terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Última temporada, Última Ceia

À medida em que nos aproximamos da estreia da sexta temporada obviamente vão surgindo diversas informações, spoilers e como não poderia deixar de ser surgem também novas imagens misteriosas! Do mesmo modo que aconteceu na season passada - quando aquela imagem de divulgação apareceu e começaram as milhares de especulações e discussões com fãs pelo mundo todo tentando desvendar as possíveis revelações contidas ali - assim também acontece com a nova imagem contida na US Weekly que o Leco postou aqui e claro, já gera uma série de reflexões.

Temos um vislumbre óbvio do que seria uma referência à Última Ceia, fato dos mais importantes e dramáticos pra crença cristã e também culturalmente, retratado por diversos pintores [principalmente os renascentistas] sendo provavelmente a mais famosa delas o afresco de Leonardo da Vinci. Mas aqui há aparentemente apenas a alusão ao momento da Ceia e não a uma pintura específica. Digo isso porque o posicionamento dos personagens não bate com outras obras e tão pouco o número de pessoas na cena remete aos 12 apóstolos ao redor de Cristo como propõe a Santa Ceia.

Por isso acredito que a proposta aqui é mais subjetiva: qual é a relação desta situação com o que poderemos ver na série?

Segundo contam os Evangelhos, a Última Ceia [ou Santa Ceia] teria sido a última refeição de Jesus antes de ser preso e posteriormente crucificado. A ceia é repleta de simbolismo e significados... enquanto reparte a comida entre os 12 apóstolos diz que o pão era seu próprio corpo e o vinho seu sangue [provavelmente fazendo menção à sua entrega resignada à morte, como sacrifício inevitável] e pede que este ato seja repetido em memória dele.
Mas além de tudo isso Cristo faz algumas revelações chocantes:
Afirma que um dentre aqueles que estavam ali presentes iria trai-lo e entregá-lo aos romanos. Nenhum dos apóstolos quis aceitar a previsão; sequer acreditavam que Jesus iria mesmo morrer, quanto mais que seria entregue pelas mãos de um deles. Na verdade é o momento dessa acusação que está retratada na pintura de Da Vinci.

Acontece que não foi só isso. Jesus ainda disse que seria "abandonado" ao que Pedro respondeu que jamais deixaria o seu senhor mesmo que os outros o fizessem. Bem... no que consta na história, não só todos os apóstolos fugiram quando souberam da crucificação de seu mestre como este mesmo Pedro negou que conhecesse o Cristo 3 vezes.

Vendo por esta ótica e analisando a imagem de LOST vejo um Locke central no papel de Messias [como já fizera outras tantas vezes]. Ele exibe um sorriso, mostrando também uma resignação tranquila mas os que estão ao seu redor demonstram um claro ar de desconfiança, exceto os Oceanic Six que ao meu ver tem um semblante mais de expectativa.
Isso traz várias perguntas: qual é o Locke retratado ali, o que foi morto por Ben ou o Fake Locke? Seria mesmo Jacob o mocinho ou ele era o vilão afinal? John poderia "voltar dos mortos" como o Messias Original [=p]? Está mesmo tudo nas mãos de John? Quem "lutará" ao lado dele e quem o trairá?

Com certeza existem diversos outros questionamentos... essa é somente uma das infinitas possibilidades de interpretação e espero que outras sejam compartilhadas aqui conosco.

Namastê.

Alison do Vale

6 Comentários:

Leco Leite disse...

Será que todos vão "negar" o Fake-Locke e esse será o "vilão" da temporada!?

Anônimo disse...

assim como Jesus ressucitou... seria também com o verdadeiro Locke? ou o Jacob?

Chico Motta disse...

acho que a próxima temporada vai estourar a cabeça de todo mundo, as coisas vão dar uma mega reviravolta já no primeiro capitulo... Tenho a impressão que eles conseguiram mudar o futuro e o locke não irá morrer..
apesar de gostar da idéia de que o futuro não muda...

Thomas N Ferreira disse...

Desconsiderando a posição central de Locke (ou fake-Locke), ele poderia até ser Judas.

Ainda não sei o que pensar sobre a bomba.. (não consigo aceitar a possibilidade de Juliet estar morta. =\ )

Anônimo disse...

Notaram que Kate...faz o santo graal com locke...(O código da vinci) huuum!

Anônimo disse...

Gente, isso faz parte de uma campanha de markenting da emissora que também fotografa outras séries no mesmo estilo, como House por exemplo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats