sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O Diário de Faraday e o "futuro" de LOST... Parte 2

E agora chega a "Parte 2" do Diário de Daniel Faraday e suas páginas misteriosas. Claro que você a "Parte 1", certo!? Se não leu, aproveite e leia agora aqui...

Nessa parte nada é muito diferente, mas algumas coisas nessas páginas já apareceram nos episódios da 4ª temporada. Claro que apenas como um aperitivo, como a estação Orquídea (Orchid) que é a primeira página que mostro hoje.

O que fico pensando agora é sobre o que mais tem nesse caderninho. Páginas são muitas, várias devem estar em branco enquanto outras devem nos revelar grandes novidades...

Vamos agora para mais 5 páginas deste "best-seller"...

Página 4 - The Orchid (A Orquídea)

Além de trazer o logo da estação Orquídea, mais uma vez temos citações de fatores de tempo, fatores de espaço. Um detalhe interessante é que Faraday usa uma fórmula e tem dois resultados diferentes: em um o resultado é "POSSÍVEL" e no outro "INCORRETO"
Agora, que bicho foi esse que ele desenhou!?


Página 5 & 6 - A dilatação do tempo

A descoberta de Lorentz foi um upgrade nas idéias de Galileu e finalizadas por Einstein. Só gente de alto nível, não!?
As transformações de Lorentz (1904) descrevem o efeito de diminuição do comprimento, aumento de massa, e dilatação do tempo para objetos que se movem a velocidades perto da velocidade da luz, porém Einstein finalizou a idéia mostrando que não são objetos físicos que sofrem a transformação, mas sim o tempo e o espaço. Assim, o tempo e o eposço podem sofrer diminuição ou dilatação o que tornaria possível as viagens pelo espaço-tempo. O que vai influenciar isso!? A velocidade de uma onda eletromagnética chamada "luz"...


Nessa imagem abaixo temos um diagrama de como seria o espaço e o tempo que podem ser dilatados...


Páginas 7 & 8 - Uma incógnita...

Honestamente, não consegui entender sobre o que se tratam essas duas últimas páginas. Encontrar fórmulas pela internet sem saber o nome é meio complicado, e o diagrama nem tem pistas sobre o que seria.
Quem sabe algum de vocês possa ajudar e trazer essa informação para todos!!



Espero que vocês tenham gostado desse tema. Vamos ver em que ponto todas essas informações se tornaram realmente parte integrante na trama de LOST. Quando essas referências serão colocadas em nossa frente, tratada em um episódio. Torço para que isso aconteça e LOST dê mais um exemplo de sua diferença em relação a outras séries.

Se quiser ler um pouco mais sobre alguns pontos que coloquei aqui, podem usar as referências abaixo:
- Diário de Faraday - LOSTpedia
- Métrica Kerr
- Diagrama Eddington-Finkelstein
- Transformação de Lorentz


Agora chegou a hora dos comentários!!!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

4 Comentários:

Wilian disse...

Na última figura fica claro que o Evento A ocorre na linha normal do "Real Time". De fato, as variações de espeaço ou de tempo (veja o gráfico1 da parte1 desta matéria, e analise os dois movimentos que ocorrem perpendicularmente, um havendo somente variação de espaço, o outro havendo apenas variação de tempo) influenciam o meio do caminho mas NÃO alteram o resultado final: o evento A ocorre.

Aparentemente Faraday já deve ter estado na ilha e tentado alterações do futuro, sem sucesso. Veja as tentativas matemáticas: pela esquerda, dois pí sobre érre 1; pela direita: três pí quadrado sobre érre. As bolhas são eventos que ocorreram por cada caminho, e as ligações no final das contas, vão ser no evento A, independente de qual caminho foi tomado.

Cabe observar que o evento A ocorre na linha Real do Tempo, ou seja e o evento original que ocorreu na primeira vez. As variações são eventos alternativos ou correções de fluxo que ocorreram para propiciar que o evento A garantidamente ocorresse. Ou seja, para preservar o futuro certo e garantido Evento A.

Unknown disse...

com relação a:

Encontrar fórmulas pela internet sem saber o nome é meio complicado, e o diagrama nem tem pistas sobre o que seria.
Quem sabe algum de vocês possa ajudar e trazer essa informação para todos!!


são DERIVADAS, comum pra quem estuda matemática quimica e física, pelo que vi na foto anterior ela mostra um grafico do espaço e tempo, real e imaginários, mostra umas funções pra calculá-los e algumas constantes, na página seguinte mostra calculos sobre esse gráfico, dai no gráfico mesmo vimos lá: R²=C.T [pelo menos é o que parece]quanto ao significado do C.T sei lá o que pode ser, "CONSTANT TIME" será? dai temos lá evento A, evento B, e para se chegar no evento(viagem no tempo no caso) pode ser que ele use o calculo da derivada de alguma das funções que "TALVES" sejam akelas la: 3m²/R e no caso a outra outra: 2m/R² que é a sua derivada(EU ACHO***) não sou matemático nem nada, não estou quebrando milho da roça dos outros como diz meu pai mas acho que é isso, pelo que eu estudei de matemática superior num livro de "calculo 1 de george thomas" certa vêz deve ser isso sim, faz tempo e não é uma das minhas paixões mas enfim acho que deu pra ter uma idéia, são derivadas, porém do que, só analisando a fundo o tema estudado, por exemplo as derivadas são aplicadas em N coisas, desde saber a resistencia dum metal pra se descobrir que tipo de material será necessario pra confeccionar uma engrenagem até pra contabilizar população de insetos no controle de pragas agrícolas rsrsrs e o pessoal acha que matemática é coisa de loko né rs

Anônimo disse...

Concordo com o P. M., no gráfico é possível identificar a teoria do empo imutável que tanto foi dita na 4ª temporada e início da 5ª. O tempo pode ser dilatado, assim como o espaço, mas o que aconteceu, aconteceu. Quando Faraday falou a respeito das variáveis, é possível que a série tome uma nova perspectiva e quem estava em 1977 realmente mudou o tempo (aí também entra a história de universos paralelos).

Acredito que o evento irá "ordenar a linha do tempo" e todos os fatos se unirão e tudo será esclarecido.

Mas o que mais me chamou a atenção, foi no meu episódio favorito: "A Constante". No fim, estava anotado que se algo desse errado com Desmond, o próprio Faraday seria sua constante. A cho que há algo de especial reservado para esses dois personagens.

Enfim, desculpe por postar esse livro.

Abraços!

http://tempo-horario.blogspot.com/

Anônimo disse...

Sobre a constante, é o contrário: Desmond será a constante de Faraday se der algo errado, como está na imagem do caderno no post abaixo.

Abraços!

http://tempo-horario.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats