quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Season première : Uma nova visão?

Na verdade não, Leco e eu, invariavelmente, discordamos dos caminhos de Lost. Mas tanto ele, quanto eu, sabemos o quão místico foi essa première e concordo com suas colocações. Mais tarde virão os detalhes do episódio e a julgar pela entrevista dos produtores já postada aqui também no blog, pequenas falas soltas farão a diferença no final. E quais seriam elas? A mais importante, Juliet e o seu "funcionou" e também a sequencia de frases aparentemente sem nexo, típicas de quem está morrendo, mas estranhamente semelhante ao passamento de Charlotte. Essa semelhança seria aleatória?

O que funcionou, Juliet? A bomba? O reset? A vida num mundo onde o acidente do 815 não fez parte da história? Se for isso, a única realidade imutável é esta: os personagens fatalmente irão se encontrar e interagir em algum nível. Alguns chamam isso de poesia, eu chamo de karma. Assim, até ela, Juliet, poderia encontrar Sawyer e o outro casal, Jack e Kate, para um café.

Na lista de mistérios, já contei um a menos. Para mim, o monstro da fumaça já foi devidamente explicado, o episódio mostrou sua transmutação, seu poder de fogo, sua função juiz/executor e, claro, como Locke, demonstrou que sim, era o monstro na versão Yemi e Christian. De um modo ou de outro, ele, o inimigo de Jacob, tentou cooptar losties e tailies para o seu fim. Com Jack em relação a Christian e com Mr. Eko e seu irmão.

Vi que algumas pessoas nos fóruns da vida acham que o inimigo de Jacob, o falso Locke, "possuiu" Sayid, entendo de onde eles tiraram isso, afinal, por tantas temporadas era assim que ele se manifestava também. Mas não acho que desta vez seja por aí. Aliás, sequer acho que ele foi possuído, pra mim pareceu um renascimento numa fonte que poderia ter este poder. Se eu fosse considerar a tal possessão, pensaria em Jacob, que orientou Hugo até lá, até mesmo antes da ilha.

Comentei na comunidade Teorias Lost no orkut, transfiro para cá parte destas idéias logo abaixo, como estavam num fórum, podem parecer desconexas:

Tenho algo a dizer para Leco: Que episódio místico , hein? hahahahaha

Será que a linha desta temporada foi lançada para nós? Então é isso? O ritual sobrepondo ao método científico? Claro que podemos arranjar toda e qualquer explicação de base científica, ou religiosa, ou filosófica, pq aí, exatamente neste ponto, que reside a maravilha desta temporada. Eles, mais uma vez, não vão escolher apenas um viés para explicar. E já disse isso por aqui, o místico é interessante porque precisa de apenas algo: que a gente creia. E nada mais. Quer coisa mais simples assim?

Não, claro que não. Se isso fosse em outras temporadas...mas é a última. E o que o que o povo quer é muito mais do que o "simples assim". Essa season première deu o gostinho do que vem por aí sim, várias linhas, não mais de tempo, mais de escolhas, de destino. Foi a palavra que acompanhou Locke durante todas temporadas- Destino- E Foi a última palavra proferida por Jacob - escolha.

Neste episódio de abertura sinto que eu e meu povo, o lado místico da coisa (hoho) fomos contemplados. Mas sei também, até porque o mesmo episódio deu as pistas necessárias, que não será este o único caminho. Por mim já me sinto aliviada. Tenho a quase convicção de que Lost vai cumprir suas promessas em explicar quase tudo a contento. E olha, isso já é muita coisa!

Bom, também fico feliz que minhas teorias, muitas furadas, agora tem algum valor. Aliás, minhas não, teorias nas quais abracei, porque nada é inédito . Como muitos já pensavam, o monstro não é apenas controlado pelo frenemie de Jacob, é, como muito bem denominou o Luciano na comunidade Teorias Lost no orkut, avatar do próprio. Imaginava que fosse por aí mesmo. Ele sempre foi juiz e executor na ilha. E o frenemie de Jacob é mais do que se apresenta. E a sua casa para qual deseja retornar pode ser o lugar onde ele e Jacob, farinha do mesmo saco, creio eu, foram criados. Olha, acho que isso é primórdio dos tempos. Eles são elementos da própria criação. O Bem e o Mal no seu contexto mais literal ao mais complexo. Digo complexo porque não caio no conto do maniqueísmo. Quantos as cinzas, também estávamos certos lá no começo, quando a cabana de Jacob apareceu pela primeira vez e a gente zoou que era o sal grosso dos irmãos Winchester. Sal não era, mas tinha o mesmo fim: manter algo afastado.

Quanto a LA 2004. Não acho que seja alternativo. Seria aquilo se seguissem seus destinos? Aceitando o que são? Acho que foi uma bela, mas incompleta, representação do que teria acontecido se eles chegassem a LA. E porque ? Este era o sonho deles, mais do que voltar para casa, eles desejavam que nada daquilo tivesse acontecido.

Adorei o cara estilo samurai, coerente com a proposta de manter sigilo, tradição, sacrifício. Lost nas águas das civilizações antigas. ..

Aliás, eu tô pasma com aquela fonte da vida em que o Sayid foi renascido. Que batismo de sangue! Será que é ali mesmo onde Richard Alpert e o samurai se banham para ganhar a vida e juventude eternas? E será ali, tal qual o Senhor dos Anéis, que o frenemie de Jacob precisa forjar a sua volta? E depois falam que o homem veio do barro...

Man of Science...Man of Faith

Pra mim este foi um dos episódios mais interessantes de Lost, a season première da 2a temporada. E acho incrível ele voltar a ser mote neste também. Muito da mitologia, até os próprios personagens, já devidamente apresentados no cast de Guest já nos créditos iniciais, retornaram. Mas isto era óbvio. Para explicar, vamos ter que voltar...

Não acho que foi um episódio perfeito. Mas não é por ser ranzinza não. Tem problemas sim pra mim. Juliet não precisava aparecer, não precisava que sua morte fosse mostrada as vísceras para nós. Miles poderia ler - e que cena forçosamente exagerada e teatral - no mesmo chão o que ela queria dizer a Sawyer. O fim de Juliet foi melhor quando era implícito. E a Claire aparecendo no taxi, ok, dispensável pra mim. Deveras. Ela merecia cena maior. E olha, nada me convence desta súbita super participação da Cindy.

Que foi um reset, foi. Mas como bem disse Sawyer, eles voltaram ao que estavam antes. No tempo. Pq os acontecimentos estavam todos lá. Por um momento achei que aquela LA pertencia a um mundo bizarro, saca, aquele desenho que o superman tem uma versão distorcida dele? Pois é.

Frases bacanas pertencem ao Hurley e o seu poder de ver os mortos. De ser um cara de sorte (bizarro, bizarro) e ter uma arma e saber usá-la.

Achei o povo do templo tão hippie, me identifiquei. Viva a sociedade alternativa! E os malditos sussurros, que a gente já achou que eram dos Outros, depois dos próprios Losties em suas viagens, agora me aparecem de novo no Templo com aqueles monges/ninjas/guarda costas.

O som do Monstro e dos sussurros sempre me deram medinho .

Pensando na zoação do sal grosso, acho que as cinzas são um elemento interessante, veja bem, Jacob ao ser morto na season finale, teve que ser queimado. Ashes to ashes. Do pó ao pó. Renascimento na água ou nas cinzas mesmo? Mas não acho que Sayid foi possuído, mas renascido, feito no mesmo barro que Jacob e seu inimigo. Será que é para temer ou idolatrá-lo?

Danielle M
/danna_

12 Comentários:

Leonardo BA disse...

Oi Danielle. Parabéns pelo texto. Sobre o lado místico de Lost convenhamos que fica difícil arrumar explicação em alguma outra área para o tal Lostzilla, para a água milagrosa, mesmo que o Leco não curta a idéia, hehehe. Sobre o círculo de cinzas, sempre que as histórias de terror apresentam este artifício é algo para afastar o mal. Sobre a tal realidade alternativa, ou qualquer que seja o nome, do vôo 815 bem sucedido do início do episódio, já foi comentado em outras temporadas que seria um dos possíveis finais, algo que também é comum nas histórias de viagem no tempo.

Aliás sobre o final algo me faz pensar que talvez seja como se duas histórias fossem contadas, uma sobre a vida na ilha e outra bem menor, bem menos detalhada com o vôo chegando ao seu destino e cada um seguindo sua vida sem qualquer relação com toda a experiência vivida na ilha. Talvez estejam aí as duas realidades que se fala.

Sobre a casa do Mib acho que se trata do templo, por isso que a turma hippie da aldeia ficou toda alarmada quando soube dos acontecimentos e começou a se preparar para defender o local.
Volto a repetir agora o que falei sobre a presença do Desmond no vôo. Tenho uma vaga lembrança do episódio "The incident" que naqueles saltos que dava ele foi parar no avião. Alguém confirma isso?

Aliás falando em Jacob e Mib se eles não posuem corpo e apenas adquirem a forma de outros de quem eram aqueles corpos que eles possuem? Sobre os dois também já falei em outro comentário aqui que acho que na verdade eles sejam dois aspectos de uma mesma entidade, uma dualidade, o lado bom e o mau de um mesmo ser que tenta impor sobre os humanos o seu modo de "ver a vida".

Lost voltou com tudo e fico com a cabeça a mil. Obrigado por fornecerem esse espaço para podermos compartilhar idéias.

Abraços

Unknown disse...

Dani, assim como voce e prefiro também o lado místico da série.
Mas não o sobrenatural gratuito.

O bom da parte mitologica é que tudo funciona como uma metáfora para falar sobre o humano.

E lost é repleto dessas metaforas e, principalmente, simbologias.

Jacob, branco, o "bem", morando num estatua que vai para o céu, para o alto.
Mib, negro, o "mal", morando num subsolo, rastejando e fazendo planos debaixo dos planos, manipulando.

Gosto muito dessas simbologias, pois são representações universais que nós humanos vivemos.

Exemplo o que o Leonardo aqui em cima disse. Os dois serem representações de uma dualidade que existe dentro de uma unica entidade. Que entidade? Nós mesmos. =)

Os dois lutando para guiar os humanos para o seu lado. Essa dualidade existem dentro de nos antes de cada decisão. Correntes com responsabilidade, ou liberdade inconsequente?
Bem divertido como alguns dialogos do MIB fazem as pessoas questonarem suas crenças. Ele faz Ben, os Guarda costas e até Richard se questionarem se vivem presos a correntes, e por que continuam. =)

Leo disse...

Bom, quanto à série ser mística ou científica, eu acho: "whatever floats your boat".
Agora, uma coisa que me intrigou forte: o passado dos losties no avião. Aparentemente, todos estão nas mesmas condições de quando o avião caiu. Com a exceção de nosso adorável gordinho Hurley. Tanto que ele afirma que "é o cara mais sortudo do mundo". O que acontece, uma vez que ele ganha na loteca, é virar um cara azarado ph*d@. Talvez ele tenha realmente vencido a loteca, só que com outros números (Aí o lado místico: o 'destino' do cara era ganhar a Sena, heehe). Só que, como ele não teria ganho através dos números malditos, ele fica numa boa.

Anônimo disse...

Concordo com vcs 2 em td... ateh pouco palavras pra colocar aqui...

Vitor...

em questão as correntes de richard... pensei no black rock... ja q rola esse lance de ele ter vindo no navio e o mesmo sendo um navio de escravos... escravos = correntes...

Anônimo disse...

Vou viajar mais um pouquinho. Agora sobre os sussurros.

Imagino que sejam as vozes emanadas em conjunto pelas almas adquiridas pelo monstro de fumaça. Faz isso (o monstro) pra chamar a atenção, pra confundir, pra botar medo.

Quanto ao Saiyd, continuo imaginando que ele é a encarnação de Jacob, caracterizada através da fonte no Templo, por suspeitas do futuro da série, que não vou dizer aqui porque não sei se isso é mesmo um spoiler. Mas ainda é muito cedo pra imaginar algo de concreto.

Quanto à dualidade ciência x religião, embora eu prefira o lado da ciência, independentemente do lado escolhido pela série até o seu final, está sendo muito bem contada.

dipi evil disse...

Hurley é sortudo na RA porque ele não vai usar os números para ganhar na Loteca.

Glaucus Moura disse...

Galera, tava passando os canais da tv e estava passando um filme q nao tinha visto.Filme legalzim: "Mumia 3-Tumba do Imperador Dragão". Aew nesse filme fala sobre um lugar chamado Shangri-lá.... E nesse local tem uma Fonte q é chamada de "Fonte da Felicidade", proporciona a vida eterna e tal, todas aquelas coisas q sabemos. Posso estar viajando total, mas comparei isso com O TEMPLO. Aew fui pesquisar na net e achei um site falando um pouco do lado mistico de Shangri-lá.
http://sosacriticismo.blogspot.com/2007/09/no-shangri-la.html.
Quando li o texto da Danielle, fiquei pensando... e ela falou de Karma e tal... Aew num sei, ainda vou pesquisar mais, mas quem souber de algo, posta aqui nos comentarios q depois vejo. Maaaaiiiis um teoria... heheheh

Namastê povo

Fuiiiiiiiiii

Felipe Huertas disse...

Só uma pergunta: se o monstro é um avatar de MIB, porque ele atendeu, solicitamente, a invocação empreendida por Ben quando os homens de Charles Widmore entraram na ilha?

Unknown disse...

cara, excelente pergunta Felipe.
Já pensei nessas variações que o monstro teve e que não se encaixam bem com o MIB.

Na terceira temporada, quando Monstro bate na cerca sonica, ele vem dividido em tres e depois se junta pra bater na cerca (Divisão essa em 3 que gerou especulações sobre ser Cerberus e tal)

Talvez existam mais de um monstro na ilha.


Anonimo, faz sentindo essa ideia da corrente.
Mas ainda assim acho pouco. Pelo peso dos dialogos do MIB... ele falando com os guarda costas de Jacob "vão, agoras voces estão livre. não estao presos e tal"
Fica dentro desse perfil dele.

Mas vamos ver, é uma opção também. ^^
Apesar de que, Black Rck é de 1800. Escavos nessa epoca são predominantemente negros... vamos ver. =)

Leo disse...

É Felipe. Eu estava discutindo essa estória do Evil-Jacob, sendo monstro, ser tão solícito ao Ben. Simplesmente, nosso querido olho-esbugalhado faz uma magia ali e o Lostzilla aparece pra salvar geral. Quero dizer, se fosse do propósito do Evil-Jacob salvar os losties + Ben, ele não precisaria esperar ser chamado. Ele, provavelmente, estaria vigiando Ben e a patota. E, se não fosse a idéia do Lostzilla salvar a galera, então, ele não iria, e pronto. Talvez o Evil-Jacob não seja, de fato, o Lostzilla. Mas, sim, seja possível para quem quiser controlar o monstro de fumaça... Ou não, hehehe.

Unknown disse...

Vitor,

eu não estou tão certo dessa luta entre o bem e o mal, representado por Jacob e o MIB, respectivamente.
A gente não pode se esquecer que o Jacob foi o responsável pela morte da noiva do Sayid, quando o parou na rua para pedir falsas informações sobre as ruas de Los Angeles.

abraço.

Unknown disse...

Gente, valeu pelos comentários! Quanto ao "monstro", juro pra vcs, pra mim já é um mistério a menos, ahaha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats