quarta-feira, 21 de abril de 2010

Leitura essencial - Cuse e Lindelof na Wired!

Em uma entrevista imperdível para a revista Wired, os produtores Damon Lindelof e Carlton Cuse deram o tom sobre o que LOST deixará após seu final. Eles deixaram claro, e isso já havia sido comentado por eles, que nem tudo será respondido e que algumas perguntas grandes devem ficar em aberto para os debates. Eu entendi como "perguntas" e não mistérios, já que faço uma diferença entre as duas coisas.

Pela entrevista me arrisco a dizer que a série terá um final complexo, não algo mastigado ou como a resposta para os Sussurros. Questões envolvendo "destino" deverão ser àquelas que farão de LOST um eterno debate entre nós, os fãs!

Abaixo, selecionei alguns trechos que achei bacana. Mas vocês podem ler a entrevista traduzida na íntegra pelo Davi e Juliana, lá no Dude We Are LOST!.

Só digo uma coisa: vale... muito... a pena... ler!

A imagem tem alguns spoilers...

Lindelof: Seria impossível fazer a série sem ficção científica.
Cuse: Teria sido uma série bem chata na nossa opinião.

Lindelof: Nós sabíamos as respostas para os mistérios, só não tínhamos o caminho até elas.

Lindelof: NAntes era fácil dizer o que aconteceu antes ou depois. Agora não sabemos quando algo aconteceu ou porque ficou diferente. Não é apenas dizer o que teria acontecido se o avião tivesse aterrisado. Sabemos que o público quer uma explicação para a relação entre as realidadeses. Acreditamos que essa é a única resposta que devemos. No momento, os personagens não tem ciência de que existe uma realidade diferente da que estão. Mas, se eles tiverem consciência, o que poderiam fazer a respeito? Isso sim é uma pergunta fundamental.

Lindelof: É ordem versus caos. Mas as coisas tinham que começar como razão e fé, porque Jack é um médico e Locke é um cara que saiu de uma cadeira de rodas e voltou a andar. Agora a pergunta é: há algo divino ali ou o nada?

Cuse: Não acredito que exista uma resposta certa. Muita coisa ficará no ar para ser debatida quando a série acabar. Vamos mostrar um final que esperamos ser satisfatório. As grandes perguntas, entendemos que não devem ser respondidas. Para nós, responder algumas coisas, seria como o mágico revelar qual era o truque e não queremos fazer isso.

Lindelof: Mas a série não pode jogar para os dois lados.

Cuse: Existe um desejo humano de ter uma teoria para explicar tudo. Não há uma teoria que explique tudo na série e não pensamos que deveria.

Lindelof: Essa é nossa melhor versão da história de LOST, é a definitiva. A pior coisa que poderíamos fazer seria não dar fim a ela ou um final com tela preta. Isso foi genial em The Sopranos, mas aquela não era uma série de mistérios. Para nós, nós devemos a melhor conclusão que pudermos dar.

Cuse: Há coisas que não tem respostas e sabemos que o público espera que tudo vá ser respondido. Os grandes mistérios da vida fundamentalmente não podem ser desvendados. Nós temos apenas que contar uma boa história e deixar as fichas cairem onde devem. Não sabemos se a resolução entre as duas realidades agradará os fãs ou se vão nos criticar. Mas entre pensar nisso e tentar fazer algo marcante, escolhemos a segunda opção. Tinhamos que tentar ir mais fundo.

Não sei o que vocês pensam, mas concordo com os caras. Há um bom tempo sou daqueles que defendem que LOST precisa deixar seu legado, se tornar realmente o mito que é e marcar sua época. Tudo parece caminhar para isso e teremos muito o que conversar depois do final.

A vantagem, os blogs ainda serão um ponto de encontro de fãs durante um bom tempo...

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

19 Comentários:

Paulo disse...

"Nao responder as grandes perguntas", Lost é uma série essencialmente de mistérios, desde o primeiro episódio. Agora na ultima temporada os caras me vem com uma dessa?!!! Ta de brincadeira né??? Pq nao falaram isso no começo, ao invés do discurso de que tudo tem uma resposta previamente pensada???

Pra mim esse discurso é covarde por se esquivar da responsabilidade q assumiram com os fãs no começo da série.

Anônimo disse...

Sem respostas?
Esses caras não passam de dois
palhaços sacaneando a gente.

Anônimo disse...

o que eu acho é que eles nunca tiveram respostas para muitas das questoes e agora veio a tona aquilo que mais se suspeitava e dai eles nao responderem aos misterios mais intrigantes bem jogado por parte deles deixarem as pessoas todas a toa ate a ultima e dps nao responderem a nada lol vamos ver se esse dito final valera a longa espera de 6 anos

Unknown disse...

concordo com eles no ponto de não serem respondidas as grandes perguntas, por exemplo: O que é a Ilha, ou da onde vem a energia, ou o que é Jacob. São fatos da série que temos que aceitar, pq é dai que surgiu todo a trama da história. Porém, pequenas perguntas que poderiam ser respondidas acho que não serão, por exemplo: pq John voltou a ter movimento nas pernas, ou quem eram Adão e Eva encontrados pelos Losties?

Unknown disse...

Galera, não sei se vcs repararam, mas nessa foto que foi postada dos produtores, do lado esquerdo do board tem os episódios e de quem é o flashsideway. O próximo episódio (The Candidate) tá escrito Jack/Locke, o que me leva a crer que Jack vai ser o candidato final a ficar na ilha?!
Outro fato que comprova mais essa minha teoria é o fato de ele ter pulado do barco do Sawyer, e ficando para "trás". Portanto, acredito que esse seja o final, jack vira jacob!

http://2.bp.blogspot.com/_cTou0YgWDu0/S857_zLupjI/AAAAAAAAGHg/DIcx19AcUK4/s1600/Wired_lost_2000px_f.jpg

Unknown disse...

Rene, me interessa mais o principal do episodio ao lado, Across the Sea.
Termina em ...Ey.

será a mesma palavra do episodio acima, The Last Recruit? Que seria um geralzão, com vários personagens?

Pedro disse...

eu vou ser paciente, mas ver isso nao me deixou nada feliz...todo mundo quer respostas, se Lost acabar sem dizer o que é a ilha..qm é jacob, mib, os candidatos e sua importancia na série, a realidade paralela..e n deixar essas questoes bem amarradas...vai ser bem ruim!

GUIOSANTOS disse...

Concordo, com os demais colegas, essas declarações me deixou um pouco ressabiado, apesar de ainda ter esperanças de um final satisfatório,pois algumas questões, se não respondidas claramente, é essencial que sejam pelo menos sutilmete respondidas deixando para nós uma idéia do que provavelmente é a resposta.

Anônimo disse...

"Sabemos que o público quer uma explicação para a relação entre as realidadeses. Acreditamos que essa é a única resposta que devemos."

Esses dois acham q somos um bando de trouxa???

Essa questão só foi colocada na ultima temporada!!!!! Como assim: "não me vejo obrigado a responder mais nada"? As outras 5 temporadas foram encheçao de linguiça para a conclusão "brilhante" que imaginam ter construido com as duas realidades????

Anônimo disse...

Galera,

Adoro Lost mais temos que encarar a realidade, lí a entrevista do Cuse e Lindeolf, e a única coisa que descobri é que ou eles são doi incopetentes que não sabem como acabar com a série ou são dois palhaços e ´nós a plateia.

Os episódios desta temporada não estão nos respondendo quase nada e ainda inventaram uma realidade paralela que no meu entender só serve para desviar nossa atenção para as perguntas reais da história.
Precisamos encarar a realidade ou ficaremos muito frustados.

Anônimo disse...

Galera,

Adoro Lost mais temos que encarar a realidade, lí a entrevista do Cuse e Lindeolf, e a única coisa que descobri é que ou eles são doi incopetentes que não sabem como acabar com a série ou são dois palhaços e ´nós a plateia.

Os episódios desta temporada não estão nos respondendo quase nada e ainda inventaram uma realidade paralela que no meu entender só serve para desviar nossa atenção para as perguntas reais da história.
Precisamos encarar a realidade ou ficaremos muito frustados.

Linus disse...

Bueno

Não vou criticar os caras antes de ver o final da série...não dá pra dizer q eles nos fazem de trouxas, etc e tal...acho q temos q ter mais calma.

Mas confesso q fico com medo do final de Lost e não gostei doq ouvi deles.

Penso o seguinte: Deixar "coisas no ar" é coisa para filmes q vc assiste durante 2 horas e podem ter final aberto...e tem q ser um bom debate, ainda assim. Ai tanto faz...vc assistiu o filme e dane-se se for ruim, se não gostar do final, se ficar "boiando"...

Agora, Lost não. Lost é uma série q mtos de nós acompanham faz 5, 6 anos...vimos mistérios faz anos e para os quais formulamos e lemos centenas de teorias. Chegar ao final e NÃO TER respostas pra certas coisas, será frustrante. Não creio q seja o melhor caminho.

A impressão q pode ficar, é essa q, a grosso modo mta gente critica desde já: os caras terem jogado milhares de mistérios, sem q eles mesmos soubessem bem oq estavam fazendo ou pra onde estavam indo. E ai no final, deixam em aberto...

Mas, a conferir.

Alex disse...

Não gostei.

Eu tive anos e anos pra pensar em teorias, pra debater, etc e tal.

Agora, quero respostas...e não mais anos de debate.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

O barato de LOST, a criação de seu "mito", o que levou milhares de fãs ao longo de 5 anos a gastarem todos os seus fosfatos foi, exatamente, a tentativa de ir explicando os seus mistérios e responder a muita perguntas.

Desde a primeira cena, quando jack abriu o olho, caido na mata, até agora, vivemos a tentar entender o que significa aquilo tudo, qual a razão de seu contexto.

Afirmar que vamos continuar a "formular perguntas e buscar desvendar seus mistérios" depois que a série acabar, para que se continue a manter a platéia, é frustante. E demente.

O bacana de uma série de mistérios são exatamente as suas revelações. Pode ter até uma resposta medíocre, mas que se tenha uma resposta.

O contrário me parece falta de inteligência.

Luana disse...

Realmente vai ser frustrante não ter certas respostas,agente assiste Lost a 6 anos é o mínimo que eles tem quer dar para nós.Agora eu tenho medo de uma coisa, que essa historia acabe sendo coisa de UFO, pq reparei no boneco na foto, isso será bem chato!

Juliano Mendonca disse...

Sou fã de Lost, mas esta ultima temporada vem mostrando que indevidamente atribuimos elogiosos adjetivos aos roteiristas da série. Não deposito total confiança neles não, podemos verificar varios furos da história se maiores detalhamentos não forem dados (exemplo: aparições de Christian não podem ser totalmente atribuidas a MIB, uma vez q apareceu no cargueiro a Michael e a Jack fora da ilha).
Cada vez mais questiono que sejam capazes de amarrar a história convincentemente. Parece que foram criando mistérios sem a menor idéia de explica-los (já declararam q nao se veem obrigados a tal.. hum… sei) e deram rumos totalmente desnecessarios a trama desde “encheções de linguiça” como a incapacidade de Sun em falar ingles (qual a necessidade disso?), até temas maiores como a viagem no tempo (ja assumiram q o fizeram só pq os fãs queriam saber mais sobre a Dharma, a curiosidade é legitima, mas o meio fez a série enveredar por caminhos mistico-cientificos bem questionáveis).
Este foi um bom episódio, não fosse o fato de termos tão poucos ainda por vir. Para uma Season Finale, creio que a grande maioria dos fãs que acompanharam Lost se sentirão traidos por verem uma série de mistérios não revelando questões básicas que desde o inicio seus roteiristas assumiram em dar um fim satisfatório. Todos os detalhes, discussões, teorias q por anos foram debatidas se mostram cada vez mais resultado de uma expectativa exagerada, criada na confiança da capacidade dos roteiristas que aos poucos (e pelas suas recentes declarações) se mostram incapazes de atender. Nossa fidelização e dedicação, estão cada vez mais se mostrando tolas e ingenuas.

Anônimo disse...

boa Luana!...caraca nem tinha vista o et!!..misteeeerio

Bju me liga Luana!=))))

Alex disse...

Juliano

Bem observado.

Será q a quinta temporada e os losties na Dharma irá se encaixar na história? Ou aquilo foi pura perda de tempo?

Qnd eles voltaram para a ilha e foram pra década de 70, oq parecia é q o destino precisava deles lá. Mas se não fechar nada no final da série, terá sido praticamente uma temporada inútil.

Pedro disse...

Falta muuuuito a ser explicado e o que me deixa duplamente frustrado é ver que tem gente que diz que nós que estamos apreensivos e querendo respostas orgânicas e claras somos errados...


Tem gente dizendo que basta dar uma ou duas respostas e tudo bem...imaginem só se tivermos que teorizar eternamente sobre os grandes mistérios de Lost, vai ser horrivel, ninguem vai se entender nunca...há mil teorias pra tudo...o legal é ver alguma delas se concretizar na série ao invés de mantê-las no imaginário apenas...

mantenho esperanças, mas estou com medo também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats