sexta-feira, 28 de março de 2008

Referências - O "LOSTRIÂNGULO"

Mais um texto enviado pela Helena, a mesma que nos deu um ótimo resumo e relações do livro "A Ilha Misteriosa", de Julio Verne, com LOST.

Dessa vez ela escreveu sobre um filme: "O Mistério do Triângulo das Bermudas".

Lá no início de LOST, uma das teorias mais faladas pelos fãs era de que a Ilha estaria no Triângulo das Bermudas, coisa que os produtores já descartaram há algum tempo. Mas relações com as lendas dessa região misteriosa sempre vão alimentar várias idéias. Nem ela e nem eu estamos criando uma teoria sobre isso, ela apenas captou algumas relações e conexões...

As questões de espaço/tempo, tão presentes em LOST no momento, fazem também parte importante dessa produção que é abaixo comentada pela Helena...

O "LOSTriângulo"

Conta a lenda que, nos idos de 1943, os Estados Unidos realizaram o chamado “Experimento Filadélfia”, onde ímãs gigantes regulados para alterar a fidelidade molecular através de eletromagnetismo tentaram tornar o navio USS Eldridge invisível. Dizem as más línguas que a embarcação desapareceu do porto, para reaparecer em outros lugares, em fração de segundos, tornando a desaparecer e retornar ao local original. E que os marinheiros que estiveram embarcados durante a experiência sofreram diversos efeitos colaterais, como delírios e alucinações. Hmmm... Onde eu já vi algo parecido?

Tal experiência é um dos ganchos do longa-metragem “O Mistério do Triângulo das Bermudas”, em que um milionário excêntrico contrata um grupo de especialistas - um repórter que vive investigando a área misteriosa, um caçador de tempestades, um médium e uma oceanógrafa especializada em pesquisas do mar profundo – para tentar desvendar o mistério do Triângulo das Bermudas. Estes chegam à conclusão de que a famosa área do mar da América Central concentraria um alto poder eletromagnético, parecido com o que fora provocado durante o Experimento Filadélfia. Só que nossos heróis não contavam com a intervenção do governo federal americano, que faz de tudo para impedi-los de descobrir mais sobre o assunto. Quando os federais enfrentam o quarteto, descobrimos uma estação submarina em pleno Triângulo – uma versão caribenha da nossa Looking Glass.

Tantos ingredientes fascinantes caberiam perfeitamente no enredo de Lost! E quem prestar atenção no filme, pode descobrir ainda mais semelhanças entre este e o nosso seriado favorito. Pra começar, há um médium na estória, chamado Stan Lathan. Há uma cena com ele de “abrir o olho” igualzinha às de Lost! Outro personagem, Meeno, tem a realidade alterada várias vezes: numa cena ele tem dois filhos, no dia seguinte só existe o filho mais velho, depois já existem os dois novamente; o jipe dele que era azul passa a ser bege sem ninguém tê-lo mudado de cor e por aí vai, no melhor estilo “variando o futuro”. Isso sem contar as alucinações que ele e todos os que tem contato com o Triângulo passam a sofrer.

Rupturas dimensionais tempo/espaço? Temos de sobra: uma personagem secundária envelhece cerca de 60 anos em duas horas por ter estado presa num avião que afundou no Triângulo, enquanto que os pesquisadores encontram o corpo de um piloto de um avião da época da Segunda Guerra Mundial que está tão conservado que parece ter acabado de morrer afogado. Há mais: um dos personagens retorna duas vezes para a mesma cena onde uma ponte desaparece quando passam de carro pela mesma. Na primeira vez ele salva um dos companheiros que estavam no carro com ele, na segunda salva o outro.

Poderíamos encher páginas e mais páginas aqui com semelhanças e referências a Lost nesta intrigante produção cinematográfica, mas tiraríamos as surpresas de quem se interessou em alugar este DVD, onde até Cristóvão Colombo – ele mesmo, o descobridor da América! – faz uma “pontinha”. Um bom programa para preencher nossa entresafra Lostiana.


Helena Teresa

Eu vou dar um jeito de ver esse filme, com certeza. Primeiro porque adoro ficção científica e, segundo, porque estou tentando ler e assistir o máximo de coisas "ligadas" à LOST. Tudo pela curiosidade!! É como já dizia alguém mais inteligente que nós: "Desde o início da humanidade, o homem foi abençoado pela curiosidade..."

Já viu o filme ou gostou do texto!? Então participem nos comentários...

Grande abraço e namastê!

Helena Teresa & Leco Leite

7 Comentários:

Anônimo disse...

Cara, ainda não tinha ouvido falar desse filme. Vou tentar encontra-lo o mais breve possível, pois além de adorar LOST, sempre achei o tringulo das Bermudas fascinante.

abraço!

Estela disse...

Eu tb vou procurar ver esse filme, fiquei muito interessada, pq tb curto ficcao, alem de tudo...

Daniel Vaz disse...

Tia arrasou nos comentários, sempre achei beeeem interessante essa referência, já havia lido sobre, ano passado! Parabéns pela "coluna".

Leco Leite disse...

Dona Helena é a mulher dos posts de referências... sempre legais, conectando com LOST e sem estragar a surpresa do pessoal que busca depois a informação...

Parabéns, Helena...

Wagner Souza disse...

Valeu pela dica, Helena e Leco!
O filme é legal, acabei de assistir. Também recomendo.


Abraços!

Anônimo disse...

A todos que se interessarem em assistir O Triângulo, aviso que existe uma sequencia de eventos mal conduzida. Após a queda do avião comercial, o médium "vê" uma menina viva dentro da fuselagem, no fundo do mar. Quando a equipe localiza os destroços, o avião (que caiu a duas horas) aparentava estar no fundo do mar a 50 anos. Dentro do avião a menina, com uns 60 anos, viva em uma sala lacrada. Aqui o erro: se o avião tivesse "saltado no tempo", não estaria apodrecido. Se ele apodreceu significa que voltou ao passado 50 anos. E a 50 anos esta no fundo do mar. Assim, a menina (que também evelheceu) teria que ter vivido todos os 50 anos no fundo do mar. Trancada na mesma sala, sem comida nem água.

Anônimo disse...

Só avisando que isso não é um Filme e sim uma "Mini-Série" dividida em 3 episódios, e é muito boa sim. Divulgando como "filme" no texto acima, a galera acha que é um filme e acabam procurando no meio por filmes e se lascam não achando praticamente nada.
Cada um já tem seu sites e links preferidos de onde pegar essas coisas. Então procurem por mini séries que acham de boa. O release Sapphire na minha opinião seria o melhor mesmo na qualidade de imagem. Abraços a todos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats