quarta-feira, 24 de junho de 2009

Debate - Tocados por Jacob!

Mais uma vez Jacob nos coloca em um debate para tentar entender suas ações e os mistérios da Ilha. Mesmo aparecendo realmente em apenas um episódio, Jacob deixou várias perguntas para ficarmos pensando até o início da 6ª temporada em 2010...

Essa semana, pensei nos encontros que Jacob teve com alguns dos losties e o que isso pode significar na Ilha. Fica evidente que Jacob consegue selecionar as pessoas que vão até a Ilha... Hoje acredito que os tocados por Jacob não envelhecem, assim como Alpert. Pelo menos enquanto estiverem na Ilha. Sendo assim, acredito que Jack, Sawyer, Kate, Hurley, Sun e Jin serão como Richard Alpert e não vão envelhecer.

Para quem acompanha o blog, sabe que acredito que os losties não vão viajar no tempo novamente, mas passarão os próximos 30 anos juntos aos hostis e escondidos no Templo, aparecendo somente agora após a "morte" de Jacob para a Batalha Final na Ilha.

Mas a pergunta que deixo para o debate e...

Qual o significado de ser tocado por Jacob!? Para que esses losties foram "escolhidos" por Jacob? Qual será o papel deles nesse momento e no futuro da Ilha!?

Debates anteriores:
- O "Bem e o Mal" em LOST!
- "Eles estão chegando!"
- Os losties são os responsáveis pelo "incidente"!?
- Os grandes momentos de LOST!
- Jacob está morto?


Grande abraço e namastê!

Leco Leite

38 Comentários:

Linus disse...

Sayid e Locke não foram tocados por Jacob também? :)

Bom...pra mim ficou ainda uma outra questão no ar: pq alguns dos losties foram visitados antes da queda do 815 e outros apenas após a volta como Oceanic Six (casos de Sayid e Hurley)?

Certamente, isso tem um motivo.

Como é bom ver as pessoas partilhando da minha teoria sobre os losties envelhecendo na ilha. :)

Linus disse...

Eu cogito que os tocados por Jacob realmente ganhem um "dom" dele. Este dom poderia sim ser o "não envelhecimento", como Richard. Oq deixa essa idéia mais clara, é o fato de Locke ter aparentemente "ressucitado" após ser tocado por Jacob.

Talvez os losties não envelheçam justamente pq Jacob, sabendo da volta deles para 1977, quis preservá-los na ilha até o tempo presente, para a tal "batalha".

E para aqueles que não acreditam que "whatever happend, happend" e que o futuro ou passado pode ser modificado...deixo uma questão: quem garante que as cenas que vimos de Jacob no passado dos losties, não sejam justamente uma alteração do passado real e do rumo das coisas?

Filipe Bruno disse...

Acredito que Jacob não precise tocar nas pessoas para as escolher, acho que isso não tem relevância nenhuma.
Agora esse negócio de eles não envelhecer por causa do toque de Jacob, isso é muito surreal. Aliás, se eles não envelhecessem com o toque de Jacob então porque Kate envelheceu?

Mas eu percebi uma coisa estranha:

* Jacob deu o barra de chocolate ao Jack;
* Jacob comprou a lancheira que Kate tinha roubado e deu a ela;
* Jacob deu de certa forma a capa do violão ao Hugo;
* Jacob deu uma caneta para Sawyer;
* Jacob deu sua benção ao casamento de Sun e Jin;
* Jacob evitou que Sayid merresse atropelado;
* Jacob de certa forma fez com que John não morresse;
* E por fim ele ajudou tantas pessoas, mas foi pedir ajuda a Llana, que pelo jeito já o conhecia.

Wilian Freitas disse...

O que pergunto não segue a discussão acima mas gostaria que alguém me respondesse:

_ Quando Ilana perguntou a Richard o que havia na sombra da estátua, o que foi que Alpert respondeu (em latim) ???

Linus disse...

Filipe

Kate envelheceu? :)

Linus disse...

E outra coisa...surreal?

Em uma ilha que tem um cara que não envelhece, que tem um monstro de fumaça, que tem a aparição de mortos e pessoas sendo curadas de suas doenças...vc critica algo "surreal"?

série errada.

hehehehehe

Filipe Bruno disse...

kkk³
eu te entendo LINUS, mas kate foi tocada por Jacob quando era pequena, então se o toque de Jacob fizese com que as pessoas não envelhecessem, porque ela envelhece?

Luana disse...

O único que não envelhece na ilha é o próprio Jacob e o Richard(que ele disse que ele não envelhece pq o Jacob fez assim) Então eu acho que para cada pessoa que o Jacob tocou tem uma coisa especial sim!

Filipe Bruno disse...

Concordo com a LUANA, cada pessoa que Jacob ESCOLHEU ele deu um dom, pórem ele não deu nenhum dom ao Hugo por que ele já tem. Mas pra Jacob dá esse om, não precisa tocar na pessoa, eu acho.

Linus disse...

Filipe

Mas a idéia levantada no post é que eles não envelhecem NA ILHA.

--

Luana

Jacob e Richard são os únicos que nós sabemos com certeza q não envelheceram, pois já os vimos em diferentes épocas.

Mas como garantir que apenas eles não envelhecem na ilha? Não vimos uma passagem de tempo grande ainda para ter certeza de que Jack e cia envelhecem na ilha normalmente.

:)

Linus disse...

E mais (estou empolgado hoje, ok :) ), mas o toque de Jacob nos losties, me pareceu muito evidente em cada cena para ser algo sem propósito.

Observem o momento em q ele toca no James e no Jack...a câmera dá uma "parada", como se quisesse dar um pequeno destaque ao fato.

Acho q o fato de ele tocar neles, tem algum significado sim.

Gabriel Lindenbach disse...

Não ficou claro pra mim... Se eles saíssem da ilha voltariama envelhecer?

Se isso fosse verdade, quando o Alpert saiu da ilha ele ia virar um pedaço de carne verde e podre sendo comida por vermes anaeróbios... Mas não, hahaha

Acho que ele dá dons, mas não necessariamente (e acho difícil tê-lo dado para mais de uma pessoa) o do "não envelhecimento".

E outra... Jacob seleciona quem cai na Ilha... quem VAI pra ilha... Isso quer dizer, pra mim, que, mesmo não sendo mostrado pra nós, ele deve ter se encontrado com cada um dos que caiu lá.

Linus disse...

Gabriel

Não exatamente. hehehe.

Talvez sim, eles não envelheçam na ilha, mas não significa q qnd saem eles envelhecem tudo aquilo q estava "atrasado". Talvez ao sair da ilha, envelheçam normalmente, apenas a quantidade de tempo em q estiveram fora.

Se Alpert ficou fora 1 semana, ele envelheceu apenas 1 semana.

Claro q não aposto que SEJA assim, mas dentro da teoria levantada, seria uma possibilidade.

anaka disse...

Pra mim o toque de Jacob tb em haver com um processo de seleção, porem sutil. Compartilho da opinião que o contato de Jacob com os Losties de certa forma mudou o rumo da vida deles, fazendo com que todos fossem parar no mesmo voo... Isso fica bem claro nos casos de Sayid, Sawyer e Jhon por exemplo. Porem essa teoria não cabe tao bem no caso de Hugo, pq esse só recebeu a visita bem depois E ainda existe mas uma difererença que estamos deixando passar... pode ser que isso nao diga nada, mas ele nao realmete tocou em todos os losties... ele deu uma caneta pro sawyer, uma lancheira pra kate um chocolate pro jack, o case pro hugo... tenho q rever os epsódios, mas tenho a impressão que ele só toca realmente em Jhon, e faz mas sentido este ter recebido um dom, pelo seu envolvimento com a ilha desde do início. Temos q concordar q enquanto verdadeiramente jhon locke, ele influenciou bastante na história da ilha. é isso... e já que to aqui... vcs não acham que aquela cena de Julliete criança no ultimo epsofio nao ficou meio estranha? Será que aquilo foi só pra justificar a relaçao dela com Sawyer? Estavamos vendo como cada um teve seu encontro com jacob... vcs tb ficaram esperando jacob aparecer nesse cena??? 'so um desabafo... e parabens para os organizadores!

Filipe Bruno disse...

LINUS, eu acho... tipo assim, se há uma guerra por vir, seria bem mais inteligente da parte de Jacob "destribuir" dons variados aos Losties. Quer seja tocando ou não. Não sei se você perceber, mas Mikhail tem o dom da imortalidade, Richard não envelhece, Harper pode aparecer em qualquer lugar a qualquer hora. Na minha opinião essas pessoas foram também escolhidas por Jacob e receberam dons variádos, pórem existem outras pessoas especiais como é o caso do Hugo e do Walt.
Mas mesmo que você esteja certo, se os Losties receberam o dom de não envelhecer pelo toque de Jacob, então Sawyer, Jack e Hugo vão continuar envelhecendo, pois eles não forão tocados por Jacob. E você falou no foco que deu na cena do toque que Jacob deu em Sawyer e Jack, porém não foi toque, foi como eu falei antes, Jacob dando coisas aos Losties.

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

Jacob ao tocar nas pessoas teoricamente dar a cada uma um propósito...mas...claro..é difícil dizer qual,ja q sabemos pouco sobre jacob...e se ele for Deus?ou o oposto dele???,,,...??....!!;.;?

Léo.fortaleza.ce;LéoeAilana. disse...

Estranho... na cena em q jacob aparece na praia com aquele cara estranho converssando..vemos um navio chegando...é o rocha negra..aposto...mas..espero q respondam como ele foi parar la no meio da ilha...e será q so havia escravos nesse navio mesmo?/... e se jacob e o cara estavam la na praia converssando no justo dia q esse navio chega a ilha,sera q eles ja nao saberiam????........iii sera??

Rodrigo Marduk disse...

acho que os escolhidos por Jacob ganharam habilidades sim, e também acho que não envelhecem assim como Richard e assim concordo com a opinião do Leco de que estão no templo e vou dizer depois a minha teoria sobre isso. Porém, acho que as habilidades são variadas e estão visiveis a certo modo: Jack pode consertar "qualquer coisa" (Jacob estava no hospital quando Jack fez sua primeira cirurgia, e para os que esqueceram, tem o "milagre" que fez em sua ex-esposa), Sawyer pode se passar por outras identidades (tivemos a prova disso na 5ª temporada e Jacob estava presente quando James resolveu escrever a carta), Sayid se tornou um homem de guerra, Kate seguiu com uma vida de furtos e fugas, ou seja, seguiram suas vidas como estavam quando Jacob os encontrou. Quanto ao Hugo, ele foi o unico que Jacob conversou abertamente sobre a ilha, ou seja, confiou realmente em Hurley. Mas estão se esquecendo de outrs coisas: Cristian, o pai de Jack, é ele mesmo ou o monstro da fumaça? Ilana, de onde ela e Jacob se conhecem? Claire esta realmente viva?

Leco Leite disse...

Galera, muito legal ler os coments de vcs...

Só esclarecer uma coisa: eu escrevi no post a minha idéia inicial, de que eles não envelheceriam NA ILHA!! Fora dela, seria tudo "normal"... Isso não impediria com que Kate e Sawyer se tornassem adultos...

Abraço!!

Anônimo disse...

george rabelo georgerabelo@hotmail.com


nao acredito em "toques" de jacob exceto no caso de jonh. jonh na queda morreu ou estava muito mal clinicamente e jacob ao toca-lo trouxe de volta a vida me pareceu muito claro isso principalemnte na expressao facial de jonh ao ser tocado . parecia um retorno a vida de forma subita. quanto aos demais losts a presenca de jacob na vida deles demonstra na minha visao penas a sua escolha pessoal paltado em alguma ligacao entre todos que so sera revelada na 6 temporada nao adianta nem especular.

Badah disse...

Faltou o Locke, ele também foi tocado. E alguns foram tocados na infância (Kate e Sawyer), então envelheceram sim, - isso já foi apontado num dos comentários acima e acho que derruba esta teoria. Mas não me arrisco a aprofundar muito no motivo do toque. Talvez seja apenas uma mera simbologia que realça o fato dos losties serem "os escolhidos" para algo que está por vir.

Ah, quanto ao Hurley, acho prematura essa conclusão de que ele tem algum dom paranormal. O único com esse dom mesmo, declarado, é o Miles. O Hurley pode ser apenas um esquizofrênico - eu adoro o personagem, mas não acho que é isso que o torna especial até agora.

Badah disse...

Leco, vi sua correção e agora entendi melhor sua teoria. Mas me parecem condições especificas demais para validar a tese: envelhecer apenas na ilha e não fora dela. Sabemos que Richard já saiu da ilha (para visitar o pequeno Locke e cooptar a Juliet) mas não sabemos quanto tempo Richard já passou fora da ilha. Acho que é um mistério mesmo meu chapa.

Anônimo disse...

Quando na 3ª temporada Kate, Sawyer e Jack foram feitos prisioneiros dos "outros" disseram que Jack não fazia parte da lista de Jacob (ou seja do inimigo de Jacob que estava aprisionado). Será que o inimigo de Jacob tinha conhecimento dos encontros de Jacob com alguns losties mas desconhecia que Jack também foi "tocado" e talvez por isso ele possa ser a esperança de Jacob?
Namasté
Lúcia

Linus disse...

Sayid foi tocado antes da queda do 815?

Me parece q não. Ele já era casado com a Nadia.

Rodrigo Marduk disse...

Galera...

Vocês estão se esquecendo que muitas coisas em Lost fogem da realidade que acreditamos pois são poucas as pessoas que podem formar opiniões precisas sobre o efeito do eletromagnetismo em seres humanos, principalmente sendo que a energia da ilha é rara. Quanto as pessoas que acham balela esta teoria por causa de Sawyer e Kate, estão se esquecendo que este efeito talvez funcione apenas na ilha. E Richard sai algumas vezes da ilha, mas isso talvez não seria o suficiente para envelhecer sua aparência, pois foram viagens remotas. Juliet não foi tocada por Jacob, mas não vamos esquecer que ela foi a unica que foi trazida a ilha por Richard sob ordens de Ben Linus, possivelmente seguindo ordens de Jacob (ou terá sido do inimigo de Jacob ?). E refletindo sobre algumas coisas que aconteceram na 3ª e 4ª temporada, talvez o monstro da fumaça não seja o inimigo de Jacob. E outra questão: quem libertou o inimigo da cabana? E como o monstro da fumaça pode ser ele, sendo que quando Ben leva Locke até a cabana o inimigo ainda estava la e pede para Locke salva-lo? E neste tempo, o monstro ja havia feito vitimas, como o Sr. Eko...

Rodrigo Marduk disse...

Badah

Hurley também pode ver os mortos, ou se esqueceu da Ana Lucia no inicio da quinta temporada? E quando Locke e Ben partem para a cabana onde eles acreditavam que Jacob estava la, Hurley é quem os guia, sem falar que o próprio Jacob diz para Hurley que ele possui um dom maravilhoso, pois pode ver pessoas que partiram, algo que poucos podem fazer.

Linus
Sayid foi tocado por Jacob depois deles terem saido da ilha, pois foi assim que ele reencontrou Nadia.

E uma coisa que pensei hoje: Desmond aparentemente adquiriu sua habilidade sobre voltar no tempo e premonições após a implosão da escotilha. A explosão da bomba no final da 5ª temporada, parece ter sido similar a esta mesma explosão. Será que isto pode causar efeitos nos Losties?

Anônimo disse...

ha uma coisa que nao entendo. a quem diga que o fumo preto é o inimigo de jacob o mesmo que ganhou a forma do locke, cristian, os mortos etc.. eu acredito nessa teoria parece-me a mais viavel. mas porque que parece que os outros controlam essa fumaca?

O ben invoca a fumaca para matar os homens de widmore..

isso parece um pouco confuso. alguem me poderia esclarecer?


ZEMI

Badah disse...

Rodrigo, eu vejo um sentido claro no fato do Alpert não envelhecer, apesar de não sabermos como, ele não pode envelhecer, pois desempenha um papel de mensageiro, ou conselheiro a todos os líderes que estão ou estiveram na ilha. Mas pelo que foi apresentado a nós na série, não encontrei ainda nenhum motivo para que os outros também não envelheçam. Posso estar errado, mas meu raciocínio é esse. Vamos ver. O mais legal de Lost é ser surpreendido.

PS: Especulo que a questão do envehecimento esteja relacionada as viagens no tempo, só não sei como.

Rodrigo Marduk disse...

Badah

Respeito sua opinião. Esta questão do envelhecimento pode ser a grande surpresa na próxima temporada. Quanto a função de Richard, algo que andei reparando foi o debate dele com o falso Locke quando eles estavam prestes a netrar no local onde Jacob estava: o falso Locke disse que Richard inventava as regras, e que pelo visto, elas não eram verdade (no caso ele se referia por que Richard não queria deixar Locke entrar na companhia de Ben). E outra coisa: Richard pode até não envelhecer, mas alguem se lembra quando ele encontrou Richard pela primeira vez, na terceira temporada? Ele tinha os cabelos compridos e aparentava bastante com os hostis, ao contrario do social em que costuma aparecer nos episódios seguintes...

Unknown disse...

Não seriam as pessoas "tocadas" por Jacob as pessoas que ele diz estarem chegando? ou seriam as pessoas que ficariam no templo esperando a hora de aparecer? Se Jacob sabia que teria uma batalha ele já escolheu seus "Guerreiros" e os deu "armas" que seriam alguns poderes e talvez por isso existia a "lista".

Anônimo disse...

Gente, achei muito interessante esse site. Venho acompanhando ele desde que tomei conhecimento de sua existência e isso já tem um tempinho. Mas nunca escrevi nada por aqui.

Acho que ainda é muito cedo para saber alguma coisa. Ainda é preciso saber mais sobre o barco que descobre a ilha, no momento em que Jacob e o misterioso rapaz levam um papo sinistro....rs

Minha opinião é que o povo daquele barco pode justificar a escolha de Jacob pelos losties.

Mas, como eu disse, ainda é muito cedo. Os produtores estão, espertamente, conseguindo "segurar" o mistério até o fim. Brilhante.

Anônimo disse...

Acho que a cena do barco tomou um tempo considerável do episódio. Portanto, ele deverá responder algumas perguntas importantes.

Ainda não sei quais perguntas seriam. Além de Richard Alpert, talvez alguns antepassados dos losties!?

Bom são só algumas idéias. A não ser por Richard Alpert, não tenho a menor idéia do que aquele barco irá mostrar.

Diego disse...

Saudações a todos

A questão do "Não envelhecimento" dos losties não parece algo demasiadamente claro a ponto do autor querer que nós percebamos, me parece irrelevante, a não ser o caso do RIchard eh claro. Se não me engano, enquanto estão na ilha, os cabelos e barbas dos sobreviventes crescem, e isto indica envelhecimento, e se não houvesse envelhecimento como haveria gestação da Sun? ( O mesmo vale para Claire e seu filho q envelhece na ilha) Sua barriga cresce indicando envelhecimento do feto que estaria dentro de uma tocada por Jacob (SUn). Nós realmente não poderíamos afirmar que eles não envelhessem na ilha pois eles ficaram apenas alguns meses lá, não seria notável a diferença física. Quanto so Sawyer e os outros que voltaram 30 anos e viveram 3 anos no passado me fica a impressão que eles envelheceram por todo este tempo (o Sawyer me pareceu fisicamente mais envelhecido), enfim, essa teoria pode ser verdadeira mas por enquanto prefiro não considerá-la,
abraços a todos.

Diego disse...

Me desculpe Leco, acabei não respondendo as perguntas deste tópico:
Acredito que Jacob tenha escolhido dedo a dedo cada um deles, mas não vejo isso como algo especial como se os Losties fossem heróis ou diferenciados no mundo, até pq todos eles(caíram na ilha) exceto o Walt tem um passado "torto", eh oq nos mostra as primeiras temporadas, e na verdade todos eles sem distinção encontraram o melhor deles mesmos na ilha, o melhor eu (mais importantes e bondosos, lutando contra os vícios e etc), tudo isso graças a Jacob que os levou até lá. Acho que o toque de Jacob ainda não tem relevância, foi apenas um contato dele demostrando controle e presença em suas vidas (ele manteve sua vontade e controle quando ressucitou Locke), porém, se por algum motivo idiota e sem sentido existir a regra de que Jacob só pode ser morto por quem já foi tocado por ele ou alguma coisa parecida ( Caso do LOche/inimigo, ?) então passa a ser relevante.
Acredito que os Losties não foram escolhidos para uma guerra (se for isso q bom, vou adorar), mas sim para serem testados ou algo parecido, não os vejo como especiais (já falei isso, sorry), mas como necessitados.

Abraço

leti disse...

Uma coisa me chamou a atenção na cena do barco, entre Jacob e seu "inimigo": o "inimigo" acha que jacob não deveria acreditar... em que? nas pessoas? Eu fiquei com a impressão de que o fato de Jacob ACREDITAR que pessoas podem mudar/melhorar é a diferença mais marcante entre os dois: a fé nas pessoas. E vimos manifestações da possibilidade de isto acontecer, o tempo todo na ilha! É disso na verdade que se trata, na minha opinião, toda a série! Quem "escolhe" evoluir, como se "escolhe" evoluir, e o conceito de EVOLUÇÃO pra cada um.

Cada um dos "escolhidos" de Jacob demonstra essa vontade de mudar as coisas e sua vida de uma forma diferente. Talvez seja isso o que foi despertado de uma certa maneira, no momento em que encontraram com ele.
Principalmente Sawyer e Kate, que fora "visitados" ainda crianças, e sempre tiveram uma vida "insatisfatória" até chegarem à ilha. A evolução de Sawyer como pessoas é gritante, desde que ele chegou a ilha.

Sem mais...
Namastê pra vcs!

Badah disse...

Perfeito leti! A crença em questão, é para mim, livre-arbítrio x destino. Por isso que Lost é foda!

Rui disse...

Sei que este assunto não está muito relacionado com o tópico mas não podia deixar de dar a minha opinião...
Estive a pesquisar e verifiquei que a estátua é uma representação de Sobek, um deus egipcio que se cre ter sido o primeiro a irromper das aguas do caos para criar o mundo. Está também associado ao modificar das coisas, à crise e a tudo o que interrompe o decurso normal das coisas...faz-vos lembrar alguem???
Além disso, no episodio "Dead is Dead" quando Ben vai ver o monstro, vemos a caverna cheia de hieroglifos e uma imagem que eu creio possa ser uma representação de Seth, deus egipcio do caos e da violencia, deus dos desertos, maldoso e etc.
Mas podia ser Anubis, diriam voces!!! Mas anubis não tem qualquer ligação com Rá, deus do sol, no entanto, tanto Sobek como Seth tinham uma ligação com esse deus, e como vimos no fim do episodio, Jacob fez uma imagem de Rá naquele tecido que ele estava a fiar...
Conclusão, o nosso amigo de preto age como Seth em todo o episodio, Jacob, como vimos é igual a Sobek, estao ligados por Rá...a minha questão é, se toda a gente tem que prestar contas a alguem, porque sera que estes dois individuos nao tem alguem ainda maior que eles, do qual recebem ordens...uma espécie de "Rá" da ilha...

Boas investigações
Namastê!!!

EU PRECISO DIZER QUE TE AMO disse...

Na verdade ... Jacob ao tocar nos Lost fora da ilha .. procura de alguma forma sentir a presença do homem misterioso que conversa com ele na ilha, e de alguma forma ele consegui descobrir ao toca-las .. acho também que a morte da mulher de Sayde mostrada tem algum significado, pode ser que ela seja naquele período o homem misterioso e jacob tenha a detido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats