terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Imagens internas da moradia de Jacob e uma suposição...

Ok, ok. Para alguns pode até já não ser novidade, afinal o The ODI postou essas imagens no começo do mês. Mas como eu (mais uma vez!) estava em recesso aqui do blog, ainda tenho que me atualizar nas coisas interessantes que surgem por aí.


As fotos são do interior do Pézão (aquele de 4 dedos, onde descobrimos ser a "moradia" de Jacob), estão em ótima qualidade e foram incluídas no DVD da 5ª Temporada. É possível ver com bastante clareza a tela/tapeçaria tecida por Jacob e as figuras e cenas ali representadas. Também há imagens de hieróglifos gravados em paredes e colunas do local.

(Clique sobre as fotos para ampliá-las)





Observando melhor a última fotografia (a da tapeçaria vermelha), me deparei com o seguinte...

Algumas das pinturas egípcias (e acho que podemos estender à arte produzida por Jacob, por também se tratar de uma representação gráfica) surgiam da necessidade de registrar a vida cotidiana (caçadas, pescas)... A cultura e a história contadas por imagens e símbolos.

A foto em questão é passível de identificação de mais de um grupo étnico, possivelmente representado pela distinção de trajes/marcas corporais, e remete a situações de conflito e dominação.
A suposição feita é se esta peça artística também teria sido obra de Jacob, como registro de sua história, e se os dois últimos desenhos (as duas últimas faixas) fariam referência ao Black Rock e ao já mencionado transporte de escravos por ele realizado. Teria Jacob alguma relação com o Black Rock? Seria a embarcação anterior a 1845, ano mais longínquo que se tem registro sobre ela?

Alguém sabe traduzir hieróglifos?

Má Andrade

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats