sexta-feira, 25 de abril de 2008

409 - "The Shape of Things to Come"

Após 5 semanas, LOST retorna e nos traz revelações, mitologia e a velha dualidade "ciência x fé" que marcou a série.

Foi um excelente episódio que em nenhum momento deixou seu ritmo cair. Muito menos nosso ritmo cardíaco... Tivemos grandes momentos que com certeza marcarão a série e que nos mostram o início para "o que está por vir", como o nome do episódio diz.

Quem não se lembra da "Sala 23", onde Karl foi submetido a uma espécie de "lavagem cerebral" ao melhor estilo "Laranja Mecânica". Uma mensagem subliminar naquela cena trazia a frase que hoje começa a fazer muito sentido: "Apenas os tolos são escravizados pelo espaço e tempo"!!

Ver o corpo do médico do cargueiro, Ray, na praia e depois saber que ele está bem foi algo maluco. Mas, quem respondeu a mensagem em código morse enviada por Faraday!? Quem respondeu pode simplesmente ter mentido... Mas e se tivermos dois "Rays"!?

Faraday também disse que "quando" pode ser relativo. Ótima!

Melhor que isso. Ben surgindo no meio do deserto da Tunísia, sem saber muito bem em que dia estava e ainda por cima vestindo uma jaqueta de uma estação DHARMA!? Pois é, o "espaço-tempo" parece cada vez mais anexado à trama de LOST.

Falar aqui sobre a tal estação pode ser um spoiler para muitos, então vamos esperar por ela... calmamente!

Quem sabe Ben é realmente um dos "mocinhos" e consegue, com a Ilha, manter a ordem natural das coisas afim de evitar algo muito maior do que possamos imaginar!?

Essa é a ciência em LOST...

Por falar em Ben, descobrimos que ele pode controlar o monstro, nosso LOSTZILLA. Ainda não vimos como ele fez isso, mas o monstro me pareceu muito maior e furioso dessa vez. Mas fico me perguntando porquê ele matou Eko!?

A cena entre Ben e Keamy foi sensacional, e sua conclusão assustadora com o tiro na cabeça de Alex. Toda uma família desfeita em pouco tempo. Karl e Rousseau estão mesmo mortos... Pelo menos os produtores prometeram que veríamos a estória de Rousseau mesmo que ela estivesse morta.

Ver Ben emocionado foi um dos maiores momentos de LOST!

Mas é incrível como a cada pista ou revelação, tenho mais dúvidas sobre o monstro. Como "algo" como "aquilo" pode ser "controlado". Ben sabe o que é, mas prefere que Jacob conte para Locke... Boa!

Aqui entra a parte da fé nesse episódio. Ben e Locke são "homens de fé", assim como Hurley. A família de Hurley, em especial sua mãe, era muito religiosa. Nós vimos até uma estatueta de Jesus Cristo, em ouro, que Hurley deu presente para a mãe.
Porque será que, primeiro, Hurley viu a cabana de Jacob e agora foi escolhido por Ben para ir junto encontrá-lo!?

Simples e direta a forma como Sayid começou a trabalhar com Ben, não acham!?
Convencer Sayid em um momento onde ele "não tem mais vida", como ele mesmo disse, não foi tão difícil e Ben soube que ganhou um grande aliado.

E então chegamos em momento sonhado, mas nunca imaginado que fosse ocorrer tão cedo: o encontro entre Benjamin Linus e Charles Widmore.

Primeiro eles tem sim uma história muito antiga. Não parece que foi sempre assim, em guerra, essa relação entre eles. Em algum momentos eles devem ter sido aliados e resta agora saber quando isso mudou.
Segundo foi a questão das "regras". Que "regras"!? Quando Alex é morta, Ben diz que eles mudaram a regra. E agora ele diz que vai fazer a mesma coisa, matando Penny e fazendo Widmore sentir o que ele sentiu.
Terceiro foi ouvir Widmore dizendo que a Ilha é dele e sempre foi...
E quarto foi ouvir Widmore dizer que sabe quem Ben é, "o que ele é"...

Confesso que começo a acreditar em Ben como um mocinho, e que algo muito maior envolve ele e outras pessoas que ainda não fazemos idéia. Algo que pode sim, ser um risco enorme dependendo de quem tiver o controle. A Ilha é um lugar muito além de curar ou ser invisível...

Ufa, acho que escrevi demais e talvez tenha viajado em alguns momentos. Mas, se é que posso fazer isso, deixo uma dica a todos vocês: mantenham suas cabeças e imaginação livres para tudo!!

Grande abraço e namastê!

No final de semana tem os Detalhes do episódio. E não deixem de votar em nossa enquete sobre o episódio no Menu lateral...

Leco Leite
"Only fools are enslaved by time and space"

18 Comentários:

Estela disse...

Eu estou atrasada com o blog, preiso voltar depois pra ler tudo que ainda nao li, rs... mas só pra deixar registrado: to chocada ainda com esse episódio, um dos melhores de todas as temporadas com certeza! t ocom dó da Penny e do Desmond tb agora, ainda mais depois daquela cena super emocionante que tivemos dos dois ao telefone, será q ela morre? to de luto pela Alex tb!

Leco Leite disse...

Pois é Estela, sobre a Penny será que veremos Sayid matando ela!?!?! Já pensou a bola de neve que isso pode criar!?

Anônimo disse...

Only Fools Are Enslaved By The Time And Space...só pra ajudar...

Leco Leite disse...

Valeu, tava errado ali... Agora está consertado!!!

Abraço

Mikely disse...

Quando acabei de assistir o Episódio, só tive uma palavra pra classificar: SPECTACULAR... Cheio de ótimos detalhes, falas intrigantes... Vai ser ótimo dessa vez falar dos detalhes do Episódio, não é mesmo?
Agora, minha dúvida é sobre o recrutamento do Sayd...Vimos como isso ocorreu, mas faltam uns encaixes: onde ele usou o coração ao inves da bala e a motivação dele, que ficou bem claro em The Economist ser a de proteger os amigos, agora vemos que ele está motivado pela vingança... Acredito que faltam eventos, talvéz...

Leco Leite disse...

Eu pensei a mesma coisa, Mikely... não consegui encaixar essa fala do Ben em "The Economist".

Realmente pode ter alguma coisa que ainda veremos...

Unknown disse...

Cara, foda demais esse episodio.
Uma das criticas que eu li sobre a 4 temporada é que pela quantidade pequena de episodios, eles vão acabar tendo que vomitar muitas informações de uma vez, mas eu acho ótimo (é claro, se eles mantiverem sempre a formula de abrir mais misterios quando se revela um, eu acho é otimo)

E esse episodio tocou nos meus dois misterios preferidos, Jacob e a fumaça preta. =)

Muita reviravolta saber que o Ben tem certo "controle" sobre a fumaça. E pelo local onde ele a ativou, sugere que ela tinha relação com a Dharma. E mais, se era um comodo escondido, será que todos os outros Other sabiam desse controle dele?
E como o Jacob sabe sobre a fumaça? Ele é onisciente quanto ao que acontece na Ilha?

Os produtres ja disseram que a fumaça poderia assumir varias formas. Será que Ben tem controle sobre isso também?

É muito bom revelar misterios e ainda assim me deixar com todas essas duvidas, eu adoro Lost. =)))

pastoremetal disse...

2 Observações legais:
1ºA história de que Ben está bem onde queria foi confirmada, a hora que avisam da ligação pra ele e ele tira uma arma do banquinho lá comprova isso (a cara do Sawyer foi impagável).

2ºO fato de Ben ter controle do monstro não me convenceu, no episódio que a kate fica presa com a Dra. lá, elas fogem para dentro da cerca e ligam-na, e a Dra. diz algo como que se o monstro não gostasse muito da cerca (não me lembro exatamente) o que me deu a impressão de que o monstro não gosta muito dos outros. Talvez Ben tenha só chamado a atenção do monstro e ele foi atacando o que viu pela frente.

Anônimo disse...

Lecoooo, primeiramente... parabens cara, pelo empenho dedicado ao seriado e a seriedade nas informções tanto aqui qt na comu Teorias Lost...

Episodio muito bom cheio de segredos q só alimentam mais ainda a vontade de ficar ligado em tudo q rola na serie...eu to com mais duvidas do que antes... então só vou deixar mesmo meu alô e ler, oq o pessoal postar pra ver se se encaixam com meus pensamentos.

Abras e Boa noite...

Unknown disse...

Pastoremetal, boto muita fe do que voce disse.

se os Other tem a cerca e ela serve para proteger também do monstro... o controle deles sobre o monstro não é tanto assim.

Pode ser que o Ben saiba como usar uma especie de "isca" para atrair o monstro... ou que o monstro tenha mais de uma parte, e que algumas destas partes tenham ficado incontroláveis e agressivas...
ou que bem tem o controle total do monstro, mas nunca disse aos other, pois assim eles teriam medo do monstro... enfim, mais perguntas, mais perguntas e mais perguntas. =))

Anônimo disse...

Realmente é a melhor Obra Prima de de Lost ate agora. Tenho duas questoes a serem discutidas:
Qual sera a verdadeira razao do Bem nao poder matar o Widmore?

Talvez o Bem nao possua um controle total do "Marolazila" sem Jacob,(O Cara), so o mantem preso ou contido.

OBS: eu acho q é o Padre voador de bexigas que faz o Tele transporte na Ilha, por isso que ele desapareceu

Unknown disse...

Essa questão eu tinha pensado também.
No episdeo 8, Michael tenta se matar a torto e a direita (por sentimento de culpa)e não consegue.
Tom aparece pra ele e diz "a ilha não vai deixar"
Deu a entender que algumas pessoas que passaram pela ilha não podem morrer (ao menos não fora dela, visto que dentro dela muita gente morre)

Pode-se entender então que Wildmore já passou pela ilha, o que também abre mais perguntas: Como foi a passagem dele sobre a ilha?

Gabriela Spinola disse...

Geente,ninguém além de mim se surpreendeu com o Sawyer?

"Sawyer.Aquele cara que nos dizia que os tigres não mudam suas listras,que naquela ilha,é "cada homem por si só",arriscou a pele para salvar Claire,que é extremamente o oposto de Sawyer.O golpista arrisca a si mesmo para salvá-la num ato heróico e fraternal que,mesmo que Charlie já tenha tentado fazer isso repetidas vezes (não teve muitas oportunidades),o rockstar não conseguiria fazer isso de foram tão genial,heróica e,mesmo que contraditoriamente,passional quanto Sawyer.Ah,e ele chamando Claire de sweetheart?Sen-sa-ci-o-nal.Kate acabou de levar um pé-na-bunda e não sabe disso."
Gabriela Spinola (ou seja,eu) - Lost Unplugged (www.lostunplugged.blogspot.com)

Mikely disse...

Pois é, Gabriela...
Faço das suas palavras as minhas... Foi demais essa virada do Sawyer... Putzzzz... Muitos pontos pra ele, foi lindo!!!!

Leco Leite disse...

Grande Gabi e grande Pastor...

Sawyer agora é James e ele parece gostar dessa "nova vida"...

Sobre Ben ter o controle do monstro, podemos até pensar a hipótese de que tenhamos 3 monstros, baseado na mitologia que deu nome a ele: CERBERUS, o cão de 3 cabeças!!

Talvez Ben possa controlar uma parte, mas não todo ele.

De qualquer forma, a cerca foi construída para proteger a vila da DHARMA e o monstro deve ficar livre pela Ilha, por isso Ben mantinha a cerca ativada...

Vinão disse...

Olá, e o diário de um marinheiro que Widmore compra em um leilão no episódio 405 the constant, chego a acreditar que este diária na verdade pertenceu a Jacob um dos primeiros habitantes da ilha, será??? Por favor, quais as teorias sobre este diário até agora?

Leco Leite disse...

Então, Vinicius... aquele diário era do Black Rock. Caso Jacob seja Magnus Hanso, o capitão do Black Rock, sua teoria de que o diário seria de Jacob fica interessante...

Cultura de investimento disse...

Estava pensando aqui, no episídio em que o Michael tenta se matar e de repente aparece o Tom dizendo que ele pode tentar se matar quantas vezes quiser que a ilha nao irá deixar, pensei a mesma coisa a respeito de o Ben nao poder matar Widmore naquele momento no Hotel, talvez Widmore já tenha estado na ilha e só possa morrer por lá mesmo .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats