terça-feira, 6 de outubro de 2009

LOST e as Expectativas #01 - Série Maníacos

Começando o Aquecimento para a 6ª temporada de LOST, convidei alguns blogs parceiros para escrever e enviar suas expectativas e visões sobre a Temporada Final.

A estréia desse Aquecimento ficou a cargo do Série Maníacos, representado pelo Mateus Borges, que enviou o texto que você pode ler logo abaixo.

Os comentários estão abertos a todos vocês para participarem do debate...

Por Mateus Borges, do Série Maníacos.

Ser roteirista de Lost é provavelmente o melhor e o pior trabalho que existe. Melhor, pois você é parte de uma das melhores séries da história, e pior, porque depois de cinco anos de trabalho duro, poucas pessoas vão apreciar o final da jornada. E Isso é um fato.

Opinião é opinião e deve ser respeitada, certo. Mas, se vocês me permitem, vou brincar um pouco com uma palavra que foi repetida inúmeras vezes nesse quinto ano: variável. Assim como para o tempo, ela existe para a opinião e, no caso de Lost, pode ser também chamada de expectativa.

Ah, as famosas expectativas. Para os fãs de televisão em geral, ela é responsável por manchar a história de várias séries, muitas vezes de maneira injusta. E Infelizmente, vejo um futuro parecido para Lost, em meados de Maio de 2010. Antes que eu seja queimado e apedrejado, explicarei os fatos que corroboram a minha teoria:

1) Antes de tudo, creio veemente de que a sexta temporada será ótima. Os já citados roteiristas não me decepcionaram até agora, e com um material tão brilhante em mãos, não vejo maneira lógica de eles pisarem na bola.

2) A Princípio, achava unânime a opinião de que a quinta temporada havia sido ótima. Então, curioso e desconfiado, procurei atentamente e para minha surpresa, muita, mas muita gente mesmo, odiou. E Não aquele ódio convencional, ódio daqueles que se espalha por todo o corpo e chega a penetrar na alma. Maligno, para ser exato.

3) Não fiquei satisfeito e procurei entender essas pessoas. Muitas delas tinham motivos racionais para tal ódio, ok. Mas o que ainda me perturbava era como esses defeitos, se sobrepuseram às qualidades, que para mim pelo menos, foram muitas.

E então, veio a clareza:

Muitos estavam esperando algo que não poderia ser alcançado. Simplificando: expectativas insuperáveis. Com isso compreendido, bateu uma tristeza, pois quando Lost retornar do longo hiatus, isso acontecerá novamente, em uma escala muito maior, por motivos ainda mais claros.

Para começar, temos um cliffhanger enlouquecedor. 20 %. A ABC estampando “THE FINAL SEASON” em todo lugar. 40%. Teaser trailers nostálgicos. 60%. Os criadores não falando nada sobre a trama da temporada. 80%. Contagem regressiva, segundo a segundo, em todo site sobre a série. 100% e atingimos o ponto em que nem uma obra-prima será elogiada.

Não estou falando que devemos aceitar qualquer coisa que os roteiristas fizerem, mas sim para diminuirmos um pouco a agitação. Vamos esperar só o necessário, de modo realista, pois afinal, Lost ainda é feito por humanos. Humanos muito talentosos, mas ainda imperfeitos e sujeitos a erros.

Tenho certeza que se as nossas expectativas forem boas – leia-se, na medida - aproveitaremos muito mais o final da série que amamos.

Até o próximo texto de outro parceiro convidado!!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

12 Comentários:

Luciano disse...

Bem, eu detestei boa parte dos episódios da 4º e 5º temporada sim.

Mas realmente não foi pelo o que poderia ter sido, mas sim, pelo o que foi mesmo.

Foram muitas incoerências, ilações artificiosas, imaturidades amplas e outros adjetivos negativos.

Pra piorar, durante o período onde foram se estabelecendo as viagens no tempo, infelizmente eu pressenti o caminho que a trama iria seguir e isso além de me provocar algum tédio, foi tb frustrante, pois a série não conseguia me estimular da mesma forma que ocorrera anteriormente.

Porém, o colapso narrativo e as incoerências gerais, me levaram a pensar a série de outra forma, talvez mais interessante do que o simples acompanhamento da "jornada do herói".

Mas essa é uma opinião tão difícil de compartilhar quanto de ser aceita.

Agora é triste constatar que meus "flash-forwards" sobre a série estavam corretos, pois além da crise de aceitação, houve tb uma acentuada queda de audiência, que aparentemente se refletiu em algumas partes da produção da série.

Minha esperança é que isso tb seja parte de um cálculo presumido da produção da série, sendo algo que já estivesse nos planos intertextuais do programa...

João Paulo T. disse...

De boa? Eu achei esse comentário coisa de quem 'finge' gostar da série. Ninguem é obrigado a gostar inteiramente nem parcialmente da série, mas pedir para as pessoas se 'acalmarem porque lost ainda é feito por humanos'? E dai que é feito por humanos?

Lost é a melhor série de todos os tempos e assim vai ser por muito tempo ainda.

Anônimo disse...

eu nem sei como alguem vai "fingir q gosta do lost" ou pra q vai fazer isso

o seriado decaiu e muito e eu acho q todo mundo ta só tentando entendeer o q ta acontecendo e os proques das coisas

a gente tem q ver q esse clima de decepção adiantada tá bem presente nos foruns sobre lost e q isso deve ter algum significado

mas a verdade eh essa mesmo, tem muitos interesses por tras do seriado interferencias demais e vontade de atende ao gosto dos novos fans q começaram a assistir anteontem

aí não tem sucesso q aguente !!!

Anônimo disse...

Rafael
naum entendo senao gosta naum,
muito coerente o q o rapaz escreveu, gosto de lost e pretendo sempre rever os episodios. Nos esquecemos dos atores fazendo um tebalho bom , as locacoes essas coisas todas. expectativas todos temos. mas q esse rapaz ta certo tah.
O nivel caiu mas continua bom, isso eh soh uma serie rssss
vamos nos divertir com ela rssss

Lucas Rodrigues disse...

Velho, acompanho Lost desde que estreiou e gostei pra caceta da 5ª Temporada!
Tenho certeza que a 6ª vai ser massa e boto fé nesses produtores!
Muito bom o texto, penso bem parecido!
Valeu!
;D

Rodrigo Marduk disse...

Me desculpem...

Eu acredito que não gosta de Lost quem tem dificuldade de compreender ou de concluir um quebra cabeça (que é o Lost mais parece ser). No inicio todos gostavam da série porque a trama era simples: 48 passageiros sobreviveram a um acidente de avião e teriam de deixar suas diferenças de lado para sobreviverem em uma ilha misteriosa...hoje, o universo de Lost se expandiu de uma forma que ninguém imaginava, e esta nos cobrando um preço: relembrar o passado para assim compreender o futuro...por isso, cada vez mais Lost tem perdido fãs. Eu acho que a 4ª temporada foi a unica que deixou a desejar pois não empolgou o fato dos Losties terem saido da ilha, alias, acho que o unico ponto negativo de Lost tem sido este: o entra e sai da ilha, ja que antes era quase impossivel localizar o habitat de Jacob, hoje parece uma cidade turistica...espero que Lost tenha um final lógico e que explore até os ultimos segundos todos mistérios da série e todos os detalhes que ainda não percebemos e deixamos para tras. E deixo uma pergunta: quantas séries nos fez despertar a vontade de assistir todos os episódios novamente e nos proporcionou a opção de uma visão nova sobre todos os fatos como Lost? É isso. Para aqueles que não gostaram da minha opinião, me desculpem, sou apenas mais um louco por Lost. Namastê!!!

Leco Leite disse...

Acho que o Mateus só quis expressar que a "ansiedade exarcebada" é o maior inimigo da série hj...

Por mais qua a galera goste de criar teorias e debater a série, é preciso "deixar rolar" um pouco tbm.

Valeu pelos comentários e abraço a todos!!

Anônimo disse...

Lost é uma série importante para a televisão. E nem precimos lembrar aqui como ela já ultrapassou o limite desse veículo. Apesar disso, a perfeição não é um sinônimo para a série. O próprio formato em si já prejudicou em muito o que é ou o que deveria ser Lost.

Provavelmente Lost seria melhor se tivesse menos episódios por temporadas (ao estilo da HBO), a questão das reprises intercaladas com os episódios inéditos gerou aquele equivocado arco de sete episódios da terceira temporada, e mesmo a greve dos roteiristas prejudicou o bom êxito da série, e pelo motivo mais irônico: os produtores previram e se ajustaram a greve.

E fora tudo isso, que seria prejuízo para qualquer série normal, temos nós espectadores, que colocamos Lost num patamar maior ainda. As infinitas teorias ultrapassaram muita coisa pensada para a série.

Que o final será frustante para uma grande parte eu não tenho dúvida alguma. E só não será um desastre completo porque já estamos acostumados a cada novo começo de temporada a deixarmos as teorias elaboradas anteriormente de lado e nos habituarmos com o novo status quo proposto. Ou seja, se aceita conclusões diferentes, se aceita as conclusões oficiais.

Algo que certamente amenizará alguma conclusão controversa é acontecer um final em aberto, deixando todo mundo que queria ainda teorizar à vontade.

Nerd disse...

Rodrigo, esse discurso de "quem não gosta é porque não entende" é muito desonesto, pois além de menosprezar o interesse e a dedicação das pessoas em relação a série, coloca um paradigma que acaba por excluir antecipadamente vários argumentos.

Mas eu observo isso mais como um sintoma de tentar proteger o gosto pessoal, criando uma "panela dos escolhidos", o que é evidentemente fruto de insegurança.

Porém, antes que alguém se sinta ofendido com a minha observação, eu lembro que isso se trata apenas de uma das várias formas de lidar com a série, pois realmente, quem não gosta, não assiste e por consequência, não entende.

Mas quem a critica com argumentos retirados do próprio contexto da série, certamente a acompanha, pois de outra forma essa pessoa não teria muito o que dizer.

Em resumo, vale a máxima da publicidade: "fale bem, ou falem mal, mas falem de Lost"...

E claro, o melhor de tudo é o exercício de discutir e trocar idéias, essa é a melhor característica da série.

Intêmaisvê !

Rodrigo Marduk disse...

Nerd...

Compreendo sua opinião referente ao que escrevi um pouco antes, porém eu acredito que muitas pessoas deixaram de acompanhar a série por que ela se tornou complexa demais, e vou lhe dar um exemplo: eu não gostava de Lost, por que ouvia as pessoas sempre comentarem sobre a série e nunca os personagens saiam da ilha. Comecei a assistir porque na época (logo quando saiu a 3ª temporada), um amigo me indicou pois estava escrevendo um livro que tinha uma história muito parecida com a da série, e por que as séries que acompanhava eu ja tinha assistido todos os episódios disponiveis. Sinceridade, não me empolguei com o inicio, porém todos na minha casa e até mesmo outros amigos que assistiam comigo gostaram da série. Porém, com o passar do tempo passei a condição de fã e cada temporada que passa fico mais empolgado, pois a cada temporada que passa, o universo em torno da série se amplia de forma fantastica, uma mistura de fé e ciência, destino e coincidência, e uma série de segredos incriveis! Mas todos que assistiam antes, inclusive quem me indicou Lost, hoje ja não acompanha a aventura de Jack e cia. Eles perderam o pique, não compreendem muitas coisas, e me disseram que gostavam quando a regra era apenas sobreviver na ilha misteriosa. Deixaram Lost de lado, principalmente apos a 4ª temporada, pois não conseguiram compreender o que Lost estava se tornando, e hoje até mesmo criticam e muito a série, preferindo séries como Prison Break (da qual também sou fã, mas prefiro Lost) ou Heroes, que são mais faceis de seguir e compreender. Ou seja, Lost hoje se tornou algo de dificil compreensão até mesmo para seus mais loucos fãs, e é justamente isso que me fascina e acredito que faça isso com todos os seguidores da melhor série de todos os tempos. Se ofendi alguém, peço desculpa pois não era minha intenção. Namastê!

Anônimo disse...

ah não, tem tem isso não do lost ficar mais complicado, ficou foi mesmo mais obivio e simples

os caras lá q fazem o roteiro dizem q pra fazer The constant foi dificil e tudo, levou mais de mês pra fazer o capitulo, ai todo mundo ficou babando porq o episodio foi muito bom e dava uma ideia de viagem no tempo muito massa, altas possibilidades

aí todo mundo ficou pensando q essa era mais uma inovação q o lost trazia, q ia ter mais ideias de fisica quantica e filosofia e qdo a gente vê os caras colocaram aquelas viagens no tempo mais batidas, essas q a pessoa volta pessoalmente ao passado e se ve na versão mais jovem e tudo

e pra piorar parece q o caminho q eles tão seguindo pras respostas é coisa de sobrenatural e espiritos, coisa mais batida, tem mil filmes q explicam as coisas com esse tipo de explicação

ainda pra piorar eles vem dizendo que muita coisa não vai ter explicação ainda por cima a propia ilha ?????????????????

tá muito decepcionante o lost, dá ate vergonha de conversar com os chegados e falar q as ultimas teorias são baseadas em espiritos do egito e baboseiras do tipo

agora vamos ver se a ultima temporada salva, porq a quinta foi um fiasco pra muita gente, como o texto aí fala mesmo

Tula De Vito Franco disse...

Gente! O que esse pessoal está esperando acontecer em Lost? Explicações de vida e morte?!? Peraí, eu penso, como o Matheus, é uma série feita por humanos imperfeitos como nós mesmos...nada anormal!
Agora, não tem esse negócio de "fingir que gosta de Lost", ou você gosta (pois a série já é um quebra-cabeças danado!!!), ou não gosta, porque quem não gosta diz: "Isso é coisa de maluco, gente que não tem o que fazer...!"
Amei a 5ª temporada, foi muito esclarecedora, sem frescuras e mistérios demais. Lembrando novamente o Matheus, confio nos roteirista, que tenho absoluta certeza, estão fazendo de tudo pra nos oferecer um final de série estrondoso e que ficará na história da TV!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats