quinta-feira, 7 de maio de 2009

A volta dos que não foram!

Bom... tudo certo pessoal?
Queria abordar um assunto que acredito ser muito pertinente, principalmente nesse final de temporada onde mais do que nunca a questão "Existe um Destino?" bate à nossa porta. Ao mesmo tempo que surge uma possibilidade de se alterar o rumo da história, as aparentes mudanças continuam corroborando com a máxima que diz que "o que aconteceu, aconteceu".

Então, é a partir desse ponto que introduzo minhas proposições afim de tentar esclarecer algo sobre o que acredito ser a condução mais provável do tema "Viagem no Tempo" em LOST. Digo isso após analisar as várias referências espalhadas pelo seriado em suas diversas temporadas - desde as mais embasadas como "A Brief History Of Time" [Uma Breve História do Tempo] de Stephen Hawking ou de clássicos hollywoodianos como "De Volta para o Futuro".


A primeira coisa que destaco pra levar adiante meu raciocínio é um detalhe comumente ignorado: qual é o tipo de deslocamento temporal do agente?
Já explico.
- Antes de mais nada precisamos considerar se o viajante se desloca no tempo ou se ele desloca do tempo.
Parece maluquice, eu sei. Mas se analisarmos as duas situações veremos que fica muito mais fácil considerar as possibilidades abordadas na série.

• Se fulano se transportasse DO tempo ele estaria fazendo algo parecido como "rebobinar uma fita de vídeo cassete". Ele estaria voltando junto com esse tempo anulando o que aconteceu depois. Reconstruindo o tempo [como aquela cena nonsense do filme Superman em que ele gira a Terra ao contrário pra retroceder o tempo. ¬¬ ele voltou no tempo junto com todos no planeta]. Nesse caso [quem gravava tudo que passava na TV em fitas se lembra], a partir do momento em que rebobinamos e começamos a "gravar" o que já "tinha acontecido" é sobreposto pelos novos fatos.

• Agora se consideramos que o indivíduo se transporta NO tempo, estamos afirmando que ele tem a capacidade de se deslocar pela linha do tempo podendo reviver coisas que já aconteceram sem "apagar" o futuro. Mesmo que ele consiga alterar o futuro que ele conhecia será apenas um novo futuro. O outro ainda existirá, seja numa outra dimensão ou noutra realidade. O que acontece nessa situação é que o "referencial" de passado, presente e futuro fica distorcido: o cidadão passa a ter uma linha temporal com uma sequência caótica.
Obviamente precisamos deixar de lado todos os prováveis paradoxos decorrentes disso. Recomendo, pois é o que os autores estão fazendo. =P

Pra exemplifcar isso eu desenhei uma Linha Temporal de LOST [bem resumida] pra ilustrar como corre o tempo pros que participaram da "história da Ilha". Os anos se seguem de forma linear, no entanto o que pra nós expectadores é passado [como o ano de 1977, por exemplo] pra alguns dos losties é presente. E se considerarmos eles em 2004, quando caíram na Ilha, 77 será o futuro deles.
Esquisito né? Mas é o que torna interessante.

PRIMEIRO A LINHA TEMPORAL GERAL:

Aqui temos a História da Ilha por assim dizer. Os fatos se seguem de forma linear. No entanto é dicutível e difícil afirmar que sempre foi assim pois sabemos que grande parte dessa história envolve indas e vindas de personagens presentes em mais de um momento. Os eventos destacados em vermelho são deslocamentos temporais.

E, finalmente, vou utilizar a linha temporal de Jack Shephard pra que ele seja nosso Exemplo Vivo.

LINHA TEMPORAL DO JACK:

Por que usar o Jack como exemplo? Porque ele é um elemento interessado na mudança dos fatos.
Ainda não se sabe se isso é realmente possível mas ele quer tentar.

O que quero mostrar aqui é que mudar o futuro que ele Jack conhece não necessariamente vai impedir que o 815 caia. Digo isso pois o que acontece é que a viajem no tempo cria automaticamente um "eu-alternativo". No caso um "Jack Alternativo" [não estou me referindo a um fã de Los Hermanos ¬¬]. Esse Jack Alternativo pode levar uma vida independente da queda do vôo da Oceanic mas numa OUTRA LINHA.
Mesmo que ele conseguisse - seja com a Jughead seja de outro modo - impedir que o computador com os números fosse criado; impedindo assim o System Failure; e consequentemente o acidente do avião o ciclo seria inevitável.

Afirmo isso com toda segurança pois se o 815 não caísse uma primeira vez na Ilha, todos os acontecimentos pós-acidente que culminaram no encontro do Doc com a Mrs. Hawking e que o levaram de volta à Ilha não teriam acontecido. Sendo assim ele sequer poderia voltar para 1977 pra corrigir o processo.
Ou seja, pra mim, whatever happened, happened sim.

Isso tudo dá margem pra muita discussão. Mas na verdade a ideia é essa mesmo.
Pra nós resta esperar pra ver qual rumo LOST vai tomar: Rebobinar e começar de novo ou esquecer a "linha ruim" e seguir com "a bola pra frente" numa nova linha mesmo que isso signifique sacrificar tudo o que esses sobreviventes viveram? É verdade que o sofrimento foi grande, mas vínculos enormes foram criados entre eles e talvez esse elo seja mais difícil de romper do que uma uma linha do tempo.

Abraços a todos!

119 Comentários:

Leonardo BA disse...

Belo trabalho Alisson. Já havia pedido para o Leco fazer algo assim para facilitar o entendimento da linha do tempo e os eventos da história de Lost. Tenho umas idéias para nesse sentido que vou colocar aqui em breve.

Leco Leite disse...

Leonardo, o cara é um profissional com imagens. Ainda bem que não me meti a besta de fazer algo assim... Esse ficou muito melhor do que eu poderia sonhar em fazer...

Valeu, Alison!!!

elyabdal disse...

nao to conseguindo ampliar a imagem :(

[ Alison do Vale ] disse...

Valeu pessoal. Espero que ajude... =]

E Aleksander, corrigido link da imagem ampliada.

Leonardo BA disse...

Cara eu já tô ficando louco com esse negócio de Viagem no Tempo e suas possibilidades. Pegue simplesmente a situação de Daniel e sua mãe Eloise. Ela matou o filho em 77. Mas o bebê tá lá na sua barriga pra nascer, como ela diz pro Daniel criança não há tempo a perder com bobagens dedique-se aos seus estudos. Então SEMPRE vai existir um Daniel Faraday que crescerá e estudará Física, particularmente o eletrmagnetismo e em alguj momento viajará no tempo. Se pode imaginar que Eloise levará sempre uma tremenda vantagem podendo registrar o rumo que a história tomará, acho que por isso ela resolveu dar aquele diário para Daniel. Se Lost se prendesse nesse detalhe teríamos uma história contada sobre a perspectiva dos Faraday sempre viajando e tentando arrumar tudo. Aliás nós já tivemos algumas histórias assim que sempre voltam ao ponto de partida. Acho que Lost não irá por aí.

Guilherme Peres disse...

MUITO legal, sempre tive vontade de fazer/ver uma linha do tempo assim auahahua

Só uma correção pequena: o Ben não gira a roda em 2007, é ali entre final de 2004 e começo de 2005.

[ Alison do Vale ] disse...

Verdade Guilherme... fiz confusão com a data do retorno.
=/

valeu pela correção.

Anônimo disse...

Caracas, Dude!
Muito bom =)

[ Alison do Vale ] disse...

Linha do tempo corrigida.
Créditos ao atento Guilherme Peres. =D

[a roda congelada avançou no tempo mas já voltou pro seu devido lugar =P]

flafera disse...

nao gosto da ideia de se apagar tudo pelo que os losties passaram nem que volte tudo pra onde começou e do jeito que começou.
imagine se alguem volta no tempo e diz para os escritores de lost que a serie sera um fracasso,e eles nao filmarem a serie. nao teria lost e o mundo perderia uma das melhores series de todos os tempos.
e nos nao estariamos escrevendo neste blog. mudaria a vida de muita gente literalmente so pelo fato de nao existir lost.
anyway acredito q os diretores vao dar um final incrivel e satisfatorio
pra todos nos

Alexandre Akira Forato disse...

A ideia de apagar tudo, até pode ser considerada. (Lembrete estou assistindo pela AXN, então estou bem atrasado em relação a vcs). pois Saiyd atirou em Ben para evitar que ele matasse todos do Dharma e assim evitar que dominasse a ilha toda.

Delmos disse...

Adoraria mostrar uma teoria que fiz, é apenas um resumo mas vamos ver se consigo explicar:


Você levaria vantagem se já soubesse o que iria acontecer sobre o futuro? Provavelmente sim, para mim esse alguem que levou vantagem durante anos sobre as pessoas da ilha se chama Jacob, um viajante do tempo preso em sua própria teia de poder que no fim teve que pedir ajuda para a única pessoa que acreditava nos acontecimentos da ilha, John Locke, o homem que foi mandado para o futuro e voltou para corrigir todos os acontecimentos que já assistimos e que de alguma forma foram feitos por Jacob, o homem que tudo sabe porque já tinha visto como foi antes.
Imaginemos Locke em um futuro onde ele se vê numa condição de fracasso por nada ter dado certo na ilha graças as ações de Jacob. Então, esse mesmo Locke volta para o ano de 2007 já sabendo de tudo que ira acontecer daqui pra frente, podendo assim ter vantagem para mudar as coisas. Sabendo disso, ele recruta Richard e Ben para encontrar com ele mesmo, o Locke que fracassou e o conduz por meio de Richard a tomar ações que levem a um novo rumo da história, ações que ele no passado não pode tomar pois não houve ninguém para instrui-lo no que se fazer. Caso essas ações tenham sucesso, logo no mesmo ano veríamos outro Locke vivo no avião da Ajira, fazendo que algo estivesse fora da normalidade,como corrigir isso? Conduzindo o Locke do passado a morrer, restando apenas um para contar história e daí para frente refazer o futuro.
Mas e quanto ao Locke que morreu? Esse morreu mesmo, o Locke que estamos assistindo é o Locke do futuro, que já esperava a queda do avião Ajira e que se colocaria no lugar do seu “eu morto” e renasceria para os demais. Ele usou seu outro Eu para alcançar seus objetivos e depois o fez se matar, trazendo os six de volta para ilha. E como ele sabe que ele conseguiu? Os sapatos de Cristian são o código para dizer que Jack e Cia estão no avião e voltaram para a ilha.
Locke pode um dia não ter recebido a bússola de Richard e o futuro ter se tornado outro. Graças ao Locke do futuro, Richard dera a bússola e as instruções para seu “eu” do passado, fazendo com que os eventos ocorridos na ilha o levassem onde ele realmente queria estar. Sabendo já de tudo,parecendo outra pessoa, diferente, como Alpert disse. Ele se mostra preparado para os acontecimentos e ações assim como o próprio Jacob que vê em Locke a ajuda para destruir esse circulo temporal de erros. Quando John diz para bem que a ilha disse o que fazer não é a ilha em si mas as experiências passadas na ilha, evitando que se repitam.

Caio disse...

Pelo visto, aquele submarino não foi pra Ann Harbor...

Promo Season Finale (HD):
*Sem legenda

http://www.youtube.com/watch?v=1HlcN1G2GTA&feature=player_embedded

Anônimo disse...

Oi! Eu também penso que essa teoria está correcta. Só não me encaixa é uma coisa: se efectivamente ele, Jack, consegue mudar o que aconteceu (queda do avião), como voltará ele, Jack q está em 1977, e não viver a queda??? Como tirará ele o tal sofrimento que diz??

Ok vocês poderão dizer-me: não será ao Jack que está em 1977, mas sim ao Jack que (suponho eu!)será pequenino fora da ilha e estará nos Estados Unidos. Será essa a intenção??

Ralph disse...

Para mim o Delmos matou: John = Jacob.

Jacob é o futuro do John que viu o pessoal sair da ilha pós cargueiro, o que conduziu ao total fracasso da ilha (o caracteriza ser um fracasso, eu não sei. Pode ser a perda das propriedades de cura, por exemplo, acho eu).

Então, o Jacob no futuro pensa: o que eu deveria ter feito para a ilha manter-se bela e especial? Dentre várias possibilidades ele escolhe uma - fazer com que aqueles que sairam no cargueiro voltem! Para isso ele precisa voltar no tempo e convencer alguem de alguma coisa. Esse alguém é ele mesmo, e o locke que saiu da ilha tem que morrer para que ele, o locke que viria do futuro, continuasse seus trabalhos na ilha.

Mas um detalhe nessa volta pós-Ajira o surpreendeu: Alguns losties voltaram para 1977! Ele não "previu" isso! Ele sabe que o pessoal estava no Ajira (sapato do richard). Já é alguma coisa. Só que antes de resolver este "problema" para Sun rever o Jin, ele tem um objetivo, que é matar jacob (ele mesmo) para que ele seja o o "novo" jacob.

Foi isso o que eu entendi do resumo do Delmos.

Ah, outra coisa: Quando o Locke viu Jacob pela primeira vez, e ouviu "help me", foi uma tentativa do jacob de consertar as coisas, mas o Ben estragou tudo, tentando matar locke e o jogando naquele buraco com os esqueletos.

Como Ben sabia onde e quando ver o jacob eu não sei. Acho que nem ele ... ele só "inventou" essa história de jacob porque ele estava numa situação muito ruim (locke ia matá-lo), e ele saiu desse momento tenso "tirando da cartola" essa história. E conseguiu, locke caiu como um patinho.

Linus disse...

Essas viagens no tempo chegam a me deixar irritado às vezes. É muita coisa pra cabeça e às vezes preciso ler várias vezes a frase pra ver se "processo" a teoria. Só comigo é assim? ;P

Mas sobre o post e os comentários...o "Anônimo" tocou num ítem importante: se Jack explodisse a bomba e impedisse a queda do 815, isso criaria um futuro diferente apenas para o seu "eu-alternativo". O Jack q está na ilha em 77, permaneceria lá ou morreria (me lembrei do "Enter 77", será q teria alguma coisa haver com o ano de 1977 em q ocorre o incidente?).

Bom, como o Jack falou q um dos objetivos seria evitar a morte dos q estavam no vôo e já se foram, talvez a idéia dele seja essa mesmo. Salvar de alguma forma aqueles q morreram no acidente ou depois, como Charlie, Ana Lucia, Eko, Libby, Michael, etc. Nesse ponto, é até uma visão egoísta da Kate não tentar mudar as coisas, só pelo vínculo q eles criaram e pelas suas vidas pré-ilha. Eles poderiam salvar vidas!

Confesso q não acredito muito na história de "rebobinar" a fita. Acho q eles estão deslocamndo-se na linha do tempo mesmo, mas as explicações são bem complexas. Sabe-se lá oq se passa na cabeça dos criadores da série. Eles podem ter uma idéia completamente diferente de tempo-espaço doq temos.

Isso é o problema de se lidar com o tema "tempo". Certamente, a explicação final não agradará a todos e deve deixar algum furo.

Gostei da teoria do Delmos de que o Locke q está na ilha é um Locke do futuro.

Anônimo disse...

Não tem como saber se vai mudar ou não se o jack jogar a bomba na escotilha...por que?Porque no episodio 15 o pai do Miles estava colocando o Miles bebê no submarino e sua Mãe para que possam ficar a salvos pelo visto isso ja aconteceu...porque tipo quando o miles viu o seu pai colocando ele mesmo bebê no submarino e sua mae o pai dele estava gritando com sua mãe falando para ela que tem que ir no submarino....então o miles vendo o pai fazendo isso ele falou para os amigos a sua volta (hugo,jin)que " era o único jeito de fazer ela sair da ilha para ficar a salva "...gente " era "....então isto sera que não ja aconteceu?estranho..isso pode ter acontecido!
Isso ja aconteceu porque mesmo com jack hugo sayd e cia....mesmo com eles fazendo o que estão fazendo se jogar a bomba la ou não n sei se vai mudar algo...esta acontecendo de novo....esta acontecendo de novo o fato do pai do miles estar evacuando(a mae e o filho)e o miles depois dizendo que deve ter sido o unico jeito...humm n sei não tem m uito por vir aida ae!so achei estranho!me corrijam se eu estiver errado..!

Anônimo disse...

eu de novo...mas então o que aconteceu,aconteceu não pode mudar!

Delmos disse...

De uma forma simples, Locke não é Jacob, Jacob é responsável direto pelos acontecimentos da ilha e conseqüentemente a queda do avião. Isso de uma forma geral sem os detalhes de como aconteceu.
E se o que aconteceu não aconteceu? E Faraday pudesse ter uma porcentagem de acerto em suas variáveis?Então voltar ao passado poderia ser possível. E se alguém já tivesse voltado e nós apenas estamos assistindo o plano desse alguém para corrigir as coisas? Esse alguém é Locke, ou melhor, o Locke do futuro, que voltou para 2007 e induziu o seu “eu” do passado a buscar os six e depois o fazer morrer. O Locke que estamos assistindo, dês de já, sabe de tudo o que esta para acontecer, matou seu passado, veio do futuro e esta construindo seu presente.

Lostieone disse...

Valeu Linus! Sou o "anonimo" que para agora em diante vou meter nick de Lostieone.

Também me faz alguma confusão essa história das viagens no tempo, se calhar porque tou mto agarrad ao "Back to the future" com Michael J.Fox. E aí a teoria é bem simples, penso eu e fácil de compreender!

Agora voces já assistiram ao donnie darco? É um filme sobre viagens no tempo, que tem mtas semelhanças com o Lost em relação às viagens no tempo. Assistam e decidam...


Quanto a Locke e Jacob...não sei mesmo tou no escuro!

Leonardo BA disse...

Por isso que eu disse que o Delmos tá inspirado.

Minha cabeça tá doendo! Esse negócio de Viagem no Tempo dá pra enlouquecer.

Pra tentar explicar isso direito e fazer especulações só tendo um super gráfico, esquemas, diagramas e mesmo assim é difícil não entrar em alguns "problemas" no andamento da história. Dá pra perceber que tem um monte de gente aqui com boas explicações mas tem outros se perdendo nesses paradoxos da Viagem ainda mais pela própria estrutura da narrativa que lida com esses flasbacks e forwards. Embaralha mais ainda a coisa toda.

Mas vai saber que está com a razão. Na verdde espero que sejamos todos surpreendidos no final.

Costumo conversar bastante sobre isso com um amigo fã de Lost que é formado em Física e Filosofia e o cara chega a ser chato de tanto que rebate as minhas idéias com o seu conhecimento teórico. Mas de qualquer forma as conversas são regadas a cerveja pra soltar a imaginação (hehehe)e sempre se tem algum proveito! rsrsrrs

Mas o importante é isso, o debate.

Sobre Jacob eu já começava a pensar que ele fosse apenas uma entidade (tipo o monstro da fumaça) já que ninguém o tinha visto até então. A idéia de ser o Locke é interessante mas ainda aposto em Jack por ter sido desde o inicio o antagonista de Locke na liderança e divisão do grupo. Parece-me que pela consistência da história isso seria mantido até o final e se Locke se apresenta como o líder de uns seria "natural" imaginar Jack do outro lado. Digo isso até mesmo pelo rumo que se tomou no ultimo episodio. Se Jacob fosse Locke acho que o próprio Richard já teria dado algum sinal em relação a isso, mas ele já ficou surpreso com o fato de terem encontrado o Locke na selva e ter lhe passado a bússsola. Isso não seria nenhuma supresa para Alpert se ele reconhecesse Locke como o todo poderoso Jacob, visto que ele é o único que sabe quem é realmente Jacob.

Vamos lá pessoal, que o debate continue enquanto meu cérebro ainda resiste.

Abraços

Leonardo BA disse...

Acabei de ler o Lostione e sua referência a De volta ao futuro. Na verdade parece simples porque a aboradagem foi divertida, superficial, mas se destacar, pra início de conversa, que Marty McFly quando volta ao passado foi o responsável por seus pais se conhecerem isso só já dá muito o que pensar e na verdade é a base de quase toda a discussão de Lost sobre o tema.
Quer dizer então que se Marty não tivesse voltado ao passado seus pais nunca teriam se conhecido e ele nunca teria nascido? Isso já quebra todo aquele raciocínio linear, linha do tempo, acontecimentos encadeados. Para mim isso se aplica no caso dos Losties terem voltado a 1977 e participado de todas as circunstâncias que originaram o problema eltromagnético da ilha. Aliás não só participado como sendo causadores do problema. Por isso ñão se pode imaginar a história toda sem a Viagem no Tempo. A purgação, a explosão, a queda do avião, não tinham acontecido antes. Ela só aconteceu porque os losties voltaram ao passado e foram causadores disso. É tuim de entender? É. Por isso eu falo com meu amigo Phd enquanto bebemos cerveja. hahahaha

Malucom disse...

No caso de Donnie Darko, criou-se um universo alternativo no momento em que donnie sobreviveu, quando deveria morrer. A partir daí ele teve que corrigir as coisas.

Leonardo BA disse...

Ah sim. Esqueci do Donnie Darkko. É bem mais sombrio e complexo que Back to... Mas é como disse o Malucom.

Lost é um barato só por ter feito isso aqui acontecer. Não sou noveleiro mas estamos parcendo aquela gente que fica discutindo o último capitulo e se perguntando quem matou fulana, se a Maria vai ficar com o Zé... tá divertido.

Lostieone disse...

atenção leonardo! mesmo que o marty, não tivesse ido para o passado (1.º episodio), os pais dele ter-se-iam conhecido na mesma! a diferença está é que com a ida do marty ao passado o pai, no futuro, não se tornou um "tótó", como era antes da viagem.

e sim,concordo qdo diz que foi bem mais fácil e divertido! nem sequer se ligou mto ao fato de ter havido interferencias no passado que tiveram implicações no futuro, ao contrário do que disse o Prof no filme. Afinal toda gente gostou de ver um pai mcfly bem lançado né?

concordo tb qdo diz que isto é mesmo uma dor-de-cabeça.

Ás vezes penso que isto é um eterno retorno, à boa maneira nietzschiana, mas adaptada claro. Contudo, como bem frisou farady, há a variável humana! e o livre arbrito, onde é o homem que faz as suas próprias escolhas e decide o seu futuro.

Mas eu acho que não se pode decidir o futuro... apenas escolher um caminho para alcançar algo...

Em Lost, em alguns losties, a diferença é que alguns deles sabem o FUTURO, mas não sabem qual o caminho tomado que levou a esse futuro. E isso é mto interessante ver que, por exemplo, sayid pensou que matando o pequeno Ben, "mataria o mal pela raíz"; mas afinal ele foi salvo... Quem não nos diz a nós que foi exactamente isso que aconteceu?!? Ou seja, eles só sabiam que Ben adulto estava vivo, mas os losties não sabiam em 2004 porque é que eles estava vivo, nem sequer o sabiam em 77...

Mto confuso? LOL

Linus disse...

Leonardo

Em Back to the Future, os pais de Marty teriam se casado de qualquer forma. O que acontece, é q o Marty, ao voltar ao passado, acabou atrapalhando isso sem querer. Ai ele teve q dar um jeito de concertar as coisas e fazer eles se encontrarem, sob o risco de "não nascer". :)

Ainda sobre as viagens no tempo: lembra doq disse a Eloise para o Desmond? Que o universo sempre dá um jeito de corrigir as coisas, não importa oq aconteça. Talvez ela estivesse errada, talvez não.

A questão pode ser analisada por dois lados e vou usar um exemplo da série pra isso:

E se Desmond não tivesse salvado Charlie de se afogar qnd ele entrou (ou entraria) no mar para salvar Claire? Oq aconteceria?

1) Charlie não iria desligar a "proteção" do sinal para o cargueiro. O cargueiro não chegaria a ilha e a roda não seria girada, eles não iriam para o passado, etc, etc. Tudo isso faria com que se seguisse o rumo normal das coisas, sem eles saírem da ilha de forma "indevida" como saíram.

2) Ou então, outra possibilidade: o sinal seria desligado de qualquer forma e tudo aconteceria exatamente igual. Isso pq, o universo corrige o rumo das coisas. Então se não fosse o Charlie, de alguma outra forma o sinal teria sido desligado e aconteceria tudo oq estamos vendo.

3) Ou ainda: Desmond salvou Charlie qnd não deveria e acabou mudando o rumo das coisas. Tudo oq está acontecendo agora, o giro da roda, a volta no tempo, os Six tendo q voltar para a ilha...seria o universo concertando as coisas, pois o sinal jamais deveria ter sido desligado e os Six não deveriam nunca ter saído.

Muito complexo e muitas possibilidades. Q acham? :)

Leonardo BA disse...

Linus,

sobre Back to... é apenas suposição tua que os pais de Marty iriam se casar de qualquer forma. Na verdade, na história, o pai era um banana e a mãe uma descolada que não sabia que o cara exisitia. Ela acabou gostado do próprio filho (muito natural na verdade) o que fez com que ele tivesse que ajudar seu pai a conquistá-la "sob pena de arruinar sua própria existência" (segundo o Doc.)Mas o que aconteceria é apenas especulação nossa. Unica observação que faço é que nas histórias sobre Viagem no Tempo causa e efeito se confundem...
Por isso que Faraday dizia que o que está feito está feito. As tuas considerações sobre "e SE..." são também apenas especulação o "e Se..." não aconteceu, não existe.
As coisas são como são.

Sempre têm esse paradoxos nesse tema. Na verdade é fácil de entender, mas difícil de aceitar devido a noção que temos do tempo e da suposta linearidade.

Se pensarmos em Lost acho que não teria sentido ter sido contado toda uma história da ilha e seus acontecimentos para depois (praticamente na reta final) apagar ou modificar isso tudo. Aí ficariam muitos furos, perderia consistência ficaria na especulação do "e se.." ou "deve ter acontecido..". Mas é apenas minha opinião dentro de uma visão parcial da história.
Vai saber o que se passa na cabeça dos realizadores.

Abraço, camarada.

Linus disse...

Leonardo

Bom, oq eu disse sobre Back to the Future, era oq lembro do filme. hehehe. Me lembro que o Marty "estraga" oq seria o primeiro encontro dos seus pais (ou algo assim) e por isso eles acabam não se encontrando. Isso o fez ter q corrigir as coisas. Mas tudo bem, entendi seu ponto de vista. Oq importa é q neste filme, trabalhamos com a possibilidade de mudar o futuro.

Eu tb sou daqueles que acredita q não haveria pq contar tudo oq eles passaram e agora mudar. Acredito q para q tenhamos as repostas q tanto esperamos, oq eles estão fazendo é oq resultará no futuro...ou oq vimos nas temporadas anteriores.

Mas...tudo é possível. Daqui a pouco surge um final q surpreende a todos nós.

Uma coisa é certa: até o momento, continua valendo "oq aconteceu, aconteceu". Nada de diferente ainda. A ilha sendo evacuada, etc.

E me parece q uma prova de q aquele é o passado q sempre existiu e não um "novo" passado sendo construído, é a Charlote lembrando do Daniel dizendo para ela sair da ilha qnd pequena. Se oq estivéssemos vendo é um "novo" passado, a Charlote adulta não teria como lembrar disso, pois na época seria algo que o Daniela ainda não teria feito.

Linus disse...

"Daniela" não..."Daniel"!!

:P

Delmos disse...

Se eu puder ter a oportunidade, explicaria melhor. Continuo defendendo a idéia que o Locke que estamos vendo é do futuro. De alguma forma ele volta para fazer “ele” mesmo instrumento da mudança das coisas. Ao voltar já sabe como as coisas irão acontecer e que rumo elas levariam, portanto, interfere na vida dele mesmo ao viajar no tempo. Esse Locke pede a Richard dar a bussola, mas agora com uma informação a mais de que ele precisaria morrer para que as coisas dessem certo, coisa que acredito eu não foi feita antes. O Locke do futuro descobriu que Jacob viaja no tempo e que perdera o controle na ilha e na ação das pessoas que lá o obedeciam (Ben). Jacob encontra Locke e explica tudo que irá acontecer com a ilha e pede ajuda para acabar com o Jacob que fez que tudo isso acontecesse. Locke que morreu foi morto pelo próprio Locke do futuro que sabe das coisas e se equipara agora com Jacob viajante do tempo.

Delmos disse...

Imagine se você vive nos tempos atuais sem seus amigos de escola, pois eles foram mortos em um incêndio. Você descobre então a possibilidade de voltar ao passado e convencer a si mesmo que poderia salva-los e que tudo ficaria melhor se suas atitudes fossem diferentes das que tomou e culminaram na morte de seus amigos. Convencendo então a si mesmo a salvar seus amigos e sacrificando seu outro eu, você voltaria no tempo para corrigir e substituiria seu “eu” morto por você mesmo que sabe sobre muitas coisas que acontecerão.

Delmos disse...

Sendo assim Jacob não é Locke. Jacob viajou no tempo e usou isso a seu favor até perder o controle, Locke é o homem que deseja corrigir e ajustar as coisas como deveriam ser.

Unknown disse...

a questao que me intriga é a existencia de 2 'consciencias' da mesma pessoa, no mesmo ano.

primeiramente, há que se considerar que o tempo é um LUGAR FÍSICO, MATERIAL. estamos acostumados a tratar o passado como algo que aconteceu e SUMIU, algo que se DESMATERIALIZA. no entanto, o q a série cogita é q o q acontece não some, mas vai para algum outro lugar qualquer (não sabemos onde) em que ainda é acessível (embora de forma trabalhosa). esse 'onde o passado vai' é físico, é material, pq as pessoas que o acessam são pessoas materiais que estão seguindo a sua linha de tempo 'normal'. então são 2 aspectos. tu tem ocorrendo, NO PRESENTE, um PASSADO que já foi e um FUTURO 'em aberto'. só que o passado aconteceu com UMA PESSOA, uma consciência e o futuro vai ocorrer com OUTRA. no entanto, elas são as mesmas. tu tem pessoas do futuro que fazem coisas no passado.

em algum momento, eu acho que é no momento em que a pessoa é exposta à viagem no tempo, há uma QUEBRA na consciencia, e ela 'vira duas'.

pense num exemplo extremo: tu, jovem, está andando na rua ao meio dia e cruza com um desconhecido estranhamente conhecido q te olha e ri. aí tu pensa 'q babaca'. logo em seguida, e de repente, tu é vítima de uma viagem no tempo e vai pra rua onde tu estava caminhando, vê que tu mesmo, jovem, vem caminhando, olha pra ele e ri. e segue tua vida. ou seja, tu tinha, naquele momento, DOIS tu. o que vem e o que vai, o que ri e o que acha 'q babaca'. não poderia ser somente UMA consciência porque, se fosse, tu te lembraria, mas não podem ser DUAS consciencias pq tu sabe q tu vinha andando e viajou no tempo...

Unknown disse...

"há que se considerar que o tempo é um LUGAR FÍSICO, MATERIAL" a partir da premissa da SÉRIE.

não que o tempo seja real na vida, no nosso universo... ehehehe...

Unknown disse...

'real' não, FÍSICO, MATERIAL... ah, vcs entenderam o meu esclarecimento.

Unknown disse...

"Você descobre então a possibilidade de voltar ao passado e convencer a si mesmo que poderia salva-los"

esse é um ponto importante. supondo que viagens no tempo fossem possíveis, creio eu que gente não VOLTARIA ao passado, mas IRIA ao passado. e é isso que define o que, em LOST, o faraday diz com o WHAT HAPPENED, HAPPENED.
a nossa viagem no tempo, ainda que fosse AO PASSADO, seria o NOSSO FUTURO...

Malucom disse...

Leonardo,

Em De volta para o Futuro, os pais do marty iam se conhecer do jeito original (o george macfly é atropelado pelo seu futuro sogro, que então o leva para sua casa, conhece a mãe de marty e se apaixonam)

Quando marty salvou o pai do atropelamento e acabou atropelado, ele mudou os acontecimentos e teve que arrumar um outro jeito dos pais se apaixonarem.

Ou seja, ele apagou o futuro original e contruiu outro em que o pai era confiante e bif o seu empregado capacho.

Já em lost, as regras são direfentes

Malucom disse...

Delmos,

Se o Locke morreu em 2008, como um locke do futuro veio ao passado????

Se ele morreu não existe locke do futuro!

Leonardo BA disse...

Olha só, mais uma vez o assunto Viagem no Tempo bombando. Sobre Back to... Acho que falei besteira. Vi o filme há muito tempo mesmo, então deixa pra lá... acho que confundi as coisas.
Como eu disse a cabeça já tá doendo. Acho que vou me concentrar somente em Lost daqui pra frente hehehhee. Mas as teorias estão ótimas e as explicações também!

Acho que nesse intervalo da série vou rever tudo! Aí quem sabe fazer aqueles gráficos, diagramas...

Sobre Alpert e o Locke baleado, lembro que ele ia dizer algo mas então Locke saltou no tempo sem receber a mensagem (Vou rever o episodio) o que dá a entender que agora Locke consegue ajustar as coisas a tempo de receber a mensagem que ANTERIORMENTE Alpert já ia lhe dar. Isso nos leva e pensar que estamos tendo a MESMA situação uma segudna vez!?!?!?

Delmos disse...

Caro malukom, suponhamos que você volte para 2003, suponhamos e queira corrigir algo em sua vida, ma La estará o seu outro você não é mesmo que possivelmente irá errar outra vez. Você então mata seu “eu do passado” e corrigi aquilo que você errou antes.

Delmos disse...

Melhor dizendo, você esta em 2007, mas gostaria de corrigir algo no seu passado que você cometerá. Se tiver a oportunidade de voltar, encontrara com você mesmo, e esse você ira errar novamente. Para que isso não aconteça você induzira ele a corrigir o erro e o sacrificara para que você possa substituí-lo daqui em diante, corrigindo aquilo que você fez.

Lostieone disse...

Leonardo, até que enfim que percebeu a cena do Back to ... :)

galera.... vamos clarificar uma coisa! o Locke não se matou a ele próprio....foi o Ben que o matou...

Mas agora que voces estao falando nisso... será que tal como o Locke falou com o alpert para "interferir" naquele encontro que vimos, não terá o Locke também falado com o Ben, para o assassinar?? acho que isso pode sim ter aguma lógica

zeh nascimento, quando voce fala em 2 conciencias, está falando em 2 eus, vivendo no mm espaço? se for isso, a mim tb me intriga! ja falei isso anteriormente...

mas pensando melhor, e deitando mais uma pra pensar... voces se lembram do episodio em que o Jim está numa realidade diferente, no mundo exterior? Pois é...Se calhar, eu diria, que o Jack conseguiu "salvar" o acidente, e qdo os losties regressaram pro exterior, foram para outro ano. Dai q no episodio ele, o Jim, tenha dito que não era casado... estranho não?

que acham?

Delmos disse...

Para mim Locke, fez que o próprio Locke do passado se levasse a morte. Ben interfere mais uma vez nos planos de Locke, mas pelo que me parece Locke do futuro já sabe cada passo a ser dado em relação a Ben, pois sabe em que ponto ele chegara desta vez.

Malucom disse...

Delmos,

Todos vimos que ben matou locke em 2008. Como pode existir um locke do futuro se ele morreu em 2008??????

Não faz sentido cara!

Lostieone disse...

halfdog valeu! não achei que isso tivesse ficado assim tão claro não. Mas vou rever o episodio.

que loucura! tamos todos losties-in-lost!!

Lostieone disse...

halgdog sabe porque é que fiquei com a sensaçao que não era um flashback do Jim? Porque num episodio que conta como Jim e Sun se conheceram, ele era porteiro... e só o deixa de ser quando casa com Sun e o pai dela lhe dá um emprego na sua empresa. Daí ai ver esse episodio onde há os tais flahs, da Sun e do Jim, dá para ver um Jim bem diferente....

Delmos disse...

Caro Malucon, o que não é possivel no seriado? O que não faz sentido em uma série que nos induz a pensar que mortos voltam a vida? Giramos uma roda de madeira e paramos em outro lugar do planeta, isto parece tambem coisas que não me fazem sentido algum. Mas voltando para Ciência, Albert Einstein já citava as viagens no tempo, muito mais prováveis parao futuro. Essa teoria nos leva a outra tambem conhecida, a de que se voltarmos ao passado e matarmos nosso pai, poderemos então nós existirmos? Isso tem duas possiveis respostas. A primeira é que não conseguiriamos mata-lo e a segunda é que se matassemos voltariamos para um outro tempo onde ele não existe mais, seu pai não existe mas você sim.
Por tanto, malucon, se é possivel ou não faz sentido, a Ciência tem suas teorias para levar tais ações, ao contrário de mortos voltarem a vida. Se no campo da ciência podemos matar nosso pai e irmos para uma outra possibilidade, por que não podemos ter a conciencia de matarmos nós mesmo no passado e reconstruir o presente?

Leonardo BA disse...

putz depois da mancada do "Back to the future" fiquei desmoralizado!

Mas deixo aqui uma dica sobre Viagem no Tempo. O Dr. Spock dá mais alguns ensinamentos sobre o tema em Star Trek. Assistam!

Aliás a turma de realizadores adora o assunto...

Vou parar pra refletir e acompanhar o raciocínio dos caros colegas.

Abraços

Unknown disse...

@HALFDOG: eu não disse, exclusivamente, que não poderiam ser duas consciências. na verdade, 'consciencias' é o que acontece e é ESSE o mistério, o paradoxo que me intriga: COMO que existem duas consciências, se a tua consciencia nao "saiu" de ti? qnd acontece a viagem no tempo, tu é 'retirado' da linha de tempo 'do mundo' e 'recolocado' mais 'atrás' nessa linha. pense em um P. a linha do tempo principal é a que vai da base ao topo. no topo, ocorre a viagem no tempo. onde a curva termina é onde o tu que já passou pela rua encontra o que está passando nesse exato momento. veja que, com a mesma consciencia, tu faz os dois atos do meu exemplo: pensa 'que babaca' e ri 'pra ti mesmo'. tu faz pela primeira vez algo que já foi feito.

Unknown disse...

*onde está 'consciencias, na primeira linha, leia-se DUAS CONSCIENCIAS...
é mais complexo que a viagem exclusiva 'da mente'. qnd isso ocorre, a pessoa fica inconsciente, essas coisas. basicamente, é o que ocorre em EFEITO BORBOLETA e o que acontece com o desmond na sequencia CARGUEIRO-EXERCITO ESCOCES...

Unknown disse...

@DELMOS, creio que até que algo na série nos faça acreditar no contrario, devemos considerar que o que aconteceu, aconteceu. assim, temos duas coisas a considerar:
- a linha de tempos dos ACONTECIMENTOS e;
- a linha de tempo dos personagens.

a primeira já está (ou estaria) 'fechada' - o q aconteceu, aconteceu; a segunda está em aberto - é o futuro de cada personagem.

no entanto, quando tu fizer a equação AÇÃO DO FUTURO DO PERSONAGEM + ACONTECIMENTO DO PASSADO DO TEMPO, o que tu tem é sempre o mesmo resultado: aquilo que já aconteceu. assim, não importa se jack salvou ou não salvou o pequeno ben, não importa miles disse ou nao disse q era o filho do chang pro proprio chang. supondo que isso fosse possivel de NAO TER OCORRIDO, 'algo' (destino, universo, ilha, monstro da fumaça, [coloque aqui o nome preferido]) vai impedir q aquilo que aconteceu 'desaconteça', da mesma forma que o MICHAEL não pode se matar num espisódio passado, e da mesmo forma que travou-se o dialogo entre BEN e WIDMORE, com algo do tipo "vc sabe que não pode me matar" e talecoisa.

Unknown disse...

claro, tudo isso q eu disse pode nao ter nada a ver... eheheh.. mas, por enquanto, acho por aí... nós vamos ficar sabendo como certas coisas q afetaram os losties em 2004 aconteceram.

Leco Leite disse...

Nossa, comentários bacanas! Depois vou reler com mais atenção e entar na bagunça aqui... hehe

Abraço!

Delmos disse...

Nossa, muitos comentários mesmo, valew por todos que comentaram sobre minha maluca teoria de Locke ser do futuro, mesmo podendo estar errado, adorei discutir com vocês e ver que os debates são válidos e que tem gente que curte de debater sobre o seriado e suas possíbil idades. Foi um dos melhores debates que fiz aqui até agora.
Claro que me manterei firme por enquanto na minha humilde opinião. Para mim quando Faraday nos fala de que também existem variáveis, mas não teve tempo de provar, os produtores nos deixaram (pelo menos a mim deixou) com a pulga atrás da orelha se o livre habiteo realmente é possível para mudar o passado. Caso for, minha teoria pode ser considerável, já que o próprio Faraday voltou para o passado para tentar muda-lo. E ai mais debates sobre o tempo? rsrs

Delmos disse...

Poxa, muito legal essa teoria, se juntar com a minha fica interessante. Cadê os mediadores do blog?rsrs Nossa cabeça fritando aqui, o pau quebrando nas discuções e eles desapareceram? Foram movidos? Será que nossa discusão é irrelevante? acho que não rs. Eles foram movidos rs ,só pode, temos mais de 50 comentários e eles nem apareceram. Cade O Guilherme o terível para nos corrigir aqui? rs E o leco para mandar tres palavras e destruir todo nosso racíocinio rs?
Ob: Comentários mais Lights pois é fim de semana, bom fds pra vcs! e continuemos com nossas teorias aqui!

Alexandre Sampaio disse...

Bom Dia. Queridos companheiros, perdão mas não aguentei ler todas as opiniões antes de dar a minha. Voltarei a ler assim que terminar minha 1ª explanação. Vou trabalhar o pensamento como se eu fosse o Walter Bishop do Fringe (ciencia de Borda do JJ Abrams).

1º - Fato. Um "Eu" meu hoje não é a mesma pessoa que um "Eu" de 10 anos atrás. Sofremos mutações geneticas ao longo da vida. Mudamos o nosso DNA ao ponto de ser impossivel ter dois filhos iguais com a mesma esposa (exceto que sejam univitelinos [clones] e mesmo assim não são as mesmas pessoas, raciocinam como duas pessoas e não como uma). este fato faz com que o paradoxo de mesma materia não poder ocupar o mesmo lugar não se aplique.

2º - Deve ter existido uma 1ª vez para os acontecimentos... Quem veio 1º o Ovo ou a Galinha? O Ovo... Pq dinossauro já colocava ovo e não existia Galinha. O que quero dizer? Em algum momento do continuun Espaço-Tempo, todos os eventos que vemos ocorreram sem a interferencia dos Losties no passado. Com a 1ª ida dos Losties para o passado, mudanças no futuro ocorreram, mas imperceptiveis. Pq o Ben não reconheceu o Sayd? Ou a Kate? Ou o próprio Sawyer que viveu 3 anos com ele como Dharma... E deve ter sido algo super inusitado para a criançada a chegada de 5 pessoas em um naufragio. Digo isso pois acho que o Universo está fazendo de tudo para manter o continuun Espaço-Tempo como o Normal (constantes), e no caso das variantes envolvidas, precisarão movimentar uma tremenda energia para mudar o "futuro-presente", pois os continuun Espaço-Tempos de cada pessoa do "passado" tenderá para as mesmas reações que tiveram antes. Compliquei demais? Acho que a Jughead representa esta energia que pode alterar o todo, mas não sei se terá efeito.

3º - O Diário de Faraday. Este diário pode ser o Paradoxo que fará um novo "futuro-Presente". Ignorarei que o diário que foi dado ao Faraday pela sua mãe no restaurante era aparentemente novo. Mas, se cada vez que os Faraday volta no tempo, ele escreve coisas no seu diário e depois a sua mãe devolve este mesmo diário para o Filho, faz com que O Diário tenha informações de várias voltas no continuun Espaço-Tempo, sendo um local de armazenamento de informações (extra-temporal)para o Novo Faraday decifrar e acrescentar informações. O Diário pode ter uma contagem de quantas vezes "ele" (o Diário) já voltou no tempo. Tudo depende da genialidade do Faraday. Em algum momento do "futuro" do Diário ou vão acabar as páginas dele (rsrs) ou ele vai ter uma quantidade de informações relevantes que fará com que o "futuro-presente" seja alterado realmente.

Chamem os bombeiros!!! Tá saindo fumaça da minha cabeça!

Vou ler o resto dos comentários.

Abraços
Alexandre Sampaio

P.S.: Back to the Future - Mcfly mudou o seu "presente" duas vezes, com o "falso" 1985 em que ele era criado pelo kra que ele odeia. Ele cria ou presente alternativo e depois recria, mas nunca mais volta ao mesmo presente de onde ele partiu.

Alexandre Sampaio disse...

Perdão a quem se deve... Parece que com meu comentário de Back to the Future pisei em cachorro morto... Perdão, não aguentei terminar de ler os comentários.... Perdão sincero.
Quero me solidarizar com a pessoa que teve problema para entender a história do Jim e da Sun Naquele Flash-back-foward louco.

Chamarei Walter Bishop novamente... Se a Bomba explodisse (Jack Conseguiu). Alguém relevante para o algum futuro personagem morreria? Se Eloise morresse ali no passado... e Widmore... e Richards? Acho que seria como em uma "boa" novela (perdão tenho um preconceito contra as novelas da Globo que sempre tem que ter um casamento no final... &( ) que tem um final "Feliz" do tipo "...e continuaram suas vidas normais...". Não Eliminaria o Mistério "Ilha", mas eliminaria os Losties na Ilha. Aliais, se a Eloise sobrevivesse, até o Faraday iria parar na ilha novamente, junto com o Miles, mas não encontrariam os Losties lá... E o Ajira? Será que ele continuaria caindo? Outra questão, o Faraday não conhece as tais janelas tão bem como a sua Mãe, Ms Hawkings, e se o Acidente de avião ocorresse independente do Desmond... Só que talvez não se partisse em dois?
Alguma coisa tem ai... estou praticamente pensando enquanto escrevo e foi muito fácil chegar ao trio enigmatico Faraday-Desmond- Ms. Hawking. Eles estiveram muito envolvidos na vida um do outro antes da ilha. Será que a Ms. Hawkings não sabe tudo que "já aconteceu" pois ela tem uma cópia do diário "original" do Faraday, com as anotações futuras que seu filho levará ao passado?

Continuando a divagação de "e se o Jack conseguir". Talvez não seja uma energia suficiente para causar o efeito desejado. Se a real motivação da queda do 815 foi uma "janela" (que até o grande Lapidus, não conseguiu suportar e teve de pousar o avião), eles irão continuar caindo e não alterará para o lado que estamos imaginando... Qual a Conclusão que acabei de chegar? Matar Todos na Ilha em 1977 não fará com que o avião dos Losties deixe de cair.
A interação Jacob e Locke é desconcertante... acho que tende a ser o Jack mais velho mesmo. O Jack me parece ser tolo o bastante para arriscar explodir uma Jughead na ilha sem saber o que realmente vai acontecer... Ele toma um partido muito rápido... Jack=Super-Poderoso Jacob... talvez seja isso que o Locke realmente veio fazer por ordem da "Ilha", tirar o as mãos do Jack do controle do Guidom... Pq pq pq?

Espero não ter chateado vocês pensando com os dedos... Parabens pelo trabalho gente... Mega discussão essa...

Abraços
Alexandre Sampaio

Lostieone disse...

obrigado alexandre sampaio por se ter solidariezado cmg.... acho que esse episodio tera que ser revisto depois da season 5 ou 6 acabar... e tb o episodio onde o Ben "assassina" o Locke... acho que houve cenas "cortadas" que mais tarde aparecerão.

tb estou adorando esta discussão! mesmo que nem seja tudo o que veremos no futuro em lost, foi optimo conhecer algumas teorias!

este assunto das time travels levou-me a encontrar este site, não sei se alguem conhece, mas achei bacana....

http://www.timelooptheory.com/the_timeline.html

sugiro!! explica muita coisa...

Namasté!

Alexandre Sampaio disse...

Boa Noite... Li a 1ª Teoria do site
http://www.timelooptheory.com/the_timeline.html e que loucura que ela é... Loucura de um tipo neutra, nem boa nem ruim... Eles falam do Ben e do Richards voltando no tempo pelo menos 5 vezes para tentar evitar que a ilha seja destruida. Eles falam de pessoas que quando voltam no tempo, só voltam a envelhecer quando etornam ao ano que saíram.... Vou explicar novamente... Se eu tenho 30 anos e volto 300 anos no tempo, para 1709, eu não vou envelhecer até chegar no ano de 2009, quando voltarei a envelhecer... Entenderam?

Abraços
Alexandre Sampaio

zeh nascimento disse...

nós NÃO SABEMOS - pelo menos eu não me lembro - se é verdade que o ben não lembra de saiyd, kate, sawyer. recordemos que ALPERT diz a kate e sawyer q ele poderia salvar o jovem ben, mas que ele não seria o mesmo.

há uma outra questão. por enquanto, nós temos um LIMITE TEMPORAL: tudo o que aconteceu até o 'momento contínuo' de locke indo até jacob já está 'acontecido'. quer dizer, o máximo de ponto FUTURO que temos é esse momento, e incluo aí o que eloise hawking disse sobre nao saber o que acontecerá daqui pra diante. esclareço: quando a série começou, nós, espectadores, só tinhamos o PRESENTE - eles perdidos na ilha. enquanto a série avançava, fomos descobrindo coisas que aconteceram antes com cada personagem e coisas que aconteceram simultaneamente a outros na ilha. depois, ficamos sabendo do passado distante e nos foi dito que O QUE ACONTECEU, ACONTECEU. então, nos apresentaram a possibilidade de vislumbrar o FUTURO - com os flashforwards.

o que podemos tirar disso? se temos um momento PRESENTE, mas também nos é apresentado acontecimentos FUTUROS, podemos supor que aquilo que acontece entre um e outro momento já está feito: os fatos só serão MOSTRADOS, será explicado COMO as coisas ocorreram para que fosse chegado ali. o que o esse aparente "looping temporal" está fazendo é esclarecer como as coisas chegaram ao ponto de partida da série. PROVAVELMENTE, os proprios losts causaram sua queda na ilha.

e aí nós voltamos pro ponto das duas consciencias, q eu, de fato, nao sei explicar, nem me fazer muito claro pra dizer o que, exatamente, nao entra na minha cabeça.

tenho uma idéia de que, para que esse tipo de looping possa estar ocorrendo, TUDO NO UNIVERSO já aconteceu, só que cada personagem vai tendo consciencia disso aos poucos. pq, em tese, vc só pode viajar pro passado ou pro futuro se eles já aconteceram, e, se aconteceram e vc vivenciou, é porque vc já estava lá quando aconteceu.

sei que pode paecer absurdo, mas é como se nao houvesse uma PRIMEIRA VEZ para nada. tudo simplesmente está lá.

zeh nascimento disse...

seria, por exemplo, como num jogo tipo AGE OF EMPIRES ou WARCRAFT. o seu personagem começa num mapa com um campo bem pequeno. à medida que o jogo 'avança', o seu mapa vai abrindo, abrindo até o máximo. qnd vc começou, o resto do mapa estava todo ali, só que vc ainda nao o tinha descoberto.

essa analogia, claro, nao é perfeita.

flafera disse...

ZE NASSCIMENTO:"(...PROVAVELMENTE, os proprios losts causaram sua queda na ilha.)"
MAS PARA OS LOSTIES CAUSAREM SUA QUEDA NA ILHA ELES TINHAM Q ESTAR LA COM ESTÃO AGORA, MAS PARA ELES ESTAREM LA AGORA UM AVIÃO TEVE QUE CAIR COM ELES. NAO IMPORTA SE ELES ESTÃO LOOPING TUDO TEM UM INICIO.

PS:SO UMA OBSERVAÇÃO

NAMASTÊ

zeh nascimento disse...

@flafera: por isso q eu falei que parece que tudo que existe já existia DESDE SEMPRE, e por isso q eu falo de 'duas consciencias'. em 1977, a maioria dos losts já eram nascidos e estavem fora da ilha E AO MESMO TEMPO eles JÁ ESTAVAM na ilha. tu tem DUAS CONSCIENCIAS da MESMA PESSOA em lugares diferentes do espaço. veja o exemplo do miles: ele nasceu e birir, na ilha com a mae japa dele e tals. aí o MILES ADULTO diz pro pierre chang evacuar a ilha e ele manda a mulher e o filho embora. o miles adulto vai seguir a sua vida - em 1977, em outro ano, ou vai morrer: ISSO a gente não sabe - e o MILES BABY vai seguir a sua vida até se tornar o miles adulto.

zeh nascimento disse...

e veja, os losts que caem em 2004 não são os losts que estao na ilha em 1977, são os losts q estão FORA da ilha em 1977. os losts q estao na ilha em 77 nao sao os mesmos losties que caem.

Leonardo BA disse...

Realmente tá muito boa a discussão aqui. Ótimas idéias.

Gostaria de dar uma opinião deixando o tema da Viagem no Tempo de lado e falar sobre o roteiro.
Tudo o que aconteceu na ilha até a queda do Oceanic em 2004 e que nos fomos conhecendo através da história acredito que não tenha sentido em mudar. Nós já sabemos do que aconteceu, mas não sabemos como. Isso parece que agora está sendo contado. Também acho interessante destacar que desde o início tivemos os dois líderes Locke e Jack. Entendo que como ainda existe essa disputa de liderança seria natural imaginar que continua se tratando dos dois personagens. Fica ainda a lacuna do que aconteceu naqueles 3 anos em que deixaram a ilha quando a roda foi girada e os saltos começaram. A continuidade daquela época (tá eu sei que "aquela época" não existe mais - falo sobre a sequência temporal afinal continua-se contando os dias, meses...) foi deixada de lado. Falta mostrar isso, o que nos levará até o presente com os sobrevientes da Ajira.
Se o incidente não fizer com que ocorra um novo salto no tempo, ou liquide com todos no passado da ilha, seria natural imaginar que os losties se encontram entre o pessoal do Alpert no templo o que reuniria mais uma vez todos os Losties. (Ainda que Alpert tenha dito a Sun que todos morreram)
Falo isso apenas numa questão de consistência da história, do roteiro, não tem porque ser criado toda uma tensão entre determinados personagens e isso ser posto de lado, sendo que a essência do problema ainda persiste e também apagar com tudo o que nos foi mostrado até agora.

Apesar de adorar o tema da Viagem no Tempo o deixei um pouco de lado porque sinceramente como se trata de especulação se pode imaginar qualquer coisa até porque estamos falando de uma história que entre outras coisas apresenta um monstro de fumaça capaz de matar pessoas, materializar pensamento e sabe-se lá o que mais. É por esse motivo que sempre falei nas outras histórias que temos sobre o tema Viagem.. porque elas nos dão referência sobre o que poderia ser feito com a história de Lost. Mesmo as teorias científicas apresentadas são também somente especulação, mesmo que muito mais gabaritadas que a nossa imaginação.

Para quem gosta de roteiros, cinema, contar histórias, indico um livro interessante chamado "Manual do Roteiro", de Syd Field. É muito bom.

De qualquer forma tô adorando o exercício mental de vocês. E pensando que as coisas tomam forma. Continuem afiados.

Abraços.

Leonardo BA disse...

Também cabe ressaltar que Lost não é uma história sobre Viagem no Tempo e sim sobre um grupo de sobreviventes de uma avião que caiu numa ilha. A partir disso a história é contada nos apresentando quem são esses sobreviventes, que ilha é essa e todos os detalhes de ambos.

É interessante notar que Viagem no Tempo é um elemento para se contar essa história. Seja na sua estrutura, com flashbacks e forwards, como na sua narrativa com os jumps.

zeh nascimento disse...

exto, Leonardo. o que está sendo contado é a história de vida deles. no momento, é interessante notar que o futuro deles é o passado da ilha, e há elementos de ambos - futuro de personagens e passado da ilha - que não sabemos.

de uma maneira geral, a série parece apresentar o conflito DESTINO versus LIVRE-ARBÍTRIO. o DESTINO está em os personagens principais terem consciência do que OCORREU na ilha e terem, aparentemente, ao LIVRE-ARBÍTRIO para tomarem qualquer decisão, a opção de AGIREM ou NÃO. no entanto, e acho que esse é o recado SUBLIMINAR que a história quer passar, a decisão q eles tomarem nos será revelada como sendo a decisão q eles tomaram em 1977. é o PASSADO e o FUTURO acontecendo AO MESMO TEMPO. basicamente, eles FARÃO o que JÁ FIZERAM. parodiando o título do post, poderíamos falar em A IDA DOS QUE VOLTARAM.

zeh nascimento disse...

algumas correções:
- 'exAto, leonardo';
- 'e terem (...) O livre-arbítrio para...'

zeh nascimento disse...

vejam que eu estou tentando convence-los de que, apesar do LOOPING TEMPORAL, essa não é uma questão sem saída... aeahuehaue..

eu li algumas teorias, e, na minha cabeça, tirei algumas opiniões pros destinos dos personagens principais:
acho q eles vão pro templo e ficam na ilha até morrerem, como GUARDIÕES DO LOCAL.

mas não sei quem é alpert, nem jacob, nem o que tem na sombra da estatua, nem pq o desmond é especial... aehauehaeuahe...

Leonardo BA disse...

pois é zeh

temos varias perguntas sem resposta ainda. Tem a história da ilha e seu passado "egipcio". Aliás, li em alguma entrevista com os produtores da série que a tal estátua e esse passado da ilha não seria abordada porque eles consideraram "muito estranho". Alguém sabe algo sobre isso? Procede a informação?

Alpert, Jacob, aquele pessoal novo do da Ajira (a gang da sombra da estátua); como Widmore e a turma foram parar na ilha, como a Dharma achou a ilha... São quantas as perguntas sem resposta mesmo???

Quero apenas uma história bem contada, amarradinha em todos os seus pontos hehehe

Alexandre Sampaio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Sampaio disse...

Caro companheiro Lostologo Leonardo... Acho que Lost e história amarradinha são antonimos...rsrsrs

Abraços
Alexandre Sampaio

Leonardo BA disse...

boa Alexandre. Mas quero dizer amarrada no sentido de que toda a "Viagem" (tanto a temporal quanto da imaginação dos roteiristas) tenha consistência, o que até agora tá indo muito bem.

Delmos disse...

Tenho que discordar do colega que disse que as viagens no tempo não são a parte importante da série, creio eu, que, se não fosse elas a história nem teria começado. Os produtores ressaltam que a série é sobre pessoas que caem em uma ilha misteriosa, agora fica aqui uma pergunta, quem os fez cair? O destino, tão questionado durante os debates lógicos em blogs e foruns sobre o assunto? Ou eles próprios que se causaram tais conseqüências? Mesmo assim para tudo tem que se ter uma origem, um ponto de partida, onde tudo começou. Se eles estão vivendo ou fazendo ações que culminarão na sua própria queda talvez possa ter existido um dia que isso não houvesse acontecido e foi por causa da ação de alguém ou falta dela que as coisas tomaram esse rumo. Como sair de um looping temporal? Se os produto] de Lost escreveram um capitulo com o nome Variável e matou Daniel Faraday que defendia a Logica do “aconteceu, aconteceu” para tentar mudar as coisas através do Livre-arbiteo, penso eu que o raciocínio de mudança não foi atoa.
Posso estar errado quanto a Locke ser do futuro e querer voltar ao passado para tentar mudar as coisas. Talvez ele simplesmente saiba das coisas, sem justificativas. Saiba quando vai chover, onde esta Jacob e quando ele mesmo apareceria com um tiro na perna, sem mais e nem menos.
Continuo acreditando que Locke possa ter vindo do futuro, alguem sabe como ele soube que seu eu estaria exatamente naquele momento e naquele tempo?

Delmos disse...

A maioria acha que é a mesma linha temporal pelo que eu to vendo, então alguem me explica. O primeiro Locke, baleado na perna aparece em um tempo que nem mesmo ela sabia, mas nos agora sabemos ser 2007, ano que ele mesmo se da as instruções Através de Richard para que ele possa comprir sua missão e curiosamente voltar para ilha e se encontrar novamente para que através de Richard receber instruções para cumprir com sua missão e curiosamente voltar para ilha e se encontrar novamente para que através de Richard receber instruções para cumprir com sua missão e curiosamentevoltar para ilha e se encontrar novamente para que através de Richard receber instruções para cumprir com sua missão e curiosamente voltar para ilha e se encontrar novamente para que através de Richard receber instruções para cumprir com sua missão e curiosamente voltar para ilha e se encontrar novamente para que através de Richard receber instruções para cumprir com sua missão e curiosamente...

fiz de propósito o copia e cola, por que se for a mesma linha temporal meus colegas, isso não teve um começo e muito menos terá um fim. E se nós fans do seriado quisermos respostas, não sera em apenas uma linha temporal, por que Loopings não terminam. Alguem tomou uma ação que mudou a história. Por isso defendo que Jacob mudou o passado e Locke veio do futuro para ajuda-lo. Claro que eu possa estar errado e essa ação ainda ser o inicio de outras dentro de um imenso loooping.

flafera disse...

pessoal me podem me dar uma luz num assunto?
e os segueinte:num lembro se lock ja tinha a bussola quando caiu na ilha.
vamos la.vou dar os fatos na sequencia q nos foi mostrada na serie.
lock recebe a bussola de alpert nao lembro o ano.
lock dar a bussola a alpert(em 1950 eu acho) e alpert deveria dar a bussola a lock quando crinça(tbm nao lembro o ano)
mas em "Follow The Leader" em 2007(present) lock pergunta se alpert ainda tem a bussola e ele diz que sim.

por isso quero saber se lock ja tinha a bussola quando caiu na ilha porque se ele ja tinha e ele dar a bussola em 1950 para alpert e alpert deveria dar para lock ainda crinça, alpert não poderia ter a bussola em 2007.
se lock ja tinha a bussola quando caiu então tenho 3 hipotese:

1:OS DIRETORES ERRARAM

2:ALPERT NÃO ENTREGOU A BUSSOLA PARA LOCK E ASSIM CAI "O QUE ACONTECEU ACONTECEU" POIS ASSIM O PASSADO MUDOU.

3:LOCK ESTA NUMA LINHA TEMPORAL EM QUE O ALPERT NÃO ENTRGA A BUSSOLA PARA LOCK

POR FAVOR UMA LUZ

NAMASTÊ

flafera disse...

mais uma coisa de onde saiu essa bussola?

Lostieone disse...

Galera: acabei de ver o Star Trek, e desde já aconselho vivamente! Só digo uma coisa: os produtores e criadores do Lost tem uma grande "panca" por Viagens no Tempo, mother e father issues!!! LOL

Quanto a nossa discussão.... e já não me lembro quem falou sobre a historia e origem da ilha mas vou expor aqui uma teoria que tenho e partilho com um admirador do Lost (aliás, a bem da verdade, a teoria é dele... ;) e que tem de fato mto sentido.

Assim, o titulo LOST, à partida faz-nos lembrar um grupo de sobreviventes, que, neste caso, cairam numa ilha. Mas pode ter varias interpretações, entre elas o facto de todos eles, os personagens, estarem eles pp perdidos...

Mas a ilha tb será ela um LOSTIE. ou seja, trata-se de uma ilha, na qual uma existe a primeira civilização, sendo que se trata de uma civilazação perdida... e está perdida porque ela pp não quer ser encontrada. Dai a referência às imagens egipcias e ao deus RA (p ex.), que adianto, poderá ser muito bem o Richard Alpert (iniciais do deus RA).

Enfim é só uma teoria, mas acredito mto nela... até ver claro ;)

Namasté!

Unknown disse...

Prezados, faz um tempo que não comento aqui no teorias mas esse debate esta fantástico. Como eu gostaria de encontrar todos vcs ao vivo para ficar 5 horas discutindo lost e suas variaves com uma garrafa de whisky na mesa rs.

Uma coisa que me encuca é, se o encontro de locke baleado com richard no aviao já tinha acontecido, pq eles precisaram voltar lá no futuro para que o jonh precisasse passar instruções ao locke do passado que ele teria que morrer ?

Fica a sensação que eles precisam ter atitudes no presente (deles) para que o passado aconteca . .heheh very complicated, talvez a teoria do Delmos sobre um Locke do futuro tenha sentido.

O que é a figura do Richard Alpert ?? Ou o cara se faz de bobo o tempo todo, ou sei lá .. mas é muito louco isso

Lost esta muito parecido com o 12 macacos.. um looping independente da ação de todos. Só nos resta saber qual é a 1º ação originou tudo isso.

Todos estão de parabéns! agradeço a vcs a leitura mais do que interessante.

abraços

Leco Leite disse...

Bom, vcs estão dando um show aqui!!

Delmos, a maioria dos coments aqui tem a mesma opnião minha, então não tem porque eu acabar com as idéias de vcs. E ficou parecendo que eu sempre destruo as teorias. Pelo contrário, eu gosto de add pontos para alguns buracos de vez em quando.

A bússola é uma coisa muito bacana, e acho que não há explicação para a pergunta "de onde vem a bússola". Fico com a idéia de que a bússola seja uma espécie de constante...

Sou apaixonado pelo tema viagem no tempo, mas concordo com os produtores de LOST quando dizem que a série é sobre os personagens. A Ilha e seus mistérios são pano de fundo para nos mostrar a vida de cada um desses excelentes personagens que conhecemos. As viagens no tempo são apenas um meio de contar a história, sabe.

Hoje acredito que toda a trama é cíclica. Vamos ver como todo o ciclo aconteceu e descobrir todas as respostas, mas no final acredito tudo vai recomeçar...

Namastê, galera!

Unknown disse...

Cara, esses produtores de lost são geniais. .será que eles esperavam essa repercussão toda sobre a série !? Os caras atiraram certo na hora certa. Tudo nos leva crer que o sucesso deles não se deve ao roteiro ou direção da mesma mas sim a capacidade de fazer o público imergir de uma forma nunca antes explorada. Temos que tirar o chapeu, vai ser dificil surgir uma série tão espetacular como essa de novo.. há nao ser que, considerármos que estamos num looping temporal rsrs

Lostieone disse...

eu acho que os caras nos deviam contratar pra reforçar equipa de roteiristas da serie!!! isso era BACANA!

Delmos disse...

Caro Leco, quando digo que o senhor acaba com todas as temporadas, não é de forma maldosa e sim porque você possui maior capacidade de questionar a viabilidade das teorias.
Mas continuo com minha opinião, a bússula tem surguir de algum lugar, histórias tem que possuir inicio, meio e fim e não inicio, meio, inicio, meio... e ai vai.
Eu sei que o seriado é sobre pessoas porem cada perssonagem tem um proposito. E eu quero e sei que muitos tambem querem explicaçoes sobre esse pano de fundo que é a viagem no tempo. Apenas viajar no tempo não faz sentido. Mas foi brincaderinha Leco, calma rs abraço! Sei que nosso time perdeu, mas calma rs

Leonardo BA disse...

Delmos

sua afirmação: "Tenho que discordar do colega que disse que as viagens no tempo não são a parte importante da série, creio eu, que, se não fosse elas a história nem teria começado." Foi a respeito do que eu havia comentado sobre o roteiro? Se foi quero dizer que não disse isso. Disse que as viagens são a forma como a história se estrutura. Fiz essa "análise" do roteiro apenas para justificar minhas idéias a respeito de como a história poderia seguir. De forma alguma quis desrespeitar as opiniões de todos aqui, aliás comecei por elogia-los.
Concordo com thenose que seria bom sentarmos todos cara a cara com uma boa dose de uísque para batermos esse papo hehehehe.

Não acho que seja a mesma linha temporal (mas sei lá o que tu quis dizer com isso? hahaha) A história está sendo contada com as viagens e a partir das viagens.

Entendi perfeitamente o que tu quis dizer com o exemplo do Locke baleado (ao menos acho que sim) nós vimos uma vez Alpert tentar dar uma mensagem a Locke mas o jump levou-o antes de recebê-la. Agora nos vimos a mesma cena com Alpert conseguindo passar a mensangem. Sabe-se lá quantas vezes isso pode ter acontercido antes. Fato é que vimos 2 vezes e conclui-se que Locke estaria tentando modificar o rumo da história.

Começo a ter vontade de elaborar um esquema com imagens e explicações. Assim acho que poderíamos expor nossas idéias melhor e talvez chegarmos num consenso! rsrsrs Poderia ser um projeto de intervalo da série. O que tu acha Leco? Poderíamos usar a habilidade do Alisson...

Acho excelente essa troca de idéias mas esse esquema de escreve-lê-responde, torna um pouco repetitivo, cansativo e por vezes confuso.

A minha preocupação principal é que no final os enigmas sejam resolvidos, explicados e que a história tenha consistência. Aliás, alguém leu aquilo que eu escrevi sobre os produtores da série descartarem a abordagem da história da ilha por ser muito estranha?

Lostione também vi Star Trek e tinha dado a dica aqui. Os caras realmente adoram o tema viagens temporais.

Abraços

Unknown disse...

Leonardo,

Se vc rever o primeiro epi dessa temporada, vai notar que o richard consegue sim dizer tudo que o locke do futuro manda ele dizer ao locke do passado. Isso pode ser uma quebra na teoria do o que aconteceu aconteceu..
Estamos diantes de dois lockes interagindo entre si indiretamente, e mais, um locke alterando o passado! Se levarmos em consideração esse fato, podemos concluir que um Jack poderia simplesmente encontrar o outro jack e mandar um recado para que ele não voe no Oceanic 815.

Estou pirando, ou vcs concordam ?

abraços

Anônimo disse...

Queridinhos, vocês não perceberam que os donos do blog não estão mais nem aí? ¬¬ Eles criaram uma rotina com os posts e não estão muito pra inovações. Vocês "perdem tempo" criando teorias e eu perco o meu lendo e percebendo que não vai pra frente. Ninguém toma atitude alguma. O blog tem uma estrutura pequena para tantas idéias e só vocês não viram que criou-se cá, uma panelinha. Depois de tantos comentários em um só post, se algum dos moderadores do blog estivesse mesmo interessado, já teria tomado alguma atitude.
Só um toque nos leitores do blog e pros moderadores, ok? ;)
Boa sorte, everyone.
Namastê e beijinhos.

Unknown disse...

Se não fosse anônimo, talvez eu daria alguma importância ao seu comentário infeliz.
Pode expor suas idéias construtivas, ninguém aqui vai criticar, afinal, ao mesmo tempo que todos os interessados discutem e quebram a cabeça com belas teorias, invejamos o seu momento pois ignorância é uma benção.

Eita pessoa de sorte !

Anônimo disse...

Meu filhinho, não estou criticando a quem comenta, você fala de ignorância, mas percebo que a sua está grande, pois se olhar nas entrelinhas o que eu disse, estava querendo defender vocês, mas agora entendo porquê os donos do blog deixaram vocês de lado. Continuem teorizando, pois não vão chegar em lugar algum, já que não há alguém que dê ouvidos.

Anônimo disse...

A galera que não fundamenta é tão graciosa... ;)

Leonardo BA disse...

the nose valeu pela lembrança.
SEGUNDA MANCADA MINHA (ao menos que eu lembre, será que tem mais?) Nossa só to falhando!!! Tô ficando constrangido em dar minhas opiniões aqui kkkk. Tá faltando aquele combustível criativo (entende-se álcool) hahahaha

Acho que tô perdidão mesmo. Vou começar a rever os episódios. Mas se como tu disse Alpert já havia dado a mensagem na primeira vez, então agora nós conhecemos quem disse para ele dar a mensagem. O que talvez "simplifique" a coisa já que então estamos vendo como, porque, quando aquilo aconteceu.

Como eu disse antes vou partir para um super resumo gráfico esquemático bem detalhado.

Quanto ao anônimo aí. O cara pode até ter suas razões ( e o blog é tão legal que permite todo o tipo de opinião) mas se ele tivesse lido todos os comentários, teria percebido que o blog acabou por ter vida própria e os "comentaristas" interagem entre si, o que alías é muito interessante. Mérito dos criadores deste espaço que conseguiram integrar todos esses ilustres desconhecidos em torno desta bela e instigante série.

Abraços a todos (inclusive o anônimo)

Leonardo BA disse...

ahhhh... meu nariz tá sangrando!!!

Minha memória... Em que anos estamos???

ahhhhh

LUZES... JUMP!

Leonardo BA disse...

Delmos

Se tu é do futuro, conta aí, como série acaba?

Leonardo BA disse...

Do jeito que eu tô cometendo gafes aqui vou ter que acabar cada comentário meu daqui pra diante com um "desculpe qualquer coisa" hahahaha

Leco Leite disse...

Porque alguém perde tempo escrevendo que outros estão perdendo tempo!?

Cada uma viu!?

Mas eu sei que todos entendem que o Teorias não é um espaço onde, nós moderadores falamos e o resto lê e pronto... Aqui a gente gosta é disso que vocês estão fazendo: debatendo!!

Mas acho que o real objetivo do "ataque" é não ter opinião ou entender o assunto que todos estão debatendo...

E Leonardo, estamos em 2009... hauhauhauh

Abraços!!

Delmos disse...

Obrigado por nos defender the nose e ao Leco, por nos defenderem, sei que ter um blog como esse é difícil de cuidar sempre. Também sei que não se pode dar a atenção a tudo. Posto aqui a quase um ano e meio e se não me engano acompanho dês da terceira temporada, quando havia link para download no Lost Brasil.
Não será qualquer pessoa que me desestimulará a parar de pensar sobre essa série só por que os donos do blog não comentaram nesse post, afinal temos nossas vidas e agente se ocupa de outras coisas também. A turminha da viagem no tempo vai continuar pra tristeza anônima (rsrs sacou a piada?). Aiaiai, tem gente que perde o tempo por nada.
Abraço a turma do teorias!

Delmos disse...

Leonarda BA, sim, vamos brincar com essa pergunta sua, eu vim do futuro, mas como Lost termina? Primeiro se eu falasse você e mais trocenstos me matariam. Segundo quando eu disse “im from the future” foi uma alusão a minha teoria de que Lock veio do futuro. E terceira e ultima resposta, se eu vim do futuro, de acordo com a teoria que eu bolei, eu já não saberia como lost poderia terminar já que eu estou mudando novamente as coisas, provavelmente o final seria outro. rsrss estendeu Leonardo BA? abraço!

Dellmos disse...

Ah leco, você irá fazer mais podcast sobre lost?
abraço, não fica triste não, nós jogamos com os reservas e perdemos de pouco. rsrs

Delmos disse...

AAAHHHHHHHHHHHHH, assim como os produtores de lost o centésimo sempre é especia!! Que emoção galerahauah, bem aqui vai outra viagem da minha cabeça:
O que temos dentro da caixa com o pessoal da Agira? Para mim é o corpo de Jacob ou os restos mortais dele, mas até quarta possa estar errado, mas deixo registrado.
Segundo, os sobreviventes do vôo 815, alguns deles podem ser a variável de uma equação, a equação de Valenzetti, são seis os números da equação e foram os seis que tiveram que voltar a ilha. Ainda não sei mas acredito que os números possam ter alguma correlação com alguns dos personagens.
Post número 100 nossa!! Leco tirando perguntas e resposta teve outro com tantos assim?

Leonardo BA disse...

Delmos,

Putz tá certo que minha moral tá lá em baixo mas LeonardA não né rsrsr. Primeiro é bom tu preservar tua integridade física mesmo, essa informação sobre o fim da história te custaria caro. Segundo, eu entendi (acho que sim rsrsrs) que era uma alusão a tua teoria (muito boa por sinal e, a propósito bem coerente com as referencias filmográficas que temos do assunto - acho que os caras tão juntando tudo (Em algum lugar do passado [olha a bússola aí], Efeito borboleta, Donnie Darko, Os 12 macacos, A máquina do tempo, Camisa de Força...), batendo no liquidificador e tirando um Lost fresquinho). E Terceiro Não vou mais me atrever a dizer que entendi qualquer coisa.

Rapaziada tô com uma idéia aqui que de repente coloco em prática. Acho que vai ser do agrado dos que curtem teorizar a história. Algo para as férias de Lost que se aproximam.

Bem era isso. No mais, desculpe qualquer coisa. hahaha

Abraços

[ Alison do Vale ] disse...

Apenas complementando o que o Leco já disse. O blog, bem como a comunidade que o originou, leva o o nome de TEORIAS LOST não é a toa.
Todos aqui podem E DEVEM teorizar sobre o assunto. Felizmente LOST nos dá margem pra isso. Poucas ideias são totalmente descartáveis... e isso é que é o bacana.

Os mantenedores do Blog apenas fornecem as informações e/ou abrem as portas pras discussões...
tenho certeza que muitos do que comentam aqui sabem mais do seriado do que eu, por exemplo.
Mas por isso temos o espaço pros comentários. Pra que os posts sejam apenas introduções pras informações que cada leitor irá agregar comentando.

Se nós já soubessemos tudo sobre o assunto o blog se chamaria RESPOSTAS LOST.

Mas toda crítica é válida.
[Pelo menos se eu sei de quem vem...]

grande abraço a todos.
e a gente agradece a galera que ajuda a manter o blog: OS QUE LÊEM E COMENTAM.

flafera disse...

ANONIMO:(...pois não vão chegar em lugar algum, já que não há alguém que dê ouvidos.

SE NINGUEM DESSE OUVIDOS AOS POSTS NÃO TERIAMOS MAIS DE 100 POSTS.

QUANDO VC ENTRA EM UM CHAT VC CONVERSA SO COM OS MODERADORES DO CHAT? NÃO NÉ.
ENTÃO "FILHINHO" VAI PROCURAR O QUE FAZER, PORQUE CLARAMENTE VOCÊ ESTA PRECISANDO.

TEORIAS LOST IS LIFE!!

NAMASTÊ

Linus disse...

Credo! Não acessei o blog no final de semana e agora q volto, vejo "centenas de milhares" de teorias. :)

Já me perdi na conversa agora. hehehe.

Bom, sobre o pouco que lí, digo o seguinte:

1) Gostei do comentário do Alexandre Sampaio sobre "o que veio antes? o ovo ou a galinha"? É algo para se pensar, especialmente aqueles que como eu defendem o "oq aconteceu, aconteceu". Como sempre, tudo muito complexo. Se os losties caíram na ilha em 2004 e voltaram no tempo em 2007...em algum momento o universo da ilha "conviveu" sem eles em 1977. Eles não teriam como estar participando do passado da ilha, antes de terem voltado no tempo pela primeira vez (se é q existe mais de uma vez). Ou teriam?

Pensem o seguinte (já citei isso em outro comentário): Charlotte disse q lembrava do Daniel qnd ela era criança, dizendo q ela deveria abandonar a ilha. Mas quando ela disse isso, ele ainda não havia voltado para 1977. Como então ela lembrava dele? Isso é uma prova de q estamos vendo o passado como ele sempre foi e não um "novo" passado? Ou então este ciclo já se repetiu várias vezes, não sendo aquela a primeira volta de Daniel no tempo?

2) O blog é muito bom, os debates são muito bons, a galera é muito inteligente e manja do riscado mesmo! Aos que estão reclamando sabe-se lá do que e não entenderam o propósito da coisa toda, "don't tell them what they can't do!" :)

Unknown disse...

não sei bem se é o ponto que o delmos tocou, mas aquele momento em que o ALPERT diz pro LOCKE que ele tem que morrer é um ponto FUTURO em relação ao que se passava naquele momento da série. isso reforça a tese de que existe passado/presente/futuro pros personagens, mas que isso não corresponde exatamente ao passado/futuro/presente da ilha.

e só a título de curiosidade NERD - ehehehehe - vou deixar aqui uma reflexão do GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS:

tudo o que acontece, acontece.
tudo o que, ao acontecer, faz com que outra coisa aconteça,
faz com que outra coisa aconteça.

tudo o que, ao acontecer, faz com que ela mesma aconteça de novo,
acontece de novo.

isso, contudo, não contece necessariamente em ordem cronológica.

Anônimo disse...

O meu comentário da graciosidade em não fundamentar foi por não entender as intenções do Anônimo, o que quis dizer com o post dele.

Como ele deixou uma charada, sem deixar clara sua idéia sobre nós, acho que já gastamos os comentários devidos com ele.

Um beijo, um abraço e um aperto de mão.

Anônimo disse...

bem se eles(os losties) podem se encontrar com seu outro ''eu'', mesmo eles mudando o passado evitando que o avião caia,os losties que nos estamos acompanhado não sumiriam nem esqueceriam o que se passou com eles.
e acredito que nesses ultimos episodios ja teremos a respostas se eles evitam ou não a queda do avião.
"o que aconteceu, aconteceu" continua valendo para eles mesmo que eles evitem a queda do avião pois eles continuariam na ilha e seus outros "eu" e que não cairiam
e assim eles não estariam mudando seus passados e sim o futuro dos
outros outros "eu".
se ouvesse uma maquina do tempo mesmo ela indo para o passado ela estaria em seu tempo presente assim como os losties,entao mesmo com os jumps para o passado e futuro da ilha ela ainda esta no seu presente.

descupem me por não assinar.
e que depois de escrever achei que falei besteira mas ta ai.

abraço e namastê

Juliana disse...

Nossa, quantas teorias!! Não consegui ler tudo, senão ia ficar maluca!

Só queria esclarecer uma coisa pro LOSTIEONE

Sobre o flashback do Jin q vc não entendeu.... era um flashback sim. No episódio, ele trabalhava para o pai da Sun, e não era mais um porteiro. Quando ele entrega o urso de pelúcia, alguém comenta sobre ele ter filhos e ele responde que ainda é cedo, POIS ACABOU DE SE CASAR. Ou seja, ele já estava casado com a Sun e trabalhava para o pai dela, sacou? Revê o episódio q vc vai entender.

Alexandre Sampaio disse...

Este ultimo Anonimo disse algo interessante, tentarei analisar a questão... Quando a ilha se "move" ela se move pelo espaço-tempo, ficando, talvez, restrita ao Planeta Terra. Quando se gira a roda, a ilha se move no espaço e seus integrantes no tempo(certo? Me ajudem...). Porque os "Others" não pularam no tempo junto? Outra questão... se a ilha se move no espaço-tempo, ela surge no "novo" local como se "sempre"(considerando uma cronologia linear) estivesse estado lá? Se sim... os Losties não cairiam mais na ilha, talves, pois ela não estaria e nunca teria estado no local que correspondia à rota do vôo 815. Acho melhor parar por aqui, pois acho que tem mais chance de ser um furo do que um futuro provável... A solução mais simples geralmente é a correta... eles vão tentar surpreender sim... mas com algo mais simples...
Concordo que a história gira em torno dos personagens... e minha melhor opinião... aquela que eu "quase"(em lost nunca se sabe com 100% de certeza) colocaria a minha mão no Fogo: O Locke e o Jacob(acho que Jack) são os campeões do "Big Brother" da ilha e um dos dois irá definir o Destino da ilha... com o Grande e poderoso Boninho, ops... "Ilha" olhando como O "Big Brother" e o Bial, ops... desculpe, Richard (Ra... adorei essa sacada!) só comentando...

Me sinto lisonjeado de estar discusando para mentes tão brilhantes... que podem ouvir as teorias mais "malucas" e,diferentemente do comum, manter uma mente aberta o bastante para julgar e avaliar cada teoria de maneira neutra. E em alguns casos até assimilar opiniões e em outros até mudar de opinião. Uma Discussão que foi, e está sendo, um exemplo de Democracia, no melhor estilo grego, mas com a vantagem do respeito ao tempo de cada um ler os posts... Coisa que não existia nos Anfiteatros usados para pessoas como Aristoteles e Platão discursarem.

Parabéns à Todos (Até aos anonimos, pois aquele que reclamou ainda leu e gostou. E, talves tenha sido meio bruto em sua opinião)
Muito Obrigado
Namastê
Abraços
Alexandre Sampaio

Unknown disse...

bah, essa questão de OS OUTROS não viajarem no tempo também não tinha me ocorrido. é algo a se pensar (e a se complicar).

sobre "o que aconteceu, aconteceu" continua valendo para eles mesmo que eles evitem a queda do avião pois eles continuariam na ilha e seus outros "eu" e que não cairiam e assim eles não estariam mudando seus passados e sim o futuro dos outros outros "eu", eu volto a bater na tecla das 'duas consciencias':
é incoerente pensar que alguém, no futuro, possa mudar o seu passado porque é ele, o passado, que determina o que você será no futuro - esse é o maior paradoxod as viagens no tempo. os losties que cairam na ilha são versões 'anteriores' dos losties que estão na ilha em 1977. para que essas versões dos losties estejam na ilha em 1977, é preciso que eles caiam na ilha em 2004. para que eles caiam na ilha em 2004, é preciso q eles estejam na ilha em 77, e assim sucessivamente num looping infinito. NO ENTANTO, são versões diferentes de losties que caem na ilha em 2004 e que estão na ilha em 1977. em 1977, portanto, existem DOIS, por exemplo, JACKS vivos e conscientes: um jack 'jovem' que VAI CAIR NA ILHA e um jack 'velho' que faz o jack 'jovem' cair na ilha...

Unknown disse...

minhas questões em torno da viagem no tempo e da multiplicação das consciências:

1. se a viagem no tempo, em lost, pode ser determinada (vc pode escolher pra que 'ano' quer ir), então é possível que haja INFINITAS 'consciencias' de cada personagem - pq seria possível 'voltar' 1s, 2s, 3s,... e pra cada segundo haveria um 'eu' anterior, e assim com tempos cada vez menores...;

2. se não é determinável, então existem alguns períodos em que as consciências estão duplicadas - por exemplo, o miles bebê ao mesmo tempo em que o miles adulto.

3. de qq maneira, ambos os casos implicam o conflito do DETERMINISMO dos fatos gerais e de um aparente LIVRE-ARBITRIO dos fatos particulares (referentes às ações de cada personagem).

Unknown disse...

continuando (ehehe...vou monopolizar)

pq digo aparente livre arbitrio? pq o que nós estamos vendo é o presente dos personagens, mas provavelmente é um 'presente' que já aconteceu. e o que aconteceu, aconteceu. tentem pensar SIMULTANEAMENTE - e na perspectiva de um deus atemporal - nos fatos de 1977. pensem em um personagem: JACK (pra ficar no principal), por exemplo. pensem nos dois jacks de 1977, o de fora da ilha e o de dentro da ilha. do ponto de vista particular, jack jovem/jackvelho, vemos passado/futuro de um personagem. mas, do ponto de vista geral, vemos o tempo em 1977, nem presente, nem futuro, nem passado. é simplesmente 1977. podemos pensar que estamos vendo o PRESENTE porque, enfim, estamos vendo o que se passa em 1977 só AGORA, por isso sugeri a perspectiva atemporal.

Unknown disse...

como a série começou em 2004 - no ponto em q eles caem na ilha -, ficamos um pouco 'preso' a esse ano. no entanto, para tudo chegar a 2004 como chegou, em 1977 tudo tem que ter ocorrido como ocorreu. para não cairmos no paradoxo, no looping - para cairem em 2004 eles tem q estar em 77 mas para estar em 77 eles tem que cair em 2004 - é preciso que aceitemos que isso SEMPRE existiu, sempre aconteceu. um 'alívio' nesse determinismo seria pensar que há uma "barreira determinística" em 2007 (o ano mais FUTURO que a série nos apresentou - desmond no hospital, locke na ilha) e que tudo está determinado de 1977 até 2007, mas supondo que as viagens no tempo pare por aí. a partir de 2007, e ai temos eloise hawking dizendo que 'nao sabe o que vai acontecer', tudo seria possível de acontecer. porém, se tu coloca viagem no tempo nisso tudo, tu tem q expandir esse limite, essa 'barreira deterministica', pro ponto mais futuro para o qual se pode ir.

Unknown disse...

nao sei se fui claro o suficiente (acho qque não), mas são questoes q eu acho bem interessantes.

saudações!

Leonardo BA disse...

eita Zeh. tá queimando os neurônios!
Acho que o que dificulta entendermos as contradições criadas pela Viagem no Tempo é a nossa percepção linear da realidade, marcada pelo relógio, calendário, causa/consequência.
No caso de Lost as possibilidades estão limitadas pela criatividade dos criadores. Pode ser qualquer coisa na verdade. Importante é que tudo faça sentido, tenha coerência. O que, convenhamos, é uma tarefa bastante complicada porque temos várias personagens; diferentes tempos; um efeito causador dos jumps que é alheio a vontade de alguém e outro que é (a roda); pessoas que viajam no tempo e outros que não (como tu bem salientou). São muitas variáveis e algumas constantes. hehehe

Novidades nos próximos capítulos. Vamo ver o que aparece hoje. Como sempre deve ser um final arrepiante daqueles que nos faça querer pular para o futuro e continuar assistindo.

Abraço.

Leonardo BA disse...

Parceiros da Viagem no Tempo. Uma curiosidade minha. Vocês lembram da temporada passada quando Faraday veio do cargueiro à ilha. Pois aquele sujeito não carregava um diário bem mais grosso, mais cheio de anotações e folhinhas do que esse que apareceu agora? O diário que a mãe/assassina pega dele é fininho?!?!?!?
Tem algo a dizer sobre isso Delmos?

Eu sou daqueles que "sempre" achou que o diário de Faraday trata-se de um diário de jumps.
Mas tô falando só de memória, tenho que rever aqueles episódios iniciais do diário.

Aguardo suas observações.

Delmos (i'm from the future again) disse...

Leonardo BA, o que vc tem a dizer sobre os dois Lockes? lembra?
Bem vc quer saber sobre o diario, vou te contar uma coisa, o Diario que Ms. Hawkings entregou ao Faraday foi feito por ela mesma. E e depois modificado pelo faraday. por isso esta mais fino.

Mas voltando ao assunto, e os dois Lockes da minha teoria? o que você acha agora ?rsrs

flafera disse...

não acho que seja o lock do futuro delmos.o que eu acho e que o cara que no inicio do episodio aparece conversando com jacob tomou conta da aparencia do lock. tambem acho que esse mesmo cara é o monstro de fumaça(ou da mesma "familia").
o cara que fala com jacob no inicio do episodio diz para jacob que quer muito mata-lo mas não pode,por isso o montros de fumaça manda ben seguir as ordens do fakelocke,para que assim ele consiga o que ele sem pre quis mas não podia fazer,MATAR O JACOB.

Delmos disse...

Locke é um monstro de fumaça, que não sabia que o monstro de fumaça havia dado ordens a Ben, só depoi de perguntar a Ben o que houve foi que ele soube. Então o monstro de fumaça esta em dois lugares?
E pra que fazer com que Ben prometa não mata-lo já que ele seria um MOnstro? isso para mim não faz sentido.
Mas como eu disse e repito não era o Locke.

flafera disse...

QUANDO BEN ENCONTRA MO MONSTRO O FAKELOCKE NÃO ESTA PRESENTE E SO VOLTA QUANDO O MONSTRO SOME.E SOBRE ELE SE MOSTAR SURPRESO QUANDO BEN DIZ QUE O MONSTRO LHE DEU ORDENS ELE PODERIA ESTAR FINGINDO,AFINAL ELE SE PASSOU POR LOCK E TODOS ALI ACREDITARAM.
e não era mesmo o lock eu tenho certeza q é o cara que conversa com jacob no começo do episodio faz todo sentido.so não tenho certeza se tambem é o monstro mas pode ser.

flafera disse...

olhem ai a comparção do olho do jack com o olho que aparece no final da promo da 6a temporada.
http://img13.imageshack.us/img13/3936/dequemesseolho.jpg

acho q é o da juliet. ou pode ser da claire aposto na juliet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats