segunda-feira, 22 de junho de 2009

Por Email - Jacob é do futuro! (Teoria By Dani)

Que tal abrir a semana com mais uma teoria!? Então publico para vocês uma teoria enviada por email, pela Dani, que tenta desvendar quem são Jacob e seu "Inimigo". Honestamente, achei a teoria bem bacana! Não mudei nada no texto, deixei exatamente como foi enviado...

Se você quiser participar da seção Por Email, é só enviar sua pergunta, teoria ou qualquer coisa sobre LOST para o email do blog teoriaslost@hotmail.com !

Então vamos ao que interessa. É só clicar em "Leia Mais..." e descobrir qual a teoria...

"nesse link (clique aqui) é apresentado um estudo sobre a ankh, aquela cruz egípcia que já apareceu algumas vezes em lost, e as suas propriedades ELETROMAGNÉTICAS...
dentre as possibilidades dessa que é chamada de 'a chave pra vida eterna' é o poder (não sobrenatural) de controlar pensamentos ou até mesmo a matéria...
isso ultrapassa o entendimento como sendo algo 'mágico' a partir do momento que a realidade é encarada em três planos (como os egípcios faziam): plano material, o plano simbólico e o plano intuído.
existe um paralelo desse mesmo entendimento da realidade na visão budista (assunto também frequente em lost): existe a verdade absoluta/ realidade última, que equivale ao plano intuído e a realidade relativa, que equivale ao plano material. e o plano simbólico é descrito exatamente como uma continuidade equivalente a lei do karma budista.

nesse segundo link (clique aqui)é explorado a relação da visão científica e ocultista de uma realidade invisível.
eletromagnetismo, conhecimento egípcio e oriential (hindu/budista), universos paralelos, fantasmas, vozes misteriosas...tudo isso relacionado para se chegar a uma explicação racional da existência de um mundo invisível e da manipulação da matéria e energia através da mente.

minha teoria:
jacob e esau/paul/samuel são na verdade do futuro e não do passado.
um futuro onde o homem, unindo conhecimentos antigos de diferentes culturas (egípcia-hindu-budista) aliados à física, já desvendou totalmente os mistérios do espaço-tempo, da matéria e da mente.
eles não são deuses ou entidades, são homens com um conhecimento intelectual avançado que não possuímos hoje.

além deles, a ilha também é um local vindo do futuro.
jacob, 'esau/paul/samuel' e a ilha viajaram ao passado, fugindo da destruição total da humanidade (previsto pela equação de valenzetti) talvez provocada por eles mesmos.

esau/paul/samuel acredita que eles devem permanecer na ilha sozinhos, isolados do resto do mundo, eternamente. (eternamente no sentido literal. eles vieram de uma época onde a vida eterna -da mente- se tornou uma realidade...também por esse motivo ele possui uma vontade enorme de matar jacob, mas não o faz...pq simplesmente é impossível fazer)

jacob, acredita que pode fazer algo ele mesmo para que a humanidade não chegue a um fim no futuro...e por isso decide manipular pessoas para evitar o fim. (o diálogo inicial dos dois dá a entender que aparentemente ele já fez isso várias vezes, de outras formas e sempre acontece a mesma coisa).

jacob escolhe algumas pessoas especiais para estarem na ilha que terão um papel fundamental para salvar o mundo. ele tem um plano.
e de alguma forma consegue prender a mente de 'esau/paul/samuel' na cabana (já que é impossível mata-lo), para que ele não o atrapalhasse nesse plano.

esau/paul/samuel consegue sair da cabana, toma a forma de locke e agora ele mesmo tem um plano para acabar com o plano de jacob e deixar as coisas fluirem naturalmente até o fim do mundo, como manda o destino.

jacob deixa tão facilmente ben matar o seu corpo pq ele sabe que isso não será o fim de sua mente (e pq isso faz parte do seu plano...e ainda brinca com a possibilidade de dar errado dizendo que ben tem uma escolha).
fala ironicamente que o esau/paul/samuel parece ter encontrado o seu 'loophole' para mata-lo e essa parecer ser a deixa para que esau/paul/samuel agora seja o líder da ilha e aprisione jacob (como ele mesmo foi aprisionado na cabana). porém, o que esau/paul/samuel não sabia era que o plano de jacob já contava com que os oceanics retornassem ao presente exatamente naquele momento ('eles estão chegando').
faraday estava certo, jogar a bomba era a variável. mas não a variável que evitaria o acidente e sim a variável que jacob estava buscando para mudar o destino da humanidade!!!
e agora só na próxima temporada vamos saber qual é o final do plano de jacob para salvar o mundo com a ajuda dos losties...:P

*******************************

*a iniciativa dharma foi claramente o pontapé inicial para o homem desvendar os mistérios do espaço-tempo, da matéria e da mente. e que só foi possível pq a própria ilha, que possuía as propriedades eletromagnéticas necessárias, voltou ao passado.
e da mesma forma que foi o jacob que fez o black rock achar a ilha, também foi o jacob que mostrou a ilha aos responsáveis pela iniciativa dharma, já pensando exatamente no que eles conseguiriam desenvolver na ilha..

*jacob manipulou a matéria de modo que richard não envelhecesse e locke voltasse a andar novamente.
quem cura não é a ilha, mas jacob.

*hurley é o mais especial de todos as pessoas escolhidas por jacob. ele é o 'abençoado', como o próprio jacob disse.
afinal, hurley possui uma habilidade natural de pré-cognição e 'mediunidade'...apenas não sabe como usa-la de forma consciente.

*acredito que claire está rindo descontroladamente na cabana, pq foi contado a ela tudo que está acontecendo...e jacob pode ser um descendente direto dela...filho ou neto do aaron...

E aí, gostou!? Deixem suas idéias sobre essa teoria nos comentários e, claro, podem enviar as suas também...

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

36 Comentários:

Unknown disse...

Dude, torço para que essa teoria se confirme.

Incrível, Genial.

Leco Leite disse...

Pois é, achei muito legal tbm, Biomedufpi.

Tem suas idéias mirabolantes e tal, mas faz algum sentido de acordo com alguns acontecimentos que já vimos na série...

Abraço!!

Rodrigo Seroiska disse...

Para mim essa teoria pode vir a acontecer, mas realmente discordo no ponto de Jacob saber que morreria.

A regra de que não podemos mudar o passado se aplica à todos, com a exceção de Desmond.
Creio que apesar de tudo isso se aplique à Esaú e Jacob, por isso Esaú não pode matar Jacob.
Mas é possível alterar o presente (aliás isso é óbvio) e a tal brecha que Esau encontrou, foi manipular alguém que estivesse no 'presente', ou seja Ben.

Acredito que Jacob esteja morto, mas de uma maneira especial que ainda não me arrisco em dizer.
Esaú não podia matar Jacob, porque isso iria alterar seu passado, mas Ben poderia, lembrando que Ben e a cambada estão no presente.

É isso >.<

Paulo Roberto disse...

Não acho que Jacob seja neto de Aaron, mas o próprio. Apesar de alguns pequenos furos na teoria, ela pode vir a ser confirmada, mesmo que parcialmente. Se isso acontecer, podem ter certeza, Jacob é Aaron.

Koveiro disse...

Excelente Teoria.
Vou postar ela na comunidade la no orkut.
Vou postar ela igualzinha como esta ai. Com os links e falando de onde eu copiei e tals "com o link do blog".

Unknown disse...

Estranho que Jacob não visitou a Claire antes do acidente assim como fez com os outros, será porque ela é a sua mãe?

Leandro Silva disse...

Putz a Dane deve ter guardado uma daquelas santinhas do Charly, Viagem louca, mais boa parte faz sentido.

Badah disse...

Gostei!

Rodrigo Marduk disse...

Dani

Meus parabéns, também tenho a desconfiança de que Jacob e Esau não vivem no mesmo tempo-espaço que as outras pessoas da ilha, por isso possuem a capacidade de manipular aqueles ao seu redor. Alias, acredito que Jacob e Aaron se tratam da mesma pessoa, e que quando ele diz que eles estão chegando ele se refere ao grupo do Jack, uma vez que a série manterá uma unica linha do tempo, sem flashback e flashfoward. A sua teoria de a bomba ser a variavel que Faraday falava é interessante, ainda mais juntando a parte de que sua mãe não sabe o que irá acontecer a seguir. Assim como você, pesquisei sobre mediunidade, e acredito que Hurley é médium sim e o mais especial de todos, apesar de acreditar que no final da série, Jack será o herói que os redatores tanto afirmam ele ser. Meus parabéns, a melhor teoria que li até agora!

Isaac Braz disse...

É, quando Jacob apareceu eu o liguei ao Aaron, como sendo o próprio. Mas isso sem uma teoria formada; apenas intuição.

Agora, meu amigo, essa teoria é realmente ótima, detalhada e tudo mais (hehe). Gostei mesmo!

Agora é esperar pra ver se ela se confirma! Abração!

Filipe Bruno disse...

Leco, você lembra da teoria que enviei para você e que você à publicou na primeira edição do "Por Email"?
Fui buscar ela no "fundo" blog. Olha ela aí:

Filipe Bruno - Olá, estou assistindo Lost do princípio para ver ser pego algo que passou desapercebido. Não sei, talvez seja coisa da minha cabeça, mas achei que Jacob lembra Thomas, o pai de Aaron. Será que Jacob pode ter alguma relação com Thomas, pai dele talvez; ou pode ser também que Jacob seja Aaron, será?
No episódio "Raised by Another", Claire decide dar o bebê para adoção, pois Thomas desiste de criar a criança e a deixa. Contudo, Claire vai a um "Vidente" e ele diz: "O que eu vejo é muito importante, o crucial é que você mesma crie essa criança. Essa criança, se for criada por outra pessoa que não seja você... o perigo ronda este bebê. A sua natureza o seu espírito tem que influênciar o crescimento desta criança [...]". E ainda tem um episódio que não lembro o nome, onde Kate sonha com Claire e ela diz para Kate não levar Aaron de volta a ilha. Ah, e por falar em retornar a ilha, por que Claire deixou o bebê para trás, por que ele não deve ficar na ilha? São tantas perguntas, mas o certo é que um grande mistério ronda a história do personagem Aaron.

Então, com essa teoria maravilhosa da Dani onde diz que Jacob é do futuro, percebi que Claire não queria que Kate trouxesse Aaron de volta à ilha por que se Aaron morrer, Jacob não vai nascer.

Ah e desculpa se fui arrogânte, é que a umas semanas atrás quando eu enviei essa teoria ninguem du bola para ela, e agora tem um monte de gente comentando aí encima o suposto parentesco de Aaron e Jacob. Foi apenas uma forma de "patentiar" minha teoria. (Risos)

Abraço.

Rodrigo Marduk disse...

Filipe Bruno

Realmente você foi o primeiro a notar esse possivel parentesco entre Jacob e Aaron, e muito interessante essa parte do vidente que você lembrou. Eu tinha me esquecido dela. Isso sem esquecer que os hostis tiveram um grande interesse no menino, assim como em Walt. O que será que eles possuem de tão especial? E se Jacob for realmente Aaron, como será que o garoto conseguiu retornar a ilha?

Linus disse...

Muito interessante.

É legal começar tb a cogitar uma possibilidade mais "científica" como esta. Isso deixaria de lado a idéia dos "deuses".

Jacob e seu "inimigo" poderiam sim, simplesmente serem do futuro. Logo, homens à frente do seu tempo, com um conhecimento mto superior. É a mesma coisa do q nós voltarmos 500 anos no passado. Seríamos mto superiores em conhecimento e poderiam até nos ver como "deuses" por alguns.

E a teoria fecha com oq o "inimigo de Jacob" diz para ele sobre matá-lo. Porque ele afirma não poder matá-lo? Seria pq ele sabe que não pode mudar o passado (neste caso, o nosso presente, que seria o passado deles)?

É algo a se cogitar sim.

Particularmente, me agradam as teorias assim, pois como eu disse inicialmente, elas fogem do lado "fantasioso" demais e não trazem uma explicação simplista.

Nanamelon disse...

A gente já tinha comentado no post de spoilers, quando vazou a informação de que o Pellegrino interpretaria Jacob, que ele seria uma boa opção para o Aaron adulto, e lá eu disse que não duvidaria nada que isso acontecesse. Fico muito feliz em ver que essa idéia povoa a mente de muitos fãs, o que significa que se eu for doida, pelo menos não sou a única, rs. Mas também achei interessante a idéia dele ser um descendente.

Carlos Meneses disse...

Ola Galera,

acho interessante a teoria sobre Jacob ser do futuro, somente alguem com tecnologia bem superior a atual, poderia explicar o lostzilla. Creio que Jacob deu origem a toda a mitologia egipcia, lembrando da imagem de anubis tendo o lostzilla a sua frente,na parede, no subsolo do templo, quando Bem desceu para ser julgado, outra clara referencia as crenças da mitologia egipcia, onde todos são expostos ao seu pecado, para serem perdoados ou nao, pelos mesmos. Atravez de jacob, se deu a origem da mitologia egipcia, do mundo dos mortos, sobre Deuses imortais, tendo em vista a estatua, a tapeçaria e outros itens.

Anônimo disse...

O...pq ninguem fala de uma cena q eu to curioso até agora. Na hora que Jacob espera o hurley no taxi quando ele está saindo da prisão ele sai do carro e o hurley fala que ele esqueçeu sua guitarra, violão, naum lembro bem..e depois ele fala que não era dele. E quando o hurley volta para ilha ele leva isso com ele.será q eh por isso q todos falam q o charlie vai aparecer de novo ???
e pq o hurley levo aquela caixa que estava no taxi sendo q nem era dele ???

alguem que sabe me fala aiii...abraços

carol caliri disse...

Dani,
excepcional!!
sua teoria foi maravilhosa e me vi torcendo pra que ela acontecesse na série xD
parabéns!

faz mto sentido o jacob ser do futuro, e talvez o aaron ser seu pai... só espero que os produtores não deixem aaron como "carta fora do baralho" depois de tanto suspense e da tal frase do vidente...
^^
abraço!

Linus disse...

Bom, levando em conta esta teoria, de Jacob ser alguém do futuro e com um conhecimento superior, não acredito que ele seja o próprio Aaron. Acho que este nível de conhecimento do Jacob não seria atingido em tão pouco tempo pelo homem. Mais provável é que ele fosse um descendente de gerações futuras.

É uma teoria interessante, mas tenho a impressão que seremos surpreendidos em tudo quando a série recomeçar. ;)

Carlos Meneses disse...

Respondendo a pergunta de alguem que postou como anonimo. O violao que Hurlei levou para a ilha, deixado por Jacob, serviu para que o proprio Hurlei nao morresse afogado, dando tempo para Jack o salvar.

Filipe Bruno disse...

mas o que será q tem dentro da capa do violão?

Unknown disse...

Parabéns Dani!

Nunca fui muito ligada em ler teorias, mas confesso que a sua me deixou com vontade de que seja a verdadeira!

A 6ª temporada promete ser fantástica!

Gabriel Lindenbach disse...

Também acho que o Aaron seja o Jacob.

Parabéns!!

Unknown disse...

Acho um pouco estranho o Jacob daquele jeito simples dele tecendo seus "tapetes" egipcios a luz de vela de um jeito muito primitivo comendo seu peixinho na pedra com aquela roupinha digna de historias da bíblia, seja alguém que veio do futuro, eu sei que muita coisa em lost não faz sentido mas sabemos de muitos relatos do povo egipcio antigo de que eram muito evoluidos, estudos dizem até que faziam transplante de cerebro (vai acreditar né)não sei, não consigo acreditar que ele seja do futuro embora gostei da ideia de ele ser o Aaron. E continuamos a pensar...

Taís Toti disse...

aaron e jacob, dois nomes bíblicos.
teve a manha na questao da variável, faz mto sentido!
parabéns dani!

Diego disse...

Extraordinário!!!

Realmente fantástico, mas se for realmente isso e o autor/diretor não souber trazer isso da melhor maneira possível, pode ser um problema. Quero lembrar que o final de LOst provavelmente não será feliz, o ator que interpreta Jack disse em sua entrevista que muitos ficarão confusos ou tristes com o final!!!

Só ano q vem, ainda bem que existe este Blog!

Laurolicious disse...

Algo me diz que Jack irá morrer nessa última temporada. Só isso?! Absolutamnete não. Possivelmente o verdadeiro destino de J. Shephard é morrer por Jacob, uma vez que este irá se apossar de seu corpo para enfrentar o seu oponente. E quem vai convencê-lo a fazer tal sacrifício? Simplesmente seu pai, Christian Shephard e sua irmã Claire(eles também têm uma missão, claro). E não pára por aí, a bomba H não irá explodir, mas o bolsão eletromagnético lançará os personagens ao seu tempo real e lá a coitadinha da Juliet muito ferida irá morrer em sua verdadeira época. Jacob provará que está certo em relação aos humanos através de Jack, pois ele morrerá por Jacob e pela humanidade que será salva da extinção prevista pela equação de uma matemático muito louco meu véi(4 8 15 16 23 42). Jacob e seu antagonista se revelarão como manifestação da consciência das forças que regem o universo(matéria x antimatéria, espaço x tempo, luz x escuridão, negativo x positivo, destino x livre arbítrio,yin x yang e outras baboseiras). A ilha é um local neutro em que essas forças agem conforme suas conveniências. O que Jacob quer na verdade aos seres, humanos, além da salvação é o dom da imortalidade, assim como ele fez a Alpert, por exemplo, se os seres humanos vivos não são afetados pelos efeitos cronológicos eles não envelhecem, e Jacob tem o poder de manipular o tempo. Os sussurros que ouvimos em alguns episódios são dos "fantasminhas", "consciências" que estão na ilha ou seja lá onde for torcendo pra que Jacob cumpra sua missão, afinal esses fantasminhas tiveram um passado muitíssimo vivo e, teoricamente, a idéia de ressureição tem fundamento nessa linha de raciocínio. Depois escrevo mais agora to com sono...

Unknown disse...

Aaron não é Jacob muito menos descendente seu. Assim como todos os da linhagem Shephard são protegidos de Jacob, Aaron também é. A criança possui um dom que será revelado na última temporada e, involuntariamente ajudará seu tio Jack a cumprir seu destino.

Unknown disse...

Excelente teoria a do Lauro, faz muito sentido, parabéns.

Carlos Meneses disse...

Em todas as aparições de pessoas que morreram, como as de Christian, Yeme, Ana Lucia, Liby e outros, entendo que foram orquestradas pelo inimigo de Jacob, por seus interesses. Jacob quando quer agir, usa seu proprio corpo, como mostro o episodio final. Nada nos mostra que ele va usar outro corpo, assim como seu inimigo usa. A questão do candidato, que foi citada por Llana, não sabemos nada, e não se pode deduzir que seja para jacob usar. Grandes incognitas, grandes duvidas.

Unknown disse...

Seguindo o raciocínio do Lauro, pode ser que Aaron em algum momento da última temporada intermedie o contato de Jack com seu pai Christian(mas o verdadeiro). Claire deve estar morta pelo o oponente de Jacob que a usou aparecendo nos sonhos de Kate orientando a não levar Aaron para a ilha. Seria uma boa idéia se Jacob com as características de Jack-Jackob (Jackob-Jack) persuadissem seus companheiros a se oporem ao antagonista de Jacob, com corpo de John Locke. Bela teoria Lauro. Abraçs.

renata959 disse...

Sobre esse comentário do Jacob ser do futuro, alguém mais reparou que a foto do Des com a Penny só foi tirada porque o fotografo convenceu eles dizendo que era PARA OS NETOS? Episodio 8 da 3ª termporada.

Unknown disse...

Essa série é verdadeiramente uma lavagem cerebral, nos obriga a refletir sobre as forças que regem o universo buscando respostas sobre os enigmas e o esmo em que ele está inserido. No meu ponto de vista, lost representa a manifestação da conciência dos paradoxos universais: luz x escuridão, bem x mal, espaço x tempo, etc... Segundo a minha linha de raciocínio, acredito q Jacob representa, por exemplo, o tempo, vide o diálogo entre Jacob e seu antagonista em The Incidente: Antagonista: ..."como encontraram a ilha?" (Lugar/Espaço). Jacob:..."Precisa perguntar quando eles chegaram." (Tempo). Acredito que os sussurros que ja foram ouvido mtas vezes na ilha, são das consciências dos que já morreram, é subentendido na série que a concepção de morte é controversa, Milles e Hugo, por exemplo, tem dons especiais em relação aos "mortos". Creio q qdo as pessoas q morrem na série, suas "conciências" se desmembram das entidades físicas q as mantém num determinado espaço/tempo e, esporadicamente se revelam em determinados momentos da série em função de um propósito, que por ventura, acredito q seja o mesmo de Jacob. Provavelmente Jacob morreu(ou se desmaterializou)de fato por Ben, voltando a sua verdadeira natureza pura. Em 1970, a bomba de hidrogênio não foi detonada por Juliet, porém, o bolsão eletromagnético lançou Jack e seus companheiros a sua verdadeira realidade(espaço/tempo). E lá Ilana, Jack e cia vão destruir o oponente de Jacob, pondo as coisas em seus devidos lugares e momentos, evitando a extinção da humanidade prevista pela equação de Lorenzetti, e tudo vai voltar do zero, com a humanidade salva por Jacob e suas peças do xadrez. Em 2004, a turma do Oceanic 815 não vai parar na ilha, porém nessa nova realidade, a humanidade esta mais evoluída espiritualmente e o destino não será mais o fim.

inDioO disse...

Minha Teoria do Lost

*to com uma mega teoria que eu mesmo elaborei.
*saca só
*no começo do ep. que mostra quem é o jacob e mostra o outro cara que seria, sei lá, o

evil jacob
*aparece um navio, e o evil jacob fala que o jacob fica atraindo aquelas pessoas pra

ilha
*e se o jacob atraiu aquelas pessoas pra matar, ou seja, tirar o evil jacob da ilha
*e no final do 5ª temporada
*o fake locke era o evil jacob, que encontrou uma maneira de volta pra ilha como o

próprio jacob havia falado antes de morrer, e fez o ben matar jacob da mesma forma que

provavelmente o jacob fez as pessoas do navio matarem o evil jacob
*que POR SUA VEZ, A PESSOA QUE ESTAVA NO NAVIL E MATOU O EVIL JACOB SEJA O RICHARD, E,

COMO PRESENTE POR TER MATADO O EVIL JACOB O JACOB DEU "JUVENTUDE ETERNA" PRO RICHARD PRA

ELE SER UMA ESPÉCIE DE ASSISTENTE!
*PORRA MANO MATEI A CHARADA IHASIUDHUISAHIUDHSAUHUDIHSA VO DIVULGA ESSA PORRA!

Anônimo disse...

cara q doido isso!!!!
eu nunca iria imaginar algo nem parecido!!!!!!!!
achoq vc acertou e esse realmente deve ser o misterio,valeu por escrever isso

lostmaniaca disse...

Então, voltando à teoria do Jacob, eu achei que a teoria postada lá em cima do leco tem tudo a ver mesmo, o Jacob é neto do Aaron, afinal tds os personagens da ilha têm nomes e histórias relacionadas à mitologia e como vcs sabem, na história da Bíblia, Esaú (Esau) e Jacó (Jacob) são netos de Aarão (AAron)

Anônimo disse...

SIMPLESMENTE, GENIAL!!!
MERECE UM LUGAR DE DESTAQUE!!!
JÁ PENSOU EM SER ROTEIRISTA, ESCRITOR!!! TEM FUTURO!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats