quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

503 - "Jughead"

Que episódio!!

Confesso que estou até um pouco "viajando" para comentar, mas feliz por ter a oportunidade de acompanhar essa viagem de LOST. Como os produtores sempre disseram "é a viagem que importa"!
Mas quando essa viagem é excelente e tem sentido, significado, fica ainda melhor...

Em um episódio teoricamente centrado em Desmond, começamos a busca pela mãe de Faraday, que fica cada vez mais evidente ser Ms. Hawkings. Isso porque sabemos que ela está em Los Angeles e Charles Widmore diz que a mãe de Faraday está lá também...

Por falar em Widmore, vemos que durante a conversa com Desmond, ele se mostra preocupado com Penny. Claro, tendo em mente a ameaça de Ben Linus atrás de sua filha. Mas sejamos honestos, Ben tem coisas mais importantes no momento e só 70 horas... e contando!

Um momento muito legal, desses que só Desmond nos dá, foi ele contando sobre uma Ilha (com uma metáfora usando a Grã-Bretanha) para seu filho, Charlie, em uma enorme homenagem ao homem que o ajudou a estar vivendo esse momento...

Mas as bombas aconteceram mesmo na Ilha. Literalmente!


Estamos no ano de 1954 na Ilha. Miles, Faraday e Charlotte são capturados pelo Hostis. Responsáveis pelo ataque ao acampamento... Estamos em um momento pré-DHARMA!! A Ilha foi atacada pelo exército americano e deixou um grande e perigoso presente: Jughead, a bomba!
Muito legal termos visto esse momento, anos antes da DHARMA chegar e iniciar uma nova guerra contra os nativos da Ilha.

O problema é que essa bomba pode destruir tudo e todos, mas Faraday é a salvação e pode ajudar com a bomba, dizendo que a única forma de salvar todos é enterrá-la. Isso me faz pensar em que local essa bomba pode ter sido enterrada?
Ponto extra: interessante a forma como Faraday parece conhecer Ellie. Ele observa algo familiar na loira e isso deve ganhar muita importância. Pode ser apenas uma curiosidade, mas o fato de Faraday ter dado o nome de Eloise para sua cobaia nas pesquisas sobre viagem no tempo, pode ter alguma relação com essa "Ellie"...Ellie, o quê!?
Por Faraday dizer que há algo familiar, apostaria que Ellie será sua mãe e, consequentemente, Ms "Ellie" Hawkings!!! Minha aposta...

Enquanto isso, Sawyer, Juliet e Locke se aproximam do acampamento dos Hostis. Ah, descobrimos que os Hostis sabem falar Latim. Assim como Juliet!


É nesse momento que o episódio se torna ainda mais especial...

Quando Alpert entrega a bússola para Locke em "Because You Left", diz que na próxima vez em que se encontrarem ele não reconheceria Locke, e que a bússola seria importante para ele se lembrar.
Locke consegue a atenção de Alpert ao dizer que foi enviado por Jacob e ao mostrar a bússola. Aqui, muitas peças se encaixam...

Alpert diz que estão em 1954 e Locke conta que nasceu em 1956. Enquanto Locke pergunta sobre como sair da Ilha, estamos próximos de um novo salto no tempo. Tudo some... Mas a bússola fica com Alpert. Alguns anos depois, Richard Alpert sai da Ilha a procura de Locke. É quando temos o famoso teste de Alpert. Fica ainda mais claro que Locke deveria ter escolhido a bússola. Só a bússola ficando com Alpert, torna possível ele mostrá-la no teste para o jovem Locke e, claro, 50 anos depois entregá-la a Locke no momento em que o ajuda com o tiro que levou de Ethan!

Incrível, não!? Se você gosta de fugas de paradoxos, tudo está nos eixos por enquanto.

Incrível também foi conhecer Charles Widmore na Ilha ainda jovem e entre os comandados por Alpert. O sorriso de Locke ao conhecer Widmore foi excelente. Assim, descobrimos que Widmore realmente já esteve na Ilha. O que sobra agora é saber como ele saiu de lá.


E para terminar, Charlotte está com problemas sérios agora. Toda essa "movimentação" da Ilha começa a criar problemas. Será que só Charlotte passará por isso? E porque?

E para quando foi a Ilha dessa vez!? Ou eles??

Uma dica: que tal rever o episódio "Cabin Fever"!?

Perguntas interessantes:
- Como ou em que circunstâncias Charles Widmore saiu da Ilha?
- Porque ele disse para Ben que a Ilha era dele e o vemos apenas como um soldado de Alpert?
- De onde Faraday tirou a semelhança que diz ver em Ellie?

Episódio que valeu muito e que nos mostra que a 5ª temporada estará quente!! E cheia de respostas...

Fico por aqui, mas ao rever o episódio posso trazer mais alguns detalhes. Enquanto isso fiquem a vontade para deixar seus comentários e sua nota sobre "Jughead"!!



E não percam na Sexta-feira os Detalhes do episódio e o Podcast! Além de informações extras nos próximos dias...

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

26 Comentários:

Thiago disse...

huuuuuuu parece que foi brutal... nem li, so vi o iniciozinho do texto do leco e pulei para os coments... se o series-br disponibiizar hoje... amanha ja estou assistindo e ai venho com força com vcs.

Te vejo em outra vida Broderrrrr

Unknown disse...

Caracas, inacreditavel o episodio, hahahah

Então Jones era Widmore?? Sabia que ele era importante, muito bom!
Mas por que no futuro ele vem a dizer que a ilha já pertenceu a ele? Será que ele domina os others?

Quanto a bússola, ainda acho que ela foi SIM escolida no teste, restando apenas o livro e a faca (da uma lida no meu comentário lá). Mas eles ainda tem que explicar mais coisas ali.

Pra onde eles foram? Juliet disse que Alpert sempre esteve naquele lugar da ilha com o seu acampamento.
De duas uma, ou eles estão a muito tempo no futuro (visto que alpert se muda daquele acampamento ao final da terceira temporada) ou estão muito no passado, o que eu acharia mais interessante. =)

Sabemos então que Jacob está no comando desde antes de 54... e a cabana foi construida ao final da Dharma... aonde Jacob ficava naquela época? Será só uma entidade livre por aí?

E sobre a bomba... Farady manda enterra-la e diz que tudo ficará bem. Imagino que a Dharma vá encontrar uma bomba enterrada enqunato fazem os seus testes, dai de faraday imaginar que enterrando-a não terá problema algum. Também vai explicar como ele sabia que uma bomba estaria lá desde 54. Algo assim eu acho. =)

Acho que é isso, pensamendo em mais coisas eu volto aqui.
T+

Leco Leite disse...

Vitor, acho que Juliet quis dizer que Alpert sempre esteve na Ilha e não que o acampamento sempre esteve naquele local...

Sobre Jacob, ele devia ficar no tal Templo para onde os others fugiram quando o pessoal do cargueiro chegou...

Marco, the exchange is done!

Abraço!

Anônimo disse...

cara muito bom o epi. melhor que todos os da 5 temporada a viagem no tempo foi um ponto muito bom de explorar
abraços e namastê
Lucsa Martins

Pedrovisky disse...

Boa, Leco!
Vou usar esse espaço aqui pra responder seus questionamentos:
1 - Pra mim, Widmore terá sim cargo importante seja na Dharma ou entre os hostis (algo muito próximo do que foi Ben) e o motivo de sua saída será porque ele também girou a roda movendo a ilha, e assim como Ben, quer voltar pra lá a todo custo.
2 - Local onde está enterrada a bomba? Que tal o superparedão da Estação Cisne?

abs

Unknown disse...

Pedro, também pensei na bomba estar enterrada na Cisne, por causa daquele bando de concreto em baixo. Faz sentindo, mas acho que não é extamente isso. Por exemplo, o que foi a energia liberada quando a chave foi girada. Se fosse a energia da bomba, hahaha, era pra ilha ter voado pelos ares.... mas é uma teoria valida. =)

Pensei também se widmore não poderia vir a ser um dos liders dos others, tal qual Ben. Mas é estranho, geralmente os lideres são pessoas com uma sensibilidade maior, com sonhos e visoes. Não parece o tipo dele, hehehe... alias, ele é agressivo demais.

Leco, sobre o templo, pensei também se lá não seria um lugar super importante para os Other, incluindo um local para contanto sim com Jacob. MAs no mapa que Ben passou para Danielle, lá mais parecia uma estação da Dharma. Não duvido que seja.

Anônimo disse...

Lecooooooooooo,
tava vendo o epi de novo e reparei q na cena em q o desmond fala com widmore há um quadro no fundo da cena na parede escrito ''NAMASTÊ''
de uma olhadinha lá leco
abraços e NAMASTÊ
Lucas Martins

Anônimo disse...

eita. tive a impressão que essa bomba tem a ver com o magnetismo da ilha.. e se ela foi enterrada e virou o artefato de magnetismo ?...

eu não vi nada do dharma nesse episodio, só vi o exercito americano, a duvida é porque os "ostils" estavam naquela ilha... já que o exercito ficou bem claro que iriam fazer testes com a bomba H no ilha, e olha como lost começa a mesclar com a realiade... uma ilha sumuiu do mapa com um teste de bomba H feito pelos eua mais ou menos nessa epoca...

em fim.. eu colocaria mais uma pergunta ai, porque e o que fazem os ostils na ilha ?

outra coisa... algo me diz que o faraday sabia da bomba porque ja esteve na ilha no passado...

e outra o richard fica velho sim, mas eu acho que ele viaja no tempo... ao invés de "nunca envelhecer"... é mais provavel que ele viaje no tempo.. já que widmore envelheceu msm estando na ilha ...

Thiago disse...

Caracasssss

eu to doidoooooooooo pra assistir... amanha eu venho com meu coment e minhas expressoes huuuuu... eita ansiedadeeeee

Te vejo em outra vida Broderrrrrr

Anônimo disse...

Leco,

Tem uma pergunta que ainda me intriga: Quem enviava, via paraquedas, os mantimentos para os losters?

Anônimo disse...

Este episódio foi DEZZZZZZZZZ!!!!

Leco Leite disse...

É, essas teorias sobre Widmore ter sido um dos líderes e a bomba ter sido enterrada na SWAN foram as mesmas que pensei...

Mas são só teorias mesmo.

Sobre o Widmore, também acredito que ele tenha movido a ilha, mas ainda assim fica a questão de porque ele teria movido!? Para se livrar do exército americano!?

Lucas, esse quadro do Widmore existe desde "Flashes Before Your Eyes". Se for tiver o episódio para rever, vai ver o quadro lá...

Abraços!!

kawik disse...

Nao sei.... mas ainda acho que John fez a escolha certa ao pegar a faca... a Bussola nao era dele. Nunca foi. Deixaram com ele pra que ele mostrasse e assim fosse reconhecido. Nunca foi dele. Nunca deixou de ser do Richard.

Acho que respostas ainda virao....

Anônimo disse...

Faraday sabia da bomba porque sabia dos testes americanos naquela área do pacífico ( como ele mesmo disse). Além de ter relacionado com o que Miles disse sobre os soldados americanos recentemente mortos. Ele simplesmente relacionou os fatos.
Acho que uma vez que a Ellie nao prestou muita atenção ao que o Faraday falou sobre vedar a bomba com chumbo, a bomba pode realmente ter causado algum efeito no futuro por causa da radiação sendo liberada constantemente. E talvez uma das estações tenha a ver com a bomba.

Gi disse...

Gente: a bússola o Locke já havia escolhido, ele separou na ordem o frasco depois a bússola ficou na dúvida entre o Livro, a revista, a luva de baseboll e a faca e escolhe a faca.


Adorei este episódio e elaborei um teoria sobre Widmore, lá vai:
Widmore era um escolhido e estava sendo preparado para ser o próximo líder dos outros ele fica sendo líder por um tempo até que faz a besteira de levar a iniciativa Dharma para a ilha o que deixa os hostis furiosos, estes entram em guerra contra Widmore e a Iniciativa Dharma, Widmore resolve então por questão de segurança deixar a ilha e comandar a iniciativa Dharma do lado de fora eis que surge Ben e faz o que já sabemos ( passa para o lado dos hostis matando todos os integrantes da Dharma ) e rouba de Widmore a liderança da ilha, por isso é que Widmore diz a Ben que a ilha sempre foi dele e que ele a terá de volta.

Sobre Charlotte: Faraday já disse ( acho que em The Constant) que os efeitos colaterais variam em cada caso, tanto que o George Minkowski ( aquele que morreu no cargueiro com os mesmos sintomas ) demorou mais tempo para morrer do que o tripulante que estava no bote junto com ele quando tentaram chegar até a ilha, e também tem a tal da Thereza ( a menina que Faraday usou de cobaia ) que quando volta a si pergunta pelo pai que já morreu, eu entendi que ela está como o Desmond viajando no tempo tem alguns dos sintomas ( falta de memória ) mas não morreu, acredito que os efeitos em Charlotte estão precoce e que mais cedo ou mais tarde os demais também poderam ter os sintomas por isso que os oceanic 6 precisam voltar ( eles são as constantes dos que ficaram ) ou todos morrerão ou ficarão em estado vegetativo igual a Thereza.

Obs. Faraday diz: a ilha ou nós estamos viajando no tempo.
Isso quer dizer que nem ele sabe direito o que está acontecendo e que apenas eles podem estar viajando e a ilha não ( assim espero )
pergunta: Se a ilha estivesse viajando o povo de Richard também não teriam ido junto com o Locke ?????
por que não foram ???? minha teoria: porque a ilha não foi teletransportada no tempo só no espaço somente estão sendo transportados no tempo aqueles que não estavam com suas constantes.

Leco Leite disse...

Nossa, Gi... parabéns!! Teorias bacanas!

Sobre Widmore, mais uma que leio. Gostei.

Sobre Faraday, tem razão, os efeitos variam de pessoa para pessoa segundo ele...

Agora, apesar de achar que é possível, a idéia dos Six serem constantes ainda não me conveceu...

Bjo

Anônimo disse...

hey, vcs lembram do vídeo promocional desse episódio?

http://br.youtube.com/watch?v=HX8g_AX_lSA

cadê o Miles dentro da fumaça-preta? (0:25) e a charlotte profetizando: THIS PLACE IS DEAD! (0:43)

cenas dos próximos capítulos?

Anônimo disse...

e por falar em promo do próximo episódio...

http://br.youtube.com/watch?v=w3wC_FdD4Ps

Anônimo disse...

questão: a torre de luz que aparece no segundo 0:13, será a escotilha?

aaaaaaaaah

Wilian disse...

Ctrl C + Ctrl V

Locke escolheu certo, a faca é dele mesmo. Richard esta assustado porque sabe O QUE VAI ACONTECER com aquela faca.. provavelmente Locke irá matar alguem (talvez até Richard) e isso causou assombro.

Estou certo disso.
(h)

Gi disse...

também acredito que a faca sempre foi do Locke ele tem muitas habilidades com ela mas ao meu ver para ser considerado um líder ele teria que escolher o Livro por isso que Richard se decepcionou Locke pode não ser o líder que esperam, seria então Aaron ( eu não acredito ) mas é o que muitos estão dizendo e talvez possa fazer algum sentido.

Thiago disse...

putssssssssss esse episodio veio fervendoooo!!! lost cada vez mais perfeitooooooooooooo

pessoal... que privilegio assistir lost acompanhando a serie junto com o mundo todo heim... nada de esperar globo ou sair dvd.

amigao... vc falou do paraquedas... dos mantimentos e talz... eu acredito que a ilha já vinha saltando para o passado, mas em escala menor e nao tao notavel assim.... penso que os mantimentos caindo possa ter sido um JB que ocorreu, e no passado mais uma vez, mantimentos foram chegando... quentinho do forno rsrsr

Te vejo em outra vida Broderrrrr

Gi disse...

Leco, valeu pelo incentivo sabia que mais cedo ou mais tarde eu daria uma dentro hehehe

Quanto a volta dos 6 estou cega não consigo pensar em nenhuma possibilidade que não seja deles serem a constante, alguém tem outras possibilidades ???
adoro as possibilidades sempre nos dão alguma luz.

Leco Leite disse...

Pois é... um detalhe sobre os promos que reparei tbm. Algumas cenas dos promos são de episódios diferentes...

Os produtores estão misturando cenas de episódios futuro...

Anônimo disse...

Rpz eu acho que é o seguinte o FARADAY tirou a semelhança com aquela mulher que vimos a THERESA , mas também suspeito que pode ser a Ms. Hawsking , como nós vimos talvez o roteiristas queriam nos enganar pensando que ele estava se referindo a THERESA , eles estao querendo nos confundir , assim como logo depois do inicio do episodio o DESMOND falando sobre uma ilha especial etc eu pensava qu era a ILHA mesmo , mas ele depois falou que era a grã betanha , flwwwww !

Nanamelon disse...

Eu não achei que diria isso, mas esse episódio está concorrendo em pé de igualdade no meu coração apaixonado com "The Constant" como o melhor que eu já assisti em Lost.
Eu leio spoilers direto, todos os que aparecem. Sou muito ansiosa e por isso não me contenho. Isso nuca estragou o barato de assistir Lost, eu sempre me emociono, mas os sustos do tipo WTF eu normalmente não tomo mais. Porém, mesmo tendo lido spoilers, ess episódio conseguiu me derrubar do sofá. A revelação sobre Widmore na ilha me tirou o chão. Acho incrível como depois de quase 5 anos essa série ainda consegue nos provocar essas reações, e cada vez mais intensas!
"A viagem é o que importa". Concordo plenamente. E por isso mesmo, começo a pensar a falta que sentirei dessa viagem depois que chegarmos ao nosso destino. Que série senscaional!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats