quinta-feira, 14 de maio de 2009

"The Incident" - Season Finale (By Dani M)

Ontem mesmo vi o episódio, com travadinhas de cenas, alguns segundos perdidos, sem legenda, enfim, e comentei assim mesmo na comunidade Teorias Lost. Reproduzo aqui o mesmo comentário, com alguma contribuição diferente, mas com os mesmos enganos e encantamentos, porque o objetivo de Lost é esse: dã, ficar perdido.

Acabei concordando com Leco em quase tudo. Milagre de season finale :P

"Quem sou eu, afinal?"

Os produtores quando ficam irritados com os fãs, dão respostas até dizer chega. Queríamos Jacob? E veio Jacob até dizer chega. CHEGA. Ninguém mais fala por ele. O super protegido quase Santo homem, que fala línguas, paga por roubos, dá lápis e, por um momento, pensei que ia andar sob águas, não só fez a sua lista de Jacob, como foi a ela, literalmente. Assim, os losties foram seguidos pelos minutos da sabedoria de Jacob. "Não confunda coincidência com destino?". Não. Não confunda. O destino chamou...e chegou! E ainda tem a opção de livre arbítrio. Realmente, o que foi, foi. Mas o como foi, esse pode mudar. Por mim tô satisfeita. A cena da "nova" morte de Nádia foi linda. :P Já é para a gente se acostumar, Lost não fecha nas respostas e nem fará isso. Sempre foi uma série sobre dualidade. Assim, estamos livres para ter a perspectiva que desejarmos.

O incidente aconteceu. Porque eles causaram também. Chorei com Sawyer e Juliet, ahh, ela morreu de uma forma tão devastadora, me deu arrepios aquilo. Apesar de questionar a explosão como Cliffhanger, acho que deveriam ter resolvido já a parte do incidente, considero esta a melhor SF até agora. Espero que a minha profecia de seasons ímpares não aconteçam :P 2010 parece promissor!

Agora, o meu momento dúvida, ou porque sou loira, ou porque vi sem legenda, mas eu entendi que realmente Locke estava morto (dead is dead) e ele na ilha nada mais era do que o Lostzilla em pessoa. Por isso apareceu para Ben, proibiu de matar Locke. Ele realmente queria o fim do Jacob. Dá até para entender o HELP ME , pra mim foi para Ben, e não Locke. Grande frase de Ben: "Quem sou eu, afinal?". Talvez Ben e todos os losties estejam condenados a repetir este acontecimento sempre. Provavelmente alguém não quer que isto aconteça novamente. Aí o monstro seria um instrumento na mão deste "não querer". Sei lá. Pensando melhor, desde o início do episódio, quando o "Paul" (as pessoas entenderam o nome dele assim) aparece conversando com Jacob, dá para entender que essa conversa de livre arbítrio, destino, cansa qualquer cidadão da ilha. Alguns, como o "Paul", só desejavam essa "brecha" temporal para mudar as coisas e o comando. Fica subentendido que essa coisa de matar Jacob já aconteceu outras vezes, pelo menos a tentativa.

O grupo de Ilana ter Locke na mão é a grande especulação da season que vem. Porque e para que eles o levaram até lá? E, principalmente, sabendo que Locke estava naquela caixa, ao vê-lo pela 1a vez em pé com a maldita manga, porque nada fizeram? Poderiam impedir algo, ou não? O grupo de Ilana me parece bem mais interessante agora. Revendo o episódio, me parece que Ilana e seu grupo acharam a carga após ver Locke pela primeira vez. Então não sei se essa minha especulação realmente tem algum valor. H E L P ME :P

Este também foi um episódio Jate, bem a cara de Bender.

Agora é sério, será que Juliet morreu? Não, não é relativismo barato. Se o que aconteceu, aconteceu, tudo bem, mas ao explodir a bomba o que Faraday e depois Jack queriam era isso, alterar fatos. E aí?

Pra falar a verdade, e não vou colocar aqui, porque realmente isso é um tipo de spoiler, vi na promo do ano que vem parte desta resposta, ela não tem cenas de 2010. Quem não quiser saber o "sabor" a vibe do ano que vem. Não veja!

Comentários "soltos":

-> Jacob é um bonitão, o Paul de Dexter. :P Esperava um ancião, mas vejam só, nos pegaram de jeito. Ele é até meio folgado!

-> A cena que eu achei legal foi essa de ver a cabana do Jacob (caminho conhecido do grupo de Ilana, por sinal) ser habitada por Rose e Bernard. Que estavam em 77. Quer dizer, o incidente vai levá-los para o ano que deveriam estar, eu acho. Um mistério a menos.

-> Eu imaginei que era Locke na caixa antes do final pq foi uma pista quase clara pra gente, mas mesmo assim fiquei surpresa e por isso acho que Locke de pé :P é uma manifestação do Lostzilla. E o único modo de manipular Ben seria lidar com isso, com sua filha morta, esse lance de culpa...

-> Ahh, por falar nisso, e a fala final do Jacob hein? "Eles estão vindo". Putz, a mesma que Waaaaaaaaalt diz para Locke na 1a temporada. E depois usada na 2a, com Os Outros, e na 4a, com o povo do cargueiro. Eles quem? Ilana e seu povo? Os Losties? Hmmmm

Estava escrevendo isso no meu comentário inicial e acabei esquecendo de colocar mesmo, aliás, desculpa, eu reli e pareceu muito confuso, era a emoção, podem me corrigir à vontade, todas as pirações. Vi com alguns travamentos e perdi alguns segundos de algumas cenas, dá para confundir.


Update 1 -> Sim, pessoal, nós sabemos que o Paul não se chama "Paul", daí as aspas, a maioria do povo ouviu assim, adotei o que a maioria pensou em ter ouvido, até pq desta cena, eu nem ouvi Paul, nem nada, foi inteligível para mim.



Bom, é isso aí. Obrigada a todos. Não tenho o otimismo retumbante de Leco, mas eu gostei e me diverti muito! Estamos aí com vários especiais ao longo do ano.

Danielle M

4 Comentários:

patidemichelis disse...

Soh uma observaçao, acho q o Jacob nao fala "Paul", e sim "loophole", a mesma palavra usada no dialogo inicial do episodio ("One of these days, sooner or later, I'm going to find a loophole, my friend"). Significa uma brecha, uma "falha no sistema", uma oportunidade de driblar uma lei etc. Interessante!!!

Zeck Polastrelli disse...

O "new Locke" pra mim é algum tipo de encarnação daquele cara que conversa com o Jacob no inicio do episodio... nao sei o nome dele.
Ele disse que iria matar Jacob.

Gomes disse...

A cabana de jakob não é a mesma de Rose e Bernard como saquei os dois videos deu para comfirmar a de Rose é um pouco maior tem uma varandinha e tudo muito diferente da de Jakob.

Alias penso que eles não queriam ir para uma casa já construida pois estavam se a esconder. E aquela casa era visitada sempre que o "Jakob" dava instruções ou queria dar mesmo no passado aposto.

Fernando Alves disse...

adorei ler isso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats