sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Detalhes de Lighthouse

Certa vez comentamos aqui que, por mais diversos e complexos que sejam os assuntos abordados (de pessoas que não envelhecem a viagens no tempo), o elemento estruturador da série se dava pela contraposição entre as escolhas pessoais (livre arbítrio) e a constatação do destino.

Cada episódio dessa temporada tem, em algum momento, reafirmado essa idéia. E, culminando em um final dramático, ela foi um dos destaques de Lighthouse, acompanhada de outro tema recorrente em LOST (e de grande peso), o "Dad Issues", apresentado de forma cativante e bem inserida dentro da história. A trama vai sendo fechada. Aos poucos, sua imagem vai se formando diante de nossos olhos...

(Clique nas imagens para ampliá-las)


Na realidade alternativa, Jack observa diante do espelho a cicatriz de retirada do apêndice. Em seguida, ao falar com sua mãe, lhe pergunta quando teria ocorrido a cirurgia e ela responde que ele tinha entre 7 ou 8 anos de idade.
A cena nos deixa algumas impressões ou dúvidas... Teria Jack, um médico cirurgião, nunca prestado atenção à cicatriz ou se informado sobre o assunto? Ou teria sentido algum tipo de pressentimento, semelhante ao momento em que encontra Desmond no vôo 815?


Um dos temas mais discutidos pela série, o conflito entre pais e filhos, foi apresentado com a interessantíssima inserção de David na trama, quase numa releitura do quinto episódio, White Rabbit, da 1ª Temporada - duas crianças, o sentimento de cobrança, a busca pela aceitação.


Mais uma cena entre o Dude e Miles. Mesmo rapidinha, acho que todos dão um sorriso quando vêem essa parceria que sempre rende diálogos excelentes! 

Jacob agachado junto à fonte que, antes da sua morte, era limpa... Cena interessante. Se a impureza da fonte representa a "ascenção" do Falso Locke , o posicionamento estratégico de Jacob ao aparecer mais uma vez para Hurley indicaria uma busca pela reestruturação do equilíbrio? 

 






  Mais mensagens subliminares em quadros?

 

 Um episódio cheio de referências à obra de Lewis Carrol.


.  O livro The Annotated Alice, de Martin Gardner, incorpora as duas grandes obras de Lewis Carrol - Alice's Adventures in Wonderland and Through the Looking-Glass. O coelho onde Jack achou a chave da casa da ex-esposa representaria o coelho da história de Alice; o espelho do farol (que permitiria a Jacob acesso ao mundo dos candidatos) seria uma analogia ao espelho que Alice atravessa até um mundo paralelo.

.  O próprio episódio, como já citado antes, é uma espécie de releitura de Whitte Rabbit.
.  No livro Through the Looking-Glass, Alice atravessa um espelho onde encontra um quarto semelhante ao seu, mas com algumas notáveis diferenças - situação com certa similaridade à "realidade paralela" observada nessa sexta temporada. Além disso, temos um jogo de xadrez. No final do livro, o gato branco e o gato preto são associados, respectivamente, à Rainha Branca e à Rainha Vermelha da história (na Inglaterra, as peças de xadrez são brancas e vermelhas).



Atuar numa série do porte de LOST exige muita responsabilidade. Dylan Minnette fez bonito e entrou na trama com naturalidade. Até parecia que já estávamos familiarizados com ele.
Mas a pergunta é: Quem será a mãe do David?




 
Hieróglifos! Mais hieróglifos.
Alguém saberia identificar?





McCutcheon na residência dos Shephard.

O whisky favorito de Charles Widmore.




 

De volta à caverna, Hurley e Jack observam Adão e Eva e o caixão destruído de Christian Shephard.


 Hurley levanta uma hipótese de muitos fãs... E se aqueles corpos forem eles mesmos, mortos ao fazerem mais uma viagem ao passado?





Na realidade paralela, Dogen e seu filho trocam palavras com Jack durante o concerto de David.


O "samurai" fala sobre seus filhos serem jovens demais para lidar com aquela pressão.
Penso nos Candidatos, alguns escolhidos tão precocemente e "encaminhados" a lidar com uma grande missão, provavelmente a de proteger a ilha.


O farol nos mostrou mais uma lista de nomes relacionadas a números. Algumas dessas combinações nós já tínhamos visto na caverna aonde o Falso Locke levou Sawyer.
Aqui marcamos alguns... Ford (James), Jarrah (Sayid), Rousseau (Danielle ou Alex).
Na imagem da direita, vemos em ordem crescente (de acordo com o giro): 
Faraday (Daniel), Lewis (Charlotte ou seus pais), SRadzinsky (Stuart Radzinsky), Friendly (Tom), Linus (Ben ou Roger), Dawson (Michael). - (a qualidade das imagens não favoreceu alguns nomes. sorry.)
No número 108, segundo instruções de Jacob, temos o nome Wallace, até então desconhecido.
O Lostpedia publicou a lista desses nomes, seus respectivos números e seus prováveis personagens aqui.



O final dramático. O desespero de Jack ao perceber que sua vida fora manipulada. E, para nós, a percepção da convergência de ações na construção da história de cada um dos losties.

As duas primeiras imagens foram locais onde Jacob estabeleceu um contato físico com as pessoas relacionadas a eles. No caso de Jack, esse contato foi estabelecido no hospital onde trabalhava, não na imagem vista:



1 - O local onde Jin e Sun se casaram.


2 - A igreja do enterro dos pais de Sawyer.

3 - A casa onde Jack cresceu.






O último detalhe fica com a bizarrice de Claire, sua expressão alucinada e a tensão de ver o Falso Locke dar esse sorriso. 

É isso!
Abraços a todos.

Marina Andrade

31 Comentários:

Luis disse...

As respostas estão demorando a aparecer (e algumas delas nem irão
ser respondidas por completo, como afirmaram os roteiristas), Lost está
dando um show de lição de vida e filosofia para nós. Deixando o pouco de lado
a discussão de "O que é Jacob e o Flocke?", "O que são realmente os Bad numbers?"
"Quem é o mocinho, quem é o vilão?", "O que é a ilha?".
Os roteiristas estão focando, nas partes humanas das personagens, independente de suas escolhas (eles sempre fizeram isso,
porém os mistérios da série, sempre prenderam mais a atenção do espectador, levando-o esse a indagar porque acontece isso ou aquilo em cada episódio).
É só parar um pouco e refletir:
Independente das escolhas, a vida sempre será recheada de belos momentos,
e momentos extremamente difíceis. Os dilemas que Jack vive, variando em ora, um homem cético e racional, ora como um homem de fé.
Ele se depara com diversas situações, como ao fato de não olhar ao seu próprio umbigo.
Jack sempre foi um cara que teve medo do pai e da cobrança para ele ser um bom médico, porém quando ele (Jack) assume o papel de pai, ele mesmo não se questiona, a possibilidade
de seu filho ter medo dele, da cobrança em cima dele. Ele precisa da ajuda da sua mãe para enxergar isso.
Olha o quanto isso é lindo! Um show por parte dos produtores ao retratar o quão complexo é o ser humano.
Algo que me deixou bastante impressionado, trazendo alguns momentos de reflexão é:
Jack e Christian, levam consigo uma grande ironia do destino:
Os dois são médicos, bem-sucedidos, curam pessoas, porém, eles não conseguem se curar. Não são pessoas felizes; completas (ninguém é!)
Isso fica mais claro com Christian, que morre de uma maneira deplorável, afundado no vício, e ao mesmo tempo que era um excelente profissional,
sua vida pessoal e suas relações com seus filhos principalmente não seguia esse mesmo sucesso, pelo contrário.
Isso nos traz algumas perguntas mais interessantes do que os mistérios do seriado. O que é ser uma boa pessoa? Um excelente médico, afundado no vício? (Christian)
Ser um líder, ajudar a todos, e não conseguir se ajudar? (Jack), Ser simpático e gentil com todo mundo e seguir "cegamente"o que os outros falam? (Hurley), Agir por impulso
não importando se aquilo é certo ou errado? (Sawyer), e por essas perguntas da pra traçar uma pergunta com cada personagem, do que seria agir certo, pois cada
um tem a sua visão humana de como é agir certo.
Jack na realidade paralela, percebe o distanciamento entre ele e seu filho nesse último episódio, e tenta ser um pai melhor.
Já na ilha quando Hurley diz ao Jack que ele seria um excelente pai,
o Doc responde que seria um pai horrível, muito por causa de sua relação com Christian, já era outra realidade, outras escolhas, outro Jack que estava falando,
ele nem sequer era pai naquela realidade da ilha.
Bom acho, que já escrevi muito, e foquei em Jack, por ele ser o protagonista da série, mas se repararmos aos detalhes de cada personagem nos episódios veremos que Lost é uma aula de humanidade!

Lucas Rodrigues disse...

Estou gostando de como história vem andando. Jack pra mim é um grande personagem da série, que mostra bem as qualidades e defeitos das pessoas. Na verdade, como disse o colega no seu comentário, a grande maioria dos personagem nos mostram isso. Apesar de não ter tantas respostas sempre, fico satisfeito com o que vai sendo mostrado aos poucos.
Até a próxima!

Claudio Braja disse...

Pra quem ficou curioso sobre o que o Dogen resmungou quando o Hurley mandou ele voltar para o pátio, ele falou algo do tipo: "Se eu não precisa-se te proteger, eu já teria cortado seu pescoço."

Namaste!

Anônimo disse...

Há uma teoria de que o tal "Wallace" (108) é o Desmond

Unknown disse...

Luis, eu compartilho do mesmo sentimento que você em relação a lost.

Acho um grande seriado de misterio, tal qual arquivo X, fringe e outros. Mas além disso (o que serve de diferencial para os outros seriados de misterio) ele possui uma enorme carga emocional. Grande aprofundamento do humano. Alem de recursos simbolicos.

Fico chateado quando algum episodio não responde a misterios antigos e alguem comenta "esse episodio não teve utilidade, pois não respondeu nada". Cara, não se trata de uma "utilidade".

Os fans tem cobrado dos escritores, como se devessem alguma satisfação. Se não ta gostando, não veja. Desde o primeiro episodio até hoje, Lost nunca foi um seriado de respostas. Sempre foi de misterios, e personagens profundos. E isso vai durar até o Season Finale.

Juca disse...

O post ficou um pouco abaixo do padrão que sempre vejo por aqui.

Mas tem algumas coisas bacanas.

Rômulo disse...

Apenas um lembrete a nossos caros colegas insatisfeitos!!! Alguem aqui ainda se lembra de toda a expectativa "criada" em torno da 3ª Temporada? Digo isso pq ainda me lembro bem do rebuliço mundial que foi criado antes daquela estréia, tendo em vista que muitos esperavam não algo semelhante mais infinitamente superior em todos os aspectos a 1ª e a 2ª Temporadas e o que ocorreu? Aquela serie de criticas duríssimas e insatisfação de mais de 90% dos fãs (eu inclusive). Alguma semelhança com o que ocorre agora? Concordo que foi um banho de água fria, aqueles episódios iniciais, mas não desisti da serie como muitos fizeram e fui mais do que recompensado com aquela segunda metade de “Episodios fenomenais”. Ainda me lembro de cada sorriso que eu dava ao assistir aqueles finais enigmáticos!!! Entre os quais eu destaco a cara do Hurley dizendo What???, quando Nayomi diz que eles estão todos mortos. Então amigos, relaxem, curtam, e o mais importante tenham a certeza que toda essa insatisfação e desconfiança em torno de nossa serie favorita será recompensada. Afinal de contas, Dalrton não jogaria na lama tudo o que construíram em 6 anos de sucesso, apesar de todas as falhas que a serie teve. Quem viver verá.
PS: Espero estar vivo até lá (=^;^=)

Unknown disse...

E falando em simbologia.

po, puxando o gancho do que o Luis falou. Jack cuida de todos, mas não estava bem com ele mesmo. Viram como o episodio fala disso e possui espelhos por toda parte. Ele se ve no espelho na hora do apendice. Ja corta e mostra ele olhando o reflexo na lagoazinha do templo.

Ao final ele quebra os espelhos do farol. Tudo muito significativo. ^^

E por falar em farol. Po, outro simbolo legal.
Jack comenta que nunca viu o farol antes e hurley diz "é que a gente não estava procurando." Legal, pois farol vem de guia, iluminação (que é outro simbolo pra conhecimento) Significa que as respostas vem agora, eles estão cada vez mais de encontro com a verdade.

E essa coisa de simbologia meio que justifica uma teoria do pessoal. Talvez a caverna que MIB levou Sawyer pertença ao MIB e não a jacob.

As coisas de Jacob são relacionadas ao alto. A estatua e o farol, quase tocando o ceu. As do MIB são em geral escuras, no subsolo do templo e talvez, por isso, a caverna. ^^

Unknown disse...

Lost está me deixando louca! Me veio algo na cabeça agora que de início me pareceu loucura, mas pesquisando sobre isso descobri algumas coisas interessantes que fizeram sentido com Lost…as pedras branca e preta me lembraram o símbolo de de Yin-Yang, o símbolo do equilíbrio.
“O princípio de Yin e do Yang é o princípio básico de todo o Universo. É o princípio de tudo quanto existe na Criação. Efetua a transformação para a paternidade; é a raiz e a fonte da vida e da morte, e também encontra-se no tempo dos deuses. A fim de tratar e curar as doenças, há que investigar-se a sua origem. O céu foi criado por uma acumulação de Yang, o elemento da luz; e a terra foi criada por uma acumulação de yin o elemento das trevas. Segundo a filosofia chinesa o yin yang é a representação do bem e do mal, sendo o princípio da dualidade, onde o bem não vive sem o mal e vice e versa. Os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo. Os conceitos Yin e Yang estão presentes no mito de criação da terra e humanidade. São duas forças complementares que compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação.” E se não existe o bem e o mal como está parecendo, apenas é uma "guerra" entre forças (Jacob x MIB) que equilibram o mundo?

Lu disse...

Gente, tô com uma dúvida.No filme de orientação da estação O CISNE. O Dr. Pierre Chang está sem o braço. Aquele que ele machucou na detonação da bomba da juliet. Será que a DHARMA sobreviveu a bomba. Isso tá me deixando maluca.

Help.....

Lu disse...

Oi camila.

O simbolo Yin e Yang não é um simbolo de dualidade. É de Complementariedade.
Todo Mal te um pouco de Bem e Todo Bem tem um pouco de Mal. A filosofia oriental é complementar. E a série tem mtos fundamentos orientais.

Zižek,o gato. disse...

Eu, particularmente, gostei muito da quinta temporada. Aquelas viagens no tempo me fizeram chegar a acreditar que Jacob era um cientista que tinha criado uma máquina do tempo, com suas pesquisas com eletromagnetismo (afinal, ondas eletromagnéticas, como a luz, foram usadas para explicar paradoxos temporais), tinha resolvido fazer uma experiência com o livre arbítrio das pessoas, viajando no tempo e alterando fatos, e depois fazendo com que essas mesmas pessoas caíssem numa ilha para estudá-las melhor. Viagem? Não sei...mas esse último episódio me entristeceu. O farol me parece algo muito mágico. Eu gosto de fantasia, mas em Lost, esperava algo mais. Ainda espero, por isso espero que os próximos episódios me tirem essa impressão de coelho tirado da cartola. Tenho esperança de um final mais plausível, sem mágicas.

Anônimo disse...

Sem magicas????
Ta no seriado errado.
Vale lembrar que os "cientistas" sobreviveram muito pouco tempo na ilha (em comparação aos "magicos").
Realidade voce encontra no BBB não em Lost!

Aiolia disse...

A mae do Jack disse que ocorreu um problema quando ele tinha 7 ou 8 anos, mas que o apendice NAO foi retirado!
Aquilo deve ser algum reflexo da ilha, pois foi lá que realmente ele foi operado...

Angie Pimenta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zižek,o gato. disse...

Anônimo...já que nem nome deixou... realidade você encontra em zilhões de filmes interessante de bom cinema, em zilhões de livros bem escritos e na sua própria vida. Se "realidade" para você é Big Brother, sinto muitíssimo mesmo por você, amigo. Eu ainda espero sim algo mais plausível de Lost, por isso continuarei assistindo até o fim. É minha série preferida, e mesmo que o final venha a me desapontar, faz parte. Quem sabe o farol não faz parte de um experimento que possa ser explicado de outra forma que não uma forma mágica...e mesmo viagens no tempo têm uma difícil e paradoxal explicação. A diferença entre mágico e real, quando entramos na física quântica e relatividade, é muito tênue.

Anônimo disse...

No esplelho do farol esta onde Jacob fez contato com Sawyer e com sun e jin mas nao esta o hospital onde fez contato com jack sim sua casa entao , o pai de jack tambem pode ser um candidato

Marcelo Torres disse...

"Realidade voce encontra no BBB..."
Brasil um Pais de Tolos

Bom vamos ao que interessa...

Os detalhes mais interessante do episodio que achei foram:

A bombinha de asma da Shanon, quase mataram o Saywer, por causa disso...e apenas estava perdida no chão, ou será que estou errado?! O_o

Hurley e Miles jogando Jogo-da-velha sensacional!!! :D

Quero ver como o Jin vai escapar da claire agora!

108 não seria o proprio Jacob? até porque a soma dos 6 numeros da exatamente 108.

abraços

Linus disse...

O fato de Jack ter "reparado" mais na cicatriz, eu acho q é um reflexo de algo q ficou no subconsciente dele.

Depois do 815, me parece q em vários momentos ele inconscientemente tem lembrado de algumas coisas...por exemplo, qnd ele pergunta ao Desmond se eles não se conhecem de algum lugar. Há outra cena em q ele fica olhando para a Kate com uma cara do tipo "parece q te conheço" e agora essa do apêndice.

Lembram de Faraday falando com Desmond na escotilha?? Ele acorda 3anos depois lembrando daquilo e sabendo q tem q ir até Oxford. Pode ser algo parecido, embora o Jack não tem consciência exatamente doq aconteceu.

Existem teorias científicas q falam disso, qnd se referem a realidades paralelas ou tempo.

Unknown disse...

Realidade no BBB é piada...

Aquilo lá é um palco de falsidades...


Bem... Sobre Lost: é um seriado que mistura mitos, lendas e ficção científica... bem temperado e que atrai milhões de fãs... eu não costumo ficar decepcionado, apenas gosto um pouco mais ou um pouco menos de cada episódio e espero muito pra ver cada um deles, pra rir com o Hugo pra chorar com as mortes e pra ter raiva de alguns deles... isto é o bom da série, caso contrário nem estaria neste blog.

Amanhã tem mais!

Zižek,o gato. disse...

Eu costumo ficar decepcionado, oras, é meu direito =(

Me decepcionei com o final de "os pássaros" de Hichcock, nem por isso deixo de adorar Hitchcock. Talvez me decepcione com o final de Lost, mas todos os bons momentos da série ficarão. De qualquer forma, a série não foi feita para agradar a mim apenas. O final científico também poderia desagradar alguns, tanto quanto o final mágico, ou mesmo uma mescla dos dois. Cada um tem o direito de acompanhar e desejar da série o que bem entende, assim como de expressar sua opinião no blog. Gosto deste blog por isso.

Anônimo disse...

Juca, houve um problema de comunicação interna no blog e eu assumi o post às pressas.
Realmente, ele ficou abaixo do nosso nível. Infelizmente não pude fazer melhor.

Abraço.

Altair disse...

Oi Galera, to ai de novo.

Eu adoro ler os comentários e teorias da turma. É muito legal ficar viajando nas hipóteses, juntando um pedacinho aqui, ou ali... e sempre vem aquele "NOSSAAAAAAA" quando alguém descobre alguma coisa realmente concreta.

A bem da verdade, todos nós somos amantes da série e queremos que ela tenha um final arrebatador, capaz de suprir nossas expectivas.

6 anos já se passaram desde que o voo 815 nos foi apresentado em Lost e de lá pra cá já tivemos números misteriosos, ursos polares no deserto, fumaça que mata pessoas, paraplégicos que voltam a andar, viagens no tempo, gente que não envelhece e, logicamente, uma bomba nuclear detonada. É mole???

Amanhã é dia de acompanharmos o 606e novamente vai pipocar um monteeeeeeee de novas teorias. E quer saber??? vou roubar o slongan do mcdonald. "amo muito tudo isso".

Namastê!

Rodrigo de Aquino disse...

Mariana, eu gostei do post. Quem reclama deve fazer melhor.

forte abraço

Unknown disse...

Willians fique à vontade para se decepcionar... é impossível alguém restringir este seu direito... eu só fiz alusão ao meu modo de assistir a série.

Unknown disse...

Willians fique à vontade para se decepcionar... é impossível alguém restringir este seu direito... eu só fiz alusão ao meu modo de assistir a série.

Zižek,o gato. disse...

Ok, Clemilton

Hoje é dia de episódio! Centrado em Sayid, legal!

joana disse...

Duas coisas:
1) Acho que a mae do David é a JULIET!
2) O apendice do Jack foi operado pela Juliet na ilha, nao lembram? Nao tem como ele ter sido operado em criança. Essa historia esta mal contada...
3) O falso Lock esteve com a Claire esse tempo todo? COMO?? Se o corpo do Lock chegou a pouco tempo na ilha?

Anônimo disse...

Em outra temporada (quando os Oceanic 6 voltam) a mãe da Claire vai ao enterro do pai do Jack. E é aí que ele descobre que a Claire era a sua irmã.
Em Lighthouse sabemos que acabou de haver o enterro do pai do Jack. A mãe da Claire não apareceu. Deduzo que ela ainda está em coma?
O Jack dessa realidade alternativa ainda não sabe que tem uma irmã mas como a Claire está no testamento, penso que é assim que o Jack vai descobrir...

Unknown disse...

Ola...

estou totalmente LOST...
1 - Parece que apenas o Jack tem consciência da ilha na realidade paralela. mas a medida que ele encontra as pessoas, ele não pode falar.
2 - O filho dele é muito velho...mesmo para ser filho da Juliet...eles acabaram de voltar do voo da oceanic. Então , a época é a mesma. Alguém disse que o david seria filho da Juliet. Aí seria apelaçãod emais. Mesmo que tenha "funcionada", a Juliet não estava no voô e também como os outros não teria conciência sobreo jack. E, o filho deles não seria adolescente. Seria bebê. Acho que é da Sarah . Quando eles se separaram ela poderia estar grávida e nunca contou ao Jack que tinha um filho...Não pode ser da Kate porque se a realidade está no mesmo tempo, a Kate está fugindo logo depois de desembarcar do voo enquanto o Jack já tem um filho adolscente????
3 - Também tô viajando na realidade paralela. Porque cada um tem uma história diferente...o fato da explosão ter dado certo. Como a Juliet sabe disso? Ela estava no mesmo lugar...morrendo? O que eu perdi?
Ah! O desmond..o que ele estava fazendo no voo 815 da nova realidade do jack. Ele não estava no voo original...
A vida de todo mundo mudou. O Hurley (ele agora é um sortudo, empresário, etc), mudou o Sawyer (ele é policial), mas e a Kate, o Locke...enfim, em que tempo estamos nessa realidade. O Jun continua trabalhando pro pai da Sun. Enfim, alguns estão no mesmo tempo do voo 815..apenas com a vida em curso, enquanto outros tiveram suas vidas alteradas? O que houve?

Ah..eu sou maluca por Lost..mas chega de perguntas..Quero respostas.

Unknown disse...

Nossa, tô tão confusa que digitei tudo errado. Bom, eu disse que tava LOST. É que os pensamentos vem mais rápido que as palavras..E ai..me ajudem. QUERO ENTENDER.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats