domingo, 3 de agosto de 2008

Lost também é Cultura

Enquanto isso...no recesso de Lost. Uma das coisas que mais gosto são as referências que a série mostra para a gente. Além da cultura pop, como filmes e música, há citações literárias de altíssimo nível.

Gosto de pensar que os produtores/roteiristas da série, gostam de nos dar diferentes significados e interpretações para os episódios. Vamos fazer um pequeno especial sobre as principais referências que foram mostradas durante a 4a temporada. Nada muito grandiloqüente e pedante. Umas observações que nós do blog, da comunidade TL e também o pessoal do Lostpedia (no qual faço parte e qualquer um pode fazer tb :P ) apontamos. Quem quiser participar , "junte-se aos SIX".

Vamos nessa:

4.01 - The Beginning Of The End - "Solo" de Hurley. Não foi um episódio com muitas referências. Na hora que o vi, lembrei imediatamente de uma série antiga que passava na Globo (anos 80 rules !) chamada "Os Gatões" (The Duckes of Hazzard- refilmado com a fofa da Jessica Simpson como a prima Daisy). O carrão de Hurley e a perseguição da polícia me fez lembrar da série.


O nome de Abbadon é citado, bem como a aparição do cara. Referência bíblica em Lost. Eles adoram. Abbadon é um anjo, sua função celestial é fazer o trabalho de Deus (nossa, que isso não é pouca coisa...) e levar Satanás para o Abismo. Podem teorizar à vontade! :) No entanto, a figura angelical de Abbadon não é a clássica que conhecemos, com belas asas e ar etéreo. Dá uma olhada:



4.02 - Confirmed Dead - Naomi e seu grupo. Um dos melhores episódios de Lost nesta temporada, com a intrépida equipe do cargueiro. Meu primeiro pensamento foi Babel, a torre. As múltiplas nacionalidades e línguas faladas. Sim, mais uma referência bíblica. Uma torre no qual muitos trabalhavam, mas nunca se entendiam. O que acabou levando a destruição. Tema árido.


Os nomes dos personagens são cheios de significados. Charlotte Staples Lewis, pegando as letras iniciais forma o nome de um dos maiores escritores, C S Lewis, autor de , entre outras obras, Crônicas de Nárnia. E os ursos nesta coleção (trata-se de mais de um livro), têm uma participação importante no contexto. Lembrando que Charlotte encontra um urso na Tunísia.


Daniel Faraday - o físico maluquinho tem o seu sobrenome emprestado de outro maluco, o físico e químico Michael Faraday, de acordo com o Wikipedia: "Ele estabeleceu que o magnetismo pode afetar raios de luz e que há uma estreita ligação entre os dois fenômenos."

Minkowski - Mais um cientista. Hermann Minkowski, matemático que pensou sobre o tempo-espaço quadrimensional. Parando para pensar agora, eles nos deram uma dica das boas do que viria pela frente neste episódio.

Frank Lapidus - Lapidus é a tradução do hebraico para "tocha" .

Bom, essa eu só peguei depois, na Lospedia. Sawyer em seus indefectíveis apelidos, chama Locke de Coronel Kurtz, quem viu Apocalypse Now, filme de Coppola sobre a guerra do Vietnã, sabe que o tal Coronel fica doidinho (e também é careca ).


Não é uma referência em si, mas nota-se que a partir deste episódio, o conceito de "hostis" e de "outros" é diferente. Agora é o povo do cargueiro.

4.03- The Economist - Sayid sempre arrebenta, Sayid sempre é a hora da virada em Lost. E neste episódio as coisas não são diferentes.


A referência clara de cultura pop é Bond, James Bond. Hahaha, e que belo "James" Sayid daria...Acho o clima do episódio total "noir".


Quanto a literatura, bom, precisei da ajuda dos universitários. O nome no passaporte (um dos múltiplos) de Ben Linus é Dean Moriarty, personagem do livro "On The Road" (alusão básica, não? :P) e...tchanam, também é o nome do inimigo mais temido de Sherlock Holmes, muitos consideram o primeiro arqui-vilão :)


Sawyer, lá vem ele de novo, apelida Ben de Gizmo, hahahah, Gremelins, minha gente, aqueles bichinhos fofos que se transformam em monstrengos após comerem depois da meia noite!



Hoje paramos por aqui, durante a semana continuamos com mais referências.

Danielle M

4 Comentários:

Leco Leite disse...

Gizmo era uma curiosidade minha, não lembrava que era dos Gremlins...

Esse post é só o começo "do que está por vir"... hohohohoho

[/mode comentário com referência]

Gabriela Spinola disse...

Uma referência que eu achei interessante foi qdo o Sawyer chama o Hurley de Montezuma qdo ele e a Kate estão juntins em "Eggtown"...

Montezuma era um imperador inca (ae! As aulas de história do ano passado renderam hem Gabi...) que tinha problemas gastrointestinais, tipo o Napoleão...

Ou seja, uma piadinha ácida do Sawyer sobre Hurley e a descarga...

Outra coisa legal é no último episódio da temporada quando Faraday fala para Charlotte que "se você não for agora, talvez não irá para sempre". Essa frase já foi usada num episódio de Cold Case (se eu não me engano o que Lilly descobre que seu parceiro e melhor amigo está namorando com sua irmã) e é uma referência a uma música da banda americana Maroon 5, chamada Nothing Lasts Forever.

Anônimo disse...

Muito legal este post.
Também adoro estas referências e fico especialmente atenta as de Star Wars.

Lu Ribas disse...

Muito bacana essa série Lost também é cultura. Parabéns, Dani. Vc tem alguma coisa a respeito de todas as referências (literárias, musicais, filmes, etc) a partir da 1a temporada? É que enquanto espero a 6a, estou revendo tudo desde o início e dessa vez gostaria de acompanhar as referências. Valeu!
Abs
Lu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats