terça-feira, 1 de setembro de 2009

Por Email - "A Ilha dos Fenícios" (Teoria By Sandro Kretus)

Essa semana, no Por Email, temos a teoria do Sandro Kretus, que também chegou a escrever nos comentários. Ele comenta sobre a descoberta e origem do povo nativo da Ilha...

Com exceção do final, onde uma parte mais mística ganha destaque, o resto da teoria é bem interessante!! Ele faz também uma referência ao filme "LOST Horizon", que já comentamos aqui no Teorias LOST há um bom tempo...

Então, agora é hora de ler a teoria...

Minha teoria sobre LOST é a seguinte, acredito que a série foi inspirada 99,9% no livro de James Hilton, “Lost Horizon”, e vou mais além, acredito que o personagem Sawyer (James Ford, Jim Lafleur) um fervoroso amante da literatura, é uma homenagem ao autor inglês. Neste best-seller inspirado na ilha mítica de Shambhala, citado em textos sagrados e presente em diversas tradições do Oriente , James Hilton cria uma utópica localidade, um lugar mágico, onde pessoas de diversas nacionalidades diferentes vivem de forma livre e desabusada, partindo do princípio do uso da moderação em todas as suas atividades e atitudes. Shangri-La (Shambhala)é uma espécie de Neo-Eden que dá o nome deste sonhado local. Lost horizon já teve duas versões para o cinema, uma em 1937, dirigido por Frank Capra e outra em 1973. Vale lembrar que Shambhala também é uma das musicas que fazem parte da trilha sonora de lost.

Agora vamos falar dos egípcios, egípcios? Porque não dizermos fenícios, sim os fenícios!!! Os fenícios foram os principais navegadores do mundo antigo, diferente dos egípcios que não eram bons navegadores, logo, somente navegadores experientes seriam capazes de encontrar uma ilha que vive mudando de lugar, sem contar que como grandes desbravadores, cultivavam varias culturas diferentes, sendo a cultura egípcia, a mais influente para eles. Só para informá-los, a Fenícia localizava-se onde hoje é a Tunísia (isto faz algum sentido pra vocês?). Vou relembrar aqui o que Charlotte disse para Faraday antes de morrer, quando estava tendo uma espécie de trance, "Sei mais sobre a antiga Cartago do que o próprio Hannibal" (Episodio 5 da quinta temporada)

Cartago é uma antiga cidade, originariamente uma colônia fenícia no norte da África, situada a leste do lago de Túnis, na Tunísia. Foi uma potência na Antigüidade, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.

Hannibal também é um nome fenício, por isso acredito que a ilha foi encontrada pelos fenícios na antiguidade. Os fenícios realizavam sacrifícios humanos, principalmente sacrifícios de crianças, em particular dos primogênitos. A suposta estátua da deusa egípcia Taueret, na verdade é uma estátua da deusa fenícia Ashtarte ou Ishtar, a deusa da fecundidade, inspirada na deusa egípcia. Logo, o templo que aparece também é um templo fenício, em relação ao lostzila, acredito que possa ser Baal, também conhecido por Enki - O Senhor da Terra. Enki ou EA - era entre os Sumérios o deus das águas doces (dos rios e dos canais, da chuva), mas também o deus das águas subterrâneas. Pode ser que o biblico Enak se refira a Enki, e este seria um pai dos Gigantes na terra! Um dos símbolos da casa de Enki era a serpente, por este motivo existe quem defenda que este deus seria também a serpente do Éden que levou Eva a comer do "fruto proibido".

É evidente que existe uma batalha entre o bem e o mal, basta Jack, "com sua misteriosa tatuagem" decidir de que lado ficará, será que o sacrifício valerá a pena? É esperar para ver. Um abraço a todos os lostmaníacos.

Como participar e enviar sua teoria, texto ou alguma coisa relacionada a LOST criado por você é bem simples. Envie sua teoria sobre algum mistério de LOST para teoriaslost@hotmail.com.

Agora chegou a hora dos comentários e debate sobre a teoria do Sandro. E fala a verdade, essa é a melhor parte...

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

14 Comentários:

Exile disse...

Gostei MUITO dessa ... os egípcios sao muito "manjados"... se essa for a explicação (ou pelo menos parte), me dou por satisfeito!

Unknown disse...

Bem interessante Sandro Kretus,mas a tatuagem de Jack são mesmo do ator que o interpreta, ou seja, Mattew Fox.Pode ver aqui: http://tv.globo.com/ENT/Tv/Seriados/24Horas/0,,AA1684097-6257,00.html.

Filipe Bruno disse...

Essa é uma das teorias mais interesantes e intrigantes postada nos ultimos dias.
Parabéns!

Jonh.St disse...

Unica parte que discordo é que a serie seja 99,9% inspirada no livro de James Hilton, acredito, depois de elr sua teoria, q tenha sim varias inspirações, mas 99,9% seria quase a serie toda, e discordo disso.

Fora isso, a sua teoria é uma das melhores que ja li, para mim, fez muito sentido, claro que dificilmente veremos tudo oque vc falou, ate pq é uma teoria, mas acredito que as coisas serão explicadas mais ou menos por esse lado da sua teoria sim.

Unknown disse...

É uma coisa que eu já havia citado aqui no TL sobre essa coisa da Tunisa, dos fenicios...

Como a ilha está em movimento, certamente ela passou pelo mediterraneo e lá foi encontrada por estes povos.

Quanto as mil referencias a deuses, culturas... cara, já não penso que Lost será o molde especifico de uma ou duas culturas.

Os criadores tem bagagem pra carajo e vão acrescentando tudo o que podem com qualidade.=))

Leco Leite disse...

Verdade, Vitor, acho que lembro mesmo de ter lido algo sobre os fenícios por aqui. Não lembrava que era vc que tinha escrito...

E John, 99,9% é muita coisa mesmo, mas eu vi o filme e tem vários elementos no filme que nos lembram LOST. Mas é só mais uma das milhares de referências...

Abraço a todos e valeu pelos coments!

Linus disse...

Boa!

Eu até acredito que, como a ilha se move, ela tenha sido "visitada" já por diversas civilizações ao longo dos tempos e por isso ela tem tantas referências a povos diferentes. Ela foi "acumulando" diversas culturas. Egípcios, hebreus, fenícios, romanos, etc. Se observarmos, já vimos referências sobre todos estes.

Talvez este seja um dos motivos de ela ser tão especial. Ela poderia ser o único lugar do mundo que "passeou" por tão diferentes povos. Os conhecimentos acumulados destes povos, fez dela algo tão diferente.

Igor disse...

Boa! Algo novo! Coerente e lógico!

Anônimo disse...

A Fenicia tinha como sede de seu Império o litoral hoje ocupado pelo Libano, tendo como principais cidades Tiro e Sidon. Diz uma Lenda que eles estiveram aqui no Rio de Janeiro, o filme(viajando no tempo) Diamante Cor de Rosa se alguem lembrar com Roberto Carlos aborda essa Lenda.

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

teiria muitoo boaa...eu sempre imaginei q aquela ilha poderia ter algo relacionado com Adao e Eva,,primeiras civilizações da terra...será;;???,, LegaLLLLLLLLLL

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

Uma curiosidade... nesse livro ..Em conversa com Conway, Chang diz que Shangri-lá foi construída pelo padre Perrault, um belga e primeiro europeu a chegar ao "Vale da Lua Azul", onde se acha a atual comunidade. Ao terminar a construção de Shangri-lá, o religioso estava com 108 anos e ainda bastante ativo. ...

108 anos?!....... já vi esse numero antes...

Rodrigo Marduk disse...

ola galera...

foi uma das melhores teorias até o momento, apesar de não concordar com o 99,99%...mas concordo sobre o acumulo de culturas na e sobre a relação fenicios-tunisia-hannibal, ja estava para dar uma teoria semelhante sobre essa possibilidade. Quanto ao Deus Enki, posso lhe falar algumas coisas pois tenho estudado a mitologia suméria a muito tempo e estava prestes a escrever um livro sobre os deuses sumérios mas quando assisti a 1ª temporada de Lost, vi na ilha da série coisas bem parecidas com uma ilha que criei no livro, e como a cada temporada que passa as semelhanças tem apenas aumentado, parei de escrever o livro e só voltarei a escrever quando terminar a série, para não criar uma cópia...bem, todas as informações sobre o Deus das Águas e da Sabedoria estão corretas, mas você esqueceu de mencionar que foi o próprio Enki que criou a espécie humana atual modificando sua genética (por isso dizem ter sido ele a serpente que deu o fruto a Eva, e por isso os humanos passaram a procriar, pois antes eram estéreis). Que a teoria de que os deuses antigos eram astronautas são graças a estudos sobre os deuses sumérios, e que por isso consideravam Enki como um grande cientistas. Quanto aos gigantes que você mencionou, para os sumérios a tradução verdadeira não é gigante e sim "filhos daqueles que desceram dos céus". Enki foi quem disse a Noé sobre o diluvio, e segundo alguns textos, ele era o pai verdadeiro dele. Aliás, após sobreviver o diluvio, Noé foi levado pelos deuses para o lugar onde eles moravam e passou a viver lá eternamente (Richard?). Enfim, existem muitas outras semelhanças, mas as descrevo depois. Detalhe: Enki era pai do principal Deus da Antiga Babilônia, atual Iraque, que se chamava Marduk...

Por Rodrigo Marduk.
Namastê!

Anônimo disse...

Esta teoria já foi postada anos atrás no site Lost Brasil.

Anônimo disse...

Bem, eu achei super legal essa teoria!! E aliás, não é na Túnisia que dá o portal por onde Ben e Locke acabam saindo da ilha, mais ou menos no lugar onde Charlote pesquisava?! Taí uma boa teoria msm...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats