quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Detalhes de "316"

Em mais um episódio onde o foco foi a descobrimos o modo como os Oceanic Six e Ben conseguem retornar à Ilha.


"316" foi um episódio daqueles que podem ser encaixado em qualquer ponto da trama, um ótimo episódio com a grande resposta da volta dos Six e boas perguntas deixadas para serem respondidas ao longo da 5ª Temporada.

- "Lamp Post" ou "Farol": A nova estação da Dharma que conhecemos fica fora da Ilha, é onde se encontra Eloise Hawkings e como, segundo ela, a Dharma encontrou a Ilha, através da busca por anomalias elotromagnéticas...


- Quadro da Ilha: Dentro da estação "Farol", Jack vê uma foto da Ilha em um quadro com a legenda "23/09/54 - U.S. Army - OP 264 - Top Secret - Eyes Only"
Vale lembrar que o ano de 1954 é o mesmo em que foi encontrada a bomba Jughead do terceiro episódio dessa temporada.


- Desmond e Eloise: O reencontro do brotha com a mãe de Faraday foi bacana. Ele se lembrou dela e disse que foi até lá apenas para entregar a mensagem de Faraday e não para voltar à Ilha...
A frase que eu mais gostei foi essa: "Essas pessoas estão nos usando, estão fazendo um tipo de joguinho e nós somos as peças..." é isso aí brotha concordo com você! :)


- O "suicídio" de Locke: Ms. Hawkings diz à Jack que Locke se matou, será verdade?
Além disso entrega a carta que Locke teria deixado em nome do "Doutor".


- Ben rezando: Apenas uma curiosidade o fato de Ben, o cara que manipula, mente e até mata ser um cara religioso, será?


- Tomé: Na conversa entre Ben e Jack, Linus cita São Tomé, O Apóstolo, que segundo a bíblia se recusou a aceitar a ressurreição de Jesus e precisou tocar em suas feridas para acreditar. Assim como Jack precisou ver Locke morto para aceitar que precisava voltar.
"Todos nos convencemos uma hora ou outra..."


- O avô de Jack: Conhecemos o avô de Jack, Ray Shepard, após ele tentar fugir da clínica de repouso. Durante a conversa Jack conta que não está mais com Kate e que deve ficar um tempo longe, enquanto desfaz a mala do avô ele encontra um par de sapatos de seu pai e leva para utilizar em Locke.


- Fim do mistério do "tênis branco": na conversa com Kate sobre o sapato de seu pai, ele conta que a única coisa que ele tinha para vestir Christian eram um par de tênis brancos velhos que tinha... Por isso seu pai sempre aparecia com os ex-misteriosos tênis brancos!


- Kate sem Aaron: De alguma forma Kate "perdeu" Aaron ou deixou com alguém e resolveu voltar pra Ilha...
O que a fez mudar de idéia tão rápido?


- Ben e seu "encontro": Após sair da "igreja" dizendo que precisava resolver um assunto com um velho amigo, Ben liga para Jack, após ter apanhado bastante ao que parece, pedindo para que Shepard busque o corpo de Locke.
Talvez Linus tenha ido atrás de Penny, porém acabou surpreendido por pessoas contratadas de Widmore que a protegiam e levou uma baita surra.


- Jack e Locke: No açougue Jill deixa Jack por 5 minutos sozinho com o corpo de John, ele coloca os sapatos de seu pai e a "conversa" entre eles realmente é no mínimo engraçada...


- Ajira Airlines - voô 316: Descobrimos o envolvimento da empresa aérea que apareceu pela primeira vez no quarto episódio "The Little Prince" em uma garrafa de água.
O voô 316 de Los Angeles à Guam, segundo Ms. Hawkings, passaria exatamente na "janela" que daria uma rota de entrada para a Ilha.


- A reunião: De alguma forma todos que saíram da Ilha, menos Desmond e Aaron, embarcaram no avião.
Saiyd preso, Hurley de alguma forma resolveu "embarcar", Kate, Jack, Sun, Ben e até Frank Lapidus, que disse estar trabalhando para a empresa há 8 meses, o mais engraçado foi sua cara ao ver todos à bordo: "Não estamos indo para Guam, não é?"


- Gibi de Hurley: Na cena de Hurley no aeroporto vemos ele lendo um gibi escrito por Brian K. Vaugh que é na verdade um dos produtores de Lost.

- Oceanic: Vemos o logo da Oceanic no aeroporto e um avião da empresa na pista de pouso.


- Novos personagens?: Vemos dois novos rostos nesse episódio, o cara que cumprimenta Jack após ouvir sobre o caixão de Locke e a policial que acompanha Saiyd.
Eu acredito em uma ligação com Widmore novamente... Eles podem ser Caesar e Ilana, notícia que a Dani trouxe em Agosto do ano passado aqui!


- A carta de Locke: Após tentar fugir várias vezes de ler o que John Locke havia deixado antes de sua morte, Jack resolve ler a carta minutos antes de conseguir retornar à Ilha, na carta uma frase simples:
"Jack, gostaria que você tivesse acreditado em mim..."


- Ulisses: No avião BenUlisses um romance do escritor irlandês James Joyce, uma recriação do clássico de Homero, "Odisséia".
Ulisses era marido de Penélope que esperou seu retorno da Guerra de Tróia. Enquanto esperava o Pai de Penélope sugeriu que ela se casasse de novo, ela disse que só se casaria após terminar de tecer uma colcha de tricô. Porém a noite Penélope desfazia a colcha assim nunca a terminava, quando foi descoberta ela disse que só se casaria com o homem que conseguisse atirar uma flecha com o arco que Ulisses tendeu, após vários homens tentarem um mendingo pediu para tentar e conseguiu, ela então reconheceu seu marido.


- De volta à Ilha: A maneira como eles voltaram à Ilha pode até ser questionada por alguns fãs, mas uma coisa é certa, a cena foi sensacional!
Em um momento idêntico ao começo da série, Jack acordou no meio da selva como se tivesse sido "colocado" lá, após ouvir gritos de socorro, corre e salva Hurley perto de uma cachoeira e logo em seguida encontra Kate.
Até agora não podemos ter certeza se os outros voltaram pra Ilha em tempo diferente, mas tudo indica que sim...
Ao mesmo tempo que não vemos nenhum destroço do avião, será que ele realmente caiu?
Além disso, foi nessa cachoeir que Sawyer e Kate encontraram a mala com as armas e o avião de Kate na 1ª temporada, e onde Paulo encontrou os diamantes que ele e Nikki roubaram...


- Jin na Dharma: Na cena final do episódio vemos uma Kombi da Dharma se aproximando e alguém vestido com um macacão da mesma apontando uma arma para Jack, Kate e Hurley, trata-se de Jin que se infiltrou na Dharma, assim como vimos Faraday no primeiro episódio da temporada...
No macacão da Dharma que o coreano usa o logo parece não ser nenhum dos conhecidos, será?



Espero que tenham gostado dos detalhes que escolhemos de "316".

Claro que a sua participação é sempre importante com tudo aquilo que pensam, teorizam ou mesmo com aquele detalhe que deixamos passar...

Amanhã teremos o Podcast Teorias Lost sobre "316", espero a visita de vocês para baixar e ouvir!

Grande Abraço e Namastê!

Mario Toshio

24 Comentários:

Leco Leite disse...

Cara, sensacional esse achado do gibi!!

Quem "fui" que achou!?

huahauhauha

Post bacana... pra variar no Teorias LOST!

mim disse...

Dude...we are lost!!! HAHAHAHA...Leco, tb tô meio atordoada com 316, que acabei de ver.

Pergunta...impressão minha ou o Hurley estava se "afogando" abraçado na guitarra de Charlie? Será que foi ele o responsável por Hurley mudar de idéia?

Bruno Ferrari disse...

E esse gibí é macabro de bom! Não sei se tem alguma coisa a ver com algo, mas conta a história de um guri e seu macaco, os últimos dois machos existentes no planeta terra depois de um desastre que matou todos os varões que existiam... Será que tem algo a ver, além da referencia do autor?

Mas fala sério... o melhor episódio até agora, e o próximo promete tb, apesar de possivelmente ser um dos episódios totalmente pessoais, em que nem deve aparecer mta coisa sobre a ilha... Misterios vão ser revelados, ainda bem, então to feliz do mesmo jeito!

Isso do Hurley eu tb tinha percebido... Demais os detalhes, não? O porque da guitarra... certeza que teve um dedinho fantasmagórico do Charlie aih.. eu quero é ver eles todos juntos com o pessoal do Dharma... pode ser agora a chance do Locke ser realmente o Líder dos outros, ja que até agora, só se falou nisso, mas liderar que é bom, não liderou nada.

Ah.. uma semana!

Perai que vou ver o episódio de novo, num to aguentando!

Abrass!

DeChamps disse...

Eu to assistindo ele neste exato momento e não tinha visto a atualização dos detalhes, vou repetir o comment que acabei de postar...

Agora uma interessante nova questão seria a seguinte, essa tais janelas de evento, por que a de jack fecha em 36 horas? e a dos outros losties se fechou? O que é o fechamento da janela para essas pessoas.

Anônimo disse...

Pois bem, o novo símbolo da Dharma é uma Estrela. Jin faz parte da segurança da corporação.

mim disse...

Guilherme, eu tentei responder sua dúvida, tá nos comments do post abaixo.

A propósito, não é guitarra (do Charlie), é violão né? Guitar em inglês é pra ambos.

DeChamps disse...

Eu vi lolla, mas ainda assim me questiono o que seria da Ilha caso passasse as 72 horas ou 36 agora né...

Vendo Kate toda grilada agora, não teria claire "voltado" pra buscar Aaron? numa cena bem macabra pra Kate?

hum... Sei lá!

Mario Toshio disse...

Guilherme na verdade a Janela é para todos e não só para Jack...

Quando Ms. Hawkings diz à Ben no episódio 502 - The Lie que ele tem 70 horas para reunir todos, sendo assim o tempo foi passando e naquele momento restavam apenas 36 horas...

O que aconteceria caso eles não conseguissem chegar na Ilha dentro dessa janela de tempo?
não tem como saber, o certo é que talvez demorasse muito mais tempo para que conseguissem retornar novamente, se é que iriam conseguir...

A janela nada mais é do que uma rota de acesso à Ilha, a Ilha se move o tempo todo no tempo e no espaço, ou seja, fica complicado saber em que momento do tempo vc encontrará a Ilha em tal lugar...

ficou muito confuso?
hehehe

abraços

mim disse...

Gui, acho que com a Ilha não aconteceria nada. Apenas o portal (relacionado com a energia eletromagnética) iria se fechar quando as 36 horas acabassem.

Só não sei se o portal se move pra outro lugar ou permanece fechado ali e só volta a abrir em outro momento - talvez quando a energia eletromagnética se altera, isso explicaria o pêndulo - pois a Ilha de Guam para onde ia o vôo 316 está bem próxima das Ilhas Fiji, onde caiu o 815.

***

Mrs. Hawkings fala que "uma pessoa bem inteligente" construiu o pêndulo e as equações para encontrá-la...isso a princípio me soou como um elogio de mãe coruja. E ela tb diz que foi essa mesma pessoa que matou a charada da ilha se mover no tempo...quem parece saber mais sobre isso que Faraday?

Mas como ele teria ajudado a Dharma encontrar a Ilha há tantos anos atrás? Por outro lado, sabemos que ele esteve batendo pernas na Dharma, quando aparece na Orquídea e até fala com Charlotte. Vamos deixar essa questão em pausa, por enquanto.

Agora vamos imaginar que Daniel sabe calcular quando e onde o portal vai se abrir...e que ele sabia que iria se abrir na rota do vôo 815. Isso teria a ver com o misterioso choro quando ele viu a notícia do mesmo avião e da suposta morte dos passageiros? Tb vou deixar essa por aqui.


PS: Não acho que exista relação entre as janelas (portais) e os jumps no tempo pq Mrs. Hawkings disse que o motivo pelo qual eles nunca foram resgatados é devido à Ilha estar sempre em movimento...Isso significa que a Ilha continuava se movendo quando os jumps de tempo sequer aconteciam.

mim disse...

Mentira de Ben nº4.815.162.342:

"- Minha mãe me ensinou a ler."

Então Ben aprendeu a ler quando era um feto! HAHAHAHAHA...

Troféu Peroba pra ele! =)

Petterson Lima disse...

Interessante. Eu mesmo não havia reparado em vários detalhes do episódio dos quais tu citou ai no post.
Agora finalmente entendemos que diabos era aquele tênis branco em meio ao terno do Daddy Sheppard né?! =P

Abração,otimo post!

DeChamps disse...

Mario confuso está demais UAHauAH

Mas valeu sua explicação e a de Lolla, que disse não saber se o portal se fecha ali e abre em outro ponto. Isso foi interessante também...!

Bere Ribeiro disse...

Adorei a Lolla!!! é verdade!!! mais uma das milhares de mentiras do Ben... (apesar que foi engraçada essa...hehehe)

Aline disse...

Primeira vez comentando no TL... então, aproveito para dar os parabéns pra equipe toda, pq acho que vcs dão uma visão ou um toque diferenciado sobre a série.

Sobre o 316, bem vou repetir o que eu já comentei no Dude e no Lost in Lost e dividir com vcs, pra saber o que acham:

Acho que alguns devem ter reparado… a data na foto do exército americano é 23 de setembro de 1954. O voo Oceanic 815 caiu na ilha no dia 22 de setembro de 2004… quaaaase 50 anos depois de terem tirado essa foto. Coincidência!?!? Duvido! Mas ainda não sei o significado ou não formulei uma teoria...
Com certeza a foto tem relação com os eventos de Jughead, que se passam em 1954, pois foi neste episódio que ficamos sabendo que o exército americano entrou na ilha e deixou a bomba. E a foto na estaçao Poste (vcs falam Farol, mas acredito que a tradução mais apropriada seja poste... no logo Dharma dá pra ver que é um poste iluminado e a referência a Nárnia tb pode indicar que é um poste e não um farol...) foi tirada pelo exército americano (US Army). Agora… como essa foto foi parar nas mãos da Eloise “Senhora do Destino” (não me lembro quem falou isso, mas adorei) Hawkings, aí são outros 500. Como suspeito que ela é aquela mulher (Ellie) que acompanha o Faraday até a bomba, talvez os Hostis/Outros tenham roubado dos pertences dos soldados, assim como fizeram com as fardas (Widmore tava usando uma dum cara chamado Jones). Isso explicaria a foto estar na posse da Mama Faraday.

Achei o máximo esse negócio de recriar o mais próximo possível as circunstância da primeira viagem. Sensacional foi a mensagem subliminar dada pelos produtores com o John usando os sapatos do Christian. Como a maioria deve saber, existe uma expressão em inglês que é a seguinte: to wear someone else's shoes ou learn to put someone else's shoes ou ainda walking in someone else's shoes. Essa simbologia nada discreta do roteiro, na minha opinião, é um forte indício de que acontecerá ao Locke exatamente a mesma coisa que aconteceu ao Christian... ressurreição? Porta voz do Jacob? Fantasma? Resposta a serem dadas ainda...
Acho que essa volta do Locke não se resume apenas a funcionar como um mero conector ou substituto para a volta à ilha. Existe algo mais nesta volta e acredito que tenha proporções "épicas", mas não consigo imaginar concretamente o que. Acho que isto está relacionado com aquilo que não é mais segredo pra ninguém, ou seja, o fato de ele ser um homem de fé e estar fortemente ligado à ilha, e também por ser considerado especial pelo Alpert e o líder pelos Outros.

No mais, acho/pergunto que:
1 - Charlie bateu um papinho com Hurley e o convenceu a voltar, levando o violão do rockeiro a tira colo.
2 - Ben levou uma sova do Desmond ao tentar vingar a morte da Alex. Evidências disso não faltam... a frase que ele diz ao Jack que cumpriria uma promessa e tb ele está ligando de um orelhão que fica num cais... Des e família moram num barco... Ben lendo Ulisses, o que acho é uma clara referência ao papel do Desmond na trama.
Mas fico com medo do Ben ter matado a Penny ou o Little Charlie ou os dois... daí a motivação do Des pra voltar à ilha!? Coitado... não tem direito a ser feliz?
3 - Teria Ben entregue o Saiyd à polícia, dando provas sobre os assassinatos que o iraquiano cometeu sob encomenda? Os homens de dardo seriam capangas do Ben? Ou Widmore estaria por trás disso tudo? Garantiria a sobrevivência da ilha que ele chama de sua e tb infiltraria seus novos agentes por lá...
4 - Por que a Mrs. Hawkings fica com olhar intrigado/apreensivo qdo o Desmond revela a todos que Daniel Faraday é filho dela?
5 - Jack está iludido achando que a Kate e ele ainda têm alguma espécie de relação. A Kate só usou o Jack pra afogar as mágoas, como fazia com o Sawyer na ilha. Indicativos disso: o jeito frio dela na manhã após o beijo e o algo mais, além da indireta sobre estar no mesmo avião mas não estarem juntos. Sou adepta da teoria de que desta noite possa ter surgido uma gravidez da Kate, mas não acho que ela tenha sido proposital (Kate não planejou isso). Talvez, se essa gravidez realmente vier a ser fato, tenha sido apenas uma forma de o destino/universo corrigir o fato do Aaron ter ficado pra trás.
6 - Jack/Kate/Hurley = passado = era Dharma. Sun/Sayid/Ben/Locke e os outros = futuro = apocalipse!?!?! rsrsrsrsrs

E, pra finalizar, uma pergunta que não quer calar desde que vi o episódio: quem é o homem visionário por trás da construção da estação Poste, das conclusões sobre o constante movimento da ilha no tempo e a formulação de uma equação para achar a ilha? Por enquanto, meu único palpite é Daniel Faraday... físico viajante do tempo. Não seria uma mera coincidência a mãe dele estar operando a estação Poste atualmente. E talvez tenha sido o exato motivo que o levou a pedir para Desmond procurar a mãe dele para salvar a todos. O que acham?

Leco Leite disse...

Lolla... sensacional o detalhe da mentira de Ben que vc pensou!! hauhahaha... E temos a mesma aposta: Faraday é o responsável pela LAMP POST!

Aline, seja bem vinda por aqui tbm! Tbm está na mesma aposta... Sobre "Farol" ou "Poste", o que a gente tem usado como base aqui são os faróis que vemos em costas e ilhas, por isso chamamos de Farol e não post!

Kate é egoísta... hehehe

Bruno Ferrari disse...

Lembra o que falaram pro Hurley sobre o Ben, uns episódios atrás? "o que quer que seja que ele te disser, faça exatamente o contrário!"..

hauhauhauha

acho que é a única maneira de entender e confiar no Ben, é entender exatamente o oposto do que ele fala...

Esse zoiudo...

Anônimo disse...

jin eh um sherife faendo a ronda..

não eh um logo de estação dahrma

Unknown disse...

Detalhe: o nome da Eloise é Hawking, não Hawkings, como escrito nesse post... Namastê ;)

Emmanuelle Maia disse...

Se quem estava no primeiro voo tinha que estar novamente,e o Lapidus não estava mas deveria estar,acham que os personagens novos como a que está com o Sayid,era para terem estado no primeiro voo?

Emmanuelle Maia disse...

Se precisava que todos voltassem para a ilha para q pudesse parar os jumps,então se a ilha estiver no passada,vai ficar presa lá?ou será q os losties foram parar no futuro quando o segundo avião passou pelo flash?

Anônimo disse...

"É um salto de fé" - Um detalhe sobre esta frase! Já tinha sido utilizado por LOCKE no episodio 2x03 (40:42) quando locke pede a jack para ajudar a carregar no botão!

Bar do Mago disse...

Em se tratar da Kombi a mesma nao poderia ser a que Hurley conseguiu fazer funcionar em certo episodio, Porem o que mais chama realmente a atenção é a roupa da Dharma e esse "Novo" simbolo. Espero que esses misterios sejam logo desvendados!!

Leco Leite disse...

Manu, legal essa idéia dos novos personagens serem pessoas que deveriam estar no Oceanic 815... Se for isso, será bacana, mas não pode ficar só no "era o destino deles!"...

Abraços

Faby disse...

Não é uma teoria, é apenas uma constatação: Ms Hawking é uma homenagem a Stephen Hawking, não acham? Nunca li nada sobre isso nos blogs/fóruns sobre Lost que visito. Mas vejam o que a Wikipedia fala sobre o cientista: "Os principais campos de pesquisa de Hawking são cosmologia teórica e gravidade quântica. Em 1971, em colaboração com Roger Penrose, ele provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade; tais teoremas fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo. Este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.

Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados. Com Bardeen e Carter, ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica. Em 1974, ele calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência de miniburacos negros. Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década 80 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul J. Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang." Tudo a ver com algumas teorias que rolam por aí, concordam?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats