sexta-feira, 15 de maio de 2009

Detalhes do Season Finale - "The Incident"

Com uma temporada tão louca como essa 5ª temporada de LOST, nada mais normal do que um episódio maluco para encerrá-la e nos deixar ainda mais malucos por termos que esperar mais ou menos 9 meses até começarmos a ver a resolução de toda essa estória...

"The Incident" antecipa a sensacional 6ª e última temporada dessa série que a cada dia nos surpreende e fascina. Detalhes e curiosidades não faltaram. Então, sigam a leitura...

- O Black Rock: pela primeira vez vimos o Black Rock chegando na Ilha. E ainda por cima tivemos a resposta de que Jacob foi quem "levou" o navio até a Ilha...


- Jacob!! Finalmente conhecemos Jacob, e de quebra seu "inimigo". Não dá para saber ao certo porque eles são inimigos, nem sabemos o nome dele (não é Paul, como muita gente o tem chamado), mas o Alison teve uma idéia bacana na comunidade Teorias LOST no Orkut. Ele acredita que eles possam ser irmãos e ter uma história parecida com Esaú e Jacó, referência bíblica. Além disso ele associa ao famoso livro ligado a série "Bad Twin"... Ou seja, o "irmão" de Jacob pode ser o "gêmeo mal"...


- A Lista de Jacob!? Jacob visitou os losties que estão viajando no tempo, o que nos leva a pensar na "Lista de Jacob". Uma coisa interessante nos encontros com Sawyer (imagem abaixo), Kate, Jack, Sayid, Hurley e Locke é que Jacob sempre tocou neles...


- "O que descansa na sombra da estátua?": Agora já sabemos: Jacob!! Mas a resposta dada em latin por Alpert quando questionado por Ilana: "Ille qui nos omnis seruabit". O significado: "Aquele que salvará todos nós"!! Sinceramente, a pergunta que fica é quem será esse salvador: Jacob, Ben ou o "falso Locke"!?


- A conversa de Sawyer e Jack: essa foi uma impressão que tive, mas a conversa entre Sawyer e Jack (antes de saírem na porrada!) me pareceu muito com a conversa do início do episódio entre Jacob e seu "irmão". A discussão sobre ser possível ou não mudar algo e escolher um novo caminho...


- Rose e Bernard de volta! E o casal mais "experiente" da Ilha está tranquilo e vivendo em uma casinha perto da praia. Felizes!! Eles encontraram seu lugar e nada mais agora importa a não ser ficarem juntos... Assim, reforço minha teoria de que Rose e Bernard são os corpos da caverna, ou seja, os nossos "Adão e Eva"...


- Porque Alpert não envelhece!? O motivo exato ainda não sabemos, mas descobrimos pelas palavras do próprio Alpert que isso é algo que Jacob fez por ele. Vimos que Jacob também não envelhece. Alpert então ganhou uma certa "imortalidade" de Jacob. Para muita gente, Alpert chegou na Ilha com o Black Rock!


- "Tudo que se ergue deve convergir": Esse é o título do livro que Jacob está lendo enquanto espera Locke ser jogado pela janela por seu pai. O livro é um dos contos de FlanneryO'Connor, que "exemplifica sua capacidade em expôr as fraquezas humanas e explorar questões morais do cotidiano. Nesse conto, temos uma viagem de uma mãe e seu filho Julian (mesmo nome do sobrinho de Juliet!) e os problemas entre eles. A relação deles se torna mais tensa quando outra mãe e filho negros se juntam a viagem..."


- Lapidus, candidato a quê!? Esse foi um dos momentos que mais me intrigou no episódio, quando Bram pergunta para Ilana se Lapidus pode ser um candidato. Será que Jacob poderia usar o corpo de Lapidus após sua morte!?


- E Juliet!? Honestamente acredito que ela não tenha morrido. Mas, teremos que esperar... Para mim, a bomba e o eletromagnetismo vão levar os losties de volta a 2007!


- Hurley e a kombi! E não é que Hurley salvou o dia novamente!? E mais uma vez com a Kombi!! Sempre chega na hora certa e dá uma carona para quem estiver precisando...


- O anel do DriveShaft: antes de mergulhar para a morte, Charlie deixou o anel da banda no berço com Aaron. E foi muito legal ver Sun encontrando o berço e o anel.


- Quem estava preso pelas cinzas!? Pelo jeito, não era Jacob que vimos no episódio "The Man Behind The Curtain" e sim seu inimigo (talvez irmão!). A questão é que ele era mantido na cabana e alguém simplesmente o "libertou" quando destruiu uma parte das cinzas que rodeavam a casa...


- Ben teve seu encontro com Jacob! Ele não sabe disso, mas Ben teve seu encontro com Jacob, não Locke. O mais interessante foi que Jacob seguiu acreditando em suas palavras e simplesmente deixou que Ben escolhesse seu caminho. Em momento algum Jacob tentou convencer Ben de que não matá-lo seria o caminho certo ou errado. Cabia a Ben, e somente ele, decidir o que fazer... Acho que Ben errou!


- O Tear: Segundo alguns fóruns gringos, o que estava escrito na tapeçaria que Jacob fizera era "Que os Deuses lhe deem tudo que o seu coração desejar", em grego a frase era essa: ΘΞΟΙ ΤΟΣΑ ΔΟΙΞΝ ΟΣΑΦΡΞΣΙ ΣΗΣΙ ΜΞΝΟΙΝΑΖ.


- Jughead e o plano de Faraday! Sabemos que Faraday acreditava que explodir a Jughead acabaria com a SWAN e evitaria a queda do Oceanic 815. Mas acho que ele errou!! Ao acionar a bomba e somada ao eletromagnetismo, acredito que energia foi suficiente para enviar os losties de volta para o futuro, junto com Ben e Sun em 2007!! O melhor: com Juliet viva e feliz com Sawyer!!! Deixa a Kate pro Jack mesmo...


- Os votos de Jin! Só uma amenidade, mas quando Jin disse que tinha escrito seus votos, pensei que seria uma texto enorme... Mas não! Tudo bem, falou pouco, mas falou bonito. Só que podia ter decorado, não!?


- Um arco-íris! Só uma observação que fiz durante o episódio. Quando Sawyer, Kate e Juliet chegam a praia, temos um arco-íris ao fundo...


- Deu branco! Normalmente, quando não sabemos de algo, "ficamos no escuro", certo!? Mas LOST nos deu "um branco", o Fade to White, ao final do episódio.




Season Finale sempre tem muito o que comentar e debater. E cada vez que revemos o episódio encontramos mais detalhes...

E fiquem ligados no Teorias LOST durante as "férias" da série. Vamos continuar trazendo conteúdo para que todos possam debater e deixar suas opiniões...

Grande abraço e namastê!

Leco Leite - Mario Toshio

19 Comentários:

:) Mai (: disse...

ótimo episódio! Mas percebi um erro de continuidade na cena final, quando Juliet aparece lá embaixo, com a bomba. Na primeira cena, ela tosse e sangra pela boca...depois aparece a bomba e quando volta pra ela, n tem mais sangue nenhum!!

DeChamps disse...

Seguinte... Eu pensei nisso hoje também... Quano ao "inimigo" estar preso na cabana, e na verdade realmente foi esse inimigo, que disse "HELP ME" a john locke...

Veremos!

Bairbas disse...

Pra mim ficou clara a idéia de que Locke não é e nunca foi especial, como dizia. Richard não viu nada em especial nele nem no teste em sua infância, nem nos outros encontros ocasionados pela descontinuidade do tempo, ele novamente questiona esse carater ao indagar Jack sobre o carequinha; na época do acidente ele (e os outros) consideravam Locke especial por conta das "dicas messianicas" dadas pelo próprio Locke, que junto a Richard induziram a erro reciproco na construção do messianismo de Locke induzidos pelo "men in black" inimigo do Jacob. Lembrem-se que foi o falso Locke que mandou Richard encontrar o verdadeiro Locke baleado e lhe dizer pra entregar-lhe uma bulsula no próximo encontro e dizer q ele deveria morrer, e esse encontro no passado foi muito importante na construção dessa "liderança" da qual o falso Locke se aproveitou.

O inimigo de Jacob assim, manipulou a todos, ludibriou a Richard (q por já ter sido chamado pelo hononimo em latim, deve ser da época e povo q essa lingua era usada (romanos? eles tiveram bastante contato com a decadencia egipicia) e não do Black Rock)e conseguiu seu objetivo por meio da "manipulação" de Ben.
O inimigo é, ou controla o monstro, a ordem dada a Ben de lhe obedecer em tudo deixa isso claro.
Não sabemos sobre Christian, ta com quem? Jacob ou seu inimigo? Penso que da mesma forma q Locke teve sua forma copiada, Christian também o teve, mas por que seu corpo não foi encontrado, ao contrario do de Locke e pq usar Christian?
Acho q a cabana prendia Jacob, uma vez q o grupo misterioso foi para la encontra-lo, e com a pista deixada pendurada no facão, finalmente chegaram onde aquele q procuravam estava.
O santuario de Jacob fica num dos pés, acredito q algum dia, o do seu inimigo ficava no pé q, junto à estatua, foi destruido.

Anônimo disse...

Duas perguntas:

- Será que o "Paul" era quem estava no corpo de Christian até o momento em que o corpo de Locke chegou na ilha?

- e sobre o círculo, ou foi a Claire ou a Rose e o Bernard em 77 quem o libertou, não? e quem estaria usando a cabana agora, a Claire? Sozinha, agora que o Christian "voltou a se morto"?

mim disse...

Não lembro de alguém ter comentado pq a Illana estava toda enfaixada quando Jacob a encontrou.

Além disso, a pergunta sobre Lapidus ser um possível candidato nos levou a possibilidade de Jacob poder utilizar o corpo dele para voltar....por pura viagem imaginei se também não poderia usar o corpo de Locke. Seria estranho e improvável, mas tb muito interessante ter dois Lockes andando pela ilha...o gêmeo bom e o gêmeo mau =)

O fato é que ainda é difícil aceitar que ele morreu de uma forma tão...tão...besta, afinal não acho outra palavra. Como o Richard mesmo comentou, ele não era para ser especial?

Bjos de alguém que estava longe esse tempo todo com medo de spoilers soltos pq queria surpresa absoluta =)

Anônimo disse...

No final do capítulo Jacob estava sentado na mesma cadeira com a qual Ben fingia conversar com o próprio na cabana.

Filipe Bruno disse...

Essa questão de Lapidus der um possível candidato a abrigar em seu corpo Jacob é cabivél. Talvez Locke seja a reincarnação do inimigo de Jacob, por isso que Jacob disse:
- Você encontrou sua passagem.
e o "Fake-Locke" disse:
- De fato incontrei, e não faz ideia do que passei, pra está qui.
Talvez esse cara é que estava preso na cabana, ninguem conseguia ver ele porque ele tinha morrido..

sei láh...

mim disse...

Mas tem que ser o Lapidus? hahaha...Pensando no caso de alguém ter que morrer e nesse caso que não seja um personagem importante, até vai. Mas seria bem estranho ver o Lapidus assumir um papel tão importante quanto o Jacob por uma temporada inteira.

mim disse...

O que eu achei mais interessante neste episódio pode ser resumido na cena inicial. Ali vemos Jacob defendendo a raça humana (supondo que eles sejam uma entidade acima) e seu antagonista com opinião contrária. Logo depois o mesmo Jacob aparece a várias pessoas que poderiam assumir um caminho torto, aparentemente mostrando que eles podem continuar ou podem seguir um caminho melhor.

Acho que é nisso que se baseia "A Lista de Jacob" e por isso essas tenham sido as pessoas escolhidas para a ilha. Talvez ele queira provar ao seu "adversário" que essas pessoas, tão perdidas em suas vidas, podem sim recomeçar e pelo livre arbítrio serem pessoas melhores em um lugar que desse essa oportunidade.

*

Outro ponto que me chamou atenção vem de The Constant. O incidente foi tão forte quanto a destruição da Cisne quando Desmond virou a chave. E o efeito colateral nele foi sua mente viajando, não dentro da ilha, mas pra fora dela, afinal ele foi alternando a consciência no mundo real em outro tempo e na própria ilha. E bem lembramos que no mundo real (vou chamar assim pra facilitar) ele se lembrava de tudo o que tinha acontecido, só não entendia.

Imagino que se der certo o plano de Faraday eles poderiam realmente aparecer no avião ou no aeroporto na exata situação em que se encontravam, mas com o mesmo efeito colateral do Desmond, se lembrando de tudo o que passaram e dos rostos uns dos outros. Seria uma nova chance após tudo o que passaram, um novo recomeço.

*

Mas pra variar, apenas especulações e vamos ter muitos meses pra isso.

Leonardo Targa disse...

bom ... eu assisti o ep soh uma vez e sem legenda ... então posso ter perdido alguma coisa ... mas ninguém vai comentar a cena da kate e da juliet crianças e os pais se separando??? elas são irmãs ou meio irmãs??? será que tem a possibilidade de a juliet ter ficado com o pai enquanto kate ficou com a mãe???

pode ser muita viagem mesmo mas beleza ...

namaste

agora soh em 2010 ... nao vejo a hora de começar a pipocar videos e spoilers sobre a sexta temporada

Unknown disse...

Não era Juliet e Kate... era Juliet e sua irmã cancerosa... a cena foi pra mostrar em que se baseava a decisão dela no futuro.

Eduardo Pinheiro disse...

Eu acho engraçado essa fé que muita gente tem em Faraday. Na boa, acho que a grande descoberta dele foi a tal Variável. Ele entendeu que a "Whatever happen, happen" pode ser quebrada pelo livre arbítrio [alô Jacob!] e como não sabemos pra quem ele trabalha fica a dúvida se ele queria que tudo mudasse ou não. Eu particularmente acho que ele jogou com Jack. Ele voltou para 1977 para garantir que Incidente aconteceria e sabia que o Incidente era a bomba e Jack o faria acontecer. A circularidade dos eventos que ficou clara nessa temporada dá conta disso. Faraday quis garantir que tudo ficasse nos eixos, só não sei porque - ou pra quem... hehe...

Temporada muito boa, com alguns episodios meio caidos, mas no geral muito boa.

Anônimo disse...

Gente só um comentário solto, todos os episodios até hoje terminou com o fundo preto e letras brancas... vide Jacob vestido de Branco no inicio do ultimo episodio. Nessa foi diferente, fundo branco com letras pretas vide o "irmão" de Jacob vestido de preto no inicio do episodio, isso mostra a inversão de "valores", vamos assim dizer, na ilha. Antes o "anjo" branco dominava, agora o "anjo" preto esta vivo e livre da cabana...MAAAAAS lembrem das palavras de JAcob antes de morrer e da cara do falso locke ao ouvir eles estão chegando, traduzindo: "os soldados que recrutei durante muito tempo estão chegando" talvez chegando com a Ilana ou chegando de 1977... pensem....

Unknown disse...

Bem, não sei se alguem aqui ja comentou isso, é pq não lí os comentarios que aqui estao.

Me intrigou uma frase antes do Jacob morrer que foi: "eles estao vindo". Eles quem?
Sera o povo que esta la fora na praia, ou simplesmente os losties que estao em 1977!?
Fica claro pra mim que, a frase "eles estao chegando", estaria se referindo ao losties de 1977 e não ao povo que estao fora do "pé".


Bem, so foi um comentario solto que tive, e outros tbm que tive, mas que alguns aqui ja postaram quando li uma parte dos comentarios.
No mais, episodio show de bola, tipico de lost nos ultimos episodios de cada temporada.

Unknown disse...

Pessoal... eu mais uma vez pensando com meus botões...

Se o inimigo de Jacob é o monstro de fumaça preta, não seria possível existir um outro monstro de fumaça branca? :p

Talvez seja este que o Locke viu na primeira temporada e disse que era "lindo"...

Unknown disse...

Vamos viajar ainda mais, vemos nesta parte do blog http://www.teoriaslost.com/2008/09/os-40-mistrios-de-lost.html este mistério ainda não respondido 12- Como Locke, Eko e Desmond saíram ilesos da implosão da Estação Cisne?

Mas se todos perceberem Desmond só começa a ter visões do futuro após esta implosão, sera que Desmond e Loke nessa implosão não viajaram no tempo e voltaram de alguma forma mas com "amnésia", e que nessa mesma implosão não teria relação com o Fake-Loke ( a não ser claro que a teoria de que o Fake-Loke seja realmente alguma manifestação do "monstro" ou do "inimigo" de Jacob esteja confirmada. Pode ser viajem minha mas que seria cabivel isso seria não ?

Anônimo disse...

Mas ,e se...
Lembram de quando Ben chamou o "monstro de fumaça" simplesmente deixando escorrer um pouco de água
por um buraco na pedra e falando pelo mesmo buraco?O que são os líquidos vermelhos e amarelos nos vidros na cabana de Jacob?
Bom talves a ilha seja um tipo de organismo vivo,um ser e não uma simples ilha e Jacob e seu Gêmeo do mal(será que é ele que é mesmo do mal???)estejam lá contra a vontade da ilha.Ou seria a ilha uma nave mãe? E Jacob e seu "irmão" não estariam talves presos aqui em nosso mundo?
Afinal por que o irmão teria tanto ódio de Jacob?Em tempo sabiam que "Jacó e Sara" na Bíblia são os pais de "Benjamin", e "Sara morreu durante o parto de Benjamin"… Será que Ben...kkk Cara to mais Lost que nunca.
Ass.KATARN-BR

Renan Oliveira disse...

Olha so. fugindo um pouco do assumto, algume alem de mim notou a fumaça branca aparecendo literalmente??? Na cena que estao todos juntos na DOCA e Sun aponta uma arma para Ben a fumaça aparece, vejam tirei screens e colocquei no meu orkut, breve hospedarei. Entao realmente podemos dar por concretizada a teoria de que Jacob realmente pode se transformar naquela fumaça e interferir corporalmente como fez com Hurley ou nao.
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=1066991481825195750&aid=1253101858

Unknown disse...

bom episodio, tambem achei.
mas tambem notei um erro na cenografia...
quando jacob vai ter com kate crianca na decada 80, no fundo do supermercado, tem um aparelho de som a tocar, que e' um panasonic 5cd changer... como em 1980 um 5 cd changer?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats