quarta-feira, 20 de maio de 2009

Caminhos e escolhas...



Jacob: "Você pode fazer o que ele pediu para você ou ir embora e nos deixar resolver nossos problemas. Você escolhe."
Ben: "Escolha? Que escolha eu tenho?"





Jacob deixa claro para Ben que ele pode escolher o que deve fazer. Isso se repetiu nas visitas que Jacob fez aos losties. Mesmo não usando palavras que diretamente diziam isso, ele deixou que cada um deles escolhesse o que gostaria de fazer. Podemos pensar, por exemplo, no jovem Sawyer que recebeu a caneta de Jacob e decidiu escrever a carta...
Ben acreditava não ter escolha e que deveria matar Jacob por tudo aquilo que fez em seu nome, todas as listas e orientações. Mas Ben fez porque quis!! Fez por acreditar em Jacob. Por fé em Jacob...

E qual a culpa de Jacob!?

Pela primeira vez na série tivemos a chance de viver no passado da Ilha e acompanhar os vários eventos do passado e muitos deles tiveram a participação dos losties "viajantes no tempo".

E eles sempre tiveram o direito a escolha. Em uma delas vimos Jack simplesmente se negando a ajudar o jovem Ben, após Sayid ter escolhido matar o menino. Mas Kate e Sawyer escolheram salvar Ben!!

Mesmo podendo escolher o que fazer em alguns momentos, o destino se mantinha intacto e na grande máxima da temporada: "o que aconteceu, aconteceu". Deve ser muito estranha a sensação de tomar uma atitude pensando em mudar algo e na verdade ser o motivo...

As escolhas dos losties os levaram a fazer parte de um dos maiores momentos da história da Ilha: o "incidente". E mais que isso, fizeram deles parte do evento e responsáveis por parte dele. Além claro, de Radzinsky ser o culpado pela liberação eletromagnética. Então eles acabaram criando mais um passo na série de eventos que derruba o Oceanic 815...

E talvez o ponto mais importante que fiquei pensando nesse incidente é o papel de Juliet.

Ao detonar a Jughead, Juliet acabou sendo a provável causadora da radiação que deve dar origem aos problemas de fertilidade na Ilha. Curiosamente, o mesmo problema que a levou para a Ilha.

Não acredito em destino, mas em LOST não há como negar sua existência. As escolhas nos levam a um novo caminho que termina, sempre, em uma nova escolha. Se ao final de todas as escolhas chegaremos em um mesmo lugar, qual o valor da escolha!?

Agora ficamos pensando quem está certo: Jacob ou seu inimigo!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

29 Comentários:

@alencah disse...

Tô torcendo pro Esaú, num vô mentir..

Nama..what?

Leco Leite disse...

hauhauhahuha...

E não é que eu tenho uma certa tendência a isso também, Alencah!!

Zeck Polastrelli disse...

Eu "torço" pro Jacob.
Creio que ele tenha sempre tentado fazer as pessoas serem melhores... como vimos a conversa de Jacob e "Esaú" que "eles chegam, lutam, destroem e corrompem"... O processo de escolha para o pessoal do suposto BlackRock deve ter sido o mesmo, ele foi até eles e os tocou etc.
Como sabemos todos os losties, exceto alguns poucos, tem um passado sombrio... uma é assassina, outro é um charlatão, outro um torturador, etc.
E Jacob os escolhe pra tentar provar que seu irmao "Esaú" está errado... errado talvez em pensar que os humanos são todos egoístas e chegam e destroem tudo... creio que seja isso.
E como o próprio Esaú comenta, eles chegam destroem corrompem etc, ou seja, provavelmente já tivemos outros "losties" ali na ilha... hehehe.
Será meu Deus?
ASHUIHASI

Anônimo disse...

Ótimo post, Leco.

Unknown disse...

Eu tô de implicância com o Jacob (prontofalei).

Essa coisa de livre arbítrio, de deixar pensar por si só, leva um pouco a omissão, neste caso, em Lost. Achei Jacob quase "passivo". Até pq, sei lá, ele parecia saber de tudo. Vai ver é isso mesmo. Ele foi o empurrão, como diz para o Jack na máquina. Há quem fale de Deus assim, desta mesma forma.

Lembro de "O Advogado do Diabo" no qual Al Pacino tinha uma fala incrível sobre isso.

Livre arbítrio existe, claro. Cada dia que a gente acorda, cada decisão que a gente tem, mínima que seja, é fruto do livre arbítrio. Tem vários filmes e livros sobre isso. Tem um que adoro, que fala sobre como os anjos invejavam esta particularidade humana. Mas ela não é isenta e muito menos alheia ao que se cerca. Todos eles tiveram opções sim, mas muitas vezes foram diretamente levados a elas. Uia, tem até atenuante de crime quando se tem uma boa razão/motivo/causa para matar alguém .

Quanto ao Destino...era o deles cair na ilha :)

Aí que vem o perdão, redenção, entrega, entendimento, comprometimento e...aceitação [momento fofo] e isso é só para quem tem fé :P

Anônimo disse...

Sr. Leco, me permita uma correção: Escreveste ''..As escolhas nos levam HÁ um novo caminho que termina, sempre, em uma nova escolha.''

O certo seria... nos levam A um novo caminho...(sem H).

Abraço.

Aline - Campinas SP disse...

Olá será que a radiação liberada, além de causar os problemas de fertilidade tbm causaram o câncer em Ben??? Acredito que sim... Muito boa essa temporada.. E o blog que acomphanha tudo.... Abraços.

Nanamelon disse...

Também tô torcendo para o "Esaú", eplo menos até que me provem o contrário.

Sobre a questão livre arbítrio x destino, não acho que sejam coisas assim tão antagônicas. É tudo uma questão de perspectiva. O livre arbítrio existe no nível dos indivíduos, e o destino é o conjunto das escolhas destes indivíduos.

Tenho uma teoria sobre a bomba e o bolsão de energia, mas acho que o texto vai ficar comprido pacas. Mais tarde eu posto.

Malucom disse...

Concordo em parte com o comentário da juliana.

Destino e livre arbítrio coexistem.

Um indivíduo está destinado a chegar num determinado ponto. Nele, tem caminhos distintos que ele pode escolher.

Linus disse...

Zeck

Desde o começo achei isso: Jacob quer provar que as pessoas tem uma essência boa e seu "adversário" quer provar o contrário: as pessoas são más por natureza e deixam seu instinto aflorar em situações extremas.

Rose e Bernard são os únicos q provam a idéia de Jacob.

Anônimo disse...

4+8-15-16-23+42 = 0

Leco Leite disse...

Bom, eu não acho que ninguém tenha um destino final, a não ser a morte. Não concordo com essa idéia de "Um indivíduo está destinado a chegar num determinado ponto"...

Para mim existem várias escolhas e vários "destinos"...

Linus disse...

Leco

Eu sempre acreditei no seguinte: existe vários caminhos e cada caminho nos leva a um destino determinado. Mas a escolha de qual caminho escolher, é nossa.

Senão, seríamos meros fantoches. ;)

flafera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu ainda acho q esses últimos evendos ocorridos foram os últimos de um ciclo....mas...em se tratando de LOST...NUNCA SE SABE!
Prefiro acreditar que Jacob conseguiu desta vez,mas e o q virá adiante? :P

Giu disse...

Bom... não sei se alguém já comentou isso aqui, porém vou instigar vocês em algo que ontem a noite fiquei bastante intrigado.
O que vocês acham sobre aquela fantástica recuperação de Lock? E sobre ele saber a hora em que iria chover, o conhecimento incrível que ele detinha sobre os caminhos da Ilha...??? Quem achou a escotilha? Quem achou o avião dos traficantes? E tantos outros mistérios que ainda não foram revelados sobre ele...
Para mim, depois do final dessa temporada, Lock nunca foi Lock na Ilha.
Pensem nisso.
Abraços.

Gabriel Lindenbach disse...

Torço para o Jacob, sempre acreditei nele, mesmo antes de vê-lo.

Anônimo disse...

O último comentário disse tudo. A verdadeira chave de todo o enigma está em John Locke, que na verdade nunca foi John Locke, e ao mesmo tempo foi. Bem típico da série, e ainda assim, genial.

Zižek,o gato. disse...

Já comentaram aqui sobre nomes bíblicos: Jacob, Benjamin (figuras bíblicas), mas e os científicos? Locke, Hume (filósofos), Faraday (cientista)...

Linus disse...

Giu,

Sabe q me passou pela cabeça a mesma coisa dias atrás? E se Locke, sempre foi o "inimigo" de Jacob?

Não cheguei a refletir o suficiente e nem formular teorias onde as coisas se encaixam sobre o assunto a ponto de poder defender essa idéia...mas é algo q simplesmente me ocorreu tb.

Lembram-se do Locke qnd o 815 caiu, nos primeiros episódios da série? Ele era mto parecido com o falso-Locke desta temporada. Era um mistério em carne e osso! alguém q parecia saber muito sobre a ilha para o pouco tempo em q estava lá. alguém para quem todos olhavam com receio...

Não deixa de ser algo para se pensar. ;)

E outra...lembram-se da fala do inimigo de Jacob?

"Vc não faz idéia doq eu passei para estar aqui..."

Ou seja, ele dá a entender...q é coisa de bem mais tempo doq apenas oq vimos na quinta temporada.

Mas repito, tem mtas pontas pra amarrar ainda.

Linus disse...

Danielle

Sobre livre-arbítrio, mtas religiões (principalmente as que pregam a reencarnação), dizem o seguinte: Deus, o bem, os anjos, os espíritos bons, ou oq que que seja, interferem o mínimo possível no nosso livre-arbítrio. Isso porque, cabe a nós decidirmos oq é o certo, oq devemos fazer, etc. Se não tivéssemos essa capacidade, que mérito teríamos em sermos bons? Faríamos o bem, simplesmente pq fomos induzidos a isto. Nós somos orientados, recebemos todo o tipo de ensinamento sobre o bem...mas temos a liberdade de escolha sobre oq fazer. Assim me parece Jacob. Ele orienta, mas como deixou claro a Ben e Hurley, não obriga ninguém a fazer o "certo" (pq até aqui, não temos como saber se aquilo q vimos é mesmo o certo).

Da mesma forma, podemos associar o inimigo de Jacob ao mal. O mal, segundo estas mesmas religiões, esse sim tenta interferir no nosso livre-arbítrio, nos induzindo a fazer as coisas erradas. Um exemplo claro, seria o falso-Locke, enumerando motivos para que Ben matasse Jacob.

Bom, cada um tem sua crença e não estou dizendo q SEJA isso q falei, mas como vc entrou na discussão, achei legal falar isso. :)

Anônimo disse...

Posso estar inspirada pelo título do filme, mas alguém já pensou em "Anjos e Demônios"? Faria sentido, já que a série é repleta de nomes bíblicos e deuses egipcios. A teoria que tenho é que Jacob é uma espécie de anjo e seu parceiro de demônio e que, na verdade, toda vez que vemos alguém que já morreu é esse perceiro de Jacob, uma vez que demônios podem assumir qualquer forma. Pensei nisto porque, no começo do último capítulo, o parceiro de Jacob diz que, o que ele mas quer é mata-lo. E não é isso que acontece no final?

Giu disse...

Linus,

Perfeito!
Essa frase: "Vc não faz idéia doq eu passei para estar aqui..." não foi dita por acaso.

Foi exatamente isso que eu quis dizer a respeito do Locke, principalmente no começo da série. Estou revendo muitos episódios iniciais e nota-se o comportamente dele bem típico dessa última temporada.

Olhem só... a série inteira Locke foi muito explorado, assim como Jack, Kate e Sawyer (não estou ignorando o resto, mas por favor, esses são os "caras" da série né...).
Contudo, Locke é o personagem que querendo ou não carregou muitos momentos bem dúbios quase imperceptíveis, mas se prestássemos atenção melhor poderemos perceber as semelhanças que estou me referindo.

Será que não seria interessante abrirmos um tópico para discutirmos Locke mais especificamente???

Abraços a todos!

Linus disse...

Giu

É uma idéia interessante abrir um tópico sobre o Locke. Ele sem dúvida é o personagem que mais renderia assunto.

E sobre essa teoria, devemos lembrar sempre o seguinte: Locke sempre agiu por conta própria. Aos olhos dos outros, muitas vezes ele fazia oq fazia para o bem de todos, mas nem sempre foi assim. É inegável q ele sempre agiu pensando primeiro em sí mesmo ou nos ideais da ilha.

Vamos ver... :)

Zižek,o gato. disse...

Eu acho algo bastante curioso: apareceram cenas da infância de praticamente todos os personagens, mas alguém lembra de ter aparecido alguma cena de infância de Jack?

Gabriel Lindenbach disse...

O Jack que morra, hahaha

Linus disse...

William

Apareceu cenas da infância do Jack, no início da primeira temporada.

Zižek,o gato. disse...

Tem razão. Estive revendo a primeira temporada, nem lembrava. Grato.

Rodrigo Marduk disse...

pessoal, eu não acredito que o Locke que voltou a andar na ilha seja desde o inicio o inimigo de Jacob (que eu aposto com qualquer um que ele é Esaú), mesmo porque o comportamento de Locke era por causa de sensações que ele tinha, acreditava que era a ilha conversando com ele. Mas agora ficou claro que ele foi manipulado por Esaú o tempo todo, como no momento em que ele foi avisado por Horace onde estava a cabana...sendo que Horace ja estava morto! Ou quando era guiado pelo Sr. Eko, sendo que este por sua vez era guiado pelo irmão...que também estava morto!! E ja percebemos que o monstro da fumaça possui a habilidade de se passar por quem ja morreu (coloquem na lista também o pai do Jack que orientou Locke a mover a ilha), e me parece que Esau e o monstro são o mesmo ser. Agora, tem algo curioso: e as aparições de Walt para Locke e os outros quando ele estava preso pelos hostis ou quando ele ja estava fora da ilha? Terá sido Jacob, afinal Walt está vivo. Ou será que o garoto também possui uma habilidade especial e por isso foi alvo dos hostis? Por hoje é só, valeu, Namastê!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats