quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Detalhes de "The Substitute"

Gente do céu! Que episódio extasiante!
Quando a gente "reclama" de um ou outro capítulo mais arrastado é exatamente porque sabemos da capacidade que os roteiristas tem de nos brindar com episódios tão grandiosos.
Continuam os combos de respostas e novas dúvidas. O ritmo alucinante foi muito bacana.
O post ficou grande, já aviso mas garanto que vale a pena ler. =D


Na realidade alternativa vemos aquele Locke pré-ilha, desmotivado, submisso e com um detalhe absolutamente contundente: este John se sente tão subjugado por sua condição de deficiência que nem de longe lembra aquele "homem de fé" que conhecemos.
É onde começam as diferenças mais agudas nessa nova realidade. O careca e Helen ainda estão juntos e estão prestes a contrair matrimônio. Inclusive é a noiva de Locke a responsável por dar-lhe a perspectiva da fé e quem tenta convencê-lo de que "milagres existem".
Pois as diferenças são na verdade discrepâncias!
John parece ter um ótimo relacionamento com seu pai. Não só pela sugestão de Helen de fazerem um casamento mais intimista apenas com a família, mas também pelas fotos na mesa de trabalho de Locke.
Quais as implicações disso? Como teria ele ficado paraplégico então? Anthony Cooper ainda seria um trapaceiro vindo a influenciar veementemente a vida de James Ford?

E seguem as séries de coincidências...
O cartão de Jack; sinal de esperança mas também de dúvida. Ao mesmo tempo que John busca uma solução para voltar a andar também pensa se não deve aceitar a situação em que se encontra e continuar a viver.
O bate-papo com Rose - nessa realidade ainda com câncer terminal - o ajudou a abrir os olhos e perceber que sua condição não é um ponto final na sua vida e as palavras de ânimo vindas de Hurley [seu patrão] com certeza deram-lhe um "novo fôlego" pra seguir em frente.

Mas desses encontros o mais surpreendente foi, sem dúvida, o de John com Ben Linus!
Se a aparição de Ethan Rom como médico de Claire já foi assustadora o que pensar do metódico professor de História? A afinidade natural entre os dois "cavalheiros" deu até um nó no estômago. hehe =p
Vale ressaltar a profissão temporária aceita por Locke: a de professor. John sempre foi ótimo aluno e demonstrou diversas vezes que gosta de ensinar [os casos de Walt, Charlie e Boone, por exemplo].
E não poderíamos deixar de destacar a velha maleta de facas! Com certeza todos tiveram aquela lembrança do susto e surpresa que tivemos na primeira temporada quando o careca mostrou pela primeira vez o conteúdo da mala!
Me intrigou também um pequenino detalhe: o som do despertador de John que me pareceu muito com o alarme do contador da escotilha quando este se aproximava do zero.

____________________________________________________

Mas é na Ilha que tudo realmente acontece não é mesmo? Locke, que já estava com o corpo apodrecendo virando até comida de caranguejo tem finalmente seu merecido enterro com direito a um belo discurso de Linus."John foi um homem muito melhor do que eu jamais serei."
Descanse em paz John.
Descansar? De jeito nenhum. O Homem de Preto continua andando por aí com a fisionomia de Locke revezando por vezes com a coluna de fumaça. Bem legal aquela viagem pelo ponto de vista do monstro até a Dharma Ville.
Por falar em fisionomia, três informações importantes relacionadas ao fato do MIB ter assumido essa forma:
• Locke foi escolhido por poder chegar com mais facilidade até Jacob;
• Locke era um dos "candidatos" - grupo de pessoas escolhidas por Jacob para proteger a Ilha depois dele;
• O Inimigo de Jacob agora está "preso" a esta forma.

Sobre o fato dele ser um candidato falarei mais ao final...
O que me deixou confuso foi o porquê dele não poder mais mudar de forma haja visto que ele mesmo depois de ter assumido a forma de John se transformou em Alex para convencer Ben a obedecê-lo. Teria o assassinato de Jacob causado isso?
Ilana se mostra absolutamente consternada com a morte de Jacob e depois de saber por Linus como morreram seus amigos, recolhe as cinzas de Jacob numa sacola. Qual o motivo? Ritualismo ou algo mais? Já vimos que o Monstro de Fumaça não é muito chegado em cinzas não.
E é a moça quem revela que Fake Locke está recrutando.
Desde o começo da série as coincidências todas que acabaram levando os losties a cair na Ilha já nos sugeriam algum tipo de conspiração. Agora está mais do que claro, que tanto Jacob quanto seu Inimigo gostam dessa manipulação. Ainda não sabemos qual a verdadeira motivação, se é a escolha do guardião da Ilha, se é apenas um modo de fugir mas ambos buscam aliados e usam todo tipo de discurso persuasivo pra isso.
O primeiro a ser abordado é um velho conhecido: Richard Alpert. O hostil é enfático ao negar a proposta. Parece ter medo do MIB mesmo este mostrando a Alpert que Jacob não foi 100% honesto quanto aos seus propósitos.
Já com Sawyer acontece exatamente o contrário. Tá certo que ele estava bêbado mas ele sequer se incomodou com o fato de ter um cara morto conversando consigo como também afirmou não sentir medo e seguiu o Fake Locke com a esperança de finalmente obter as respostas que tanto quis: "Por que estou aqui?"
Ah! Ao chegar na casa de James, é possível escutar em volume alto o som da banda The Stooges. A música é "Search and Destroy" e se levarmos o nome ao pé-da-letra viria de encontro com o que Alpert diz a Ford quanto a "não parar enquanto não encontrar todos e matar". O.O
Além disso a canção diz: "E eu sou o menino esquecido do mundo; Eu sou um fugitivo filho da bomba atômica; Alguém precisa salvar a minha alma;" e remete ao estado de espírito de Sawyer.

Entre encontros com garotinhos misteriosos, dúvidas quanto a índole do Fake Locke, citações de "Homens e Ratos" [livro que James leu enquanto estava na cadeia] e experiências-de-quase-morte, John e Sawyer chegam até uma caverna no meio de um precipício e aí o coração disparou mesmo!
Um parêntesis pra falar do loirinho. A maioria do pessoal vem achando que o menino pode ser Jacob quando criança, ou que pode ser Aaron, ou que Aaron é Jacob...
Eu ainda não tenho opinião formada, mas tá aí o comparativo pra gente ter mais recursos pra análise. A primeira coisa que a gente já consegue notar é a diferença na cor dos olhos. Mas nunca se sabe...
Já dentro da caverna uma cena pra lá de sugestiva com a balança representando o equilíbrio entre a pedra branca e a pedra negra. Equilíbrio este quebrado por MIB. "Piada interna" ele diz. Brincadeira séria essa né? =S

E enfim o momento mais revelador: Os nomes dos personagens talhados na pedra.
Há centenas de nomes... a maioria está ilegível é verdade mas além do destaque dos 6 não riscados é possível reconhecer outros nomes conhecidos ao longo da série.
Os bad numbers aparecem identificando Locke [04], Reyes [08], Ford [15], Jarrah [16] Shephard [23] e Kwon [42].
Muita gente já se perguntou: "Por que o sobrenome da Kate não está ali?", mas eu já não afirmaria isso. A lista é grande [mais de 700 nomes] e não se limita aos 6 mostrando outros sobrenomes de personagens que já vimos na série como Rutherford [Shannon], Troup [Gary, escritou do Bad Twin], Burke [Juliet], Linus [Ben ou seu pai], Straume [Miles] e Littleton [Aaron ou Claire].
A verdade é que há alguns riscados que já morreram e outros que ainda não. Difícil ter certeza de algo nesse sentido, mas dá a impressão que assim como aconteceu com o Oceanic 815, com o Black Rock, com a Iniciativa Dharma, com os militares da Jughead e sabe-lá-Deus com quantos antes deles todos são recrutados e testados afim de se tornarem guardiões da Ilha.

Pode ser que o nome de Kate esteja sim ali mas já tenha sido descartado por algum motivo. Pode ser também que o número 23, Shephard não seja Jack e sim Claire que também é filha de Christian, principalmente se levarmos em conta que na "Lista de Jacob" citada por Danny Pickett na 3ª temporada o nome de Jack não constava. Na verdade poderia ser o próprio Christian. Ele não estava andando por aí dizendo pra todo mundo que podia falar por Jacob?
[uma curiosidade: o Salmo 23 é o salmo que diz "O Senhor é meu Pastor, nada me faltará". Em inglês ficaria "The Lord is my Shephard". Faz até algum sentido.]

Como sempre, mistérios bons de tentar resolver não é mesmo?
Então vou deixar vocês aí com a pulga atrás da orelha e vou lá rever o episódio. XD

Namastê

Alison do Vale

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats