sexta-feira, 23 de abril de 2010

Desmond é o novo Jacob?

Com essa história toda de Candidatos na Ilha, os pretendentes a substitutos de Jacob, acabamos nos perguntando: "mas que raio de função é essa que Jacob exerce?". Não sabemos ainda ao certo se ele era o protetor da Ilha ou qualquer coisa do tipo. O que sabemos é que fora da Ilha ele manipulava a vida das pessoas afim de levá-las até a Ilha pra que cumprissem "seu destino".



Como bem lembrou o Leco no post de Detalhes, quando assistíamos a primeira temporada de LOST, cada encontro dos personagens fora da Ilha nos causava um furor, não é mesmo? Um dos primeiros questionamentos da série foi exatamente se eram apenas coincidências ou algo mais. E essa dúvida não era só nossa não. Os próprios personagens começavam a questionar as circunstâncias que os trouxeram até ali. Hurley chegou a achar que tudo aquilo não passava de uma alucinação, que nada era real... já Locke, no final da primeira temporada perguntava: "Vocês acham que nós caímos nesse lugar por coincidência?"
E foi o saudoso Mr. Eko quem deu a dica: "não confunda coincidência com destino!" [What Kate Did].

Pois é... realmente não era apenas acaso. A verdade é que todas as coincidências improváveis eram consequências das ações de Jacob. Atitudes que alteraram o rumo de cada personagem.

E onde entra Desmond nisso?
Não é de hoje que sabemos que ele é importante, especial. A pergunta sempre foi: "Por que?"
- Porque ele viaja no tempo; talvez...
- Porque é o único que não é afetado por uma descarga eletromagnética; pode ser.
- Porque era ele quem deixaria de apertar o botão na Escotilha que causaria a queda do 815; também, também...

Mas mais do que isso, ele parece ser peça fundamental em todo o esquema por um detalhe que Mrs. Hawking lhe passou: "O universo sempre arruma um jeito de consertar as coisas".

Percebam que naquele momento, Eloise queria convencer um Desmond relutante, com medo. Queria que ele soubesse de sua importância. Queria que ele aceitasse seu destino e agisse - sabemos que isso culminaria na sua chegada até a Ilha e o todo o resto.

Já nos flashsideway ela quer exatamente o contrário: "seja lá o que for isso que você está procurando, PARE!". Essa "violação" como ela mesma diz por algum motivo não deve acontecer. Só que agora quem quer agir é o brotha. Não seria então essa a grande missão dele? Ser o responsável por reunir os candidatos? Seja levando até a Ilha ou mesmo fazendo com que percebam quem realmente são fora dela? Não importa qual a realidade em que eles estejam, Desmond é sempre o elo entre os personagens. Se antes ele fazia isso até mesmo sem saber, meio sem querer, agora ele toma as rédeas da situação e passa a mexer com a cabeça de cada um e manipular as suas decisões, abalando drasticamente a estrutura dessa realidade e provavelmente religando ela a linha temporal que conhecemos.
Assim como Jacob, seu encontro com os candidatos faz com o que os rumos mudem, comecem a convergir e passem a fazer sentido para um propósito maior.

Ainda restou uma pergunta: Jacob está morto na Ilha. Okey. Mas e fora dela? No flashsideway? Há outra versão de Jacob também? E de seu inimigo?

E vocês, o que acham disso tudo?


Abraços e tá chegando o fim. =/

Alison do Vale
@menino_magro

44 Comentários:

BuenasNews disse...

Ae galera bom dia,

Eu sou novo aqui não sei como funciona a questão dos topicos, preciso comentar somente sobre este ou sobre outro assunto de lost?

Bom to por que ontem assisti novamente o episódia da kate e da tortura do sayid. E ainda não estou conformado com o rumo do iraquiano até o momento. Ainda não assisti o "The Last Recruit" não entendo por que o Jacob mandou levar o sayid lá. Ele sabia o que ia ser do sayid? ele ficou olhando ele com o hurley, nao sei se tava pensando em tomar o corpo ou se tava prevendo o que o sayd ia se tornar. Tb nao sei se ele mandou o sayd la para realmente matarem ele pelo que ele se tornaria, esta muito confuso, só sei que não gostaria deste fim para ele.

Galera se tiver errado de postar coisa fora do lugar me avisem ta sou novo aqui. Então o que to colocando aqui não são spoilers são minhas dúvidas.

Abraços galera

Altair (indignação continua) disse...

Alison

Muitos fãs são a adeptos deste desfecho para Desmond e confesso que sou um deles.

Se Jacob também possuir esse "dom" que Desmond tem de poder se deslocar na relação tempo/espaço, prever o futuro das pessoas (como aconteceu na época da morte do Charlie), não ser afetado por eletromagnetismo, etc...., explicaria por exemplo ele fez pra sair da ilha e estar na hora certa e no lugar certo pra entrar em contato com os candidatos.

Gostaria de completar esse comentário com uma teoria antiga que formulei na primeira temporada e que ganhou força quando o Japa Chefe do templo falou para Saiyd que "dentro de nós temos o bem e o mal". A teoria é:

"Se dentro de nós (humanos) temos o bem e mal e dentro da ilha temos Jacob e MIB (MIB disse que já foi humano um dia), será que a "alma" da ilha um dia já não foi um humano também??

Altair (indignação continua) disse...

Buenas

Em nome da turma toda, seja bem vindo.

Todo comentário é sempre bem vindo, não importa qual seja. Logicamente, cada tópico tem uma "preferência" no assunto discutido, mas não significa que não possa comentar outra coisa pertinente a série.

A única regra é não colocar spoilers e tentar manter um clima bacana.

Se eu não me engano, o episódio da Kate que vc está assistindo é o 6x03 e nós já estamos comentando o 6x13. Portanto, eu recomendo que vc assista os episódios o mais rápido possível para poder acompanhar os comentários aqui, senão os comentários vão virar spoilers pra vc.

Namastê!

Fernando disse...

Post incrível!

Entretanto, contém um erro gramatical. Elo de ligação é pleonasmo vicioso. Só elo basta, já que elo menciona uma ligação.

[ Alison do Vale ] disse...

Fernando,
não quis ser redundante... talvez hiperbólico... hehe
De qualquer modo valeu pela dica. Não tinha mesmo percebido a gafe.

abraços e obrigado.

BuenasNews disse...

Valeu Altair

Eu sou novo comentando mas leio quase todo dia em busca de novas terorias, mesmo me reportando ao episodeo 603 eu estou no 612 já, entao nao to muito atrasado. So postei ao assistir novamente ontem o 3 com meus pais, eu fiquei intrigado no interesse de jacob ao mandar o sayi para o templo, ele queria salvar ou matá-lo? entende? por que com o desenrolar dos fatos e o foco mudando para os candidatos o sayid e nada na ilha é a mesma coisa isso que me indiguina.

BuenasNews disse...

Quanto ao desmond eu to achando animal esta participação dele e principalmente as trocas de papeis e frases entre a atual realidade e a realidade antiga.

Agora todos pudemos ver que ele deu um de joão sem braço com o Flocke no poço mas meu como não era previsível que o locke ia joga-lo no poço ? ai o brotha comeu bola. Vi alguns comentarios de que o Brotha teria atropelado o locke por que o mesmo o jogou no poço mas nao acho que tenha sido isso. Acredito que ele tenha feito isso para reativar a memória do locke mesmo correndo o risco de matá-lo. pelo menos é minha opinião.

Uma coisa que eu acho que ninguem falou e é uam teoria minha: Será que pelo fato do bem e o mal ser colocado tando em evidência com jacob e Flocke será que o sayid se tornaria um futuro Flocke e o canditado um futro jacob? ai sim explicaria o por que do sayid se tornar tao mal, e assim os dois continuariam coexisindo. E o desmond tentando fazer algo no meio de tudo isso sabendo do que ta rolando nas duas realidades esta muito legal lembrando as velhas viagens no tempo

BuenasNews disse...

Galera se vocês acharem que eu devo assistir o 13 antes de continuar comentando é so falar que ai eu não falo algo antes de descobrir algo novo hehe

dash disse...

não sei se isso já foi respondido, mas fez eu pensar em algo, o jacob da cabana que aparece em 1 segundo, é o mesmo jacob que conhecemos?

dash disse...

e outra, se Desmond está reunindo os candidatos, e só um candidato pode tomar o lugar de Jacob, logo porque Desmond seria o novo Jacob?

[ Alison do Vale ] disse...

dash,

muito bem colocado.
o que penso é o seguinte:
- se o presidente da república fica impossibilitado de exercer o cargo por quaisquer motivos quem assume é seu vice até que ocorram novas eleições e o candidato vencedor o substitua.

saca?
algo assim hehe.


agora quanto ao jacob da cabana eu não sei ao certo mas já que o próprio MIB assumiu ser ele o pai de Jack na primeira temporada talvez ele seja também o Papa Shepherd conversando com Locke e até mesmo o cara sentado na cadeira.
Isso explicaria Ben nunca ter falado com ele [já que o verdadeiro estava o tempo todo no pé da estátua] e também faria sentido o "Help me" dito por ele.

Linus disse...

Bueno, alguns comentários:

Logo percebi tb q Desmond estava fazendo, de certa forma o mesmo papel do Jacob outrora...mas não sei, há algumas diferenças, pelo visto.

Por exemplo, o Desmond estava tb no avião...e precisou ser "acordado" para dar-se conta da realidade. Já o Jacob, pelo q vimos, vive há mto tempo na ilha e "recrutou" os losties bem antes de tudo...alguns ainda como crianças (Sawyer, Kate...).

Outra coisa, é q não são totalmente iguais os cruzamentos dos losties fora da ilha nos flashsideways e flashbacks (das primeiras temporadas).

Digo isso, pq os antigos tb ocorriam ANTES da ilha...e não sei se haveria motivo para "reunir" os losties na "vida normal", sendo q depois eles iriam de qualquer forma acabar caíndo na ilha juntos. Vimos nos flashbacks q os losties nem se conheciam, nem tinham um contato mais próximo relevante...tanto é q na ilha, ninguém lembrava de ninguém (com excessão do Desmond e Jack, q se reconheceram...).

Linus disse...

Comento isso apenas para estabelecermos algumas diferenças...e não acharmos q tudo "está se repetindo igual".

abs

Game Movies disse...

Só uma correção, não foi o fato do desmond girar a a chave que derrubou o aviaõ, foi o fato de não ter apertado o botão.

A chave ele girou bem depois quando a escotilha implodiu.

Eu também concordo que ele está agindo como o Jacob manipulando as pessoas para que as mesmas cumpram com algum objetivo ainda não muito claro,

[ Alison do Vale ] disse...

Game Movies,

vc tem razão. me equivoquei mesmo.
informação já corrigida.
obrigado

Altair (IC) disse...

A princípio temos 2 personagens que se enquadram para ser o novo JACOB. Desmond e o "menino" que aparece para o MIB. Enquanto Desmond surge mais como o lado racional e empírico, o menino aparece como sendo o lado espiritual, cheio de mistérios.

Mas ai eu pergunto: e os candidatos? e os números? O que significa de fato "proteger a ilha"?

Acredito que não temos elementos suficientes para tomar um rumo definitivo nas nossas teorias.

kikii disse...

Olá, podiam dar os devidos créditos, né ;)
Sou a kikiii_ no twitter e mandei essa sugestão para vcs no dia 15 de abril às 12:21
bjss

Linus disse...

Pelos motivos acima citados por mim, acredito ser meio simplista demais acharmos q Desmond está recrutando os losties tal qual o Jacob.

Altair (IC) disse...

Olhando essa foto do Desmond ali na frente daquele bagulho eletromagnético dá a impressão que ele tá gritando assim: "Rosquinha de novo? não, não, não....."

Altair (IC) disse...

Olhando essa foto do Desmond ali na frente daquele bagulho eletromagnético dá a impressão que ele tá gritando assim: "Rosquinha de novo? não, não, não....."

Linus disse...

Altair

hahahaha, dá pra fazer várias interpretações dessa foto.

fica a sugestão pro Leco e pessoal do Teorias, pra descontrair: postar uma foto com um "balãozinho" a ser preenchido e cada um tenta imaginar oq o personagem está falando. :)

abs

Anônimo disse...

Na foto parece que ele tá numa boate gay dançando macarena...

Rogério Lima disse...

Desmond não quis mais apertar o botão e o avião caiu. Agora, ele quer consertar toda a bagaça. É isso q eu acho q vai acontecer. Abs.

Unknown disse...

Mas como Desmond é um dos candidatos se o nome dele não estava naquele lugar onde Jacob mostrou. Mas ainda, se ele era o escolhido, pq então os outros cairam na ilha sendo que ee já estava lá?

Juliano disse...

Desmond é o jacob fora da ilha??

E agora está preso no desmond?

Depois que desmond chegou a ilha, jacob sumiu?

Juliano disse...

PS* um fato de quase morte faz a pessoa no flashsideway relembrar-se ligar da ilha.

Pra mim, a ilha nada mais é do que uma prisão para o daniel faraday, jacob é o bem de daniel e o mib, o mal do mesmo daniel.

Juliano disse...

PS* o brotha age com a mesma sapiência de jacob, assim como a mesma ingenuidade (vide morte pelo ben / atitude diante do flock que o jogou no poço)

Nina disse...

No final do episódio "Ab Aeterno", Jacob e Mib estão conversando.

Nessa conversa, Jacob questiona Mib por tentar matá-lo. Mib diz que tentou mesmo, pois quer sair da ilha, e para isso, Jacob precisa morrer, e disse ainda que, quando ele menos esperasse tentaria de novo. Jacob diz que mesmo que ele morra, virá outro que o substituirá.

Minha pergunta é? Porque o Flocke ainda não começou a matar os "escolhidos" um a um até chegar ao substituto do Jacob?

Dessa forma, ao acabar com a lista dos escolhidos ele estaria livre!!! Ou não???

Algo está errado com essas teorias, pois estão divergentes, conflitantes e contraditórias!

Não faz sentido nenhum em um epsódio, falar que para sair tem que matar o indivíduo, e depois dizer que precisa juntar os seus supostos substitutos para sair!

Alguém é capaz de me explicar???

Outro ponto que me deixou EXTREMAMENTE indignada, foi a explicação MEDÍOCRE para os sussurros na floresta!

Não faz sentido nenhum ser os sons de pessoas mortas na ilha, pois nas temporadas passadas, todas as vezes em que se escutavam os sussurros, eram uma forma de anunciar a chegada dos "outros". E eles estavam bem vivos!

Outra questão, está no fato do fiho da Clair ter sido esquecido completamente. Ou será que ao ser entregue a avó , os produtores estariam dando a resposta para o fim dele? Ele não deveria voltar para a ilha? Já que ele saiu da ilha com os oceanics e TODOS tiverem que estar juntos para voltar???

Poderia ser a falta dele a explicação para os fatos recentes da ilha? Toda a confusão dos pernonagens quanto sair ou não?

Isso se deve ao fato de que, na realidade paralela (fora da ilha) ele está JUNTO com todos, mesmo que dentro da barriga da Clair.

O que acham?

Anônimo disse...

pois é nina, ainda acho q o aaron tem alguma influencia sim...O q mais me deixa pensando é q temos un aron em 2005 qdo o 6 sairam da ilha e não retornou depois, e temos outro aron em "2004?"(naum tenho certeza se a paralela é mesmo 2004,,)como filho ainda não nascido de claire q pousou são e salvo em LA..estranho naum??

Anônimo disse...

e tb acho q é conversa essa historia do mib de ter q reunir todos os candidatos para sair. Acho q ele deve "usar" os candidatos para ele, e somente ele, poder sair sozinho da ilha. Desta forma acho q esse "usar" seria algum método q fará com q todos eles morram, sobrando apenas o mib. Pelo menos acho q é o q o Mib quer..

Tuco

Ceres disse...

Nina, disse o garotinho Mogli (que atormenta Flocke): "Você não pode matá-los, você conhece as regras."
Algo assim.

Pensei em uma coisa. Nem mesmo é a teoria que eu acredito que vá se concretizar ao final, mas não há nada que a negue. Poderiam Flocke e Jacob serem um só? Partes de um só como o Yin e o Yang, ou o MiB um Jacob de uma 'dimensão paralela'.

Vale a pensa considerar...

ericodias disse...

essa coisa do novo "Jacob" é muito pendular e varia a cada episódio. Só pra me contrapor um pouco à ideia de ser o desmond, o que me parece plausível.


O jack sentiu vontade de voltar para a ilha, não querer sair, acho que isso também deve ser levado em consideração.

leonardo moreira disse...

O tema é o Desmond substituir Jacob, mas tem um ponto nesse misterio relacionado a morte, que é o fator comum em alguns misterios

1º O MIB era Humano e "perdeu" sua humanidade
2º O MIB "tinha" corpo que não tem mais
3º Existe regras claras sobre quem o Flocke porde ou não "matar"
4º A mãe de Flocke era louca, consedere logicamente o que uma mãe louca "faz" ao filho
5º MIB intenta "matar" Jacob desde os primordios
6º Hurley consegue se comunicar com os "mortos"
7º Miles ouve os ultimos pensamento dosw "mortos"
8º Os sussuros são alerta dos "mortos"
9º O MIB costumeiramente se passa por "mortos" para influenciar pessoas
10º Na realidade alternativa quem tem exeriencia de quase "morte" tem lembranças da ilha
11º Saiyd disse que "morreu" e que Mib o ser voltar
12º Por um tempo acreditou que estava "morto" e a ilha era o inferno

duvidas
As cinzas anti-fumaça são de "mortos"
quando a ilha acaba com a pessoa, a ilha "mata" o individuo
se todos morre ate jacob morreu, tentar viver em Desmond eu acho que essa ideia não rola

Diego disse...

Vejam essa duas materias da Folha sobre Lost.

-----------------------------
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u725126.shtml

-----------------------------

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u724528.shtml

Anônimo disse...

TENHO UMA TEORIA SOBRE COMO O MIB VIROU FUMAÇA: EM UM BELO DIA ELE ESTAVA PASSANDO PELAS GRAVAÇÕES DE LOST E VIU COMO SERIA O FINAL DA SÉRIE, ENTÃO A FÚRIA COM O FINAL PÍFIO DA SÉRIE FOI TÃO TERRÍVEL, TÃO CHOCANTE Q ELE EXPLODIU DE RAIVA CRIANDO UMA REALIDADE PARALELA E FICANDO PARA SEMPRE NA FORMA DE FUMAÇA...CULMINANDO A EXPLOSÃO NO AFUNDAMENTO DA ILHA...

Unknown disse...

Eu acredito que o final do Lost é que a ilha serve para tornar os candidatos pessoas melhores.Simples, óbvio e satisfatório. Perceba q na realidade vivida fora da ilha todos estão se encontrando, todos estão se tornando pessoas melhores. Por isso o nome "Lost" (perdidos - não pela queda do avião e sim pela vida q levavam antes de cair). Algumas pessoas conseguem se recuperar, como parece acontecer com Jack, Saywer, Kate, Hugo, enfim.... Já com Sayd, é o exemplo de uma pessoa q mesmo passando pela ilha não conseguiu se salvar. O "candidato" servirá para continuar o trabalho do Jacob, que é recrutar pessoas "perdidas" para se tornarem pessoas melhores. Claro, tudo depende da força de vontade de cada pessoa q cai lá querer recuperar. Claro, sei q deverá ter uma explicação que justifique as questões científicas q ocorrem na ilha..... como por ex, eu acho q a ilha está sempre se movendo no tempo/espaço (por isso ng acha a ilha). O grande eletromagnetismo faz com que a ilha desloque o tempo todo. Acho q será explicado algo assim. Abração p todos!

Unknown disse...

Beleza..Desmond vai fazer todos lembrarem da Ilha!! Mas..para que??oq vao fazer com isso????

Anônimo disse...

to achando q o desmond não se "lembrou" da realidade da ilha mas sim "trocou" de lugar com o desmond da paralela no momento do troço magnetico lá, ou seja, agora quem tá na ilha mesmo seria o desmond da paralela mas no corpo do desmond da ilha e o desmond da ilha conseguiu se transferir para o corpo do desmond da paralela.......acho q viajei...ahh falei isso só por falar mesmo..acho q tá errado..sei lá...agora são 4:26AM e acho q estou meio emaconhado...

Portifólio disse...

Putz deu um nó na minha cabeça!!! Alguém sabe oque fazia Desmond em Sidney, já que ele estava no vôo 815? Não sei se isso já foi esclarecido, mas de qualquer forma me esqueci... Lost está me deixando LOUuuCO!

Anônimo disse...

bom portifolio, qdo ele volta de sidney o motora dele pergunta isso e ele diz que estava fazendo negócios para o wildmore..aacho q é isso

Unknown disse...

to dizendo: o Jack na realidade alternativa/paralela/whatever em 2004 era casado com a Libby; o ex-marido dela se chamava David, que nem o filho deles ;) - teoria bizarra :p

Linus disse...

Minha opinião:

Descobriremos que não existe BEM e MAL no final da história.

Jacob é alguém q traz as pessoas para a ilha, querendo provar q elas podem ter uma boa índole e atitudes boas. Mas ele só faz isso com pessoas "mortas". Ou seja, os losties eram para ter morrido na queda do 815 e Jacob sabe disso. Assim, ele não está de certa forma interferindo no caminho deles...ele está dando uma nova chance para pessoas que ele sabia q iriam morrer...ou seja, "cobaias" sem nada a perder.

E o MIB, penso q tudo oq ele quer é ser livre...e libertar as pessoas da ilha por tb não concordar com o "jogo" do Jacob. Me parece q Jacob é quem "prende" na ilha aqueles q, a exemplo do Michael, não conseguem se recuperar e cometem erros. Acho q com o próprio MIB, em algum momento foi assim...mas é claro q ele deve ter alguma diferença em relação aos demais (por ser a fumaça negra, etc e tal). Desta forma, ele quer "salvar" aqueles q estão na ilha de tb serem presos pelo Jacob. Esse é o motivo de ele dar duas opções: ou vem comigo, ou morrem. Acredito q todos aqueles q ele mata, de alguma forma, não tem como ser aprisionados pelo Jacob. Oq o MIB faz ao matá-las, é libertá-las! Mas antes disso, ele oferece a opção de virem com ele e deixar a ilha.

Os motivos pelo qual o Jacob prende as pessoas na ilha, é q são questionáveis. Cheguei a pensar q ele pudesse mesmo ser o "diabo" (sempre entre aspas)...pois ele prende os espíritos "maus", deixando q cada um desses conviva com os seus erros...seu inferno pessoal. Ou talvez ele pense q todos esses espíritos q erraram, devem ficar "afastados" do mundo...ou seja, presos dentro da garrafa.

Acho q ficou claro oq quis dizer, mais ou menos. :)

abs

Unknown disse...

Para mim o negócio é simples e envolve o equilíbrio entre os mundos. Há o mal que nao acredita nos homens e o bem que acredita nos homens. Para o bem justificar ele pega somente os "perdidos" do mundo e esfrega na cada do Mal que há salvação no mundo. Por isso o MIB nao pode mata-los... ele tem que provar para Jacob que o mal vence o bem e que ninguem muda. Assim ele ganha o jogo!

Unknown disse...

Desmond é a "Constante" da Ilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats