terça-feira, 15 de março de 2011

O estilo de liderança de Jack Shephard na Exame!

A Revista Exame elaborou uma lista com tipos de líderes inspirados em séries da televisão que podem servir de exemplo (ou não) para os executivos. Claro que o Dr. Jack Shephard está lista, e seu tipo de liderança pode ser bom em muitos pontos, mas pode arruinar tudo também quando seu lado impulsivo vem a tona.

Bom, dá uma olhada na forma como a matéria avalia o "Doc".

"Live together, die alone", certo?
O cirurgião Jack Shephard (interpretado por Matthew Fox), da série Lost, não pediu para ser o líder dos sobreviventes do vôo Oceanic 815, que caiu em uma ilha misteriosa. Mesmo assim, vestiu a camisa. O personagem central da produção, encerrada no ano passado, é pragmático, cético e toma a maioria de suas decisões sozinho. Segundo a professora de Comportamento Organizacional do Ibmec/MG, Clara Linhares, suas características combinam com o tipo de liderança autocrática, também chamada de autoritária ou diretiva, marcada por uma postura independente e centralizadora.

Assim como essa forma de agir foi bastante útil na luta pela sobrevivência dos passageiros do avião acidentado, um perfil como o de Jack pode ser positivo em empresas que passam por uma situação de grande dificuldade, que exige uma liderança mais rígida, controladora e com capacidade para tomar decisões rapidamente. Porém, há elementos que merecem atenção redobrada. Durante a série, Jack quase matou ou arruinou o destino de todos por reações coléricas, emocionais e impulsivas. Essas características, também comuns nos líderes autocratas, podem colocar tudo a perder.
E aí, o que acharam da avaliação?

Honestamente, acho que acertou em cheio na maneira de pensar e agir de Jack, sempre tomando a frente, mas em muitos casos colocando os sobreviventes em grande risco.

Isso é uma coisa legal de LOST, que vai manter a série por muito tempo servindo de exemplo. Os personagens tem características muito fortes e podem servir de exemplo para muita gente, cada um de sua maneira. Se identifiar mais com um ou outro é questão de gosto, de preferência, mas em vários momentos podemos usá-los em nossas vidas pensando "o que Jack faria?" ou "o que Sawyer faria?". Por isso LOST será eterno!

Grande abraço, namastê e stay LOST!

Leco Leite

4 Comentários:

Super disse...

Muitos dizem que Jack é o personagem mais chato da série.Mas todas as vezes que se menciona Lost é Jack que quase sempre é usado como referencia e paramentro.

Ao longo da série ele foi o único que sofreu alguma evolução , enquanto que os demais continuaram a ser os mesmo.Alguns até viraram caricaturas de si mesmos.

Sim , Jack é meu personagem favorito , e você pode reparar , mesmo tomando a decisão errada dificilmente você faria diferente.

Ganhar Dinheiro disse...

muito bom o serial!
O personagem jack é um ator e tanto.
Parabens pelo post!

Gabriel disse...

belo post!!!!

Que saudades de lost!!!!! Que saudades de Jack tomando akelas decisoes ousadas!

Camila Gomes disse...

Terminei de ver Lost hoje. Comecei em 2004 mas por motivos que não
Lembro eu não consegui continuar a acompanhar. Hoje entendo exatamente que era pra ser deste jeito. Sem dúvidas é a série da minha vida. A sensação do fim jamais será maior do que sensação do "eu vivi Lost" . Vi 121 episódios menos de 1 mês. Que final épico. Emocionante, poético. O Jack é meu preferido do início ao fim. LoveLostForever

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats