quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Detalhes de "The Substitute"

Gente do céu! Que episódio extasiante!
Quando a gente "reclama" de um ou outro capítulo mais arrastado é exatamente porque sabemos da capacidade que os roteiristas tem de nos brindar com episódios tão grandiosos.
Continuam os combos de respostas e novas dúvidas. O ritmo alucinante foi muito bacana.
O post ficou grande, já aviso mas garanto que vale a pena ler. =D


Na realidade alternativa vemos aquele Locke pré-ilha, desmotivado, submisso e com um detalhe absolutamente contundente: este John se sente tão subjugado por sua condição de deficiência que nem de longe lembra aquele "homem de fé" que conhecemos.
É onde começam as diferenças mais agudas nessa nova realidade. O careca e Helen ainda estão juntos e estão prestes a contrair matrimônio. Inclusive é a noiva de Locke a responsável por dar-lhe a perspectiva da fé e quem tenta convencê-lo de que "milagres existem".
Pois as diferenças são na verdade discrepâncias!
John parece ter um ótimo relacionamento com seu pai. Não só pela sugestão de Helen de fazerem um casamento mais intimista apenas com a família, mas também pelas fotos na mesa de trabalho de Locke.
Quais as implicações disso? Como teria ele ficado paraplégico então? Anthony Cooper ainda seria um trapaceiro vindo a influenciar veementemente a vida de James Ford?

E seguem as séries de coincidências...
O cartão de Jack; sinal de esperança mas também de dúvida. Ao mesmo tempo que John busca uma solução para voltar a andar também pensa se não deve aceitar a situação em que se encontra e continuar a viver.
O bate-papo com Rose - nessa realidade ainda com câncer terminal - o ajudou a abrir os olhos e perceber que sua condição não é um ponto final na sua vida e as palavras de ânimo vindas de Hurley [seu patrão] com certeza deram-lhe um "novo fôlego" pra seguir em frente.

Mas desses encontros o mais surpreendente foi, sem dúvida, o de John com Ben Linus!
Se a aparição de Ethan Rom como médico de Claire já foi assustadora o que pensar do metódico professor de História? A afinidade natural entre os dois "cavalheiros" deu até um nó no estômago. hehe =p
Vale ressaltar a profissão temporária aceita por Locke: a de professor. John sempre foi ótimo aluno e demonstrou diversas vezes que gosta de ensinar [os casos de Walt, Charlie e Boone, por exemplo].
E não poderíamos deixar de destacar a velha maleta de facas! Com certeza todos tiveram aquela lembrança do susto e surpresa que tivemos na primeira temporada quando o careca mostrou pela primeira vez o conteúdo da mala!
Me intrigou também um pequenino detalhe: o som do despertador de John que me pareceu muito com o alarme do contador da escotilha quando este se aproximava do zero.

____________________________________________________

Mas é na Ilha que tudo realmente acontece não é mesmo? Locke, que já estava com o corpo apodrecendo virando até comida de caranguejo tem finalmente seu merecido enterro com direito a um belo discurso de Linus."John foi um homem muito melhor do que eu jamais serei."
Descanse em paz John.
Descansar? De jeito nenhum. O Homem de Preto continua andando por aí com a fisionomia de Locke revezando por vezes com a coluna de fumaça. Bem legal aquela viagem pelo ponto de vista do monstro até a Dharma Ville.
Por falar em fisionomia, três informações importantes relacionadas ao fato do MIB ter assumido essa forma:
• Locke foi escolhido por poder chegar com mais facilidade até Jacob;
• Locke era um dos "candidatos" - grupo de pessoas escolhidas por Jacob para proteger a Ilha depois dele;
• O Inimigo de Jacob agora está "preso" a esta forma.

Sobre o fato dele ser um candidato falarei mais ao final...
O que me deixou confuso foi o porquê dele não poder mais mudar de forma haja visto que ele mesmo depois de ter assumido a forma de John se transformou em Alex para convencer Ben a obedecê-lo. Teria o assassinato de Jacob causado isso?
Ilana se mostra absolutamente consternada com a morte de Jacob e depois de saber por Linus como morreram seus amigos, recolhe as cinzas de Jacob numa sacola. Qual o motivo? Ritualismo ou algo mais? Já vimos que o Monstro de Fumaça não é muito chegado em cinzas não.
E é a moça quem revela que Fake Locke está recrutando.
Desde o começo da série as coincidências todas que acabaram levando os losties a cair na Ilha já nos sugeriam algum tipo de conspiração. Agora está mais do que claro, que tanto Jacob quanto seu Inimigo gostam dessa manipulação. Ainda não sabemos qual a verdadeira motivação, se é a escolha do guardião da Ilha, se é apenas um modo de fugir mas ambos buscam aliados e usam todo tipo de discurso persuasivo pra isso.
O primeiro a ser abordado é um velho conhecido: Richard Alpert. O hostil é enfático ao negar a proposta. Parece ter medo do MIB mesmo este mostrando a Alpert que Jacob não foi 100% honesto quanto aos seus propósitos.
Já com Sawyer acontece exatamente o contrário. Tá certo que ele estava bêbado mas ele sequer se incomodou com o fato de ter um cara morto conversando consigo como também afirmou não sentir medo e seguiu o Fake Locke com a esperança de finalmente obter as respostas que tanto quis: "Por que estou aqui?"
Ah! Ao chegar na casa de James, é possível escutar em volume alto o som da banda The Stooges. A música é "Search and Destroy" e se levarmos o nome ao pé-da-letra viria de encontro com o que Alpert diz a Ford quanto a "não parar enquanto não encontrar todos e matar". O.O
Além disso a canção diz: "E eu sou o menino esquecido do mundo; Eu sou um fugitivo filho da bomba atômica; Alguém precisa salvar a minha alma;" e remete ao estado de espírito de Sawyer.

Entre encontros com garotinhos misteriosos, dúvidas quanto a índole do Fake Locke, citações de "Homens e Ratos" [livro que James leu enquanto estava na cadeia] e experiências-de-quase-morte, John e Sawyer chegam até uma caverna no meio de um precipício e aí o coração disparou mesmo!
Um parêntesis pra falar do loirinho. A maioria do pessoal vem achando que o menino pode ser Jacob quando criança, ou que pode ser Aaron, ou que Aaron é Jacob...
Eu ainda não tenho opinião formada, mas tá aí o comparativo pra gente ter mais recursos pra análise. A primeira coisa que a gente já consegue notar é a diferença na cor dos olhos. Mas nunca se sabe...
Já dentro da caverna uma cena pra lá de sugestiva com a balança representando o equilíbrio entre a pedra branca e a pedra negra. Equilíbrio este quebrado por MIB. "Piada interna" ele diz. Brincadeira séria essa né? =S

E enfim o momento mais revelador: Os nomes dos personagens talhados na pedra.
Há centenas de nomes... a maioria está ilegível é verdade mas além do destaque dos 6 não riscados é possível reconhecer outros nomes conhecidos ao longo da série.
Os bad numbers aparecem identificando Locke [04], Reyes [08], Ford [15], Jarrah [16] Shephard [23] e Kwon [42].
Muita gente já se perguntou: "Por que o sobrenome da Kate não está ali?", mas eu já não afirmaria isso. A lista é grande [mais de 700 nomes] e não se limita aos 6 mostrando outros sobrenomes de personagens que já vimos na série como Rutherford [Shannon], Troup [Gary, escritou do Bad Twin], Burke [Juliet], Linus [Ben ou seu pai], Straume [Miles] e Littleton [Aaron ou Claire].
A verdade é que há alguns riscados que já morreram e outros que ainda não. Difícil ter certeza de algo nesse sentido, mas dá a impressão que assim como aconteceu com o Oceanic 815, com o Black Rock, com a Iniciativa Dharma, com os militares da Jughead e sabe-lá-Deus com quantos antes deles todos são recrutados e testados afim de se tornarem guardiões da Ilha.

Pode ser que o nome de Kate esteja sim ali mas já tenha sido descartado por algum motivo. Pode ser também que o número 23, Shephard não seja Jack e sim Claire que também é filha de Christian, principalmente se levarmos em conta que na "Lista de Jacob" citada por Danny Pickett na 3ª temporada o nome de Jack não constava. Na verdade poderia ser o próprio Christian. Ele não estava andando por aí dizendo pra todo mundo que podia falar por Jacob?
[uma curiosidade: o Salmo 23 é o salmo que diz "O Senhor é meu Pastor, nada me faltará". Em inglês ficaria "The Lord is my Shephard". Faz até algum sentido.]

Como sempre, mistérios bons de tentar resolver não é mesmo?
Então vou deixar vocês aí com a pulga atrás da orelha e vou lá rever o episódio. XD

Namastê

Alison do Vale

68 Comentários:

Iberê Borges disse...

Loirinho é a cara do Jacob (apesar da diferença dos olhos).

E o caranguejo me pareceu mais uma aranha (talvez uma daquelas do Santoro), mas não tenho certeza.

Nemastê é o caraio. XD

Bela análise, magrelo.

Nanamelon disse...

Post sensacional, Alison!

Danilo Artimos disse...

ótimo post
até sem saber o que escrever para o meu
parabéns

Altair disse...

Excelente Post.

Parabéns.

Altair disse...

Entre os comentários do Post anterior, alguém lá descobriu uma coisa interessante. A frase dita pela Locke quando negaram a ele a aventura no deserto da Austrália: "Não me diga o que posso ou não fazer". A mesma frase que o MIB falou pro menino loiro.

Sinistro......

Anônimo disse...

Um grande episódio!

Eu me lembro que na primeira temporada no "Exodus" O Hurley pergunta a Kate qual número ela se identifica. Ela respondeu que o 23 significava e disse outra coisa que não me lembro.

Está em Exodus parte 3.

Unknown disse...

Pessoal, se vcs perceberem no episódio "walkabout" da 1a temporada verão q quando jack conversa com a rose na praia ele informa q estava na cabine 23a o q nos mostra neste ultimo episódio na famosa lista d jacob

Anônimo disse...

Aff. Você nem se deu ao trabalho de dizer algo à mais.
Simplesmente publicou o mesmo texto do www.Dudewearelost.blogspot.com. Sem nenhuma criatividade. No máximo mudou algumas "palavrinhas".

DeChamps disse...

Coisa rara pessoas reclamando do blog... E assim de anônimo ainda, nem dá pra dar moral...

Unknown disse...

olha só, achei bem legal o post mas tenho algo a comentar...
vc diz que o Shephard pode ser o Christian ou a Clare, eu discordo cara pq vemos o Jacob chegando até o Jack e dando o "toque mágico" nele... E na conversa com o James o MIB fala que Jacob chegou até ele qdo ele estava vulnerável e tal e foi exatamente isso que aconteceu com o Jack.
Claro que lembro de qdo o cara fala lá que o Jack nem tava na lista do Jacob mas por esse lance do Jacob ter encontrado o Jack
eu continuo com a hipotese que o Shephard da parede é sim o Jack!
Que que vcs acham? vlw

Alexandre disse...

Ei Alison e companheiros de angústia. No seu comentário sobre a mudança completa na vida do John, acrescento a vida do Hurley. O cara era mega azarado, dava tudo errado, meteoros gente, meteoros... Agora a imagem que passa é de um empresário de sucesso, o cara é dono de quase tudo..além disso, no LAX ele diz ao Sawyer que não tem medo, porque coisas ruins não acontecem a ele. Será que a quebra feita com a bomba, anulou toda a influencia do Jacob sobre os Losties? E mais, será que toda a "maldição" do Hugo tinha alguma influência do Jacob? Enfim como vc disse no começo, mais respostas e mais perguntas... execelente seu post.. grande abraço a todos..

Malucom disse...

2 teorias:

Tem gente especulando que a kate estaria destinada a ser uma ford ou shepard, e isso a incluiria entre os condidatos

O Homem de Preto teria sido um dos candidatos de jacob no passado. Só que ele se revoltou por ter sido "arrastado pra ilha" e por isso ele ta desesperado pra cair fora dela.

Até que fazem sentido não?

Cleverton disse...

UMA DUVIDA. alguem mais notou.

SE LOCKE TEM UM BOM RELACIONAMENTO COM O PAI DELE.

COMO QUE FOI PARAR NA CADEIRA DE RODAS. QUEM O ATIROU DA JANELA. SERA QUE FOI REALMENTE ASSIM NESSA REALIDADE?

pois se a ilha nesta realidade esta submrsa. talvez locke naum teve contto com jacob. to confso...

[ Alison do Vale ] disse...

Anônimo: tenho certeza que o Davi do "Dude" assistiu ao MESMO EPISÓDIO que eu e o restante dos leitores logo não teria porque existirem detalhes diferentes.
Deve ser novo aqui e talvez por isso não conheça o trabalho da galera.

O pessoal do Dude We Are Lost faz um ótimo trabalho, assim como diversos outros blogs e fóruns.
Mas nenhum de nós é dono da verdade ou pioneiro em nada aqui. Muitas das informações e observações de detalhes surgem minutos depois da exibição do episódio nos EUA por alguém que tenha visto em streaming e já postou numa comunidade do orkut por exemplo.
Até mesmo os comentários acrescentam E MUITO aos posts e provam que os peritos em LOST são todos aqueles que assistem ao seriado com carinho.
Comentários como o do Altair, do Jayme e do Cláudio, todos muito pertinentes.

Não costumo dar bola pra quem sequer se nomeia mas respondo mais em respeito aos outros leitores mesmo. Os que acompanham. Se bem que estes tenho certeza que não precisariam de explicação nenhuma pois sabem que texto copiado ou qualquer coisa do tipo aqui nunca houve e nunca haverá.

Ainda não tinha lido o post do Dude mas valeu a "indicação" do Anônimo pois o post deles tá bem legal também e vale conferir. É mais "fonte" pras nossas teorias.

[...]

[ Alison do Vale ] disse...

Eduardo: realmente o "toque" do Jacob dá a entender isso mesmo. O que sugeri é que realmente pudesse existir outra possibilidade. primeiro pq o nome de Kate não está visível ali, segundo pq não vimos nenhuma cena de Jacob tocando em nenhum outro nome na caverna. Mas claro, são só suposições. Gostei bastante da sua.

Malucom: acho que é bem por aí. provavelmente ele se sente "preso" por estar nessa função e agora quer "voltar pra casa".

Alexandre: poxa, realmente faz sentido o que vc disse. se o MIB estiver falando a verdade e o jacob for mesmo uma "má influência" pro futuro dessas pessoas, talvez nessa realidade a falta do contato com ele alteraria os rumos de modo a evitar os problemas. Se bem que aí teríamos uma nova situação: como John ficou paralítico ou melhor, se caiu daquela altura como sobreviveu? pq sinceramente quando Jacob toca Locke depois da queda dá toda a pinta de que o ressuscitou, sei lá...

Cleverton: pois é meu amigo... a coisa tá ficando confusa. Se ele se dá bem com o pai parece que o destino acha um jeito de se cumprir. Locke ficará paralítico de um jeito ou de outro? Parece que sim...

Unknown disse...

Cada dia que passa Lost esclare alguns pontos e complica ainda mais outros, como por exemplo o fato do Locke ter uma foto com seu pai, e mencionar que iria o convidar para o seu casamento, o que quer dizer que eles se dão bem nessa realidade paralela...então qual seria o motivo dele estar numa cadeira de rodas? Se com a explosão da bomba, tudo mudou, inclusive o passado deles, então quer dizer que o pai do Locke pode não ter sido um golpista, portanto nunca teria destruido a família do Sawyer, este por sua vez jamais teria matado ninguém por vingança, é como se a bomba explodindo, eles tiveram uma segunda chance de arrumar seus erros ou receios. E se a ilha for o ponto entre a vida e a morte, em que você não chega a morrer, mas Deus te dá a oportunidade de arrumar sua vida pra poder continuar vivendo? O que vocês acham, ou será que estou ficando louca? rs

Unknown disse...

Meu está de parabéns!! Sempre que acabo de assistir o episódio corro pra cá pra ler seu post. Muito bom mesmo.
Fiquei com dúvida: Como você sabe que são mais de 700 nomes nessa lista?

Raul disse...

Bacana bacana!
Eu acrescentaria como curiosidade deste episodio a xícara que o Locke usa no banho na sideways no inicio do episodio.É uma xícara preta de um lado e branca do outro com uma fina faixa cinza entre as duas cores. Tipo, o bem, o mal e nós humanos com nossas ambiguidades no meio (e esmagados as vezes) disso?
Tem tb a blusa que a Helen usa qdo o Locke conversa com ela (naquela cena onde eles falam sobre a chance dele voltar a andar se nao me engano) e nessa blusa esta escrito "Peace and Karma". Tipo, não preciso nem dizer mais nada né?
E tem tb um lance sonoro, qdo vamos da realidade da ilha pro sideways, na maioria das vezes o som que acompanha essa transição parece o de uma turbina de avião reproduzida de trás pra frente....

Unknown disse...

Acabei de pensar num troço Alison.
Na duvida se o Kwon é Jin ou Sun, agora tenho certeza que é Jin.

Durante os saltos no tempo, ele saltou junto com todos os canditados (oceanic six + charlotte + Miles, todos com o nome na parede). Sun ficou no tempo presente.

Acredito que só quem seria candidato é que seria sensivel a essas viagens no tempo.

Gustavo Ceron disse...

Tava lendo o poste que ficou muito bom e analisei um fato de uma maneira diferente:

Foi dito: "O Inimigo de Jacob agora está "preso" a esta forma".

Não penso que ele se referia a forma de locke como vemos na atualidade, mas sim a forma de monstro, que por algum motivo está preso nela há tempos...

só pra se pensar... vlw

Cleverton disse...

GUSTAVO CERON

esse de estar preso no mosntro, eu pensei também ate comentei no outro post

Lendo um cometario, lembrei de algo também, se naquela conversa misteriosa dos 2, Jacob e MIB.

1º o MIB tinha um "corpo diferente" e disse q ja tinha comido quando jacob ofereceu peixe, "talvez" naquele momento o mostro de fumaça "não existisse", e ele era um humano, mas quando o Black Rock chegou ele fez alguma coisa pra tentar impedir isso, tendo ai uma briga com Jacob, como esta tendo com os losties agora, q resultou em ele ser morto e aprisionado na forma do mostro de fumaça.

alguem lembra do desenho cavaleiros? uma guerra santa ocorria a cada tantos anos. será q não é isso q esta parecendo? MIB e Jacob, brigando ja por seculos. Tentando usar cada vez os eventos a seus favores. pra poder tentar manter um equilibrio na ilha?

Luís disse...

Gustavo Ceron,

Mas quando a Ilana se refere ao MIB estar preso aquela forma, eu acho que fica claro pela fala deles, que o MIB está preso a forma do Locke.
Ben pergunta a Ilana pq ela trouxe o defunto do Locke até a estátua, e ela responde porque as pessoas precisam ver como é a face do que elas estão enfrentando. Ben, então pergunta o que aconteceria se ele mudasse de face, e a Ilana conclui que ele está preso nessa forma e olha para o corpo do Locke.

The Lulous disse...

Sobre o nome da Kate estar ou não na lista, dêem uma olhada nisto aqui: http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/2010/02/17/lost-youre-not-in-the-list.htm

Gunner.Luiz disse...

Algo me diz que a Kate é a peça chave disso tudo, o número 108 :D

Posso estar loko, sem nenhuma explicação por ela ser o número, mais eh apenas um dedução

Ana disse...

para os curiosos, em:http://lostpedia.wikia.com/wiki/Candidates
tem uma lista de 39 nomes que supostamente estão escritos na parede da caverna,entre conhecidos e desconhecidos, e até alguns bem brasileiros como Costa e Almeida!!:P

E eu tb corro pro teorias lost sempre q acabo de ver um epi!

Filipe Bruno disse...

Pessoal, não consegui ver no episódio os nomes: Rutherford, Burke, Linus, Straume e Littleton.

Henrique Horst disse...

Acabei de descobrir o site e estou gostando muito, ótimo trabalho.

Quanto ao episodio, achei interessante o fato de a lista de Jacob ter os nomes vinculados a números, sendo que ela aparenta começar no numeral 1 e seguir enfrente, inclusive, passando pelo numeral 222, visível ao lado esquerdo do nome Kwon, provavelmente deve ser gigante. Quanto a isso, aparentemente os únicos números não riscados são os números malditos, o que me deixou curioso, pois eles vêm sendo citados desde o inicio e indicam serem muito importantes na mesma.

Então, o fato de eles já serem citados desde o inicio revela que desde o principio da serie as personagens vinculadas a esses números eram os únicos ainda validos na opinião do Jacob? Se sim, os outros nomes foram descartados em que momento?

Uma resposta valida seria no momento em que Jacob entrou em contato pela primeira vez com os personagens. Contudo, isso levanta outro ponto, porque a lista não aparenta ter nenhuma ordem especifica: alfabética, temporal, etc. Isso me chama atenção, pois, pelo que percebi, há números mais altos que tem como personagens vinculados a eles pessoas que viveram anos antes dos personagens principais.

Portanto, ou os números vinculados as pessoas representam características pessoas, algo parecido com a numerologia; ou podem ate ser uma ordem temporal para o Jacob, revelando que ele é uma entidade que tem algum tipo de onipresença temporal.

Claro, esses são pontos de vista meus e de alguém que se mantinha afastado das especulações ate então. O que vocês sabem/acham sobre isso?

Anônimo disse...

ola a todos percebam que fato de lock esta supostamente bem relacionado com o pai nao significa necessariamente que nao foi ele que empurrou.lock pode ter perdido a memoria apos a queda (quem sabe?)percebam quee nao existe uma linha do tempo entre a queda de lock e a queda do aviao. podem ahver anos de diferença. do mesmo jeito que sawyer foi visitado por jacob a no minimo uns 15 antes da queda. eu aida acho que nao existe mais realidade alternativa como foi prosposto pelo ailsonn. acredito e sim um paralelo antes de ilha submersa e depois da ilha submersa alternando seus conteudos do antes e do depois. nao exsite qualquer informacao precisa de que ano os lost da ilha estao. certamente bem antes da passagem do oceanic. eu tenho uma teoria : a ilha esta submersa mais os lost depois de tudo acabado devem aparecer olhando para o proprio aviao (de algum barco) contendo eles proprios e apos o aviao passar pela ilha sem cair automaticamente eles somem pois o aviao nao caindo jamis existira aquela aventura toda . eu tenho uma outra teoria que ninguem se atentou : jacob esta morto poto final , o menino que fala com mib eh o filho de claire que tb eh um ....... Shephard (ninguem conseguiu pensar nessa relacao obvia nao eh no nome mais eh no sangue um Shephard ) ou seja ele eh o esccolhido de jacob ja devidamente treinado e esclarecido pelo proprio jacob antes da sua morte. por isso toda aquela desenvontura dele ao connversar com mib. enfim tenho mais coisas mais vamos deixar pr frente. george rabelo . georgerabelo@hotmail.com

Anônimo disse...

como eu nao resisto....rs . quando o filho de claire diz para o mib que ele quebrou as regras me parece claramente que nao foi em virtude da morte de jacob diretamente e sim dele ter interferido no livre arbitrio de ben ao ter se transformado na filha e ter mexido emocioalmente com ele pra executar seu plano. lembrem-se que ates de morrrer jacob tenta falar que ele pode fazer sua escolhha mais eh imediatamente atacado por ben. ou seja o mib interferiu no livre arbitrio de ben quebrando uma lei divina e nao de jacob e mib. george rabelo. george rabelo@hotmail.com

Daniel Osório disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Osório disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Osório disse...

Bem, muitos comentários e teorias...
Primeiro, essa questão de passado e futuro foi totalmente alterada com esta nova temporada. Lembram-se do filme "De volta para o futuro"?! Mexeu no passado, altera o futuro... Nesse caso, eles continuaram perdidos na ilha, ou seja, o acidente que os levou até lá, permaneceu na história.
Em relação aos números, creio que vocês esqueceram de uma coisa: a equação de Valenzetti. Nela, os números representam fatores ambientais e humanos centrais da equação. O que ela teria a ver com os números supostamente escolhidos por Jacob?! Quem inventou os números?! Foi Jacob que escolheu ou são valores de uma equação matemática?! Jacob é mais "antigo" que Valenzetti?!
Mais uma coisinha: se considerarmos que o sobrenome Kwon é do Jin e que Shephard é do Jack, então nesta lista só tem os homens! Não incluem Kate, Sun e Claire (Littleton).
Mas o que mais me intriga é: qual a ligação da equação de Valenzetti com Jacob?!
Pode ser que cada personagem poderá ser responsável pela mudança do seu respectivo número na equação. Mudando algum número, sem "fim dos tempos" (Ex: James Ford é o único capaz de mudar um dos fatores da equação - ligado a ele por algum motivo - de 15 para outro valor). Mas e os outros números escritos na caverna?!
Mais uma curiosidade: Não sei se todos repararam na cena em que disparam um foquete do templo para alertar os "outros Outros". Quando o comando do disparo foi dado, eles estavam no passado (e o disparo do foguete também)... Mas ele pode ser visto no futuro por aqueles que estavam na praia (por exemplo, pelo Richard).
Como pode um foguete ser lançado a 30 anos atrás e ser visto (parece que simultâneamente) 30 anos depois?!
Isso também rolou com a aparição do Jacob no passado dizendo ao Hurley que havia morrido. Pelo que eu saiba, ele foi morto 30 anos depois daquele tempo!
Será que os produtores/roteristas deixaram isso sem querer ou terá alguma explicação (próxima ao racional)?
Abraços!
PS: Perdoem-me se disse alguma besteira.

Cleverton disse...

Daniel. eles estao todos no mesmo tempo agora. tanto é q o James ( q tava no templo) se encontrou com o Fake Locke ( q tava na praia ). e durante esse encontro naum ouve mais saltos no tempo

Linus disse...

Anônimo

Olha só:

1) Não sabemos se o garoto "é o filho de Claire".

2) Pelo q me lembro, ele não diz q o Fake Locke quebrou as regras e sim q ele não pode quebrá-las matando Sawyer.

Linus disse...

Sobre as tais "regras", elas aparecem várias vezes na série e tenho a teoria de q elas se referem a algo relacionado ao TEMPO.

1) Quando Alex é baleada na cabeça, Ben mencionada (se referindo a Charles): "Ele quebrou as regras".

2) Quando Ben vai visitar Widmore no hotel em Londres, mais uma vez eles comentam sobre as regras.

3) Quando a Dharma está perfurando a parede da orquídea e o Dr.Chang fala sobre viagens no tempo, um operário diz "vamos voltar e matar o Hitler?" e o Dr.Chang responde "Não seja idiota. Existem regras...regras q não podem ser quebradas". Ou seja, ele quis dizer q "oq está feito, está feito".

4) Agora, o menino ao encontrar Fake Locke na floresta, menciona novamente as regras.

Eu creio que, se juntarmos tudo isso, fica mais claro q trata-se de algo envolvendo um loop temporal. Talvez, aquele q ficou vivo em uma determinada linha de tempo, não possa ser morto em outra.

Linus disse...

Tem algumas coisas, ao meu ver, q ainda não ficaram 100% claras:

1) Pq a necessidade de trazer os losties de volta para a ilha qnd eles saíram? Seria pq jacob precisava deles? Mas se for isso, pq ele precisava de alguns q não estão na lista? Lembrando q quem manipulou Locke para sair da ilha e buscá-los, não foi Jacob e sim o seu "oposto".

2)Pq alguns passageiros do Ajira ficaram em 2007 e outros pararam em 1977?

Altair disse...

Oi pessoal. Bom dia, boa tarde e Boa noite pra todo mundo aí.

Concordo com a teoria do Linus ai em cima. Acho que as tais regras é por ai mesmo, uma coisa óbvia das leis da físicas (se é que podemos falar assim né? rssss). E aproveitando outro comentário que li a alguns dias, as regras seriam:

1. Quem está vivo no futuro, não pode ser morto no passado.

2. Os bebês concebidos na ilha no passado, não podem nascer, por que suas mães (ou as mães das mães) nem nasceram ainda. Os bebes morrem e conforme o caso, até as mães também.

Portanto, tanto para a vida como para a morte, existem regras.

Um último comentário --> quem pode garantir que a ilha está em 2007??

Eu não acredito que ela mude de lugar.... ela simplesmente muda de ano (a tal alavanca congelada).

E outra coisa. A Ilha fica onde hoje é o deserto da Tunísia. (acho que já entenderam o quero dizer).

Namastê!

Altair disse...

GALERA GALERA

ACABOU DE VIR UMA COISA NA MINHA CABEÇA ME AJUDEM NESSA.

Lembram da Kate em cima da árvore, logo após a explosão da bomba.

Eles estavam em 1977. Será que a Kate estava no lugar onde no futuro seria a árvore?

E se for assim, leva só 30 anos pra árvore ficar daquele tamanho todo?

será que eles não estão num futuro depois de 2007?

Namastê!

Altair disse...

Nossa as idéias hoje tão pipocando.

Quem gira a roda que muda a ilha no tempo, não vai junto. Aparece no deserto da tunísia.

Isso pode explicar 2 coisas que acho importante (não sei bem como, mas acho que tem relação):

1. A fumaça (dentro do corpo da filha do Ben)disse para o Ben que deveria ser o Locke que deveria girar a roda. Ou seja, por algum motivo, ele queria o Locke fora da ilha.

2. A tal alavanca está no meio do gelo. No começo da série, apareceu um urso polar no meio do deserto. Deve haver alguma relação também.

Gente, será que to começando a viajar demais nas idéias? rssss

Namastê!

Linus disse...

Altair

Sobre o seu último comentário: tanto é verdade que o oposto de Jacob queria Locke fora da ilha, q foi ele quem o manipulou para sair e trazer os outros de volta.

E antes disso, foi ele quem ordenou que Locke movesse a ilha (se assumirmos que ele estava na forma de Cristian). Só q naquela vez, foi Ben quem acabou fazendo isso...não sei qual a real intenção de Ben fazendo isso, já q ele sabia q sairia da ilha...

Acredito q o motivo de Fake Locke querer Locke fora da ilha, tenha sido mesmo para cosneguir fazer toda a manobra q ele fez, com Locke morrendo.

A única coisa q não fecha é a seguinte: se Jacob queria os losties de volta na ilha, pq então foi o seu oposto q manipulou o Locke para trazê-los de volta?

A não ser q...ambos tivessem interesse na volta dos losties...por motivos diferentes.

Altair disse...

Linus

é ai que reside o ponto de partida do mistério. Eu já to acreditando que não existe bonzinho e malzinho nessa história. Eles estão pouco se lixando pra galera. Manipulam com atitudes boas ou ruins dependendo da necessidade....

Filipe Bruno disse...

Linus,
Acredito que Ben decidiu girar a roda porquê ele queria sair da ilha para vingar a morte de Alex, ou seja, ele queria matar a filha de Widmore, Penelope.

Filipe Bruno disse...

Linus,
Acredito que Ben decidiu girar a roda porquê ele queria sair da ilha para vingar a morte de Alex, ou seja, ele queria matar a filha de Widmore, Penelope.

Filipe Bruno disse...

Linus,
Acredito que Ben decidiu girar a roda porquê ele queria sair da ilha para vingar a morte de Alex, ou seja, ele queria matar a filha de Widmore, Penelope.

Anônimo disse...

Bem, somente ontem eu pude ver o capitulo 4! Depois de ver o capitulo me veio a cabeça coisas que muitos ainda não pensaram! Coisas obvias!

1: Jack no capitulo piloto não achou o corpo do pai dele né? E logo depois o viu novamente, entre as matas!
No "Flash Paralelo" vimos que o corpo não foi no avião! Ae muitos pensaram: "Ele estava mesmo na ilha!". Não, Christopher nunca caiu na ilha com o Jack and CIA! O corpo dele ficou na Austrália. Quando aparecia ele, era o MONSTRO na forma do pai do Jaaaack! Como vimos em varios momentos! Walt que aparecer para Shannon poderia ser o MONSTRO! O homem que se senta do lado de Jacob no final da ultima temporada assumiu a forma de alguem importante do barco que Jacob gostava, ou, considerava especial!

2: Ontem prestei atenção nas cenas de Locke no "Flash paralelo", ele não tem uma cicatriz no rosto, abaixo do olho direito! Causada no capitulo piloto, na queda do avião! Ou seja, oque está mostrando nos flash são como se eles nunca cairam na ilha!

3: O MONSTRO por algum motivo quer sair da ilha, mas exterminando todos os "escolhidos de Jacob", pq? Não sei ainda! E tbm acho que não era Jack o escolhido por Jacob e sim Clarie! E quem atraiu ela para THE DARKSIDE? O pai dela, que na verdade era o MONSTRO! Por isso que o Jet Lee do templo la disse que a Clarie estava doente, com o "vírus das trevas"! E o fato de Sayd esta "doente" é que como Jacob foi morto, o equilibrio [Vimos na balança uma pedra branca e uma preta, e Fake Locke jogou a branca, simbolizada por Jacob] foi desfeito, por isso a agua estava escura, e as "trevas" estavam tomando contada da ilha, no caso o MONSTRO!

4: Desmond não estava no avião com o pessoal pq ele ficou preso na ilha tres anos antes do avião cair! Mas se a ilha não existisse, ele não ficaria preso nela e iria para Australia fazer um serviço para o sogro, oq eu acho!

And 5: Todos os escolhidos por Jacob foram tocados por ele quando os entraram! Todos eles! E todos estavam em momentos tristes na vida! E como li em algum lugar! Jack e Hurley vão achar um espelho que mostra lembranças do passado de quem está olhando! Quando aparecia um "Flash" na serie, é como se Jacob estivesse vendo esse espelho! E de lá ele viu a vida de todos os que ele considerava especial para virem para ilha! E se fosse para ilha resolveria grande parte dos problemas pessoas deles! Como aconteceu durante esses 6 anos! P.S.: No trailer da 6 temporada aparece Jack quebrando o espelho! Veja o trailer! Se eu não me engano Hugo esta com ele!

NAMASTÊ!

LOST cada vez menos LOST para mim!

Linus disse...

Altair

Essa é uma idéia bem razoável, q tb venho aceitando: Jacob e seu oposto, podem ser apenas adversários com opiniões diferentes.

Eles podem estar usando as pessoas apenas para provar q estão certos, mas não necessariamente exista um bom e outro mau.

Unknown disse...

Lembro de um episódio em que o Mikail, quando foi capturado por Locke, Sayid e Kate, afirma que ela não está na lista de Jacob. Se não me engano o episódio é da 4a. temporada.

Anônimo disse...

Não tive tempo de ler todos os mais de 40 comentarios aqui e portanto nao sei se alguem ja falou a respeito de uma coisa... qdo é dito no post a respeito dos q foram pra ilha me fez lembrar q alem do black rock, do voo da oceanic, darma, militares da Jughead, ainda temos o desmond com o veleiro, a equipe da Rosseau, henri gale com seu balao, o aviao nigeriano, o cargueiro e o elicóptero, e nao sei se tem mais...

valeu

Feijao disse...

Gente o pai do jack é o monstro e sabe akela cabana onde falavam q o jacob estava num tinha um circulo de cinza entao axo q e a mesma cinza q o homen usou pra proteger ele...entao a cabana era protegida promonstro nao passar SÓ Q O hugo se nao me engano passo o pé na cinza eabriu uma fenda q eu axo q foi suficiente para q ele podesse entrar e la ele toma a forma do pai do jack....

Letícia Gomes disse...

Nossa Alison, muito bom seu Post...
Eu axo q vc tem razão sobre o garotinho, ele pode ser mesmo o filho da Claire, Nossa cad episodio as coisas ficam mais loucas, eu nem consigo imaginar como vai ser o final, não vejo a hora do próximo episódio... E o fake locke meu táh d+...Amú LOST cada dia melhor...

jackie_O disse...

Pessoal, sou nova aqui e sou estreante como fã de LOST . Assisti a todas as temporadas nas últimas semanas para poder a companhar a FINAL SEASON , sabendo o que se passou antes . A primeira conclusão a que chego é que se não tivesse assistido , estaria quase na mesma situação .... ou seja, sem poder concluir quase nada ainda .
Li em um dos posts ( do Everton acredito ) que os flashs são como se eles não tivessem caído na ilha . É isso mesmo !! Até a quinta temporada tivemos os flashbacks e os flashforwards ... agora , temos os flash if , ou seja , o que teria acontecido com cada um deles , se não tivessem sido vítimas do acidente que os levou para a Ilha .
Sinceramente , acredito que eles vão entrar pesado na questão do livre arbítrio , afinal , eles decidiram mudar o curso da história quando detonaram a bomba H . Sinto que vão mostrar vidas não tão perfeitas e muitas "contas a ajustar" com seus passados .
Detalhes que me lembrei : alguém mencionou a poltrona ( ou número 23 em conversa entre Jack e Rose ... eu me lembrei do Jack mencionando a poltrona 42 F em conversa com Ana Lucia antes do suposto embarque . ( só pra constar , caso acreditem que os números podem ter mesmo esta relevância ) .
Alguém tembém disse que Kate (108) é a escolhida . Só pra constar , se somarmos 4 8 15 16 23 42 , advinhem qual é o resultado .......

bsillvestre disse...

Galera,
O pai de Jack não pode ser Flocke pq ela sempre esta cercada de cinza... Outra coisa que me intriga é o fato de a primeira vez que Ben leva Locke a cabana embora não apareça ninguem acontece algo que ninguem explica.. Inclusive a voz na cabeça do Locke...

Outra coisa... ate agora Acob encosta nos losties antes do acidente, mas o Hurley so encontra com o Jacob após o retorno da ilha como um dos ocean 6...

E pra quem o pai da Penny (esposa do desmond) "trabalha"???... Ele queria muito encontrar a ilha... E o Desmond??? Estava no avião, mas se a cronologia fosse real no momento do voo 615 ele estava na escotilha...

Um abraço...

Delmos disse...

Acho que entendi o porquê do Sr, James Ford ver o menino Loiro e o Richard não. Só os escolhidos podem ver as manifestações da ilha. Se analisarmos que a maioria das aparições são vistas pelos tocados por Jacob na Ilha. Kate não se classificaria como uma candidata e sim alguém capaz de influenciar membros da Ilha a permanecerem nela, lembrando quando ela estava com Ford ela queria ficar e quando estava com Jack a mesma coisa, sem falar que a função mais honrosa dela que foi cuidar de Aeron. Agora a uma duvida cruel q não me deixa em paz. Se os outros acreditavam em Jacob por que não irem diretamente para o pé da estatua? Locke e Bem quando quiseram falar com Jacob foram para cabana, possivelmente a casa do monstro de fumaça se sabiam onde Jacob morava por que irem para cabana?

Heidi disse...

Pra mim tá claro: é a luta do bem contra o mal, do Capeta contra Deus, mas sei lá que é bom que é mal...isso é uma loucura

Filipe Bruno disse...

Delmos,
Os outros não sabiam onde Jacob morava, apenas Richard. Era ele que levava para Ben as listas de Jacob. Ou seja, Ben também não o conhecia e nem sabia onde ele vivia.
Locke e Ben foram a cabana para saber como podiam salvar a ilha.
Eu acho que o fato do Locke ouvir na cabana "Jacob" pedir ajuda, fez com que John e Ben acreditavam que Jacob morava na cabana. Então foi por isso que eles foram até ela.

Unknown disse...

Lembrando que Aaron (Aarão em português) também é um personagem bíblico (assim como Jaco/Jacó). Irmão de Moisés, este teria participado ativamente da libertação dos judeus, fugindo do Egito e atuando como uma espécie de porta-voz de Moisés perante o Faraó.

Se em Lost eles representam os mesmos personagens, não sei. Mas que é interessante, é!

Unknown disse...

Dúvida: alguém tem uma teoria de como os números chegaram no Leonard (aquele cara do hospício que ficava os repetindo incansavelmente)? Será que ele não pode ser a chave do mistério, pq quando Hurley diz que jogou os números na loteria ele fala que não poderia ter sido feito isso, pq ele abriu a caixa...

Unknown disse...

Se não me engano o Leonard trabalhava pro governo americano, recebendo transmissões de rádio e teria recebido uma mensagem com os números. A mesma mensagem que levou a Rousseau e os franceses pra ilha.

Unknown disse...

É isso mesmo, acabei de achar isso no Lostpédia, eu nem me lembrava mais, obrigada! rs

Fernando Ito disse...

Olá, não sou o maior conhecedor de Lost, nem mesmo vi todos os episódios, é a 1ª vez q entro no site [muito bacana por sinal] e tenho apenas algumas teoria soltas:

1 - Jacob é o bem, MIB é o mau.

2 - Jacob e o MIB sempre tiveram os mesmos poderes, virar a fumaça negra [existia uma teoria d duas fumaças, a boa e a ruim], viajar no tempo, mudar sua forma e etc.

3 - Jacob pretendia usar a imagem do Sayid quando ele morresse, assim como o MIB fez com o Locke.

4 - O garotinho é a forma não física de Jacob [Aaron nem voltou p a ilha pô], provavelmente assim ele deve ter menos poderes, mas ainda sim é poderoso.

5 - James/Sawyer somente pode ver o garotinho pq ele é um dos recrutados.

6 - Jack e Lock são os personagens centrais da trama toda [segundo li em recente entrevista q Lindelof e Cuse deram], são a fé e a razão, são os rivais, portanto, acredito, q quem tomará o lugar de Jacob como vigilante da ilha, é o Jack, q agora se tornará um "homem de fé". Tbm p ter uma inversão de papeis com o Fake Lock/MIB.

7 - Mesmo o MIB usando a imagem do Lock, ele deve ter absorvido caracteristicas psicologicas do Lock, ou seja, ele não é tão Fake assim.

8 - Os "flash sideways" vão acabar com um grande apagão mental de toda a população mundial e dai então começará "Flashforward". [esse foi palhadaça, mas seria bacana fazer uma citaçãozinha né?]

Bom, é só, espero não ter escrito tanta besteira!

Reflitam!

Zižek,o gato. disse...

Me corrijam se eu estiver errado:

Kate tb foi tocada por jacob, quando ele voltou no tempo, não foi?

Os bad numbers são os números das poltronas, pelo que entendi do que escreveram aqui...muito interessante que a soma deles dê 108, esse 108, desculpem, acho que perdi algo, era o número da poltrona da Kate?

Jacob e mib são serviçais de um ser superior. Concordo com alguém que escreveu isso.

Tudo gira em torno do livre arbítrio, para mim é a peça chave da trama.

Unknown disse...

Rs... tantas mentes perturbadas... adoro isso!

O episódio foi muito bom! Tirando a parte do funeral de Locke (LUTO! o velho careca, homem de fé, faz falta pra caralho!)...
O Sawyer tava foda demais! uhuahuahuaha... "fantasma do natal passado!"

Só uma informaçãozinha insignificante sobre o episódio!

vcs repararam que a mulher q esta entrevistando o Locke (antes da Rose) é a falsa vidente q o pai do Hurley arrumou para convence-lo de que n era amaldiçoado!

Bom... amanhã tem mais!

Namastê!

Anônimo disse...

Post Excelente!!!
Infelizmente eu acho que durante as temporadas foram "criados" muitos mistérios e nem todos serão respondidos. (quero muito estar errado!!!)

Só um detalhes quando aos comentários... quanto a girar a "roda congelada", o MIB queria que o John virasse, porém quem virou foi o Ben, mas se o Ben não tivesse virado, ele não teria saido e, consequentemente, não teria matado o John ai os planos do MIB não teriam dado certo!!!!Confuso né

Roger

André Simões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Simões disse...

Sobre o Nemesis estar preso no corpo do Locke...

A mina só fala isso depois que todos já sabem que Jacob está morto, ou seja, ao matar Jacob ele fica preso na forma do Locke.

A última aparição do Nemesis com um corpo diferente do o Locke foi como o pai do Jack, quando conduz o piloto do avião e a Sun até a foto dos Oceanic 6 em 1977, e também antes de matar o Jacob, depois disso, só aparece como Locke ou fumaça.

Zižek,o gato. disse...

talvez ele esteja preso porque pegou o corpo de um dos candidatos...talvez isso fosse uma regra, caso vc pegue o corpo de um candidato, estará preso a ele.

Zižek,o gato. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá!! Ainda acho que a teoria do purgatório, céu/inferno é a mais coerente. Pq qdo Eco foi morto pelo "monstro" ele não se arrependeu dos erros dele, pois acreditava que tinha feito pelo bem do irmão, portanto não considerava pecado. Teve a chance de se redimir e não o fÊz. Outros ainda estão nesse caminho de redenção e os que morreram, não pelo monstro, foram para o ''céu''. Outra coisa que me chama atenção é orecrutamento que o FLoche está fazendo. Não sei em que parte mas diz a Bíblia que Satanás qdo se rebelou contra Deus levou 1/3 dos anjos que haviam no céu. Esses anjos a partir desse momento passaram a ser demônios. Não sei, acho que é por aí. Mas é claro que como tudo em Lost, posso estar enganada.
Abraços
Kristine

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats