quinta-feira, 25 de março de 2010

Detalhes de 609 - "Ab Aeterno"

"Ab Aeterno" é um daqueles episódios memoráveis que ficaremos com vontade de rever várias após o final de LOST. Dificilmente ficará fora em uma lista de 5 episódios de qualquer fã. Isso é, caso os episódios seguintes não nos tragam tantas informações e emoções como esse. Mesmo assim, pelo simples fato de vermos a vida (longa!) de Richard Alpert, já deixa "Ab Aeterno" gravado na memória...

O lado emocional e pessoal vem se destacando em cada um dos episódios, e não foi diferente nesse. A parte "mística" também segue dominando.

Confesso que não captei referências diretas no episódio, então o post traz mais os grandes momentos, as respostas, as dicas e algumas curiosidades.

Espero que gostem e que esteja a altura do episódio!

- A idade de Alpert... Bom podemos calcular que Alpert tenha algo próximo dos 170 anos de idade, certo!? Já que o vimos nas Ilhas Canárias em 1867!


- Isabella... O grande amor perdido por Alpert. Assim como todos os personagens, sempre há uma perda sentimental envolvida na vida de cada um. Achei interessante o "código" entre Isabella e Richard ser "Feche seus olhos", um leve contraste com vários momentos da série onde o abrir dos olhos nos mostrava aquilo que queríamos ver. Fui profundo nesse, hein!?


- Black Rock, Whitfield, Magnus Hanso... Aqui uma parte bem interessante e totalmente mitológica de LOST. Isso nos leva de volta ao bom e velho LOST Experience, aquele primeiro ARG que nos deu algumas referências sobre o Black Rock. Na 2ª temporada, no episódio 217 - "Lockdown", vimos o mapa na blastdoor e uma das partes falava sobre o "descanso final de Magnus Hanso", que vimos no jogo ser o Capitão do navio. Confirmado no episódio "The Constant" e agora em "Ab Aeterno". Mas ele ainda não apareceu, apenas conhecemos Jonas Whitfield.
Todos com certeza devem ter associado o nome do Capitão ao financiador da Dharma Initiative: Alvar Hanso!


- A chegada na Ilha... Como a maioria das teorias apontava, Alpert chegou a Ilha no Black Rock. Mas, como um dos escravos e não como o capitão ou algo assim como a maioria acreditava.


- Quem era o "Candidato" no Black Rock!? Fiquei pensando nisso depois do episódio: quem seria o Candidato a bordo do navio? Não era Alpert, já que recebeu outra função de Jacob. Dei uma olhada na lista dos Candidatos do LOSTpedia e não achei nada que se encaixasse... Fica a dúvida!

- O fim da estátua de Taweret... Eu gostei dessa resposta, simples e objetiva. Vimos uma espécie de "tsunami" jogando o Black Rock contra a estátua e a destruindo. Tudo bem que o navio não foi tão destruído assim também, mas não é algo para se criar caso. Além disso, vimos de quebra como o navio foi parar no meio da floresta. As teorias de que isso tinha acontecido em uma das movimentações da Ilha foi derrubada também. Outro detalhe bacana sobre o navio, é que a resposta já tinha sido dada desde a 1ª temporada pelo Prof. Arzt, que lançou a hipótese de o Black Rock ter ido parar lá na floresta depois de um tsunami! O cara era demais mesmo...


- O "Inferno"... Não sou muito dessa área, mas não acredito que a Ilha seja um Inferno. Mesmo pensando na ficção que é LOST. Tem algo mais nisso e tenho uma teoria, mas que virá em outro post.


- MIB... Acho o máximo ver esse personagem em sua "forma original". E sempre se apresentando com um "amigo". Depois de ajudar a se livrar das algemas disse para Alpert a mesma frase que fez com que se lembrasse dele "É bom vê-lo sem as correntes", frase dita pelo FakeLocke em "LA X".


- A adága... E o MIB fez sua oferta a Alpert e lhe deu uma adaga para matar Jacob. E que era a mesma que Dogen deu a Sayid para matar o FakeLocke! Ou seja, vimos como Jacob conseguiu a adaga...


- A Ilha e a "rolha"... Depois de acalmar Alpert, Jacob deu algumas dicas sobre a Ilha. A chame de "Inferno, Mal, Maldade ou Escuridão", a Ilha existe para evitar que isso seja libertado e se espalhe. Como já disse antes nesse post, tenho uma teoria e é exatamente sobre isso e que vai ficar para outro momento. Por enquanto, vamos imaginar que Jacob esteja dizendo a pura verdade e a Ilha é a "rolha" que prende o "Diabo". Caso eles sejam "Deuses", apostaria que o MIB se chama Hades. Assim deixo um pouco de mitologia grega para vocês: Hades, o deus do mundo dos mortos! "Hades era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não o pronunciar. Era descrito como austero e impiedoso, insensível a preces ou sacrifícios, intimidativo e distante. Invocava-se Hades geralmente por meio de eufemismos, como Clímeno (o Ilustre) ou Eubuleu (o que dá bons conselhos)." (Wikipedia). Alguma semelhança com o MIB!?


- A "imortalidade" de Alpert... Com um simples toque, Jacob deu o dom para Alpert. Como exatamente isso aconteceu eu duvido que saberemos. Mas quando entendermos "o que é" Jacob, ficará mais evidente...


- Jacob e MIB... Jacob gosta de algumas brincadeiras de vez em quando e mandou a pedra branca de presente para o MIB. Os diálogos entre eles são sempre interessantes e dessa vimos o MIB jurando morte à Jacob e a todos que tomassem seu lugar na Ilha. A garrafa sendo quebrada no final mostrou o que o MIB quer e o que devemos acompanhar seguindo os passos do FakeLocke. Como será que ele pretende escapar!?


- Hurley e os mortos... Não vou comentar sobre Hurley ficar recebendo ordens dos mortos aqui. Acima de tudo isso, acho interessante ver que o personagem finalmente tomou conta de sua própria vida e age por conta. Bacana isso para um dos personagens mais queridos por todos nós!


- Michael Giacchino... Vale um tópico aqui para o mestre das trilhas sonoras, vencedor do Oscar! A cena final então, com o MIB olhando e quebrando a garrafa depois foi sensacional...

Mais um grande episódio para LOST e sua Mitologia. A corrente "mística" segue ganhando força, mas eu ainda não diria que será essa a corrente que resolverá a série. Acredito ainda que a "razão", a "ciência", voltará e trará elementos importantes para fechar LOST! E vou escrever uma teoria com o que acredito que seja essa parte "científica", que explica pelo menos o que é o "vinho"...

Ainda tem mais sobre "Ab Aeterno" nos próximos dias, então fiquem ligados aqui no Teorias.

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats