quarta-feira, 29 de abril de 2009

Laços de Família (514 - The Variable)

Aos que acreditavam que "O que aconteceu, aconteceu", caiu mais uma teoria de conveniência da vez. Tudo bem que foi muito bem explicado pelo cientificismo representado pela figura de Faraday. O próprio Miles deu a mesma dica do "vivendo o presente" para Hurley.

Paradoxo existe e, ainda por cima, é previsível. Sacrifícios pela família virou coisa constante, rá, em Lost.

Desta vez uma grande mulher brilhou. Numa série onde os homens, principalmente os pais, ditam as melhores revelações, foi na mão de Miss Hawking, o momento mais contundente até agora nesta temporada. Não há certezas, como diria Descartes, a dúvida é a única coisa que existe.

Pai e mãe de Faraday envolvidos no destino, ao que parece, nada agradável do filho, logo ele, que finalmente conseguiu resolver "a variável" que poderia mudar , pelo menos, uma circunstância, um acontecimento e por aí, uma cadeia de outros. Foi morto (?). Muito boa sacada esta variável, muitos de nós já suspeitavámos que a coisa poderia ser por aí mesmo. Que sim, é possível modificar, até porque, como andavam as coisas, ficaria difícil explicar se não fosse por este caminho. Eu não tinha dúvidas que este episódio traria Desmond, Miss Hawking e Faraday. Gostei da surpresa de Widmore ser seu papis. Mas ainda não aposto minhas fichas em Widmore como vilão absoluto. Já falamos aqui várias vezes, o embate pelo controle da ilha é algo maior, os losties são marionetes neste jogo. Tanto Ben Linus, como Widmore, são capazes de fazer qualquer coisa.

Foi um bom "pré" season finale, diria até que "redondinho", muito bem interpretado por Daniel(Jeremy Davies) e Eloise(Fionnula Flanagan). Paradoxos à parte, acho que foi um episódio que pode ter agradado todo tipo de fã, os céticos e os místicos :P Até pelo nome, váriável mesmo o ponto de vista. Pode reforçar um, ou outro. O meu reforça que as coisas podem mudar. Os que acreditam no "o que aconteceu, aconteceu", podem partir do princípio, pelo sacrifício de Eloise, que vale esta premissa.

Apesar do que disse no começo do texto, acredito que, no geral, fica acertado que cabem ambas teorias, se bem que, sinceramente, eu acho que vão ter mudanças sim e os partidários de Faraday viram sua teoria "cair". Bom, pelo menos até o próximo episódio e isto é muito Lost nestes últimos tempos, mudando quase sempre, vamos combinar.

Então, viva o episódio 100 de Lost!! Este conseguiu, eu acho, agradar gregos e troianos.

UpDate: Sabe qual o meu maior medo? Que este "relativismo" caia nisso. Será que eles podem reverter tudo, mesmo vivenciando os acontecimentos, eles poderiam evitar a queda do 815 e toda cadeia de acontecimentos?

Quem sabe eles já vivenciaram esta mesma situação uma outra vez? E estão tentando fazer o mesmo de novo, de novo e novo?

Sobre o paradoxo, eu considero matar o próprio filho sem "saber" um paradoxo. Ou então temos um problema de semântica de compreender o que é um paradoxo.

Danielle M

20 Comentários:

(jfilho-info em geral) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paralelo (Lauro Nascimento) disse...

Dani, não vejo qualquer paradoxo (a não ser por falha de roteiro, rs) até o momento, na série.

Achei lindo o que Faraday disse, sobre livre-arbítrio. Como o que o Dr. Emmett Brown diz para Marty McFly no final de "De Volta Para o Futuro III"...

Mas, apesar do entusiasmo de Faraday, ele apenas diz que ACHA que pode mudar as coisas. E o que o episódio nos mostrou é que nada saiu diferente até agora. Até dizer aquilo pra Charlotte, ele disse.

Parece que a teoria do "o que aconteceu, aconteceu", continua 100% de pé, até agora. E fico pensando se Faraday morrer bem nesse momento não é a dica de o quão sombrio será o final da série!!

(O que seria adorável, diga-se!)

(jfilho-info em geral) disse...

assisti ao episodio e creio que o destino nada tem haver com oque aconteceu para mim fautou comunicaçao entre mae e filho a mae de faradey sabia que atiraria nele quando mas nova na vila dos outros entao por que ela simpresmente nao o avisou quando mas velha que esse fato podia acontecer dessa forma ele se prepararia usaria um colete ou uma proteçao
coisas que poderiam ser evitadas ja que ela detinha um conhecimento crusial para a vida do faradey pra mim foi por fauda de prenchimento dessas lacunas que o destino nao esta cendo mudado
ou seja ela praticamente o direcionou para a fisica mas nao o preparou para o fato de que ele levaria um tire da sua mae quando mas nova nao precisava dizer que ela atiraria nele bastava somente pedir para que ele usasce uma proteçao que toma se cuidado pois corria perigo
a mae de faradey tinha o conhecimento mas nao o usou para ajudar seu filho ela na versao mas velha sabia que atiraria no filho quando mas nova mas nada fez insistiu para que o filho se torna se fisico mas nao o avisou de um perigo que ele iria correr ou seja como a faradey disse ela sibia que atiraria nele quando mas nova mas mesmo assim o mandou para a ilha .--poderia ter mandado mas com uma informaçao bastante importante concerteza sabendo disso faradey teria uma atitude diantes os fatos aprezentados
ou seja mas uma ves ela tinha o conhecimento mas nao fez um bom uso dele isso nada tem a ver condestino assim como ela errou com jack pois o proprio faradey dis que aquele nao e o lugar do jack como ela tinha dito

(jfilho-info em geral) disse...

acredito que as pessoas sao as equaçoes ou seja nao podemos saber o que cada personagem ira fazer ou deixar de fazer mae de faradey nada fez apessar de saber que seu filho seria morto por ela-- no filme de volta para o futuro marti quando vai para o passado tenta avisar ao professor sobre sua possivel morte para que ele faça alguma coisa mesmo relutante o professor le a carta e fica sabendo que iria morrer no dia que testa se sua maquina do tempo com isso muda o seu futuro

o que quero dizer com isso marti tinha a in formaçao que era a morte do doutor brow entao ele o avisa sobre o assunto fazendo com que de posse dessa informaçao o doutor tome uma providencia que no caso foi usar um coleti salvavidas no futuro que a meu ver poderia ser a soluçao para faradey tambem
mas so que sua mae nao o avisou deixou correr a cituaçao e essa negligencia e o que faz nada mudar a falta de informaçao

Nanamelon disse...

Uau, esse episódio deu respostas, mas me deixou com uma pancada de dúvidas:

O pequeno Daniel estava na ilha quando a versão adulta dele foi baleada por Eloise? Ele certamente já era nascido em 1977.

Caso ele estivesse na ilha, por que Eloise teria saído de lá com ele (bem antes da purgação, ou mesmo da expulsão de Widmore por Ben)?

Será que ela também tinha uma vida paralela, assim como Widmore (segundo o que ouvimos do Ben), fora da ilha?

Eu chuto na última opção, pois a cena de Daniel tocando piano, e Eloise chega absolutamente chocada, tentando direcionar a vida do filho, me pareceu ser imediatamente após aquela em que ela atira em Daniel. De alguma maneira a Eloise de 1977 vai entender que o cara de barba que ela matou era mesmo seu pequeno Daniel, por isso estava tão chocada.

José Cevada disse...

se forem a à série lost no IMDB poderão ver que o Daniel faraday aparece no cast dos 3 proximos episodios da série..pelo que ou vão passar os próxmios 3 epiodios a mostrar imagem do seu passado..ou ele não morreu imediatamente baleado pela mãe..

Anônimo disse...

Fugindo um pouco do assunto:
Ninguém acha que a "energia que vaza da estação Cisne" tem a ver com o problema de fertilidade?

Eu já tenho uma certa certeza.

Petterson Lima disse...

Muito ansioso pelos próximos episódios, esse final de temporada vai quebrar tudo, preparem-se!

Rafael disse...

Gostei do episódio, mas tudo ta ficando muito confuso!

Hopkins sabia que mataria o filho, mas por que ela se lembrava ou alguém disse pra ela?

Ficou subentendido que o incidente vai acontecer porque jack, influenciado pelo que faraday disse, tentará mudar as coisas, mas vai falhar. Assim como no caso da tentativa de matar o jovem ben.

Parece que tudo faz parte de uma cadeia de eventos. uma evento leva ao outro, mas qual o objetivo de tudo no fim das contas?

Nunca pensei que diria isso, mas será quer lost ta se perdendo?

Delmos disse...

Bem Ms. Howkings não avisou Faraday por que ela mesma acredita na variável, lembram quando Desmond tentou fazer diferente no passado e ela avisou que ele tinha que seguir o rumo dele? Pois é ela sabia que para os planos dela e de Wildmore continuarem deveriam existir essa série de eventos, também sabia que é sim possível mudar o tempo, porem é possível mante-lo nos trilhos, e foi justamente o que ela fez em relação ao seu filho, o levou para morrer e encaminhar Jack aos futuros eventos que culminarão na queda do avião. Se isso tinha que acontecer, não sabemos, mas que existem pessoas que querem que isso aconteça isso já sabemos, Ms. Howkings, Charles Wildmore e Bem Linus, começa a clarear o porquê dos six voltarem para ilha e principalmente Jack.

Delmos disse...

Quanto a Sowyer, já havia comentado que ele era uns dos meus personagens prediletos, mas a sua natureza de sobrevivência animal demonstrou mais uma vez que ainda estava lá, tanto ele quanto Juliet já não se importavam se Locke voltaria e a chegada de Jack e Cia foi como se o conto de fadas tivesse acabado, a sua relutância para manter as coisas do jeito que estavam causaram desconforto proposital ao enredo da serie, pena que gastaram esse personagem para isso.

Delmos disse...

Se o assunto de mais alguém morrer na série continua, os produtores costumam manter duas clássicas tendências, matar quem estiver com problemas judiciais ou aqueles que não fazem parte da primeira temporada, sendo assim Desmond, Juliet e Miles correm o risco. Pessoalmente, os produtores deram uma entrevista recentemente e disseram que se alguém mais fosse morrer seria de nível Charlie, penso que seja Kate.

Delmos disse...

Como diz o Galvão: E que venha o Jacob, Hanso, Degrots e o Black Rock amigo!! Haja coração, pra sexta temporada!!! rsrs

Jairo Andrade disse...

Uma internauta já disse aqui; o pior nos episódios de Lost é quando ele acaba. Este episódio me prendeu do princípio ao fim e me assustei quando o logotipo do Lost apareceu no final. As perguntas, é claro, surgiram. E até ainda acredito que Faraday não deve ter morrido assim tão repentinamente. Alguma coisa deve estar reservada para os futuros episódios, sobre o físico.

Leonardo BA disse...

Tenho algumas reflexões após este episódio:

Será que podemos ter um novo jump em virtude do incidente eletromagnético que está por vir? Se ocorrer poderemos ter a reunião de toda a turma novamente, o que resolveria em parte o problema dessa divisão temporal ocorrida anteriomente.

Penso assim porque senão teremos algumas situações interessantes (mais?!?!?!) nos próximos episódios. Juliet e Sawier ficaram em maus lençóis com o pessoal da Dharma, e sabe-se lá se o resto da turma também não ficará na mesma situação. Estão todos correndo risco de morte.
Kate e Jack estão na selva. Se juntarão aos Outros? Faraday morreu? Se morreu, sempre vai ter um bebê Faraday para começar tudo de novo. Quem sabe a comunicação entre mãe e filho melhore da próxima vez.

Cada vez mais começo a acreditar na ocorrência cíclica dos fatos. Acredito que Faraday tenha feito algumas tentativas de evitar que a explosão e conseqüente liberação da energia eletromagnética ocorresse. Ele já deu algumas pistas disso. Mas pelo que vimos, mais uma vez deu errado.

Também tenho uma leve desconfiança de que se continuarmos nessa linha narrativa, Lost pode acabar exatamente como começou: com Jack abrindo os olhos deitado em uma remota ilha, gente gritando, explosões e... um avião caído na praia. Isso levaria a conclusão de que o problema jamais foi solucionado e a ilha continua sofrendo as conseqüências da liberação da energia, assim como seus habitantes. E a roda continua girando, girando...

Anônimo disse...

Sensacional Episódio!!!!!

...se contarmos com a possibilidade de que os losties conseguem evitar a catástrofe eletromagnética, com a bomba de Hidrogênio, seguindo as orientaçãoes do diário de Faraday, entrariamos no mesmo paradoxo que conta a revista superinteressante sobre viagem no tempo, por exemplo:

"se uma pessoa resolve voltar no tempo para matar seu própio pai, o que aconteceria??? essa pessoa iria desaparecer?!!Nãooo, isso seria impossível, pois não teria como ele voltar no tempo para matar seu pai, porque a partir do momento que ele matou seu pai, ele não teria nascido e sendo assim não poderia voltar no tempo para matar seu pai " ;)

seguindo essa linha de raciocinio,

"os losties, não poderiam evitar que o avião caisse, não teria como eles ter voltado no tempo para evitar a queda do avião, porque se o avião não caiu na ilha, eles não voltariam no tempo."

Eu gosto deste fato de que
"o que aconteceu, aconteceu!"

e concordo com o Leonardo BA, ai em cima

"Também tenho uma leve desconfiança de que se continuarmos nessa linha narrativa, Lost pode acabar exatamente como começou: com Jack abrindo os olhos deitado em uma remota ilha, gente gritando, explosões e... um avião caído na praia. Isso levaria a conclusão de que o problema jamais foi solucionado e a ilha continua sofrendo as conseqüências da liberação da energia, assim como seus habitantes. E a roda continua girando, girando..."

Talvez eu esteja "viajando" demais, mas talvez dai surja a explicação de porque o Jack caiu na floresta e não junto com os outros losties na praia, na verdade ele poderia já ter vindo do passado naquele momento.

E VIVA LOST!!!

Anônimo disse...

Sensacional Episódio!!!!!

...se contarmos com a possibilidade de que os losties conseguem evitar a catástrofe eletromagnética, com a bomba de Hidrogênio, seguindo as orientaçãoes do diário de Faraday, entrariamos no mesmo paradoxo que conta a revista superinteressante sobre viagem no tempo, por exemplo:

"se uma pessoa resolve voltar no tempo para matar seu própio pai, o que aconteceria??? essa pessoa iria desaparecer?!!Nãooo, isso seria impossível, pois não teria como ele voltar no tempo para matar seu pai, porque a partir do momento que ele matou seu pai, ele não teria nascido e sendo assim não poderia voltar no tempo para matar seu pai " ;)

seguindo essa linha de raciocinio,

"os losties, não poderiam evitar que o avião caisse, não teria como eles ter voltado no tempo para evitar a queda do avião, porque se o avião não caiu na ilha, eles não voltariam no tempo."

Eu gosto deste fato de que
"o que aconteceu, aconteceu!"

e concordo com o Leonardo BA, ai em cima

"Também tenho uma leve desconfiança de que se continuarmos nessa linha narrativa, Lost pode acabar exatamente como começou: com Jack abrindo os olhos deitado em uma remota ilha, gente gritando, explosões e... um avião caído na praia. Isso levaria a conclusão de que o problema jamais foi solucionado e a ilha continua sofrendo as conseqüências da liberação da energia, assim como seus habitantes. E a roda continua girando, girando..."

Talvez eu esteja "viajando" demais, mas talvez dai surja a explicação de porque o Jack caiu na floresta e não junto com os outros losties na praia, na verdade ele poderia já ter vindo do passado naquele momento.

só não gosto muito dessa idéia de futuro alternativo, pelo fato de ser sem lógica, mas não podemos esquecer que isso é só um seriado de TV. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E VIVA LOST!!!

Malucom disse...

Ta parecendo que os caras de lost se inspiraram na dupla Oráculo e Arquiteto, da trilogia matrix, pra criar widmore e sra.hopkins.

Nesse episódio ficou implícito que eles manipulam as pessoas para que os eventos aconteçam como eles acham que tem que acontecer, assim como nos 3 filmes da saga de Neo.

Se lost acabar como matrix, será muito decepcionante! Se o conceito é que tudo foi inevitável, então pra que contar uma história? Pra que torcemos para os personagens se eles foram só um joguete do destino?

Espero que o final de lost seja mais do que apenas um looping inevitável!

Ana Paula disse...

Penso como o leonardo ba: "Faraday morreu? Se morreu, sempre vai ter um bebê Faraday para começar tudo de novo."

Para mim, Faraday tenta resolver a questão da Ilha por tentativa e erro. Sempre haverá uma nova oportunidade. O diário é onde ele anota tudo que até agora ele já tentou e deu errado. Mas mantem algumas constantes como qdo ele fala para Miles que está fazendo o Dr. Chang fazer o que deveria ser feito.

Unknown disse...

Estou sem palavras para comentar o que achei deste episódio SENSACIONAL de comemoração aos 100 episódios da série, só posso dizer que ao o assistir não senti nem o tempo passar pq prendeu a minha atenção do início ao fim e que estou desesperada para que chegue a próxima 4ª feira logo!

Gostaria muito de puder felicitar Lost por mais 100 episódios, mas infelizmente vai ser impossível!

Vou sentir muita saudade desta série INESQUECÍVEL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats