sexta-feira, 24 de abril de 2009

[Relembrando] - Parte 2: O Mapa da Porta de Segurança

Quando falamos em facilitar sua vida no que diz respeito a LOST, significa promover acesso a temas recorrentes da série, de forma organizada, estabelecendo conexões entre as informações de forma precisa - vital para criarmos nossas Teorias LOST! ;)

[Eu, por exemplo, simpatizo muito com o Lostpedia, que reúne uma quantidade significativa de referências e registros dos acontecimentos dos episódios. Com a organização deles, é possível fazer reviews completos sem esforço e sem se perder - cada informação está linkada a mais de um assunto e cada assunto descreve todos os fatos que você precisa saber (pelo menos, o que nos foi exibido!). Então, fica a dica!]

Retomando o post Relembrando, com o tema Mapa da Porta de Segurança, em sua segunda parte, pretendemos tratar um dos aspectos do mapa que não foi mostrado no episódio Lockdown: O Quebra-Cabeça oficial.

PUZZLES!

O Quebra-Cabeça foi um jogo promocional do chamado Universo Expandido de LOST (que envolve tudo de oficial que é visto no "além tela" - games, ARG's, eventos, sites, revistas, bonecos, merchandise, etc), lançado entre Julho de 2006 e Fevereiro de 2007 e compreendido em 4 boxes, cada um com uma imagem diferente a ser montada.

Atrás de cada quebra-cabeça completo há outra imagem que brilha no escuro, revelando parte do Mapa da Porta de Segurança.

Box 1 - A Escotilha
A primeira imagem traz cenas referentes à escotilha, como o símbolo da estação, o contador, a porta com o aviso de Quarentena, os hieróglifos do contador, o mural, a capa do Geronimo Jackson, os suprimentos, o medicamento do Desmond, a fita do Orientation, entre algumas cenas.





Box 2 - Os Outros
O segundo box traz elementos relacionado aos Outros, além dos personagens...

Ao fundo da imagem: A placa da Pala Ferry; o monumento de pedra; a floresta; a estátua do pé de 4 dedos

Imagens isoladas: A interrogação ao centro; Tom; Ben; Alex; Ethan; Pickett; Ms Klugh; o urso das crianças do 815; a cena da "linha" marcando até onde os losties poderiam ir na ilha; a vacina; a luta de Locke e Ethan; Ethan examinando Claire; uma cena interna da Estação Médica; a captura de Michael; uma das cenas finais de 2a temporada, a captura de Jack, Hurley, Kate e Sawyer pela traição de Michael.



Box 3 - Os Números

Suas aparições até o lançamento do jogo.

Número 4: Bilhete do Drive Shaft; estátua do pé de 4 dedos; Connect Four, jogado por Lenny; a vacina; carta de baralho; sequência de números de registro do System Failure, vista na Estação Pérola; um hodômetro.

Número 8: microfone da entrevista a Hurley; Mega Lotto Jackpot; os números digitados no computador; número do contador; os números da escotilha; boné do senhor de quem Hurley comprou a Scooter para chegar ao 815 no aeroporto.

Número 15: carteira de motorista de Henry Gale, com o número 815; placa de carro da Kate, do Nebraska; parte do mapa da Porta de Segurança; bilhete da loteria de Hurley; carteira de motorista de Emily Locke, mãe de John; carros de polícia da delegacia da Ana Lúcia; bilhete da Oceanic Airlines; relógio (?) do aeroporto.

Número 16: 16 estátuas da Virgem Maria; carros de polícia; números no computador; passaporte de Mr.Eko; velocidade no hodômetro; dado marcando 16

Número 23: combinação do cofre; contador da escotilha; carro de polícia; portão de embarque; despertador; display do carro indicando temperatura

Número 42: palavra cruzada; bilhete da loteria; contador da escotilha, hodômetro; parte do mapa da Porta de Segurança; carro de polícia; endereço na carta da Penelope.



Box 4 - Antes da Queda

Centro: Logo da Oceanic Airlines

Esquinas: Crachá de Jack do St. Sebastian Hospital; Placa do Flightline Motel; Santa Rosa Mental Institute; Números no bilhete da Mega Loteria Jackpot, na porta da escotilha e no computador.



REVELANDO O MAPA:


Cada Quebra-cabeça revela uma parte do Mapa da Porta de Segurança com informações extras, não vistas naquele apresentado no episódio Lockdown.
A seguir, as imagens de cada parte do mapa (por ordem de box), a montagem completa e uma reprodução da mesma com as novas informações legíveis e traduzidas em azul.













Observando atentamente as imagens do jogo e do mapa refeito, percebemos sequências de códigos com a repetição letra "c". Tais códigos se referem a um dos livros existentes na Estação Cisne, The Turn of The Screw.
A dica foi dada em francês, no quebra-cabeça 4 - Un Vis Classique, Chapitre et Vers. O número após a letra identifica o capítulo e o número após a barra (/) identifica o parágrafo, sendo adotada a primeira letra; quando há um sinal de adição e outro número após a barra, deve-se contar tal número após a primeira letra.


Exemplo:
C1/3+4 = Capítulo 1 / 3º Parágrafo , 4ª letra a partir da primeira

Ao decifrarmos os códigos, descobrimos que alguns nos dão o significado de siglas que aparecem no mapa.


DECIFRANDO O CÓDIGO:

Box 1 - A Escotilha:
C12/1+3 C14/8 C21/9 C6/1 C1/5 C7/37 C6/1 C2/5 PERIODIC = Periódico
C21/9 C14/8 C18/5 C20/1+1 C12/1+3 C12/6+5 C12/2 C1/7
RESUPPLY = Reabastecer
C7/8 C10/1+1 C8/2 C12/1+3
DROP = Cair

C10/4 C12/2 C8/2+5 C2/7 C21/9
A
LVAR
C18/3 C7/2 C11/3 C10/8 C8/2
HANSO

(C7/4)+3 C21/9 C1/6 C3/1+5 C12/1+3
(G)ROUP = Grupo

C14/1 C3/1 C10/4 C9/2 C7/4+3 C1/5 C5/1 C7/37 C7/1 C10/8
C12/6+5 C14/8 C2/7 C1/13 C16/6+9 C9/2
C16/20 C20/1+1 C9/2 C12/2 C14/8 C21/9 C10/4 C8/8 C7/8
C2/5 C16/13 C10/1+1 C10/1+2 C10/4 C12/2
C14/1 C1/2 C9/2 C3/1 C5/1 C3/1+5 C15/1
C20/2 C6/1 C12/2 C14/1+3

WHAT GOOD IS PEANUT BUTTER AND CEREAL WITHOUT MILK
Que bom é manteiga de amendoim e cereal sem leite


Box 2 - Os Outros

C2/5 C14/8 C21/9 C16/20 C16/13 C10/1+1 C20/1+1 C3/2
CERBERUS
C8/2+5
C3/2+2 C1/13 C9/2
VENT = Passagem

C16/13 C20/2 C14/8 C21/9 C7/4+3 C14/8 C11/3 C7/10 C8/3
EMERGENCY = Emergência
C3/2+2 C18/5 C2/1+4 C10/4 C12/6+5 C10/1+2
ESCAPE = Escape
C16/1+6 C21/9 (C8/2 C14/2 C6/1+3 C2/5 C1/5 C12/2)
PR(OTOCOL) = Protocolo


Box 3 - Os Números

C12/8 C20/1+2 C7/2 C10/1+1 C10/4 C11/3 C14/2 C17/1 C8/8 C10/1+2 C7/1 C3/4 C2/7 C18/3 C5/1 C7/2 C18/1+5
Quarentena é uma farsa

C22/1+10 C3/1 C7/2 C10/1+1 C20/2 C10/5
DHARMA
C6/2 C11/3 C1/1 C9/2 C7/1 C10/11 C14/2 C6/1 C13/1+8 C16/13
I
NITIATIVE = Iniciativa
C3/3
C10/4 C8/1 C2/4 C5/1
HANSO
C7/4+
(3 C21/9 C1/6 C3/1+5 C12/1+3)
G(ROUP) = Grupo


Box 4 - Antes da Queda

C14/2 C18/3 C24/8 C31/9 C3/2+2 C1/1 C10/8 C8/8 C8/2 C3/2 C1/1 C2/1+4 C7/35 C22/3 C16/13 C18/5 C3/4

THERE IS NO SICKNESS = Não há doença

C1/13 C16/13 C14/8 C7/8 C20/2 C8/2 C10/1+1 C14/8 C16/7 C7/10 C7/2 C8/8 C7/8 C7/10 C18/3 C3/2+2 C16/13 C3/4 C14/8
NEED MORE MAC AND CHEESE = Precisa mais macarrão e queijo

(C16/1+6 C21/9) C8/2 C14/2 C6/1+3 C2/5 C1/5 C12/2
(PR)OTOCOL
= Protocolo


CÓDIGOS DECIFRADOS = RESPOSTAS PARA AS SIGLAS

ALVAR HANSO:
A.H.
CERBERUS VENT: C.V. : Passagem do Cerberus
PERIODIC RESUPPLY DROP: P.R.V. : Reabastecimento Periódico
EMERGENCY ESCAPE PROTOCOL: E.E.P. : Protocolo de Escape de Emergência
DHARMA INITIATIVE HANSO GROUP: D.I.H.G. : Inciativa Dharma Grupo Hanso

Aplicando às traduções do mapa:

- Sabido ser um centro para para condutores do Protocolo de Escape de Emergência (E.P.P.)
- Próposito da Estação / Iniciativa Dharma Grupo Hanso (D.I.H.G)
- Acredita-se que tenha se 'livrado' do projeto em 1985, seguindo o incidente Alvar Hanso (A.H.)/M.D.G.
- Estação Caduceus: Possivelmente abandonada devido ao incidente Alvar Hanso (A.H.)/M.D.G.
- Propósito desconhecido. Relação com Iniciativa Dharma Grupo Hanso desconhecida. (D.I.H.G.)
- Atividade imprópria para Grupo Hanso Iniciativa Dharma. (D.I.H.G.)
- Passagem do Cerberus I, II, III, IV... (C.V.)
- Sem conexão com a rede de protocolo de escape de emergência Islandwide. (E.E.P.)
- Reabastecimento Periódico - 6 - 8 meses. (P.R.D.)
- Possível área de recreação para equipes de pesquisa do Iniciativa Dharma Grupo Hanso (D.I.H.G.)
- Terreno montanhoso provavelmente usado pela Iniciativa Dharma Grupo Hanso para pesquisa metereológica. (D.I.H.G.)
- Centro do Sistema de estradas ou outra rota principal de viagem por terra da Iniciativa Dharma Grupo Hanso (D.I.H.G.)



Bom, pessoal.
Mais um remember pra refrescar a memória em tempos de construção da escotilha!

Má Andrade

Créditos:
Imagens: Lostpedia
Edição do Mapa: Má Andrade.

5 Comentários:

Leco Leite disse...

Nossa! Bem que podia ter esses quebra-cabeças pra vender aqui, né!?

Delmos disse...

O Nome de Alvar Hanso aparece Muitas vezes. Será que Teremos a presença dele nos últimos episódios. Vi nas pistas que o nome dele esta ligado ao incidente, será? Eu ainda acredito que o terceiro Grupo faça parte da Hanso Fudention. Não se pode esquecer que Hanso também foi afastado da Dharma e conseqüentemente da Ilha.

Anônimo disse...

Fico pensando se veremos o Alvar Hanso ou se ele fez parte apenas da mitologia do Lost Experience.
Seria interessantíssimo se descobríssemos que o grupo do Bram está ligado a ele, como uma tentativa da Dharma de retomar a ilha (afinal, se a resposta é literal, somente alguém que já esteve na ilha sabe o que há na sombra da estátua).

Unknown disse...

Má, adorei as ilustrações que você colocou neste artigo! ;)

Acho que as vou copiar para um certo álbum do orkut, posso?

Bjo

Anônimo disse...

Manu!
Tem o mapa TODO traduzido e desenhadinho em novo layout!
Pode levá-lo! ;D
Beijo!

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