quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

604 - "The Substitute"

Antes de começar a comentar este que certamente já entrou pra lista de melhores episódios da série, devo fazer um esclarecimento. Por uma coincidência dessas que só ocorrem no mundo de Lost, justamente hoje o Leco não pode postar seus comentários pois seu computador está com problemas. Assim, excepcionalmente, hoje eu - Juliana Teixeira - serei A Substituta. E peguei uma tarefa de tanta responsabilidade quanto proteger a ilha...

Para quem não gostou do tom um pouco arrastado do episódio anterior, este veio para não deixar dúvidas: a hora das respostas chegou. "The Substitute", além de nos trazer respostas bem claras, também mencionou signos que são nossos velhos conhecidos. Mas vamos por partes.

Man of Faith?
No flash-sideways, vimos que Locke e Helen estão juntos e prestes a subirem ao altar. No entanto, o Homem de Fé que aprendemos a conhecer nos últimos cinco anos dá lugar a uma pessoa bem mais cética - a ponto de afirmar que "Não existem milagres", frase que já ouvimos antes de um certo Doutor... Além disso, a ligação entre ele, Hurley e Rose só corrobora o que muita gente vem especulando: mesmo fora da ilha, essas pessoas têm um destino que as une. E quando achávamos que já tínhamos visto tudo, eis que surge Ben Linus como um inocente (?) professor. Será que ele conseguiu sair da ilha ou nunca esteve nela?

Black x White
O Fake Locke parece estar realmente disposto a trazer James para o seu lado, e usa um argumento pra lá de convincente: "Eu tenho a resposta para a maior pergunta de todas". Jogando com a sinceridade, dizendo as verdades convenientes, ele oferece a James aquilo que, até então, os Outros/Hostis mais tentaram esconder: respostas! Para um homem que não tem mais nada a perder, pareceu bem razoável que ele tenha aceitado a proposta.

Entretanto, a criatura que aprendemos a temer, parece ter também um ponto fraco. Ele ficou realmente assustado com a aparição do garotinho loiro. Quem será ele e o que ele quis dizer com "Você conhece as regras, você não pode matá-lo"? Já ouvimos isso antes, mas agora que Jacob já está morto, a quem ele estava se referindo?

Num dos momentos mais esperados por todos nós, Fake Locke leva James a uma caverna absolutamente misteriosa, com as pedras branca e negra, representando o equilíbrio, logo na entrada. Impossível não associar às pedras do gamão e àquelas que estavam com Adão e Eva, não? Os símbolos são os mesmos, desde o começo. E este equilíbrio está claramente quebrado com a morte de Jacob - o lado branco que se foi.

O fato é que Fake Locke cumpre a promessa, provando que eles não estavam ali por acaso. Todos foram escolhidos por Jacob, e cada nome estava associado a um dos Bad Numbers! Seria essa a genuína Lista de Jacob?

4 - Locke
8 - (Hugo) Reyes
15 - (James) Ford
16 - (Sayid) Jarrah
23 - (Jack) Shephard
42 - (Sun ou Jin) Kwon

Confirmou-se também algo que muitos fãs já haviam discutido desde o fim da 5ª temporada: Jacob, ao aparecer em momentos cruciais da vida de cada lostie, os recrutou e manipulou, de modo a garantir que fossem para a ilha, como candidatos a substituí-lo na tarefa de proteger a ilha. Quer dizer, pelo menos foi isso que o Fake Locke disse. Vocês acreditam ou não? E a pergunta que não quer calar é a seguinte: se Kate também foi abordada por Jacob na infância, por que ela não está na lista?

Episódio riquíssimo, muito emocionante, com atuações memoráveis de Terry O'Quinn e Josh Holloway, "The Substitute" deve ser visto e revisto várias vezes. Certamente tudo o que aprendemos hoje nos será muito útil para compreender o que já vimos e o que ainda está por vir.

Muitas coisas ficaram de fora deste texto, escrito ainda no calor da emoção, mas fiquem ligados que durante a semana ainda tem os post com Detalhes, Melhores Cenas, Lost Untangled, Mistérios e Respostas, Debates, Frases & Imagens e muito mais! Enquanto isso, não deixe de participar da nossa enquete, dando sua nota para este incrível episódio!


Beijos a todos,

Ju Teixeira

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats