segunda-feira, 27 de abril de 2009

Believer

Cumprindo a promessa de causar aqui no blog toda vez que discordar de Leco. Rá! Eu achei essa temporada bem arrastada, com poucos episódios relevantes. Não que seja ruim. Está bem longe disso, mas a frustração já começou para mim.

Esperava que a penúltima temporada fosse mais contundente nas respostas. Elas vieram em conta gotas e, nem sei mesmo se era isso que queria saber agora. Acho que existem questões mais fundamentais sobre a origem da ilha, o tempo, os "pais fundadores", quem começou o que, Alvar Hanso, o próprio Desmond. Acho que alguns personagens foram, até agora, sumariamente esquecidos. Será que tudo não ficará embolado demais? Superficial demais ao responder?

E os produtores, que não confio, prometeram que TODOS episódios seriam essenciais. Daí a divisão em seis temporadas. Ahh, mas não foram mesmo.Gostei das novas perguntas que Lost trouxe, aliás, eita série boa para formular questões. Também não acho que eles tinham tudo programado, como já admitiram diversas vezes. É claro que aos 45 do segundo tempo, eles já sabem de tudo (tenho fé, inclusive, que Desmond Ian Cusick nem seja morto na série por conta do seu assédio :P).

Estou preparada para a frustração que poderá vir. Acompanhei Arquivo X (The X Files), por nove longos anos, série que influenciou a TV americana, e Lost, de diversas maneiras, sei bem que agradar fãs que formulam suas próprias teorias não é coisa fácil.

Há um termo em AX que classificava os fãs em "believers". Bom, apesar dos tropeços da jornada de Lost, eu sou uma believer. E season finale sempre promete. Tipo final de Copa do Mundo. Torço pelo mesmo time que todo mundo! Toda vez que vejo Ben Linus e Charles Widmore - personagens não previstos pelos produtores - abro um sorrisão! Dá para ter fé.

Danielle M

14 Comentários:

Leonardo BA disse...

Pois é Danielle eu também tenho um certo receio de que existam muitas perguntas e pouco tempo para respondê-las, mas acho que elas começaram a se encaminhar durante esta temporada, isso que ainda faltam alguns episódios. Se analisarmos desde o início da história a trama parece estar sendo bem amarrada. Tivemos uma apresentação dos personagens principais e suas histórias particulares. Comeamos a conhecer o ambiente em que eles se encontram e os nativos da ilha (tanto os Dharma quantos os Hostis). Tudo aquilo que antes apenas imaginávamos agora ganhou corpo, nome. É claro que a ansiedade é grande. A vontade de saber tudo o que se passa lá faz com que nos tornemos impacientes e mesmo temerosos de que nossa expectativa não seja alcançada, mas como eu disse se analisarmos o desemrolar da trama, acredito que ela esteja se encaminhando bem. É preciso ressaltar que essas "grandes" questões que envolvem o mistério da ilha são na verdade a chave de toda a história e isso só pode ficar mesmo para o final, senão perderia a graça. E haja paciência.
como eu já disse antes...

Essa espera é cruel!

Abraços a todos.

A propósito:
também adoro Arquivo X.

Unknown disse...

Olha Dani, vou citar você mesma:
"Gostei das novas perguntas que Lost trouxe, aliás, eita série boa para formular questões"

Lost, sem piada, mas como o proprio nome já diz, é um seriado sobre misterio, duvidas e perguntas. Sobre ficar perdidão mesmo.

Não sinto essa obrigação toda nos produtores de terem pressa pra responder a novas perguntas. Mas sim que tenham criatividade de criar novos temas que façam a gente formular mais teorias e manter o pique.

A abertura para a cultura e a mitologia egipcia nessa temporada foi sensacional. E não vem ao caso responder e esclarecer ela logo de uma vez. A abertura do tema, com muitos mistérios já vale por si só.
Uma única imagem de uma estátua DE COSTAS já deu margem pra centenas de blogs (incluindo este) buscarem varias imagens de deuses egipcios e suas descrições. Isso é fantastico.

E mais, um grande diferencial de Lost em relação a outros seriados de mistério - Tal qual arquivo X - é a relação entre os personagens. Não são apenas dois ou tres protagonistas que revivenciam as mesmas crises humanas em paralelo a misterios. Aqui tem gente demais com muita historia diferente, muito conteudo afetivo, humano e passional. Os misterios ficam em paralelo. recebem grande atenção, mas não são o unico foco da série.

E no geral, achei que a temporada foi muito boa.
O decorrer da temporada faz a gente se acostumar com ela e esquecer o quanto ela foi reveladora. Compare-se com o tanto que você sabia até o final da temporada - Aquele verdadeiro branco de pra onde foi a ilha - com o que nos sabemos hoje, sobre o Smoke Monster, a reencarnação de Locke, o dia a dia na Dharma...

Leco Leite disse...

A única observação é que, caso Desmond morra, não há a menor relação com seu problema de assédio, já que as gravações já terminaram há alguns dias...

Mas acredito que a temporada fez o que tinha pra fazer, não acho que o período da DHARMA tenha tantas questões para serem respondidas. Agora, como acredito que a última temporada será a Ilha na visão dos Hostis, aí sim muitas respostas virão... Inclusive, infelizmente, as de "fé" ou do tipo "é assim"...

Micael Pinheiro Silva disse...

Estou adorando essa temporada. Sei que existem mistérios em standby, mas é compreensível que os maiores sejam guardados para a última.
Também não concordo que tenham havido episódios desnecessários. Na quarta, por exemplo, tiveram 3 abaixo da média que pouco acrescentaram na minha opiniao, Eggtown, Other Woman e Something Nice Back Home. Mas nessa todos os episódios estão instigantes. O único que deveu um pouco foi o He's Our You, mas ainda ssim tem momentos importantíssimos.
Bom, cada um tem seu ponto de vista. Mas, pra mim, Lost continua sendo a melhor série da TV e superando expectativas.

DOUG disse...

Danielle o que quer dizer com Ben e Widmore não previstos pelos produtores.
Ben aparece na segunda temporada e se nao me engano o widmore tambem.
Concordo que nem tudo era previsto desde o inicio, mas voce, como fã acha que LOST deveria ter uma só temporada, ou seja tudo aconteceria e terminaria ja em uma temporada.

Linus disse...

Eu concordo em parte.

Fica difícil dizer q a temporada foi totalmente "arrastada", pois não sabemos oq se passa na cabeça dos produtores. Talvez esta tenha sido a forma de eles prepararem o terreno para o último ano da série.

Na minha opinião, o principal ponto negativo da temporada, foram alguns episódios q prometiam ser o grande "bumm!!" do ano e não o foram. Coloco ai o "316" e "Life and Dead of Jeremy Benthan". Depois do final da quarta temporada e até mesmo da terceira, eram os episódios q mais queríamos ver. Como eles saíram da ilha? Eles voltaram? Como eles voltaram? Etc...etc. Essas questões foram respondidas, mas não da forma "grandiosa" como eu imaginava. Tirando Ben assassinando Locke/Benthan, não houve nenhuma grande surpresa. Por exemplo: se esperava MUITO de Mathew Abbadon. Ao meu ver, ele teve uma participação totalmente comum.

Mas no geral, acho q a temporada está sendo boa. Foi interessante ver a Dharma funcionando e a relação deles com os hostis.

Só espero que, como já foi falado aqui, os criadores da série não deixem perguntas demais a serem respondidas no último ano. Esse é o meu medo. Se for assim, pode ser muita coisa em curto espaço de tempo. Dá aquela impressão de q eles não tinham alternativa senão responder desta forma.

kawik disse...

concordo 100%

Anônimo disse...

O que eu acho que acontecerá, é que as respostas para Lost vão decepcionar muita gente no final do seriado... não é a solução de que gostamos, são os mistérios, os arredores. Nossa fantasia e possibilidades são sempre melhores que a realidade; os roteiristas criaram muita expectativa desde o início, que vai ser bem difícil de suprir no final.

Glauko disse...

Concordo. A série vem se arrastando, mas por motivos econômicos. Eles foram gananciosos e negociaram mais 3 temporadas, quando o previsto seriam somente 3, 27 ep por ano. Dividiram tudo em 3 adicionaram mais alguns episódios (e o formato de exibição ficou em somente 16 ep por temporada). Se for para fazer a conta certa, estaríamos no meio da 3³ temporada (a final, segundo os produtores). Isso não justifica o fato termos muitas perguntas novas, mas ao mesmo tempo, se eles revelarem por exemplo, quem é o jacob, pode comprometer o final da serie na próxima temporada. Uma sinuca de bico. Pela lógica de qualquer roteiro, devemos estar no meio da parte final, o clímax. É esperar e ver o que vai dar.

Thiago disse...

Tenhamos paciencia rsrsrs e fé!!!

"Eu quero acreditar"

Concordo que as vezes tem uns detalhes que a gente nao aceita muito nao... Abaddon morrer... a Francesa morrer... e a questao nao é só morrer, mas morrer assim.. de um jeito rápido, inesperado e deixar a gente de boca aberta pensando... "oxi.. ele morreu?"

A série, como ja comentado aqui, foi bem dividida, historia do personagens, visao do ambiente, o outros, a Dharma, e a sexta temporada também acredito em uma visao muito a dentro dos hostis e da tal guerra.

Misterios!!! serão revelados... calma.... vamos saber de Adao e Eva, do porque o pedaco da fita da Swan tava la do outro lado quando o pessoal da cauda do aviao encontrou... Monstro, Christian, Jacob... etc etc etc... TENHAMOS FÉ NA CIENCIA RSRRS

PS: alguns misterios sao simples... e podem nos descepcionar, mas mesmo assim serao revelados

Te vejo em outra vida Broderrrr

Unknown disse...

Tem o problema da expectativa também.

Muita gente cria a sua propria teoria e se apega a ela. Quando vê que o ponto da série era outra coisa (muitas vezes mais simples) fica decepcionado.

Nanamelon disse...

I'm a believer!

Unknown disse...

O mais interessante de lost é a capacidade dos produtores de iniciar a partir do momento em que as pessoas determinam os pontos em comum da série, Ben Linus ou Windmore são dois lideres de uma pessoa só!!! tudo começa com Locke que a meu ver sempre foi o personagem central., os demais seriam ligações externas.

Luciano disse...

Eu sempre procurei tratar da questão extra-ficcional da série em meus comentários sobre ela, portanto acho que todo o esforço de Lost em parecer crível em diversos temas ( como o "bruxadeblairiano " Lost Experience), se deve a uma tentativa de interação poucas vezes vista no contexto do entretenimento de massas.

O modo que Lost nos faz acreditar ou proclamar certezas - contraditóriamente ao próprio tema da série - é uma mostra do quão profundo foi o apelo da série em nos cativar de diversas formas, sejam elas empatia com personagens, questionamentos religiosos ou mesmo especulações sobre pesquisas científicas.

Por isso tenho em mente que a 4º e a 5º temporada foram uma espécie de atrito proposital em relação às temporadas anteriores, pois tal como ocorre em peças musicais, uma desarmonia ou contradição melódica, serve para preparar o ouvinte para o final ( que em geral é a reafirmação do tom ou tema principal da peça).

Nesses termos, eu acho muito mais que saudável e coerente, duvidar da série, até porque o próprio nome "Lost" já indica que duvidar é preciso, acreditar não é preciso, parafraseando o Pessoa.

Claro que alguns vícios e maquiavelismos comerciais me revoltam, mas me revolta ainda mais a credulidade e o cinismo que cercam boa parte do consumo lostiano, haja visto que muitas contradições são jogadas escandalosamente em nossos colos.

De todo modo, fico com o discurso de que "mais vale a viagem do que a chegada", pois no meu entender, se tem algo que Lost contribuiu de forma significativa no contexto do entretenimento de massas, foi com o estímulo geral junto a cognição e a capacidade analítica dos fãs.

Pena que isso nem sempre é tratado com a devida atenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats