terça-feira, 21 de outubro de 2008

Teoria - Agentes do Universo: Alpert & Abaddon

Desde que o jovem Ben Linus teve aquele encontro com Richard Alpert na floresta ficamos nos perguntando quem e o que é Richard Alpert.
Enquanto ficávamos pensando nele, surge Matthew Abaddon. De início parecia apenas alguém do alto escalão de Widmore ou então da própria DHARMA. Ou as duas coisas...

Para mim, após o encontro de Abaddon com Locke no hospital, enquanto Locke tentava se recuperar, Abaddon se tornou um mistério maior, muito além de um "funcionário" da DHARMA ou Widmore.

Nesse momento, Abaddon se juntou ao mesmo time de Alpert. Pelo menos no passado...

Uma coisa que tenho quase certeza é que Alpert e Abaddon são "a mesma coisa", tenham
talvez a mesma "essência". O que é essa "essência" ainda é algo muito complicado, mas os 2 devem fazer parte do início da civilização na Ilha.

De qualquer forma, acredito que os 2 sejam uma espécie de "Agentes do Universo", que tentam direcionar o futuro da Ilha. Estão além do tempo, além do espaço. A linha do tempo é diferente para eles, não há um padrão. Isso, provavelmente, por conta da Ilha. Mas, sempre temos 2 lados. E LOST já nos deu amostras incontáveis disso. E não podia ser diferente entre Alpert e Abaddon. Um lutando contra o outro, um querendo retornar à Ilha e outro fazendo de tudo para que isso não aconteça...

Como não sabemos o que vai acontecer até o final da série, fica difícil saber quem é o lado do bem e quem é o lado do mal. Mas podemos apostar...
Eu fico com Alpert sendo o "Mocinho". E vou dizer o motivo dessa minha aposta agora.

Os 2 nomes dos personagens tem referências interessantes. Não são da minha "área", digamos assim, essas referências místico-religiosas, mas são elas que servirão de base para minha aposta e analogias a seguir.

Há um Richard Alpert, mas que podemos encontrar maiores informações se pesquisarmos por Ram Dass. É um Psicólogo que fez algumas pesquisas utilizando substâncias alucinógenas, tudo isso em Harvard, de onde foi demitido. Depois de toda essa confusão, ele viajou para a Índia, onde teve sua experiência com o hinduísmo e recebendo o nome de "Ram Dass", que significa "Servo de Deus"!

Abaddon, vem de um outro lado. Esse nome vem do hebraico e significa "Destruição" e foi um dos que seguiu e liderou os rebeldes de Caligástia, aliado de Satã e Lúcifer, na Rebelião de Lúcifer (Livro de Urântia).

Bom, somente com isso já dá pra explicar porque acredito que Alpert seja a "pedrinha branca" do Gamão.

Mas entro com as analogias. A Ilha seria um "reino divino" para Alpert e Abaddon. Mas Abaddon, por algum motivo, foi expulso do local, e agora faz de tudo para encontrar e retornar, se aliando à Widmore.
Alpert e Abaddon seriam, digamos, anjos. Mas eu prefiro "Agentes do Universo", porque as características da Ilha (e pela teorias da "pseudo-ciência") dão a esses 2 a capacidades de estarem além do espaço-tempo.

Alpert agora procura defender a Ilha, evitando que Abaddon retorne.

Bom, acho que é isso. Nossa, acho que essa é a teoria mais maluca que já escrevi. Mas ela tem um respaldo interessante nessas referências que apresentei. Claro, o termo "agentes do Universo" é só uma forma de chamá-los. Algumas coisas devem ficar apenas na especulação, mas duvido muito que Alpert e Abaddon não sejam inimigos antigos... Talvez, uma das grandes estórias que poderemos descobrir na mitologia da Ilha!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Link for english version here! From Darkufo.

Fontes:
- LOSTpedia
- Wikipedia Abaddon
- O Livro de Urântia
- Wikipedia Ram Dass

6 Comentários:

Anônimo disse...

Bom dia cara! Fiz um comentário para esse post hoje cedo e não apareceu... que estranho...

A única coisa que me vem à cabeça é que tanto Albert quanto Abbadon precisam de substitutos para manter o "equilíbrio" da ilha (e talvez tenham uma espécie de "prazo de validade"). Daí a necessidade de se testar vários candidatos, sendo que, aparentemente um destes substitutos seria Aaron (até o nome começa com A também...olha só).

Um deles (que representa o lado bom) quer que Aaron volte para a ilha, enquanto o outro, não quer - e por isso utilizada aquela aparição de Claire para dificultar as coisas.

Até pensei que Walt poderia ser o outro substituto, mas pelo jeito, não é.

Um abraço!

Anônimo disse...

Eu nunca havia feito essa relação entre os dois o que é muito interessante para a minha teoria onde Adão e Eva podem ser descendentes diretos de Alpert ( ao meu ver eles seriam os pais de Alpert ) Magnus Hanso que se uniu a uma nativa dando origem a Alpert e sendo assim Alpert e Abaddon poderiam ser Irmãos duas crianças concebidas e nascidas na ilha que tomam rumos diferentes reconhecendo os “poderes mágicos da ilha” um tenta protegê-la e outro querendo explorá-la com intuito de ganhar dinheiro ou seria com intenção de salvar a humanidade??? Ao meu ver para Alpert e Ben para viver na ilha é preciso possuir algum dom especial só os escolhidos podem permanecer nela enquanto que para Widmore qualquer pessoa poderia fazer parte dela desde que seguissem as suas ordens, então os bonzinhos seriam Widmore e Abaddon que querem salvar a humanidade através da equação de Valenzetti enquanto Alpert e Ben só querem proteger os escolhidos e a ilha, embora eu acho que Widmore está mais para mercenário do que para humanitário, resumindo ainda não sei quem é bom e quem tem interesses próprios na ilha.
Desculpe se esse comentário não tiver nada a ver com o post mas foi a única coisa que consegui pensar

Anônimo disse...

Legal, gostei da teoria. Realmente Alpert e Abaddon parecem ter a mesma função. Mas não dá para saber ainda, se eles estão mesmo de lados opostos embora depois de ler o que você disse sobre os nomes deles, fiquei achando isso bastante provável.

Esse negócio de sempre existir dois lados em Lost(branco x preto) faz bastante sentido. Temos a rivalidade entre Ben e Widmore e creio que também exista uma rivalidade entre Jacob e o Lostzilla e é possível que haja outras que ainda não percebemos.

Falou e até mais.

Leco Leite disse...

Interessante essa idéia de substitutos, Davi. Mas sei lá, como os caras parecem imortais, fica meio complicado pensar nisso...

Gi... espaço livre...
Mas eu tbm não sei quem é bom e quem é mal ainda. Na verdade acho que nem tem muito isso em LOST. Mas fiz minha aposta na teoria, né!? Acho que Alpert seria o bonzinho mesmo... vamos ver!

Nuncha, ainda tem o Yin e Yang do baguá que acabei nem comentando pra não fugir muito do assunto. Muita coisa envolvida e a dualidade sempre fez parte do universo de LOST mesmo...

Valeu pelos comentários, pessoal!!!

Abraço!!

Anônimo disse...

Po valeu pelo link,gosto muito de Lost e visito seu site há algum tempo já, embora nunca tenha comentado.

Vo por seu banner la

KA disse...

Faz sentido, Leco! Gostei!!!

E os dois são ótimos personagens, não...

Leco, meu MSN é kcaguiar@hotmail.com. Me adiciona para trocarmos idéias!!!!

E adorei a idéia dos spoilers!!!
Vou previdenciar...

Bjs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats