quarta-feira, 22 de abril de 2009

As viagens no tempo de LOST na Super Interessante!

Caso você não saiba, ou não comprou a revista, a Super Interessante de Abril traz uma reportagem bacana sobre as viagens no tempo de LOST. Na verdade, a matéria faz uma série de considerações relacionadas aos famosos paradoxos. Um dos usados diz respeito a você voltar no tempo e mostrar seu iPod para o pessoal da Apple. Então, você volta para o futuro e os caras da Apple criam um aparelho igual ao que você mostrou a eles, inclusive o nome. A questão é: de onde veio a idéia!?

E temos, talvez, algo assim em LOST: a bússola de Richard Alpert e John Locke! Isso porque Alpert entrega a bússola para Locke, que volta no tempo e a devolve para Alpert. Mas se Locke ainda não tinha voltado no tempo antes, como Alpert tinha a bússola para entregar para Locke!? De onde veio a bússola!? Curioso...
O Michael Maia, na comunidade Teorias LOST no Orkut, já falou muito sobre isso.

Porém, sei que muitos vão dizer que "aquilo já aconteceu no passado de Alpert, mas só agora no presente de Locke". E eu concordo. Mas de qualquer forma, fica praticamente impossível determinar quando a bússola "surgiu" nessa questão!

Abaixo, os scans para quem quiser dar uma olhada nos esquemas bem interessantes usados na matéria. Para ampliar é só clicar nas imagens.


A segunda parte já traz mais explicações, sem muitos esquemas, mas que ajudam a aumentar o entendimento dos esquemas do início da matéria. Vale a pena dar uma olhada também, e para isso é só clicar nas imagens para ampliá-las.


Espero que tenham gostado da matéria, e do post também, e que tenha sido útil para ajudar na compreensão maluca sobre as viagens no tempo que acompanhamos em LOST. Tem mais novidades durante a semana, não deixem de conferir... e comentar!!

Agradecimento especial a Leonardo Adiers pelos scans.

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

14 Comentários:

DeChamps disse...

vou ler agora, mas, já gostei... excelente post. e o lance da bússola é um dos que mais me intriga...

Filipe Bruno disse...

awe... otimo post. d+!

Unknown disse...

Po, a respeito da bussola, pra mim é obvio que Alpert já possuia uma bussola em 54. Caso contrario, de que serviria Locke mostrar ela pra ele pra ele sentir confiança em Locke.

Se fosse so uma bussola que ele nunca tinha visto na vida, seria algo tipo "Ué, é dai que voce tem essa bussola"
Pra mim ele ja tinha uma, e alias, era um artefato pessoal.

Recebeu de Locke e viu que so podia ter sido entregue por ele mesmo no futuro.

Dai, no futuro, ele ta com duas, e entrega so uma a Locke.

DeChamps disse...

Vítor posso estar errado, mas não creio que exista duas bússolas. Então se senão a viagens no tempo poderiam "multiplicar" os objetos???

Sei lá...

Abraços!

DeChamps disse...

é... se bem que meu fundamento nem foi tão bom assim, mas continuo achando que não há duas bússolas... HAuAHAUhauAH

Glauko disse...

Pensando melhor creio que a bússola seja um erro de roteiro. Já pegamos alguns em lost. A questão do tempo ficou clara depois do ultimo ep. Por mais que a física diga que não podemos mudar o passado pq ele ja aconteceu, pelo ponto de vista de quem esta vivendo a cena, o passado é o presente, portanto pela lógica, poderia mudar o futuro, ou as conseqüências dos atos. Não creio que os produtores usarão a teoria de mundos paralelos, creio que eles usarão o argumento de que o futuro pode ser mudado. Um exemplo: vcs imaginam como widmore ficou tão rico? Tenho uma teoria, na dec de 50 Widmore saiu da ilha e depositou em seu nome 100.000 dolares em uma poupança, num banco estadual, no sec 18, por exemplo. Daí quando voltou na dec de 70 ele estava super rico só com os juros desses anos. Se essa teoria for correta, ele mudou o futuro(o seu atual presente). Ou melhor, ele projetou um futuro diferente. Enfim, a verdade é que tudo isso foi feito pra nos confundir, e deslocar a verdade para um foco supérfluo, e a responsabilidade dos produtores em ter que explicar tudo para nós, é mascarada por todas essas teorias de viajem no tempo. Se lost não responder as perguntas mais importantes como, por exemplo: o q é o jacob? o monstro de fumaça e a estatua, creio que abandono a série... Amigos meus que acompanhavam a serie desde o início já largaram, esta confuso demais. Temo pelo final da temporada, mais perguntas que só serão respondidas ano que vem.

Leco Leite disse...

Bom, até pode existir duas bússolas. Já vimos dois Miles...

E Glauko, eu não concordo com vc em relação ao argumento de que eles vão usar o método de mudar o futuro. Acho que já ficou muito evidente que nada pode mesmo ser alterado. Pelo menos o "resultado final"...

O caminho pode sofrer algumas alterações, mas vai chegar onde deveria...

Mas gostei da teoria do Widmore...

Abraço!!

Glauko disse...

Não dá pra sabermos Leco, mas creio também que o resultado final não será alterado. No penultimo podcast oficial, Damon tem uma opniao sobre mudar o futuro e Carlton outra. Para um, o que aconteceu aconteceu e para o outro é possivel mudar o presente alterando o futuro. Mas é claro que isso foi dito pra nos confundir. Se oshow for realemnte baseadona realidade como os produtores querem, fico com o ponto de vista da física: o que aconteceu, aconteceu. Ha uma coisa legal sobre a transmissão de hj anoite: parece que será um recap mas de um ponto de vista novo. Acho que vem coisa boa por aí. Abs!

*Ana Paula* disse...

Ei pessoal! Depois de assstir ao episódio 13 fiquei com uma dúvida: pq o Miles adulto está na mesma época do Miles bebê e a Charlotte adulta desapareceu qdo chegou na época da Charlotte criança?

Eduardo Cavalcante disse...

Talvez a Charlotte não tenha desaparecido porque seu corpo iria ficar no mesmo ano que ela quando criança. Talvez ela não tenha viajada ao passado junto com o resto do pessoal simplesmente por estar morta. Nem tudo na ilha estava viajando no tempo.

Unknown disse...

Leco, se realmente só existe uma bussola... pra que serviria mostrar ela para o Richard do passado. Seria tipo "e dai que voce tem uma bussola"?

Veremos. Lembrando que a gente ainda ta na "aposta" pra saber se o objeto escolido por Locke criança deveria ser a bussola ou o Book of Laws. =p

Leco Leite disse...

auhauhauh... Esquece, Vitor...

Ana, o Eduardo já respondeu sua dúvida. Pelo menos é o que penso tbm.

É, vamos ver até quando as questões sobre viagens no tempo e alteração de alguma coisa vão durar. Uma hora eles terão que decidir. Mas fico com a não alteração. Agora, fazer algo no presente esperando uma consequência no futuro não é mudar nada, é só criar seu caminho. Por isso a gente estuda e trabalha hj, pensando em ter paz amanhã...

Abraço!!

Unknown disse...

Leco, sobre a bússola, especificamente, por ser um objeto, isto é, com massa, a hipótese dela "viajar" no tempo provocaria outras consequências, naquela linha da teoria da borboleta batendo asas numa ilha do Pacífico ocasionar terremoto no Chile. Não é o caso de informações, que não têm presença física. Um exemplo em Lost, lindo, fascinante, e que desafia-nos, é a origem das coordenadas que Faraday informa Desmond, no "presente", para Desmond informar Faraday, "no passado", para Faraday fazer funcionar sua máquina que faz a consciência viajar no tempo. Lembra-se? Pois então: qual é a origem das coordenadas? Faraday informa Desmond porque elas estão escritas em sua agenda, e estão escritas em sua agenda porque Desmond já o havia informado.

Anônimo disse...

Tudo o que foi será.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats