quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

604 - "The Substitute"

Antes de começar a comentar este que certamente já entrou pra lista de melhores episódios da série, devo fazer um esclarecimento. Por uma coincidência dessas que só ocorrem no mundo de Lost, justamente hoje o Leco não pode postar seus comentários pois seu computador está com problemas. Assim, excepcionalmente, hoje eu - Juliana Teixeira - serei A Substituta. E peguei uma tarefa de tanta responsabilidade quanto proteger a ilha...

Para quem não gostou do tom um pouco arrastado do episódio anterior, este veio para não deixar dúvidas: a hora das respostas chegou. "The Substitute", além de nos trazer respostas bem claras, também mencionou signos que são nossos velhos conhecidos. Mas vamos por partes.

Man of Faith?
No flash-sideways, vimos que Locke e Helen estão juntos e prestes a subirem ao altar. No entanto, o Homem de Fé que aprendemos a conhecer nos últimos cinco anos dá lugar a uma pessoa bem mais cética - a ponto de afirmar que "Não existem milagres", frase que já ouvimos antes de um certo Doutor... Além disso, a ligação entre ele, Hurley e Rose só corrobora o que muita gente vem especulando: mesmo fora da ilha, essas pessoas têm um destino que as une. E quando achávamos que já tínhamos visto tudo, eis que surge Ben Linus como um inocente (?) professor. Será que ele conseguiu sair da ilha ou nunca esteve nela?

Black x White
O Fake Locke parece estar realmente disposto a trazer James para o seu lado, e usa um argumento pra lá de convincente: "Eu tenho a resposta para a maior pergunta de todas". Jogando com a sinceridade, dizendo as verdades convenientes, ele oferece a James aquilo que, até então, os Outros/Hostis mais tentaram esconder: respostas! Para um homem que não tem mais nada a perder, pareceu bem razoável que ele tenha aceitado a proposta.

Entretanto, a criatura que aprendemos a temer, parece ter também um ponto fraco. Ele ficou realmente assustado com a aparição do garotinho loiro. Quem será ele e o que ele quis dizer com "Você conhece as regras, você não pode matá-lo"? Já ouvimos isso antes, mas agora que Jacob já está morto, a quem ele estava se referindo?

Num dos momentos mais esperados por todos nós, Fake Locke leva James a uma caverna absolutamente misteriosa, com as pedras branca e negra, representando o equilíbrio, logo na entrada. Impossível não associar às pedras do gamão e àquelas que estavam com Adão e Eva, não? Os símbolos são os mesmos, desde o começo. E este equilíbrio está claramente quebrado com a morte de Jacob - o lado branco que se foi.

O fato é que Fake Locke cumpre a promessa, provando que eles não estavam ali por acaso. Todos foram escolhidos por Jacob, e cada nome estava associado a um dos Bad Numbers! Seria essa a genuína Lista de Jacob?

4 - Locke
8 - (Hugo) Reyes
15 - (James) Ford
16 - (Sayid) Jarrah
23 - (Jack) Shephard
42 - (Sun ou Jin) Kwon

Confirmou-se também algo que muitos fãs já haviam discutido desde o fim da 5ª temporada: Jacob, ao aparecer em momentos cruciais da vida de cada lostie, os recrutou e manipulou, de modo a garantir que fossem para a ilha, como candidatos a substituí-lo na tarefa de proteger a ilha. Quer dizer, pelo menos foi isso que o Fake Locke disse. Vocês acreditam ou não? E a pergunta que não quer calar é a seguinte: se Kate também foi abordada por Jacob na infância, por que ela não está na lista?

Episódio riquíssimo, muito emocionante, com atuações memoráveis de Terry O'Quinn e Josh Holloway, "The Substitute" deve ser visto e revisto várias vezes. Certamente tudo o que aprendemos hoje nos será muito útil para compreender o que já vimos e o que ainda está por vir.

Muitas coisas ficaram de fora deste texto, escrito ainda no calor da emoção, mas fiquem ligados que durante a semana ainda tem os post com Detalhes, Melhores Cenas, Lost Untangled, Mistérios e Respostas, Debates, Frases & Imagens e muito mais! Enquanto isso, não deixe de participar da nossa enquete, dando sua nota para este incrível episódio!


Beijos a todos,

Ju Teixeira

102 Comentários:

Victor Faria disse...

Poh, gente para mim ficou mais do que claro quem era o menino, era o Aronn...

Até porque ele(o menino, o Aronn) quis dizer para o Fake Locke(inimigo do Jacob) não matar o James(sawyer)...

E porque o menino seria Aronn, e porque justo ele diria para o Fake Locke para não matar o James?

Simples porque o Aronn é o Jacob...

Essa é minha teoria, tudo se encaixa então acredito que esteja correta...
=D, o que vocês acham?

Wilian disse...

Boa teoria. Atraiu-me o fato de Sawyer ter descoberto que aquele não era o verdadeiro Lock logo no início da conversa... ainda tem o fato de ele mencionar o livro.... pode ser que Ford una-se com o fake agora mas o traia (tiro na nuca) em algum momento futuro...

Haverá uma guerra: Fake Lock + "simpatizantes" VS Others ???

Candidatos: ninguém é candidato só por escolha própria, o que Jacob viu nos Losties (leia-se qualidades) se revelará imprescindível para o desenrolar da temporada final.

Carlos disse...

ainda é muito dificil, de se tirar qualquer conclusão. o desenrolar de qualquer coisa esta longe de ser adivinhado com suposições. mais falemos do que vimos, do momento atual, e não o que esta por vir. é fato que os numeros, são da lista de jacob, e tem relação com os Losties, por ele escolhido, mais tb ficou claro que Kate, não tem seu numero, porque? qual o motivo dela estar ali? ela tb foi escolhida por jacob, mais não tme um numero associado a ela, pq? espero que os produtores tenham uma bela explicação para isso, pois qualquer vacilo, vai tornar o fim de lost um fiasco. espero que não, pois isso é lost. namaste

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

os números ainda me intrigam.... que são uma lista, isto está respondido, mas o que explica deles estarem impressos na escotilha, nos frascos das vacinas do Desmond, nas injeções que Ethan aplicava na Claire e na mente do interno do hospício, colega de Hurley, que vivia repetindo os números e que acabaram por virar aposta ganhadora...

Nanamelon disse...

Victor,

Achei genial sua teoria, e compartilho dela. Na verdade, isso me passou pela cabeça quando vi o episódio, mas achei que estava viajando muito. Sinto-me bem mais confortável ao ver que mais alguém teve a mesma sensação.

Um beijo e obrigada a todos pelos comentários!

Andre disse...

Na realidade o episódio nao esclareceu foi nada, só deixou mais duvidas, como de costume!

O que cada numero representa afinal? e porque kate nao está na lista, etc

bruno knott disse...

Acho que o garoto realmente é o Aaron.

Agora, Aaron é o Jacob? Wow, me causou arrepios. Muito interessante e pode se possível...

Malucom disse...

Episódio sensacional! Mas a grande pergunta que ficou é: Por que a kate não é uma candidata????

Afinal ela também foi visitada por jacob.

Outra questão: o monstro/falso locke mandou o verdadeiro locke girar a roda e mover a ilha. Por que ele precisou fazer isso? Por que o verdadeiro locke teve que sair da ilha, morrer, pra o monstro assumir sua forma?

Será que é porque só com a aparência de john locke ele conseguiria convencer ben a matar jacob???

Unknown disse...

Acho pouco provavel que o garoto seja Aeron. Nessa realidade, o Aeron está fora da ilha.
Mas penso que seja uma manifestação do proprio Jacob, ou sei lá.

Cara, legal demais o papel dos dois (Jacob e MIB). Volto a fazer a comparação com as religiões cristãs.
Jacob sempre exige fé cega, tal qual Deus. Já MIB gosta de fazer as pessoas se questionarem, tal qual satanás (que vem da tradução literal de "o opositor".)

Olhando em maior perspectiva, Jacbo é um belo dum sacana, deixando todo mundo sempre sem respostas e exigindo fé cega a troco de nada.
Não sei o que Jacbo falou para Richard sobre o MIB para ele ter tanto medo de seguir o MIB.
Mas não duvido que tenha sido uma tática ed fé cega novamente tipo "Haja o que houver, nunca siga o outro. Tenha fé em mim e ponto"

Dessa perspectiva, passo a gostar mais de MIB. =)


E engraçado ele ter pego justamente o Locke, que seria o credulo de fé mais devoto de Jacob, acreditando sem questionar. Já Jack Shephard... seria engraçado se ele ficasse do lado de Jacob e contra o MIB, sendo um questionador. Fecharia a dualidade Yin Yang. =)

Falando em Shephard.. po, acho que é a segunda vez que vejo spoiler nos comentários. Vamo regular isso aqui gente. >=(

E ultima, por que Ilana guardou nas cinzas oned Jacob foi queimado? Será possivel revive-lo?

Lilica disse...

Essa da Kate precisa de uma boa explicação mesmo. Seria pq ela estaria destinada a ser uma Ford ou uma Shephard? Mas ai qual a função de Sawyer e Jack? Ser só quem vai dar nome a Kate? Meio sem noção.

Será que o garoto não é uma entidade acima de Jacob e MIB? Algo como Deus e Jacob e MIB seus "anjos" que brigam para provar algo?

Eu começo a achar que o Jacob não é tão "puro" assim. Afinal ele interferiu na vida de pessoas que tomariam outras decisões, levou um avião inteiro pra uma ilha pq precisava só de algumas que estavam dentro dele. Escreveu seus nomes no teto de uma gruta e começa a testá-los sem se preocupar com suas vontades e nem se elas vão morrer pelo caminho (Locke).

Talvez o MIB seja um "prisioneiro" de Jacob que se rebelou contra aquilo que lhe foi imposto como certo, mas que será tão certo assim????

Bjoooo

Anônimo disse...

ela guardou as cinzas de jacob pra se proteger do 'monstro' fazendo um circulo ao seu redor



e aquele cara q conversava com o jacob no THE INCIDENT, cade ele? quem era?

Unknown disse...

Lilica, pensei em algo parecido.
Revi o episidio e achei mais intressante o trecho em que MIB fala para Sawyer que já foi um homem normal, com uma vida e que agora esta preso.

Tal qual Jacbo recruta pessoas para exercer funções na ilha, talvez MIB tenha sido um recrutado que agora tem que exercer o papel de "fumaça preta julgadora".

Richard, Dogen, todos parecem estar executando alguma função. Devem ser para isso que ele recruta tantas pessoas, até que ache uma que possa substituir ele próprio. (Dogen também já mencionou que foi trazido a ilha. Talvez o processo dele tenha sido semelhenta aos Oceanic. Em algum momento da vida dele, jacob apareceu pra ele e manipulou sua vida para que ele caisse lá.)

Também reparei na parte de MIB convrsar com o garoto. Ele não deve ser Jacob, pois o trata em terceira pessoa: "voce não podia mata-lo, é contrá as regras"
Talvez seja alguem acima deles na hierarquia. Ou alheio.

Altair disse...

Questões soltas do episódio.

1. Quando a Ilana recolheu as cinzas do Jacob e pos no saquinho, me passou uma coisa na cabeça. Será que as cinzas usadas até agora sempre são restos mortais de pessoas? Pessoas comuns ou tipo assim o JACOB?

2. O Ben fazendo café foi hilário né? mais uma pra coleção de frases.

3. As facas apareceram, o que fez que várias e várias teorias fossem por água abaixo.

4. Caso esse menino loiro que apareceu falando com o MIB seja de fato Aaron, alguns anos se passaram aí nessa história né? A Kate tinha deixado ele com a mãe da Claire ainda bb.

5. Nas primeiras temporadas, o fundador do DHARMA disse num daqueles vídeos em preto e branco. "Mudar os números é de extrema importância para salvar a humanidade". Bom, ninguém pode negar que as pessoas que estão na Ilha tem um tipo de comportamento e na tal realidade paralela, tem outra. Ou não?????

6. Por que as escadas em penhasco sempre são frágeis? Quem em sã consciência vai fazer várias escadas daquele jeito caindo as pedaços num lugar daquele? Velhos hábitos do cinema americano......

7. fazia tempo que um episódio de Lost não deixava essa sensação de quero mais. A era das perguntas parece que realmente acabou....

8. Aquele cemitério é onde tá o Rodrigo Santoro também? he he he. Acho que isso daria uma boa piada. rssss

9. Amarrar o Richard pendurado numa árvore? essa fumaça gosta de passar trabalho......

10. Na primeira temporada, só mostrou o Locke acordando no meio dos destroços e saindo andando. Será que alguém não deu a tal aguinha da fonte enquanto ele tava desmaiado?


11. Detalhes da sexta temporada:
1. Água da fonte suja.
2. Soltaram foguete.
3. Existem regras (e muitas)
4. Japa datilografando
5. Pedras na Balança

12. E pra terminar, a frase do Lapidus na hora de enterrar o Locke: "esse é o velório mais esquisito que já estive".

Namastê...

Altair disse...

Um último comentário.

Aquela estátua onde morava o Jacob sugere que uma civilização inteira já morou ali, a exemplo dos Maias, Astecas, Incas, Egípcios e Budistas, que construiram grandes obras de cunho religioso. Pelo jeito, alguma coisa muito maior do que imaginamos esta por trás de tudo........

Altair disse...

Um último comentário.

Aquela estátua onde morava o Jacob sugere que uma civilização inteira já morou ali, a exemplo dos Maias, Astecas, Incas, Egípcios e Budistas, que construiram grandes obras de cunho religioso. Pelo jeito, alguma coisa muito maior do que imaginamos esta por trás de tudo........

Unknown disse...

òtimos comentários Altair. =)

Pensei em mais um intrigante. A primeira vez que o menino aparece para MIB, ele está com as mãos sujas de sangue. De longe isso é uma simbologia para o homicidio: "estou com as mãos cheias de sangue".

Seria outra entidade explorando o sentimento de culpa em MIB?

Anônimo disse...

Uma Pergunta:

O MIB disse que há mais de um Shephard, então...
...a quem se refere esse Shephard?

jack, Claire, talvez outra pessoa

Bruno Tinoco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Tinoco disse...

Altair, Vitor e amigos,

Eu concordo com vocês! Na minha opinião, o garotinho se encontra num nível hierárquico acima de Jacob e "MIB". Também acho que algo maior está por trás desse, digamos, "jogo" entre Jacob e seu inimigo. Mais uma vez, também entendo que existe fundamento religioso envolvendo essa disputa. Isso até corrobora o papel julgador de MIB.

Uma teoria possivelmente já pensada:

- a ilha talvez já tivesse sido parte de um país (Egito?) que por algum motivo se desprendeu.
- O garotinho apareceu para MIB a fim de lembrar-lhe sobre regras de uma disputa que possivelmente é supervisionada por entidades superiores.
- MIB e Jacob são os remanescentes da antiga civilização que ficaram presos, por algum motivo, na ilha.

O que vocês acham?

Forte abraço,

Bruno Tinoco

Anônimo disse...

Uma coisa estranha que ninguem comentou é que Richard não ve o miudo, mas o James consegue ver... Estranho...

Amarelo Portugal

Bruno Tinoco disse...

Sobre o garotinho ser uma entidade superior:

Obs. 1: Se for o caso de o garotinho ser uma entidade superior ao MIB, pode parecer estranha a maneira grosseira como ele (MIB) se referiu à entidade.

Obs. 2: Se Jacob e MIB já gozam de poderes sobrenaturais, tenho até medo de imaginar um ser superior...

Bruno Tinoco disse...

Mais uma coisinha:

- A ilha pode não ter sido parte de um país, mas colônia de um.

Quem sabe a ilha não era usada pela "metrópole" para "exilar" pessoas?

E se Jacob e MIB fossem exilados?

Unknown disse...

Hun... essa história do nome Shephard.
Acabei de ver o episodio, e quando ele diz: "and he is not the only one..." ele se refere a mais nomes estarem escritos, e não a mais Shephards.

Com certeza é o Jack, pois é ele que Jacob "toca" fora da ilha, tal qual os outros.

Mas se quer entrar em alguma discussão, vamos lá, existe varios Shephards. O Christian, Clair, o avo de Jack, que rola o esquema do sapato, e principalmente, Aeron. =)
Mas tenho 90% de certeza que é o Jack que o nome na caverna se refere.

Bruno Tinoco disse...

Significado de Exilar

v.t. Banir de sua pátria, mandar para o exílio, o desterro.
Fig. Expulsar de casa ou do convívio social.
— V.pr. Fig. Retirar-se do convívio social.

Bem condizente com a vontade de MIB voltar pra casa, não?

Malucom disse...

Alguém aí comentou que o Homem de Preto poderia ser um dos recrutados de jacob. De fato, faria sentido sim!

Se ele quer voltar pra casa é porque se cansou daquela vida imposta a ele por jacob!

Thomas N Ferreira disse...

Ótimo episódio. Esperava mais, MAS não fui decepcionado.

- Ellen de volta e de casamento marcado com Locke, que por sua vez é o mesmo homenzinho triste e sem fé que aquele da queda do 815, mas como Ellen disse: "Quais são as chances de se esbarrar com um cirurgião de coluna? Talvez seja o destino.".

Posso parecer um disco arranhado, mas Locke precisa de algo que lhe restaure a fé, e como o destino vem se fazendo presente em Flashsideways nesses últimos episódios, pra mim não seria nada surpreendente que Locke voltasse a andar em determinado ponto da temporada.

- Hugo é dono da empresa onde Locke trabalhava, além da agência de empregos em que Rose trabalha. Rose acaba enviando John para ser substituto num colégio onde Ben Linus dá aulas de história! WTF!

- Um garoto desconhecido aparece e diz que "Flock" (ele é assim chamado no Untangled.. rs) quebrou as regras e não poderia matá-lo - Jacob. A resposta que obteve: "Don't tell what I can't do!". Hm.. enquanto o Locke do Flashsideway consegue se segurar pra não mandar Rose ir praquele lugar...

Nota: Impossível não associar o garoto à Aaron..

- Flock nos presenteou com vários brindes no episódio:

Ele disse que usou o corpo de Locke para ter acesso a Jacob por ele ser um canditado. *Só não explicou porque não pôde matá-lo ele mesmo...

Sim, finalmente a confirmação concreta de que os Losties foram mesmo arrastados para tudo isso. Seus destinos foram traçados no momento em que Jacob os tocou. Mas, ao que parece, nem todos os "tocados" são candidatos... Kate é um exemplo.

4 - John Locke
8 - Hugo Reyes
15 - James Ford
16 - Sayid Jarrah
23 - Jack Shephard
42 - Kwon
(Seria Sun ou Jin, mas na verdade ele tocou ambos.)

Cada candidato acompanha um número. Por algum motivo não aparente, os "bad numbers" acompanham cada um dos últimos candidatos. Tem quem diga "finalmente!", mas não se deram conta de que os números continuam sem significado.

- Sawyer tomando um porre pra curar as mágoas e nos spoileando com "Ratos e Homens" (livro já usado como referência por ele mesmo na 3a temporada). Já tem seu lado definido realmente?

- Ben foi capaz de se pronunciar no enterro de Locke, assumindo até a culpa pelo seu assassinato, mas não pelo de Jacob.
.
- Já faz algum tempo que Lapidus só serve pra nos brindar com suas belas tiradas: "Este é o funeral mais estranho em que já estive." - Eu ri.

Pontos soltos:

- Illana pega as cinzas de Jacob por algum motivo relevante, ou só sentimental?

- Flock está recrutando pessoas pra somente sair da Ilha, ou tem mais em jogo? Eu chuto que sim.

- Seriam os nomes e números a FAMOSA lista de Jacob da qual Kate não fazia parte? Acredito.

Unknown disse...

Vou conferir, mas acho que na terceira temporada alguem cita que Kate não está na lista. Acho que é o Mikail... verei.

Flocke deve ser de Fake Locke. =)

Anônimo disse...

é muito estranho o nome da Kate não aparecer, já que entre os nomes riscados tem Littleton (Claire), Rutheford (Shannon), Pace (Charlie), Straume (Miles), Lewis (Charlotte) e outros nomes.

DeChamps disse...

A atuação de Terry O'queen está de arrebentar... Eu não consigo ver John Locke no "Flocke".

Anônimo disse...

Estou com uma coisa na cabeça desde o começo da temporada, quando Sawyer pediu a Miles, tentar descobrir o que Juliet tentou dizer antes de morrer.
Ela falou "Funcionou".
Os flash backs não seriam do futuro. Já contando o final de lost?
Que todos sairiam da ilha...sem lembrar nada.
Alguém já pensou nisto?
Abraços

Clemilton disse...

Olá pessoal... parabéns pelo trabalho!

Senti-me manipulado neste episódio, sendo levado a crer na pedra preta como a boa.

Não acredito que o garoto seja o Aaron, por causa da idade.
Creio que o Ben esteve na ilha sim, e que sua partida deu-se depois da explosão causada pelos nossos amigos. É bem possível que o Locke (facke - poderiam dar um nome ao zé fumaça) tenha sido alertado sobre o Sawyer e que isso valha para qualquer suposto candidato. Enfim, um ótimo episódio deixando o gostinho de "quero mais" de sempre.

Cleverton disse...

Kate não estava na parede com algum numero. mas estava na lista que jacob entregou pro Hurley dentro do estojo do violão.

Quando o Japa quebrou aquele simbolo o papel tinha o nome da kate.

Talvez os numbers com os nomes seria para uma função tipo um deus. e Kate por não ter numero seria algo tipo um subordinado destes escolhidos e definidos pelos numeros.

oq acham??

lucas disse...

vi o sobrenome do miles, straume com o número 71 aos 37:03 min pouco abaixo do número 317

Unknown disse...

Olá gente!

Pensei em duas coisas desde que essa temporada começou:

1. Será que as cinzas que protegem do Monstro não são do Jacob? Talvez ele já tenha "morrido" outras vezes, mas sempre renasce como a fênix.

2. Será que o FakeLocke não está se aproveitando desse tempo para o renascimento do Jacob (já que o garoto na floresta disse "vc sabe que não pode matá-lo") para tentar fugir da ilha?

Anônimo disse...

Abaixo do 15 - Ford tem 313 - Littleton (Claire) e do lado 88 - Lewis (Charlotte)

http://gallery.lost-media.com/displayimage.php?pid=135116&fullsize=1

Unknown disse...

Algumas questões:

- Não lembro de ter visto os nomes dos losties naquela lista que o jacob mandou dentro do estojo do violão do Hurley não... Lembro é do japa olhando a lista e perguntando o nome de todos, e por último perguntou quem era o Sayid. Só depois que falaram o nome do Sayid que o japa deixou eles entrarem no templo. Às vezes naquela lista só tinha o nome do Sayid, que é a pessoa que deveria ser salva.

- Quando a Ilhana chegou à ilha com sua turma, ela falou com eles para não matarem o Lapidus, pois ele também era um dos candidatos. Alguém se lembra disso? E o Richard também é um candidato?

- Pelo que entendi, uma das opções que o Fake Locke deu para o Sawyer, era ser o "novo Jacob", assumindo o papel de protejer a ilha. Ou seja, pode ser uma forma do jacob "retornar" no corpo do Sawyer...

Marcelo Torres disse...

Bom eu achei o episódio sensacional!!!

Algumas teorias:

Primeiramente achei que o garoto seria Aaron, mas como alugns já falaram ai em cima, ele esta muito grande para ser ele, porém depois de ler a teoria da Luanda, logo acima, me veio outra ideia será que o FakeLocke não está se aproveitando desse tempo para o renascimento do Jacob e o menino já seja Jacob, porém criança ainda?

Outra coisa eu sempre achei que não existe Bem e Mal na historia, e sim ideologias diferentes,porém um com menos "parafuso"(rs!) do que o ourto, assim como Magneto e Xavier nos X-Man.

Acho errado falar que a historia com eles fora da ilha se já a realidade alternativa, pois não temos uma realidade certa, as duas são reais, porém acontecem paralelamente.

Os roteiristas, produtores...ou quem quer que sejam, nos manipularam nesse episodio, para que achasssemos que o Fake Locke, não seria uma pessoa(ou um ser) ruim, mas nós não escutamos o lado da historia de Jacob ainda.

Esquisito a kate não esta na lista!?

Tava faltando uma frase engraçada como a do Lapidus - Este é o funeral mais estranho em que já estive.

Teremos que ter uma explicação logica para a sequencia de numeros, pois os numeros já sabemos, eu digo sequencia, por que a varios numeros associados a nomes na caverna e os "nosso" numeros estão em varios pontos da serie, eles não poderiam estar lá por coicidencia.

acho que é só isso por enquanto...

Obrigado Pessoal por compartilharem tantas ideia boas! ;)

namastê

Lu disse...

Acho que essa caverna é a casa do mostro de fumaça (o MIB), pois ele risca o nome do Locke.

E a lista nas paredes é dele (MIB). E são todos os possiveis candidatos a substituir o JACOB.

Marcelo Torres disse...

Boa Lu!

Sim isso pode ser possivel mesmo! é verdade

Unknown disse...

Talvez o nome da Kate (Austen) esteja na parece e já esteja riscado, como de vários outros.

Lucas Rodrigues disse...

Esse episódio foi de lascar! Ben como professor, A lista com os Losties, que não tem Kate, mas ela foi "tocada" por Jacob. O menino loiro falando com Fake Locke. Massa!
Gostei muito da cena do enterro de Locke, que apesar de curta, tudo que precisava ser dito foi dito. Palmas para Locke e Ben.
Uma coisa que tá martelando na minha cabeça é: quem é esse falso Locke, que quer ir pra casa, sair da ilha, que já foi um ser "normal" (ao menos entendi isso). Velho, isso é muito massa!
Valeu Juliana pelos comentários! Você vai bem como Substituta! ;D

Lu disse...

A lista de nomes e os respectivos numeros que está na caverna. Podem ser de todos os possíveis candidatos de TODOS os tempos.

Cada nome tem um número, como está no final do grande batalha MIBXJABOC(ou um substituto) só restão os números:

4 - John Locke (acabou de ser riscado)
8 - Hugo Reyes
15 - James Ford
16 - Sayid Jarrah
23 - Jack Shephard
42 - Kwon

E ai o q acham???

Filipe Bruno disse...

Humn.. Adorei os comentários da galera, e concordo com vocês, Aquele menino pode ser Aaron. Já perceberam a semelhança dele com Claire? Mas alguem aí mencionou o fato de quando a Kate deixou Aaron com a mãe da Claire ele estava numa idade muito diferente da aparição do garoto nesse episódio. Mas vocês esqueceram das aparições do Walt para Locke? Talvez Aaron tal como Walt esteja crescendo rápido.

Mas acredito que há algo a mais por trás de tudo isso. Lembram o que o Jacob disse para o Hugo no episódio "LA X"? Ele disse que um velho amigo matou ele porque se cansou da sua companhia. (Ou algo parecido)
Então acho que aquele garoto seja Jacob quando criança, se ele apareceu para o Hugo depois de morto ele pode aparecer para o Falso-Locke com a sua imagem infantil. Jacob disse para o Hugo que ele foi morto por um velho amigo, talvez essa "amizade" venha desde quando Jacob e o Falso-Locke eram crianças. E Sawyer conseguir vê-lo só comprova o fato dele ser um "Candidado". O sangue nos braços do menino significa algo que deve ter acontecido com Jacob e o Falso-Locke quando eles eram crianças, e esse deve ser o ponto fraco do Falso-Locke, suas memórias, seu passado, e como ele mesmo falou, ele já foi humano, já sentiu alegria, dor, raiva, já perdeu alguem que amou.

Mateus Valetne disse...

galera, acho que ninguem ainda fez uma grande pergunta.. porque o Mib precisa do Sawyer pra ir embora?

outra coisa... no dia que a filha do benn morreu, ele acionou a fumaça preta , se ele é o mib ,como ele "acionou" ???? e ainda disse: é um mecanismo de defesa????????

como ??????? ele sabia q era o mib......?????

essa questão ta me encabulando ...

Filipe Bruno disse...

Concordo com a Lilica, já não sei se Jacob é o lado "claro" da "força". Me coloco no lugar de Sawyer, e com certeza faria a mesma escolha que ele, se unir ao Falso-Locke, pois ele até agora é o único que promete contar tudo.
Eu sou uma pessoa muito questionadora, sempre que me mandam fazer algo eu pergunto "pra que?", "onde?", "quando?"... Não sou do tipo que faz as coisa por uma fé cega em algo.

E acredito que a maioria de vocês pensa como eu.

Clemilton disse...

Sobre "acionar" a segurança...

Eu acredito que não seja acionar ao pé da letra... é bem possível que Linus tenha apenas liberado o caminho para que o fumacê atacasse os inimigos e ele mesmo correu pra não ser vítima também. Lembram que a vila dos Outros tem uma barreira sônica que impede a entrada do monstro e isso pode ter sido desligado lá naquela privada nojenta que o Ben meteu a mão... :p

Filipe Bruno disse...

Mateus Valetne,
É como Ilana disse: "Ele está recrutando".
Não sei porque, mas é isso, ele está recrutando pessoas e Sawyer é uma delas.

DeChamps disse...

Filipe gostei muito dessa parte: "E Sawyer conseguir vê-lo(o garoto) só comprova o fato dele ser um 'Candidato'" Faz sentido!

Anônimo disse...

Today is gonna be the day
That they're gonna throw it back to you
By now you should've somehow
Realized what you gotta do
I don't believe that anybody
Feels the way I do about you now

Backbeat the word was on the street
That the fire in your heart is out
I'm sure you've heard it all before
But you never really had a doubt
I don't believe that anybody feels
The way I do about you now

And all the roads we have to walk along are winding
And all the lights that lead us there are blinding
There are many things that I would
Like to say to you
I don't know how

Because maybe
You're gonna be the one who saves me ?
And after all
You're my wonderwall

Today was gonna be the day?
But they'll never throw it back to you
By now you should've somehow
Realized what you're not to do
I don't believe that anybody
Feels the way I do
About you now

And all the roads that lead to you were winding
And all the lights that light the way are blinding
There are many things that I would like to say to you
I don't know how

I said maybe
You're gonna be the one who saves me ?
And after all
You're my wonderwall

I said maybe
You're gonna be the one who saves me ?
And after an
You're my wonderwall

Said maybe
You're gonna be the one that saves me
You're gonna be the one that saves me
You're gonna be the one that saves me


Adorei o episodio claro mas existe ainda muito em aberto para estar a falar ja de finais talvez o primeiro episodio seja mesmo o tal final tal como na season 3 ke começa com o final da season kem sabe ? um abraco a todos e LIVE Together die alone e o meu lema ate ao fim

Unknown disse...

Vi o episodio mais uma vez e outro detalhe apareceu (caramba, esse está bem rico)

Ilana, no momento em que está levando corpo para o enterro, menciona que agora o MIB está preso na forma de Locke. Que não pode mais mudar de forma.

Será que assim que ele assume a forma de um morte, ele tem que ficar naquela forma até aparecer outro morto.

Ele ficou um tempo como Christian Shepard, depois virou Yemi, depois virou Shephard de novo (Droga, ja quebrei minha propria teoria) e depois ficou como Locke... por que ele está preso nessa ultima forma?

Filipe Bruno disse...

Guilherme Dechamps",
Se Sawyer consegue ver o garoto (Jacob criança) e Jacob disse ao Hugo que Jin não poderia vê-lo (LA X), então Jin não é um candidato, sobrando Sun para o número 42.

DeChamps disse...

Filipe essa o Leco pode usar nos próximos posts, matou o lance dos candidatos. Muito massa!

Delmos disse...

Adorei o episódio, ganhei respostas q não me servem ainda para nada. Não há coerência em ver que o falso Locke manifestado de Shepeard pai lhe dissesse para que resgatasse todos os seis e retornassem para ilha e depois dizer para James Ford que a intenção dele e tirar essas pessoas da ilha, devem existir uma explicação muito mais elaborada, vinda de Richard ou Jacob.
Tava pensando aqui, a Kabala meche com numeração e provem dos povos antigos, o falso Locke disse que Jacob adora brincar com números. Talvez a relação dos números sobre o fim do mundo esteja relacionada com os Losties e a Kabala. Cada número da equação sobre o fim do mundo (Valenzetti) seria a representação de cada Lostie, estariam eles na ilha como solução ou problema?

Herlan Serpa disse...

POR FAVOR ME DIGAM: O LOCKE DO BEM VAI VOLTAR? A ILHA PRECISA DELE!!!!

Savior Down disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Savior Down disse...

Assim como em lost, meu comentário terá uma narrativa aleatória :P
Começo pelo o que vimos de Ben Linus. Considero genial a escolha dos autores de apresentarem o Ben na forma em que vimos, concordam?? Acredito que nenhuma outra apresentação poderia ser melhor. A ocupação, as falas, a postura foi típica e peculiar do Benjamin.

Quanto ao Flocke, cada vez mais acredito desacreditando nele :o Sinceramente, o que ele diz me parece fazer sentido, do ponto de vista lógico e na forma em que os eventos (proposições) se apresentam na série. Mas como acreditar no que vem sendo representado, metaforicamente, ao decorrer da narrativa e, agora de forma mais direta, como "o lado negro da força"???? :( Fiquei surpreso ao ver que o Richard morre de medo do Flocke! Finalmente ele expressou alguma emoção mais "humana", se é que existem outros tipos :)

Achei um tanto forçada a percepção de Sawyer, quase que instantânea, de que o Flocke não era o Locke :P embasando-se no argumento de que o nosso querido personagem sempre foi assustador, inclusive quando não o queria ser. Eu, particularmente, jamais descreveria Locke como alguém assustador, mas sim como enigmático e, as vezes, fanático ou extremista ao ponto de doar-se pela crença no destino. Considero, também, muito ingênua a atitude do Sawyer (que não tem nada de ingênuo) de acompanhar o Flocke em sua "jornada reveladora" . Por mais que James pretendesse o matar, como, de fato, tentou quando veio com aquele papinho recorrente de "Ratos e homens" de Steinbeck, não foi a atitude mais inteligente. Isso, partindo do pressuposto de que ele já sabia que não poderia matar Flocke e, também, pelo fato do Richard ter o avisado da forma mais apavorada que Flocke estava mentindo.

CONTINUA

Quanto aos candidatos e os bad numbers, acredito que seja muito cedo para afirmar algo conclusivo, até porque espero que haja uma ligação mais forte dessa problemática com outros pontos relevantes da série, mais especificamente, com o Black Rock e Richard Alpert.

No mais, muitas informações que desconstroem a maioria das nossas verdades e isso é ótimo!!

NOTA SOBRE A 6° TEMPORADA (MERA OPINIÃO):
Gostaria de deixar claro que adoro Lost. Considero a série uma manifestação artística completa, incrível e excitante. No entanto começo a ficar preocupado com o ritmo e direcionamento da série. Quanto ao ritmo, percebo que cada vez o tempo é menor e a lista de questionamentos é maior. Ressalto que o que me fascina em lost é o desenvolvimento dos personagens e suas correlações, no entanto, também espero respostas conclusivas para as questões concernentes à série. Já a respeito do direcionamento da série, como bom cético adorava quando lost tinha uma perspectiva muito mais cientifica e filosófica do que agora, que a trama parece tomar um rumo totalmente extra-terreno e religioso-divino. FARADAY BACKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Prazer em participar dessas ótimas discussões!
Namastê!

Heitor disse...

Quando o garoto diz, "Conhece as regras. Você não pode matá-lo.", acho que ele pode estar se referindo ao fato de F-Locke ter matado o Jacob e não o Ben. Afinal, o Ben apunhalou o Jacob, mas quem o joga no fogo é o F-Locke.
O menino pelas roupas e pelo tipo físico parece ser o Jacob garoto, talvez viajando no tempo.
Parabéns pela cobertura da série.

Nanamelon disse...

Os leitores do Teorias Lost são os melhores, só digo isso.

As teorias bacanas de vocês renderiam dezenas de posts, hehehehe.

Parabéns!

Lilica disse...

Parece que erraram na legenda e o Sawyer diz que o Locke era ASSUSTADO e não ASSUSTADOR.

Li uma critica do Doc Jensen e ele enfoca isso, que o Sawyer diz que o Locke estava sempre assustado, mesmo qdo não parecia, ai ele diz que na verdade o Sawyer estava falando dele mesmo. Talvez seja viagem do cara. Mas me parece fazer mais sentido, pq o povo achava o Locke doido, não assustador.

Lendo a opinião de todos, só reforça o que eu já achava. Em algum tempo Jacob manipulador, recrutou MIB, assim como recrutou o Richard, o Dogen, o Ben e agora os Losties, só que ele se rebelou contra o que estava lhe sendo imposto e foi preso pelo Jacob. Algo como Lucifer se rebelando contra Deus. Não dá pra dizer que o MIB é o errado da historia, não sem antes sabermos as explicações de Jacob, mas o MIB já tem a minha simpatia pq Jacob está mais para Zeus e os deuses gregos, que usavam os mortais em seus jogos "mortais" por simples vaidade.

Quem quiser ler meus comentários http://cafecomcuca.blogspot.com/2010/02/comentarios-6x04-substitute.html

bjooo

Adriano disse...

Olá pessoal. Aqui estou eu com o meu coments e minha opinião sobre o episódio.
Não é dificil dizer que adorei o episódio, não só as cenas da ilha, mas tbm as fora dela naquela outra realidade lá. Muito maneiro o James reconhecer de cara o Fake Locke e estremeci com a cena da caverna e com os nomes ligados aos números. Quanto a Kate não ser canditada, acredito q o lance de canditado seria um suposto substituto, como sugere o título pro Jacob, certo. Então a resposta mais óbvia seria que Kate é mulher, mas como Lost nunca é obvio acredito que haverá outra explicação.
Quanto ao garoto loirinho, de cara pensei logo no Aaron, mas descartei. Como eles explicariam ele está na ilha, já que sabemos q ele ficou com a avó.
Bom, sei lá. só sei que foi um maravilhoso episódio e estou adorando essa última temporada, cada vez mais.
vlw.

Marcelo Torres disse...

Juliana Teixeira

no post do proximo episodio nem precisa fazer review, deixa só o pessoal comentar.(rs!) :D

Altair disse...

Oi pessoal, voltei.

Estou admirado com a quantidade de comentários que foram postados depois do meu. E o melhor de tudo, comentários de altíssima qualidade. legal mesmo... parabéns pra todo mundo.

mas vamos ao que interessa...


ATENÇÃO --> COISAS QUE ACREDITO NÃO FORAM COMENTADAS AINDA.

1. Da primeira vez que o menino apareceu, sujo de sangue, o MIB não deu bola pra ele, pois O Richard não viu o menino. Da segunda vez, o MIB correu atrás dele, por que o Sawyer viu o menino. GENTE POR FAVOR, PENSEM NESTA HIPÓTESE --> Tem horas que o menino é só aparição e tem horas que ele é gente de verdade. Nesta hora que ele é gente pode ser morto. Por isso o MIB correu atrás dele (acho que pra matar o menino), mas tropeçou (???a ilha fez com que ele tropeçasse ???). Então o menino disse algo do tipo --> "vc sabe as regras, não pode mata-lo". Obviamente, estava se referindo a pessoa que estava dentro do seu corpo (Jacob ou Aaron, sei lá).

2. Lembram do Charlie e do Desmond dentro do avião? Charlie disse: "eu deveria ter morrido" e Desmond simplesmente sumiu, nem desembarcou. Eu pergunto: será que não era o MIB ali pulando de corpo pra corpo.

3. Acredito que fora da ilha tanto do Jacob como o MIB (se é que ele pode sair né?) são pessoas comuns, nada de fumaça misteriosa ou efeitos especiais.....

4. E, por último, algo que acho de extrema importância se eu estiver certo.....

A LISTA FOI MUDADA. eu explico -->

A lista inicial não tem o nome de KATE de propósito, para enganar o MIB. uma nova lista foi feita e dessa vez com o nome de KATE e entregue para o JAPA.

ENTÃO, SE A LISTA FOI MUDADA, OS NÚMEROS FORAM MUDADOS (ou pelo menos as pessoas que as representam né?) e isso significa que "FUNCIONOU" e vai de encontro ao que HANSO falou na segunda temporada naquele vídeo instrutivo da fundação DARHMA --> "é importante mudar os números".

PENSEM NISSO GALERA.

Namastê!

Filipe Bruno disse...

Gente, tenho que compartilhar isso com vocês.
Essa noite tive um sonho estranho. Sonhei que o cara que conversava com Jacob no episódio "The Incident" tinha sido banido, e queimado vivo, mas ele tinha tanto ódio que não queria partir, então ele continuou vivo mesmo depois de ser queimado, continuou vivo através da fumaça negra exalada na sua carbonização.
Será que isso faz algum sentido?
E isso explicaria o fato do Falso-Locke temer a cinzas.

O que vocês acham?

Unknown disse...

Ainda não li todos os comentários, mas o fato do garoto ser o Aaron e o Jacob. Aaron cresce = a garoto que cresce = a Jacob, explica o pq de Jacob ter escolhido Kate, mesmo ela não tendo um numero associado a ela e assim naum ser uma candidata.
Ele a escolheu pois ela cuidaria dele e o levaria para fora da ilha nesse momento em que o Flocke está a solta.

Resta saber se realmente Aaron e Jacob são a mesma pessoal.

ka disse...

eu também acho q a caverna não é do jacob.. e sim do MIB... só não dá pra saber nunca quem é o vilão da historia.
n vejo a hora de assistir o final, mas tb gostaria que n tivesse fim, para podermos ficar acompanhando as aventuras dos losties pra sempre. amo muito.

DeChamps disse...

Já pensaram que pode existir mais de um "monstro da fumaça" por ex. Jacob também poder ficar nesta forma?

Malucom disse...

2 teorias:

Tem gente especulando que a kate estaria destinada a ser uma ford ou shepard, e isso a incluiria entre os condidatos

O Homem de Preto teria sido um dos candidatos de jacob no passado. Só que ele se revoltou por ter sido "arrastado pra ilha" e por isso ele ta desesperado pra cair fora dela.

Até que fazem sentido não?

Altair disse...

Pessoal, numa roda de amigos aqui falando sobre Lost (pra variar né?) pintou uma teoria interessante e queria compartilhar com vocês.

Pensem na hipótese de que a tal realidade paralela é na verdade o início e também o final de tudo. Ou seja, tudo que rolou até agora foi uma tentativa de mudar o curso da história (movida pelo MIB ou pelo Jacob ou sei lá quem, não importa). Em outras palavras, a realidade paralela é o curso correto que deveria seguir e todas as temporadas de Lost mostraram uma realidade paralela.

Um outro detalhe importante que chama a atenção é que JACOB quando aparece pela primeira vez, está pescando para se alimentar e oferece esse peixe para o MIB que responde que já almoçou. Acho importante este detalhe pois mostra que naquele momento são humanos, precisam de comida. O MIB deixa claro que ainda está procurando uma maneira de mudar a situação (fugir, sair da ilha, matar Jacob, sei lá, qualquer coisa).

E volto a tocar na mesma tecla que já comentei outras vezes. Toda aquela história de fundação DAHRMA, foi criada ou por JACOB ou pelo MIB. Eu arriscaria dizer que foi pelo MIB, tentando acabar com a lista de JACOB, que pelo visto tinha muitos e muitos números e no final só restaram estes 6 últimos que estamos acompanhando.

Até a próxima.

Bruno Tinoco disse...

Não concordei (ou achei pouco coerente) com o Fake Locke quando ele disse ao Sawyer que a ilha não precisava de proteção porque não tinha nada de especial.

Isso vai contra metade do enredo da série!

Bruno Tinoco disse...

Ah, e quando o ator Titus Welliver (inimigo de Jacob) conversa com Jacob no final da quinta temporada, a impressão que fiquei era de que ele nutria interesse em proteger a ilha, isto é, continua me parecendo incoerente a declaração dada ao Sawyer, de que a ilha não precisa de proteção, que essa história é uma piada...

Ricardo disse...

Tenho uma teoria meio bizarra: a de o Locke SER o Flock.

Acredito que os dois agirem de maneira parecia e terem temperamentos quase iguais (como quando falaram Don't tell what I can't do! nas duas realidades) não é coincidência. Flocke fala que está preso e quer ser livre. Locke também está preso e buscando ser livre.

Outra: quando Ben pergunta para Ilana porque ela levou o corpo de Locke para estátua, ela diz que precisava mostrar a todos com quem eles estão lidando. Ben fica confuso e questiona que ele pode mudar de aparência de novo, mas ela responde: "não mais, ele está preso aqui", ou algo assim. Porque justo no corpo do Locke? Talvez porque encontrou o seu próprio corpo outra vez?

Quando Jacob conversa com ele na praia, 5a temporada, pode ser muito bem o Locke no corpo daquele cidadão de preto lá.

E, por último: porque até agora não falaram seu nome? Se fosse um personagem qualquer, um ser oposto ao Jacob que estivesse lá desde o início, não vejo porque não ter um nome também.

Mas não tem. Porque talvez seja o nosso velho conhecido Locke, que voltará pro passado remoto em algum ponto dessa temporada ou sofrerá alguma coisa que deverá ser explicada e passará todo esse tempo preso na ilha, atrelado ao Jacob e suas ideias...

Bom, é um pensamento... hehehe

Boas teorias a todos!

Anônimo disse...

Não tem nada a ver com o episódio mas alguém já viu isso aqui ó: http://www.collegehumor.com/video:1739531
Muito engraçado huahahahhahahuahuaha

Cleverton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cleverton disse...

Lendo um cometario, lembrei de algo também, se naquela conversa misteriosa dos 2, Jacob e MIB.

1º o MIB tinha um "corpo diferente" e disse q ja tinha comido, talvez naquele momento o mostro de fumaça não existisse, e ele era um humano, mas quando o Black Rock chegou ele fez alguma coisa pra tentar impedir isso, tendo ai uma briga com Jacob, como esta tendo com os losties agora, q resultou em ele ser morto e aprisionado na forma do mostro de fumaça.

alguem lembra do desenho cavaleiros? uma guerra santa ocorria a cada tantos anos. será q não é isso q esta parecendo? MIB e Jacob, brigando ja por seculos. Tentando usar cada vez os eventos a seus favores. pra poder tentar manter um equilibrio na ilha?

bsillvestre disse...

Galera...
Sensacional.. Pena que so descobri agora isso... Bem, vamos la..
1. Sempre que o aparece da cena do encontro do Locke com o Jacob qndo Locke é jogado pelo pai pela janela, tenho a sensação que o Locke ressussita...
2. o Fake de Locke usa as mesmas palavras que ele usa qndo não o deixam ir para a aventura no deserto. "Não diga que não posso fazer"...
3. apos a primeira aparição do menino o MIB fica completamente atordoado se transforma na fumaça e sai em busaca de alguem... Acho que o encontro com James, poderia ser com qq um... Tanto que após ele perceber que exixtia alguem na casa volta e tenta convencer o Richard, e somente depois de não conseguir vai atras do james...
4. Apos a segunda aparição do menino o Richard aparece para James... Richard tem alguma ligação com o menino? foi um plano? Como Richard saberia que James estava com o MIB?

Meu deus..

Muitas perguntas....

Um abraço

bsillvestre disse...

Mais uma coisa...
Muitos estão falando do James conseguir ver o menino.. Mas o FLocke se surpreende disso...

Muito Louco..

Um abraço

Pedro Torelli disse...

Pessoal, revi o episódio de novo várias vezes e vi que tem algo de errado com a personalidade no FLOCKE... No final da quinta temporada, conversando com o Jacob, ele se mostrou contra a chegada de novas pessoas à ilha no navio... dizendo q eles sempre chegam, comrrompem, destroem, etc...
Só que agora, conversando com o Sawyer, falando da opção do Sawyer se tornar o novo protetor da ilha, ele disse que a ilha não precisa ser protegida de nada, que era apenas um maldita ilha!!!
Por isso acho estranho, talvez ele seja realmente o vilão, mas está c fazendo de bonzinho para recrutar o povo msm.
Eu tinha visto entrevistas com os produtores, nas quais eles diziam que nessa temporada iríamos ver um vilão que deixaria as atitudes ruins do Ben no chinelo... ou seja, ainda acredito que o FLOCKE seja mal...
A última coisa que queria falar eh quando o James pergunta c o FLOCK conhecia o autor John Steinbeck...e o fumaça responde: NÂO EH DO MEU TEMPO... engraçado q esse autor viveu entre 1902 e 1968, ou seja , o q qr q o FLOCKE seja, ele deve ser realmente muito antigo, de no mínimo do século XIX!!!!

Abraço a todos, e continuem com as teoriassss...
Abrass

Pedro Torelli disse...

Obs: Revi de novo, eh pleonasmo hsuahushuahsua...
desculpem

Oh Noes! disse...

Minha teoria sobre a Kate não estar entre os "candidatos" escolhidos por Jacob são 2:

- Se Aaron for realmente Jacob segundo muitos dizem, a função de Kate foi ser sua mãe adotiva e protetora fora da ilha, que é uma função não menos importante do que tomar conta da Ilha.

-Kate seria na realidade alternativa uma futura "Kate Ford" ou "Kate Shephard", ou seja, destinada à ser ou a esposa de Sawyer ou Jack que são os candidatos para substituir Jacob. ( o sobrenome Kwon para mim é tanto Jin como Sun, não vejo diferenciação entre os 2, o casal foi escolhido!).

Bom,acho que é isso....o que vcs acham?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clemilton disse...

Nome sugerido para o opositor:

Esaú.

:)

Villas disse...

Essa história do MIB "recrutar" pessoas (como o James) e a preocupação do Japa de testar o Sayid para ver se ele estava "infectado" me intrigou.

Lembram que a Claire apareceu na floresta fazendo armadilhas e os outros afirmaram que ela estava "infectada".

O que quer dizer infectado? Se o Japa quer dar uma pílula de cinza para matar o Sayid pois entende que ele está infectado, devemos entender que Infectado é ser recrutado pelo MIB, já que o MIB tem medo das cinzas?

Lembrem que Jacob está sempre tentando trazer pessoas para a ilha em busca de um substituto e teoricamente o MIB joga contra, ou seja, "recrutar" pode significar "infectar" e poderíamos concluir que todos que moram na ilha são divididos entre exércitos do MIB e de Jacob.

Novamente o bem e o mal, seja lá quem for o quê.

O que acham?

Abração.

Linus disse...

Episódio fantástico! O melhor desde muito tempo, para mim!

Algumas questões soltas:

1) Será q realmente a ilha não tem nada de especial? Será q tudo não passa mesmo de um jogo entre Jacob e o seu oposto e q na realidade, não há exatamente BEM e MAL e sim apenas "opostos"?

2) Eu acredito q a lista é sim a famosa "lista de Jacob". Shephard poderia ser Cristian e não Jack? Afinal de contas, foi mencionado na terceira temporada q Jack não estava na lista. O mesmo Mikhail falou de Kate.

3) O fato de Locke ter um bom relacionamento com o seu pai (tem fotos dele na mesa de trabalho de Locke e Helen sugere q ele seja convidado para o casamento), mostra q na realidade "alernativa" as coisas mudaram desde muito antes do vôo 815. Se eles se dão bem, como será q Locke ficou paralítico então? Isso vem de encontro a teoria "whatever happend, happend". Ou seja, mesmo que o pai de Locke não tenha tentado matá-lo, de alguma forma ele ficou paralítico. Destino.

4) O falso Locke pode estar atrás dos candidatos para matá-los, pois não quer q Jacob seja substituído. Lembram doq falaram no templo sobre o Sayid? "Se o seu amigo morrer, estamos ferrados".


Falow, abraços. ;)

Lu disse...

Há uma possibilidade de todos os mortos que apareceram na ilha sejam o MIB que se apoderou dos seus corpos para manipular os habitantes da ilha?

Daniel Osório disse...

Bem, muitos comentários e teorias...
Primeiro, essa questão de passado e futuro foi totalmente alterada com esta nova temporada. Lembram-se do filme "De volta para o futuro"?! Mexeu no passado, altera o futuro... Nesse caso, eles continuaram perdidos na ilha, ou seja, o acidente que os levou até lá, permaneceu na história.
Em relação aos números, creio que vocês esqueceram de uma coisa: a equação de Valenzetti. Nela, os números representam fatores ambientais e humanos centrais da equação. O que ela teria a ver com os números supostamente escolhidos por Jacob?! Quem inventou os números?! Foi Jacob que escolheu ou são valores de uma equação matemática?! Jacob é mais "antigo" que Valenzetti?!
Mais uma coisinha: se considerarmos que o sobrenome Kwon é do Jin e que Shephard é do Jack, então nesta lista só tem os homens! Não incluem Kate, Sun e Claire (Littleton).
Mas o que mais me intriga é: qual a ligação da equação de Valenzetti com Jacob?!
Pode ser que cada personagem poderá ser responsável pela mudança do seu respectivo número na equação. Mudando algum número, sem "fim dos tempos" (Ex: James Ford é o único capaz de mudar um dos fatores da equação - ligado a ele por algum motivo - de 15 para outro valor). Mas e os outros números escritos na caverna?!
Mais uma curiosidade: Não sei se todos repararam na cena em que disparam um foquete do templo para alertar os "outros Outros". Quando o comando do disparo foi dado, eles estavam no passado (e o disparo do foguete também)... Mas ele pode ser visto no futuro por aqueles que estavam na praia (por exemplo, pelo Richard).
Como pode um foguete ser lançado a 30 anos atrás e ser visto (parece que simultâneamente) 30 anos depois?!
Isso também rolou com a aparição do Jacob no passado dizendo ao Hurley que havia morrido. Pelo que eu saiba, ele foi morto 30 anos depois daquele tempo!
Será que os produtores/roteristas deixaram isso sem querer ou terá alguma explicação (próxima ao racional)?
Abraços!
PS: Perdoem-me se disse alguma besteira.

Linus disse...

Daniel Osório

Qnd a bomba explodiu, os losties de 1977 foram recolocados em 2007. Os destroços q aparecem na escotilha, não são os da bomba, mas sim, os restos da implosão feita pelo Desmond (oq indica q eles estão agora no presente).

Então o foguete e a aparição de Jacob não ocorreram com um intervalo de 30 anos.

Sobre a dualidade Jacob x Fake Locke, fica complicado saber quem é o lado "bom" da história e quem é o lado "mau". Se é q existe isso e eles não são apenas "opostos".

Mas só pra lembrar, a dualidade "Deus" e "Diabo" é bem parecida com oq vimos até aqui.

Como alguns já comentaram, Deus nos pede a fé, independente das coisas q nos aconteçam, ele pede q acreditemos nele e q estaremos salvos se assim for.

Já a figura do diabo, tenta trazer as pessoas para o lado dela, justamente questionando Deus e "cutucando" a fé das pessoas, tentando provar por A+B q só nos ferramos ao ficar esperando a "salvação" da forma como Deus quer.

Repito q não sou adepto dessa teoria ou daquela, mas não pude deixar de lembrar dessa dualidade.

Linus disse...

O fato de Jacob trazer o pessoal para a ilha, foi apenas uma confirmação.

No final da temporada passada, isso já ficou meio q claro qnd ele "trouxe" o Black Rock para a ilha. Provavelmente pelos mesmos motivos do vôo da Oceanic.

Clemilton disse...

É como o Linus falou... o foguete disparado é visto por todos na mesma época, pois a explosão da bomba com a massa de energia causou a última viagem no tempo dos losties que estão todos no futuro agora... só não entendi como pode a estação não ter sido construida e ter uma entrada dela... se bem me lembro, o local da explosão seria onde ficou a escotilha e aquela porta que Kate vê com Miles é a outra entrada da mesma estação... afinal, ela foi construída ou não?

flafera disse...

não acho que jacob tenha morrido(de vez).se isso tivesse ocorrido o que impede do (F)locke sair da ilha ou seja la o que ele quer fazer?
acho que quando o menino loiro diz: "voce não pode mata-lo" esta se referindo a jacob, (F)locke vai tentar ai se conseguir vai ser de vez mesmo.

e a escotilha foi contruida sim

Leonardo Ferreira disse...

E ai pessoal, muito boa essa discussão!!
Gostaria de atentar para pequenos detalhes que acredito que precisam de respostas.
Foi Jacob realmente quem trouxe os losties e fez o avião cair? Tudo bem, o Desmond não apertou o botão e o eletromagnetismo fez o avião cair, mas se as leis da física se aplicam a ilha, o que fez os losties sobreviverem a queda do avião? Acredito que o monstro protegeu os sobreviventes. Quem sobreviveria a queda daquele avião?
Acredito que faça sentido pois logo na primeira temporada após a queda o monstro aparece sobre diversas formas para os losties (pai do Jack, cavalo da Kate, etc.)para testa-los e eleger o substituto.

Leonardo Carvalho disse...

Acho que descobri galera...
O possivel substituto de jacob talvez seja quem realmente nasceu e foi gerado e esse alguem e o filho de sun e jin....
O numero 42....
Quando o jacob esteve presente ele tocou nos 2 (sun e Jin) significando a união dos 2 o que logicamente seria o filho dos mesmos que foi gerado e nasceu na ilha
Ele e o numero 42 e e o escolhido......
Digo pq o numero 42 e o escolhido...
No episodeo que o Hugo joga na loto e descobre que ficou milhonario quando os numeors vaum aparecendo na tv o numero que aparece em um quadrado em vermelho como premio especial sei la e o numero 42 o que seria sun e jin mais me liguei que ele toca nos dois e isso seria a união dos dois o que seria o filho gerado e nascido na ilha... Resumindo Filho de Jin e Sun e o verdadeiro numero 42 e o substituto no final.... pra terminar uma rapida analogia...


4 8 15 16 23 42

4 - Locke
8 - (Hugo) Reyes
15 - (James) Ford
16 - (Sayid) Jarrah
23 - (Jack) Shephard
42 - (Sun ou Jin) Kwon (FILHO)

Os NÚMEROS são valores ambientais e humanos MUNDIAIS:

EXEMPLO HIPOTÉTICO: 4 = pessoas que nascem por segundo,

8 = quantidade em bilhões de pessoas no mundo,

15 = quantidade em toneladas jogada na atmosfera por segundo de CO2,

16 = quantidade de especies extintas por ano,

23 = quantidade em mega-Homs de eletromagnetismo que a terra para de emitir por ano,

42 = quantidade de pessoas consideradas geniais do ultimo século.

Hmm numero 42 pessoas consideradas geniais no ultimo seculo....esse numero e forte ese numero e o filho de Jin e Sun esse numero e o Sbtituto

Clemilton disse...

Essa última do filho de Sun e Jin foi genial!

Lembrando-me de fatos anteriores na série, realmente a estação deve ter sido construída, pois o fato de Juliet estar dentro dos escombros é só uma consequência da viagem no tempo, pois é lá que ela estava na hora do clarão... assim como Locke dentro do poço e Sawyer segurando a corda do mesmo que permaneceu com ele mesmo nem havendo poço ainda.

Daniel Osório disse...

Tá, mas qual a ligação da tal equação de Valenzetti com os números do Jacob!?
Outra coisa: naquele episódio em que mostra o Jacob e o Bocaj sentados na praia, me parece que o Bocaj não gosta da presença dos convidados de Jacob.
Talvez o Jacob tenha escolhido estas pessoas pois elas tem alguma chance de provar algo... Então, o que Bocaj quer fazer, é pegar essas mesmas pessoas "especiais" e provar ao Jacob (ou ao mundo, ou a si mesmo) que elas também são capazes de provocar o mal, embora sejam os escolhidos do bem*...
* bem de bondade, e não de Benjamin! hehehe...
Fica aí mais uma pulga...

Clemilton disse...

Há uma discussão sobre a quem se refere o garoto quando diz ao Fake Locke que ele não pode matá-lo... alguns acreditam que ele se refere a Sawyer e outros ao próprio Jacob. Eu particularmente acredito que ele esteja falando do Jacob, pois ele deixou claro que precisa do Sawyer (ou de qualquer outro "candidato") pra deixar a ilha... Neste caso eu penso em duas hipóteses:
- Como ele está preso na forma de Locke, talvez ele precise de um outro corpo para sair da ilha.

- Pode ser que ele esteja querendo passar a perna em alguém para que se torne o novo zé fumaça e então ele possa voltar para casa.

Por falar em casa... onde seria a casa desta pessoa, ou do Jacob... o mundo fora da ilha, ou algum outro lugar?

Linus disse...

Eu vejo confusão no ar.

1) Na realidade em q os losties encontram-se na ilha, a escotilha FOI construída normalmente e implodida pela bomba do Desmond tal qual havia acontecido antes (justamente por isso, os losties acreditam q sua tentativa de "resetar" o tempo falhou).

2) Esqueçam a equação de Valenzetti por enquanto. Ela foi algo explicado "extra-série". Ou será mencionada ainda na temporada (e ai basta esperar para ver), ou então ela é um simples complemento ao real significado dos Numbers e este real significado terá maior relevância.

3) Jacob tendo morrido, não significa que o Fake Locke esteja livre. Fica evidente q ele "matou" Jacob, mas q ainda tem coisas a fazer para se libertar. Então, não vale a teoria q "Jacob não está morto, senão Fake Locke já estaria livre".

Blog do Sandro Sarti disse...

Algumas dúvidas minhas são tb da maioria, como a ausência de Kate na lista dos BAD NUMBERS. Percebi tb que durante todo esse tempo Locke foi usado e decepciona saber q ele morreu de maneira muito insignificante. Ben Linus foi outra marionete, tornando apenas o assassino de John. E os BAD NUMBERS? Só isso? Pq aquele louco repetia sem parar os números no hospício onde Hugo estava internado? E a Libby, q morreu na ilha mas houve alguns flashbacks com ela?!? Widmore, cadê? aaron e Jacob são a mesma pessoa? Acho q sim! Ainda faltam respostas...

Darkteacher disse...

Olá galera beleza não sou um lost maniaco como vocês, mas claro gosto muito da série,parabéns a todos vocês por esse blog tão legal, gostaria de perguntar a vocês se viram como eu na cena locke com hugo no estcianamento, aos exatos 15:49 um ufo passando por sobre as nuvens? eu disse um ufo porque não conseguir exergar o que era isso faz parte da cena?? ou era mesmo um ufo?? aguardo as respostas abraço a todos.

Anônimo disse...

O que tem em comum a Russeau e a Claire, já que as duas chegaram na ilha, onde escolhidos estavam com elas, mas elas não eram escolhidas, ambas procurando seus filhos? Óbvio que aquele menino não é Aaron, seria de uma agressão intelectual muito grande para nós teleespectadores, e viciados em LOST ... Nmastê

Unknown disse...

GENTE ACREDITO QUE A BOMBA REALMENTE EXPLODIU, E QUE A RADIOTAVIDADE APOS EXPLOSAO TENHA MATADO TODOS DA DHARMA, OS OUTROS AO QUE DEMONSTROU RICHARD , APESAR DE AJUDAR A PEGAR A BOMBA SE PREOCUPOU EM FUGIR E DEVE TER PROTEGIDO OS SEUS E APOS ISSO ELES MESMOS TERMINARAM DE CONSTRUIR AS ESTAÇOES E POR FIM A PROPRIA DESTRUIÇAO DA ESTATUA COM CERTEZA CONFIRMA A EXPLOSAO , RELEMBRENDO AQUELES FILMES EM QUE O MUNDO ACABA E SO FICA A CHAMA DA ESTATUA DA LIBERDADE( VI ISSO EM ALGUM LUGAR)...BOM GENTE O QUE ACHARAM...

ViVa E DeIxE ViVeR!!! disse...

Gente, o KWON da lista com certeza é o Jin! Porque, no vôo da Ajira, só ela não voltou no tempo! (PS: Essa é minha teoria gente, baseada só nesse raciocício!)

Vagner Francisco disse...

Eu só queria saber porque a ilha precisa ser "salvaguardada".

Não há uma justificativa plausível mostrada até hoje.

Charles Widmore? Hah!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats