segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um novo começo

Passei o dia imaginando como escrever um texto sobre o final de Lost que não fosse mais um texto sobre o final de Lost, repetindo tudo aquilo que lemos durante as últimas 24 horas.Creio que tudo o que havia pra ser explicado sobre o que vimos em "The End" já foi claramente dito. De que maneira mais poderia contribuir, então? Talvez compartilhando com vocês como me senti vendo tudo isso acontecer.

Como fã apaixonada, senti-me plenamente recompensada com este último episódio. Primeiro, por poder rever personagens queridos, que haviam, aos poucos, nos deixado durante a jornada. Creio que, acima de tudo, os responsáveis pela série quiseram nos homenagear. Ali, e em toda a sexta temporada, a cada reconhecimento, não só os personagens se lembravam da sua jornada, mas nós também nos lembrávamos da nossa, aqui do outro lado da tela.

Segundo, porque a série foi elevada a um patamar que eu sequer poderia imaginar. Sempre disse que esperava o pior para o fim de Lost. Um final realmente catastrófico. E felizmente eu estava errada. Sim, eles morreram. Isso poderia ser triste. Mas os autores, danados, vieram nos lembrar que morrer é só mais uma etapa da vida, tão normal quanto nascer. E que, veja só, não precisa ser o fim.

Alguns meses atrás escrevi no meu blog um post sobre a Esperança em Lost, e hoje vejo que eu tinha razão. Trata-se de uma história sobre pessoas e sobre os dois sentimentos que nos fazem seguir em frente, sempre: amor e esperança. E há prova maior de esperança do que acreditar que, uma vez cumpridas nossas missões, poderemos finalmente nos reunir àqueles que amamos e aproveitar o aprendizado que tivemos?

A mim pouco importa saber o que é a ilha. Ela existe daquela maneira e pronto. Ela tem que ser protegida para que não deixe de existir, porque as pessoas que nelas vivem a consideram especial. Ora, isso não lhes soa familiar? Alguém, mesmo a mais avançada das ciências, é capaz de responder todas as perguntas acerca do mundo em que vivemos? Ele não deve ser protegido para que continue existindo, porque nós o consideramos especial? É assim que entendo a ilha, uma metáfora para o nosso próprio mundo. Quanto mais pesquisamos, mais respostas obtemos. Quantos mais respostas obtemos, mais perguntas surgem. É a vida.

Porém o mais genial de Lost, na minha opinião, foi ter conseguido trabalhar com tantos elementos, a princípio antagônicos, ao mesmo tempo. O resultado foi levar o público à reflexão. Da mesma maneira que eu tive que me informar sobre Wormholes pra tentar entender melhor os fenômenos físicos da ilha, agora foram os mais céticos que se viram tendo que refletir sobre o sentido da vida. E esse é o maior legado da série. Tanto seus personagens quanto sua audiência passaram anos se preocupando em desvendar os mistérios e esquecendo que o que realmente importa são as pessoas e os sentimentos que as unem. Todo o resto era contexto. Interessante, curioso, emocionante. Mas nunca foi o foco. E na vida real também não deveria ser.

Lost pra mim foi a maior diversão de todos os tempos. Uma obra de arte que despertou um turbilhão de sentimentos. Foi também o evento que me reuniu a um grupo de pessoas que possivelmente não teria conhecido por outros meios. Foi o nosso próprio vôo 815, que nos jogou numa ilha de dúvidas e descobertas, mas acima de tudo de relações humanas que ficarão, eu espero, para sempre. E se antes eu já tinha essa sensação, depois do que vi em 23 de maio de 2010, sigo em frente ainda mais feliz, com a certeza de que tudo valeu a pena. Afinal, um fim não é necessariamente o fim. É apenas um novo começo.


Beijos a todos,

Ju Teixeira

72 Comentários:

Anônimo disse...

Talvez eu não saberia expressar com essas palavras, mas meu sentimento é o mesmo da Ju, gostei muito do texto, compartilho da sua opinião.

Anônimo disse...

Satisfatórias ou não, explicações houveram muitas, tudo é questão de interpretação. Eu interpretei muitas coisas, entendi muitas coisas, e estou muita satisfeita com o final de Lost, só "insatisfeita" que acabou, rs...

Anônimo disse...

Uma tristeza que todos estão aceitando este final patético sem explicação das coisas importante do universo LOST. Ficamos 6 anos em cima disso para no final simplesmente falar para aceitar isso porque tem quer ser assim é foda. Pessoal de humanas que devem estar feliz com este final tão humano e fraco.

Felicidades para todos que estão felizes com o final.

Juliano disse...

Como já disse em outros comentários, dane-se a ilha.. o que importa são as pessoas e o que elas passaram..

Eu assistia para ver o que poderia acontecer se locke nao apertasse o botão.. mas eu queria ver o que aconteceria com o locke, não com a ilha.

Afinal, como já disse, felicidade não é o destino, mas a trajetória.

Os mistérios foram necessários para prender nossa atenção a um fato que, por ser comum, não damos conta: a vida é especial, não a ilha.

Ou alguém se atreve a desvendar aqui, o que são reações químicas? Eu não me atrevo a explicar os fenomenos fisicos... e nem os produtores puderam ou quiseram.

Juliano disse...

Você queria um final em exatas? A série é sobre humanos, meu caro anonimo.

Fora disso, até a física quântica é inexata, como já é provado.

Fraco é a pessoa que não aceita mudanças no universo e precisa ver que dois mais dois sempre serão quatro (quando na verdade, dependendo da situação, podem não ser).

ô enrolação disse...

Fã é fã...se eles tivessem comido merda no final da série, estariam aplaudindo....

Como eu deixei de ser fã no momento que o pai do Jack falava com ele e eu mexi no mouse pra ver que faltavam 2 min...e vi que aquela bosta ía terminar daquele jeito mesmo...eu não preciso aplaudir...

Se querem ver melodrama, vão assistir Passione...

Crovis Limone disse...

Adorei o seu texto. Vc captou o espírito do seriado e o resumiu como ninguém.
Sentiremos falta dos amigos da ilha e levaremos para sempre a lição que eles nos deixaram.

Anônimo disse...

Grande Juliano,

Isso ai dane-se a ilha, daqui a pouco tem livro "Lost in Lost?" para gerar mais grana para todos.

Dane-se a ilha que passou a serie toda.
Dane-se 5 temporadas de perguntas sem respostas.

Isso ai seja feliz com isso, dane-se tudo então :D

. disse...

Me manifestei pela primeira vez aqui logo após o episódio "Across the Sea".
Disse que estava pessimista com relação ao final da série, e que achava que poderia terminar de forma desastrosa. Depois do último episódio, minhas conclusões são as seguintes:

1. Lost teve, de fato, um grande valor. Suscitou debates e fomentou a curiosidade das pessoas. Instigou. Fez os fãs se apegarem aos personagens. Fez os fãs se engajarem em um jogo que, para muitos, foi diversão ímpar. Não há como negar que a série, sob esse ângulo, tenha valido a pena.
2. Os produtores são fraquíssimos. Li em um dos comentários algo que resume bem a ideia: eles foram superados pela série. Digo mais: foram superados pelos fãs, estes sim que tornaram a série o que ela é hoje e lhe deram o seu valor.
A grande falha dos produtores foi mentir. Mentiram sobre os mistérios da ilha. Prometeram respostas a tudo. E somente deixaram claro que não haveria resposta pra nada na última temporada. Fica a dúvida: será que a série teria tanto sucesso se os produtores tivessem falado a priori que a série era de natureza essencialmente mística e não científica, que os mistérios não seriam explicados, mas que deveriam ser aceitos por meio de um ato de fé? Acho que não.
3. Não sei se vcs perceberam, mas a trama do flashsideways é totalmente independente do resto da série. O que os produtores fizeram foi criar algo para então explicar. E ainda cometeram diversos erros no processo.

Saldo final: foi divertido sim. Não há dúvidas. E não há como negar que a diversão, em si, tenha valor.
Me apeguei aos personagens e me engajei na prática de teorizar (pelo menos até o momento em que percebi que não havia qualquer teoria subjacente à série, o que comecei a perceber no meio dessa temporada e tive certeza no episódio Across the Sea).

Mas dentre as diversas dúvidas que remanescem, saio com duas certezas: 1. os produtores são picaretas que ganharam dinheiro nos enganando; 2. nunca mais assistirei a nenhuma série ou filme ou qualquer outra coisa produzida por eles.

Abraços.
João

ô enrolação disse...

Minha teoria sobre Lost:

Ano 2005: Os produtores tem uma brilhantes idéia...vamos fazer um seriado " a la Sexto Sentido" e fazer mto sucesso...ninguém vai saber que a ilha é um purgatório.

Ano 2006: Os produtores percebem que o maior palpite na bolsa de aposta de londres era que a ilha era um purgatório. Resolvem mudar um pouco a trama para tentar despistar. Sucesso

Ano 2007: Se perdem na história, não lembram mais qual era a explicação mais razoável.

Ano 2008: Ah, finalmente o nome da série faz sentido...sabemos daonde vem o Lost

Ano 2009: Putz como eu vou explicar que era um purgatório????

Ano 2010: Ah, já ganhamos bastante dinheiro, vamos encerrar essa bosta com uma explicação meio parecida com a original...já que essa nos fodemos mesmo.
Se perguntarem daonde veio o urso polar, a luz, pq o dharma entrou na ilha, pq a luz precisava de um guardião a gente inventa uma resposta bem poética pra esses trouxas!

Anônimo disse...

A resposta pro Lost é:

muita maconhaaaaaa uhuuuuu
mó viagemmmmm irmão

uhuuuuuuuu

Juliano disse...

o problema é que as pessoas querem a mesma resposta mais de uma vez.. putz, isso me deixa fulo.

Urso polar: experiências com os bolsões de eletromagnetismo fazendo com que, diante de fisica quantica ou nanotecnologia, haja deslocamento de matéria no espaço/tempo.

A luz: Bolsão de eletromagnetismo subterrâneo.

DHARMA: iniciativa acadêmica no intuito de se trabalhar com as referências quanticas da ilha, quais sejam as propriedades eletromagneticas provindas dos mesmo bolsões de eletromagnetismo.

Luz precisava de um guardião: Na visao da mae louca e do mib/jacob, eles vem, corrompem e destroem tudo. Uso do eletromagnetismo para o mal.

PRECISA DE MAIS ALGUMA RESPOSTA ANONIMO? SALVEI O LOST PRA VOCE?

cacauduran disse...

Para mim, assistindo o último capítulo, percebi que os Losties já estavam mortos, e que a ilha foi um purgatório. Foi lá que eles tentaram acertar os erros que cometeram em suas vidas. E isso tem todo o sentido, porque vimos Ben, que até o final foi uma pessoa muito má, ficar do lado de fora da igreja, pois ainda tinha coisas para pagar... O oceanic 815 nada mais era do que um avião que levava os mortos até a ilha. Alguns, como disse meu marido, chegaram de submarino, outros de barco, mas a ilha servia para isso: era lá que vc se enontrava e se redimia de seus pecados. Amei... Pois a morte é só um começo...

Helu disse...

Quote do João

"será que a série teria tanto sucesso se os produtores tivessem falado a priori que a série era de natureza essencialmente mística e não científica, que os mistérios não seriam explicados, mas que deveriam ser aceitos por meio de um ato de fé?"

Eu levanto outra questão. Será que a série teria tanto sucesso se os personagens não se desenvolvessem ao longo das temporadas? Se soubessemos de cara como Locke perdeu os movimentos, se o Sawyer continuasse um "canalha" ao longo das 6 temps, se o ben não mudasse por causa da morte da filha?

Uma série em que mais da metade do episódio se foca um acontecimento da vida do personagem não foca "humanas"? Desde a 1a temp a série focou os personagens, as consequências de suas decisões, como "evoluiram" com acontecimentos do passado, e como esses o influenciaram na ilha, como a ilha e as pessoas dela os influenciaram. Os mistérios, a ilha em si, sempre esteve no meio disso.

Para quem saca um pouco do I-Ching q os símbolos da Darma focam o desenvolvimento da 6a temp não é uma TOTAL surpresa, é um tanto plausível. A própria darma misturava elementos de misticismo com ciência.

Cada episódio de lost tem pistas para esse desfecho. Queria q falassem mais sobre a ilha? Sim, mas não contarem tudo não ficou incoerente na minha opinião, sinceramente.

Enfim, curti o post Juliana :)

Anônimo disse...

Eu quero Juliano...

quero o número do episódio, minuto e segundo que essas suas respostas são mostradas no episódio e o que todas elas tem em relação com o final...a jornada, as pessoas, a linda poesia de lost.
o que eletromagetismo tem a ver com vida após morte ou seja lá o que ele quis passar.

Caso contrário vou achar que essas suas respostas são apenas teorias suas...pra explicar o inexplicável, pra vc se convencer que seu tempo não foi perdido...

E quando sair a continuação dessa bosta...
pq, vc não acha que acabou hoje né?

...verei se vc é uma pessoa boa de chute ou não.

. disse...

Juliano,

Por que chamamos os cachorros de cachorros, os gatos de gatos e os ratos de ratos?

Resposta: porque deus criou o mundo, o homem à sua semelhança e, após, chamou o homem e pediu que nomeasse os diversos seres que havia criado. Assim foi feito, e por isso chamamos cachorros de chachorros e etc.

Você pára por aqui.

Eu duvido e questiono. Procuro respostas que me pareçam melhores. Leio Wittgenstein e encontro um bom caminho. E continuo procurando as respostas, com a certeza e que a cada dia estou um pouco mais perto da verdade (ou de algo parecido).

Com relação a Lost, eu simplesmente desligo a TV e não procuro resposta alguma. E isso, simplesmente porque as respostas de um SERIADO DE TV não devem ser achadas na natureza, por alguma forma de consciência intuitiva a priori ou por meio de qualquer teoria epistemológica ou cognitiva.

Elas deveriam ser dadas pelos produtores, ou ao menos ser possíveis de se aferir por meio de uma construção teorica coerente. O que não é o caso.

E isso não é pecado algum. Alice no País da Maravilhas, por exemplo, é exatamente igual. A grande diferença é que Lewis Carroll nunca tentou levar as outras pessoas a crer que havia, de fato, alguma lógica naquilo. A grande diferença é que Alice no País das Maravilhas não precisou de uma doce mentira para fazer sucesso.

Parabéns aos atores. Parabéns aos fãs.

Eduardo disse...

Quem gosta de novela, romances idiotas gostou do final.
Quem queria entender o que era a ilha e buscava explicações racionais e inteligentes se decepcionou.
Final mais idiota do que das novelas da Globo. Lamentável

Bozatski disse...

Há algum tempo fiz uma relação entre lost e Kant, ainda na primeira série, falando da relação entre moral e Sawyer. Pra mim ficou claro desde o início que o que estava em foco era o dilema moral humano. A série foi passando e ficou claro que os autores foram consultando especialistas em física, religião, mitologia, filosofia, etc. A alusão aos nomes das personagens comprova isto. Cito, novamente KAnt que para mim sintetiza o final. Quem é iniciado em filosofia, ou conhece a Crítica da Razão Pura, ou ainda o conceito de sub specie aeternitae, tem noção de que o tempo é uma categoria do entendimento, é a forma como vemos a realidade associada a ideia de espaço e mais dez categorias (ver categorias aristotélicas). É evidente que quando se trata de temas metafísicos, como a morte ou a eternidade por exemplo, não conseguimos entender através da lógica e do entendimento racional, por isso a crítica da razão, ou seja, o demarcamento dos limites da razão. Kant mostra que não conhecemos nem mesmo os objetos da realidade em si mesmos, apenas sua manifestação fenomênica. Portanto não podemos pensar no termo da morte, e das implicações morais de nossas ações que são baseadas na liberdade (outro conceito metafísico) em termos científicos e lógicos. Se somos seres para a morte, ou seja, todos morreremos, então nos encontramos desde JÁ no lugar onde estaremos DEPOIS da morte, pois a própria noção de Já (Agora) e depois são estrimente temporais, ou seja físicos e não pertencem ao Âmbito da morte. Enfim, Lost foi o melhor produto já produzido pela indústria cultural porque justamente rompe com a indústria cultural vigente, ou seja, leva a experiÊncia de assistir TV para além da TV, este fórum é um exemplo, e não se intimida a apresentar temas complexos pertinentes à física quântica e a filosofia transcendental. Minha área é a filosofia mas foi através de Lost que um amigo meu que é doutor em física, e outro que é doutor em teologia pudemos estabelecer uma interface de diálogos constantes e muito proveitosos. TEmos que reconhecer que Lost foi uma série ousada, pois ofereceu a um público sabidamente acostumado ao enredo fácil e a temas de pouca complexidade alguns dos temas mais fundamentais e complexos já desenvolvidos pela humanidade. Vai deixar saudades, ainda bem que as reflexões continuam nos grandes pensadores homenageados na série. Agora, pra quem quiser avançar nestes temas, que comece pela leitura do próprio David Hume, que tal como seu personagem na série, é uma das chaves para se compreender a complexa relação entre o humano, seu conhecimento e suas crenças.
Abraços.

Anônimo disse...

Pior que não da pra tirar a razão dos caras como o Joao e o Anônimo.. faltou respostas as questoes mais intrigantes..

Anônimo disse...

Juliano,

Não, somente mostrou porque você ficou feliz com o final, você ficou nas perguntas simples e super básicas.

Na minha visão a ilha também seria um personagem.

Mas ok, final foi este, fazer o que.

Leco Leite disse...

Pessoal, primeiro: não precisa de agressividade por aqui, certo!?

Segundo, lados sempre existiram e LOST não terminaria os unindo...

Terceiro, ficaram questões abertas!? Sim! Fazem diferença no contexto da série!? ...

Quarto, e talvez mais importante... Se o problema foi a resposta para o Sideway, esqueça-o. Ele serviu para mostrar a conexão dessas pessoas e que todas elas conseguiram se redimir de seus erros, pessoalmente ou religiosamente.

Sou ateu, mas acho que o final foi muito justo!

Entendam que o Final de LOST, foi o fechar dos olhos de Jack ao morrer. Eles mortos, uma resposta para o Sideway...

Ju, como sempre, perfeita!

Abraços!

Ninoka disse...

Concordo plenamente com o que foi escrito!
Esse final foi perfeito! não acredito que poderia ter sido melhor.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Se alguém queria um final simples, patético, sem dilema, que fosse assistir ao Chaves, Chapolin Colorado, ou Teletubies.

LOST sempre foi isso, uma série com uma rede de teorias, muitas perguntas e poucas respostas concretas. E mesmo as respostas abriam margem para mais perguntas. Não poderia ser diferente no final.

Eu não me senti enganado, porque sabia o que era essa série, com ciência ou misticismo.

. disse...

Bozatski e demais,

Apenas para encerrar o argumento e deixar minhas considerações da forma mais clara possível.

Sou advogado e, portanto, meus interesses literários tem um grande viés jurídico. Tenho, contudo, grande interesse por filosofia. Assim, as minhas leituras se concentram na área de filosofia do direito. Dentro dessa área, trago aqui o argumento de um famoso jusfilófoso, chamado Ronald Dworkin, para explicar o que eu acho da série.

Ao discorrer sobre a interpretação jurídica, Dworkin fala que o direito, assim como a arte, devem ser interpretados não de forma conversacional. A interpretação de uma obra de arte não deve passar pelo mesmo processo que passa a interpretação de uma conversa, onde é de suma importância a intenção do agente comunicador. Dworkin assume a posição moral de que o valor da obra de arte se encontra na melhor interpretação que o intérprete pode dar a ela, e não na intenção do criador da obra. Simplificando o argumento: se eu jogo um jato de tinta azul em uma tela branca, sem qualquer intenção específica, essa "obra" não deve ser considerada sem valor pelo simples fato de que eu não tinha intenção alguma de produzi-la. O seu valor deve ser aferido pelo intérprete.

Isso pra mim é Lost. Uma série incrível pelo que deixou ser construído pelos fãs e pelos atores. Pelo engajamento que criou no seu particular jogo de linguagem.

Eu me emocionei com o final. Achei a atuação de Matthew Fox nessa última temporada genial. A cara que ele faz quando diz no submarino "estamos exatamente onde Locke queria" é impagável. O choro do sujeito quando abraça o seu pai chega a doer. Terry O'Quinn dispensa comentários, assim como os diversos outros atores.

Em resumo, a série ganhou vida própria, quer pelos fãs, quer pelos atores. Superou, e muito, qualquer intenção dos produtores. Eis o seu valor e a sua beleza.

Mas, na linha do próprio argumento, isso não quer dizer que os produtores mereçam aplausos. Discordo completamente que Lost tenha um fundo INTENCIONALMENTE filosófico. Aliás, a referência aos filósofos bem demonstra que os produtores até tentaram fazer algo do gênero, mas depois ou mudaram de ideia ou foram mal aconselhados. Kant em momento algum é citado. E, s.m.j., creio que a obra de Hume não é compatível com a construção teórica de Kant. Acho que os filófosos referidos pelos autores no seriado são muito mais compatíveis com a obra de Hume do que com a de Kant. Portanto, além declaramente não haver qualquer referência intencional a Kant, sequer se concretizou qualquer intenção de cunho filosófico relativa a Hume, Locke, etc. Bozatski, não diminua o valor da sua área de conhecimento conferindo crédito filosófico aos produtores. Eles não merecem. Duvido que tenham condições de entender Kant.

Concluo: a série tem o seu valor, sim. Mas este não deve ser confundido com a intenção dos produtores, que mais se equivocaram e mentiram do que foram inteligentes, tampouco geniais.

Reitero: parabéns aos atores. Parabéns aos fãs. Eis aí a beleza de Lost.

MaFe Meghioli disse...

Fantástico!!! É isso aí, Ju!!!

Heloisa disse...

Vocês repararam que o diálogo da morte da Juliet no 1o episodio da temporada é igual ao reencontro dela com o Sawyer no ultimo?

http://www.youtube.com/watch?v=H_nczWGusKU

Era isso que ela queria contar para ele mas não deu tempo.. e morreu..

Unknown disse...

concordo totalmente com a Ju, foi a melhor coisa que li depois do fim da série, que me emocionou tanto hoje, a cada reencontro com aqueles Flashs era uma lagrima que escorria, foi impossivel não chorar com aquele final na igreja, e com a lição de vida que lost nos deu

Ricardo disse...

Compactuo com essas opiniões:

Urso polar: experiências com os bolsões de eletromagnetismo fazendo com que, diante de física quântica ou nanotecnologia, haja deslocamento de matéria no espaço/tempo.

A luz: Bolsão de eletromagnetismo subterrâneo.

DHARMA: iniciativa acadêmica no intuito de se trabalhar com as referências quânticas da ilha, quais sejam as propriedades eletromagnéticas provindas dos mesmo bolsões de eletromagnetismo.

Luz precisava de um guardião: Na visão da mãe louca e do mib/jacob, eles vem, corrompem e destroem tudo. Uso do eletromagnetismo para o mal.

Tudo o que aconteceu na ilha foi real. Apenas na realidade paralela (vida pós-morte) eles estavam mortos, mas de alguma forma não conseguiam "let it go", então tinham que ser confrontados e lembrar de tudo o que viveram na ilha, para, finalmente, "let it go".

O pai de Jack fala pra ele que todos morreram em momentos diferentes, ou seja, alguns morreram na ilha, outros fora dela, como Sawyer, Lapidus, Kate, Richard, etc.

Jack morreu naquele momento épico, em que fecha os olhos no meio do bambuzal. Hurley e Ben ficaram sendo protetores da ilha até morrerem. Todos morreram em tempos diferentes e se reuniram finalmente na igreja.

A reunião foi pra simbolizar que todos que estavam alí conseguiram se libertar. Ben não quis entrar porque talvez ainda não estivesse pronto pra tal experiência, assim como Ana Lucia (Desmond disse que ela ainda não estava pronta no Ep. 16). É isso.

O que importou foi a vida dos personagens principais dentro da ilha ( que foi real até o final). A realidade paralela foi tipo os filmes "Sexto Sentido" e "Os Outros". Eles não caíram na real de que tinham morrido e precisavam se lembrar de tudo que viveram para se libertarem e partirem pra outra.

Eles não morreram na queda do vôo da Oceanic, senão não teria lógica o que o pai de Jack disse, que os momentos mais importantes da vida dele ele viveu com aquelas pessoas. Se tivessem morrido no acidente, a vida na ilha não teria ocorrido e os losties nem teriam se conhecido.

Por isso me dou por satisfeito.

Anônimo disse...

bem ...conforme tinha percebido desde o inicio da serie(6 TEMPORADA)0 o final teve uma licao de moral . lembra ne leco??? agora vou dizer por que. juliana vc foi bem precisa objtiva na sua observacao neste topico

- a ilha nao era um purgatorio. era apenas o lugar onde o aviao caiu. e onde se desenvolveu toda essa projecao espritual (percebam que eles ,os diretores, falaram de espirito mais nao falaram de religiao.

- percebam que apesar de jack ter sido o protagonista dentro da serie ,na conversa com o pai , o memso tratou de motrar-nos que todos precisavam de todos pra se desenvolver. ninguem faz nada sozinho.

- percebam que lost mostrou varios personagens para que cada um de nos espectadores nos identificassemos com um deles.

- a ilha era nada mais nada menos que nossa projecao da fe. nao precisamos saber como funciona para acreditar que elz exista nem entender seu funcionamento nem mesmo de onde veio . as respotas chegarao para cada de nos no momento certo . provavlemnte do mesmo jeito que os losts.

- o titulo lost nunca teve um significado geografico ele foi desde o principio espiritual (nao religioso).ou seja todos estiveram espiritualemnte limitados.

- me parece que a luz tao falada nos ultimos epsodios refere-se ao amor e/ou fe. para nunca deixarmos ela se apagar. por mais que muitas vezes venhamos a nos a desanimar.

tem muita coisa pra falar de lost por enquanto ficarei nisso

george rabelo

Ricardo disse...

Os ursos estiveram nas jaulas onde Sawyer e Kate ficaram presos por duas oportunidades diferentes, lembram? Foram trazidos pela Dharma;

Não haveria como a Dharma estar mais relacionada com a ilha do que esteve, por que ela estava lá justamente para entender tudo aquilo (claro, o propósito era o eletromagnetismo - a luz);

A luz, como já disse em um comentário anterior, não passa de um reflexo das angústias das pessoas que naquela ilha estiveram. A fumaça que saiu de lá quando o MIB caiu lá dentro mostrou bem isso. Era apenas a raiva do MIB por querer sair da ilha, projetada na fumaça. E Desmond, o único que aguenta a força eletromagnética daquela luz.

O simbolismo dos produtores aplicado ali serve apenas pra explicar que a luz, em si, não é nada, senão apenas uma única fonte de energia.

Quanto à igreja, ao clarão que se faz quando o pai de Jack abre o portal bem no final, isso tudo não poderia mesmo ser explicado pelos produtores de maneira científica, uma vez que nem as melhores mestes do mundo sabem se isso tudo é assim mesmo e o que há depois de tudo aquilo.

Não sei ao certo se a ilha é um purgatório, mas estou tendendo a acreditar que sim, uma vez que a ilha não pode ser destruída, tamanha a instabilidade que sua energia (o eletromagnetismo) gera.

Valeria Paz disse...

Essa luuuuuz, só pode ser Jesus /o/ - Roberto Carlos

Piadinhas à parte, eu adorei o final. E uma coisa que o pessoal que achou o final ruim tem que entender, é que sempre soubemos que teriam coisas não respondidas (se vcs acreditaram q eles iriam realmente responder tudo, bom....ai é com vcs).

E outra, a grande graça de Lost sempre foi os personagens. Grande parte das respostas foram os próprios fans que deram aos produtores com as teorias infinitas. O que realmente é a ilha, qual era o papel de Jacob afinal, etc, eu aceito a explicação "purgatório". Pode ser simples, mas nem tudo tem que ser sobre viagens no tempo e bombas nucleares pra ser bom. =)

ótima série....as vezes um pouco confusa...mas que levou o nome certo!

[ Alison do Vale ] disse...

poxa... chorei ao ler...
demais, ju.

Thomas N Ferreira disse...

TUDO, concordo com absolutamente TUDO o que você disse nesse post. Senti a mesma coisa.

T_T

João Felipe disse...

Estou triste com o final da série. Ela foi parte de nossas vidas durante 6 anos, e como tudo, chegou ao fim. E chegou ao fim nos lembrando que o importante não é entender a Ilha, mas lembrar daqueles que nos emocionaram ano após ano. Que tudo acaba e o que sobra são as lembranças.

I am no longer lost.

Anônimo disse...

Entendi o final da serie ..achei bonito...mas pra ser sincero acho que os autores tnham tudo para dar um final melhor...muitas coisas ficaram sem sentido ou explicação..mesmo que tudo não fosse explicado em detalhes tinhamos o direito de melo menos saber porque o monstro não podia sair da ilha ..como ele se tornou o monstro(o Desmon entrou na caverna mas não virou fumaça..porque?) e principalmente o que era aquela luz ..No final ficou claro que o Jack morreu na ilha após matar o monstro e que o Hugo ficou encarregado de proteger a ilha escolhendo o benjamin como seu ajudante..Kaite e os resto sairam da ilha num avião e viveram suas vidas fora da ilha mas essa historia não foi contada .Na sexta temporada ficou claro que fora da ilha os losties não estavam vivendo uma realidade alternativa e sim já estavam todos mortos ..O Desmon foi o primeiro a se dar conta e criou circunstancias para que todos se reencontrassem e se lembrassem do que haviam vivido para poderem partir juntos para o "além"..O Benjamin não aceitou partir pois não se sentia preparado ou talvez porque aquelas pesoas na verdadde não eram as mais importantes para ele pois ele sempre as prejudicou..assim ele decidiu ficar e partir com sua "filha" e a "francesa" posteriormente pois elas não haviam se dado conta ainda de que estavam mortas...Na verdae esse fim foi baseado no filme "passageiros" e "sexto sentido"..Percebi um erro grave !..Na igreja a clair estava com seu filho recem nascido "Eron"..O Eron já vivia fora da ilha e provavelmente tinha mais idade então era para ele ser maior e não um bebe!..Enfim foi bonito teve um certo sentido mas a explicação que todos esperavam ,pelo menos eu, tinha que ser levado mais para o lado cientifico..e a ciencia pode sim andar de "mãos dadas com a religião" desde que não haja fanatismo.Pena que descobri esse blog no final senão estaria participando desde o começo...voces estão de parabems !!

Bruno disse...

Não entendo como fãs de Lost podem ter gostado desse final!
Lost sempre surpreendeu e prendeu milhões de pessoas a serie por ser diferente, por te deixar paralizado de medo a cada fim de capitulo, por te dar emoção, raiva, tristeza, tudo ao mesmo tempo.
E o que temos pra fechar essa serie maravilhosa??? Um final "feliz" e "bonitinho". Coisas que todos esperam entender como a história da existencia da ilha, ou a necessidade da proteção de uma luz que não sabemos ao certo de onde vinha, ou até a incognita dos bad numbers não foram revelados.
Sinceramente, com esse final, aconselho a assistirem Amor além da vida, que dura 2h ao invés de 119 capítulos de 6 anos, e passa exatamente a mesma mensagem final.
Faltou o velho e bom impacto que nos fez amar Lost.
Resumir o final serie dizer: "Eles morreram, como todas as outras pessoas no mundo, em uma ilha de fantasias e mistérios resolvidos na cabeça de algumas pessoas, onde a busca pela luz eterna se daria a partir do encontro das pessoas que importavam na sua vida!"
Livros espiritas dizem isso. Filmes sobre vida após a morte dizem isso.
Final medíocre para chorar, exatamente igual a um romance triste faz!!

Abraço

Professor André Rabelo disse...

Galera respeito muito a opnião de todos, mas que que é isso gente?? Onde mora o contexto em tudo isso que vocês estão alegando?? Somos tão apaixonados assim?? Eu não sou, pensei que fosse mas não sou... Não consigo engolir essa última temporada RIDÍCULA, o minimo que eu esperava era um roteiro digno. Não vou ilustrar os erros grotescos anteriores mas nesse The End, poxa vida... Vamos destruir o avião então... opa achamos um piloto(que tomou uma porta de aço na cara) no meio do mar, e ele vai consertar o avião!!!! Aí o piloto/engenheiro pergunta alguem entende de mecânica? Só faltava o Richard pegar essa bola... O Milles fala eu trabalhei de ajudante uma semana ou duas... Então pega essa fita adesiva e arruma tudo la embaixo... EU NÃO MERECIA ISSO NÃO!!!!

Nanamelon disse...

Então, Andre, essa parte do avião foi a que eu achei mais fraca mesmo. De toda a temporada. O argumento foi mesmo bem forçado, consertar o avião com silver tape, conseguir decolar em pouco espaço, sem contar que o combustível devia estar no osso...

Fosse eu a escrever o roteiro, ninguém sairia dali, pelo menos não de avião. Mas acho que isso não comprometeu o todo por um simples motivo: dali pra frente não importava mais. Não vimos o resto da história, e isso não era importante pra narrativa, que se encerrava ali com o fechar de olhos do Jack. O que aconteceu antes do vôo 815, e o que aconteceu depois da morte do Doutor, não era relevante. A parte mais importante da vida daquelas pessoas - e o centro da narrativa de Lost - foi o tempo que elas passaram juntas, como bem disse Christian Shephard.

Fábio disse...

Acompanho o blog, mas nunca comentei, faço agora e antes aproveito para agradecer todo o trabalho e dedicação de vocês blog para nos informar e entreter, gerando e divulgando conteúdo sobre essa série fantástica.

O final foi bom, mas perfeito é exagero. Fechou as questões emocionais dos personagens... Mas não fechou o emaranhdo quebra-cabeças que nos foi apresentado desde o início. Uma promessa não cumprida... E não venha dizer que não é relevante, que os produtores disseram que nem tudo seria explicado... Blá blá blá. Eles usaram os mistéiros para atrair e prender audiencia e não resolve-los é uma forma de traíção ou engodo sim.
É claro que através das temporadas nos apegamos aos personagens e suas histórias particulares, nesse sentido o desfecho foi bom. Mas diferente do que a maioria dos blog-fãns diz. Lost não era SOMENTE sobre os dramas dos personagens.

Gostando ou não do fim, foi ótimo colocar um "The End" Nessa história.

Abraços.

Professor André Rabelo disse...

Olá Juliana, me sinto muito honrado pela sua resposta ao meu comentário, leio muito seus posts, mas gostaria de te lembrar que tivemos inúmeras situações como essa nesta temporada pífia, a exemplo cito o episódio What They Died For, quando os 3 "esquecidos", Richard, Ben e Milles aparecem na floresta indo atrás de um baita pacotão de C4(maior explosivo plástico do mundo) que o Ben tem guardado na casa dele, e diga-se de passagem ajudou a carregar TNT instável e não disse nada... De repente ... PUFT... Vamos lá em casa buscar um pacotinho de C4 que tenho guardado... aaaaa por tudo que já passei pra ver LOST eu também não merecia isso.... tenho outras pérolas desta temporada, se quiser lhe mando, dá pra fazer um baita post.

Anônimo disse...

lost,

Queria agradecer o pessoal desse site por nos facilitar nossa vida em questao de lost.


Bom lost fez parte de minha adolecencia desde meus 12 anos venha assistindoo essa serie incrivel e com meus 18 anos estou realmente feliz de lost fazer parte de minha adolecencia assim como a falou ju vou seguindo em frente ainda mais feliz, estou realmente satisfeito a essa incrivel serie queria chorar por ter acabado mas nao consigo realmente lost sera sempre a melhor serie de todos os tempos!!!!!!!!!

lost forever

namaste!!

Tradição Cariri disse...

Pessoal, na boa, finalzinho meia boa este de Lost!
Olha que eu nem era fã das teorias científicas, mas se Lost era sobre pessoas que focassem algo mais "pá no chão!"
Os caras viajaram na maionese, se sobrou alguma coisa de Lost, realmente, foram os atores que mostraram muita competência e fizeram do The End, algo menos desastroso do que na verdade seria, imaginem uns atores medíocres neste último episódio e teríamos um filme intragável.
Só se salvou a piada do Miles, "se tem algo em que confio é numa fita adesiva!"
Um abraço a todos.

Tradição Cariri disse...

Pessoal, na boa, finalzinho meia boca este de Lost!
Olha que eu nem era fã das teorias científicas, mas se Lost era sobre pessoas que focassem algo mais "pé no chão!"
Os caras viajaram na maionese, se sobrou alguma coisa de Lost, realmente, foram os atores que mostraram muita competência e fizeram do The End, algo menos desastroso do que na verdade seria, imaginem uns atores medíocres neste último episódio e teríamos um filme intragável.
Só se salvou a piada do Miles, "se tem algo em que confio é numa fita adesiva!"
Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Wormhole, não warm.

Mr. Hendrickson disse...

Bem pessoal!

Eu me considero uma pessoa cética e racionalista, sempre teorizei e quis entender os mistérios de Los.

Não tinha muita expectativa com o final de Lost (talvez para não me decepcionar), mas a "ilha" tem poderes mágicos.

Assistindo ao último episódio, me vi totalmente envolvido com as personagens deste seriado. Percebi então que eu lamentei por cada personagem que se foi durante todos estes anos.

Enquanto as lágrimas escoriam pelos meus olhos ao ver o encontro de Charlie de Claire, percebi que tudo que eu esperava de um final de série era rever a todos, unidos e felizes.

Então minha razão e lógica já não contam mais, de onde vem a ilha, o que é a luz, qual é o nome do MiB... nada mais tem importância.

O que importa agora é a experiência que só Lost pode me proporcionar. Experiência que lembrarei durante muito tempo.

Ainda temos muito que teorizar e explicar aos nossos filhos e netos.

Esta é a essência...

continua... (ou não)

Eduardo Grando de Andrade disse...

Durante estes anos todos Lost se estruturou através de mistérios e mais mistérios - este foi o grande alicerce da série. Para criar euforia, a cada mistério que solucionava-se os produtores criavam outros 3. Um dia isto tinha que acabar - e acabou. Porém para encerrar esta reação em cadeia de mistérios e mais mistério partiram para o apelo emocional, no final feliz de familia de comercial de margarina e deixaram dezenas de lacunas indecifráveis. E por favor não me venham com explicação do tipo que a série é uma histório baseada em pessoas, suas relações, redenções e blá, blá, blá, que não, até pode ter um toque disso (e tem, legal e tudo) mas não enche a barriga de fãs como eu. Eu queria respostas mais obvias e não um desfecho desta forma. Nem a triologia Matrix que era cheia de mistérios terminou de forma tão vaga como Lost terminou.

Final feliz de todo mundo se encontrando na dimensão parAlela e de forma emocionante foi apelação dos produtos que tinham feito um nó tão grande que nem eles mais se achavam.

Para mim causou grande frustração tanto assunto em aberto. E agora, como ficamos? Fiquei anos assistindo Lost como um viciado, eufórico, com tanto prazer, acompanhando este maravilhoso Blog e tudo mais e agora me DEIXAM NA MÃO!?

Me sinto traído pelos produtores da série. Francamente e com todo o respeito a que tenho total liberdade de manifestar.

O que Hurley vai fazer na maldita ilha com Ben? Pra que raios o avião da AJIRA saiu com apenas 5 pessoas? E Walt onde se encaixa nesta história toda? Se a ilha terminou com Michael como disse Christian no cargeiro, porque ele se manisfetou a Hurley em forma de sussuros? Há anos os produtores diziam que iam nos explicar por A + B o que seria a ilha, seu significado e tudo mais. Quem estava preso na cabana afinal? Se era o Man in black como ele se manifestava em forma de fumaça durante as 5 primeiras temporadas? Se era Jacob como foi para lá, escapado e antes esteve no continente para recrutar pessoas? Quem construiu a estatua? Quem construtiu aquelas estruturas dentro da caverna de luz? De onde viam os mantimentos Dharma de para-quedas? Por que Widmore até a 5ª temporada tinha tanto interesse na ilha? E os Degrots? Annie? Que diabos era aquele negócio de mover a ilha? Henry Gale? Exercito Americano na década de 50? Quem era a mãe de Jacob? Cavalo de Kate? Se Ben pertenceu aos outros quem era a manifestação da mãe dele quando ele era criança?

Clarissa Avila disse...

Juliana,

Parabéns pelos teus comentários. De tudo que li sobre o final de Lost, me identifiquei muito com tudo o que tu disseste. Definiste Lost em sua essência.

Abração!

^^camis^^ disse...

achei lindo seu texto, e tenho vontade de chorar a cada texto que leio sobre o fim de lost... como foi bonita a mensagem no fim da série...

Badah disse...

Falou e disse!

Anônimo disse...

Gente eles estavam mortos desde de a queda do avião.
Por isso o Locke voultou a andar a Rose ficou curada do cancer.
Eles estava sendo testados para ascenderem.
Os Flashbacks mostravam o julgamento de suas vidas.
O monstro de fumaça era um deus egipcio responsável pelo julgamento de todos eles. Por isso alguns eram mortos.
A cena final onde aparece os destroços mostra isso.
Ninguem sobrevive a um acidante como aquele e alem do mais para onde foi a sucata do avião durante a série? Como eles deram fim aquela turbina?

Anônimo disse...

fiquei mt desiludido com o final axo que foi muito básico afinal de contas foram 6 anos a encher chouriço com misterios para depois ter acabado com aquele final que nos deixa ainda a divagar acho isso vergonhoso deviam ter mudado o nome da serie para: I "LOST" 6 years of my life

Anabela disse...

Concordo com 1 dos últimos comentários.
Morreram todos na queda do avião. É a explicação mais lógica!
Senão, se foram morrendo ao longo do tempo e depois, se encontraram todos na igreja, porque razão o Aaron é aínda um bebé?
Quando a Kate o deixa para regressar à ilha já é um menino bem grandinho (3anos).

Anônimo disse...

Ótimo post, parabéns pelo texto. Compartilho de muitos dos sentimentos com relação ao final descritos pela Ju. Mas também não posos negar que esperava algo totalmente diferente de Lost. Não nesse episódio, mas na sexta temporada inteira.

Na minha opinião, há muitas cenas "forçadas" em diversos episódios dessa última temporada. Várias vezes tivemos explicações explícitas e desnecessárias, de um jeito que não era o que eu admirava em Lost, deixando sempre meio "no ar". Por outro lado, decidiram não explicar muita coisa que ficou na nossa cabeça durante esses anos todos.

Eu realmente desejava não uma explicação cientificamente comprovada de todo e qualquer fenômeno ou situação que vimos na série, mas sim uma ligação de todos esses fatos. Foi tudo jogado pro lado e o foco se tornou a luz da ilha, o novo Jacob, o fim do MIB. Claro que isso é o que importa no final, mas então não deveriam ter inserido tantos mistérios durante a série inteira.

Mas voltando ao final que tivemos, gostei da explicação para os sideways, só não me surpreendeu tanto quanto o primeiro flash-forward. E isso foi também uma das coisas que senti falta nessa temporada, ser surpreendido e ficar imaginando mil teorias, tentando juntar as peças e entender. Não queria que isso fosse um post negativo meu, eu sempre fui fã incondicional da série e ficava extremamente irritado com os que falavam mal de qualquer coisa de um episódio (alguém lembra do Giácomo?), mas de fato eu esperava algo bem diferente do fim da série. Mas me emocionei muito com diversas cenas desse episódio, e amei o final com o Jack fechando os olhos do lado do Vincent. Gostei da Rose e Bernard surgindo no episódio, os reencontros emocionados e emocionantes nos sideways, Hurley e Ben cuidando das pessoas e da ilha, Alpert sobrevivendo e envelhecendo, ver o Locke perdoando Ben. O lado Faith de Lost foi trabalhado de uma forma excelente nesse final, mas a parte Science foi por água abaixo, esquecida totalmente =(

Mas o que me deixa realmente triste no final das contas, é por ter acabado. Torço muito para algum dia surgir uma série tão boa quanto essa.

Unknown disse...

Eu sempre respeito todos os colegas e os que administram o blog... e sem quebrar este respeito gostaria de dizer que o final, como eu já comentei antes, foi o máximo até Jack entrar na igreja, depois a coisa desandou e caiu na mais profunda melancolia... só teve de bom mesmo ver os personagens juntos novamente, fora isso, nada de extraordinário...
Morreram todos na queda do avião?
Só os que estavam no avião... Desmond, Penny e outros não estavam no 815.

Miles, Lapidus, Ben (que não entrou na igreja), Walt, Michael, e outros personagens secundários, mas que tiveram importância não encaixam nesta história e principalmente o Richard que "viveu" por tantos anos...

Foram muitas pontas soltas, a ponto sim de macular a série no seu total... pelo menos valeu a diversão... mas o final não colou.

Tomara que de repente eu não me veja dentro de uma igreja me encontrando com vcs e para seguir o meu caminho para não sei onde depois de trilhar uma vida imaginária que me faria sentir amor e esperança...

Foi muito bom, mas no final eu me senti L O S T!

Anônimo disse...

Olá, pessoal. Escrevo para dizer-lhes que não precisam mais ficar perdendo o tempo de vcs com este seriado que na minha opinião acabou como o filme Passageiros, onde o morto não aceitou que estava morto. Portanto, acatem o conselho do pai do Jack e sigam em frente com suas vidas e deixe esta palhaçada para lá. Acabou - The End!!!

Pedro disse...

Gostei do final nos acontecimentos da ilha.. o MIB perde os poderes e é morto, o jack morre ao devolver os poderes à ilha.. hurley é o novo protector da ilha com ajuda do ben..

o final dos sideways é que não me convenceu nada, não tiveram nada a ver com a ilha.. só serviram para preencher o tempo dos episódios..

Nanamelon disse...

Valeu, anônimo. Eu tinha visto de dia mas só pude editar agora. Brigada.

Pacinha disse...

sigo o comentario acima...quem gosta de finais de novelas da globo adorou este final de lost!!! sempre acreditaram na opção da escolha e no livre arbitrio com cada um se reponsabilizando por seus atos...agora vem com este final religioso!!! foda-se o lost!!!

FÃ DE HARRY POTTER disse...

Quem gosta de final triste é só ignorar o flashsideway. A serie acaba do mesmo jeito: com a morte do Jack. Tá bom assim?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns pelo post Juliana. Muita coisa já foi dita por aqui e não quero chover no molhado. Gostei bastante do final da série, principalmente o diálogo final (a atuação de Matthew Fox percebendo que está morto foi surpreendente). Lost como o próprio título já diz sempre se tratou sobre pessoas sem rumo na vida, sem propósito e nada melhor que fechar com a redenção dessas personagens.
Sou engenheiro, estudante de física moderna por hobby e acho extremamente infantil as críticas dos ditos cientistas de plantão que aparecem por aqui reclamando da falta de explicações sobre a ilha. O que mudaria se fosse dito que a ilha estava em uma p-brana diferente, que era uma grande manifestação do efeito Casimir, ou que a fumaça era nanotecnológica?? Nada, afinal mais de 99% das pessoas não entende nada sobre isso, mesmo aquelas que já leram a respeito como eu. Os ditos guardiães da ciência já deveriam ter reclamado dos tais "bolsões" de electromagnetismo, que pra quem entende um pouquinho do assunto, sabe que isso parece aquelas tiradas de desenho animado do tipo: "se eu inverter a frequência desse raio de aumento, talvez eu possa criar um raio encolhedor...". Soua bem como isso mesmo.
Vocês realmente achavam que os roteiristas de Lost teriam algum vestígio das respostas às perguntas que cientistas vem estudando a milhares de anos sem sucesso??? Objetivo nunca foi esse...

Bom ...é isso parabéns a Lost!!!
Henrique
www.ochrasia.blogspot.com

Unknown disse...

Lost foi um bom passatempo como qualquer coisa de Róliúdi e não paga as contas de nenhum fã. Excelentes atores, Terry O Quinn e Michael Emerson.
Afora isso, brilhante depoimento, Juliana...
Paz

Jessica disse...

Foram 6 anos perdidos!

O que mantinha o público cativo, era justamente o fato de querer saber as respotas. Inclusive o nome desse site descreve bem a curiosidade das pessoas!

A série não seguiu a linha proposta no inicio, que era uma serie de ficção cientifica. Não resolve deixar tudo sem resposta e se conformar que "o final é assim mesmo!".

Eu me importo em saber o que exatamente era aquela ilha e mais todas as perguntas sem resposta! Eu não perdi todo esse tempo pra "deixar pra lá", abaixar a cabeça e assitir a um final de novela das 8!

Na minha opinião não houve respeito com os fãs. Eu assisti Lost durante todos esses anos e posso falar como fã, o meu sentimento agora só tem um nome: decepção!

Unknown disse...

ótimo texto!!!!!!!!!
parabéns!!!!!!!!!

Linus disse...

Pessoal

Pra acabar de vez com a "viagem" de alguns:

http://wp.clicrbs.com.br/foradeserie/2010/05/26/abc-se-pronuncia-sobre-as-cenas-finais-de-lost-com-spoilers/?topo=77,1,1,,,77
Em reportagem publicada pelo Los Angeles Times, é dito que as cenas finais do acidente de avião na praia deserta foram colocadas lá pela ABC para fazer uma “transição suave” entre o fim do episódio e o próximo programa. Os produtores Carlton Cuse e Damon Lindelof não teriam nada a ver com isso, diz a matéria.

Decidi traduzir a matéria todinha (abaixo) para seguirmos o debate (que pelo jeito não acabará tão cedo).


“Você viu aquelas imagens da queda do voo Oceanic 815 que passaram após Jack (Matthew Fox) fechou os olhos e o logotipo de Lost apareceu na tela da TV? Alguns fãs de Lost e críticos de TV questionaram se isto seria um último easter egg dos produtores, uma dica programada para nos levar a concluir que ninguém sobreviveu ao acidente do 815 na ilha - e que portanto nada do que se viu nos últimos seis anos realmente aconteceu.

Bom, a ABC quer esclarecer as coisas. Aquelas imagens não faziam parte da história de Lost. A emissora as adicionou ao fim para suavizar a transição do fim do programa para o noticiário das 11 da noite e nunca considerou que isso poderia confundir os espectadores sobre o final definitivo do show.

- As imagens que apareceram durante os créditos do final de Lost, incluindo cenas do Oceanic 815 em uma ilha deserta, não completam o fim da história. Eram um reforço visual para permitir aos espectadores que “despressurizassem” antes de assistir ao noticiário - escreveu um porta-voz da ABC por email.

Isso significa que os lostmaníacos não deveriam pensar que Christian Shepherd (John Terry) é um mentiroso. O que Christian disse a seu filho quando eles se reuniram na igreja deve servir de guia para a interpretação do fim da série.

Então vamos revisar: Christian disse a Jack que ele estava morto e que todo mundo na igreja também estava morto - alguns morreram antes de Jack, como já havia sido mostrado, e outros morreram muito depois. Os flashsideways eram, então, uma maneira deles se reconectarem antes de seguir em frente definitivamente.

Enquanto há ainda muitas perguntas sem respostas relacionadas à religiosa e espiritual conclusão para a saga Lost, as imagens do fim do show eram somente um toque de nostalgia adicionada por executivos do canal ABC - e não pelos produtores Damon Lindelof and Carlton Cuse.

Ame ou odeie, essa é a resposta final.
LOS ANGELES TIMES”

Anderson disse...

Mais uma vez aos anônimos da vida aí, provavelmente essa é a primeira grande série que vcs acompanham, lembro de no final de arquivo x (quase nao tinha internet) foi o mesmo rebu. Comparar um entretenimento de alta qualidade como Lost com as novelas da globo é se auto proclamar um idiota.
quanto aos mistérios vá ao site lostpédia e pesquise antes de falar merda, o urso e outras tantas ja foram explicados...
e mais uma vez lebrando aguardem q virá mais uma série derivada da mesma idéia e tb deixara muitas dúvidas no ar ( quanto ao fim com algumas pontas soltas) isso em breve será explicado, só o fato de ter deixados algums trouxas com tanta raiva dizendo q foram enroladas ou perderam 6 anos ( se não quer ser enrolado não ligue a TV), só isso ter deixado tantos ignorantes com raiva já faz do final o melhor de todos os tempos ( só perde para o já citado arquivo x)...pra mim

Bisneto de Alceu Amoroso Lima disse...

Leiam Ju e Bozatski. O resto aqui não acrescenta nada, é lixo eletrônico. Uns tentando buscar no seriado explicações que nem mesmo arranharam nas aulas de ciências do primário. Outros arrotando reflexões pseudo-filosóficas para disfarçar sua incapacidade de sequer apreciar uma bela obra de arte, como foi Lost.

Anônimo disse...

É, estou vendo que muitos internautas continuam perdendo o seu tempo com essas teorias sem nexo de um seriado que acabou terminando com cunho religioso. Mas que na verdade tinha tudo para ser uma tremenda conspiração da Dharma; que supunha teriam feito uma baita cagada com suas experiências de viagem no tempo mas que agora queriam consertar. Que pena que terminou assim. Adeus para este blog e para todos vcs. Mas repito, não percam mais tempo com essa discussão, o tempo que resta para a humanidade é reduzido, os outros precisam ser avisados disso antes que seja tarde de mais, vou fazer a minha parte vc fará a sua? pense nisso...

Helu disse...

Acho tão engraçado que quem grita

É SÓ UM SERIADO DE TV, VOCÊS SÃO LOUCOS!!!

São os mais fanaticamente estressados nos posts hahahahahaha.

Pq uma série de tv não pode te fazer pensar e tem q dar as respostas prontas? Lembre-se de arquivo-x de diversos epis de CSI/ Lei e ordem etc em q se fica no ar se o cara é culpado, o que aconteceu realmente etc... é super comum deixar para o público decidir em meios de entretenimento, especialmente os que lidam c momentos de suspense como Lost.

Acho que cada um se ligou a série por um motivo, eu me liguei por toda toda toda a dinâmica da série.

Se vc se ligou por outro motivo, não menospreze quem curtiu e quem escreve aqui no blog, pô. Não vi nenhum post ofensivo a quem não gostou, os tais"fãs radicais" q gostaram são os que estão querendo discutir as teorias, uau, como somos radicais, hein??

Gostei do comentário do que o Bozatski comentou e concordo com praticamente tudo que o Ricardo falou (que bom que tem algo doido q nem eu :D) .

Unknown disse...

Eu nunca tinha acessado este site, mas com o final de Lost senti a necessidade de companhia para lidar com a dor do fim do seriado. Como muitos disseram, Lost fez parte das nossas vidas, nos envolvemos com os mistérios e personagens.
Eu nunca tinha acompanhado seríe alguma de Tv, aliás vejo muito pouco Tv, mas me apaixonei por Lost.
Acho que a rizqueza de Lost está em justamente deixar questões em aberto para que cada pessoa, única e singular, com mente própria, possa dar significados. Achei os comentários de todos muito interessantes. Concordei com alguns (especialmente com o de Bozatski), discordei de outros, mas nisto está a riqueza em ser humano, as diferenças.
Um final muito explicado, racional e preciso não deixaria margem para pensamos por conta própria, divagarmos, imaginarmos. Não nos angustiaríamos. Se assim fosse, os comentários neste site se limitariam à descrição do ocorrido, seriam mais pobres. No entanto os produtores, ao deixar o final um tanto vago, nos proporcionaram estas belíssimas discussòes em que cada qual se coloca a partir de quem é, como pensa, a partir do que cre.
Bom, gostei muito do final de Lost que penso ter sido fiel à essência do seriado, que é o mistério da nossa exietência: de onde viemos, para onde vamos?
Acho que os mistérios da vida são muito angustiantes e temos a necessidade de criar explicações, teorias, religiões que dêem conta.
É evidente que a busca por explicações nos enriquece, mas se levado ao extremos também nos empobrece. Às vezes a definição fecha, limita, empobrece. O indefinido abre espaço para a criatividade, para o novo.
Lost só fez tanto sucesso por ter como pano de fundo o mistério, o indefinido.
Parabéns pessoal, pelo site!!!

Bsillvestre disse...

A serie acabou... Confesso num primeiro momento ter ficado meio decepcionado, mas após pensar, refletir, digerir... Tive uma nova idéia em relação ao final... O vazio de não ter respostas como o que é ilha? De onde vem o poder de cura? E tantos outros questionamentos, são substituídos pela certeza que isso estava respondido desde o primeiro episódio... Quando sabíamos que a ilha era um lugar diferente, especial e que deveria ser protegida... A iniciativa Dharma colocava isso em risco e por isso foi destruída, o monstro colocava isso em risco e por isso foi destruído... As dúvidas acabam construindo as respostas... E o fato é que o que importa são as pessoas... Fiz uma retrospectiva e os personagens acabam representando um pouco de nossas duvidas e anseios... E se foram ‘escolhidos’ por serem sozinhos, acabam a serie pessoas melhores cercados de amigos e pessoas que deram a vida por eles... Ver a Kate assumindo o amor pelo Jack, ver o Sawer se desculpando (a sua maneira ao Jack), ver o Ben assumir ser o n 2 do Hurley, ver o Hurley assumir a ilha... Isso tudo foi muito emocionante...

Anônimo disse...

Lost trata de pessoas sozinhas, ou melhor pessoas que buscam algum tipo de resposta que ninguem pode dar a elas, elas simplesmente precisam entender.

Trazendo isso para nós precisamos seguir em frente seja lá com que for que nos cause algum tipo de medo. hurley disse: não podemos deixar com que as pessoas nos digam que tipo de pessoas seremos!

Senhoras e Senhores é isso!
Quem sabe se não acontecerá o mesmo com agente? Talvez a Ilha espere por nós!
Sigamos em Frente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats