terça-feira, 19 de maio de 2009

Mistérios - Os losties evitaram ou causaram o "incidente"!?

Que tal debater alguns mistérios que ficaram em aberto ao final da 5ª temporada, enquanto esperamos a próxima!? Temos algumas perguntas interessantes no post de "Mistérios e Respostas" que podemos usar para debater...

Vamos então debater um Mistério por semana!!

Para começar...
Faraday acreditava que usar a Jughead para destruir a estação SWAN evitaria que o Oceanic 815 caísse na Ilha no futuro. Seguindo esse plano, você acredita que os losties mudam o futuro ou foram os responsáveis pelo verdadeiro "incidente"?
E o que acontece com os envolvidos nesse momento!?

Os comentários estão abertos para saber o que vocês pensam sobre essa questão!!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

65 Comentários:

Thiago Martins disse...

Acredito que o incidente foi causado pelos losties, mesmo já existindo a fonte inesgotável de energia no bolsão violado por Radzinsky. Com a explosão da jughead, os níveis de energia foram alterados e elevados pela junção das duas fontes. O bolsão, ali chamado, absorveu a energia da jughead, criando imensa instabilidade controlada somente pela digitação dos números. Acredito que o incidente é a instauração do sistema da SWAN para controlar os níveis atômicos uma vez que o magnetismo independe da bomba detonada por Juliet. Sendo assim, os losties foram responsáveis pela estrutura que conhecemos na 2a temporada e graças a eles a destruição não foi maior... Agora... entender como houve o controle da energia e o que os símbolos egipcios têm a ver com isso é mais complicado... Lembram que quando zerou o marcador dos 108 minutos aparecem os símbolos em vermelho? Acho que foi mais ou menos assim...

Anônimo disse...

O proprio incidente tanto poderá não ter sido evitado pelos Losties como também não ter sido provocado pelos mesmos. Terá mesmo acontecido a explosão da bomba por parte da Juliet? Será que a bomba ainda estaria activa? Nãos nos esqueçamos que no episodio da Jughead o proprio Faraday deparou-se com o estado de conservação da bomba. O Incidente poderá mesmo ter sido o que se passou no fim da Temporada, sem que os Losties podessem ter evitado...e os famosos 108 minutos poderão muito bem ser o tempo de diferença entre o começo dos furos por parte de Radzinsk e a altura do Flash com que nos deparámos no final do episódio.

Grande abraço para os LostFans

Unknown disse...

E tem outra coisa que ainda está obscura pra mim.

Quando Locke parou de paertar o botão, Swam ia explodir, até que desmond girou a chave. O que exatamente foi aquilo... se aquilo iria anular a energia toda, por que não o fez desde o primeiro instante?

Robertson Maxwell disse...

Eu acredito que eles causaram o incidente, até porque o dr. Pierre machuca o braço e acredito que esta seja a explicação para ele usar uma prótese no braço... sei lá, é a minha opinião

Anônimo disse...

O tempo é como uma rua. Voce pode ir para frente ou para trás, mas não pode criar outras ruas.
To nessa!
A fala do Milles me parece bem didatica:
- "Vocês pensaram que isso pode ser a cauda do incidente?"

Ultimas paravras de Jaboc:
- Eles estão voltando.

Para mim está claro que a turma de 1977 está voltando para 2007.
A minha duvida é se Saidy vai voltar com um buraco de bala no meio do peito e em que estado de saude se encontra Julliet.

Thiago disse...

Dificil saber o que realmente vai acontecer na proxima temporada heim?! rsrs.

La vai...

Eu acredito que eles criaram sim o incidente por algun motivos:

- A ideia de sempre o que aconteceu aconteceu.
- Por esta temporada estar nos mostrando todas as coisas que influenciaram e construiram o que assistimos nas primeiras temporadas
- Pela necessidade de todos eles precisarem voltar para a ilha, pois cada um teve um papel importante para o desenrolar da historia.
- Pelo fato do Dr. Chang perder a mão dentre outros...

Porem, acredito que a jornada deles nao terminou, pois estão vivendo o presente e com este incidente podem sim ser transportados para o futuro (2007) que observando bem nos daria dois cenarios...

1- o que aconteceu aconteceu, e o aviao cairia e tudo aconteceria denovo e Locke voltaria a andar, etc etc e parariam no passado denovo.. Dharma bla bla bla rsrs

2- Os losties do presente, os quais ja cairam na ilha, ja viajaram para o passado, e presenciaram o incidente, estariam agora em 2007. Finalizar o ciclo junto ao "Smoke Locke Monster" Ben, Richard e companhia ltda. rsrsr

Mas a parada é sinistra rrsrs

Te vejo em outra vida Broderrrr

Fernando disse...

É CLARO QUE ELES EVITARAM O INCIDENTE OU, PELO MENOS, NÃO INTERFERIRAM EM NADA DO QUE ACONTECEU.

ISSO PORQUE A ESCOTINHA TINHA POR OBJETIVO JUSTAMENTE EVITAR A CARGA DE ELETROMAGNETISMO E NUNCA NUCLEAR.
ISSO ENSEJOU A QUEDA DO AVIÃO OCEANIC E A VIRADA DE CHAVE DO DESMOND...

COMO SERIA POSSÍVEL QUE UM INCIDENTE NUCLEAR, CAUSADO POR PLUTÔNIO, TIVESSE AQUELE EFEITO????

NUNCA!!!!!!!

Anônimo disse...

Pra mim nada mudou, por Pierre Chang ter perdido parte do braço, dá uma dica..

Jacob Lapidus disse...

incidente nuclear causado por plutonio? tem certeza que voce esta falando da mesma série que nós? rsrsrs

era uma bomba de hidrogenio, só isso e nada mais rsrsrs e aquele era só o núcleo... grande parte da toneladas ficaram para tras... ou seja.. o nucleo (claro) é responsável pelo grande pipoco do trovao, mas nao de todo ele.

e outra coisa... a estacao era apra ESTUDAR, PESQUISAR E MANIPULAR... nao ficar digitando numeros para evitar que a parada gerasse o fim do mundo... isso foi preciso por causa da influencia deles... da bomba e do proprio radzisnky que furou demais a parada... resultado? BUM!!! incidente não evitado!

Anônimo disse...

O QUE ACONTECEU, ACONTECEU!

Malucom disse...

Eu acho que quem provocou o incidente foi o mala do Radzinsky.

Afinal ele que perfurou mais do que devia e liberou a energia.

Não acredito que a jughead tenha detonado. a energia foi liberada como na vez que desmond girou a chave e o clarão os levou pra o presente.

kawik disse...

eu acho uma coisa meio diferente...

Se o tempo é como uma rua de mao dupla, entao imaginemos um poste que sempre esteve la. Quem pos? Alguem.
Mas em algum momento ele foi posto, certo?

Entao eu acho que a bomba foi explodida por alguem no passado, talvez, quem sabe, por uma perfuracao errada, onde, quem sabe novamente, Pierre Chang perdeu a mao.

Mas, quando eles (nossos amigos Losties) voltaram para 1977 e comecaram a mudar pequenas coisas no tempo. Mas o tempo tem uma maneira de se corrigir a si mesmo.

Sendo assim, Pierre Chang tinha que perder a mao, e perdeu no acidente com o bagulho caindo na mao dele.

Da mesma forma, ele (ou alguem) pode ter sido o responsavel pela explosao. Quando os Losties comecaram a mudar o tempo, entao o tempo se corrigiu, colocando a Juliet no lugar e hora corretos para que ela fizesse os fatos acontecerem. Ela foi, desta vez, a responsavel pela explosao.

Eu acho q é isto.

Qq vc acha Leco?

Hake disse...

eu acho que eles realmente vao mudar o tempo, e para mim isso faz parte do plano de Jacob antevendo que o fake lock o iria encontrar ele simplesmente sempre controlou tudo na ilha por isso ele pode ter planejado tudo isto para que depois de o matarem ele poder voltar a viver. pode estar confuso mas pode ser isto...

Unknown disse...

Eu estou ajustando as idéias...rsrs
Pode ser que tudo faça parte de um ciclo.E,como o q acontece-aconteceu e pronto, só resta uma esperança de q um dia algo falhe "o incidente" e algo mude.A conversa do Jacob com o "quem sabe fumaça preta"..rsrs, no episódio me fez pensar assim...
Agora resta saber se...deu certo desta vez (?!). Jacob já sabia e esperava aquilo,o ciclo...q eles estavam voltando!
bjs a todos...

Almirante Águia disse...

Se analisarmos o ponto de vista dos losties, quando resolveram que a explosão deveria realmente acontecer, eles não estavam preocupados com o destino dos habitantes da ilha, até mesmo porque já sabiam que mulheres, crianças e não operacionais já estavam fora de perigo.

A intenção deles era sair da reta e tentar voltar as suas vidas "normais". Apesar que para mim, quando o Miles falou sobre o incidente, ficou a impressão que eles iriam impedir Jack.

Ficou claro se não houvesse aquela explosão, o eletromagnetismo sugaria a ilha inteira e talvez o mundo, ocorreria uma catastrofe. Graças a bomba houve somente o chamado incidente, que foi tão necessário quanto os losties estarem lá naquele momento para promove-lo.

A Jughead é uma bomba de hidrogênio, mas o núcleo, o detonador, que foi levado ao poço da Cisne por Jack e acionado por Juliet, é uma bomba atômica, com potencia necessária para desencadear a explosão do hidrogenio, se toda esta operação deu certo, aquele clarão foi o "green card" para os losties voltarem ao seu tempo.

O famigerado botão, deve ter sido instalado a partir desta experiencia, Faraday acreditou que a estação jamais seria construida após a explosão, mas se enganou. A Dharma percebeu que poderia controlar a ação do eletromagnetismo e, deve ter improvisado o computador mesmo antes de concluir a estação, mais tarde instalaram uma pequena ogiva nuclear para resolver as coisas em caso extremo, a mesma que Desmond acionou ao virar a chave. Com isso impediu-se que o buraco negro do eletromagnetismo engolisse tudo.

Então a Cisne continuará a ser construída, o botão será aplicado para conter a energia a cada 108min e o 815 cairá, sem loopings, é a linha do tempo.

Namas...quê??

kawik disse...

Namas...quê? é otimo!

Bom, eu concordo bastante com o q foi dito ai pelo Almirante.... acho q o caminho fica meio por ai sim. Mas nao anula o q eu disse. Completa. Acho.

Sil disse...

Acho que eles mudaram o tempo, mas não sei o resultado rsrs.
Não podemos esquecer as dimensões paralelas...
Enquanto alguns viviam no passado aqueles que foram para o futuro não tiveram suas vidas alteradas. Na lógica do tempo linear qualquer alteração no passado seria fortemente sentida no futuro, uma coisa meio progressão geométrica.
Mas com a possibilidade de voltar no tempo teríamos que pensar em um tempo paralelo.
Seguindo na metáfora da rua, mas mudando um detalhe penso que a coisa poderia funcionar.
'O tempo é como uma rua. Você pode ir para frente ou para trás, (...)'
Contudo em minha opinião (caso fosse factível uma viagem no tempo) as coisas seguiram novamente a ordem do livre arbítrio. A cada esquina dessa rua poderíamos decidir por um desvio ou mudança no trajeto para o mesmo destino (como um caminho alternativo). Sem alterar o caminho feito no passado, mas alterando a paisagem do caminho novo para o mesmo destino.
Fiz um rolo né?rsrs
Até porque essa é a frase do Hurley e o anuncio do livre arbítrio. O presente é aquilo que vivemos. Ao alterar o passado iremos alterar um novo presente, não o antigo 'presente' .
Antes de cada passo cada decisão uma gama de possibilidades futuras surgem, mas só podemos escolher uma. Ao voltar haveria a possibilidade de escolher outra.
Exemplo o que Faraday disse para Desmond sobre procurar a Ellie, surgiu para o Des como uma memória nova.
A questão é para que futuro eles voltam para o antigo ou para o novo? Escolheram a mesma rua ou uma nova? A bomba era a rua nova ou a rua velha?
Agora vai saber se eu consegui expressão o que eu queria ...rsrs
Porque só sabemos do futuro num eterno 'só depois' no caso de Lost, só na próxima temporada...

bjos a todos

kawik disse...

Sil, eu concordo, em parte. Acho q vc so fez metade da viagem! :D

Vejamos.. por partes como diria Jack (o outro jack... heheh).

Bom..
"Não podemos esquecer as dimensões paralelas...". >>> Nao sao dimensoes paralelas. É A MESMA DIMENSAO, mas em tempos diferente.

"...as coisas seguiram novamente a ordem do livre arbítrio." >> Nao acho novamente. Whaterver happend, happend. O que aconteceu, aconteceu. O universo tem suas maneiras de corrigir o curso. Ate mesmo para a fisica atual, livre arbitrio é bullshit.

"Antes de cada passo cada decisão uma gama de possibilidades futuras surgem, mas só podemos escolher uma. Ao voltar haveria a possibilidade de escolher outra."
>>> Repito meu comentario acima.
No metter what i do, you're gonna have to die Charlie. (nao importa o que eu fizer (disse o desmond) voce tera q morrer charlie.


Acho q é isto. O restante, eu concordo. mas descordo! :D
hheheheh


[]s (ps: a discucao esta interessante!!!)

flafera disse...

para saber se a bomba explodiu ou não teriamos que saber qual reacão que o eletromagnetismo causa na explosão da bomba.
acho que uma bomba H explodindo ali iria deixar uma cratera permante no local e que poderia ser notado a diferença entre agora e quando eles acham a escotilha.
infelizmente não sei qual reaçao teria uma bomba h explodindo sendo afetada por uma grande quantidade de eletromagnetismo. =/(se alguem intenda explicar ajudaria)
não acho que eles mudaram o passado
e consequentemente afetaram o futuro, e comeco crer que não estamos em ciclo fechado de eventos ou seja se repetindo infinitas vezes.
O que acontece, aconteceu valeu nessa temporada por eles(losties) estaremvivendo seu presente mas a mesmo tempo o passado de varios outros.
na sexta e ultima temporada nada ainda aconteceu e ao contrario da quinta em que eles estavam preso numa sequencia de eventos que ja havia acontecido, na sexta eles vão ter sim o a chance de moldar o futuro,agora eles começaram a escreve-lo e não apenas participar como aconteceu nessa temporada em que eles tiveram sim participação importante e crucial,mas no que iria acontecer numa forma ou de outra.

escrevi d++++ se alguem teve a paciencia de ler ate aqui, parabéns voce é um bom leitor.

NAMASTÊ

kawik disse...

prometo q é meu ultimo post da noite... hehehe..

Achoq neste buraco foi construida a Orquidea.

Sil disse...

Kawik

Adorei vc concordar, mas discordando, até porque nem eu sei se concordo com minha teoria...
Fiquei pensando na questão do Desmond e me surgiu uma nova, e se o Des for o Paradoxo na linha espaço e tempo?
Quanto a física atual? Dependendo dos teoricos tudo é bullshit.
Não acho que os losties causaram o incidente, sim um novo incidente e o universo que de conta então...
O que me leva ao Jacob e o resto do coisa mítica que penso como um mito de origem? Até pelas refências, ai o universo da conta pelo caos, até pq no principio era o caos...ou o verbo rsrs

Parei tbm prometo!

Almirante Águia disse...

Não kawik, a Orquidea só poderá ser construída no mesmo lugar onde já sabemos que ela existe, a explosão foi causada no local da Cisne, e assim será.

Para a engenharia da Dharma seria muito bom que após a explosão ficasse uma cratera, seria mais fáci ainda para a construção da Cisne. hehe

Namas...quê??

Alencah disse...

Meu palpite: eles mudaram o passado.

O incidente foi até o momento em que foi furado o bolsão eletromagnético e todos os objetos metálicos foram puxados para dentro do poço.
Até este momento, o braço do Dr. Pierre Chang já fora atingido. Por quê eu acho que originalmente não houve explosão de bomba? Por que uma bomba H quando explode mata a todos. Vimos Pierre Chang, vimos Ben, vimos todos vivos até na época da purgação..
Depois, em 2007, Esaú encontra o seu LOOPHOLE.
Loophole significa buraco no loop. Loop é um fato confirmado pela conversa de Jacob e Esaú agora no "The Incident", quando Jacob chama o Black Rock de novo e Esaú fala: "mas por que? eles só vão corromper, lutar, destruir.."
Loop também pode significar CIRCULO. Círculo de cinzas é o que havia ao redor da cabana de Jacob. Ilana, quando chega na Cabana e olha para as cinzas, percebe que há um BURACO NO CIRCULO, UM BURACO NO LOOP, UM LOOPHOLE. Então, Esaú encontrou seu loophole, seu buraco no loop.
E então Esaú mata Jacob.
Ao meu ver, Jacob é o guardião do destino. Aquele que chama o Black Rock de novo e de novo, aquele que prende Esaú no LOOP infinito. Quando Esaú mata Jacob, o LOOP está desfeito.
Só assim, com o LOOP desfeito, acabou história de "Whatever happened, happened." E o que vemos dalí em diante foi algo que não havia acontecido originalmente, um buraco no loop, algo que mudaria o destino: JULIET explode a bomba, matando a todos.

Unknown disse...

vocês já consideraram que o daniel pode ter MENTIDO pra jack e cia sobre 'mudar o futuro'? ele pode ter dito aquilo só para que tudo saísse como deveria sair. de qq modo, como aquilo JÁ OCORREU, não importa se jack decidisse ou levar a bomba até o buraco da cisne.

na minha opinião, ninguém mudou nada, tampouco sabemos se a bomba explodiu mesmo.

o incidente foi a perfuração exagerada e tudo o que aconteceu ao redor, com a queda da juliet no buraco e o clarão/explosão ou não explosão da bomba.

os losties será arremessados pra 2007, onde se dará a batalha final.

namasteta.

Leco Leite disse...

Concordo em relação a bomba de Hidrogênio matar todos... desde que seja TODA a bomba e não só o plutônio...

Não acho que a parte que eles usaram fosse capaz de varrer a Ilha. Até pq, qual o objetivo em fazer bombas com 20 toneladas se apenas aquele núcleo com uns 10 Kg já seria suficiente!?

Anônimo disse...

pode estar tudo se repetindo novamente tipoo..o ultimo capitulo o ultimo momento do capitulo da sexta temporada,seja o jack abrindo os olhos na selva que nem na 1º temp. o que achamm?

Paralelo (Lauro Edison) disse...

RAZÕES DE POR QUE O FUTURO MUDOU...

- Passaram a temporada insistindo que "o que aconteceu, aconteceu". Pro final, Faraday e Jacob disseram acreditar que mudar o destino e possível. "Temos livre-arbítrio"; "somos as variáveis". E se eu pudesse falar do universo expandido de Lost aqui, terei mais argumentos, rs.

- A bomba explodiu, conforme Faraday queria. Se fosse só uma clarão do eletromagnetismo, não teriam porque focar em Juliet batendo na bomba. Pra quê? Pra fazer PEGADINHA na última cena da temporada? Acho demais.

- Os season finales de Lost revelam MUDANÇAS na série: homem na escotilha; existe mundo fora da ilha; veremos flashfowards; a ilha pode se mover. Se ESTE season finale só confirma que "o que aconteceu, aconteceu", não vimos nada demais. O único desfecho à altura de Lost é se vimos a primeira vez que o futuro foi mudado.

- Preparem-se para ver Universos Paralelos interagindo e os losties ingênuos chegando em Los Angeles! Lost SEMPRE muda a estrutura narrativa. Não esperem que a 6 temporada comece com "jumpfoward" dos losties, que nem a 5. Isso já foi.

kawik disse...

Entao, eu sou viciado em fisica, apesar de ser formado na area de Informatica.

Bom, Segundo ALGUMAS teorias fisicas, whatever happend, happend.

Entao, eu acho que se formos ver tudo que esta acontecendo na ilha, com a fisica real, tudo tem muita relacao.
Eles estao respeitando MUITO as leis da fisica para poderem fazer bobagem.

Nao vou me estender muito neste assunto, mas para quem quiser maiores informacoes, vou deixar alguns links que podem ser de interesse de alguns. (infelizmente, todos em ingles).

Link 1 - Tempo é uma ilusao
2 - O paradoxo do tempo: O presente exite?
3 - CRONONAUTAS- os viajantes do tempo
4 - Viajem no tempo, segundo o Wikipedia
Acho q por enquanto ja da pra queimar alguns neuronios. :D

Pra mim, e pra muitos fisicos : Whatever happened, happened. (nao que eu pense... heheh mas que eu apenas li, entendi e concordei)

abs.

Anônimo disse...

Olha, para os que acham que "parte da bomba" não explodiria a ilha.

DIÁLOGO DO INÍCIO DO EPISÓDIO:

Sayid: Faraday nunca quis mover o dispositivo inteiro. Deixou instruções detalhadas de como remover o plutônio central.Jack: Faraday me disse que precisaríamos anular o bolsão de energia. Apenas uma parte da bomba é suficiente para isso?Sayid: O núcleo em si é uma arma termonuclear. Deve ser mais do que suficiente.A bomba explodiu na potência normal e anulou o bolsão de energia, que era o incidente. E, digo de novo, todos morreram, a escotilha derreteu, já era.

Paralelo disse...

Putz, alguém exclua meu post acima, por favor! Vale este:

Paralelo disse...

¬¬'

Putz (2), alguém exclua meus DOIS posts acima, please! Vale este:

Olha, para os que acham que "parte da bomba" não explodiria a ilha.

DIÁLOGO DO INÍCIO DO EPISÓDIO:

Sayid: Faraday NUNCA QUIS mover o dispositivo inteiro. Deixou instruções detalhadas de como remover o plutônio central.

Jack: Faraday me disse que precisaríamos ANULAR o bolsão de energia. Apenas uma parte da bomba é suficiente para isso?

Sayid:O núcleo em si É uma arma termonuclear. Deve ser MAIS do que suficiente.

A bomba explodiu na potência normal e anulou o bolsão de energia, que era o incidente. E, digo de novo, todos morreram, a escotilha derreteu, já era.

kawik disse...

aventurahumana , nao tinha (ou acho q qse ninguem ligou uma coisa a outra) reparado nisto.

Acho q isto exclarece muita coisa. Faz com q as cosias voltem a ter sentido.

Sayd era o cara certo para estar la, mais do o Jack, em mais um "salto de fé", ele era quem sabia fazer a coisa, por mais q nao acreditava na eficacia ou ate mesmo no sentido de tudo isto.

Os produtores sao mto foda mesmo!

Carlos

Paralelo disse...

Quer saber do que mais?

TEORIA PARA O TÍTULO INVERTIDO

Jacob está de branco e pensa que o destino não está escrito. Seu inimigo está de preto e pensa que tudo se repetirá sempre.

A tela invertida no final é a dica: a escuridão do destino imutável sempre dominou Lost, mas a partir de agora, o lado branco (livre-arbítrio ON, destino OFF) vai predominar!

\o/

(Insisto pra se alguém puder excluir dois posts inúteis que fiz acima - eu sou o "aventurahumana" tb, diga-se)

Linus disse...

Olha, óbvio q em Lost tudo pode ser parecido com oq imaginamos...

Mas...até o momento...tudo indica que não houve nenhuma mudança no futuro e q de fato "o que aconteceu, aconteceu" mesmo. Não vejo nada que indique o contrário. Chang continua perdendo a mão, Ben continua vivo apesar do tiro de Sayid, continua ocorrendo um incidente na ilha, Charlote e Miles continuam saindo da ilha crianças, etc, etc.

O fato é que Faraday acreditava q o "Incidente" era a liberação da energia...se ele tinha razão, parece q nunca saberemos.

Para quem acha q eles estão construindo um "novo passado", refaço a pergunta q já fiz em outros posts: Se o passado q eles estão vivendo é um "passado novo", como Charlote lembrava de ter visto Faraday qnd criança, se naquele momento Faraday ainda não havia voltado no tempo? Heim, heim? :)

Pra mim, aquele é o passado q sempre existiu.

E acho que a última temporada será centrada em todos os personagens em 2007. Ou 2004.

Unknown disse...

Tbm concordo com a continuidade dos eventos sem mudanças.

Quando o jacob diz "eles estão chegando" e se "eles" são mesmo os losties vindo de 77 para 2007 então como o jacob saberia isso ? Simples, o ciclo (digo ciclo no nosso ponto de vista) esta se repetindo e eles "losties" sempre voltam ao futuro naquela data e com isso, podemos afirmar que o incidente aconteceu exatemente como previsto não alterando nada.

Mais uma vez whatever happened happened.. Concordo então com Miles, eles causaram o incidente e mantiveram o ciclo intácto! em algum momento, um avião da Oceanic numero 815 ira cair.

abraços

Nanamelon disse...

Eu ainda acredito na máxima "o que aconteceu, aconteceu". TUDO na 5ª temporada nos leva a essa conclusão. eu inclusive tenho uma teoria muito semelhante à do Almirante Águia:

O núcleo da bomba foi detonado por Juliet, o que conteve a liberação da energia eletromagnética que estava sugando tudo pro buraco. Acredito que a destruição tenha sido localizada, não atingindo a ilha toda. A bomba estava num lugar bem profundo, então acho que as pessoas que estavam na superfície, mesmo que na região da explosão, sobreviveram.

Porém, a energia não foi anulada, e o pessoal da Dharma desenvolveu o dispositivo dos 108 minutos para conter a tal carga eletromagnética, do jeito que nos explicaram. E eles sabiam que havia uma maneira de neutralizar um possível novo vazamento: detonando uma bomba termonuclear. Portanto, implantaram aquele dispositivo com a chave que Desmond girou no fim da 2ª temporada. Aquilo nada mais seria do que outra bomba, semelhante - ou talvez até mais forte - do que a que acabamos de ver em "The Incident".

Seguindo esse raciocínio, chego às seguintes conclusões:
1. Os fatos continuaram NÃO sendo mudados.
2. Juliet pode NÃO ter morrido, e sim ter feito alguma viagem no estilo da que Desmond fez quando girou a chave. Por outro lado, ela pode ter morrido em consequência da queda, que foi feia.
3. Mesmo que o clarão que vimos leve os losties para o futuro (eles estão chegando), isso não impede que as coisas tenham permanecido exatamente iguais.

PORÉM, a questão da cor invertida no logo é um recurso narrativo muito forte, e pode indicar uma inversão na história. Por isso, e só por isso, não duvido mais que a minha opinião sobre "o que aconteceu, aconteceu" esteja totalmente equivocada.

que vai haver uma grande mudança, isso é fato. Mas ela não necessariamente se relaciona com "mudar o passado". Ela pode significar que dali por diante (digo 2007, com a morte de Jacob) o que saberemos será absolutamente diferente do que sabíamos até agora. Não nos esqueçamos que o que acontece depois de 2007 ainda não foi mostrado na série, nem como viagem, nem como flashforward. A grande virada pode estar ali.

PQP, Lost ainda vai me deixar retardada, sério.

Gabriel Lindenbach disse...

Eu estou com a maioria e com a teoria anterior do Daniel e dos Físicos atuais. What Happened, happened. E ponto. Acho MAIS do que provável que eles tenham feito uma provável pegadinha, e pouco provável a teoria do título invertido. LOST é Física contemporânea pura. O Einstein ia ter orgasmos múltiplos assistindo. E, sinceramente, acho que eles ainda vão continuar seguindo a física "palpável", a que a maioria acredita ser verdade... E não ligar pra Livre Arbítrio. Acho qe tão tentando mostrar a existência do destino, ao menos no Lost.

Você pode PENSAR que tá tomando uma decisão por que quer, mas isso já tava "escrito".

Namaste, brothers

Gabriel Lindenbach disse...

Só que é o seguinte... Universo paralelo existe sim... Leiam esse trecho e talvez me entendam, e entendam uma das possibilidades do que pode ter acontecido no Lost:

"Os críticos a esta teoria, sustentam que o tempo já foi pré-determinado e por isso, ao voltar no tempo, você não pode mudá-lo, isso nos traz a possibilidade de que ao voltar no tempo você não estará no mesmo universo real, e sim em um universo paralelo também com seu tempo pré-determinado onde já estaria descrito a sua viagem a esse universo. Esse universo seria como espelho e seus habitantes são os mesmos do nosso universo, quer dizer que, ao matar seu avô nesse outro universo, você não causaria mal algum à existência de seus pais e à sua existência, pois seu avô da sua realidade não sofreu dano algum, mas, nesse universo paralelo você não existiria. Levando em conta todas essas explicações, não existiria o ciclo de existência e não-existência das pessoas envolvidas nessa viagem."

Gabriel Lindenbach disse...

Li mais algumas teorias... 90% dos físicos acreditam que o Free-will no passado só pode acontecer se você vier de um outreo universo... Então, pra mim, os Losties, quando viajaram no tempo, não tão no universo deles... Na "Rua" deles, como diria o Faraday... Mas numa rua paralela, ela que também só pode dar caminho para frente e para trás... MAS, eles são estranhos a esse universos... Não são os postes daquela rua... Então são as VARIÁVEIS, que o Faraday disse...

Bom, vou deixar a sexta temporada me contar a verdade

Anônimo disse...

É sensato dizer que causaram o incidente.

O próprio Daniel nesta temporada disse em um momento "eu fiz isso para que ele fizesse o que tem que fazer". Ou seja, ele falou para um carinha coisas para que ele se motivasse a tomar as atitudes que Daniel sabia que ele tomaria (quem contou para Daniel? Ou ele já teria "dito" isso antes?).

Tudo esta acontecendo assim porque foi assim que aconteceu.

E nçao fujam do tópico!

Leco Leite disse...

Juliana... "Não nos esqueçamos que o que acontece depois de 2007 ainda não foi mostrado na série, nem como viagem, nem como flashforward. A grande virada pode estar ali."

PERFEITO!!!

E é por isso que gosto de sempre dar espaço a quem visita o blog, sempre tem muita coisa bacana sendo escrita e debatida!!

Parabéns, galera!!

flafera disse...

Juliana... "Não nos esqueçamos que o que acontece depois de 2007 ainda não foi mostrado na série, nem como viagem, nem como flashforward."
concordo e como ja disse acho que diferente do que aconteceu até aki na serie de 2007 pra frente parece ser um futuro "aberto" digo isso porque acho que ninguem na serie(eloise,jacob,o "sem nome" e etc.)sabe o que aconteceu.
a questão livre arbitrio x destino acho que vai imperar na sexta temp
mas sem pender pra lado nenhum vai, vai caber a nós(fãs da serie) decidir um ponto de vista e ou terias pra dizer o que nos guia o livre arbitrio ou temos um destino imutavel.

Paralelo disse...

+ + O FUTURO MUDOU SIM (rs)

Como vocês podem estar TÃO seguros de que "o que aconteceu, aconteceu" se 1) o próprio Faraday mudou de idéia e tinha um plano pra mudar as coisas e 2) o plano dele DEU CERTO?

Insisto que a última cena da temporada tem muito mais probabilidade de ser uma REVIRAVOLTA na trama (o livre-arbítrio vence) do que a mera confirmação do que foi repetido a temporada inteira.

Sobre Jacob dizer "eles estão chegando", há duas alternativas pra minha hipótese:

1) Ele está se referindo simplesmente à ajuda de Ilana e cia, que estão vindo.

2) WOW! Ele está se referindo aos losties de 77 que estão "chegando na Cisne", prestes a explodir a bomba, alterar o futuro e, portanto, desfazer a morte do próprio Jacob!

Argumento do Linus:

"Chang continua perdendo a mão, Ben continua vivo apesar do tiro de Sayid, continua ocorrendo um incidente na ilha, Charlote e Miles continuam saindo da ilha crianças, etc, etc."

Sim, claro. Tudo isso é de se esperar. A única coisa - crucial - que NÃO tinha ocorrido era a bomba explodir. E ela só explodiu porque Faraday mudou as coisas ao descobrir que estava enganado sobre "o que aconteceu, aconteceu".

E outra: vocês acham MESMO que Jacob (!!!) está enganado sobre a possibilidade de as coisas se repetirem?

E como bem lembrado acima, a própria Eloise Hawking chegou a admitir que já não sabia o que ocorreria no futuro.

Nanamelon disse...

Gabriel,

Esse lance de universos paralelos é uma outra teoria que está sendo bem abordada em Fringe, que também é de idealização do J.J. Abrams, e é uma série muito bancana (olha eu puxando a sardinha pro meu lado, hehehe).

Eu só acho que seria meio, digamos, decepcionante ver essa explicação em Lost, não pela teoria em si, mas porque eles passaram 5 temporadas construindo um universo que seria todo derrubado na última temporada.

Seria meio que fazer o público de bobo, dizendo através de uma série de elementos que estamos tratando de uma única dimensão, ligando as viagens no tempo a tudo que havíamos visto anteriormente na série, para no fim dizer que eles alteraram um universo paralelo.

Falando em termos de narrativa, não sei se seria a saída mais interessante. Isso é só a minha opinião. E reafirmo que confio PLENAMENTE nos roteiristas. Eles são sensacionais.

Nanamelon disse...

Paralelo

A fala de Eloise Hawking eu creio que se refira ao fato de que ela sabia o que iria acontecer ATÉ O MOMENTO EM QUE FARADAY MORRE NA ILHA. Os outros quase 30 anos entre o nascimento do menino e sua morte ela conhecia graças ao diário que ele mesmo escreveu, e que ela leu.

Fora que ela, de posse da informação de que seu filho havia voltado no tempo, sem contar o que ela possivelmente já conhecia das "propriedades especiais da ilha", deve ter ido atrás de estudar ese fenômeno, chegando à conclusão de que seu filho havia se enganado. Ao achar que mudaria o futuro, acabou comprovando que as coisas acontecem como deve ser, pois foi asassinado pela própria mãe. Mais que isso, ela pode de alguma maneira ter contribuído para a cadeia de eventos ao mostrar a Jack e Sayid onde estava a bomba, que fez parte do incidente, etc...

Acredito que a fala de Eloise Hawking reflete a posição do espectador da série. Nós juntamos os pedaços (e que fique claro que ainda faltam MUITOS DELES) entre a década de 50 - que conhecemos em Jughead - até 2007, quando o Ajira pousa na ilha. Porém, daqui pra frente, ninguém faz idéia do que acontecerá, porque não vimos nenhum flashforward, nenhuma viagem no tempo, nenhum vídeo de orientação Dharma, nenhuma visão do Desmond, nenhum diário contando tudo o que acontecerá, NADA.

Gabriel Lindenbach disse...

Paralelo... Livre Arbítrio é uma invenção humana... E os próprios humanos questionam nas três grandes áreas de conhecimento, sejam eles científicos ou místicos...
A Física ignora o Livre Arbítrio... Grande parte dos filósofos dizem que não existe... E os Físicos também.

Anônimo disse...

gabriel se não acredita que suas ações(livre arbítrio) moldam seu futuro,entao fica só deitado numa cama e se a vida lhe desejar riqueza felicidade você terá.
se você não acredita que você sempre tem escolhas no que você acredita?

Juliana Teixeira sempre com posts coerentes.

NAMASTÊ

Nanamelon disse...

Anônimo,

Acredito que o que o Gabriel disse sobre o livre arbítrio ser uma invenção humana não significa que devamos esperar deitados as coisas acontecerem. Significa apenas que, se pensarmos no todo do universo, as escolhas que fazemos são causadas por escolhas que outros fizeram e vão influenciar escolhas que outros farão... está tudo encadeado. Todos nós, e as atitudes que tomamos, fazemos parte de um processo, de um todo muito maior, o qual nós, na posição de simples mortais, não podemos enxergar. Mas de qualquer maneira, a função de todo ser é viver sua vida. É muita viagem, eu sei, mas imagino essa teoria como uma questão de perspectiva.

É como aquelas figuras formadas por pontinhos pretos. Se a gente olhar bem de perto, eles parecem simplesmente pontinhos independentes. Se nos afastarmos, percebemos que eles formam uma imagem. Imagino que essa seja mais ou menos assim.

E obrigada pelo elogio:)

Linus disse...

Paralelo

Vc disse:

"A única coisa - crucial - que NÃO tinha ocorrido era a bomba explodir."

Não concordo. Se a bomba não explodiu no passado, é pq os losties não estiveram lá. Se os losties não estivesse lá, Faraday não teria avisado sobre o incidente para o Dr.Chang e ele não teria evacuado a ilha. Talvez ele mesmo, Chang, não estivesse lá no momento do incidente e não tivesse perdido o braço. Todos esses eventos tem influência direta dos losties. Vc poderia até me dizer "ah, mas ele poderia ter evacuado a ilha em outra circunstância". Ok, mas ai, ficamos no campo da especulação. :)

O fato é: ATÉ O MOMENTO, tudo indica q "o que aconteceu, aconteceu". Todos os fatos que vimos na década de 1970, se encaixam com o presente.

MAS...sabemos que em Lost, nada é certo. Quem sabe isso seja justamente um despiste para uma grande virada. Não temos como garantir nada. ;)

Linus disse...

Repito:

Se o passado q eles estão vivendo é um "passado novo", como Charlote lembrava de ter visto Faraday qnd criança, se naquele momento Faraday ainda não havia voltado no tempo? Heim, heim? :)

zeh nascimento disse...

bah, essa parte Porém, daqui pra frente, ninguém faz idéia do que acontecerá, porque não vimos nenhum flashforward, nenhuma viagem no tempo, nenhum vídeo de orientação Dharma, nenhuma visão do Desmond, nenhum diário contando tudo o que acontecerá, NADA tá perfeita, o que não quer dizer que não esteja 'determinado'.

e gostaria de acrescentar uma questão: como se define DESTINO? ninguém sabe o seu DESTINO antes que ele ocorra.
DEPOIS DE OCORRIDO é que a pessoa questiona se aquilo poderia ser diferente, se poderia ser mudado e, então, postula que foi pq DEVERIA ser assim. aí, porém, ela ultrapassou a barreira da liberdade e entrou no território do determinado.

a 'determinação' não é exata. a única determinação, nesse caso, é de que suas ações terão consequencias. mesmo em um contexto determinado, em que as consequencias são as únicas possíveis (cair na ilha, por exemplo), você pode fazer qualquer coisa.
mas vejam, essa definição de 'destino determinado' só funciona quando algumas parte têm consciência dos fatos 'futuros'.

zeh nascimento disse...

agore me dei conta q o último parágrafo remete EXATAMENTE ao que a juliana disse. eheheh

e uma outra consideração: pra 'fugir' do paradoxo da viagem, tenho uma teoria.

o paradoxo é: quando uma pessoa é lançada ao passado, ela, em tese, tem a possibilidade de alterá-lo. porém, ao alterar, ela desfaz as condições que a levaram ao passado e, assim, não poderia voltar para alterar nada. e assim eternamente.

minha teoria: envolve viagem do tempo+determinismo: se tu viaja no tempo de 2000 pra 1800, por exemplo, tudo o que acontece nesse tempo está determinado e é imutável, senão tu cai no paradoxo acima...

Unknown disse...

Pra mim havia um ciclo que Jacob,desta vez conseguiu encerrar...mas e o q vem agora? hehehe....

Anônimo disse...

Acho que a bomba não vai ter envolvimento com o incidente. Acho que eles voltam a viajar no tempo encontram o Black Rock a bomba detona no mar, cria uma supertsunami leva o Black Rock pro meio da ilha, destrói a estatua e ponto. Ah e a frase final ¨They are coming¨ acho que se refere ao Richard e aos outros entrando pra saber quem é o falso Locke... viajei muito?

Gabriel Lindenbach disse...

Juliana me interpretou corretamente... Não só a mim... Os Filósofos/Físicos/"Cléricos" ficariam orgulhosos de você! hehehe
O que eu disse foi: Você só ACHA que toma uma decisão porque te deu na telha... Se você toma OU NÃO uma decisão, já estava tudo "programado".

E pra quem disse que aconteceu o que nunca havia acontecido, a bomba explodiu, vou lhes mostrar meu ponto.
Pra mim já está mais do que claro que a bomba JÁ explodiu antes. Os Losties nunca terem visto a estátua da deusa egípcia é prova disso. Ela, nos anos 70, podia ser vista de grandes distâncias. Com a explosão, só sobrou o pé.

Dou minha mão direita que os Losties vão voltar para 2007, com a explosão da bomba. Para me entenderem bem, procurem no google, (em fontes confiáveis) o que supostamente acontece quando um campo elétromagnético entra em contato com uma grande "liberação" de energia, segundo os Quânticos.

Anônimo disse...

Minha opinião era (ou é, :P) de que a explosào da bomba realmete foi um "furo no looping", que não havia acontecido antes. Porem, essa teoria contadiz algo que pra mim é quase certo ( digo quase porque tudo nesta serie é surpreendente) A estátua representa a Deusa da fertilidade, e podemos crer que os problemas com as mulheres gárivdas na ilha começaram quando essa estátua foi derrubada, e isso provavelmente ocorreu com a explosão da bomba.Assim, já fazia parte do destino essa explosão, e os losties nao mudaram nada. Eu posso estar errada, mas isso fecha com distinção a história de juliette, uma vez que ela veio pra consertar um problema que ela mesmo criou.

Anônimo disse...

Eu acredito que era essencial que os losties voltassem para que tudo voltasse a acontecer como deveria. Que eles tiveram sim, contribuição com o incidente. Eu acredito que os losties fizeram com que o incidente fosse de certa forma controlado a ponto de por exemplo evitar a morte dos habitantes. Do contrario, como explicar o comportamento da mãe do Daniel Faraday em mandá-lo para a ilha, mesmo sabendo que iria matá-lo? A presença dos losties fizeram com que todos os fatos acontecessem tal como se apresentaram anos depois. O Jacob se certificou de que eles estariam no lugar certo e na hora certa, porque, de algum modo ele conhece toda a história. Lembram quando ele foi encontrando os losties? O encontro dele com Sawyer exemplifica melhor minha teoria...pois tudo que o Sawyer fez a partir daquele momento foi correr atras de sua vingança, culminando na sua ida para Sidneym pegar o avião e etc. Acho que Jacob se certificou que tudo aconteceria como ja havia acontecido...

Linus disse...

Anônimo

"Acho que Jacob se certificou que tudo aconteceria como ja havia acontecido..."

Não sei. Jacob em momento algum interferiu no livre-arbítrio dos losties. Isso ficou bem claro qnd ele conversou com o Hugo no táxi. Com o próprio Sawyer, ele emprestou uma caneta, mas deixou o garoto livre pra decidir oq deveria fazer.

Gabriel Lindenbach disse...

Eu tenho CERTEZA de que o Jacob não interfiriu em Livre Arbítrio nenhum. Pelo simples motivo: Acredito que, no final, vamos descobrir que os próprios escritores do Lost não acreditam em livre arbítrio...

Badah disse...

Me chamem de louco, mas acredito que eles criaram e evitaram o incidente ao mesmo tempo :p

Allan Sipolatti Delfim disse...

Os losties causarão o asidente, a Mãe do Daniel Faraday explica isso no epsodio "3×08 - Flashes Before Your Eyes" , mais eu acho que eles vão viajar no tempo novamente "eles estão chegando"

Unknown disse...

A bomba não explodiu, a bomba explodiu sim qdo Desmond girou aquela chave, a luz branca no final foi mais uma das viagens no tempo. Depois da tentativa frustrada eles utilizaram a bomba como dispositivo de segurança, para ser usada quando algo desse errado.

Unknown disse...

Eu acho, que a Juliet pode ter sobrevivido, afinal o desmont sobreviveu à explosão uma vez lembram, acho q na segunda temporada, ele ficou vagando entre o passado e futuro....Acho q virar a chave , foi o mesmo q fizeram agora, impediram uma catastrofe maior.

emmanuel disse...

Eu acho k esse incidente de 1977 foi o 1º k foi causada por Jack e a JUGHEAD nao explodio komo "Zandro" dise o 2º incidente k e falado no filme de orientaçao e porke eles faziam muitos experimentos electro magneticos na sala de tras da parede de cimento akonteceu k xegaram a outro pior bolsao de energia e portanto tiveram k usar o protocolo 4 8 15 16 23 42 e kuando radzinsky ta a fazer o modelo do cisne no episodio 9 "Namaste" kom os triangulos do teto nao esta a fazer a sala do computador ta a fazer a sala do incident

professorquesada disse...

Sobre a Charlotte dizer que se lembrava de Daniel pedindo para ela sair da ilha quando criança, pode ser explicado pois ela estava tendo os colapso da viagem no tempo pois antes ela não tinha citado isso e seria como foi com o Desmond depois que o Daniel fala com ele na escotilha ele lembra no futuro quando esta fora da ilha, ai tem 2 vertentes primeira que fala que tudo esta interligado e sendo assim esse passado existiu dessa maneira mesma, segunda que automaticamente quando algo mudar no passado as pessoas do futuro terao novas memorias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats