sábado, 16 de maio de 2009

"The Incident" - Comentários da Má

Atrasada!

O episódio teria sido melhor se minha internet tivesse ajudado no download... ¬¬

Mas vamos ao que interessa...

...

Neste último e tão esperado episódio da temporada mais inusitada da série, observamos, mais do que em nenhum outro momento, que o confronto entre destino e livre arbítrio (segundo as escolhas que fazemos e as consequências que delas resultarão) deram o tom da história e que as relações pessoais sempre foram o foco da trama.

A primeira cena poderia ser o resumo de toda a história - a dualidade das coisas, o preto e o branco; um conflito remoto, maior que os personagens habituais (como a própria Eloise teria dito a Penny no hospital), entre duas entidades com idéias diferentes sobre o comportamento humano, mas que, a princípio, parecem querer proteger a ilha.



Desta guerra, Widmore e Ben não são a força superior, são apenas soldados. E os sobreviventes do vôo são peças que permitiriam a realização de um objetivo maior.

Locke parece nunca ter sido especial, mas fruto do ciclo.
Aquele que se apresentou como John Locke ao voltar à ilha, conseguiu manipular a situação de forma que ele se tornasse o líder dos outros, fazendo com que Richard Alpert, Widmore e até o próprio Ben acreditassem que ele teria um papel de destaque, uma forte conexão com a ilha.
O Falso Locke instruiu Alpert a orientar o Verdadeiro Locke a devolver-lhe a bússula em 1954 (Jughead), o que levou Richard a procurar o pequeno John e acompanhar seus passos.
Mas o próprio Richard diz a Jack que não vê nada de especial no que seria o futuro líder da ilha.




Quem era o Falso John Locke?
. Ficou claro, no diálogo trocado entre ele e Jacob, ao fim do episódio, que tratava-se do homem mostrado na primeira cena.
[ Para se apoderar da imagem de Locke, era necessário que este morrese. Quem incentivou sua morte? Richard Alpert, porém sob orientações do já Falso Locke, e Christian Shephard, que sempre era visto na cabana do Falso Jacob. Teria Christian alguma ligação com ele? ]
. Assim como eu acredito que trata-se do mesmo homem mostrado na cena de Ben e Locke na cabana, em The Man Behind The Curtain - aquele que sempre acreditamos ser Jacob.
Por quê? Jacob não poderia ser aquele homem, por não estar aprisionado à cabana nem a lugar nenhum (e, assim, não precisar pedir "Help me!"); ele tinha livre passagem para fora da ilha, inclusive pós saída dos Oceanic Six de lá.



É complicado pensar quem seria esse homem, oposto a Jacob. Mas há os que acreditam que trata-se de seu próprio irmão e cabe uma analogia bem pertinente, feita por nosso amigo Alison.

Assim como a aparição desse personagem, o episódio nos deixou muitas especulações e dúvidas.
As respostas que nos deram vieram de forma serena, sem atropelar nada, sem bombardeio de informações, mas fazendo conexão com elementos que nos foram mostrados nas primeiras temporadas.


Um dos questionamentos é sobre o Incidente.

Muito se pergunta se os atos de Jack não levariam, fatalmente, à situação que ele pretendia evitar, como bem colocado por Miles no episódio.
Mesmo que a Bomba de Hidrogênio não o tenha causado (e não é possível responder se ela realmente explodiu ou se algum fator ligado ao eletromagnetismo local causou outro evento), é certo que toda a movimentação dos sobreviventes infiltrados na Dharma (Jack, Sawyer, Kate, Hurley, etc) e os atos de Sayid aceleraram o processo de perfuração da Swan, por parte do ansioso e "pertubado" Radzinsky.


Portanto, eu continuo a acreditar que, invariavelmente, a história cíclica permanece. E, se houver alguma mudança, não será na história que já conhecemos (a que pretendia se modificar, zerando os fatos até 2004), mas no "tempo presente" dos sobreviventes, cuja história é passível de ser alterada... Poderemos vê-los viajar no tempo? O clarão visto no final do episódio nos indicaria isso?

[Edit em 17/05: Pessoal, quando falo que a história cíclica permance, quero dizer que acredito que esses momentos não serão apagados, como Jack pretendia. Não acredito que a história será zerada até 2004 e eles conseguirão chegar no destino do 815. Nada a ver com eles continuarem a viver momentos passados que poderiam interferir na história da ilha.]

Com tantos questionamentos, tantas especulações, resta torcer para algum ARG de meio-termo, como alívio geral. Ou então, preparar-se para uma longa espera.

Um episódio coerente, empolgante, animador... Fantástico.


...

Comentários Soltos
:

. O Falso Locke não podia matar Jacob, precisou de Ben para fazê-lo. Assim como Ben não podia matar Widmore, segundo as regras.
. No episódio 5.15, enquanto viam a cena de Richard tirando a bala da perna de Locke, Ben comenta com o Falso Locke (ainda não percebido por nós) "Isso deve ser literalmente uma experiência extra-corporal", ao que o outro responde "Coisa do tipo".

. A fala do "homem sem nome" do início do episódio - "mais cedo ou mais tarde acharei uma passagem de volta" - pode reforçar as referências da história de Jacob e Esaú, onde a "passagem de volta" estaria relacionada à retomada da primogenitude do segundo.

. A estátua tinha cara de Taweret, mas não era barriguda.
. Que casalzinho xarope é Rose e Bernard!
Porém eles chegaram à compreensão proferida por Jacob sobre o comportamento humano, na sua crença nos homens.
. Kate não roubou mais. Ela somente matou.
. Que mudança de opinião radical a de todos sobre detonar a bomba, principalmente a de Kate.
. Juliet só se lasca.
. Atuação emocionante de Josh Holloway. Quase chorei. =P
. Philho da p...
. Onde foi parar o resto da estátua? O mar levou?

. Easter Egg para a tapeçaria de Jacob, que tem a imagem do Deus Aton.
[ Aton - Características: Disco solar com raios que terminam nas mãos que seguram "ankhs", hieróglifo para a vida. É um deus que durou apenas durante o reinado de Akhenaton, que estabeleceu o monoteísmo no Egito.
Sua Função: deus único criador do universo.
Área de culto para este deus: Tell-el-Amarna (Akhetaten). ]



. E ainda tem o olho de Horus, no meio do sol.
[ O olho de Hórus ou "Udyat" é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.
Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol.
[Fonte: Wikipedia]


...


Um grande abraço a todos vocês.

E não deixem de nos acompanhar! ;)


Má Andrade


Obs.: Peço desculpas pela qualidade de algumas imagens deste post.
Como disse anteriormente, tive problemas com a conexão e baixei um arquivo que não era lá essas coisas.

60 Comentários:

Thibau disse...

o deus da estatua não é twaret, é o deus crocodilo SOBEK!

Leonardo BA disse...

oi Má, Já tava com saudade.
Sobre a analogia entre os irmãos Esaú e Jacó feita pela Allison eu já tinha comentado sobre isso em outro post, mas fazendo referência a Jacó, o Pastor e Jack Sheppard. Achava que Jack fosse Jacob em algum outro tempo, mas me enganei. Também acho que não se aplica as duas personagens do episódio porque Esaú e Jacó eram humanos, coisa que definitivamente esses não são.
Esse episódio realmente bagunçou a cabeça de todos. Teorias foram literalmente destruídas... Eu sempre achei que os losties eram os principais da história, mas esses dois aí é que fazem tudo acontecer. Depois desse final de temporada algumas teorias começam a ganhar força e os homenzinhos do espaço podem estar chegando. Não é exatamente o que eu espero mas mais uma vez tenho que rever meus conceitos.
No começo da série pensei que se tratava de algum jogo psicológico, algum experimento promovido pela Dharma sobre o comportamento humano individual e coletivo. Depois a coisa tomou rumo de mistério, realismo fantástico com o monstro da fumaça, as referências egípcias e a presença "fantasmagórica" de Jacob. Depois veio a ficção científica, o físico Daniel Faraday e suas experiências, as Viagens no tempo. Finalmente chegamos a um plano mais espiritual, a natureza humana, escolhas, destino; seres que falam de nós com um certo desprezo e outro com compaixão. Coisa de anjo/deuses? Coisa de seres de outro planeta?

De volta a reflexão!

Abraços

Malucom disse...

Leonardo BA,

Acho que a série tem tudo isso que você achou que seria rs

experimento psicológico, ciência e sobrenatural.

Alias, as pessoas que torcem o nariz pra esse lado místico, podem se preparar! Isso sempre existiu em lost e será parte da explicação final, eu acredito! E acho legal também!

Triste fim esse do Locke original. No fim, ele foi só um pobre coitado que foi manipulado por todos. Ele merecia um destino melhor.

Leonardo BA disse...

Sim Malucom. Realmente tem tudo isso. Mas é que minha suposição se restringia a um elemento, mas depois foi acrescentando outro e mais outro e assim por diante, até chegarmos ao momento atual. Por isso a série sempre foi me surpreendendo, levando por caminhos que eu não imaginava. Mérito dos realizadores que até agora comseguiram manter consistente todas essas personagens, essas referências e possibilidades. sobre Lost eu aprendi uma coisa até o momento. Não se pode dar nada como certo, nem se pode acreditar em nada nem ninguém. O título da série é realmente bem adequado, em todos os sentidos.

Walter disse...

Uma pergunta, desculpa se ja postaram a resposta anteriormente, mais e quanto a mãe do Aron?
- Ultima vez que ela pareceu foi na cabana do Jacob, junto com o pai do jack.
Ela morreu? Não me lembro da morte dela oO

Abraço, e muito bom o site.

Gomes disse...

Simplesmente desapareceu foi a ultima cena dela tirando quando apareceu no "sonho" de kate.

Leonardo BA disse...

Sobre não acreditar em ninguém que eu falei antes é sobre o que dizem as personagens uns para os outros, certo? Eles também são bastante enigmáticas e cheio de "rodeios". Só pra ninguém aqui se sentir ofendido, certo? Adoro o blog e seus "comentaristas".

Abraços a todos.

Eduardo Cavalcante disse...

A passagem bíblica de Esaú e Jacó pode muito bem ser interpretada como uma experiência entre Deus e o demônio. Como tudo na bíblia é metáfora... Muitas vertentes religiosas dizem que os dois eram irmãos e viviam discutindo. O demônio achava uma baboseira Deus insistir em uma civilização (primeira cena deste episódio), mas mesmo assim Deus insistia. E ainda dava a estes o livre arbítrio. Outra, Jacob ressucitou Lock!!!. Fez Aplert não envelhecer. E ainda por cima, possivelmente, aprisionou o irmão, com cinza!!! Ficar aprisionado nas cinzas dos seus pecados... Quem nunca ouviu isso? Fora que no primeiro episódio os dois conversavam sobre suas desavensas mas sem raiva nenhuma nas palavras. raiva, ódio, são sentimentos humanos, então eles não poderiam tê-los. E jacob, no episódio inteiro, não demonstrou sentimentos. Na morte de nadjia, na queda de Locke, e ainda fez aquela cara de bonzinho para o pequeno Sawyer. Jacob pediu ao verdadeiro Locke, e quem foi que morreu e serviu como marionete para enganar Jacob e todo mundo??? Logo ele!!! Tem muito mais coisa sobre isso que eu e minha esposa discutimos depois de assistir ao episódio que não me lembro agora, ela entende bem mais que eu sobre religiosidade. Mas se foi isso mesmo muita gente cética vai ficar decepcionada. HEHEHE. Talvez seja uma brincadeira dos produtores da série. Querendo passar a série por uma experiência científica mas que no final tudo leva a uma experiência sobrenatural.

Gomes disse...

Gostava de deixar uma teoria em relação a bomba.

Pode ocorrer duas coisas como se sabe (uma delas não é serem levados para o futuro/presente acho que isso é estupidez não há qualquer forma de ser isso pois o electromagnetismo não tem esse poder) mas como estava a dizer pode ocorrer duas coisas:

1. se a bomba rebenta juliet morre o magnetismo de alguma forma continua contido o que não vai impedir que Dharma continue a construir a escotilha e tudo fica igual.

2. O electromagnetismo é libertado como ocorre na explusão da escotilha ele não ficou contido mas sim foi libertado. Ai sim algo mudou a escotilha não foi construida e assim a juliet pode estar viva e vai ter a mesma experiencia que Desmond e aquele olho da promo pode ser o dela.

Não concordam?

Leonardo BA disse...

Bem colocado Eduardo. A analogia entre os irmãos é realmente válida. Meu comentário foi confuso nesse sentido, levando ao pé-da-letra o negócio. Tinha entendido no post do Allison que estavam considerando os dois da ilha como sendo os próprios. Erro meu. Sobre o rumo sobrenatural, os grandes cientistas sempre dizem que chegam num ponto de seus estudos onde ciência e religião se confundem e que na verdade não deveriam ser opostos mas complementares. Muito do que a ciência descobriu anteriormente já tinha relato em experências místicas de fé, ainda que numa linguagem mais simples e mesmo limitada pelo próprio conhecimento do sujeito.

Unknown disse...

olá de novo. vou me intrometer novamente.

primeiro, comentários dos comentários:

"Eu sempre achei que os losties eram os principais da história, mas esses dois aí é que fazem tudo acontecer" - é sobre os losties. sobre como se comportam pessoas aparentemente boas em momentos de conflito e como pessoas que desenvolvem atividades 'más' podem 'ser boas'


"algum experimento promovido pela Dharma sobre o comportamento humano individual e coletivo" - não deixa de ser um experimento, mas um experimento "celestial" sobre a questão. a i.dharma, todos os outros experimentos, os números do 'fim do mundo' são parte disso, uma reação humana à percepção dessa questão, de que 'os bons' e 'os maus' podem aniquilar o mundo todo, a vida humana toda, etc..

Unknown disse...

outra coisa: não creio que haja nenhuma história cíclica. haveria isso se eles morressem, pq o futuro deles seria, afinal, morrer ao causar o que os levaria até a ilha. acho que o FUTURO começa agora!! eheheh.. apesar da frase de efeito, acho q é isso q vai acontecer. "eles" a quem jacob se refere, creio eu, são os LOSTIES que estão em 1977. eles chegam ao 'futuro', 2007, e então é que a batalha entre o 'bem' e o 'mal' vai começar. tudo o que ocorreu até então estava 'determinado'. toda essa parte foi como um TREINAMENTO dos losties para fazerem parte do EXÉRCITO DE JACOB...

Linus disse...

Mah linda, como sempre, perfeita nos seus comentários. ;)

Bom, olhei o episódio somente ontem a noite e finalmente agora posso vir aqui comentar!

Em primeiro lugar, digo q achei excelente! Clima total de suspense, de "qual será o próximo passo", de ação na dose certa...mas...faltaram algumas respostas. Vimos Jacob, mas ainda não sabemos "quem é Jacob"?

Achei sensacional o final, do ponto de vista do suspense tb. A bomba explodindo (será?) e nos deixando aquela dúvida de "oq aconteceu?". Dúvida essa q nos perseguiu durante toda a temporada: "whatever happend, realy happend??". ;)

Vamos em frente. Agora, uma longa espera e mto oq discutir.

Unknown disse...

sobre alpert, ao dizer que não envelhece por causa de jacob, creio que ele é alguém BOM, e por isso jacob deu a ele essa 'bênção'. se vcs se fixarem nas histórias, jacob somente diz o que deve ser feito, ao contrário de BEN e do LOCKE FALSO, que dão as ordens explícitas e depois MANIPULAM para q as pessoas façam aquilo que ELE quer.

vejam uma relação especial: BEN e o antagonista de JACOB são manipuladores. o antagonista de JACOB q eu acho que é o monstro de fumaça-, ao notar que BEN tentaria sacanear LOCKE RESSUSCITADO novamente, aparece como ALEX e MANIPULA ben no sentido de ele não tentar nada contra LOCKE (que, no final das contas, é outra manifestação do monstro). no final, como o ANTAGONISTA não pode matar jacob, ele usa ben para fazê-lo.

Unknown disse...

algumas suspeitas:

- cristian shepard tb é manifestação do ANTAGONISTA, e todas as suas aparições são pra confundir os outros personagens. sempre que algum personagem morto aparecia, era exatamente pra jogar dúvidas e fazer renascer arrependimentos nos personagens. essa tentativa fazia com que as pessoas tentassem 'consertar' as coisas movidos pela EMOÇÃO, arrependimento, remorso, essas coisas...

- CLAIRE será refém do MONSTRO na última temporada.

- a bomba explodiu LOGO DEPOIS DO CLARÃO. os losts são lançados no tempo - 2007, na própria ilha - e a explosão da bomba fica pro pessoal da dharma administrar.

Unknown disse...

aliás de novo, a analogia com STAR WARS é facílima: lado negro da força, o lado despertado por atitudes motivadas pelas emoções, pelo ódio, pela raiva, pelo arrependimento, pelo medo.

pq ben matou jacob? pela raiva, pelo ódio, por tudo que, segundo LOCKE FALSO, jacob fez a ele.

Leonardo BA disse...

tava demorando pro Linus aparecer... hehehe. certo, camarada?

zeh, sobre os comentários dos meus comentários concordo contigo, apenas quis demonstrar como minha visão da série foi se modificando ao longo das temporadas. Sempre achei que fosse algo menor, restrito a alguns poucos personagens (losties), num lugar (a ilha), sendo meio que ratos de laboratório (da Dharma), mas é claro que a série se ampliou tomando dimensões e abrindo um leque de personagens e situações que não invalidam a percepção anterior (da "experência") "apenas" a tornam maior e mais complexa.

Mas discordo na tua afirmação de que a história é sobre os losties. A história é sobre destino X escolha e pelo que vimos quem são os responsáveis por isso são Jacob e seu companheiro. Os losties foram convocados por Jacob. São "veículos" (não achei termo melhor) para se contar essa história. Tanto que sempre nos flashes tivemos detalhes das vidas dessas pessoas que foram motivadas pela suas escolhas ou destino. A história é maior que os próprios personagens. Não é uma história sobre suas vidas mas sim da forma como as conduziram.

Sobre manipulação: engraçado ver a cara do Ben ao ser manipulado por "Locke" exatamente da mesma forma que ele manipulava as pessoas, até as frases se repetem. "Você vai fazê-lo. Não eu.

Sobre as definições de Bom e Mau que estamos fazendo a respeito dos personagens. Acho interessante ressaltar um comentário que foi feito aqui em algum post sobre o diálogo e atitudes de Jacob e seu amigo no qual não demostram qualquer sentimento pois essa é uma característica humana (desculpe não dar o devido crédito, mas não lembro quem foi). Mau e Bom também são definições humanas, na verdade pela filosofia oriental essas duas características são complementares, naturais, como o dia e a noite etc. Isso é representado pelo símbolo Yng e Yang. Mas aí cabe uma pergunta: então os dois, Jacob e seu companheiro, independente de quem sejam (anjos/deuses...) também estão presos, de certa forma, a sua própria natureza?!?!? e sendo assim não podem ir contra ela, por isso Jacob aceita ser morto por Ben, porque faz parte de sua natureza e porque não cabe a ele modificar isso? As escolhas, o livre-arbítrio, a possibilidade de modificar seu futuro seriam apenas disponíveis aos humanos...

Sobre "eles estão chegando." na hora em que ouvi isso liguei direto com os losties de 77, mas vai saber né?

Ben matou Jacob por tudo isso e também para "Locke" demonstrar a Jacob que sua percepção da humanidade era correta. Eles corrompem, destroem, matam...

De volta as reflexões.

Linus disse...

Minha versão sobre Locke-Ben-Jacob:

Concordo com a Má, sobre o falso Locke ser o homem q fala com Jacob no começo do episódio. Por algum motivo, ele gostaria, mas não poderia matar Jacob. Talvez isso fosse contra as "regras" tantas vezes já mencionadas. Desta forma, ele manipulou Ben para que o matasse por ele. Aliás, Ben foi manipulado como costumava fazer com os outros por tantas vezes. Fica claro q o falso-Locke, incentivou Ben a matar Jacob, qnd disse "a questão é...pq vc não o mataria?" e lembrou Ben de tudo q ele havia feito por Jacob, aparentemente, sem retribuição.

Honestamente, não acredito q Jacob tenha morrido. Acho q ele deve ser algo "maior" a tudo isso.

O fato é q continuo achando: tudo oq está acontecendo, está acontecendo para q o universo coloque as coisas no seu lugar. Em meio a isso, está a disputa entre Jacob e seu "inimigo".

Linus disse...

Fala Leonardo! blz!

"Ben matou Jacob por tudo isso e também para "Locke" demonstrar a Jacob que sua percepção da humanidade era correta. Eles corrompem, destroem, matam..."

Gostei disso...seriam eles as representações do Bem e do Mal? Jacob, seria o Bem...aquele q em momento algum interferiu no livre-arbítrio dos outros, apenas procurou os orientar (a exemplo do que fez com Hurley e Ben). Seu inimigo, seria o Mal...aquele q procura tentar, corromper...e provar a Jacob q as pessoas não tem condições de tomar suas decisões sozinhas (pois acabam fazendo algo errado).

Interessante pensar isso.

Linus disse...

Outra coisa:

A personificação de q Jacob estaria certo, fosse ele a representação do BEM, seriam Rose e Bernard...q aceitaram o seu destino, fizeram as suas escolhas e jamais se entregaram ao "MAL", não importa oq acontecesse.

Unknown disse...

leonardo ba: falei sobre ser a historia dos losties porque, pra mim, eles são os personagens principais da historia. a narrativa se dá a partir deles. deresto, é isso aí mesmo q tu disse.

a questão do BEM e do MAL não é deles como ABSOLUTOS. é até clichê dizer isso, mas todos somos 'bons' e 'maus'. a questão é, somos ESSENCIALMENTE bons ou ESSENCIALMENTE maus? a pergunta de FALSO LOCKE pra ben resume bastante isso.

jacob, em si mesmo, não morreu porque não pode morrer. o corpo de jacob, esse sim, morreu, como morreu (ou deve ter morrido) o corpo do ANTAGONISTA.

Anônimo disse...

Olá!
Acabei de ler os comentários de todos! E gostei muito da discussão!

Não dá pra responder agora, mas depois eu volto pra participar dela!

Abraços! ;)

Linus disse...

Outra coisa q deixa CLARO q o falso Locke trata-se do mesmo homem q falou com Jacob no começo do episódio(a essa altura, já está bastante óbvio, mas para deixar claro :)

Ele disse q um dia encontraria uma "brecha" para matar Jacob. No final, Jacob olha para Locke e disse "Então...finalmente vc encontrou sua passagem, não?"

A palavra em inglês (não lembro qual :P) q eles utilizam para "passagem" e "brecha" é a mesma. Podem reparar. :)

zeh nascimento disse...

loophole

Felippe disse...

Alguem percebeu que Jacob quando encontra com locke ele encosta nele e ele acorda , tbm ele toca no nariz da kate quando criança , no sawer quando vai pegar a caneta ( e a camera coloca isso em foco ) encosta no sayd, e tbm no jack ( e a camera coloca denovo essa sena em foco ) mas ele nun toca no hurley mas explica para ele que ele nun eh maluco. Mas porque ele tocou em todos menos o hurley, e pq ele tocou neles?

Unknown disse...

ele tocou no hurley logo depois que deu o SERVIÇO do voo ajira.

Delmos... tentando descançar do impacto disse...

Talvez... se a esplosão parecida com a da segunda temporada ocorrer faça que criem a contagem de 108 minutos e em seguida a digitação dos números. Se isso for o que ocorreu poderemos ter a oportunidade de ver os losties viajarem no tempo não corporalmente e sim mentalmente como Desmond fez e que em algum ponto eles todos se recordarão de algo que eles não sabiam ter vivido.
Por outro lado acabei de me pegar em uma pergunta que eu nunca me fiz, quando no fim da segunda temporada explode a Swen, por que mais nada de eletromagnetismo ocorre? Se a estação foi feita para impedir o incidente, por que ele não aparece mais?

Filipe Bruno disse...

Olá pessoal, asistindo o episódio novamente, percebi uma coisa:
Jacob usa uma camisa cor branca e o outro cara que ainda não conhecemos usa uma camisa preta, talvez isso seja alguma alusão a posição divina que cada um exerce, tipo o bem e o mal.
Ah não dá pra esquecer também de uma cena da primeira temporada em que Claire sonha com John Locke, e ele estava com uma pedra branca em um olho e uma pedra preta no outro olho.

:|

Estranho não é?

Filipe Bruno disse...

Ah teve outra coisa que me chamou atenção.
Jacob convoca pessoas para ir à ilha; quando ele conversou com aquele cara que não sabemos quem é, no início do episódio, esse cara disse para o Jacob, que não concordava com essa escolha dele de sempre trazer pessoas para a ilha.
E isso aconteceu também com os Losties, vimos que Jacob foi atrás deles. Ou seja, Jacob trás pessoas até a ilha, mas com que finalidade?

t disse...

estive revendo o episódio (o que provavelmente muita gente fará até ano que vem).

uma primeira impressão acerca do diálogo inicial foi reforçada. jacob e o outro apesar de antagônicos, me pareceram mais complementares do que rivais. o leo ba até menciona o yin e yang. creio que é mais por essa linha do que esaú e jacó (claro, pode ser mistura das duas, o que for. acho que muita gente foi pela linha dos irmãos por causa dos nomes).

seguindo a linha dos complementares, me aproveito do comentário do zeh, em que christian é manifestação do outro. este diz a jacob que foi à praia pelo navio, que jacob atraiu. é como se a função do outro fosse despertar o que há de pior, causar conflitos, tentar, e a de jacob, óbvio, atraí-los para ilha, inspirar o que há de melhor neles.

logo, não sei mais até que ponto isso é uma guerra. pode aparentar ser uma guerra para quem ignora a natureza de jacob e o outro. jacob já sabia que ali não era locke e que ben tem uma faca e pretende matá-lo. como mencionei num comentário anterior, jacob todo prosa e malandro iria morrer de forma tão besta?

todos presos a seus conflitos pessoais não reconhecem o algo maior que os rodeia, não notam o drama onde estão inseridos, o joguete de jacob e o outro.

mas jacob dá o poder da escolha, como nos casos de ben e hugo. ora, o caminho de deus (etc) é um só. ao se desviar dele, se cai em pecado. o livre arbítrio é a grande chance de fazer merda. eheh.

clichê, mas bonita a imagem de jacob tecendo. me fez quase lembrar das aulinhas de grécia antiga, do tecer o destino essas coisas. se alguém não tiver preguiça, pode pesquisar e acrescentar. talvez aquela imagem diga muito sobre quem ou o que é jacob.

ps: por que quando juliet tá naquele cai, não cai, nenhum objeto de metal é mais atraído? que sorte a dela.

mim disse...

Má, a Kate roubou sim, se levarmos em consideração o assalto ao banco que ela participou.

Giu - ES disse...

Alguém sabe me dizer o que tem na maleta do Hugo? Não estou me recordando se apareceu em algum episódio... mas parece ser algo importante que o Jacob deixou para ele usar caso voltasse para a ilha (mas ele sabia que o Hugo voltaria).

Leonardo BA disse...

Tem algo no diálogo de Jacob e seu companheiro que me intriga. Por que seu companheiro o "ameaça" de matá-lo e diz que um dia encontrará um jeito de voltar! Mas como assim voltar?!?!? Ele já não estava lá? Isso não faz sentido. E porque ele voltou justo em Locke? Se fosse por necessidade de algum corpo tivemos vários corpos antes na ilha, tanto do próprio Oceanic, quanto entre Dharmas e Hostis. Por que Locke?
Também tenho visto que consideram o companheiro um manipulador que armou para conseguir matar Jacob, mas para mim Jacob parece ter armado tudo iludindo até mesmo seu companheiro. Ele parece muito consciente de tudo, de seu destino e mesmo com todo o poder que parece possuir não fez nada para evitá-lo.

Unknown disse...

leonardo ba, me parece que jacob deixa as coisas acontecerem, mesmo que isso signifique alguma 'perda' pra ele, como 'morrer', enquanto o outro exerce sua influencia para fazer aquilo que ele deseja e, assim, provar q está certo.

e a questão do "que um dia encontrará um jeito de voltar", acho que rolou um problema de tradução: ele fala em WILL FOUND A LOOPHOLE, MY FRIEND. no final, jacob fala YOU FOUND YOUR LOOPHOLE. seria mais uma BRECHA, algo como uma maneira de ele matar jacob, já que, sendo como é no início, ele não poderia fazer isso - senão já teria feito.

Leonardo BA disse...

pois é zeh

agora me liguei mais na fala que na tradução. mas então o tal loophole dá um idéia de retorno, de repetição, o que reforça a idéia do "cíclico" onde eles parecem estar presos, dando a entender que nessa "nova" queda do Oceanic ele finalmente conseguiu encontrar a sua brecha, seu loophole, para poder quebrar o ciclo oq eu naquele momento ele não tinha como fazer. Interessante.

No entanto quem parece estar conduzindo as coisas é mesmo Jacob e não o outro. Sei lá é só uma impressão.

Anônimo disse...

Lolla, verdade. Erro meu.

Tem algo no diálogo de Jacob e seu companheiro que me intriga. Por que seu companheiro o "ameaça" de matá-lo e diz que um dia encontrará um jeito de voltar! Mas como assim voltar?!?!? Ele já não estava lá? Isso não faz sentido.Leonardo, pode significar voltar ao "comando", à posição privilegiada de Jacob em relação à ilha - por isso disse que poderíamos relacionar a história de Jacob e Esaú nesse diálogo, já que Esaú quer de volta a primogenitude.

E porque ele voltou justo em Locke? Se fosse por necessidade de algum corpo tivemos vários corpos antes na ilha, tanto do próprio Oceanic, quanto entre Dharmas e Hostis. Por que Locke?Porque Locke era o mais fácil de ser manipulado. O tempo todo ele quis ficar na ilha, acreditou na sua relação com ela. Ele não tinha pra onde voltar e se deixou manipular facilmente em várias situações.

Sim, é possível que Jacob seja consciente do que aconteceria a ele, o que não deixa de tornar o outro um manipulador também.

Anônimo disse...

Giu,
Ainda não sabemos o que há na maleta do Hurley.

...


Uma coisa.
Quando falo que a história cíclica permanece, quero dizer que acredito que ela não será apagada/zerada.
Não que ela continuará após este episódio.
(até editarei o post.)

..

Pessoal, vcs escreveram MUITO!!
Isso é MASSA!!
Eu ainda quero responder alguns comentários! =)
Obrigada pela participação de todos vocês, sempre trazendo pontos muito interessantes. Isso faz grande diferença! ;)

Anônimo disse...

Agora virou o "samba do crioulo doido". Primeiro o Jacob era o pai do Jack. Agora já não é mais; colocaram outro ator para fazer o papel do "todo misterioso". Rebaixaram o pai do Jack à categoria de fantasma aposentado!!!E assim caminha Lost, mais "lost" do que nunca. Agora inventaram outra "surpresinha": dois Lockes!! É brincadeira!? E teve aquela do Richard Alpert (Ricardus) se surpreender pelo fato do Locke ter voltado das trevas. Foi boa demais. Nem o próprio personagem (Locke) aguentou. Teve que dar uma boa retrucada. O cara (Richard) vive na Ilha há mais de trocentos anos, nunca envelhece e ainda por cima fica surpreso que o Locke voltou do inferno??!! É muita cara-de-pau!!! Essa Ilha pode tudo, gente!!! hehehehehe... O pior foi o "grand finale". A Juliet, já não bastasse a força gravitacional, é puxada pra dentro do buraco (por sinal, mais fundo que a "Fossa das Marianas") pela força eletromagnética; e ainda teve a cara-de-pau de sobreviver e dar uma pedrada na bomba H!!!!
E tenham a certeza que vai sair todo mundo vivo na próxima temporada, pra começar tudo do zero!! E assim caminha Lost...

Carlos

Leonardo BA disse...

olha só que legal... a Má nem deveria se chamar Má e sim Boazinha. Ela lê e responde os comentários! Isso é pra desmoralizar aquele Anônimo que andou escrevendo por aí que os autores do blog nem nos davam atenção. Tá aí, viu???

Beijinho Má!

Linus disse...

É malandro esse Leonardo. ;)

Mas tudo bem...

Leonardo BA disse...

que é isso Linus?!?!?

Fica tranquilo.

Abraço rapá

Anônimo disse...

Má, não sei se é por paranoia, ou se to falando coisa nada haver.
Mais com esse lance do jacob, e do "homem sem nome" de, bem e mal, e talz.
Estou revendo desde a primeira temporada, e vi uma coisa interessantes, que gostaria de comentar até mesmo porque fiquei com dúvida, e se não tiver nada haver espero que a galera fale.
- Em LOST S01E02, com 00:24:06, na parte em que o Locke explica para o Walt sobre o jogo gamão ele explica: - ""dois jogadores, dois lados... um é claro, outro é escuro" . E a camera da um "closed" nessa parte.
Pode parecer MUITO sem noção, mas que lembrou MUITO "jacob" e "homem sem nome" ("...dois jogadores, dois lados"...)
e uma coisa só pra lembrar no E01 da primeira temporada também a primeira história que jack conta, é aquela que apareceu na 5ª, quando jacob entrega a barrinha pra ele. Ele conta pra kate quando ela ta "costurando" ele. :)

Abraço ae. e que venha a 6ª temporada.

Anônimo disse...

e só pra reforçar, o meu comentario ali de cima,

'Será que na ultima temporada, vai mostrar como a Claire sumiu? o que aconteceu com ela (onde ela está, se morreu) enfin da algum paradeiro dela.

porque ela sumiu a tempos ja O_O e na 5ª ela noa deu nem as caras pra dizer que ta viva

Linus disse...

Leonardo

Tô brincando cara. :)

hehehehe

Anônimo disse...

Palavras do Desmond no episodio 5x06_"316":


"Essas pessoas estão nos usando, estão fazendo um tipo de joguinho e nós somos as peças..."

Agora cada vez parece mas certa a afirmação do Des

Anônimo disse...

". Que casalzinho xarope é Rose e Bernard!" - tipico comentario feminino.

A pergunta que não quer calar e ninguem perguntou:
Afinal o que aconteceu/vai acontecer com Sayd?

Anônimo disse...

Hahahaha!!

Só se XAROPE tiver mudado sua conotação.

Comentário feminino, mulherzinha ou menininha (à escolha dos machistas) poderia ser "Owwww! Que fo-fo a Rose e o Bernard!"

Nhe-nhe-nhe não rola comigo.

Um beijo, um abraço e um aperto de mão.

Clemilton disse...

Só tenho uma coisa a dizer: - Se o nome do cara for Esaú eu vou morrer de rir... :p

Clemilton disse...

Outra coisa... eu tb achei totalmente sem lógica o lance da Juliet cair naquela cacimba enorme cheia de ferro e ainda assim sobreviver e depois disto, pra melhorar, querer detonar uma bomba com uma pedrada, sendo que a dita cuja caiu daquela altura sendo puxado pelo eletromagnetismo e não aconteceu nada...

Anônimo disse...

Achei interessante foi que na praia, qdo o Ben sai do quarto e encontra o Caesar. a Ilana e o pessoal dela tão arrumando a caixa com o corpo do Locke. Qdo o locke quer pegar um dos barcos, o Caesar tenta impedir. naquele ponto em minha opinião eles já sabiam do falso Locke.

Badah disse...

Eu ainda boto fé no papel de Locke nisso tudo. Mesmo com o desfecho da última temporada, não acredito que ele teha sido apenas uma marionete. Acho que vamos nos surpreender com ele na Season Finale.

Anônimo disse...

Tem algumas coisas que eu gostaria de saber e, até agora, não foram esclarecidas. Por exemplo, Walt tinha tipo um poder de previsão, tanto que ele lia uma revista em quadrinhos que mostrava o que acontecia na ilha. Qual a verdadeira ligação dele com a ilha? Além disso, como ursos polares foram parar naquela ilha e conseguiram sobreviver lá? Finalmente, o que diabos é aquela fumaça?

Quanto a um comentário que foi feito, sobre o que aconteceu com a estátua, acho que, quando a bomba explodiu, destruiu a estátua, só deixando o pé

L.G. Oliveira disse...

Pra mim,Os "Lockes" são de épocas diferentes. Não creio em falso Locke. O Locke que "mata" Jacob é de um futuro além de 2007, que pramim seráexplicado com o fato de terem viajado no tempo na hora que a Juliet "explode a bomba" (pramim,a bomba nao explodiu, aquele clarão branco no final é uma viajem no tempo,como as que ocorreram na primeira parte da 5º temporada)

Unknown disse...

Nossa achei essa teoria do Lauro bem interessante(comentário sobre Jacob é do futuro):

Algo me diz que Jack irá morrer nessa última temporada. Só isso?! Absolutamnete não. Possivelmente o verdadeiro destino de J. Shephard é morrer por Jacob, uma vez que este irá se apossar de seu corpo para enfrentar o seu oponente. E quem vai convencê-lo a fazer tal sacrifício? Simplesmente seu pai, Christian Shephard e sua irmã Claire(eles também têm uma missão, claro). E não pára por aí, a bomba H não irá explodir, mas o bolsão eletromagnético lançará os personagens ao seu tempo real e lá a coitadinha da Juliet muito ferida irá morrer em sua verdadeira época. Jacob provará que está certo em relação aos humanos através de Jack, pois ele morrerá por Jacob e pela humanidade que será salva da extinção prevista pela equação de uma matemático muito louco meu véi(4 8 15 16 23 42). Jacob e seu antagonista se revelarão como manifestação da consciência das forças que regem o universo(matéria x antimatéria, espaço x tempo, luz x escuridão, negativo x positivo, destino x livre arbítrio,yin x yang e outras baboseiras). A ilha é um local neutro em que essas forças agem conforme suas conveniências. O que Jacob quer na verdade aos seres, humanos, além da salvação é o dom da imortalidade, assim como ele fez a Alpert, por exemplo, se os seres humanos vivos não são afetados pelos efeitos cronológicos eles não envelhecem, e Jacob tem o poder de manipular o tempo. Os sussurros que ouvimos em alguns episódios são dos "fantasminhas", "consciências" que estão na ilha ou seja lá onde for torcendo pra que Jacob cumpra sua missão, afinal esses fantasminhas tiveram um passado muitíssimo vivo e, teoricamente, a idéia de ressureição tem fundamento nessa linha de raciocínio. Depois escrevo mais agora to com sono...

Beeeeem ficção científica.

Anônimo disse...

Against aim of ratty and cheap nike shoes by nikefreerunairmaxshoes.blogspot.com treble worth Boots online!
you can requital in GHD hair straighteners form ghd-hair-straighteners-nz.blogspot.com delivering products in the unchanged epoch!
Ensnare the most beneficent GHD hair straighteners form ghdhairstraighteners-nz.blogspot.com On transportation on you!
fixed emancipation in our stingy cheap nike free run cheapnikefreerun-shoes.blogspot.com online aggregate!
You Can Accumulate Allowing in behalf of on the subject of peanuts moncler outlet in moncler-outlet-sale2012.blogspot.com With The Most contingent Qulity!

Anônimo disse...

Peach on in resurfacing insulting and cheap nike shoes by nikefreerunairmaxshoes.blogspot.com treble je sais quoi Boots online!
you can filch to GHD NZ form ghd-hair-straighteners-nz.blogspot.com enunciation products in the at any classification hour!
Ensnare the pre-eminent GHD hair straighteners form ghdhairstraighteners-nz.blogspot.com Exchange quest of you!
dissolute emancipation in our trashy cheap nike shoes cheapnikefreerun-shoes.blogspot.com online rely on!
You Can Climb Jerry-built moncler outlet in moncler-outlet-sale2012.blogspot.com With The Most accomplished Qulity!

Anônimo disse...

Burberry Separation on the obstruction online.The Master Burberry outlet www.burberryoutlet--store.comCollect to suborn trashy Burberry withdraw products online. Delete [url=http://www.burberryoutlet--store.com/]Burberry outlet[/url] outlet keep inaccurate upto 70%, and unconscious shipping!

Anônimo disse...

Karen millen escape rat on provides you with unequalled quality evening dresses. Karen millen outlet dresses www.karen--millenoutlet.com are torrid jumble exchange on the other side of the everybody in search the [url=http://www.karen--millenoutlet.com/]Karen millen outlet[/url] refined workmanship. Show up on!

Anônimo disse...

KbnTho http://kuroebaggu.com/ YejRsu [url=http://kuroebaggu.com/]シーバイクロエ[/url] FwiPie http://saiyasunerubutan.com/ NbuOgi [url=http://saiyasunerubutan.com/]クリスチャンルブタン 靴[/url] SmxYva http://mcmhannbai.com/ LutJuc [url=http://mcmhannbai.com/]MCM 通販[/url] BytTml http://vuittonkakaku.com/ TtqBog [url=http://vuittonkakaku.com/]ルイヴィトン マフラー[/url] CeeQob http://chloenihon.com/ WabAuj [url=http://chloenihon.com/]クロエ キーケース[/url] GeqHwh http://louboutindendou.com/ RiyBpr [url=http://louboutindendou.com/]クリスチャンルブタン パリ[/url] NmzYhd http://guccisenmon.com/ JzgEly [url=http://guccisenmon.com/]GUCCI ハンドバッグ[/url] IouSmw http://tuminihoo.com/ AdoLlc [url=http://tuminihoo.com/]ビジネスバッグ TUMI[/url]

Anônimo disse...

spsusa oakley store evu uafyuijqd unsuitm oakley sunglasses eh olqmclbsu hebr cheap oakley sunglasses xusuj ckorijqnw eronfyv [url=http://www.oakleysunglassesvta.com]fake oakley sunglasses[/url] cm exi white oakleys sunglasses batwolf
bzxsju huhtbwsqj wksres cheap oakley minute
nkr bynzjtjn discount oakley sunglasses d tlblrogow vtpcx cxfucsj cheap oakley sunglasses ix s [url=http://www.oakleywholesalesunglasses.com]cheap oakley sunglasses[/url] albavsjk emultyoci mqhcqr cheap oakley sunglasses yml zyzbwxssl military dicounted oakley
f oakley sunglasses iksj gnejbvbxv vgsyossyl xbmwthvet v oakley sunglasses boioawxk fiwkal oakley frogskins rji vslcv orpb [url=http://www.discount-oakleysunglass.info]discount oakley sunglasses[/url] kaown owpngulic bf cheap oakley sunglasses ciid fake oakley snb rwpbw oakley frogskins vjos urhxnmafvoakley radar

Related articles:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats