quinta-feira, 25 de março de 2010

Detalhes de 609 - "Ab Aeterno"

"Ab Aeterno" é um daqueles episódios memoráveis que ficaremos com vontade de rever várias após o final de LOST. Dificilmente ficará fora em uma lista de 5 episódios de qualquer fã. Isso é, caso os episódios seguintes não nos tragam tantas informações e emoções como esse. Mesmo assim, pelo simples fato de vermos a vida (longa!) de Richard Alpert, já deixa "Ab Aeterno" gravado na memória...

O lado emocional e pessoal vem se destacando em cada um dos episódios, e não foi diferente nesse. A parte "mística" também segue dominando.

Confesso que não captei referências diretas no episódio, então o post traz mais os grandes momentos, as respostas, as dicas e algumas curiosidades.

Espero que gostem e que esteja a altura do episódio!

- A idade de Alpert... Bom podemos calcular que Alpert tenha algo próximo dos 170 anos de idade, certo!? Já que o vimos nas Ilhas Canárias em 1867!


- Isabella... O grande amor perdido por Alpert. Assim como todos os personagens, sempre há uma perda sentimental envolvida na vida de cada um. Achei interessante o "código" entre Isabella e Richard ser "Feche seus olhos", um leve contraste com vários momentos da série onde o abrir dos olhos nos mostrava aquilo que queríamos ver. Fui profundo nesse, hein!?


- Black Rock, Whitfield, Magnus Hanso... Aqui uma parte bem interessante e totalmente mitológica de LOST. Isso nos leva de volta ao bom e velho LOST Experience, aquele primeiro ARG que nos deu algumas referências sobre o Black Rock. Na 2ª temporada, no episódio 217 - "Lockdown", vimos o mapa na blastdoor e uma das partes falava sobre o "descanso final de Magnus Hanso", que vimos no jogo ser o Capitão do navio. Confirmado no episódio "The Constant" e agora em "Ab Aeterno". Mas ele ainda não apareceu, apenas conhecemos Jonas Whitfield.
Todos com certeza devem ter associado o nome do Capitão ao financiador da Dharma Initiative: Alvar Hanso!


- A chegada na Ilha... Como a maioria das teorias apontava, Alpert chegou a Ilha no Black Rock. Mas, como um dos escravos e não como o capitão ou algo assim como a maioria acreditava.


- Quem era o "Candidato" no Black Rock!? Fiquei pensando nisso depois do episódio: quem seria o Candidato a bordo do navio? Não era Alpert, já que recebeu outra função de Jacob. Dei uma olhada na lista dos Candidatos do LOSTpedia e não achei nada que se encaixasse... Fica a dúvida!

- O fim da estátua de Taweret... Eu gostei dessa resposta, simples e objetiva. Vimos uma espécie de "tsunami" jogando o Black Rock contra a estátua e a destruindo. Tudo bem que o navio não foi tão destruído assim também, mas não é algo para se criar caso. Além disso, vimos de quebra como o navio foi parar no meio da floresta. As teorias de que isso tinha acontecido em uma das movimentações da Ilha foi derrubada também. Outro detalhe bacana sobre o navio, é que a resposta já tinha sido dada desde a 1ª temporada pelo Prof. Arzt, que lançou a hipótese de o Black Rock ter ido parar lá na floresta depois de um tsunami! O cara era demais mesmo...


- O "Inferno"... Não sou muito dessa área, mas não acredito que a Ilha seja um Inferno. Mesmo pensando na ficção que é LOST. Tem algo mais nisso e tenho uma teoria, mas que virá em outro post.


- MIB... Acho o máximo ver esse personagem em sua "forma original". E sempre se apresentando com um "amigo". Depois de ajudar a se livrar das algemas disse para Alpert a mesma frase que fez com que se lembrasse dele "É bom vê-lo sem as correntes", frase dita pelo FakeLocke em "LA X".


- A adága... E o MIB fez sua oferta a Alpert e lhe deu uma adaga para matar Jacob. E que era a mesma que Dogen deu a Sayid para matar o FakeLocke! Ou seja, vimos como Jacob conseguiu a adaga...


- A Ilha e a "rolha"... Depois de acalmar Alpert, Jacob deu algumas dicas sobre a Ilha. A chame de "Inferno, Mal, Maldade ou Escuridão", a Ilha existe para evitar que isso seja libertado e se espalhe. Como já disse antes nesse post, tenho uma teoria e é exatamente sobre isso e que vai ficar para outro momento. Por enquanto, vamos imaginar que Jacob esteja dizendo a pura verdade e a Ilha é a "rolha" que prende o "Diabo". Caso eles sejam "Deuses", apostaria que o MIB se chama Hades. Assim deixo um pouco de mitologia grega para vocês: Hades, o deus do mundo dos mortos! "Hades era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não o pronunciar. Era descrito como austero e impiedoso, insensível a preces ou sacrifícios, intimidativo e distante. Invocava-se Hades geralmente por meio de eufemismos, como Clímeno (o Ilustre) ou Eubuleu (o que dá bons conselhos)." (Wikipedia). Alguma semelhança com o MIB!?


- A "imortalidade" de Alpert... Com um simples toque, Jacob deu o dom para Alpert. Como exatamente isso aconteceu eu duvido que saberemos. Mas quando entendermos "o que é" Jacob, ficará mais evidente...


- Jacob e MIB... Jacob gosta de algumas brincadeiras de vez em quando e mandou a pedra branca de presente para o MIB. Os diálogos entre eles são sempre interessantes e dessa vimos o MIB jurando morte à Jacob e a todos que tomassem seu lugar na Ilha. A garrafa sendo quebrada no final mostrou o que o MIB quer e o que devemos acompanhar seguindo os passos do FakeLocke. Como será que ele pretende escapar!?


- Hurley e os mortos... Não vou comentar sobre Hurley ficar recebendo ordens dos mortos aqui. Acima de tudo isso, acho interessante ver que o personagem finalmente tomou conta de sua própria vida e age por conta. Bacana isso para um dos personagens mais queridos por todos nós!


- Michael Giacchino... Vale um tópico aqui para o mestre das trilhas sonoras, vencedor do Oscar! A cena final então, com o MIB olhando e quebrando a garrafa depois foi sensacional...

Mais um grande episódio para LOST e sua Mitologia. A corrente "mística" segue ganhando força, mas eu ainda não diria que será essa a corrente que resolverá a série. Acredito ainda que a "razão", a "ciência", voltará e trará elementos importantes para fechar LOST! E vou escrever uma teoria com o que acredito que seja essa parte "científica", que explica pelo menos o que é o "vinho"...

Ainda tem mais sobre "Ab Aeterno" nos próximos dias, então fiquem ligados aqui no Teorias.

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

48 Comentários:

Anônimo disse...

cara... sobre o poder dele tornar o richard imortal eu acho que com certeza é algo que ele poderia fazer tranquilamente... afinal ele teria que tornar o CANDIDATO imortal... talvez inclusive seja realmente o alpert... e tudo que ele esteja passando sao testes e mais testes pra que se torne o novo jacob... sei la.. ahahahhaa.. mas excelente post.. e excelente blog tb.. parabens

Malucom disse...

Algumas pessoas estáo reclamando que a série está muito mística e que a ciência foi deixada de lado!

Gente, pelo amor de Deus! A série sempre teve as duas coisas, fé e ciência! Só que a parte científica já foi muito explorada através da dharma, das explicações do faraday(suas constantes e variáveis), eletromagnetismo, e forçando a barra até viagem no tempo.

O que vocês querem mais? Já está claro que a trama central da série é mística e gira em torno de jacob e o Homem de Preto!

Malucom disse...

Lost é brilhante! O episódio foi sensacional! Por essas razões é incrível como eles arrumaram uma explicação tão ridícula pra justificar a destruição da estátua!

Barco de madeira se choca com estátua de pedra, acaba com ela e sai quase inteiro hahahahahah

Altair disse...

Acho que no fundo, Jacob quer abrir uma vinícola

Léo.&;Ailana fortaleza.ce;Léo disse...

sempre achei q a ilha fosse um lugar oculto nesse mundo,no inicio da sexta temporada saque logo,quando fake loke disse q queria se libertar,a historia toda gira nao em torno de jacob,mas sim do MIB...mas..sera que acontecera uma reviracolta daqi pro final,e essa ideia venha por agua a baixo nos minutos finais?,,,pode-se esperar tudoo de lost,esse episodio fantastico foi tudoooo....o melhor ... a ilha é uma especie de prisao para um demonio,diabo..em fim..o q me entriga é saber mais sobra a origem dela...sera demaisssss...ansiedade mata,rsrrs;;

Léo.&;Ailana fortaleza.ce;Léo disse...

se o MIB tem cara de prisioneiro,jacob tem cara de carcereiro... rsrsrrs...pode-se dizer ate entao que jacob vigia a ilha, e é protegido por algo ainda nao revelado na serie. vou ficar triste quando acabar lost...

Anônimo disse...

as cenas do Jacob explicando a Ilha como uma rolha, e, principalmente, a do MIB quebrando a garrafa foram maravilhosas, com cenas simples conseguiram expressar muito.
agora, eu tenho certeza de que a última ordem do Hurley pro Richard é do Jacob, e não da Isabella. Até pela expressão do Hurley parece isso.

Léo.&;Ailana fortaleza.ce;Léo disse...

concordo...
pareceu olhar de mentira..e alem do mais...o fato de Fake loke esta observando ja me deixa intrigado,pois mib esta sempre com pé a frente!

Bergamândio disse...

1º de abril de 1946: um terremoto no Alasca gera um tsunami que destrói o Farol de North Cape e horas depois atinge Hilo, no Havaí. No total 164 mortes.

Ainda alguém com dúvidas do poder de uma massa de água perante uma estrutura de pedra!?

Namastê

Anônimo disse...

Parece-me que a explicação estava sendo apresentada desde o início da série, por dois fatores:
1) símbolos egípicios: mais e mais fica evidente que o Jacob e MIB são espécies de divindade. Alguns dizem que seriam Horus e Seth, respectivamente, outros dizem q o Jacob é Anubis e por aí vai... A dica foi FLocke dizendo q teve uma mãe louca, que pode ser Isis... enfim, isso explicaria tudo e por diversos detalhes. E estamos vendo isso desde a segunda temporada, com hieroglifos por toda parte...
2) os nomes dos personagens: os filósofos estão presentes na série desde o início e a conversa de Jacob com Alpert revelou o sentido ético e filosófico (destino/auto-determinação, cert/errado) que a Ilha sempre mostrou.
Minha teoria é que Jack (shepard = pastor, que reúne as ovelhas, um líder) substituirá Jacob e passará a aprisionar o Locke na ilha pro resto da eternidade, assumindo a contraposição de líderes q vemos desde o início da série.
É o que penso em pouquíssimas palavras. essas teorias podem ser muita mais bem elaboradas.

Anônimo disse...

Volto a chamar a atenção para um fato curioso:

A estátua gigante foi destruída ainda no século XIX pelo navio em que Alpert veio até a ilha, certo? Então o que explica o fato dos Losties terem visto a estátua ainda INTEIRA no episódio LaFleur??? Eles estavam portanto em um período de tempo anterior à chegada do Black Rock????

Unknown disse...

Sobre o lance da ilha estar prendendo o mal na garrafa. ME lembro da aula que Ben dá para os alunos, sobre o exilio de napoleao em uma ilha

Talvez a ilha tenha sido criada justamente para segurar o MIB lá.

Paula disse...

O MIB não pode ser Hades, a série não trata de mitologia grega, só egípcia, até que ele seja Seth, Osiris, ou alguma coisa assim, até vá lá...
mas ninguém percebeu uma hora que o MIB disse que o Jacob tinha roubado o corpo dele!!! Essa não é a forma original dele, a forma original era o corpo do Jacob!
E outra, essa mãe louca que ele disse que teve, mitologias à parte, eu aposto que ele falava da Claire. Pra mim ele é o Aaron e é por isso que ninguém falou o nome dele ainda.

Léo.&;Ailana fortaleza.ce;Léo disse...

a estatua enteira vista no episodio Lafluer foi vista por um breve e curto tempo de um flash de viagem no tempo q a ilha estava dando constantemente,provavelmente o losties estavam nun passado beM distante da ilha...por isso viram a estatua toda.

Léo.&;Ailana fortaleza.ce;Léo disse...

pode ser Vitor,,pode ser... :)

Unknown disse...

P*rra, spoiler nos comentários de novo. ¬¬ To tentando não ver nenhum nessa temporada, mas tá dificil.

Enfim leco, lembro que quando saiu essa figura na temporada passada

http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20090516160732/lostpedia/pt/images/e/e6/BramHoldingStatue.png

Muitos se perguntaram o que era essa figura atrás da estátua. Se era um templo ou sei lá.
Da visão do Black Rock, dá pra ver estrutura semelhante no fundo

http://2.bp.blogspot.com/_cTou0YgWDu0/S6tpadKrJoI/AAAAAAAAF_A/2O0DqXOyJfI/s1600/o+fim+da+est%C3%A1tua2.JPG

Mas me parece só uma montanha. Você tem algum screen shot mais claro dessa parte?

Malucom disse...

É isso aí vitor, to contigo! Tem sempre algum lesado sem noção que solta spoiler em comentário! É pra comentar o episódio e teorias, não pra ficar falando demais!

Que falta de respeito!

Márcio disse...

Sobre o que o primeiro Anônimo disse, pode ser que Alpert realmente seja o substituto de Jacob.

Quando fui lendo mais posts e li o de joaquimbasso.

Pensei um pouco, naquela roleta russa Alpert & Jack, nenhum dos dois morreram e nada aconteceu, são sem dúvidas os mais cotados a substitutos de Jacob na ilha.

VOU JOGAR AGORA COM AS POSSIBILIDADES.

É interessante até imaginar Jack tornando Locke o "prisioneiro de suas idéias." LOL. Ainda na linha, escolhendo Hurley ou Kate para cumprir o papel que Alpert cumpria. Se bem que, se Jacob permanecer dando ordens, precisará de Hurley então ele que terá o trabalho de Alpert. ESPERA reduzir a confusão, a hierarquia ficaria talvez assim:
Jacob -> Hurley -> Jack -> Kate -> Povo

Só existe uma pessoa importante, que está de fora ai: Sawyer. O caminho certo pra ele é sair e levar ou não Kate. Se não sair, ele não vai suportar muito viver essa vidinha da ilha talvez então resta um destino secundário para o clima de romance de Jack e Kate e da hierarquia da ilha e da história de rivalidade natural entre Jack e Swayer:

Se a ilha não pode ficar sem guardião, talvez também não possa ficar sem ter o que guardar. Se o MIB puder de alguma forma ser morto, então alguém tem que assumir o seu papel. Três candidatos: SWAYER, CLAIRE, SAYID. Swayer pela rivalidade que tinha com Jack, acho que manteria aquele mesmo clima de rivalidade entre Jacob e o MIB.

Mas também não existe porque estragar tão bom personagem e talvez o MIB realmente não possa ser morto.

Se sair da ilha e entrar na realidade alternativa terá a chance de ter Juliet. Algo mais recompensador e menos cruel com um cidadão que teve tão poucos pecados.

Mas é isso... Os 2 melhores "reféns" para um "Jack-Jacob" são MIB encarnado Fake-Locke e Swayer, pelas relações de rivalidade nos campos das ideias.

Alpert como Jacob fazendo o Fake-Locke prisioneiro é bom. Alpert conheceu bem o MIB e o Locke verdadeiro e ter os 2 "embutidos" numa matéria só é interesante.

Existe o terceiro homem no jogo: Ben. O literalmente desacreditado para assumir o papel, mas que já recebeu propostas(do inimigo e era candidato de jacob). Lado bom que conta para ele é o arrependimento. Sabe usar bem as palavras, lingua afiada e também atitudes fatais. LOL. Estaria mais para ser o sucessor do INIMIGO do que o de JACOB. Ben entre todas as figuras dentro da ilha é quem deu os meios para que o MIB pudesse "caminhar" rumo aos seus planos. Ben teve apoio da esquerda e da direita da ilha digamos assim. :D Se fosse candidato no Brasil, estava eleito! Mas a ilha não é nem fernando de noronha. :T

Bom é isso ai, jogando com possibilidades.

Malucom disse...

Não acho que o alpert seja candidato! Ele não explodiu porque o jack estava lá e, como é candidato, tem um destino pela frente. Ou o alpert ainda tem um papel pra cumprir na tal batalha final que vai rolar.

Só um dúvida: Eu imaginava que a figura humana do homem de preto da época das conversas com jacob fosse sua forma/corpo original. Pensei que naquela época ele ainda não fosse a fumaça preta e que só teria se transformado nela depois de sua morte ou de algum acontecimento específico, mas esse episódio destruiu essa teoria!

Será que ele sempre foi aquela fumaça?

Unknown disse...

Não entendi uma coisa: a reação de Jacob quando Alpert chegou com a adaga para matá-lo, deu uma surra no coitado. Mas quando Ben foi matá-lo, ele quase se entregou. Alguém pode explicar isso?

Unknown disse...

Barbará, o proprio MIB responde isso para Ben.

Foi algo como "ele sabia que tinha sido vencido".
Já não se tratava de lutar pela prórpia vida. O ponto ed Jacob era provar que a humanindade pode ser boa. Do jeito que as coisas aconteceram, ele meio que "perdeu".
Acho que ainda no primeiro episodio o MIB fala isso para ben.

Malucom disse...

Barbara e vitor

Acho que jacob não impediu ben porque ele sabia que o destino dele era morrer naquele momento. O tempo dele como guardião da ilha tinha chegado ao fim e ele sabia disso! Por isso recrutou previamente os candidatos para substuí-lo. Penso que seja isso.

Unknown disse...

Obrigada Vitor!

Unknown disse...

Mas malucom, ele vem recrutando candidados bem antes de Alpert, portando, ele sabe que será substituído, é o que diz para o MIB no final do episódio.

Nanda disse...

Leeeeeco!
Eu tô doida pra ler essa sua teoria misteriosaaa! Posta isso logo! hauahauahauahaa.

Beijão!

Anônimo disse...

Por favor, gente preciso de uma ajuda p/ entender uma coisa!! Espero que que alguem pense em uma teoria pq eu nao consegui hehehe

Essa ADAGA que o Dogen mandou p/ matar o Flocke nao funcionou contra ele, e o Dogen disse exatamente as mesmas palavras p/ o Sayd ao mandar faze-lo: "direto no peito, nao deixe ele falar nada blablabla..." Mas Ben ao matar o Jacob se utilizou de uma arma qlq...entao qual a importancia dessa adaga? nao consigo pensar em nada rsrsrsrs.

Episodio mto foda!! A angustia do Jack em querer explicações ta me deixando tenso tb, estamos todos como ele querendo explicações!! hauhauaha

Anderson disse...

Estão dizendo que foi o Black Rock que destruiu a estátua. Não acho que tenha sido.
Com o impacto seria improvável que a estátua tivesse sido destruída e o barco escapado com poucas avarias.
Acredito que a batida tenha sido "de raspão",e o que realmente destruiu a estátua tenha sido somente a força da tsunami.

Anderson disse...

A adaga deve ter sido "encantada" pelo próprio MIB antes de entregá-la ao Richard. Por isso não funcionou contra ele mesmo, mas teoricamente funcionaria com Jacob (caso Richard não tivesse apanhado).

Anônimo disse...

Só um comentário, pra não passar batido...como são ruins os efeitos especiais de Lost!

Os efeitos, cenas em computação gráfica, tudo muito mal feito. As cenas em 3D dos submarinos chegando e partindo da ilha são toscas. A cena da ilha afundada é mal feita, não passa a ideia de ser uma coisa real, ficou um 3D bem "artificial".

Acho que os efeitos são o ponto fraco de Lost. Destoaram do padrão de qualidade da série. Não entendo como uma série tão aclamada não tenha tido o cuidado necessário com a qualidade dos efeitos.

Mas Lost é tão legal que ninguém nem repara nesses detalhes.

Mas que poderia ser mais bem feito, poderia...

Unknown disse...

É Anderson, também acho que o que bombou a estatua foi muito mais a tsunami. Neguinho subestima achando que é só água, hahaha, mas vai ver o estrago que uma tsunami faz. Tem lugar que se arrebenta só com chuva....

Anônimo disse...

Um personagem que acho muito estranho é o Dogen...pelo que o hippie falou, ele era a única coisa que evitava que o fumaça entrasse no templo e detonasse tudo. Isso quer dizer que ele era importante na história.

Alguém sabe se rolou alguma história sobre o ator ter que parar de gravar a série por algum motivo e então "mataram" ele rápido? Só pode ser isso. Porque não entendo como um personagem tão importante durou tão pouco tempo e saiu sem ter feito nada de relevante para a trama. Ou então pode ser que ele ainda volte...

Malucom disse...

Bárbara,

Jacob já levou muita gente pra ilha, mas acredito que todas elas tenham sido apenas pra provar sua tese de que a humanidade é boa. Candidatos mesmo acho que só esses do vôo 815, já que ele sabia que sua hora tava chegando!

Anônimo disse...

Esse episódio foi demais! Eu achei curioso também o nome do navio. Eu não tinha prestado atenção ainda, mas agora eu percebi que Black Rock é pedra negra... Talvez tenha alguma ligação com a brincadeira deles com as pedras... Tanto que o Richard entrega para o MIB a pedra branca a pedido de Jacob.

Anônimo disse...

Quem construiu a estátua?

Almirante Águia disse...

Salve Lostmaniacos

Vamos especular um pouco
Concordo com alguns possíveis substitutos para MIB:
Sawyer, seria o candidato ideal, principalmente devido a sua grande fome de sair da ilha, o mesmo acontece com o MIB, outra coisa é que Sawyer mesmo como grande golpista, sempre esteve sendo usado por alguém, nem sempre se deu bem, veja o caso do MIB, ao tentar matar Jacob.

Kate, não acredito muito nesta hipótese, nossa Lara Kroft não consegue concluir qualquer fuga, também está presa a ilha por este motivo, sua fome de sair faz dela uma fortissíma candidata a substituir o inominado MIB, embora até este momento não temos pista alguma sobre o papel de Kate, bastante possível ela trazer Aaron para a ilha, se este já não estiver trancado no submarino de Widmore. Esta seria de lascar!

Sayid, este está lombrado, quem viu promos do próximo episódio já deve ter tido a mesma idéia (promo é spoiler?... Não sei, de qualquer forma não os vejo faz muito tempo) grande candidato a fazer um grande estrago e depois morrer de uma vez por todas.

Pelo menos dois destes aí de cima podem ser candidatos a MIB. Outro chute é acreditarmos que aquele menino louro seja uma alucinação do MIB com a sua época de riança, pois tudo pode ter começado com uma disputa de meninos (sem descartarmos a hipoteses de eles - MIB e Jacob - serem realmente semi-deuses). O outro chute é que o lourinho seja o próprio Mib ou o Jacob, surgido em um lapso de tempo.

Sempre podemos arriscar um terceiro chute, às vezes erramos todos, a ligação MIB/Aaron parece estar crescendo muito entre os telespectadores, não consigo Visualizar o MIB sendo o próprio
Aaron, para isto o Aaron precisaria ter sido lançado do continente em 2007, quando ficou com a avó , para algum tempo no passado distante, onde iria crescer e se transformar no inominado, então para mim esta idéia esta descartada.

Continuando a falar sobre Aaron, ele pode ser o grande substituto para qualquer um dos dois prestidigitadores da ilha. Outro ponto importante, uma vez que os sentimentos e caráter humanos são tão importantes na série, é enxergarmos o filho da Claire como o símbolo da redenção humana ou um novo começo (Alguém aí assistiu Presságio?!).

Vemos que com a chegada de Alpert, as regras passaram a ser diferentes, uma vez que Jacob passou a ter o agricultor como seus olhos e ouvidos na ilha, identificando e cooptando os escolhidos, antes disso parece que as coisas eram um grande pega-prá-capá, os candidatos chegavam misturados a outras pessoas, lutavam e morriam, tanto entre sí como pelas mãos do Mib, sem saber porque. Com a tentativa de assassinato, Jacob percebeu que precisava tomar mais cuidado, não deu tão certo assim.

Então Leco, estou no aguardo da teoria...

Obrigado
Namastê

Linus disse...

Pessoal

Oq foi aquele papo do MIB dizendo q Jacob "roubou o seu corpo" e otras cocitas más...?

Alguém mais percebeu?

Achei estranho ele ter dito isso e depois ter dado a Richard uma orientação IGUAL a q Dogen deu ao Sayid para matá-lo. Inclusive dizendo "se ele falar, será tarde".

Algo ai??

Unknown disse...

Bárbara Jacob já disse e sabia quando iria morrer. Na ultima visão de Miles, Jacob acreditava ainda que Ben poderia não fazer isso e evitar a morte, mas é claro o destino estava traçado. Talvez Jacob tenha decidido não modificar o "destino" e também de não poder modifica-lo se já estava traçado obviamente.

Eles os 2, Jacob e MIB, são humanos pelo menos nos traços. Demonstram as vezes desejos humanos, logo mesmo sendo algum tipo de entidade superior Jacob ainda tinha aquela noção de esperança que talvez não seria morto.

Precisa se lembrar que Jacob trouxe o barco. E ele trouxe com seus intuitos ali embutidos. Se o MIB não pode tocar num fio de cabelo de candidatos, ele automaticamente era um candidato de Jacob naquele momento e talvez por isso Jacob tivesse plena idéia do que iria ocorrer, tanto que estava preparado.

Jacob pelo visto não queria morrer de graça(como Ana Lucia morreu e outros tantos personagens ai que morreram de graça) e precisava domar ou trazer aos trilhos o seu candidato. Deu certo. Jacob ali já aspirava confiança na luta e lutou com vigor porque sabia que não morreria ali, mas também é claro não se deve ficar fazendo como Jack e brincar com o destino.

O MIB em parte também sabia do futuro, pelo menos foi juntando o quebra cabeças ao ir por ai analisando e fazendo "pesquisas de campo" quem eram os candidatos de Jacob e quem não lhe serviria para nada e arquitetou o LOOP.

Veja algo importante que Jacob diz a Alpert: "...ninguém entra ali sem a minha permissão...". Já é a forma que ele entrou para se proteger do MIB e também talvez já sabendo de como sua morte ocorreria. Alpert foi o maior aliado de Jacob, por protege-lo todo esse tempo, era muito valioso por isso não deveria se deixar matar por ele, nem forçar muito a barra e mata-lo.

Em alguns momentos acho que Jacob e suas ferramentas lá na estátua, fazem analogias com o tempo ou destino, que o próprio Jacob trançou ou por opção ou porque não poderia evitar.

Falou.

Julieth Silva disse...

Gente, será que alguém consegue me esclarecer uma dúvida?
Em algum momento de todos os episódios o nome do mesmo foi "justificado", ou por uma citação de um personagem, ou por um lugar, enfim. Eu NÃO ENTENDI de jeito nenhum o que significa "Ab Aeterno". u.u'
Alguém sabe matar a minha dúvida cruel? =P

Beijosss =*

Unknown disse...

Ae Anônimo sobre a Adaga.

Acho que esse lance da Adaga é uma "piada interna". Se Jacob as vezes "tira onda" com o MIB(o lance da pedra branca que ele não gostou muito de receber, nem garrafa de vinho).

Aproveitar e falar da garrafa. Notem a cara do FAKE LOCKE quando Sawyer oferece uma bebida, aquilo não esqueço, ele não bebe apenas prova e olha com um olhar de estranhamento total.

Ai existe o ponto de distanciamento real de Jacob e MIB. Jacob vimos ai se alimentando, preparando o seu peixe e tal. O MIB obviamente não come, talvez no final da quinta temporada em que Jacob lhe oferece comida, seja mais uma palhaçada de Jacob.

Fake Locke ali só provou um pouco a bebida(encontro com Sawyer). O motivo ou era para saber se conseguiria sentir o sabor ou mesmo pra ter o prazer de sentir aquele sabor mas não poder como qualquer um tomar aquela bebida ou se alimentar.

Mas se alimentar ou não ou é uma opção do Fake Locke(querer a todo custo se distânciar da Humanidade, é bem possível porque ele mostra despreso, só me lembro do Agente Smith encarnado) ou é uma das prisões que ele deseja se libertar.

Saindo dessa questão e voltando a Adaga, pode ser uma brincadeira. É quase como o personagem Riddick no filme que seguinte a Eclipse Mortal, em que ameça matar outros condenados usando objetos simples, até usando um abridor de latas. O MIB queria dar um sabor, um requinte a aquela morte.

Acho que aquela adaga era uma "ferramenta" pessoal do MIB na sua vida normal anterior, não sei como ele parou ali. Não acho que era de Jacob, por que não parece muito do feitio de Jacob ter aquela ferramenta. Então ou veio com o MIB ou o MIB se apropriou simbolicamente dela, mas era de outro elemento presente ou não na ilha e que não era Jacob.

Unknown disse...

Jully, Ab Aeterno vem do latim "pela eternidade". A frase pode ser usada no sentido "desde o início" ou "por muitos anos".

Fonte: Lostpedia

;)

Unknown disse...

Almirante Águia sobre o garoto ter sido o MIB criança, ia discordar mas faz sentido.

A natureza da criança é não ter ainda plena noção de bem e mal, também não saber mentir. Se eles eram seres elevados que um dia foram crianças, suas regras traçadas e estabelecidas não poderiam ser mudadas e se ver(criança, na idade em que a regra foi criada) seria um lembrente de estar fugindo as regras(não estou falando isso como LEI ou REGRA, mas como lembrete psicológico).

Existe um problema, acho que Sawyer foi capaz de ver a criança. Só existem dois motivos pra isso:
1 - Ou naquele momento Sawyer já era um RECRUTA do Fake Locke e por estar do mesmo lado, pode ve-lo também;
2 - Ou aquela criança realmente existe, é algum tipo de entidade que pode entrar no mundo material e deixa-lo quando bem entende e como muitos falaram pode ser o juiz ou um dos juizes.

Vou colaborar com o 1ª pronto aproveitando que alguns já viram a promo do 610: Sayid lá realmente dando sinais de problemas. Isso é bom... Vou explicar.

Jacob deu a cada um tipo de habilidade. Uma é claro é a prova, marca registrada, a imortalidade de Alpert. Ele também era imortal e concedeu essa imortalidade.

E o MIB? Bom, é maligno e muitas coisas mais, seus candidatos tinham e tem algumas de suas caracteristicas também.

* Sayid parece estar sofrendo o problema de: NÃO SENTIR, não comer, não beber, não ser humano pleno. MIB não é e este é o presente do MIB para ele.
* Claire conviveu muito tempo com Fake Locke, enlouqueceu. O MIB também é meio loucão. Danielle Rousseau também era "louca", acho que é um dos "presentes" que ele tem a oferecer. (Além de deixar filhos sem mãe)
* Sawyer não entra tanto no mérito. Talvez ele tenha o mesmo "campo de visão" do MIB. Por isso vê assombrações que o MIB vem. É um Hurley do MIB, LOL.
* Ben... O maior arquiteto do mal, depois do MIB. É o cara que rivaliza no scores de Mortes na ilha com o MIB. Se fosse uma corrida, "a fumacinha" foi por ai as vezes matando de um em um, só a "purguação" de Ben matou vários de uma vez. Os dois até trabalharam juntos por um tempo. A gente pode até dizer que a "PURGAÇÃO" é a forma de Ben dizer: é, eu também sei matar com "fumacinha".. Mas voltando a habilidade de Ben é a mesma do MIB: enrolar & matar(e sair por ai fazendo barulhos em florestas, se embrenhando nos matos sumindo e aparecendo quando bem quer).

Espero que o MIB quebre as regras e veja novamente o garoto e Sayid ou Claire estejam próximos para ver.
CONDIÇÕES PARA A EQUAÇÃO:
* Se não virem, Sawyer é um Hurley. Se apenas Sayid ver, todos os escolhidos podem ver.
* Se Claire também puder ver, qualquer um ao lado do MIB poderá ve-lo.

CONTROLE:
Alpert é o controle dessa equação. Não viu o garoto. De que lado estava? JACOB. Mas não era o candidato, então fica essa lacuna que só pode ser resolvida com SAYID e CLAIRE(ou outra personagem que esteja explicitamente do lado do MIB[por isso nem coloquei a Kate, afinal o que a Kate quer?! :X]) pra mostrar como pode funcionar esse lance da aparição do garoto.

Julieth Silva disse...

Valeu Luiz ;D

Unknown disse...

obrigada a todos!

ellias disse...

epi sensacional, muito revelador, explica em parte o q é a ilha. Ainda espero que a resposta pra tudo isso seja cientifico, ou alienigena, porque tenho repulsa em pensar que o mib seja o tal nome desagradavel. também seja possível de ser uma nova forma que os produtores acharam para contar a história da mitologia grega ou egipcia sei la. Uma forma mais contemporanea
vlw

BooH disse...

Mew mto fodah essi episodio o-o lost cada vez ais misterioso :P issu me deixa com mtaaas duvidas mais sabe
axo q tem mta coisa pra acontecer ainda mais os episodios me deixam cada vez mais confusa :D bem eu xorei ateh mew enfim abrassao :)

leo disse...

Vale destacar tb a atuação do ator que está fazendo o MIB. Como se não bastasse a belíssima interpretação de Terry O'Quinn que depois que deixou de fazer o Locke parece outra pessoa como MIB, o ator que faz o MIB pré-Locke (qual o nome do ator?) copiou alguns gestuais de Terry O'Quin. É fantástico se repararem! principalmente durante os diálogos com Alpert.

Linus disse...

Viajando agora...pensei o seguinte:

E se for o contrário?

Pensem: O escravo colega de Richard, ao avistar a ilha diz q "é uma ilha protegida pelo diabo". E se Jacob realmente for o diabo e está protegendo o mal que existe no mundo e impedindo o bem de se espalhar? Digo isso, pq pelo q dá pra entender, Jacob não está protegendo A ILHA. Ele está protegendo o mundo daquilo que HÁ NA ILHA (é oq se percebe na história da garrafa de vinho).

Lembrem-se que o MIB mencionou ao Richard, q Jacob "roubou o seu corpo". Quem sabe, ele MIB, era o "branco" antes.

MIB quer sair da ilha. Jacob não deixa, para q o bem não se espalhe. Dessa forma oq faz o MIB para convencer Jacob a libertá-lo?? Tenta provar q as pessoas são más por natureza, independente de quaquer coisa. Ou seja...independe de ele sair, o mundo continuará mau, do jeito q Jacob quer. Então não faz diferença ele sair...

Já Jacob, pensa o contrário. Quer provar ao MIB a necessidade de deixá-lo preso. Então oq ele faz? Busca pessoas fora da ilha para provar q elas podem ser boas e assim, estragar o mal q existe no mundo. Assim, justifica sua vontade de deixar o MIB preso.

Tudo é um jogo entre MIB querendo sair e Jacob querendo deixá-lo preso.

Os flash-sideways, são a vitória do MIB ao destruir a ilha e se libertar (ilha submersa). Como disse a KA, as coisas nessa nova realidade parecem bem melhores, apesar das semelhanças...Ben se redimiu, Sawyer escolheu o lado da lei, Jack se redimi com seu filho...

O que está na garrafa é o mal q existe no mundo e a ilha é oq mantém o mal vigente. Logo, Jacob é o diabo q protege a ilha, como diz o escravo no Black Rock.

Isso tudo q falei, claro, pode ser uma metáfora para algo mais científico tb. Falei levando em conta apenas o lado místico.

Sérgio disse...

O episódio foi sensacional, nota 10 e, pra mim, o melhor de Lost até agora. Acho que só faltou uma coisa pra revelar:: quando e como ele assumiu o nome de Richard Alpert? Será que isso vai ser revelado até o final da série?

Abraços a todos e namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats