quinta-feira, 7 de maio de 2009

515 - "Follow The Leader"

Estamos quase chegando ao final de mais uma temporada. E que temporada! Esse episódio, o penúltimo da temporada, fez com que algumas coisas que eu andava pensando fossem fortalecidas. Não digo sobre teorias e respostas, mas sim na forma como a história que mergulhamos há 4 anos nos é mostrada. As coisas são esclarecidas de uma maneira tão interessante que as vezes fica até meio difícil de enxergar uma resposta separada de um contexto. As cenas nos nos deixa claras algumas situações passadas e isso vai nos ajudando a encaixar cada uma das pequenas peças.


E como eu gosto do tema "viagem no tempo"! Duas cenas foram incríveis sobre esse assunto: Eloise falando com Jack, e Locke dizendo o que Alpert deveria fazer. Tudo bem, a pergunta "de onde vem a bússola" não fica tão clara, mas podemos dizer que veio do futuro. Mas o que vale aqui é que Locke (do futuro) simplesmente fez com que as coisas continuassem seguindo o caminho, sem alterações... O mesmo Locke que agora espera ter a chance de encontrar e matar Jacob. Mas quem é Jacob!?

Alterações que Jack agora acredita fazer parte de seu destino!! Quanta mudança, não!? Jack agora acredita saber para que está ali, porque ele tinha que voltar, qual a sua missão: seguir o plano de Faraday e tentar evitar que o Oceanic 815 caia na Ilha. Mas isso não foi algo pensado por Jack ou Faraday, e sim por Eloise Hawking na tentativa de evitar matar seu próprio filho.

Porém, Jack tem a chance de tentar fazer com que o voo 815 chegue em segurança à Los Angeles e que todos naquele avião sejam salvos e voltem para suas vidas. Mas muitos, provavelmente, não gostariam dessa "2ª chance". Cada um dos sobreviventes pôde recomeçar suas vidas na Ilha e tiveram a oportunidade de fazer a coisa certa ou fugir dos problemas que tinham até o embarque. Kate, Sawyer, Sayid, Rose, Ana-Lucia, Eko, Libby, e muitos outros não gostariam dessa nova chance...

A verdade é que "Follow The Leader" me pareceu um episódio para refletir sobre as escolhas que os personagens fizeram e se uma nova chance seria o que todos ali querem. Jack, mesmo agindo com um pensamento diferente, acreditando que tem algo a fazer, age como o antigo Jack tentando sempre "consertar as coisas"...

E agora é esperar essa última semana para saber como as coisas ficarão na longa espera de mais 9 meses!! Sawyer, Juliet e Kate acho que só veremos em 2010...

Respostas interessantes!

- Deu para entender como Ms. Hawkings sabe tanto sobre o caminho de cada um...
- Jughead logo abaixo da DHARMA!! A DHARMA "cavou sua própria sepultura!
- Miles e Charlotte, ainda crianças, saindo da Ilha...
- É, Faraday morreu.

Pensamentos soltos...

- Coitada da Juliet... Kate a persegue até debaixo d'água!
- Coitado do Sawyer, que mesmo já escolhido, não tem sossêgo!
- Horace precisa levar um choque, não!?
- Apesar de muitos odiarem, acho o Radzinsky um barato!!
- Vincent poderia ter voltado e mergulhado atrás do submarino...
- Espero que a ciência sobreviva sem Faraday...
- Teremos mais de Jacob no Season Finale!!!!!!!

Muito bem, pessoal, valeu pela visita. Agora espero vocês nos comentários para debater durante essa semana de espera até o Season Finale Duplo na próxima Quarta. Mas não deixem de participar da enquete e, claro, voltar sempre aqui nos próximos dias para saber muito mais sobre "Follow The Leader" com os Detalhes do episódio e os comentários do pessoal!



Grande abraço e namastê!

Leco Leite

27 Comentários:

Glauko disse...

Aeeeee! Agora sim! Ep excelente! Bad news delivery!!!!!!!!

Livia Ramos disse...

olha, que episodio, hein...
To super curiosa pra saber como isso vai acabar... rs

Telma disse...

Já digo que voto no dez, mas ...

Dois homens, naquela mesma ilha, correndo seu caminho, separados por trinta anos, mas com uma arrogância que já estávamos desacostumados a ver em suas peles: Jack e Locke, fazem em acontecem em Follow the leader.

Eu deixaria a nota para o final, mas aqui eu já digo que este episódio não pode ser dez, tem que ser ONZE, ou A+, como quiserem. Vibrei do começo ao fim, melhor episódio deste ano, até aqui, disparado, com uma consistência e enredo de gente grande, daqueles que vão render muito até quarta que vem, tenho certeza.

Que incrível poder dizer que ninguém que tenha aparecido nas nossas telinhas hoje tenha feito feio nas suas cenas, sejam em cinco segundos, ou cinco minutos, todos nos deram peças e atuações maravilhosas, e além da dupla cabeça dura que já citei acima, eu destacaria três pessoas com muita propriedade: Kate, a quem eu não via, forte assim, há muito tempo, gostei dela ter batido de frente com o Jack, Richard, adoro o nosso Batmanuel eyeliner, perfeito em cena, tão bem que a tranqüilidade e paciência dele me causam reações de medo, atualmente, e a Eloise, decidida no que fazer, e penso eu porque ela é uma daquelas personagens em Lost que sabem bem mais do que a gente (cito aqui Locke, Ben e Juliet, também, cada qual a seu modo).

O Jack acha que pode mudar, o Faraday o convenceu. Será que isto é tão ruim assim? Deixemos a ciência de lado, paradoxos e outras coisas que todo mundo gosta de teorizar, e vamos pensar como ele, um médico que não manja nada de física, jogado em 77 por uma velhinha meio maluca, porque ele não acharia que pode mudar? Só o fato dele achar, e desculpem os trocadilhos, agir por este achismo, ele já tá promovendo alguma mudança, certo? Vamos ver o que vai rolar, visto ele ter chegado em frente a bomba, com o nosso Sayid-Macayver (saudades matadas hoje do Sayid, adoro ele de paixão) e ter recebido um e agora? Da Eloise...

O Sawyer, dizendo que vai comprar a Microsoft foi o momento mais descontraído, e o Dr Chang , naquele jeito oriental-emocionado de ser vendo o filho ali, foi bacana também. O Horace tá me saindo um banana, o Rad...ky é um malão sem alça,mas eu lhes pergunto, e o Roger Linus? Afinal ele saiu correndo do hospital dois episódios atrás, enfim, acho que ele se perdeu em algum lugar, tinha uma denúncia a fazer sobre o desaparecimento do Ben Potter, cadê o Roger? Isto sim eu acho um grande furo.

No momento presente, o Locke, todo pimpão (espero que um dia eu veja o motivo do Locke estar pimpão desde o piloto, quando tá sorrindo na chuva, para mim ali ele já tava por dentro de muita coisa, mas omitiu de todo mundo, e por achar isto, eu tenho uma certa raiva dele) chega, faz e acontece, diz que vai levar todo mundo pra falar com o Jacob (que nada, ele vai lá é pra matar o Jacob, ohhhhhhhhh tá vendo como ele sabe de algo?) o Locke lidera Richard, para envia-lo ao passado (2004 provavelmente) e fazê-lo sair da ilha, o Ben com cara de quem não sabe tanto assim mais (se eu falar que ele não sabe nada eu vou mentir para mim mesma), Locke prometendo a Sun que vai reunir todo mundo, eu já não sei mais o que pensar de Locke, mas vou chutar o pau da barraca e trazer a tona: Será que aquele que vimos chegar, naquele caixão, de volta a ilha, é mesmo Locke? Gente, ele morreu, ainda que fora da ilha, ele morreu, e se não for ele? Que identidade ele assumiu, e desde já, digo o mesmo para o Christian Sheppard, que penso eu, a esta altura do campeonato, tenha passado pelo mesmo processo do careca.

O Locke quer matar o Jacob, o Jack quer detonar uma bomba de hidrogênio que pode matar todo mundo que está naquela ilha, a morte ronda em todos os tempos, será que teremos mais mortos por ai? Tá com cheiro.

Faltam seis dias, vinte duas horas e vinte e três minutos até quarta-feira que vem. Arrumemos o que fazer, hehehehe.

Nota onze.

Namastê.

Unknown disse...

Não assisti esse episodio ainda, estou muito ancioso pra ve-lo, pelos coments do Jonh querer matar o Jacob eu pensei em uma coisa que não sai da minha cabeça, naum sei se alguem concorda....

Acho que as chances de Jacob ser jack, são quase ZERO...

Mas qto a Jacob ser Locke, minhas convicções apontão pra isso....pois no episodio em que aparece o Jacob e o Locke, Locke não consegue ver ele, talvez o Jacob possa ser Locke, acho isso pq talvez uma pessoa não possa ver ela mesmas e por isso Locke não consegue ver o Jacob...so uma opinião o que voces acham que estou Louco, alias quem assisti Lost fica um pouco né!!!

Esqueci de um detalhe, o Milles ve ele pequeno, então ele pode ate ver ele msm, mas não pode interagir com si proprio....sei laa.......

DeChamps disse...

Puta que pariu com o perdão da deselegância...

Quando locke disse, "FANTASTIC" eu vibrei...

Agora galera, PQP(denovo) por mim eu não queria saber resposta nenhuma, só ter mais perguntas, minha vista fica embaçada e eu nem consigo assistir lost direito, pois meus olhos estão cheio de lágrimas por imaginar que isso será o fim... UAHiAUhaiuAHiauAuhi

é sério não estou me conformando... mas tá legal!


Nota 12 Telma!

Nanamelon disse...

Amei o episódio (novidade), mas agora vou dar uma de advogado do diabo aqui:

Vocês notaram que quando Eloise diz a Widmore que vai levá-los até a bomba, ele se aproxima e fala baixinho que está preocupado com a "condição" dela, e coloca a mão sobre sua barriga? Isso é claramente uma alusão à gravidez que, suponho, seja do próprio Farday. Até aí tudo bem, não fosse o fato de que, sendo assim, Faraday seria pelo menos uns 6 anos mais novo do que Charlotte. Nada contra a atriz Rebeca Mader (na verdade gostei dela), mas acho que a produção escorregou ao escolhê-la para o papel da versão adulta da ruiva...

Agora, Locke dizer que vai matar Jacob foi um dos maiores momentos WTF dessa temporada!!!!

Unknown disse...

Acho que nada será mudado no passado.
Ainda acho que toda essa manobra que eles estão fazendo achando que vão mudar o futuro na verdade só está levando ao proprio futuro do jeito que ele foi.

Eles acham que a bomba pode impedir o acidente na Swam, mas talvez a explosão da bomba seja justamente o motivo de a Swam ter dado errado, ou algo assim.

Ainda acho que todos sobreviveram ao incident e depois disso terão que ficar apertando o botão na swam e depois morreram todos na purgação. =)

(e será que o mapa que Sawyer vai desenhar para Radzinski será a inspiração para o mapa da Blast Door? =ppp)


Sobre Locke... olha, ele realmente parece estar recebendo instruções da ILHA proriamente dita, e isso me faz termais Fé nele do que no proprio jacob. Saber a localização exata do templo, saber o tempo exato de onde ele estaria ali no futuro com a bala na perta... parecem ser visões muito poderosas. Acho que ele é o verdadeiro lider que a Ilha gostaria.

Do jeito que está sendo mostrado, parece que Jacob nem existe. Pode ser só uma crença que Ben e Alpert criaram para manter o povo dos Other em uma crença maior para seguirem sempre ordens sem poderem questionar. E para Ben (e Até Widmore) poderem colocar a responsabilidade de suas ações em alguem que ninguem pode ver.

O "matar jacob" a que Locke se refere poderia ser simplesmente matar o mito, ou mostrar a todos que Jacob não existe.

Unknown disse...

Ou uma segunta Teoria sobre Jacob e Locke.
Essa que eu citei primeiro é a mais legal, mas sinceramente não acredito que seja assim. Acho que Jacob realmente existe. =p

Talvez Jacob seja realmente importante e Ben o aprisinou por isso. Aquelas cinzas ao redor da cabana poderia estar ali para aprisiona-lo.
No momento em que Ben visita Jacob com Locke, Jacob pede ajuda a Locke.
Talvez essa ajuda seja mata-lo e assim desaprisiona-lo.

Pelo que deu pra entender, as pessoas realmente especiais como Locke podem reviver na ilha, e com isso passar a ter uma conexão maior com ela.

Chrisatian é um exemplo disso também.

Telma, você achou que não seria Locke que voltou na ilha pois ele está diferente. Acredito que justamente reviver é que fez essa mudança nele.

Lembram de ALpert falando que ao reviver Ben a inocencia dele seria perdida.
Acho que quando alguem revive na ilha a pessoa passa a ter uma conexão maior mesmo com a ilha. Por isso Locke mudou quando reviveu e talvez por isso ele queria matar jacob também.


Enfim, esse ultimo comentário esta mais desorganizado, mas tem umas boas ideias soltas aí. =p

Adriano disse...

Episódio fodost...
Muito bom msm.
e já que estamos no teorias. Deixo aqui uma. Não teria Richard Alpert alguma coisa a ver com o Black Rock, aquela cena no inicio do episódio pode ser uma dica. Não poderia Richard ser um tripulante da embarcação, ou talvez o capitão. Pra mim Richard é o personagem mais enigmático de Lost e este episódio foi bom porque podemos ver um pouco mais dele...
vlw..

Leco Leite disse...

Vitor, perfeito seus coments sobre a SWAN!!!! Perfeito!!!

Malucom disse...

Será que Jacob é o vilão da história?

"Coitada da Juliet... Kate a persegue até debaixo d'água!"
hahahhaha Boa!

Afinal, qual o problema desse Radzinsky?? Parece que o cara tem uma vassora enfiada lá!

Delmos disse...

O melhor episódio da temporada, e pela primeira vez um episódio sem os vícios de sucesso da primeira, segunda e terceira temporada (flashback e forword) sendo um episódio original. Roteiro Maravilhoso, atuações impecáveis e utilizaram o tempo com primazia para nos contar uma bela história.
Hilário o momento do Hurley se entregando e o pior realmente alguém perguntou quem era o presidente dos Estados Unidos a
ele.


Fica no ar ainda se o avião 815 ira cair nesse presente de 2007, pois Richard se lembra dos amigos de Sun na fotografia, mas não mencionou sobre outro tempo.


Locke parece ter mudado e o roteiro pode dar uma grande reviravolta, já que sabemos que quem deu a Bússola para Richard e entregá-la para ele mesmo é o Locke de 2007.


E nosso Sawyer, belo personagem este, mas acho que ainda o veremos no fim da temporada. De duas formas, o submarino pode ter problemas e eles terem que voltar para ilha ou se mesmo eles saindo dela, não será tão fácil escapar do Pessoal de Ann Harbor (olha os DeGroots e Hanso ai). Poderemos ter na ultima temporada, passado, presente e Futuro. Sawyer em 1977, Locke e Sun no presente 2007 e Por que não Jack e Cia no futuro, onde a Dharma nunca sofrera a purgação.
De uma coisa eu consegui tirar certeza, Lost é um caminho sem volta, Mesmo que todos voltem ao ponto de origem nunca serão eles mesmos que estarão voltando. Se Jack pudesse voltar para ates do avião subir, não seria ele, ele veria outro Jack subir no avião, o tempo mais coerente é o da quarta temporada após a explosão do navio, mesmo assim alguns personagens iriam se encontrar com eles própios.O que o Jack parece propor é um suicidio coletivo para evitar tudo o que parece não irá acontecer.

Delmos disse...

Ah sim a respeito da nota, acho que este nem deva ter nota, deveria estar na Lista dos mais importantes para estruturação de toda a história. Mas como a nota é por esta temporada merece um 15. Muito acima da média de todos que foram ao ar até agora neste ano.
Se repararmos este episódio é praticamente Mão de todos os outros que vimos nesta quinta temporada, ele possui referência quase para a maioria deles, justificando agora o porquê do ritimo arrastado, é como se todos os episódios feitos fossem levar para este e o ultimo. Maravilhoso emaranhado de roteiro.

t disse...

charlotte, 34, miles, 27, daniel, 26, ao desembarcarem na ilha? nem parece.

rad aceita a sugestão do submarino, mas não veta a perfuração ao usurpar o poder? dr. chang não pode impedir por rádio ou correndo até lá? (detonará jack sozinho a bomba, sem que a dharma faça a perfuração?)

mulheres e crianças retornam à ilha após o incidente? afinal, ethan é uma criança e depois aparece com os hostis.

quando richard diz a sun que os viu morrerem, se referia aos losties exatamente ou à dharma? e morreram no incidente (embora os hostis e integrantes da dharma tenham sobrevivido)? na purgação? causas naturais? acidentes eventuais?

e que tipo de gente é essa que compõe os hostis? em mais de 50 anos, nunca houve um curioso que resolveu se meter a besta de encontrar jacob? uma revolta, tentativa de revolução? quem é essa gente que fica vagando no próprio lar?

subsolo, corredores, entradas 'secretas'? será a ilha uma pirâmide, ou quem sabe até uma nave espacial? eram os deuses astronautas? |P

Anônimo disse...

Já que a telma deu 11
o guilherme deu 12
e o delmos deu 15

Minha Nota é 16!

heheh Super Saiyd!!!
Sawyer entre a cruz e a espada denovo!!!
Locke Lider
Jack homem de fé

Meus Deus aonde isso vai parar

Terá vida após Lost!????

Leonardo BA disse...

Nesse episódio aparece a possibilidade de termos alguns losties entre os Hostis no presente (2007). Aqueles que Alpert disse que estão no templo. Alguém aqui já havia comentado antes sobre termos losties envelhecidos vivendo no presente. Jack, Sayid, Hurley, Miles e Jin ficaram na ilha e se eles não morreram na purgação, o que eu acredito, devem estar entre os Hostis de Alpert.
Follow the leader. Temos aqui dois líderes bem distintos e mais uma vez, como no início da série, de uma lado Jack e de outro Locke ainda que em épocas diferentes. Se Locke aparece claramente como o líder da turma Hostil e querendo finalmente confrontar Jacob, o líder maior por trás de toda a mística da ilha, para mim é quase certo que este se trata de Jack. Aqui aproveito para relembrar um comentário que eu já havia feito anteriormente relacionando Jacob a Jack, através da relação com Jacó, o pastor da bíblia – alguém que em determinado momento se viu predestinado a conduzir seu povo ao seu destino, curiosamente o mesmo discurso que agora (na década de 70) Jack Sheppard tem em Lost. Além dos nomes, o mesmo sentimento. Não acho que seja mera coincidência.


Sabe pessoal, agora escrevendo essas linhas lembrei-me de algo que já me inquietava há algum tempo. Sempre me intrigou o porquê de alguém com a habilidade de falar com os mortos havia sido enviado junto com a equipe de Faraday para a ilha. Será que era para dialogar com o falecido Faraday. Será que o corpo de Faraday é conservado ainda entre os Hostis e Miles conversa com ele tentando resolver o problema da ilha? Será o defunto Faraday o líder Jacob?

Meus neurônios tão em curto!

Unknown disse...

Caracas Leonardo, voce veio com a Luz que eu estava esperando.

Alpert realmente menciona que ainda a alguns other no templo.
Poderia bem ser os Losties... e talvez, dentro do templo eles também não envelhaçam, tal como alpert.
Assim não haveria uma quebra no elenco para que elees parecessem ter 30 anos a mais. =))

Ainda acho que a função de Miles será mais profunda... =)

Leco Leite disse...

Acho que essa é a idéia, Leonardo... os losties entre os hostis mesmo.

E seria interessante algo parecido com o que o Vitor propôs, de o Templo evitar o envelhecimento... sabe-se-lá-como!!

Mas é legal!!

Namastê!

Delmos disse...

Leco, tenho uma teoria mas teria que falar por msn para nao parecer asneira pois ela é muito longa.se tiver como entrar no msn valeu!

Unknown disse...

Jacob não pode ser o Jack, porque quando o Locke encontra o Richard em 1954 ele diz que foi mandado pra lá pelo Jacob e o Richard só aceita conversar com ele por causa disso. Ou seja, sejá lá quem ou o que ele for, já existia um Jacob na ilha desde 1954, bem antes do Jack chegar lá em 77.

Fabiano Rocha disse...

Mas Jacob, pode ser o pai de Jack.

Caio disse...

A unica coisa que tenho certeza, é que semana que vem eu vou assistir LOST!!!


@Renan, com viagens no tempo o Jack poderia voltar pra 1954, como qualquer outro.

Thiago disse...

caracas... perfeito neh?!?!?!

Dou nota 20 (votei duas vezes como 10 rsrs)

Galera... sei que muitos tao enxergando Locke como "O CARA" mas tem algo de estranho e sombrio nele. tudo bem que morrer e reviver pode mudá-lo por completo, mas acredito que Locke está se tornando um vilão..

Olha só o histórico dele...

1 - Locke bate em Charlie
2 - Locke deixa Boone amarrado e sozinho na floresta
3 - Locke mata Naomi
4 - Locke explode o submarino
5 - Locke escondeu de todos a escotilha que havia encontrado, bem como o avião etc e etc.
6 - Locke semper se mostrou egoista e colocou os seus interesses a cima de todos.
7 - Locke não queria sair da ilha, até aí tudo bem, mas também nao deixava ninguem sair dela.
8 - Locke tinha uma mala com 300 facas. (ele ia passear ou ia para a guerra?)
9 - Locke deixou seu pai para Sawyer matar (tudo bem que ele sofreu na mão do velho, mas ta por fora)
10 - Locke era traficante, comercializava armas e vendia maconha em um passado distante.
11 - Locke mete a porrada em Sayd para ele nao usar o comunicador la na ilha.

Ele ja tinha atitudes muito questionáveis.

O que penso é que Locke morreu, o monstro tomou conta dele assim como Christian, Alex, Yemi. Vejo Locke como uma grande possibilidade para tornar-se um vilão, onde ele mesmo construiu o seu caminho para ser lider quando voltou no passado, falou para Richard que seria seu lider, que era para ele acompanhar seu nascimento e até então ele era só um cara careca de cadeira de rodas... ou seja... ele criou essa idéia de ser o lider e por isso sempre foi aguardado.

Nao sei... mas algo em Locke "não me engana" rsrsr

Te vejo em outra vida Broderrrr

Anônimo disse...

antigamente em 1977 ja teve a evacuação que é a que esta tentdo agora não esta mudando nada agora..e acho que tbm não vai mudar...os losties vão se juntar aos hosties com certeza como que os hosties sobreviveram?com a explosão da bomba, com o incident na escotilha, não importa o que acontecerá mas não ira mudar nada com certeza...vamos agurdar!!!

Linus disse...

Anônimo

Penso o seguinte. Se o tal "incidente" é a bomba Jughead, então ela não mata todos na ilha, visto que existem vídeos do Dr.Chang falando sobre o "incidente".

Logo, a bomba teria explodido, causado um "incidente", mas aparentemente não "matou" a Dharma, q viria a ser morta por Ben anos depois na purgação.

A não ser q...o incidente mencionado por Chang nos vídeos seja outra coisa. E q estejamos vendo um "novo passado" onde a bomba explode e mata todos. Sinceramente, não acredito nisso. Primeiro, pq tudo aponta para que estejamos vendo o passado como ele sempre foi. Segundo, pq a bomba matando todo mundo...não teríamos mais hostis, nem Dharma, etc.

Linus disse...

Pessoal

Eu vejo muita gente comparando o Cristian Shepard com o Locke e o fato de ambos estarem vivos na ilha.

Mas há uma diferença fundamental. Locke parece estar "fisicamente" vivo, enquanto Cristian parece muito mais uma presença espiritual, já q ele aparece em lugares inusitados nas horas inusitadas. Como por exemplo, no cargueiro, antes do Michael morrer. Como ele foi parar ali?

Ele me parece q aparecia e desaparecia, como se pudesse se mover no espaço. Algo como um espírito mesmo.

Pelo q se viu do Locke até aqui, é diferente.

Anônimo disse...

De quem é a bússula...
Da onde ela surgiu ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats