quinta-feira, 25 de março de 2010

[Teoria] O que há para proteger na Ilha!?

"Jacob [com uma garrafa de vinho]: Pense nesse vinho como o que você chama de inferno. Há vários outros nomes também: maldade, mal, escuridão. Aqui está ele, girando na garrafa, podendo sair e se conseguir, se espalhará. A rolha é a Ilha e isso é a única coisa mantendo a escuridão onde ela deve ficar. Aquele homem que te mandou para me matar acredita que todos podem ser corrompidos porque está na natureza de todos pecar. Trago pessoas aqui para provar que ele está errado. E quando chegam, seus passados não importam mais."

No episódio mais aguardado e considerado até aqui como o melhor da 6ª temporada, essa frase dita por Jacob explicando para Richard Alpert o que seria a Ilha foi o ponto mais debatido em fóruns, blogs e sites da série ontem e hoje. Ao mesmo tempo, causou um certo desânimo em vários fãs pelo mundo que preferem o lado mais "científico" de LOST. Isso porque colocou a Ilha como uma espécie de "portal do Inferno", onde alguém precisa manter o "Mal" isolado de todo o resto.

LOST sempre teve a dualidade "Ciência & Fé" em debate. Mas ao fazer isso, toda a questão científica mostrada ao longo da série parece ter sido ignorada para o encerramento da trama. Claro, ainda há tempo e mais nove episódios e podemos ver mais uma daquelas grandes viradas que LOST traz. Mas se isso não acontecer, o eletromagnetismo, campos magnéticos, viagens no tempo e esses eventos só serviram para colocar os losties em seus lugares e servirem a um "deus" protegendo a Terra do "Inferno".

O melhor texto que li sobre esse certo descontentamento com a questão da rolha, foi no blog do DocArzt e escrito por Marc Oromaner, autor do livro "O Mito de LOST". No texto ele, ele comenta sobre os produtores estarem usando o artifício "Deus Ex Machina", que surgiu no teatro grego e servia para resolver uma situação complexa usando a figura de um "Deus" que poderia fazer tudo. Segundo ele, "usando deuses com poderes mágicos para resolver os mistérios de LOST". Ele mesmo diz que gosta desse tipo de situação, mas quando isso é colocado em um ponto inicial da trama, não em seu momento de definição. Mas ele encerra dizendo que acredita em uma virada no final, e mesmo que isso não aconteça LOST será sempre uma grande série e sobre uma grande jornada.

Mas...

Eu preciso de algo que seja mais interessante que "deuses" e "demônios". Algo mais real. E revendo o episódio, e especialmente a cena onde Jacob explica a Ilha, tive uma idéia e achei que seria legal compartilhar com vocês. Só pensei nessa teoria e vou escrever aqui porque tenho quase certeza que essa estória não ficará somente como está hoje. Tem algo mais que os produtores nos mostrarão e o equilíbrio "ciência" e "fé" existirá no final de LOST.
A teoria...

O que Jacob chamou de "mal", "escuridão", para Alpert (até pela crença envolvida e por aquilo que Alpert já estava pensando) é na verdade a chamada Anti-matéria!

A anti-matéria tem sido pesquisada hoje em dia com um propósito especial: fonte de energia! Quanto tempo até isso ser usado como uma arma também? Mas ainda não usamos a anti-matéria como fonte de energia porque não é algo abundante no universo. Por isso surgiu o Acelerador de Partículas, como no CERN, na Suiça. E bilhões de dólares foram investidos, e ainda são, nesse processo.

Trazendo para LOST, sabemos que Alvar Hanso foi um negociador de armas na 2ª Guerra, tendo até um famoso discurso no Conselho de Segurança da ONU em 1967 que existia de página inicial do site da Hanso Foundation antes do site usado no LOST Experience. Um dos trechos foi usado até por Tom "Mr. Friendly" na 2ª temporada: "Desde o início, o homem foi abençoado com a curiosidade". Lembram!?

Agora, não é estranho que um homem que sempre negociou armas mude todos seus planos, criando um centro de pesquisa em uma Ilha misteriosa com "ondas eletromagnéticas raras"!? E ainda usando a idéia de querendo salvar o mundo!?
Lá estavam os maiores cientistas buscando meios de usar essa energia rara (anti-matéria) para vários propósitos, como as viagens no tempo com Pierre Chang.


Nos dias atuais, quem é o magnata bilionário com interesses pela Ilha!? Fácil essa: Charles Widmore. Imaginem Widmore controlando a Ilha, podendo explorar uma fonte inesgotável de anti-matéria sem precisar produzir, apenas extrair a substância!

Ou seja, "demônio" ou não, MIB tem uma certa razão, já que o homem corrompe.

Essa é a verdadeira função dos Candidatos: proteger a Ilha e sua vasta quantidade de anti-matéria de homens em busca de poder. Por isso nunca deixaram a Ilha ser habitada realmente e atacavam aqueles que tentassem ficar por lá. Mas só aqueles que não são corrompidos podem assumir esse cargo. Talvez seja essa a diferença entre Jacob e MIB. Mas o MIB não liga a mínima para isso. Ele só quer mesmo sua liberdade.

Claro, algo incrível aconteceu para que eles se tornassem "imortais". Mas sabemos que já foram homens comuns, como disse o FakeLocke. Talvez a própria anti-matéria, fantasiando um pouco agora, seja algo que retarde o processo de envelhecimento.

Tem muito mais em LOST que precisa de explicações, mas com o debate intenso pela internet sobre a Ilha e a rolha, precisei dar minha opinião sobre o assunto. Sei que há, e conheço, muita gente que gosta dessa questão mística e ficaram felizes com os eventos do episódio. Assim como conheço e vi muita gente que ficou bem frustrada com isso. Isso também é LOST e essa balança sempre ficou de um lado para o outro.

Espero que tenhamos respostas que satisfaçam as duas "correntes" de fãs, para que LOST tenha um final satisfatória para todos. Sejamos democráticos...

Espero que eu tenha conseguido expressar essa idéia!

Deixo aqui alguns links interessantes para quem quiser ler um pouco sobre o assunto:
- How Stuff Works
- Discovery
- Super Interessante


Grande abraço e namastê!

Leco Leite

96 Comentários:

Felipe Milano disse...

Excelente teoria! Não tinha pensado nisso, mas faz muito sentido.

Zeck Polastrelli disse...

Fala Leco, blz?
Então, eu acho válido a discussão e até mesmo a idéia. Mas eu não consegui ver muita ligação com a ilha e a anti-matéria.
Pra mim se Lost acabar com lado místico ou científico eu fico feliz pq tenho a mente aberta quanto a isso.
Mas enfim, quanto a sua teoria eu sinceramente não consegui conectar as coisas, vou dar uma relida e ver se consigo entender melhor oq vc quis passar. Abs.

SuperHiperUltraMega disse...

Bom, vamos lá!

Como sempre, post super interessante, texto claro, bem esrito e uma teoria muito válida.

Eu até concordo, que a "ciência' foi deixada de Lado, aliás, a ciência de Lost só entrou na série na segunda temporada, durante a exploração da escotilha e os mistérios da Iniciativa Dharma.
No começo, tudo era somente O DESTINO.

Mas enfim, vopu tentar colocar meu ponto de vista.

Eu enxergo as coisas da seguinte maneira.

O homem sabe, por exemplo, como funciona todo o processo da vida, desde o momento que um espermatozoide entra no ovário até o dia em q morre velho. Sabe tudo isso por que pesquisou, estudou...e essa é a CIÊNCIA, criada pelo homem.

Mas o fato dele saber o processo, não significa q ele entenda. E nem que possa explicar POR QUE isso acontece.
Pq o espermatozoide em contato com o óvulo cria vida?

Tem um livro interessante, chamado "JURASSIC PARK E O MUNDO PERDIDO, OU, COMO SE FAZER UM DINOSSAURO".

No livro ele explica o processo usado no filme Jurassic Park, de se recriar dinossauro com DNA de mosquito fosilizado, como se realmente fosse possivel.

E em alguns momentos, o cientista no livro diz: "Deixando tal liquido misturado com aquele, vai se transformar em tal coisa. Ninguém sabe como isso acontece, mas é assim".

E acho que Lost mostra mais ou menos isso, NA MINHA OPINIÃO, que a ciência ker explicar as coisas, e nem sempre as coisas precisam ter uma explicação.

A folha da arvore é verde...por causa da clorofila..Mas pq ela é verde?

Bruno Santoni disse...

Gostei bastante da sua teoria. Para mim, uma das mais críveis que li até agora.
Parabéns!

SuperHiperUltraMega disse...

CONTINUANDO...

Se for pensar, e ter fé na ciência sempre, veremos que ha cada época as idéias cientificas mudam, ainda mais quando se trata do desconhecido, pois a ciencia vive de hipóteses e teorias.

há 200 anos, acreditava-se que tudo era feito de uma matéria chamada Flogiston. Quando algo queimava e saia fumaça,a chavam que era o Flogiston indo embora.

Há 15 anos atrás aprendi na escola que o sistema solar abrigava 9 planetas. Hoje sabemos q são mais, e q plutão nem planeta é.

Há 5 anos se fala em Aquecimento Global(q é mudança do clima sob efeitos do dióxido de carbono), e hoje o IPCC(instituto que pesquisa o clima), esta sob investigação, pois seus dados foram alterados e não há provas reais que o planeta está esquentando.

A ciencia nem sempre tem resposta pra tudo por isso BOTO FÉ no final de Lost, independente disso, pois uma teoria que seria usada em Lost, explicando o final, pode se tornar furada daqui 1 ou 10 anos.

nOSSA, me epolguei!
rs
=D

Bruno Tinoco disse...

Leco,

Maneiro ler sua teoria, amigo. Mas tem uma questão que ainda não compreendi. Uma das propriedades da anti-matéria é que ela se aniquila imediatamente em "contato" com a matéria, isto é, ambas se destroem. Como aprisioná-la?

Acredita-se que a anti-matéria surgiu em proporções equivalentes à matéria nos instantes iniciais após o Big Bang, mas que por um motivo ainda obscuro a matéria prevaleceu à anti-matéria.

Se os produtores de LOST estiverem pensando nisso, será tão fantasioso quanto os deuses e anjos, só que disfarçado de [pseudo]ciência, mais uma vez.

De qualquer modo, parabéns por se propor a pensar em algo!

Forte abraço,

Bruno Tinoco

Leco Leite disse...

SuperHiper, perfeito. Entendi o que quis dizer. Só coloco a ciência como "lógica" na verdade, uma busca pela verdade, e não simplesmente acreditar em algo e aceitar sem uma comprovação...

E vc é o Roddiretor, é?

Leco Leite disse...

Bruno, anti-matéria existe e em algum momento co-existiu com a matéria, como vc mesmo leu em um dos textos que linkei. Se existiu em grandes quantidades um dia, poderia existir hj tbm.

A diferença entre anti-matéria e deuses e anjos é que a primeira comprovadamente existe!

A única fantasia seria a grande quantidade, mas seria isso que faria da Ilha algo tão especial!

Abraço!

Bruno Tinoco disse...

Leco,

Você tem razão. Anti-matéria um dia existiu em grandes quantidades e, mais ainda, coexistiu com a matéria! Mas, você sabe por quanto tempo? 10-11s (dez elevado a menos onze segundos) após o Big Bang.

Os físicos conseguem criar anti-matéria em aceleradores de partículas, sim, mas por um tempo tão curto que não nos é possível sequer imaginar.

"A diferença entre anti-matéria e deuses e anjos é que a primeira comprovadamente existe!" (Leco Leite)

Quanto a isso eu preciso concordar com você. :-)

"A única fantasia seria a grande quantidade, mas seria isso que faria da Ilha algo tão especial!" (Leco Leite)

A grande fantasia seria aprisioná-la, Leco. Agora, em se tratando de ficção científica, isso faria mesmo com que a ilha fosse tão especial.

Seu amigo,

Bruno Tinoco

Andrei Aquino disse...

Leco, muito criativa a sua teoria. Deixa só eu colocar aqui uma observação minha para ampliar o debate. Partindo do pressuposto de que a anti-matéria é a matéria refletida no espelho, faço a seguinte pergunta: Os flashsideways não seriam a vida no "espelho"? A vida aonde a anti-matéria se propaga? Aonde ela está livre? Vimos inclusive o black smoke em cena que se passa no flashsideway! Fica ái a indagação!
Vlw!

Unknown disse...

É, eu vejo que sempre haverá esse conflito de Fans de Lost, uns preferem a ciência, e outros o místico, ou mitológico, como eu prefiro chamar.

Bom Leco, entendo o seu argumento que de, mesmo a ciência sendo mudada com o tempo e se tornando obsoleta facilmente, você curte que exista uma Lógica em fatos, uma explicação linear. Beleza.

Mas só para dizer em defesa da parte mitológica. Os grandes mitos e histórias que ficaram eternizados na humanidade, só ficaram, por que o mito e seus personagens eram personificações de questões humanas muito mais profundas.

Por exemplo, o mito grego de Eros x Psiché (não vou resumi-lo aqui, quem quiser que procure). O mito não fala apenas de um anjinho e uma semi-deusa grega. A questão não é nem considerar se existe esse anjinho e essa semi-deusa, tal qual você compara a existência da anti-matéria com anjos e demônios .O que essa história representa é uma metáfora gigantesca para divagar sobre um conflito humano que é atemporal e universal. A dificuldade de conciliar razão (Psiché) com o sentimento (Eros).
O autor resolve falar de um tema que mexe com ele e faz isso personificando tudo em uma historia.

Certamente a questão que os criadores de Lost querem abordar é:
se a natureza humana é ruim e ponto final, ou se há uma esperança de bondade.
(e não a dicotomia livre-arbítrio X destino como alguns consideram)
Questão enorme essa! Mesmo o Jacob sendo o lado "bom" da história, eu mesmo acredito que a natureza do homem é ruim. Não é uma questão que tenha uma resposta definitiva. É algo que pode ser debatido enquanto houver um ser humano vivo pisando neste planeta.

Qual a melhor forma deles explorarem essa questão? Fazer um seriado sobre uma mesa redonda de cientistas e filósofos "trocando idéia?” Ou personificar essa dúvida em entidades conflitantes que assistem a humanidade e tiram suas conclusões numa observação?

Cara, seguindo esse lado de ser uma personificação de grandes questões humanas, Lost vai entrar para um nível de historia, como Édipo e tantas outras, que ficaram para a eternidade.

Se fosse apenas um seriado sobre ciência com um desfecho surpreendente "tchanam", seria só mais uma produção norte americana...

Não quero desmerecer o seu prazer na ciência, mas lembre que ela (e digo isso como cientista que sou, pela minha graduação) também é uma questão de fé. =) O conhecimento que temos hoje, de anti-matéria e qualquer outra coisa, é tão patético como o de anos atrás em que se dizia que a terra era plana. =)

Anônimo disse...

Leco e demais membros do blog, antes de tudo gostaria de parabenizar a todos pelo trabalho feito. Digo isso com receio de ser mal interpretado daqui por diante.

Acho a questão “místico” vs “cientifico” um tanto questionável. Na minha visão podemos enumerar muito mais fatos “fantásticos” do que os “científicos”. Para não ser chato vou me apegar apenas aos mais evidentes.

- Já morreu um monte de gente, mas ainda temos dois que falam com os mortos.
- Um homem que não envelhece nem consegue morrer...
- Um aleijado que volta a andar e uma mulher (Rose) que tem seu câncer curado.
- Uma fonte que não deveria ressuscitar, mas que cura moleque baleado a horas e a beira da morte.
- Um ser de fumaça que passa o rodo em geral e assume a forma dos mortos.
- Sussurros....


A Dharma foi um dos grupos que passaram pela trama e pela ilha. Eles estavam em “locais especiais” da ilha. Tinham um acordo com os “hostis”, que sempre pareceram não dar a mínima para as estações da iniciativa. Não impediram a construção e mantiveram de pé, mas sem “fazer a manutenção” necessária. A Orquídea vivia largada e Desmont nem era monitorado frequentemente. Eles eram muitos e poderiam apertar aquele botão sem desgaste pra ninguém.

A questão cientifica foi inserida na serie pela Dharma e na minha opinião morreu com ela. Esperar mais do que foi dado e achar que Jacob e o MIB serão explicados com bases cientificas (mesmo que tendo menos compromissados com a realidade do que a teoria do Leco) é espera ônibus de madrugada. Vai ver até passa, mas ficar parado esperando muito provavelmente será perda de tempo.

Mais uma vez parabéns pelo blog. Comecei a acompanhar você lá pela 3 temporada e assim continuo.

Leco, alguém tinha que te pagar para fazer isso. Parabéns mesmo.

Abraços a todos.

Julieth Silva disse...

Faz muito sentido :D
Mais eu ainda prefiro o lado místico da coisa. Porém LOST é inesperável, não tem como prever pra que lado (razão x fé) a coisa vai andar.
Pode até ser os dois lados se satisfaçam, já que no 'mundo real' (hehe) um mesmo evento pode ser interpretado como milagre, por exemplo, e ser perfeitamente explicado por um cientista ;D

Anônimo disse...

A ciencia morreu com Faraday.

Braiam disse...

Isso explica o Universo Paralelo, que seria o Universo de Antimatéria, e a Ilha seria o ponto de junção entre os dois Universos(Wormhole?).

Pensando nisso, talvez a Ilha quando foi movida tenha trocado de lugar com a Ilha(afundada) do outro Universo por um período de tempo...

Anônimo disse...

ja que entramos na filosofia ..... por que nao entramos na teoria das cordas ou teoria M . podemos pensar entao que mib e jacob vieram de outra dimensao dentro da propria terra. ja que a propria teoria diz que temos 11 dimensoes e universos paralelos onde exitem varios eus em diversas situacoes distintas. ewssa teoria m justifica o eletromagnetismo da ilha e os estudos dela ja que essa teoria eh antiga desde de decada de 40 e ganhou forca apenas a 5 ou 7 anos atras muito proximo do inicio da serie. a teoria M aborda tudo que acontece na ilha . sendo a ilha uma area que flutua pelas dimensoes siginifica que as pessoas nao ficam curadas exatamente . significa que elas naquela dimensao nao tiveram aquelas doencas ou imitacoes. ou seja lock nao ficou curado das pernas na ilha ele apenas aquela dimensao nao foi empurrado pelo pai logo nao poderia ter o problema. a ilha na verdade viaja pelas dimensoes e quem faz isso eh o magnetismo. entao nao acredito que sera explicado isso sera so teoria que podera se tornar realidade para interesse da serie e nao ciecia de fato . o lhc nao sei se todos sabem nao eh pra criar buracos negros como muitos temem . eles pretendem apartir da colisao conforme eles acreditam liberar um energia eletromagntica tao forte que sra liberado algo chamado graviton (esse eh o nome se nao me engano) e para eles essa particula seria capaz de passar de uma dimensao para outra. talvez a ilha tenha sido preparada em outra dimensao ja com todos esses conhecimentos. sendo assim justifica a briga entre s outros e a dharma. a darhma atraves de alguem cobicando o conhecimento do eletromagnetismo para viagens entre as dimensoes ja os outros buscando a preservacao da ilha ou seja um racha entre interesses o que me faz pensar que tenha sido por isso que widmore foi expulso da ilha por que seus intereses na ilha eram economicos. ja ben tinha interesses na manutencao da ilha em virtude disso pode ter tido a "bencao"de jacob para se tornar o lider da dharma. e provavelmente houve outro racha pois o poder subiu a cabeca de ben como teria subido a de widmore.entao como a ilha estava em desequilibrio em funcao dessas duas forcas jacob forcou a queda do aviao para tentar mudar toda essa bagunca propiciando novas interacoes buscando assim um tentativa indireta de mudar as coisas na ilha ja que diretamente ele nao pode interferir. george rabelo.

Marcelo Torres disse...

ótima teoria leco, pra mim não importa se o final vai ser mistico ou cientifico, desde que, sejá convincente...

hj vi o mobisodio "sala 23" e me veio a ideia de que o que estaria atras da porta do submarino de Widmore era o Waaaaalttt!

faz sentido, eles montam aquelas cercas eletromagneticas(ou sei lá o que seja) para bloqueia o monstro e o jeito com que o Waaallllt derruba os passaros, parece a mesma coisa

Pode ser que Waalllt não volte mais a serie(o que pra mim é frustrante), mas se fosse ele mesmo que estivesse atras da porta, seria sensacional não acha???

outra coisa só pra finalizar, no episodio "La Fleur", eles veêm a estatua inteira, e se o black rock destruiu ela em 1800 e alguma coisa, em que ano eles voltaram então??

Abraços lostmaniacos

Bill Szilagyi disse...

Concordo bastante com o que o SuperHiperUltraMega disse.
Também boto muita fé no fim de lost. Vai ser um momento único na história da TV.
Sou o homem de fé, e acho que a ciência é um meio, não o fim.

Pondo de lado essa questão, gostaria de só relembrar outro ponto importante da temporada: Flash Sideways.
J.J. Abrams discute universos paralelos em Fringe. Não que irão aproveitar uma coisa de lá pra cá, mas não duvido de em algum ponto os universos se fundirem, ou surgir uma ponte entre as duas realidades.

Nossa viajei. =P

Kauli disse...

Leco, bom dia!

Parabéns pelo blog, todos vocês! Muito bom.

A teoria é interessante, mas eu não concordo.

No caso das viagens no tempo, a antimatéria não serveria, por um simples motivo: segundo diz a teoria do Efeito Casimir, ele ocorre somente quando duas metais (explicando de modo simples) ficam muito (muito mesmo!) próximos um do outro. Assim, cria-se uma espécie de vácuo entre eles, com uma energia magnética gigantesca. E ali existirá um buraco de minhoca.
Sendo assim, é necessário energia magnética muito grande para gerar esse efeito, o que é abordado desde a 2ª temporada.

Porém, pode ser antimatéria, pois os produtores podem usar uma coisa parecida com "Anjos e Demônios" onde a própria Energia magnética do local segura a anti-matéria, para que ela não tenha contato com a matéria.

Mas, de qualquer forma, eu duvido que seja isso. Até agora eles não deram nenhum indício de que seria algo do gênero.

E temos que levar em conta que a fé está "vencendo" em Lost. Diga-se do próprio Jack. Ele era um homem da ciência e agora é fé total. Acredito que Lost acabe na fé mesmo.

Ricardo disse...

Bom, primeiro nem é preciso dizer o quanto essa serie mexeu com a galera. É, mas ainda assim, eu disse...rs

E que o Teorias Lost é simples e organizado o suficiente pra entreter bastante. Pra ajudar a consumir mais de Lost e entendê-la melhor.

Eu acho que, entre a ciência e a razão, a serie vai ficar com as duas. Uma mistura delas. Gosto mais da ciência (não sou fanático), mas é inegável que a mística em Lost foi muito bem construída.

Na verdade, a mística de Lost tem muito de história. Tanto esta como aquela se confundem. E, uma vez que história, mística e ciência consumiram boa parte da serie, acredito que criou-se uma necessidade de se construir um fechamento para isso. Se ficou muito tempo, é porque é importante para o andamento da serie.

Quanto ao Jack e sua "enviesada" para a fé, acredito que a Kate, a loucura da ilha, o problema da bebida, o pai o tenha confundido um pouco. Acho que o que Jack vem fazendo é questionar a si mesmo, procurando entender quem ele é agora, qual a sua utilidade no mundo em que vive. Os motivos que fazem as pessoas se "desestruturarem", até encontrarem um novo equilíbrio são diferentes de pessoa pra pessoa.

O que pode ser o bastante pra me deixar perdido, pode não o ser pra você.

Cada lostie vem enfrentando o seu próprio sofrimento, no dia a dia da ilha. O produtores já disseram que os personagens são o centro da serie.

Mas além da dualidade bem x mau, Lost criou outra dualidade. Por um lado, estou louco pra saber como tudo isso se resolve. Mas, por outro, não quero que acabe, pois esse clima que Lost criou é muito bom.

Vou perguntar pro Carlton Cuse e pro Damon Lindeloff como eles resolveriam esse mistério....rs

"Escuta aqui JJ..." rs

Bruno Tinoco disse...

Gente,

Só pra deixar claro, também não pretendo desmerecer o prazer de ninguém pela ciência, muito pelo contrário! Seria ótimo mesmo se todos tivessem um pouco mais de curiosidade científica acerca de questões naturais.

Em se tratando de séries de TV, filmes e afins, eu curto ficção, sim! Como eu disse em postagem anterior, a ciência contemporânea é rigorosa demais para vermos exbida numa série que sempre se mostrou ser ficção. E não dá pra ser diferente!

Os produtores até podem inserir aspectos científicos na série a fim de torná-la mais atraente, mas, sinceramente, fazer disso a razão da série seria um saco!

Eu mesmo trabalho com ciência, mas me interesso muito mais por esse rumo mítico que a série vem tomando. É entretenimento. Ciência a gente faz no laboratório.

Leco, se você não ganha nada (financeiramente falando) pra escrever nesse blog, esteja certo de que todos aqui valorizam sua dedicação.

Abraço em todos,

Bruno Tinoco

Altair disse...

Leco

Uma ótima teoria. Só o fato de estar acontecendo tantos comentários prós e contras mostra que a ideia faz sentido.

O homem, na sua trajetória na terra, sempre teve essa infinita relação entre religião e ciência.

Para conter "as massas" em busca de respostas, a religião desenvolve um importante papel a curto prazo. Com o passar do tempo, a ciência vai mostrando o significado real de cada acontecimento.

As cruzadas e a caça as bruxas na idade média e a convicção errônia que a terra era o centro do universo são exemplos que me vem na cabeça agora de que naquele momento da história do homem eram tidas como verdades absolutas e necessárias, defendidas pela Igreja. Hoje, são seriam considerados absurdos...

Leco, a Igreja é um "Mal Necessário". O homem por natureza tem dentro de si "O bem e o mal". Sem a Igreja para acalentar o coração "das massas", dando esperança e fé, estaríamos vivendo num verdadeiro inferno (lembrei da rolha abrindo).

Com o tempo, as verdades vão surgindo através da ciência e lentamente vamos evoluindo. De qualquer forma, não podemos nunca ignorar a Religião, pois ela sempre nos acompanhou e sempre nos acompanhará, simplesmente por que isto faz parte da natureza do homem.

Altair disse...

Algumas dúvidas, aproveitando a teoria do Leco:

1. Será que o MIB é a própria anti matéria?

2. Por que o MIB pode virar fumaça e o Jacob não?

3. Enquanto Jacob invoca os mortos, o MIB reproduz imagem e semelhança dos mortos. (ex: Isabelle no navio era a fumaça, mas na hora da cena do beijo no rosto de Richard era ela mesma). É isso mesmo??

Linus disse...

Sobre Ciência x Religião: uma precisa da outra para sobreviver.

Hj, temos explicações científicas para a evolução do homem, por exemplo, coisa q antigamente se acreditava q Deus havia criado, pura e simplesmente (uma metáfora).

Mas indepdente de todo o processo de evolução, há sim uma inteligência maior por trás disso tudo. Mas evidente q Deus não criou a terra em 7 dias, q não criou a mulher da costela de Adão, etc e tal. Isso eram metáforas para se fazer entender antigamente.

O Universo é a maior prova de um poder superior. Como pode existir um sistema tão perfeito, planetas e tudo mais...do NADA?

Mas evidente q a ciência tb tem papel fundamental na evolução da terra, etc e tal. A ciência, é um alicerce para a fé. Ela ajuda a responder várias questões da humanidade.

Mas...sobre Lost:

Eu ainda acredito q teremos explicações científicas para algumas coisas. Depois de tudo q se falou sobre o magnetismo da ilha, sobre as "propriedades" especiais q ela tem (Dr.Chang no vídeo da Dharma), sobre a fonte de energia "inesgotável" q havia na ilha, capaz de manipular o tempo...duvido mto q a explicação será apenas mística.

De alguma forma, a ilha deve ser científicamente especial, e Jacob e/ou MIB devem saber disso.

Anônimo disse...

o engraçada é que uns 2 anos atrás li uma reportagem com os diretores de lost falando que a série em seu final seria TOTALMENTE explicado pela ciência e não teria nada religioso ou místico...mas agora to vendo que eles falaram isso só pro povo não deduzir logo de cara que seria tudo esse saco de místico....véio...to puto com lost...

Bruno H disse...

Olá Leco,

Entendo sua "angústia" com o caminho que a trama está tomando, porque eu também me incomodo um pouco com esta piração de gente morta aparecendo para resolver a parada, deuses e todo o mais.

Mas, é importante frisar que em nenhum momento da série, ainda, foi afirmado categoricamente que há deuses, demônios, anjos e etc. Para mim, Lost tem se mostrado fiável justamente por colocar a mitologia a favor da realidade, se desenvolvendo no modo como as pessoas encaram a realidade, mas não como a realidade em si. Quero dizer, existe a explicação lógica, e está lá, e lost mostra... mas lost também mostra que as pessoas gostam de pegar as coisas que são fatos racionais e criar pirações em cima disto. E isto é muito legal, porque é o que acontece, e sempre aconteceu no mundo.

Portanto, tenho certeza que os produtores não nos deixarão na mão quanto a isso.

Abraços,

(PS: Vitor... ciência é também uma questão de fé? De jeito nenhum.)

Anônimo disse...

outro ponto: o não envelhecimento de Richard não ficou claro pra mim nem um pouco...não sei como vcs gostaram do q foi apresentado...não mostraram nada...como foi o processo de deixa-lo jovem sempre???...tipo do nada??...jacob toca no cara e PUFT!!!???....aaa rapá put...que o par...

KA disse...

Bem interessante, Leco! E alentador...
Posso ter tido um entendimento precipitado, que aliado a interpretação da maioria, gerou uma frustração imensa.
Espero termos algo mais plausível por tras do que vimos. Caso contrário, poderão usar Lost para passar no catecismo!
Bj, Leco!

Anônimo disse...

PARA OS QUE GOSTAM DO MISTICISMO E BABOSEIRAS AFINS, QUE PEGUEM UM VÔO DE SYDNEY PARA LOS ANGELES E VÃO ASSISTIR O FINAL DE LOST "AO VIVO" DIRETO DA ILHA! QUEM SABE NÃO VEMOS VCS NO CAPITULO FINAL...

lordbeleza disse...

Não concordo que se pode usar a definição "Deus Ex Machina" para Lost (pelo menos por enquanto). Sempre houve essa importância da dualidade. Não só fé/ciencia, mas bom/mal, certo/errado, são os opostos e parece que os produtores demonstram boa consciência da questão. Só para citar uma "ironia" o MIB, que acredita que os homens são maus por natureza (pelo menos segundo Jacob) está "incorporado" em John Locke (um defensor da "tabula rasa").

A mais "correta" resolução desse embate chama-se "hiero gamos" - da união dos opostos temos algo novo. Por isso é que Lost vai acabar respondendo parte com ciência, parte com fé. E podemos acabar frustados se esperarmos apenas uma resposta.

Há menos é claro que eles se utilizem o "ex machina"...

Malucom disse...

Só uma pequena correção. O LHC - acelerador de partículas criado pelo CERN não foi construído especificamente para criar anti matéria, e sim para os cientistas conseguirem compreender melhor as condições do chamado big ben através do "contato" com as menores partículas que compõem a matéria.

A sua teoria é bacana, mas não acredito que a solução final de lost va ter mais nada de ciência, tema já muito explorado entre a segunda e quinta temporada.

Não sei por que tanto descontentamento com o lado místico. Se vocês lembraram da primeira temporada, a ciência passa longe!

Anônimo disse...

Essa é fácil Malucom...será pq misticismo não existe???

Malucom disse...

Eu sempre gostei das duas vertentes em lost e acho que por isso a série é tão maravilhosa. Ficava fascinado pelas explicações físicas que o faraday dava. A iniciativa dharma também era sensacional. Mas Lost é muito mais do que ciência desde a primeira temporada e não faria sentido que a explicação final fosse só baseada em coisas lógicas. Afinal, que série vocês assistem gente????

Acho que as pessoas tem que ver os dois lados. A parte cientifica chama os poderes da ilha de eletromagnetismo. A parte mística chama de energia.

Um ótimo exemplo é a queda do avião. A explicação científica: Desmond deixa de apertar o botão e o eletromagnetismo o puxa pra ilha.
Explicação mística: jacob os trouxe!

Lost é isso gente! Pra mim as coisas estão no caminho certo e que será muito mais grandioso do que uma simples explicação científica que não faria justiça ao que foi a série

Malucom disse...

Anônimo,

Você já viajou no tempo? você sabe a diferença entre ciência e pseudo-ciência? Se você ta preocupado só com o que existe na real, ta assistindo a série errada!

Anônimo disse...

Malucom...já que vc gosta do assunto e do místico, tem um filme que eu acho q vc vai gostar...vai por mim, tem tudo a ver com vc: XUXA E OS DUENDES!...assite aí cara...

Altair disse...

Malucom Jacob e FackeLocke Anônimo

"Irmãos Gêmeos... desativar.... forma de fumaça......

Desculpem pela brincadeira, é só pra descontrair.

Galera, lembre-se que estamos praticamente no meio da temporada.

É até bom Lost está mostrando esse Lado místico primeiro e deixando o lado "científico" (vamos dizer assim) pro final.

Altair disse...

Não é de agora que todo mundo critica a série, fala, chinga, reclama e tal..... Mas ninguém larga o osso.

Tirando a história da estátua (que to indignado até agora), o resto é "uma história bem contada", como alguém falou ai pra cima.

Unknown disse...

Hun.... Altair, eu já vi você reclamar em outro post sobre a destruição da estátua.

Por que não curtiu? Nâo podemos dizer que foi incoerente, pois uma Tsunami pode facilmente destruir uma cidade inteira.

Você não curtiu por que já tinha uma teoria em mente e ela não foi como você pensou?

Conta do Abreu disse...

Fala Leco, Blz?

Eu não acho que vai rolar um Deus ex Machina, pois seria uma sacanagem e tanto dos autores fazerem uma coisa dessas agora. Pelo que entendi, este episódio serviu mais para sabermos mais sobre Richard Alpert, e seu nível de entendimento limitado sobre o que acontece na ilha, já que até então o julgávamos de "o sabe-tudo" na trama. O que não contávamos era com um colono de um domínio espanhol do séc XIX, atormentado por um assassinato e conturbado pela fé católica de uma Europa ainda na Inquisição. Por isso, acho que Jacob usou os conceitos de "Bem e Mal", "Diabo" e "Inferno" para que Richard compreendesse do seu modo o que é a ilha. Também me pareceu que os autores fizeram uma "homenagem" à primeira teoria feita com relação à trama, ou seja, que todos estavam mortos e vivendo numa espécie de purgatório ou inferno.
Outra coisa: se realmente houvesse um Deus ex Machina na manga, pra que manter o MIB em completo mistério - nem seu nome sabemos - até o presente momento? Tem coisas muito mais profundas aí, e não será o acaso que vai decidir isso.

Adriano disse...

É por isso q eu gosto de ser tbm um fã de Lost. Trata-se de um show televisivo que não se propõe apenas a exibir algo para q as pessoas sentem-se passivamente em frente a tv. Obriga a quem assisti a pensar e essas discussões e teorias me aproximam cada vez mais da série.

Independente do final ser mais pra fé do q pra ciência, ou vice-versa, fico contente msm de ver q Lost nos proporciona divertimento e a busca do conhecimento.
Mais uma ótima teoria e se for utilizada na série com certeza os produtores conseguiram fazer uma ponte entre fé e razão e tds ficaram satisfeitos.

Parabéns Leco. Show de bola!!

Altair disse...

Vitor.

Eu achei a cena forçada. Vou tentar explicar.

1. Jacob e MIB conversam na areia da praia ao pé da estátua e veem o navio no horizonte. Dia lindo, maravilhoso.

2. O Black Rock surge no meio de uma baita tempestade indo em direção a Estátua.

3. A estátua se quebra com o barco ou pela força do Tsunami (não importa) e vai parar no meio da ilha.

4. O nome do capitão Magnus Hanso é dito no convés enquanto Richard está lá embaixo acorrentado. Mas o capitão não apareceu em momento nenhum. Só foi enfatizado que "o capitão está morto".

juntando esses 4 elementos, tenho a nítida sensação que ficou faltando "coisas" para serem mostradas ai no meio. Essas Coisas talvez não possam ser ditas ou mostradas agora por que fazem parte do mistério.

Se mais pra frente voltarem o assunto e explicarem melhor, beleza.....

Mas se isto for um assunto encerrado (e parece que tá sim), eis ai minha indignação.

observação: eu já li a teoria de outras pessoas de que "a ilha está invisível", ou então "foi Jacob que provocou a tempestade", etc......

Vitor, raciocina comigo... se o povo tá tentando montar teoria pra explicar uma cena, é por que a cena ficou incompleta.

Você não acha?

Malucom disse...

Anônimo

Se tu sequer sabe a diferença entre ciência e pseudo ciência, é você que deveria assistir XUXA E OS DUENDES! Esse filme que tu sugeriu é pra gente ignorante como você

Malucom disse...

Altair

Jacob e MIB conversam na areia da praia ao pé da estátua e veem o navio no horizonte. Dia lindo, maravilhoso. Depois rola uma tempestade/tsunami que joga o black rock no meio da ilha.

Entre o dia de sol e a tempestade deve ter rolado um certo tempo. Quantas vezes rola uma tempestade depois de um dia de sol?? Isso é normal. E você ainda poderia explicar tal fato lembrando da distorção de tempo entre a ilha o o mundo exterior. Lembra do episódio The Constant?? O helicóptero sai da ilha de dia e de repente fica noite.

Se não me engano o capitão do barco não era o magnus hanso. Ele era o cara por trás de expedição.

Unknown disse...

Saquei Altair.
É cara, realmente a cena precisa que os fans "completem" lacunas com interpretações... mas acho que Lost sempre foi assim.

Até as coisas que estão "respondidas" precisam de uma ou outra inferencia.

Magnus Hanson realmente pareceu não ter nenhuma importancia. Me pergunto pra que que ele tava na Blast Door então...

Helu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eae leco eu chamo vitor e ascesso o site fais um tempasso e agr resolvi comenta.

bom eu achei otima sua teoria.

e eu tb tenhu uma teoria mais essa eh uma teoria sobre oq pode acontece em lost.

bom lembra duma foto/dica q o darkufo publico?

era uma foto duma garrafa de champagne com a rolha estorando entaum talves a rolha/ilha seja retirada da garrafa/submundo/fonte-de-ant-materia e assim aconteça alguma coisa ruim ao mundo e os losties tenhão q sela esse pertal novamente.

bom essa eh minha teoria espero q tenha gostado t+

Luana disse...

Achei muito criativa sua teoria, mas creio que ela não se encaixa com o andamento da série.
Acredito que as explicações da origem da ilha são baseadas em "misticismo" mesmo, e que o lado científico só foi introduzido depois com o passar dos anos, através das descobertas do alvar Hanso e etc...

Concluindo, acho que uma coisa não está totalmente ligada a outra. A Ilha pode ser um "Portal do Inferno" que deve ser protegido pelos candidatos destinados de Jacob e também tem suas propriedades especiais (vagamente explicadas)que tem serventia científica. As opções não se excluem , mas sim se completam.

Altair disse...

quero destacar 2 frases ditas neste episódio:

Richard para os Losties na praia: "vocês acham que isto aqui é real?.... aqui é o inferno"

Marinheiro no barco falou para Richard no meio da tempestade: "a ilha é protegida pelo Diabo".

parece misticismo né? mas depois se comprovou que eram metáforas. Acredito que Jacob está falando por metáforas também.

Richard Achava que tinha morrido e que estava no inferno. Jacob foi enfático: "você não morreu e aqui não é o inferno".

Por isso, concordo com a Heluisa Bragança ai em cima.

Anônimo disse...

Bom galera vejam esse link e traduzem ele , se for verdade é 90% ciencia sinistro oque acham?
http://www.earthsmightiest.com/movies__tv/news/?a=6521

Grande Faraday ,ele é protagonista da Historia.Veremos....
abs
Miguel

Altair disse...

Malucom

Justamente por isso que você falou é que achei a cena incompleta. Nós que temos que ficar procurando justificativa.....no meu ver não ficou bem explicado. Do jeito que tá, ficou forçado demais.

Quanto ao capitão era Magnus Hanso sim. Alguém no convés falou claramente: "O capitão Magnus Hanso está morto".

Alex disse...

Eu fecho inteiramente com quem afirma que Jacob e MIB usaram metáforas.

Obviamente, o significado da "garrafa" e da "rolha", não é tão simples como foi mostrado.

Pode até ser q a ilha seja a rolha q impede o mal de sair...mas a explicação, imagino eu, não pára por ai.

Vamos conferir. :)

Alex disse...

E eu ainda acho q o capitão será mostrado em algum momento. É estranho q eles apenas o tenham mencionado, sendo q ele estava ali próximo...

Altair disse...

Alguém ai já pensou na hipótese de que os roteiristas fizeram de propósito, ou seja, deixar bem evidente que é mais lado místico justamente pra dar um clima de surpresa mais pro final?

Alex disse...

Altair

É nisso q penso. E provavelmente, não seria nada complexo. Algo surpreendente, mas simples, no melhor estilo Lost.

Eu duvido mto q o magnetismo, energia para manipular o tempo e tudo mais, seja deixado de fora da explicação maior.

Anônimo disse...

Galera nao leram o link ? Queria compartilhar isso com vcs....

Malucom disse...

Altair,

Lost sempre foi assim cara. Muita coisa fica no ar e a gente tem correr atrás, especular. As vezes isso incomoda, principalmente agora na reta final.

Quanto ao magnus hanso, duvido muito que o nome dele voltará a ser mencionado na série. Ele surgiu no ARG lost experience e imagino que seja só um detalhe a mais na história, mas nada essencial

Malucom disse...

O lado científico já foi muito explorado, mas acho que morreu junto com faraday rsrssr.

Concordo com o comentário da Luana. Ela disse que o lado científico só foi introduzido depois com o passar dos anos, através das descobertas do alvar Hanso que criou a dharma e etc, mas a história da ilha é essencialmente mística, gostem as pessoas ou não!

Acho que Lost é um pouco de cada, ciência e misticismo. A parte científica já foi explicada e penso que agora é a vez do lado espiritual.

Um final puramente ciência seria incompleto por tudo que a série já mostrou. Penso que o jeito como a história está caminhando é o certo!

Altair disse...

Malucom.

1. Se a série tomar este rumo de misticismo como você acredita, não estará ruim. A história de fato está bem contada. Embora eu sinceramente acho que seria meio covardia dos roteiristas seguir só por este caminho depois de tanto mistério.

2. Do jeito que falaram do Magnus Hanso sem mostrar quem é e, também, pelo fato dele ser o avo do Alvar Hanso, discordo de você. Ele ainda vai aparecer em algum Flash desses ai.

3. Concordo com você quando diz que Lost é assim mesmo, deixando as coisas no ar (desde que sejam respondidas depois né?). Por isso, espero um complemento pra história da estátua. Se ficar só nisso, achei muito forçado.


Quero fechar meu último comentário da semana falando uma coisa do Richard. Vocês repararam que o episódio era sobre ele, mas ninguém tá preocupado com ele? falamos de ilha, de estátuas, de vinho, de ciência, de misticismo, de tudoo..... menos coisas que envolvam ele diretamente. Estranho né?

Bom final de semana e até segunda.

Namastê!

Anônimo disse...

caro Malucom...não parta para ignorância me chamando de ignorante ok?...pois em nenhum momento te ofendi...apenas brinquei...ahh já ia me esquecendo, não esquece de comer o seu espinafre do popeye pra ficar fortinho e tomar o seu suquinho gummy para ficar bem saltitante enquanto assiste XUXA E OS DUENDES...valeu...abraço por trás...

Altair, Heluiza , Leco e etc...é assim tamu junto!

Anônimo disse...

sem entrar na análise da teoria sugerida, creio ser muito pouco provavel que os produtores respondam um dos maiores (se nao o maior) mistério da ilha (oq afinal ela é e qual o proposito de todos os eventos)se valendo de algo tão intángivel do publico, fazendo-os dar aula de física nos preciosos ultimos minutos da série sobre um tema cujo conhecimento cientifico ainda é tao superficial.
O magnetismo e viagem no tempo/espaço tendem a ser mais simples assim como a maioria dos demais mistérios nos capitulos pré revelaçao.
esta é uma ótica de produçao, nao de qualidade de teoria.

leo disse...

É meio óbvio que a explicação de Jacob para Richard sobre a ilha é uma figuração. Não faria sentido falar para Richard sobre "fonte magnética rara".
Fatalmente muitos ficarão descontentes com o final de Lost, mas ainda é cedo para decepção.

Anônimo disse...

@ Andrei Aquino
"Vimos inclusive o black smoke em cena que se passa no flashsideway"

Que cena nos flashsidewys que vimos o black smoke? não me recordo disso alguem poderia me dizer?

Unknown disse...

miguel, acessei o link e realmente a teoria é bizarra!! rssrrs

Bem interessante por sinal, se realmente acabar assim muitos vão gostar (por ser algo bem improvável) e outros vão odiar ehehe

Mas eu gostei. Vamos ver no que vai dar

Anônimo disse...

"A Dharma foi um dos grupos que passaram pela trama e pela ilha. Eles estavam em “locais especiais” da ilha. Tinham um acordo com os “hostis”, que sempre pareceram não dar a mínima para as estações da iniciativa. Não impediram a construção e mantiveram de pé, mas sem “fazer a manutenção” necessária.A Orquídea vivia largada e Desmont nem era monitorado frequentemente. Eles eram muitos e poderiam apertar aquele botão sem desgaste pra ninguém."

@anonimo

Desmond nem era da iniciativa dharma nesta epoca ben ja tinha matado todos e assumido o controle das instalaçoes "Dharma". apenas puseram Desmond la para que ninguem tivesse que se preocupar com aquele botão.Ben nunca esteve nem ae para a Dharma e sim por ser lider de um grupo que mandava em um lugar cheio de misterios.

Unknown disse...

A teoria no link postado por miguel ai em cima, realmente esta rica em detalhes e fatos bem encaixados.

Se isso é o final da série eu ainda tenho minhas dúvidas. . mas tbm se não for, o produtores poderiam contratar quem escreveu aquilo para uma possível continuação de lost .. ehhehe haja criatividade nos lost maniacs!

abs

Malucom disse...

Para o Anônimo

Cara, tu é muito bacaba! Tu ofende a todos aqui com sua ignorância e comentários que só servem pra arrumar confusão!

Quem gosta de abraço por trás é gente como você, que nem tem coragem de falar seu nome e fica se escondendo no anonimato!

Andrei Aquino disse...

@anonimo

Foi numa cena do episódio "the substitute", em uma conversa no estacionamento entre o Hugo e o Locke. Ao fundo, no céu, se vê o black smoke passando. Procura no youtube que lá tem links em slow motion! Procura por lost, the substitute, black smoke, que deve aparecer algo...

Anônimo disse...

leco ... quando eu disse que as pessoas acabam se envolvendo emocionalmente com a serie fui desacreditado. perceba que chegando ao final me parece mais quente o debate sobre as teorias e as divergencias. vamos pra frente . voltando a serie ... vejo que ha muit a duvida com relacao a funcao de ilha. pra mim com ja tinha dito antes a ilha eh uma prisao especial para alguem especial( o mib ) quando fala-se em inferno eh uma referencia metaforica do mesmo jeito que pra muitos um prisão convencional eh um inferno (cheio de pessoas ruins sendo que essas pessoas ruins algumas podem mudar e voltar para o bem = regeneração). talvez seja essa a missao de jacob manter preso o mib e buscar sua regeneracao . a regeneracao eh mais importante do que a ´propria prisao. pois se fosse pra ser so prisao era so prender o mib com aquele po na cabana e deixar ele sozinho por la pela enternidade. nao precisaria de um carcereiro(jacob). nao acaham ??? comentem. george rabelo

Anônimo disse...

Malucom...bacaba não existe. E eu não sou ignorante, veja só:

EXEMPLO DE CIÊNCIA: Malucom ao nascer é considerado pelos médicos homem por apresentar tais características.

EXEMPLO DE PSEUDO-CIÊNCIA: Todos tem certeza que Malucom dá a ré no kibe mas não conseguem provar.

Malucom disse...

Anônimo, quanto baixo nível! Continue com sua falta de educação e falta de respeito aos frequentadores e aos administradores do blog!

Continue com sua covardia, se escondendo atrás do anonimato. Coisa de quem "dá a ré no kibe" enrustido!

Anônimo disse...

Galera lí o link do Miguel.
Fantastico mias creio que o Desmond tem muito mais para explicar do que qualquer outro.
O Desmond, viajou no tempo, segundo Faraday a Peny era a constante para que sua mente retornase.

O Wildmore nunca aceitou Desmond, porque?

Já estava na Ilha quando os losties chegaram dizem que por causa de uma regata, nunca foi explicado.

Sabia o que ia acontecer com Charlie.

Na boa ele tem muito para explicar.

Mateus disse...

Eu acredito que os produtores estão brincando com essa dualidade Misticismo/Ciência, e vão continuar brincando até o fim da série. É como se fosse possível explicar os acontecimentos através da Religião e da Ciência ao mesmo tempo, porém nunca saber se realmente existe apenas um lado verdadeiro. O que me chamou a atenção é o fim do mundo que o Desmond tentava evitar pressionando o botão. Aparentemente, se ele não pressionasse o botão, a energia eletromagnética da ilha ou sei lá mais o que poderia causar a destruição do mundo. Por outro lado, não pressionando o botão poderia destruir a ilha, a rolha da garrafa, liberando o MIB. Bem mais místico.

Ou então a própria queda do avião. Um evento eletromagnético causou uma pane no avião ou Jacob que os trouxe à Ilha? Ou na verdade é a mesma coisa? Ciência e Religião se funde na série, não sendo possível separá-los em alguns momentos.

Agora, não me perguntem do Hurley conversando com os mortos hehe...

Anônimo disse...

Galera, alguem viu o filme Projeto Philadelfia?

Neste filme a marinha americana tentava fazer um navio ficar invisível. Para isto eles geravam um campo eletromagnético em volta do navio. A experiência deixou muitos loucos, alguns foram materializados dentro da parede do navio e pasmem o heroi do filme foi enviado para o passado.

Algusn dizem que a história é verídica porem apesar de alguns livros escritos a respeito nada foi provado

Losta sempre me lembrou este filma.

mymy disse...

Oi Leco..
Adorei a sua teoria...mas como lost é uma surpresa não dá pra dizer sim e nem não!!!

As palavras do ultraSuper também me fizeram pensar!!! Adorei!!

Gosto mais de ciencia, mas se for mistico o final tb ficarei feliz!!

Eu assisti, o ano passado acho, uma entrevista com os roteiristas de lost... e eles falaram que o final já estava evidenciado na 1ª temporada...

Entao fiquei pensando... Sabe o casal que estavam mortos na gruta e que estavam com uma pedra branca e o outro com uma preta? Lembra alguma coisa?
Igual a pedra que o Jacob deu para o Richard!!! Acho que eles foram os antecessores de Jacob e MIB

Mendel disse...

A teoria que o @Miguel achou faz sentido, muito sentido. É parecida com a teoria que eu propus em outros blogs sobre o fato de estarmos dentro de uma mente esquizofrênica e que Jacob e MIB são 2 personalidades de uma mesma pessoa. Imaginei que seria a mente de Walt, mas pode muito bem ser a mente do Faraday.

Isso faz muito sentido. O link traduzido automaticamente da teoria é esse:

http://translate.google.com.br/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.earthsmightiest.com%2Fmovies__tv%2Fnews%2F%3Fa%3D6521&sl=en&tl=pt

Malucom disse...

Mateus

Concordo com você! Eles sempre brincaram com essa coisa de Misticismo/Ciência e a gente pode usar os dois lados para explicar os mistérios.

Um ótimo exemplo é a queda do avião. A explicação científica: Desmond deixa de apertar o botão e o eletromagnetismo o puxa pra ilha.
Explicação mística: jacob os trouxe!

Leco Leite disse...

Bom, primeiro vamos pegar leve com troca de "elogios" e outras coisitas mais. Não é a idéia do blog em post nenhum... Certo!?

Segundo... valeu a TODOS que comentaram e deixaram suas opiniões. Li tudo até aqui e entendo o que todos estão colocando. Valeu tbm o pessoal que trouxe uma outra dica sobre o assunto e suas possibilidades. Sempre aprendemos...

E assim, eu não levei ao pé da letra o que Jacob disse, mas acabou assustando. Se tivesse somente eu, tudo bem. Mas li em vários lugares fãs debatendo sobre isso e achei interessante apresentar o "problema", adicionar uma teoria (pq ninguém é de ferro e faz tempo que não escrevo uma aqui) e deixar o debate rolar como aconteceu até agora.

Valeu pelos elogios ao blog. Dá trabalho, não ganho nada, e a série ainda vai acabar. Não quero isso... hehehe
Adoro escrever aqui, trazer algumas novidades, deixo muita coisa fora por falta de tempo, por isso seleciono.


LOST é essa loucura mesmo, e sempre será. Sempre apostei e torço para que algo fique no ar e que tenhamos assunto por vários anos. Quem sabe até um post final eterno aqui para debates...

A maior verdade que li aqui é que as duas correntes se completam. Mas só uma delas responde! Vcs sabem de qual estou falando, né!?rs

Abraços!!!

Ana Claudia Mielke disse...

Essa coisa de antimatéria é meio Dan Brown, não sei se usariam isso. Mas assim como vc escreveu, acredito que há um interesse cientifico sim. Escrevi sobre isso quando falei dos números. O fato de o Daniel Faraday ter dito que eram eles, os losties que viajavam no tempo, as "variáveis" que mudariam as coisas, no caso do Incidente e depois eles, os losties, aparecerem de fato como os NÚMEROS nesta 6ª temporada. Acredito que há um lado místico da ilha, de deuses, mas a questão Hanso, Dharma, Windmore é mais embaixo, tem a ver com um poder inestimável que está escondido ali, e que está em disputa. Esse poder pode ser o "mal" sim, mas não o mal místico, o mal concreto real (como você teorizou, só não sei se é antimatéria). Enfim, acho que haverá um cruzamento de fé e ciência sim e justamente por eles só terem dito algo de concreto e interesse com esse episódio “Ab aeterno” (o melhor até agora) me faz crer que o melhor está guardado para o final. Discordando do colega acima, é como esperar ônibus de madrugada... vc se cansa e até dorme um pouquinho no ponto (de tédio), e de repente, quando menos espera, ele passa!!! rs rs rs
Abrá!

Bruno Tinoco disse...

Gostei das palavras, Ana Claudia.

Malucom disse...

Leco,

Apenas me defendi de um sujeito que só veio tumultuar e criar confusão! Um verdadeiro babaca que se escondeu o tempo todo no anonimato!

Unknown disse...

Não sei se concordo com essa idéia de antimatéria não....
Também não acho que a idéia de Jacob e o seu inimigo serem deuses está certa.Pensei numa maluquice. E se o inimigo de Jacob fosse Aaron do futuro que se torna um genocida e descubra uma superarma de destruição em massa e tenha que ser enclausurado em uma prisão especial, a ilha....
viajei muito??? Com Lost é assim, cada dia vc imagina uma coisa diferente. pena que isso está pra acabar......

Anônimo disse...

Seria legal o Waaaalt estar atrás da porta e acho também que o próximo episódio vai totalmente em rumo contrário a esse lance místico só pra embaralhar nossas cabeças.
Ah e eu tava pensando uma coisa....Todos os que foram tocados pelo Jacob são presenteados com um dom. seria só a imortalidade??? Por que explicar o fato de Hurley se comunicar com os mortos ser obra do toque de Jacob deixa um furo já que Jacob toca nele no táxi antes dele retornar à ilha e se for assim Hurley era maluco mesmo antes disso...

beni disse...

jacob e mib vieram do futuro para previnir qualquer tentativa de exploração da ilha. pq no futuro a ilha foi usada como fonte de energia para uma guerra q esta destruindo completamente o planeta

mib e jacob começaram a discutir , pq mib acha q todos sao corrompidos, e cedo ou tarde as pessoas vao encontrar uma maneira de acabar com o planeta, por isso ele nao da mais a minima pra nada.
jacob acha q existem pessoas capazes de guardar a liha tambem.

Lindcardoso disse...

Pessoal, dois detalhes que acho que passaram batidos e me intrigaram bastante...

1) quando Isabella sobe a escada do black rock pra fugir, já se ouve o barulho característico do blacksmoke do lado de fora e quando ela grita ainda se vê suas pernas, portanto é impossível ela ser o MiB nessa ocasião. Então ou era Jacob ou Isabella em carne e osso (ela diz a ele que os dois estão no inferno, então ela pode ter sido trazida para a ilha, se encontrou com MiB e ele disse a ela a mesma coisa que disse a Richard).

E quando ela aparece novamente, Richard desta vez não a vê, apenas Hurley. Portanto ela, nesse último caso, não é Jacob, pois se fosse, ele não precisaria aparecer com a aparência de Isabella, já que apenas Hurley o via. Então deduzo que ela era realmente Isabella, só que desta vez morta.

2) quando o blacksmoke chega perto de Richard, este começa a fazer uma oração em voz baixa, sussurrando, fazendo com que o blacksmoke desapareça. Será que os sussurros ouvidos com frequência na ilha não são essa oração do Richard para afastar o blacksmoke? Notem que depois ele retorna para soltar Richard, mas dessa vez como MiB mesmo.


Outra coisa...o MiB diz ao Richard que o black rock bateu na estátua e a deixou em pedaços (então não foi uma onda de tsunami), portanto realmente ficou meio estranho ele não ter se despedaçado todo. Mas, apesar de toda a discussão sobre o assunto, como a estátua foi destruída não tem a menor importância, e sim quem a construiu.

Bruno Tinoco disse...

Interessante analogia dos sussurros com orações...

Ceres disse...

E a corporação Hanso?

Jacob pode ser um agente da Hanso e ter aplicado o tal virus -- o comentado na palestra em "The Lost Experience" -- no MIB.

Isso explica o black smoke dizer que Jacob roubou-lhe a humanidade.

Leco Leite disse...

Ceres... seria uma união bacana com o ARG!

Gostei!

Unknown disse...

Sobre o Episódio "Ab Aeterno" e a teoria sobre "Anti- Matéria"

Olha. Na verdade é simples. O fato de Jacob ter usado as expressões "inferno", "mal" e "escuridão" não implicam que seja isso no sentido literal...

Afinal ele tentava explicar isso de um jeito que Ricardus (Richard Alpert)um homem simples que nasceu no século XVII, (XVIII, XIX?) , quando não existiam concepções científicas elaboradas do mundo, pudesse entender.

Ou seja no final deve haver alguma explicação pseudo-científica... mas pra poder ligar tudo só o sobrenatural mesmo. Não vejo ligação com a anti-matéria, é muito complexo e não vejo nada na série apontando pra isso.

Pra mim a série vai acabar com dois dos LOSTIES substituindo o Jacob e o MIB respectivamente e continuando o jogo deles ad infinitum... enquanto na linha de tempo alternativa acaba do jeito que a série começou. Com Jack abrindo os olhos na ilha. E deixando aberta a questão se o que vale são as escolhas que fazemos ou se o destino realmente controla tudo. ;)

Anônimo disse...

Pois é galera ta ficando todo mundo chateado com oandamento de lost ,o produtores ede lost falaram que seria uma serie baseado em ciencia,pois ela é sim ,tudo é ciencia ,olhem esse link e traduzem.ssio mesmo o Faraday é o prtagonista.
abs a todos http://www.earthsmightiest.com/movies__tv/news/?a=6521

Anônimo disse...

Já repararam que existem 2 ARONS fora da ilha???

Linus disse...

Leco

Viajando agora...pensei o seguinte:

E se for o contrário?

Pensem: O escravo colega de Richard, ao avistar a ilha diz q "é uma ilha protegida pelo diabo". E se Jacob realmente for o diabo e está protegendo o mal que existe no mundo e impedindo o bem de se espalhar? Digo isso, pq pelo q dá pra entender, Jacob não está protegendo A ILHA. Ele está protegendo o mundo daquilo que HÁ NA ILHA (é oq se percebe na história da garrafa de vinho).

Lembrem-se que o MIB mencionou ao Richard, q Jacob "roubou o seu corpo". Quem sabe, ele MIB, era o "branco" antes.

MIB quer sair da ilha. Jacob não deixa, para q o bem não se espalhe. Dessa forma oq faz o MIB para convencer Jacob a libertá-lo?? Tenta provar q as pessoas são más por natureza, independente de quaquer coisa. Ou seja...independe de ele sair, o mundo continuará mau, do jeito q Jacob quer. Então não faz diferença ele sair...

Já Jacob, pensa o contrário. Quer provar ao MIB a necessidade de deixá-lo preso. Então oq ele faz? Busca pessoas fora da ilha para provar q elas podem ser boas e assim, estragar o mal q existe no mundo. Assim, justifica sua vontade de deixar o MIB preso.

Tudo é um jogo entre MIB querendo sair e Jacob querendo deixá-lo preso.

Os flash-sideways, são a vitória do MIB ao destruir a ilha e se libertar (ilha submersa). Como disse a KA, as coisas nessa nova realidade parecem bem melhores, apesar das semelhanças...Ben se redimiu, Sawyer escolheu o lado da lei, Jack se redimi com seu filho...

O que está na garrafa é o mal q existe no mundo e a ilha é oq mantém o mal vigente. Logo, Jacob é o diabo q protege a ilha, como diz o escravo no Black Rock.

Isso tudo q falei, claro, pode ser uma metáfora para algo mais científico tb. Falei levando em conta apenas o lado místico.

Anônimo disse...

A teoria é interessante, mas se os autores tiverem um mínimo de coerência científica, a ilha não poderia estar represando anti-matéria pois os raios gama provenientes das reações de aniquilação matéria-anti-matéria já teriam dizimado tudo na ilha. Talvez se todos se parecessem com o Hulk a coisa faria mais sentido.

Para o superhiperultramega: a clorofila é verde porque tem magnésio. Aí você pergunta, mas por que tem magnésio? Resposta: porque a luz verde é a mais abundante no espectro solar, portanto uma substância que contivesse magnésio seria mais bem sucedida evolucionariamente que substâncias azuis, vermelhas ou roxas.

Tudo tem um "porquê" sim, o problema é se já descobrimos ou não. Ciência é o lugar de quem quer descobrir. Misticismo é o lugar de quem não quer, e cria explicações fáceis, mágicas e "divinas" para as coisas.

Vou ficar muito decepcionado se no final, as explicações dos mistérios de Lost forem mais místicas que científicas, terá sido uma perda total de tempo, mas levando em conta que é só uma série de TV, tudo é possível.

Willy Wesley disse...

Tem muito sentido sim está teoria de que existe um motivo científico e um motivo de crença na fé!
Até porque um não anula o outro no meu ponto de vista, e sim soma!
Como Alpert era um homem de fé Jacob ilustrou para ele daquela forma!

Ótima teoria!

Anônimo disse...

Interessante teoria. Mas querem saber de uma coisa? Eu ainda acho que no fim das contas todo mundo está jogando RPG...

André Bekker disse...

A Bíblia é toda formada por histórias que são contadas simbologicamente, por metáforas (ou parábolas, como preferirem). Isso também é chamado mitologia, termo muito associado a Lost. Nossos sonhos, nosso inconsciente, usam a mesma linguagem.

Em um dos primeiros capitulos Locke já fala (para Walt), explicando o "gamão", que, em tudo que existe há dois lados. Ou seja, desde o começo a dualidade é representada. Escuro/claro; vida/morte; bem/mal; céu/inferno e por aí vai.

Se puderem procurar na net, não deixem de assistir a série "o poder do mito", principalmente o capítulo "a mensagem do mito". Vai ajudar a tirar muitas conclusoes interessantes sobre lost e sobre muita coisa na vida de cada um!

qquer coisa me mandem um email q procuro o video. ab.abecker@gmail.com

Abraço e de novo, parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Tenho uma teoria que explica tudo, sem furos.

Estamos discutindo-a no seguinte forum: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=2522691770765527734&postID=8850013605449936744&isPopup=true

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats