quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

506 - "316"


Um episódio recheado da famosa dualidade que alimenta a maioria dos debates entre os fãs da série: Lógica e Fé!

Antes de mais nada, diria que esse é um daqueles episódios que parecem "soltos" na trama de LOST, assim como foi "Flashes Before Your Eyes", e ficamos sem saber como todos foram parar no mesmo avião. De novo... Ou seja, ainda entenderemos os motivos pelos quais eles precisaram voltar.
O voo Ajira 316 não foi surpresa para aqueles que acompanharam as atualizações do site da companhia aérea. Mas isso não tem problema, o voo era só um meio de atingir o grande objetivo: encontrar a Ilha!

Agora sim temos um "acidente proposital" em LOST! Se é que o avião caiu...

Mas não sabemos se o avião realmente caiu. Parece que os passageiros foram "abduzidos" do avião no "jump" previsto por Ms. Hawkings. Diferente do Oceanic 815, tivemos um clarão que mostra que há um padrão entre os "jumps" da Ilha. Padrão esse que só é possível descobrir com a "ciência" da DHARMA INITIATIVE!

Foi por meio de uma nova estação DHARMA que a Ilha foi localizada: a LAMP POST (ou FAROL). O objetivo dessa estação veio junto com ela, e foi legal ver uma foto da Ilha no ano de 1954. Mesma época da bomba "Jughead". Todos os instrumentos da estação buscavam por "anomalias eletromagnéticas", com equações capazes que predizer "quando" a Ilha estará. Bem provável que as experiências do exército americano e, quem sabe, o Diário do Black Rock, serviam como base de dados para os cálculos. Isso porque Alvar Hanso é o financiador da DHARMA INITIATIVE e esteve envolvido no Conselho de Segurança da ONU...

"Foi assim que eles encontraram a Ilha!"

Pelo menos a trama envolvendo os Oceanic 6 se tornou interessante, foi como uma "mini Season Finale" para a estória que corria fora da Ilha.

Em meio a toda essa lógica para encontrar a Ilha, entra o outro lado de LOST: o lado da ! Jack precisa acreditar que há algo maior para ele. Ele precisa dar um "salto de fé" ou "salto no escuro", algo que já vimos antes no episódio "Orientation", quando Helen diz que para Locke se livrar do pai precisa de um "salto de fé"! Para Locke isso é algo até que simples, mas não para Jack. Acreditar em algo sem saber o que pode acontecer, sem conhecer as consequências.

Mas Jack está pagando para ver. Por isso ele aceita a "missão" de seguir de volta para a Ilha. Mas Locke, mesmo morto, "deseja que Jack acredite"!

E foi divertida a cena onde Jack troca os sapatos de Locke pelos de Christian. Jack dizendo que Locke deveria estar rindo muito dele naquele momento foi bem bacana. Confesso que ainda não associei a "simbologia" dessa troca. E com toda essa troca de sapatos, descobrimos que os tênis brancos que Christian Shephard usa na Ilha eram a única opção que Jack tinha para que seu pai usasse na viagem. Bem simples...

E para encerrar, ainda vemos Jack, Kate e Hurley abordado por Jin com um macacão da DHARMA!

Considerações!

- Ben não conseguiu levar todos para Ms. Hawkings, mas algo aconteceu para que Sayid e Hurley se unissem ao grupo. Destino? Quero saber o nome desse "destino"...

- Ben também tinha que cumprir uma promessa feita para um amigo. Ao aparecer todo ensaguentado fica o risco dele ter encontrado Penny...

- Desmond reconheceu Ms. Hawkings...

- Interessante a "troca de papéis" no Ajira 316. Dessa vez, Sayid era o prisioneiro...

- Frank Lapidus, o piloto...

- Os sobreviventes da Ajira devem ser o pessoal que perseguiu Locke, Sawyer e cia no mar... Lembram da garrafa!?


Novas questões!
- Em que ano eles chegaram na Ilha, já que Jin faz parte da DHARMA?
- Como Jin entrou para a DHARMA?
- Onde estão os outros passageiros do Ajira 316? E onde está o avião?
- Porque a troca dos sapatos em Locke?
- Locke voltará a viver na Ilha?
- E Aaron, ele não deveria voltar também?

Muito bem, acho que é isso. Confesso que fiquei meio perdido (sem trocadilhos) com esse episódio, e vou continuar em minha maneira de acompanhar a trama e dizer que o episódio foi excelente pelas possibilidades futuras que nos foram dadas.

O caminho para entendermos como a volta dos Oceanic 6 pode salvar os que ficaram está traçado.

E não deixem de voltar e ver os Detalhes do episódio nessa Quinta a noite, além do Podcast na Sexta de manhã aqui no Teorias LOST!

Participe, vote na enquete, deixe seu comentário sobre "316"!!



Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats