quinta-feira, 30 de abril de 2009

514 - "The Variable"

Lindo!!!

Essa foi a primeira palavra que pensei, não ao final do episódio, mas praticamente durante todo o tempo!

Toda equação tem suas constantes e variáveis, e são elas que fazem a diferença. Mas quando as variáveis são pessoas, as ações são mais imprevisíveis ainda e deixam a equação ainda mais complexa. Talvez, desequilibrada. A máxima do "o que aconteceu, aconteceu" é ainda válida, e muito forte. Mas esquecemos de uma coisa muito importante: estamos vendo o presente dos viajantes!


Quando Faraday esteve em 1954 e pediu para Alpert enterrar a Jughead, ele vivia seu presente. Passado para Alpert, ou para seus pais Charles e Eloise, mas presente para Faraday, Locke, Sawyer, Juliet...

O plano de Faraday, em impedir a construção da SWAN e não deixar que a cadeia de eventos que começará quando Desmond se atrasar com o código da estação, é mudar sim o futuro. O futuro daqueles que chegaram na Ilha no Oceanic 815, no cargueiro... Isso é passado para eles! Mas quem garante que Faraday conseguirá!? Ele não conseguiu evitar o contato com a pequena ruiva Charlotte.

Dessa forma escaparíamos sim dos paradoxos, mas cairíamos nas realidades alternativas. Alternativa para Jack, Kate, Sawyer e companhia. Mas não para Locke, Ben ou mesmo Sun! Isso porque eles retornam à Ilha no futuro daqueles que estiveram na DHARMA.

Penso dessa forma porque tanto os que estão em 1977, quanto os que estão em 2007, viveram o mesmo "tempo", mas em pontos distintos da linha. Então, Sun e Ben chegam à Ilha no curso do tempo em que Jack, Sawyer, Juliet e Jin estão vivendo... Desse ponto em diante, eles não sabem o que vai acontecer.

Mas "o que aconteceu" no passado deles (Oceanic 815, cargueiro, etc) "aconteceu". Eles agora vivem o presente!

Claro que o episódio foi muito além disso, mas com certeza essa é a parte que mais incentiva a discussão. Sei que algumas pessoas podem (e vão!) discordar do meu ponto de vista. Mas tudo bem. Por incrível que pareça, ele é o mesmo.

E a movimentação de personagens finalmente começou. Como de costume, cada um sai para um canto da Ilha, atrás de alguma coisa maluca e ficamos com cara-de-sei-lá-o-que pensando como esse povo vai se reunir!! Lembram o final da 4ª temporada, cada um para um lado e o Aaron parecendo ser um "batata-quente"!?


Outras respostas também vieram no episódio, algumas até esperadas.

- Faraday na ORCHID! Vimos "quando" ele visitou a estação na cena que abriu a temporada.
- Faraday é filho de Charles Widmore! Já era algo que poderia acontecer, muita gente acreditava nisso.
- Foi Widmore que armou o "Fake 815"! Apenas uma confirmação, mas importante!
- As memórias de Faraday! Vimos que o próprio Daniel foi o responsável pelos seus problemas de memória ao ser cobaia de seus experimentos. Tudo pela ciência!
- Porque Faraday chorava! O falso avião fazia algum sentido para ele, que não conseguia entender o que era...
- Desmond está bem! Mas a frase "Nunca vou te deixar!" para Penny me deixa com certos pensamentos...


Pensamentos soltos...

- Ms. Hawkings não é a sogra que ninguém gostaria de ter! Certo!?
- Enquanto dava o código para Kate, Juliet pensou: "Vá, morra!"
- Se Hurley não estivesse na Ilha, ele provavelmente teria um blog sobre séries de TV!
- Alpert, pegue Faraday no colo e leve para o Templo!
- Sinceramente eu esperava algo sobre os Numbers. Minha única decepção, leve.



Muito bem, escrevi até mais do que tinha imaginado. Mas espero que tenham gostado do episódio. Na Sexta-feira chegam os Detalhes do episódio, logo mais tem o promo de "Follow The Leader" e no Sábado tem o post onde vocês escolhem a Melhor Cena do episódio. O LOST Untangled trago na Segunda-feira, legendado. Isso porque não estarei em casa nos próximos dias, estarei em um curso e só volto no Domingo.

Agenda dada, fiquem ligados no Teorias LOST!


Grande abraço e namastê!

Leco Leite

32 Comentários:

Rafael disse...

Muuuuuuuuuito bom esse episódio, muitas respostas e novidades (Widmore = pai do Daniel?!?!?!)

esse final de temporada tá demais

Telma disse...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Gente,


meu queixo caiu algumas poucas vezes em Lost, esta foi uma destas. Sensacional. Desta vez, pra variar, até pra combinar com o título, The variable, tivemos um "mother issues", afinal a Eloise tá perdendo só pras madrastas da Disney neste epi.

Acho que o Dan não morreu, não pode ser... o Richard vai salvar ele, se não for o Richard, o Jack tá pertinho ali... tenhamos Fé.

Eu achava que o Daniel era parente da Penny a long long time ago, nesta galáxia mesmo, nada de Hoth coisa nenhuma. Mas ficou claro que a apesar de madrastona, a Eloise sacrificou o Faraday por algo muito maior, e que não sabemos ainda... ainda, tenhamos Paciência e Fé, agora.

Vários pianistas nesta série não? Charlie, Jack, Ben, Daniel, alguém lembra de mais algum?

Como as pessoas são variáveis, e temos o livre arbítrio, e com a nova teoria de Daniel, será que ainda teremos a possibilidade de alguém, em algum momento no futuro, evitar o acidente do 815, como ele sugeriu, e nós vermos um final de Lost com o avião pousando em Los Angeles e todas aquelas pessoas são e salvas para sabe Deus que tipo de vida terem dali pra frente? Ai seria ph... e tenho que muita gente ia quebrar tvs e pcs pelo mundo afora.

Aconteceu muita coisa, mas o grande destaque é mesmo Eloise, Daniel, principalmente a cena da explicação dada a Jack e Kate.

queimemos os nossos miolos, e amigos, não tem como ser só fé, ciência, amor ou razão daqui pra frente. bota no liquidificador, bate trinta segundos e ingere o caldo que sair, com vontade de diversão.


Lost é Lost, o resto é resto.

nota 9

namastê.

DeChamps disse...

Ótimo post Telma...

Coração a mil, arrepios a parte. Tah loko, que episódio sensacional.

Gostaria de relembrar o quanto eu gosto do Richard Racoon Eyes, e o quanto seria genial uma interação entre jack, kate e Richard.

poxa vida aguardemos sempre ansiosos o próximo episódio.

Abraços!

alim disse...

Olá!

É, eu perdi a parte que fala que o Daniel nasceu na ilha (ou vão querer dizer que ele tem menos de 30 anos e foi o estudo que o deixou com aquela aparência).

Glauko disse...

Então Leco, muito bacana seu texto. Creio que no momento está tudo muito confuso e não dá pra teorizar, mas a minha sensação foi: decepção. Acho que criei expectativas exageradas sobre esse ep e não foi o q eu esperava. Na verdade foi tudo muito previsivel. Enfim, semana que vem tem outro ep novo, depois pausa, e finalmente o ultimo ep. Espero que seja bom.
abs!

Unknown disse...

Pra mim deu a entender que a bomba não está embaixo da Cisne.
Acho que embaixo dela é só uma energia fodona igual a da ORchid e a bomba está em outro lugar, com os others. Interessante. =)

E continuo achando que não se pode mudar nada.
Tudo o que eles estão fazendo achando que vai impedir e mudar o futuro na verdade só vai servir pra levar as coisas exatamente para o mesmo lugar. =)

Anônimo disse...

Amei, me emocionei, achei sensacional!

Se Daniel morre ou nao, nao sei, mas acredito q tudo q vai acontecer levará ao q aconteceu... é o q eu acredito...

gostei da cena de Widmore convocando Dan em pessoa!

Gostei da cena da explicacao de Dan a Jack e Kate.

Lost é Lost! Não tem igual.

bluebird disse...

Muito bom episódio, só achei muito inconsistente a "morte" do Faraday. Sim, para alguém com perfil racional e calculista, convenhamos que entrar no acampamento dos hostis com revólver na mão não é uma política que tenha a ver com o personagem. Muito forçado! Deveriam ter trabalhado melhor esta "morte" dele, se bem que como a coisa está, não duvido que ele não morra, assim como o John e o Ben.

Leonardo BA disse...

Excelente episódio! Nossa, foi só comigo ou vocês também sentiram uma tensão no ar? Vi cada segundo com tremenda expectativa. E que final hein? Faraday morreu? Acho que não. As coisas estão acontecendo num ciclo vamos dizer, eterno, até que alguém resolva o problema. Senão desse jeito o avião vai sempre cair, as pessoas vão parar na ilha e começar a viajar no tempo novamente. Girando, girando... Por falar em viagem no tempo: quer dizer que toda essa história, toda a pesquisa do Daniel foi porque ele queria ter mais tempo pra tocar piano? (tá, foi uma piadinha...)
Achei o post da Telma muito bom (parabéns!) só não entendi se tu quis dizer que ela mandou o Daniel voltar para poder matá-lo, foi isso? SE foi discordo porque a meu ver as escolhas que eles estão fazendo agora são o presente deles, não é mesmo e isso é que vai determinar o futuro. Eles imaginam estarem tentando modificar o futuro mas ainda não conseguiram, nem mesmo Daniel agora chegando entre os Outros e sendo baleado. Acredito que essa foi uma de suas primeiras tentativas... Ele mesmo diz que anteriormente tinha tentado evitar mexer no passado, daí sua idéia de o que está feito está feito. O problema de entendermos isso tudo, acredito eu, está na idéia do que é passado, presente e futuro e, principalmente para quem.

Vamos queimar a massa cinzenta!

fred cardoso disse...

melhor episodio da temporada.

LOST É LOST!!

Linus disse...

Não gosto mto dessa idéia q o pessoal comenta de eles estarem em "looping"...ou seja, o avião cai, eles vão pro passado...o avião cai, eles vão pro passado, etc.

Não vejo dessa forma. Claro q essa questão do tempo/espaço é muito complexa.

Mas temos q levar sempre em conta o seguinte: oq eles estão vivendo na ilha é o seu PRESENTE. Logo, a vida deles é linear, nada de looping. Do ponto de vista EXTERNO (ou seja, nosso apenas) é q poderíamos dizer q eles estão em looping, isso pq nós já sabemos da história, deles voltando para o passado, da queda do 815 e etc. NÓS vimos tudo oq se passou, por isso sabemos como as coisas vão acontecer e se repetir.

Mas do ponto de vista de cada um q voltou ao passado...não existe loopping. Eles seguem o ciclo normal e linear da vida.

Exemplo: O Jack não vai cair na ilha 2 vezes. Ele caiu uma vez só. Se a queda do vôo aparecer de novo, será apenas uma repetição da cena q já conhecemos e não uma nova queda.

Deu pra entender? Sei q essas viagens no tempo complicam a cabeça. :)

Dab disse...

Excelente episódio, tbm na minha opinião o melhor da temporada.
já gostava do Daniel e agora gosto mais ainda, ele não pode morrer, muito menos o Desmond, ninguém pode morrer!
Não poderiam abrir a porta do final de temporada de forma melhor.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Linus, eu era um dos que acreditavam no looping, porém, seu post foi muito exclarecedor.. muito bom!
Ainda não vi o episódio, mas não consegui resistir aos comentários da galera rsrs
abraços

Leonardo BA disse...

Caro Linus

Aprecio teus comentários e essa questão de Viagem no Tempo também é muito interessante. Acho que o problema maior não é o fato de entender, mas de conseguir explicar a coisa toda. Aliás a tua explicação foi muito boa. Simples, clara, direta. Mas no meu modo de ver o que tu falou não invalida a questão do looping. É claro que para quem está vivendo a situação ela é sempre o presente, não importa de onde tenha vindo (passado ou futuro). O que não impede de os eventos ocorrerem sempre, initerruptamente, ainda que para as pessoas envolvidas seja sempre a primeira vez. A diferença é que quem veio do futuro sabe ao menos um pouco do que ocorreu no passado. Esses, sempre que voltarem, terão alguma vantagem sobre os outros.

Também cabe ressaltar que isso tudo é especulação pois pelo que se sabe ninguém ainda viajou no tempo e voltou para contar a história. É tudo especulação. Por isso também tenho citado os filmes e livros que abordam o tema, pois essas são as únicas referências que temos do assunto. O que pode nos dar uma boa pista de por onde anda a criatividade dos realizadores de Lost.

Abraço

Anônimo disse...

pra mim a juliet soh tava com ciumes do sawyer e da kete olha de novo essa parte,o sawyer chama a kate pelo apelido ("sardenta")e a juliet a o código

Anônimo disse...

todo mundo ja sabia q o widmore tiha ciso espulso da ilha por causa de ter tido um filho...
mas agora todo mundo ja sabe q esse filho eh o faraday e a mulher eh...
lgl de o daniel ter nascido na ilha(ele nasceu neh?)
percebi outra coisa, o miles e o faraday tem "poderes" isso porque eles nasceram na ilha sera q o aaron tbm vai ter?

Paulo Reiss disse...

Tenho uma teoria em função desse episodio.
Quando houver a catastrofe pela perfuração na Swan Station, Eloise será afetada levando a consciência dela para o futuro até algum momento perto de quando ela fala para Penny que não sabe mais o que acontece dali em diante.
Então, no momento que ela atirou no Faraday, não tinha consciência dos eventos futuros, pois faltava algumas horas para ela ser afetada pela catastrofe. Então, dali em diante ela sabe que o filho dela vai voltar para a ilha quando adulto e ela saberá que tem que fazer o sacrificio de mandá-lo voltar. E é esse sacrificio que ela menciona para o Widmore. =D

Unknown disse...

o filho q fez o widmore se expulso da ilha foi o faraday ou a penny.
eu acho q foi o faraday...

Unknown disse...

nuussa eh msm
se eu num me engano ele foi expulso pq teve um filho fora da ilha...
ou seja a Penny!!

Unknown disse...

Ja estou cansada de ver personagens com consistencia morrer. Gostava muito do Daniel. Espero que nenm pensem em matar O Desmond ou a Juliet.

edmo disse...

Sensacional os pensamentos soltos...
exatamente o que pensei e acredito, o que a maioria pensou.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

eh msm marcy, eh muito ruim ve os personagens q agente gosta morre ;/
eu adorava o Faraday( se eh q ele morreu(espero q naum))
essa semana tbm morreu um personagem de otra serie q eu gostava, o Nathan Petrelli do "Heroes", eu sei q num tem nada ve... mais foram dois em uma semana soh :(
moh nada eve eles morrerem

Anônimo disse...

Sensacional comentário assim como foi o episódio. Repito o que vinha dizendo que Lost a cada novo capítulo deixa a voz dos ANTI-LOST mais abafada. Respostas que nos deixavam ansiosos desde a primeira temporada, simplesmente aparecem, isso porque os roteiristas estão perdidos.

Um excelente episódio, atuação impecável de Jeremy Davies que, se mostrou peça chave na mitologia de Lost, além de uma história de vida muito triste.

Anônimo disse...

Ahahahahah...

Enquanto dava o código para Kate, Juliet pensou: "Vá, morra!"

Será que Juliet vai viver insegura até o final de Lost...

stela disse...

acompanho lost desde o inicio e descobri site de vcs a pouco tempo...muito bom parabens!!!
quinta temporada esta demais ,acredito q a sexta será melhor ainda.
bjs

FM disse...

Pessoal, eu ainda acredito na máxima da série de que "o que aconteceu, aconteceu...".
E que o fato dos losties ficarem pensando demais antes de fazer algo com a intenção de mudar o futuro é que vai fazer o futuro ser exatamente o que conhecemos...
Um exemplo é o Sayid ater atirado no Ben menino e esse ter sido o motivo dele ter sido entregue aos outros...
Porém fiquei imaginando no que poderia acontecer se eles realmente conseguissem mudar o futuro ativando aquela bomba, impedindo a construção daquela estação e por consequência do famoso botão: o Desmond poderia ir parar na ilha e não ter onde nem com quem ficar...
Isso se todos aqueles eventos dele receber um barco ainda fossem os mesmos...

Linus disse...

Leonardo BA

Certamente! Acertou na mosca! O problema sobre viagens no tempo é não conseguirmos explicar e tb o fato de isso na realidade nunca ter acontecido. Então ficamos especulando...é possível mudar? O que aconteceu, aconteceu?

E sobre o looping, entendi oq vc quis dizer e concordo. Não sei se me expressei bem, mas oq quis dizer era isso: para os personagens, as situações acontecem uma vez só. Isso pq notei q tinha gente aqui confundindo as coisas, achando q ELES estavam vivendo em looping. Na verdade oq acontece em looping, é a cadeia de eventos.

E no caso de Lost, tem mais um complicador: o fato de não sabermos oq aconteceu com aqueles q voltaram ao passado.

Eles morrem? Voltam ao presente? Permanecem na ilha até a queda do 815? Neste último caso, teríamos 2 Jack, 2 Sawyer, etc, etc...

Complexo. Nada é mais complexo do q o tempo. hehehe.

abraço

Linus disse...

Já q a galera gosta de especular sobre o final da série, vou dizer o final q imagino (não necessariamente oq GOSTARIA de ver, mas oq ACHO q pode se acontecer).

Se me perguntassem HOJE como acho q termina a série, diria q terminaria com o futuro de alguma forma sendo alterado...e o vôo 815 pousando em Los Angeles normalmente.

Acompanharíamos o pouso do avião, a sequência de eventos de tudo transcorrendo normalmente e os personagens se cruzando sem se conhecerem.

Locke na cadeira de rodas, Sawyer ainda como o golpísta, Jack levando seu pai para o enterro, Kate algemada e sendo levada para a prisão, etc.

E mais: Charlie, Eko, Ana Lucia, Boone...

Seria uma forma de "dramatizar" bem o final da série. Depois de conhecermos os personagens, sabermos por tudo oq eles passaram e oq eles eram antes da ilha, os vermos seguindo o curso normal de suas vidas, o curso que ELES escolheram desde sempre. Daria para fazer cenas grandiosas com esse enrredo.

Acho um final bem possível. E até não acho um final ruim...tudo depende de como os criadores iriam conduzir a coisa toda.

Unknown disse...

Acredito que Daniel JÁ NASCEU...assim como o Miles. Não vou me surpreender se aparecer o bebê de Heloise no próximo episódio..

Creio que todos os caminhos levam a vermos o voô 815 da Oceanic pousando tranquilamente em Los Angeles no último capítulo da série...

Daniel disse...

Site incrível, parabéns! E principalmente pela participação de todos... cada um enriquecendo com seu ponto de vista. Acho que os criadores de Lost torciam para que fossem criadas discussões desse nível quando decidiram complicar absurdamente a série. Se eles não conhecem esse blog, ficariam felizes em conhecê-lo =)

Eu concordo com as ideias de vocês, mas sobre esse final (o avião pousando intacto em LA e todos os personagens estranhos uns aos outros), sinceramente me decepcionaria. Perderia toda a graça.
Afinal o que cada um viveu na ilha, os erros e acertos, as mudanças de personalidade e crescimento de cada um... isso tudo não pode se perder.
Legal seria se caso o avião venha a não cair mais na ilha, pouse em LA intacto, que de alguma forma eles lembrem de toda a jornada na ilha.
Aquela “adorável” mãe de Daniel arrumaria um jeito de reunir todos finalmente na ilha e os transportaria para dentro do avião em pleno ar enquanto sobrevoando a ilha (e não caindo).
Ai sim eu junto uma grana e compro a caixa com todas as temporadas em Blu-ray. Eu sei que um dia criarão essa caixa no futuro. =P
Abraço a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats