terça-feira, 1 de setembro de 2009

Por Email - "A Ilha dos Fenícios" (Teoria By Sandro Kretus)

Essa semana, no Por Email, temos a teoria do Sandro Kretus, que também chegou a escrever nos comentários. Ele comenta sobre a descoberta e origem do povo nativo da Ilha...

Com exceção do final, onde uma parte mais mística ganha destaque, o resto da teoria é bem interessante!! Ele faz também uma referência ao filme "LOST Horizon", que já comentamos aqui no Teorias LOST há um bom tempo...

Então, agora é hora de ler a teoria...

Minha teoria sobre LOST é a seguinte, acredito que a série foi inspirada 99,9% no livro de James Hilton, “Lost Horizon”, e vou mais além, acredito que o personagem Sawyer (James Ford, Jim Lafleur) um fervoroso amante da literatura, é uma homenagem ao autor inglês. Neste best-seller inspirado na ilha mítica de Shambhala, citado em textos sagrados e presente em diversas tradições do Oriente , James Hilton cria uma utópica localidade, um lugar mágico, onde pessoas de diversas nacionalidades diferentes vivem de forma livre e desabusada, partindo do princípio do uso da moderação em todas as suas atividades e atitudes. Shangri-La (Shambhala)é uma espécie de Neo-Eden que dá o nome deste sonhado local. Lost horizon já teve duas versões para o cinema, uma em 1937, dirigido por Frank Capra e outra em 1973. Vale lembrar que Shambhala também é uma das musicas que fazem parte da trilha sonora de lost.

Agora vamos falar dos egípcios, egípcios? Porque não dizermos fenícios, sim os fenícios!!! Os fenícios foram os principais navegadores do mundo antigo, diferente dos egípcios que não eram bons navegadores, logo, somente navegadores experientes seriam capazes de encontrar uma ilha que vive mudando de lugar, sem contar que como grandes desbravadores, cultivavam varias culturas diferentes, sendo a cultura egípcia, a mais influente para eles. Só para informá-los, a Fenícia localizava-se onde hoje é a Tunísia (isto faz algum sentido pra vocês?). Vou relembrar aqui o que Charlotte disse para Faraday antes de morrer, quando estava tendo uma espécie de trance, "Sei mais sobre a antiga Cartago do que o próprio Hannibal" (Episodio 5 da quinta temporada)

Cartago é uma antiga cidade, originariamente uma colônia fenícia no norte da África, situada a leste do lago de Túnis, na Tunísia. Foi uma potência na Antigüidade, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.

Hannibal também é um nome fenício, por isso acredito que a ilha foi encontrada pelos fenícios na antiguidade. Os fenícios realizavam sacrifícios humanos, principalmente sacrifícios de crianças, em particular dos primogênitos. A suposta estátua da deusa egípcia Taueret, na verdade é uma estátua da deusa fenícia Ashtarte ou Ishtar, a deusa da fecundidade, inspirada na deusa egípcia. Logo, o templo que aparece também é um templo fenício, em relação ao lostzila, acredito que possa ser Baal, também conhecido por Enki - O Senhor da Terra. Enki ou EA - era entre os Sumérios o deus das águas doces (dos rios e dos canais, da chuva), mas também o deus das águas subterrâneas. Pode ser que o biblico Enak se refira a Enki, e este seria um pai dos Gigantes na terra! Um dos símbolos da casa de Enki era a serpente, por este motivo existe quem defenda que este deus seria também a serpente do Éden que levou Eva a comer do "fruto proibido".

É evidente que existe uma batalha entre o bem e o mal, basta Jack, "com sua misteriosa tatuagem" decidir de que lado ficará, será que o sacrifício valerá a pena? É esperar para ver. Um abraço a todos os lostmaníacos.

Como participar e enviar sua teoria, texto ou alguma coisa relacionada a LOST criado por você é bem simples. Envie sua teoria sobre algum mistério de LOST para teoriaslost@hotmail.com.

Agora chegou a hora dos comentários e debate sobre a teoria do Sandro. E fala a verdade, essa é a melhor parte...

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats