terça-feira, 21 de outubro de 2008

Teoria - Agentes do Universo: Alpert & Abaddon

Desde que o jovem Ben Linus teve aquele encontro com Richard Alpert na floresta ficamos nos perguntando quem e o que é Richard Alpert.
Enquanto ficávamos pensando nele, surge Matthew Abaddon. De início parecia apenas alguém do alto escalão de Widmore ou então da própria DHARMA. Ou as duas coisas...

Para mim, após o encontro de Abaddon com Locke no hospital, enquanto Locke tentava se recuperar, Abaddon se tornou um mistério maior, muito além de um "funcionário" da DHARMA ou Widmore.

Nesse momento, Abaddon se juntou ao mesmo time de Alpert. Pelo menos no passado...

Uma coisa que tenho quase certeza é que Alpert e Abaddon são "a mesma coisa", tenham
talvez a mesma "essência". O que é essa "essência" ainda é algo muito complicado, mas os 2 devem fazer parte do início da civilização na Ilha.

De qualquer forma, acredito que os 2 sejam uma espécie de "Agentes do Universo", que tentam direcionar o futuro da Ilha. Estão além do tempo, além do espaço. A linha do tempo é diferente para eles, não há um padrão. Isso, provavelmente, por conta da Ilha. Mas, sempre temos 2 lados. E LOST já nos deu amostras incontáveis disso. E não podia ser diferente entre Alpert e Abaddon. Um lutando contra o outro, um querendo retornar à Ilha e outro fazendo de tudo para que isso não aconteça...

Como não sabemos o que vai acontecer até o final da série, fica difícil saber quem é o lado do bem e quem é o lado do mal. Mas podemos apostar...
Eu fico com Alpert sendo o "Mocinho". E vou dizer o motivo dessa minha aposta agora.

Os 2 nomes dos personagens tem referências interessantes. Não são da minha "área", digamos assim, essas referências místico-religiosas, mas são elas que servirão de base para minha aposta e analogias a seguir.

Há um Richard Alpert, mas que podemos encontrar maiores informações se pesquisarmos por Ram Dass. É um Psicólogo que fez algumas pesquisas utilizando substâncias alucinógenas, tudo isso em Harvard, de onde foi demitido. Depois de toda essa confusão, ele viajou para a Índia, onde teve sua experiência com o hinduísmo e recebendo o nome de "Ram Dass", que significa "Servo de Deus"!

Abaddon, vem de um outro lado. Esse nome vem do hebraico e significa "Destruição" e foi um dos que seguiu e liderou os rebeldes de Caligástia, aliado de Satã e Lúcifer, na Rebelião de Lúcifer (Livro de Urântia).

Bom, somente com isso já dá pra explicar porque acredito que Alpert seja a "pedrinha branca" do Gamão.

Mas entro com as analogias. A Ilha seria um "reino divino" para Alpert e Abaddon. Mas Abaddon, por algum motivo, foi expulso do local, e agora faz de tudo para encontrar e retornar, se aliando à Widmore.
Alpert e Abaddon seriam, digamos, anjos. Mas eu prefiro "Agentes do Universo", porque as características da Ilha (e pela teorias da "pseudo-ciência") dão a esses 2 a capacidades de estarem além do espaço-tempo.

Alpert agora procura defender a Ilha, evitando que Abaddon retorne.

Bom, acho que é isso. Nossa, acho que essa é a teoria mais maluca que já escrevi. Mas ela tem um respaldo interessante nessas referências que apresentei. Claro, o termo "agentes do Universo" é só uma forma de chamá-los. Algumas coisas devem ficar apenas na especulação, mas duvido muito que Alpert e Abaddon não sejam inimigos antigos... Talvez, uma das grandes estórias que poderemos descobrir na mitologia da Ilha!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Link for english version here! From Darkufo.

Fontes:
- LOSTpedia
- Wikipedia Abaddon
- O Livro de Urântia
- Wikipedia Ram Dass

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats