciências" se desmembram das entidades físicas q as mantém num determinado espaço/tempo e, esporadicamente se revelam em determinados momentos da série em função de um propósito, que por ventura, acredito q seja o mesmo de Jacob. Provavelmente Jacob("...uma hora precisa acabar...") morreu ou se desmaterializou de fato por Ben, voltando a sua verdadeira natureza pura. Em 1970, a bomba de hidrogênio não foi detonada por Juliet, porém, o bolsão eletromagnético lançou Jack e seus companheiros a sua verdadeira realidade(espaço/tempo). E lá Ilana, Jack e cia vão destruir o oponente de Jacob, pondo as coisas em seus devidos lugares e momentos, evitando a extinção da humanidade prevista pela equação de Lorenzetti, e tudo vai voltar do zero, com a humanidade salva por Jacob e suas peças do xadrez. Em 2004, a turma do Oceanic 815 não vai parar na ilha, porém nessa nova realidade, a humanidade esta mais evoluída espiritualmente e o destino não será mais o fim.

Gabriel Lindenbach disse...

Hm... Não sei se curti muito o desfecho da Teoria do Marco... Hahahaha.... Acho que os Losties vão sair da Ilha... Apesar de querer que eles fiquem... Mas acho que não vai se em 2004... Acho que eles vão sempre cair na Ilha...

Rui disse...

Eu não acho ser possível que o Lostzila e o homem de negro estejam relacionados. Lembrem-se que Ben podia evocar o sistema de protecção da ilha (Lostzila) desde a sua casa e o homem de negre estava fechado numa cabana.

Thiago disse...

o Marco me abriu os olhos para outra possibilidade..

Sussurros...

Sabemos que muitos ouviram lá na ilha, mas ainda não sabemos o que seja...

Sabemos que Milles tem o "poder" de ouvir os mortos... e não se sabe como ele adquiriu este poder... a série deixou uma interrogação nisso e o que falaram para ele é que ele precisaria ir até lá para descobrir...

Agora, se os sussurros realmente for a consciencia desmembrada, ou espiritos, como quiserem chamar, talvez este poder não seja "do" Milles, mas sim da Ilha, e aqueles que estão na Ilha estão experimentando aos poucos o que Milles levou a vida inteira para aperfeiçoar e ouvir digamos assim, com mais clareza!

Sei lá... mas quem sabe né?
Só sei que Lost sempre será esse lance de Ciencia x Misticismo x Religiao rsrs

Te vejo em outra vida Broderrrr

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

LegaLLL

Unknown disse...

Valeu a pena perder um tempinho para ler algo tão legal, parabéns André!

dramses79 disse...

A teoria é muito bem racionalizada e pensada...faz muito sentido em vários aspectos. Muito bacana mesmo.

Apenas gostaria de acrescentar uma leve correção, que não faz muita diferença no assunto, mas...enfim.

Anúbis não é o Deus dos Mortos do panteão Egípcio antigo. O deus dos mortos é Osíris, é o Tribunal de Osíris que julga as almas dos mortos com o coração de um dos lados da balança e uma pena no outro.
Anúbis é o encarregado de levar as almas pelo submundo até o tribunal de Osíris.
Mas, também, é Anúbis quem luta contra a serpente maligna durante a noite, considerada um oceano pelos egípcios antigos, serpente que tentar impedir Rá (sol) de surgir na alvorada, portanto também é um tipo de protetor dos homens.
E Osíris não é um diabo, é o tomador de conta do mundo dos mortos, mas isso não significa um mal...Osíris na verdade era o irmão bom de Seth...esse sim era quase um diabo, que mandou matar o próprio irmão, Osíris, e o cortou em milhares de pedaços, e jogou-o ao rio...depois, Isis "salvou" seu marido (Osíris), que se transformou nesse guardião do Além.

Enfim...é isso. Detalhes que, apesar de mostrar uma confusão de nomes e histórias egípcias antigas, não desmentem a teoria apresentada acima, apenas pedem o uso correto dos termos e mitologias.

Abs

Gs2 disse...

Ótima teoria, não acho q seja exatamente isso, ou q alguns pontos apontados ai sejam isso ai mesmo, mas foi mto bem montada. x)

Unknown disse...

A melhor teoria que já ouví, brilhante!!!!

Fabio Kiss disse...

LEGAL, BONITO BEM ESCRITO!
Mas é aquele negócio, pegou uma coisa de bem e mal, e adaptou pro LOST....ou seja, ta tudo MEIO QUE ENCAIXADO o negócio, meio que feito de tudo pra fazer parecer que é isso.

Deixa eu mostrar...vamos dizer que eu pense que LOST É MATRIX... ou seja, JACOB é um ESCOLHIDO DA VIDA, tipo NEO, que defende a raça humana e o "AMIGO" dele é da turma das MAQUINAS, que tem o poder de distorcer a realidade virtual, criar pessoas, etc....enfim...veja que se eu quiser eu consigo adaptar todo o fundamento MATRIX na história de lost, pq tem algumas coisas basicas, como a briga do bem e do mal e poderes.

Fabio Kiss disse...

ahhh...me explicando também. Não to dizendo que não pode ser esta teoria de anubis e bla bla bla....pode ser oras!!! porque nao? masssssss ta aquele negocio encaixado pq a pessoa acredita que é isso.

Fabio Kiss disse...

mais uma...não acho que lost é matrix não ta! só exemplo mesmo.

Unknown disse...

Pra embaralhar mais algumas idéias...
Quem prendeu Jacob (Taweret, fertilidade)?
Não sei, mas o Miles nasceu na ilha, não foi?
Então, lá pra 1977, Jacob estava solto...
Uma explicação pro Anúbis deixar os Dharma vivos pode ser a idéia de usá-los para prender o Jacob... Afinal de contas, os "hostis" são seguidores do Jacob...
Isso também pode explicar pq o Ben nunca viu o Jacob... Quando ele se tornou "líder", apenas alguns mais "confiáveis" (Richard?) sabiam onde Jacob estava, e pq estava lá... E o Ben era, originalmente, dos Dharma...

Jucca disse...

Parabéns pela teoria! Eu e um colega já formulamos ela da mesma forma, através da deusa da Fertilidade e Anúbis. Apenas que em alguns momentos, pesquisando, percebemos que talvez seja somente a deusa da Fertilidade e outro deus negro egípcio e não Anúbis, apesar de parecer bastante na pedra onde está a fumaça e um deus de perfil. Talvez eles estejam ligando vários pontos da história com nossos dias atuais. Neste ponto pode haver uma ligação com Cain e Abel, os irmãos que lutam incessantemente um contra o outro.

Mas é isto ai, no mínimo Lost irá visitar uma boa parte desta teoria explanada aqui.

Unknown disse...

Mais idéias...
É possível que o Hurley e o Miles sejam especiais por conseguirem descobrir a verdade dos mortos, e não apenas o que o "sujeiro malvado" tentar contar...

Mas sendo assim, aquela briga do Ben com o Widmore se encaixa onde?
É só exemplo pro Jacob dizer que há esperança nos humanos (quando o Ben não mata a filha do rival)?
E a resposta é o mesmo Ben matando o Jacob?

E... Se o Jacob esteve preso, como ele foi lá falar com o Hurley pra voltar pra ilha?

joelly viana disse...

Alguem escreveu que o Aaron foi a única criança que nasceu na ilha ,mas eu discordo pois a filha da francesa e do Ben,tbm nasceu na ilha,e não tinha nada de especial aparentemente.

joelly viana disse...

crianças que nasceram na ilha Miller,Ben,a filha do Ben(esqueci o nome dela)e o Aaron,e porque muitos so querem achar algo especial para o Aaron?

Xandi disse...

Essa teoria esta MUITO BEM FUNDAMENTADA, MUITO DETALHADA. Tenho a mesma opinião sobre a fumaça ser a Alex, ser o Locke, o pai do Jack e tudo mais. Mas existe muito, muito mais coisas em torno que faltam explicar.

Pois se tudo explodiu atomicamente, onde foi parar a lider os outros (mãe do faraday). E o papel do DESMOND, e o WIDMORE e todo resto...

1) Rodrigo Santoro vai voltar na última temporada ??

2) Como vai ser os instantes iniciais de última temporada ? Vai ser algo bombástico e surpreendente.

3) Esperava ter visto na quinta temporada, o plano de BEN em intoxicar toda a DAHRMA e como se explicaria a Charlotte ter sobrevivido a intoxicação e saído da ilha.

4) Visto que tudo explodiu, todo mundo morreu mesmo ? Ou a Darhma segue o rumo até o dia que BEN intoxica a todos...

5) Com ou sem intoxicação. Com ou sem explosão. Não lembro como a Charlotte saiu da ilha.


Enfim, a gente vai rir dessas teorias aí acima ano que vem e ver que vai ser tudo diferente ! Mas prever essas teorias é diversão pura !

Ivan disse...

Uma coisa que acho que vai ficar pra trás e ninguem sequer chegou perto de explicar.

Ocorre na segunda temporada( acho ), o Ethan acaba lutando com o Jack, Locke e se me lembro bem com o Sawer e sei lá por que ele era MUITO forte, batia e erguia os caras como se fosse estender a roupa no varal. Alguem tem alguma ideia do por que disso? será que o fato dele nascer na ilha tem relação? Talvez o incidente? Ou até mesmo Eviljacob ou Lostzilla. Pensem nisso.

zagatto disse...

O ben não nasceu na ilha. A alex e o aaron foram concebidos fora da ilha. Mas também não sabemos se o incidente que impediu as grávidas de completarem a gestação (puxando pro lado da ciência agora) foi o mesmo de 1977, porém pode ter sido o que aprisionou jacob.

Outro detalhe, levando toda essa teoria em consideração, me vem uma pergunta antiga:
Por que lostzilla puxou locke pelo pé na primeira temporada? E por quê locke queria se deixar levar pelo monstro pra dentro do buraco (motivo até pelo qual jack briga com ele posteriormente)?

Curti muito a teoria, muito boa!! Parabéns André!

Unknown disse...

A Charlotte saiu da ilha do mesmo jeito que o bebê Miles, no submarino!
O mesmo submarino que levaria os "prisioneiros" embora, até eles resolverem sair do submarino pra tentar impedir o Jack.

Mas, seguindo essa teoria, toda aquela briga Ben x Widmore não passa de uma ilustração... Só pra demonstrar o ponto de vista do "rival" do Jacob.

Mais: O Ethan nasceu na ilha, provavelmente o Miles e a Charlotte também. Até o Ben e o Faraday podem ter nascido na ilha.

In Verbis disse...

Teoria fodástica...

Por isso q a Claire aparece pra Kate mandando ela não levar o Aaron.

Anônimo disse...

Olá sou Danilo Lima...
Está seguindo a linha de referências egipcia, porém com algum erros de interpretação.

Jacob não é Taweret, muito menos Anúbis. Jacob representa Osíris, e o Falso Lock, o antagonista, representa Seth. Ambos foram gerados por Taweret e são irmãos. Lembra da Estátua? Ela é mãe deles, e eles são os dois Ankhs que ela carrega. O que também indica que eles respondem a um poder maior.

Na última cena quando jacob está tecendo os fios daquele 'tapete' a ilustração que aparece ali é Hórus, filho de Osíris que vingou sua morte nas mãos de Seth. O que indica que jacob terá um substituto, o tal "candidato" que foi citado por um dos companheiros Illana.
De qualquer forma, eles são apenas alegorias,e Lost buscará referências científicas para corroborar ou tentar explicar os fatos baseados em mitologia.
Vou mandar minha Teoria para o site,,,aguardo comentários.

Matheus Marvila disse...

A teoria tem umas falhas, porque os Outros não seguiam ao Men In Black ou ao Jacob [acho]. Concluo isso porque Cindy, Zac e Emma, passageiros do 815, viviam com os outros quando eram liderados por Ben [ou seja, estariam sendo manipulados pelo MIB] e agora vivem no templo [e é sabido que as pessoas do templo tem ligação estreita com Jacob]. Ou seja, os outros não servem somente a um...

Luga disse...

Hum... Dou parabéns pra pessoa que fez esta teoria, além de bem escrita e ela foi bem pensada e elaborada, porém me vem algumas dúvidas.

Quando a Dharma tomava conta de uma parte da ilha, as mulheres tinham os seus bebês tranquilamente, tendo um exemplo Ethan, realidade mostrada quando os losties estão no passado.

Então minha duvida diante a esta teoria é , porque no passado as mulheres tinham bebês ?

Porque Anubis deixou o povo da Dharma ficar na ilha, assim como deixou suas mulheres terem bebês?

E eu teria umas observações, que acrescentaria a teoria:

Quando mostra Jacob e seu inimigo na praia, fica evidente que naquela epóca Jacob podia passear pela ilha, será que alguma parte do tempo não houve alguma batalha entre os 2 , onde Houve a queda da estátua , sobrando apenas seu pé, e aprisionamento temporario de Anubis por Jacob, onde o mesmo deixou o povo da Dharma entrar pesquisar e morar, Black Rock , entre outros que entram na ilha, pra ele conseguir pessoas para seus exército (hóstis do templo e pessoas como Ilana)
Mas com a entrada da Dharma e suas pesquisas e escavações, ele foi se libertando aos poucos, mostrando-se para Ben (mente de fácil manipulação) como sua falecida mãe e a partir daí modelando-o para seu futuro plano. Mas a sua total liberação foi com a liberação da energia magnética e a explosão da bomba, onde ele passa dominar a ilha e deixando poucos espaços para Jacob (cabana* Construída por Horace*, debaixo do pé da estátua e o templo dos hostis todos protegidos pelo pó negro). Com Anubis a solta mortes acontecem (um vírus estranho enlouquecem os homens), mulheres não conseguem engravidar (pode ser também causada pela radiação da bomba, juntando com o poder de Anubis).
E Por que Anubis não pode matar ou dominar certas pessoas?
Acredito que seja que eles sejam de alguma forma especiais, Jack conseguiu o milagre da cura, Hurley tem o poder de ver mortos, Walt é especial como é mostrado no mobisódio ROOM 23, crianças pois nelas ainda não existem pecados ou crenças definidas, Desmond não preciso nem falar, ou simplesmente são protegidos de Jacob , pra que de alguma forma ele possa vencer ou controlar Anubis.
E como Walt é especial de alguma forma e não foi mostrado porque e como ele é especial , acho que ele foi sim ajudar Shannon em suas aparições por isso Anubis não pode se transformar nele, assim como os outros especiais .

Unknown disse...

pelo que li e pelo que assisti de certa forma a teoria do danilo lima parece mais plausível (filhos) da deusa.

Anônimo disse...

rapá!!!! como é esse negócio disque a bela e formosa MARIMOON leu essa teoria e gostou?

ela deve ter bom gosto mesmo...

boa teoria!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats