domingo, 27 de janeiro de 2008

A Física explicando a Ilha!?

Muito bem, não sou especialista no assunto, mas procurei ler algumas coisas para tentar compreender um pouco sobre Física.

O assunto parece que realmente será inserido na série. Ou melhor, já foi!!

Umas das grandes discussões que tivemos na 3ª temporada foi sobre "viagem no tempo", especialmente com o episódio "Flashes Before My Eyes" e as visões de Desmond. Antes de mais nada, não vou tocar nesse assunto aqui, nem Desmond, nem viagens... Porém, esse assunto também envolve a Física.

Durante o jogo "Find 815" tivemos a inserção de James Clerk Maxwell, um dos grandes nomes da Física e que estudava os fenômenos que envolviam campos magnéticos.

Mas o que isso tem a ver com LOST!?

Muito bem, tem muito a ver com a Ilha, na minha opinião. Com a antiga e já discutida hipótese da "invisibilidade" da Ilha.

No último vídeo diário de Sam Thomas, tínhamos imagens de fórmulas que nos levaram ao artigo sobre vórtices moleculares e campos magnéticos de Maxwell. Lendo um pouco sobre o assunto, chegamos a outro assunto: cones de luz. A idéia é um pouco complexa, como tudo na Física, mas uma coisa é importante: a luz é uma onda eletromagnética.


Tá, mas o que isso tem a ver com a Ilha!?

Um campo eletromagnético só existe dentro de um campo gravitacional, formando a chamada "curva temporal fechada". A magnitude das ondas eletromagnéticas definem o tamanho do campo eletromagnético.

"...um campo gravitacional puro pode existir sem um campo eletromagnético; mas, um campo eletromagnético puro não pode existir na ausência de um campo gravitacional."

Se temos um cone de luz, e esse cone é uma "curva temporal fechada", podemos supor que há a possibilidade de que o que está dentro desse cone pode estar em um tempo diferente do que está fora do cone.

Bom, sabemos das "ondas eletromagnéticas raras" da Ilha. Se luz e ondas eletromagnéticas são a mesma coisa, e a luz é a parte visível, podemos dizer que uma "luz diferente" pode gerar um "campo visual diferente".

É isso que faz a Ilha se tornar "invisível". As ondas eletromagnéticas geram um campo gravitacional que, controlado e mantendo essa energia constante pode manter uma diferença de tempo para o Mundo fora do cone. Como acontecia com o sistema da SWAN, mas agora sem ela, esse cone é instável e a Ilha se torna "visível" em alguns momentos. Como ouvimos na estória de Naomi.

Você nunca vai conseguir visualizar algo que esteja atrasado ou adiantado em relação ao seu tempo.

A Ilha, provavelmente, tem uma diferença de tempo para o Mundo exterior. Mas não uma grande diferença de dias, meses ou anos, e sim alguns segundos, acredito eu. Essa é a importância do tempo na trama de LOST tão falada pelos produtores.

Agora, uma coisa legal é que essas referências de "cone de luz" ou "curva temporal fechada" já apareceram nos episódios de LOST.

Quem não se lembra da cena que Sawyer e Kate ajudam Alex a salvar Karl!?
Aldo, o guarda na porta do local onde Karl está preso, está lendo o livro de Stephen Hawking, "Uma breve história do tempo". Fica ainda melhor quando lembramos qual o capítulo do livro que ele está lendo: o capítulo sobre buracos negros e buracos de minhoca.

Um buraco negro ou de minhoca tem quase o mesmo princípio de um cone de luz.



Ou seja, LOST já havia nos dado essa idéia, mas ficávamos pensando em "viagem no tempo" e outras coisas e não na "invisibilidade" da Ilha. Bom, eu já falava sobre a "invisibilidade" da Ilha relacionada ao eletromagnetismo, mas não tinha idéia de como a Física poderia estar presente.

Tudo bem, concordo com as pessoas que dizem que temos uma "pseudo-ciência" em LOST, e isso vai ficando claro, mas é legal a idéia de mostrar na prática como seria se essas teorias da Física se confirmassem.

Eu fico por aqui, acho que não esqueci de nada, e espero ter sido claro, mesmo não tendo domínio total sobre o assunto. Corrijam, critiquem e tudo mais. Isso ajuda a crescer o entendimento e a melhorar as idéias.

Abaixo, deixo alguns links com sites que usei de referências para esse post, inclusive sobre dois cientistas que serão nomes de personagens na 4ª temporada.

Referências:
- "Uma breve história do tempo", Stephen Hawking
- Sobre a luz
- Sobre campos gravitacionais
- "Teoria dos vórtices moleculares", James Clerk Maxwell
- Diagrama de Hermann Minkowski
- Leis de Faraday


Deixem seus comentários e enriqueça a discussão!!

Leia também aqui no Blog, mais sobre Aurora Boreal e Austral.

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats