quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

5.06 - 316 "Profissão de fé"

Olá! Na verdade gostei bem e nem vim aqui fazer críticas, hoje estou aqui para fazer considerações de "´profissão de fé" sobre este episódio recheado de simbolismo bíblico e, porque não? Otimismo!

Lá na nossa comunidade no orkut, as pessoas já falam que dá gosto ver episódio assim.

Fui a "primeira" a comentar por lá e depois fui respondendo ao Leco nas suas colocações, adoramos esse marketing agressivo :P De qualquer forma, hoje estou docinha que é uma beleza!

Vamos lá:

Acabou a novela, eles voltaram. Mas como chegaram até ali, todos, a excessão de Jack e Sun,provavelmente será explicado. E acaba sendo o mais interessante e esperado, claro.

O sacrifício de Kate em deixar Aaron e JAMAIS tocar neste assunto. O bilhete suicida (será?) de Locke isentando Jack de culpa ao fazer uma singela e essencial pergunta, que sempre moveu os personagens: "Você acredita". Believer or not, Jack fez todo o ritual e caminha para ser o proxy, assumir a liderança. De novo, mas em qual grupo? :)

A minha questão é entender porque Miss Hawkings usou tanta fé e pouca ciência para fazê-los voltar. E é claro, há uma fala soberba de Desmond que nos orienta: "Eles estão numa espécie de jogo, Jack". Também acredito nisso, Des!

Eles voltaram recriando aquela situação da 1a temporada, isso foi uma coisa maravilhosa de ver, Jack deitado, abrindo os olhos...

Mas porque recriar? E para que? É essencial isto no retorno ou é apenas uma experiência sensorial fazê-los reviver não os seus respectivos papéis, mas assumindo os dos outros passageiros? Incluindo Ben Linus. Isso realmente é intrigante, e a isso dou pontos extras a Lost!

Grande presença de Ben Linus, que em sua fala "Who Cares" já denotava o que iria acontecer. Sem avião, sem passageiros. E Jin na Dharma! :P

Se para voltar é necessário usar os "mesmos" termos da queda, não poderemos bater na tecla que o acidente não é acidental desde o começo :P

Aí vem a parte de debater os apontamentos de Leco!

Não há ciência neste episódio, Leco. Foi um episódio puramente de fé! O notável "Man of Science" se rende ao "Man Of The Faith"

A citação a Thomas, que seria São Thomas, ou Tomé, creio eu, por Ben, o homem que precisou tocar nas feridas de Jesus para acreditar, tal como Jack, que precisou ver Locke "morto" para tanto.

A mesma simbologia bíblica da cerimônia do lava pés que Jesus participou com seus discípulos, foi retomada com Jack e Locke, ali, com aquele sapato, aos pés de Locke, o líder torna-se discípulo.

Quanto ao "resto" do episódio, algumas coisas ainda estão nebulosas para mim, Aaron não precisar voltar é até simples de explicar, já que ele não existia no 815. Mas nem Ben estava no 815 tb, ou seja, até para Aaron poderia ter um papel a ser representado. Assim, a natureza da necessidade deles retornarem ainda é estranha para mim, talvez a fala de Hawkings tenha sentido, Jack era quem precisaria voltar. Os outros eram seus discípulos. Não consigo imaginar nada mais bíblico. E sim, o destino, não interessa, acho que há outras formas de retornar à ilha, vide Richard Alpert ao selecionar Juliet,mas tinha que ser pelo mesmo método.

O acerto de contas de Ben pode ter sido com Widmore através de Penélope. Afinal, o homem estava lendo Homero :P, interessante que todos tinham contas a acertar que ficaram para trás. Menos Jack, ele não tinha nada.

Valeu muito pela simbologia. E Locke, para ainda ficar no bíblico, poder levantar tal como Lázaro :)

O pêndulo é alquimia, ciência é outra coisa. Mas concordo com vc , Leco, que a explicação passará por ambos lados.

E para concluir, sabemos da materialidade da queda do 316, já que encontraram garrafas com o logo da empresa na praia no episódio passado, assim,creio eu, o clarão levou Jack, Hurley e Kate para o passado na ilha, já que Jin estava de uniforme e kombi Dharma funcionando que é uma beleza! E os outros passageiros e os restos do avião em outro período.

Sendo assim, não basta voltarem, o deslocamento temporal da ilha continua, há trabalho que precisa ser feito.


P.S-> Na comunidade, Caio me chamou a atenção dizendo que Ben lia Ulisses, de Joyce, não Homero, eu não tenho certeza, de qualquer forma, se for Ulisses, trata-se de uma recriação do clássico de Homero, a questão é: Nele há Penélope :P

UP Date -> O pessoal nos comentários confirma, trata-se de Ulysses, de Joyce. A recriação da obra de Homero.

Danielle M

16 Comentários:

Anônimo disse...

eh fato, Ulysses eh de James Joyce...
A obra de homero onde aparece ulisses eh chamada Odisséia. =)
Ulysses nao eh uma recriaçao do classico de homero ("Ulysses chronicles the passage through Dublin by its main character, Leopold Bloom, during an ordinary day, June 16, 1904.").
O nome eh somente devido a um paralelo com a obra de homero.

Unknown disse...

O negócio é o seguinte...

Ben ñ estava no 815 mas temos q levar em conta q tbm ñ era pra ele ter movido a ilha...

ele está no 316 de gaiato como sempre.

Anônimo disse...

Esse lance de "fé" em Lost tá com cara de funcionar exatamente como na vida real: não passa de papo furado para manipular as pessoas!

Escutem Desmond e Faraday...

A idéia bizarra de precisar trazer todos pra ilha está com toda a cara de conversa fiada. Pelo visto, os jumps não pararam...

A fumaça negra é o "Cão Cérbero", o sistema de segurança da ilha - e é ela quem, de algum modo, "revive" os corpos mortos que aparecem na ilha (Christian, Yemi).

O pseudo-Christian (acho que é uma manifestação da fumaça - vide quando ele aparece pra Jack fora da ilha: o detector de fumaça apita!) apenas manipula Locke para trazer os O-6 de volta.

Penso que isso tem a finalidade exclusiva de tirá-los do mundo exterior e, assim, salvaguardar a ilha; estando fora da ilha, os O-6 poderiam contar a verdade, afinal.

Se é Ben quem está defendendo a fé, em vez do ceticismo de Tomé, então é porque a fé deve ser mesmo conversa fiada em Lost, rsrsrs...

Locke já teve suas "crises de racionalismo", como quando desistiu de apertar o botão de escotilha - pior que ele tinha RAZÃO ali, como Walt salientara ("não aperte o botão maldito", foi o que ele disse "ao contrário" numa de suas aparições).

Agora Jack está tendo crise de fé, e acho que é má idéia também.

Luís Gustavo disse...

Acho que ninguem tem dúvidas de de nosso presado John vai ressucitar né, por isso Ben citou São Tomé,para que jack, qdo ver loke vivo ( e Christian tb) acredite.
os O-6 tinham que voltar TODOS, mais faltou Aaron, ele estava no 815 sim, na barriga da Claire (Where is Claire!?I miss her). Então isso pode explicar os jumps não terem parado ainda, embora eu acredite que há algo além disso, pois nem sabemos se eles pararam depois que loke girou a "roleta" na Orquídea.
A propósito Richard levou Juliet no submarino, e não Par Avion ;)

Anônimo disse...

A obra que bem está lendo no avião é Ulysses de James Joyce, só para constar.

Bruno Ferrari disse...

Hey People!

Eu tenho 95% de certeza que os jumps vão acabar... tá todo mundo considerendo que eles ainda continuam, mesmo o último episódio tendo dado um grande indício que eles pararam 3 anos atrás: o Jin na Dharma iniciative.

Minha Teoria está lançada: o último jump dado qdo Locke girou a roda levou os que ficaram pra trás para a época do dharma, onde permaceneram por três anos, até os O-6 resolverem voltar pra ilhota. Nesse tempo, entraram ou se misturaram à dharma iniciative, e (viajando agora) ás vezes até resolveram a questão da bomba Jughead que ficou pendente no começo da temporada...

bom... tenho dito!

Abrass..

Ana disse...

Olá!

Bem eu gostei do episódio, mas ha pormenores que simplesmente continuam a não bater certo:

1º como é que a Sun arrisca nao ver mais a filha com base na "suposição" e não certeza de que o marido poderá estar vivo.. Por muito que se goste um filho é um filho, acho eu.

2º Porque é que o Jack insiste em levar, contra a vontade dos outros, o Ben no avião? o objectivo não era criar circunstâncias semelhantes ao voo 815? Porquê a insistência? Acho mesmo que o Ben é um rato do esgoto e que se vai aproveitando e infiltrando... mas gosto dele

3º Eles vão ter que explicar muito bem esta história das "ressureições" porque não devo ser a única "céptica" em relação a esse assunto.. já o fumo preto continuo a achar um pouco farsola.

4º Espero que os jumps tenham finalmente acabado e até concordo com a teoria do B.. Fogo,agora iam ser mais nao sei quantos episódios com o pessoal que tinha ficado no passado (Kate, Jack e Hurley) e o que eventualmente teria caído do avião e como se ia resolver a cena. Poça eu adoro lost mas mais enrolanços destes nao!

De resto episódio bem bacano, adoro vir actualizar me aqui no vosso site! Muito bom mesmo

Beijinhos de Portugal

Beto Almeida disse...

Não é possível afirmar que o avião caiu, uma vez que não foram encontrados destroços dele ainda. A garrafa de água poderia pertencer a qualquer passageiro que estivesse com ela à mão e fosse transportado para a ilha.

Anônimo disse...

Curti!

Louco, sem noção, mentiroso, contraditório...

Dentro desse "novo" contexto lostiano, com sua pressa e superficialidade ontológica, certamente foi um dos episódios mais marcantes e esquisistados que se tem notícia.

Eu fico feliz quando "teorias seminais" são ejetadas precocemente..

Além do mais, todo o episódio parece um conto do Gabriel Garcia Marquez ou do Jorge Luis Borges...

Sci-fi com realismo fantástico.

Me diverti com esse auto de fé.

mim disse...

De onde vcs tiraram novos jumps?

Eu não acho que os jumps continuam, acho que a ilha se estabilizou quando Locke a moveu. E acabou ali. O poço não existia mais pq a Dharma já teria construído a Orquídea, portanto não precisaria existir aquela entrada (até por segurança). Só com a Ilha se estabilizando é que eles poderiam ter entrado na Dharma, ficou claro que Jin é um membro agora. Provavelmente eles foram encontrados (já que o último jump foi ao lado de uma das estações) e tiveram que mentir que eram membros da Dharma para não serem confundidos com os "hostis". Dá pra ver tb que a kombi da Dharma estava novinha. E pq os jumps não existem mais? Simples, eles não teriam pq - nem como -continuar infiltrados na Dharma se o tempo continuasse indo e vindo. Se "criaram" raiz ali é pq parou e não havia outra opção.

Os outros passageiros (Sayid, Sun, Ben e cia) devem estar no mesmo tempo, mas em outra parte da Ilha.

Pior que só saberemos o que aconteceu daqui a 2 episódios, já que o próximo é sobre a morte de Locke.

E eu já vi o novo promo...WTF é aquela última cena?!!

DeChamps disse...

concordo com Lolla o tempo se estabilizou...

Agora um interessante nova questão seria a seguinte, essa tais janelas de evento, por que a de jack fecha em 36 horas? e a dos outros sefechou? O que é o fechamento da janela para essas pessoas.

mim disse...

Guilherme, acho que não era só pro Jack, ela se fecharia em 36 horas para todos...Lembra quando Ben foi até Mrs. Hawkings pela primeira vez? Naquele dia ele tinha 70 horas...e aí foi contagem regressiva.

Aquele monte de equações deve dar a idéia da trabalheira de identificar outra janela, além de provavelmente demorar uma eternidade pra ela aparecer, por isso eles teriam que ir naquela oportunidade.

mim disse...

Deixa só eu corrigir o "ficou claro que Jin é um membro"...hahahaha....pq nada em Lost fica claro com antecedência! =)

Mikely disse...

Também acho que os jumps acabaram...
E sobre o post, muito interessante a sua visão, Dani... Em relação à ressurreição, Locke está mais para o Cristo do que para Lázaro, e acredito que é possível que ele ressuscite sim...
E isso vai acabar com a vida dos totalmente céticos, afinal em Lost nem tudo será explicado pela razão e pela ciência...

Lauro Nascimento, interessante seus termos "crises de racionalismo" e "crise de fé" para Locke e Jack, respectivamente... Sinceramente, eu acho que a crise do Locke apenas ocorreu no momento errado... Falta a ele razão em diversos momentos, e quando era pra ele ter mantido a fé, ele não o fez... Espero que o mesmo não esteja ocorrendo com Jack nesse momento...

Anônimo disse...

Teorizando sobre os 316, e se na verdade Aaron estiver no avião, como descobrimos a Ilha proporciona uma viagem temporal, onde não podemos medir as consequencias, e se por um acaso Benjamin Linus, for na verdade Aaron adulto. E por isso ele estaria lendo Ulysses, onde até agora não seria reconhecido, mas somente através de um artificio como o usado por Ulysses para ser reconhecido pela esposa, Kate possa num certo momento perceber isto?

Anônimo disse...

Ulissesde Joyce não é a história da Odisséia recriada. Não há uma Penélope. Há uma proximidade, como matáfora e estrutura, coisa p/ estudo, mas são outros personagens e outro contexto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats