segunda-feira, 11 de maio de 2009

Teremos todas as respostas em LOST?

Reta final da 5ª Temporada e muitas questões ainda atormentam os que acompanham a série.

Como alguns já sabem, atualizamos semanalmente (exceto quando não há episódio) uma lista de Mistérios e Respostas de LOST neste blog. Nela, há, pelo menos, 20 questões principais, essenciais, a serem solucionadas (além de outras bem específicas).

Esse número gera uma dúvida... Diante do ritmo de respostas apresentadas nos últimos episódios, teremos todos os mistérios resolvidos até o fim da série?

Nós desejamos pequenas dúvidas no ar, para que LOST seja finalizada mantendo seu caráter de mistério. Se eu tivesse que sugerir algo, deixaria em questão as verdadeiras intenções de Ben.

Mas o que realmente queremos é que não fiquem furos.
Os produtores já excluíram a história de Libby por acharem que não seria relevante na trama, o que aborreceu alguns fãs.
Os roteiristas souberam cativar o interesse do público ao trabalharem com a indefinição de elementos, oferecendo pequenas dicas para sua solução. Entretanto, torna-se muito ousado quando tais indefinições permanecem por muito tempo, correndo o risco de serem esquecidas na conclusão da história ou de demonstrar falta de aptidão em amarrar tudo que foi lançado.

Não queremos a sensação do "faltou aquilo". Porém, também não queremos que o enredo contínuo e elaborado dê lugar a respostas simples e diretas, sem sutilezas e metáforas, numa espécie de bombardeio direto de informações logo nos momentos finais.

Fica a pergunta para quem quiser responder...
Teremos as respostas ou é possível que acabemos insatisfeitos em algum aspecto?
E que dúvidas seriam irrelevantes na conclusão da série?

[ Pessoalmente, acho improvável que todos os meus questionamentos - porque tem uns até pouco significativos - sejam respondidos. Se forem, dou um beijo na testa do Carlton e outro na careca do Damon. ]


Será que ainda cabem mais mistérios e questionamentos?
Será que LOST se consolidará como a grande série que se propôs?


Que venha a Season Finale e nos indique o rumo da história.


Má Andrade

33 Comentários:

Rômulo Cézar disse...

Fala Má, Parecia que eu tava era advinhando pelo horario que alguem iria aparecer aqui ainda hoje adorei seu post e concordo em partes com voce.

Linus disse...



Primeiro: não conheço vc, mas vc é linda. Só por vc gostar de Lost e do seu gracioso apelido, digo q vc é linda. ;)

Bom, agora falando sobre a série mesmo...rs. O meu maior medo é justamente este: haverem questões deixadas em aberto e eu imaginei que seriam respondidas. Na realidade, tem quase certeza absoluta q haverão SIM questões q não será diretamente respondidas. E não tenho dúvida nenhuma, q VAI haver fãs desontentes com o final da série, isso é quase inevitável. Ainda mais quando coloca-se o tema "viagens no tempo" na roda. Se os autores conseguirem amarrar TUDO, olha, merecem um prêmio mesmo!

Eu receio que Lost possa acabar como "final de novela", ou seja, muita coisa sendo respondida em um ritmo muito acelerado no final da série. Aquela sensação de "deixaram tudo para os 45 do segundo tempo". Espero q não seja assim. O ritmo de Lost nunca foi assim e não seria legal mudar agora.

Mas quem sabe, tenhamos uma surpresa e "The Incident" já responda muita coisa! :)

Linus disse...

Digitei rápido e errado no comentário acima. Foi mal. :P

Menos a parte q eu disse q a Má é linda. ;)

DeChamps disse...

Pintou um clima aqui... Mas isso é assunto pra outro dia...

O lance é que infelizmente acredito que não teremos algumas respostas, interessante o post, por que deve acontecer como a má disse mesmo.

WE CAN UNDO EVERYTHING!

Luciano disse...

É inquestionável que os produtores estão preparando o público para algo chocante, embora eu perceba que de modo geral as suas declarações tenham um viés meio pessimista...

Mas de forma geral o meu ceticismo não é focado nos méritos da série e sim na forma em que muitos acreditam que ela vai se desenrolar, pois eu acredito que a 5º temporada e suas discussões tautológicas, são apenas uma forma de desorientar e ao mesmo tempo preparar o público para uma reviravolta realmente "Lost"!

Entre as contradições dentro e fora do contexto ficcional, eu sinto que dificilmente haverá soluções pormenorizadas para tantos mistérios, mas acredito que poderá surgir algo que concilie todas essas maluquices de forma integrada.

Isso realmente me parece uma das poucas coisas que poderiam amarrar todas as pontas soltas, mesmo que algumas "teorias" desse gênero soem como heresia...

Linus disse...

Todos os finais de temporada até agora foram ótimos, com grandes revelações e tudo mais.

Mas há uma grande diferença: na sexta temporada, a série ACABA. Então esse final, colocará definitivamente um ponto final em tudo. Diferente dos finais "comuns" de temporada, q eram bombásticos, mas q deixavam muito em aberto para ficarmos um ano pensando.

Desconfio que o final será de múltiplas interpretações...claro, algumas coisas básicas serão explicadas, mas muito da questão "tempo", pode ficar no ar, ou as intenções de Ben, por exemplo, como a Má disse.

Linus disse...

E sobre "amarrar todas as pontas", acho q os criadores já andaram se atrapalhando com isso em alguns momentos.

Eu citaria a própria Libby, de quem se esperava algo e também do Michael e Walt, q parecem ter reaparecido apenas para tapar o furo q deixaram.

(jfilho-info em geral) disse...

acho que tudo e uma grande colcha de retalhos nos quais havera alguns furos algums misterios ficaram sem resposta pela quantidade de misterios e pelo tempo deveria colocar mas uma temporada pois assim nao dara para responder tudo pois se nao vai ficar muito em cima ai eles vao querer responder de qualquer geito

Leonardo BA disse...

Linus acaba de acrescentar mais um mistério para a lista de enigmas: quem é a garota por trás daqueles belos e enigmáticos olhos? Se ficará sem resposta eu não sei, mas quanto a Lost, até pela característica enigmatica da série, muitas coisas ficarão só pra nossa imaginação, o que para quem é curioso é uma tremenda decepção. O final voltando tudo ao começo também é um grande possibilidade, bem ao estilo do tema Viagem no Tempo e característico dos filmes atuais que acabam sem ter um fechamento. Acabam assim de repente, acabando. Ainda mais que temos visto algumas repetições de cenas que já aconteceram e a mesma cena inicial agora com o vôo da Ajira com Jack acordando caido no solo. Talvez, quem sabe...

Leonardo BA disse...

Outra grande possibilidade, já que estamos vendo a tentativa de mudar o que foi aconteceu é o vôo da Oceanic chegando ao seu destino com todos os passageiros sãos e salvos, meros desconhecidos com seus problemas particulares, suas vidas.
O DESTINO certo, inevitável RACIONAL X o LIVRE-ARBÍTRIO a FÉ na possibilidade de escolha, de mudança. Esse parece ser o motor da história. Essas carcterísticas ganharam personificação nas figuras de JACK e LOCKE. Se bem que a própria história já mostrou que essas caraterísticas atribuídas aos personagens são controversas. Jack era um homem de fé que a vida transformou e Locke era um jovem racional que foi transformado da mesma forma.

Leco Leite disse...

Bom, quem segue o blog há mais tempo já deve saber que sou do time que gostaria que algumas coisas ficassem "abertas"... Para mim, eu deixaria o Monstro sem resposta!! Sei que vou receber algumas ameaças de morte depois dessa... hehehe

Mas acho que as respostas tem que vir como aconteceu nos dois últimos episódios "The Variable" e "Follow The Leader", onde as coisas eram esclarecidas e não respondidas. Sabe, nada didático e mastigado. Claro que algumas coisas serão diretas e objetivas, como o tal "incidente" que já deveremos saber o que realmente foi no Season Finale, ou Jacob, ou Alpert, ou Locke vivo-morto...

Mas questões como "o que é a Ilha", "o que é o Monstro"... seriam legais para ficarem abertas...

E tenho quase certeza que LOST termina sem um fim... Acho que o ciclo recomeça!

Os produtores já disseram que saberemos exatamente o que acontece com cada um dos personagens, que é o ponto principal da série para eles...

Só que muitas respostas virão, claro... A verdade é que perguntamos mais do que deveríamos, aí não há produtor que dê conta!!

Abraço e namastê!

Leco Leite disse...

Leonardo, o final com eles evitando mesmo o acidente e chegando em Los Angeles só seria muito legal, na minha opinião, caso os produtores conseguissem reunir todos os sobreviventes que conhecemos para fazer esse final...

Boone, Shannon, Arzt, Paulo, Nikki, Eko, Ana-Lucia, Libby, Nathan... o problema seria Waaaalt!

Leonardo BA disse...

Leco

Por que Walt seria um problema?

Delmos disse...

Eu vi outra entrevista do Damon, ele praticamente afirmou que a serie terminará sim com algumas respostas incompletas e que isso seria proposital, não sei mas acredito que algumas respostas poderão ser dadas fora do formato seriado. Uma questão muito importante ele afirmou que provavelmente não terá resposta, mas não seria legal falar, pois viraria spoiler. Ele comparou essa resposta com os midiocrólins de Star Wars , a “força”, disse que todos assistiam e ninguém nunca quis saber de onde a força veio, e isto nunca teve resposta, assim também será uma das grandes questões da série. Uma pena, mas como diz o Leco, algumas coisas têm de ficarem em aberto para manter o mito.

[ Alison do Vale ] disse...

Desde o anúncio dado pelos produtores de que eles fechariam o seriado com o final da 6ª temporada eu fiquei pensando sobre o assunto. E costumo dizer que a maioria dos expectadores irá achar o fim mais fraco do que esperava...
a verdade é que nós ficamos durante todo esse tempo teorizando e especulando sobre essas respostas. Acabamos correndo o risco de encontrar respostas não tão satisfatórias quanto aquelas que criamos em nossas cabeças hohoho

pra mim muita coisa vai ficar sim "em aberto" pq resta pouco tempo pra dar tantas respostas... eles correm o risco de ficar superficiais com respostas apressadas.

eu voto por um filme pós-encerramento pra terminar de responder tudo. =P

Linus disse...

Leonardo

Porque Walt já não é mais o mesmo "menininho" que era em 2004.

A menos q eles já soubessem do final antes e gravaram uma cena tempos atrás com ele e todos os personagens voltando. Seria legal!

Aliás, ouvi boatos certa vez de q foi gravada uma cena anos atrás, envolvendo o Walt ainda criança, na famosa sala 23. Será?

Leonardo BA disse...

Sim Linus, é claro. Mas tu mesmo já matou a charada. Por isso questionei o Leco. Acho bem possível esse final. Se eles já tinham imaginado isso, vai ver aproveitaram aquelas mesmas gravações de aeroporto e fizeram as cenas de uma possível chegada do vôo.

Sabe eu gosto de escrever histórias. Geralmente quando tenho uma idéia, eu sei como começa e como acaba. O que tu tem que construir é o desenvolvimento, a ponte para ligar os dois. Não sei como os realizadores de lost pensaram a história mas se seguiram o mesmo tipo de idéia que tenho podem muito bem ter feito isso lá no início aproveitando a idade de Walt e as sequência de gravação.

Abraço e desculpe qualquer coisa.

Luciano disse...

Bem... grande parte da essência de Lost, são os questionamentos, que se forem colocados em ordem decrescente, irão remontar uma estrutura razoavelmente coerente.

Não acho que simplesmente eles possam abandonar algumas respostas, pois isso além de ser um estelionáto artístico, seria um marco negativo para a carreira de muitos dos envolvidos na série, já pensaram como seriam lembrados :"
- Ah... o Cuse e o Lindelof...
-Aqueles que faziam série que lançava vários mistérios por episódio e acabaram não conseguindo responde-los..."

Eu realmente acho que não vale a pena aderir a essa moda de concordar com mudanças de opiniões dos produtores, eu sei que tem muita coisa em jogo que acaba forçando alguém a simpatizar com falta de respostas ou explicações, mas o fato é que nem todos estão tão comprometidos com a série a ponto de sacrificar seu ponto de vista pessoal em função dos maquiavelismos da produção lostiana.

Eu digo e repito: o público não é bobo, já houveram indícios de descontentamento em relação a isso
( vide ibope) e seria muito mais saudável que em vez de assentir às variações dos produtores, nós questionássemos mais o papel da mídia de entretenimento em nossas vidas, por meio dessa questão das contradições midiáticas-ficcionais da série.

Pois afinal, interatividade é algo que nunca faltou à série.

Linus disse...

Leonardo

Que isso companheiro, não tem doq se desculpar. :)

Eu imaginei justamente isso q vc falou. Se eles realmente pensaram no final há mais tempo, nada impede de ter gravado um final "antecipado". Isso inclusive permitiria que o elenco q já saiu da série desse as caras.

Anônimo disse...

Luciano, não quis ser pessimista no meu post. Na verdade, pus em texto os meus próprios questionamentos.

Estamos acompanhando há tanto tempo a série, tantas coisas foram deixadas em aberto e que me atiçam a curiosidade que é natural pensar se eu terei essas respostas. Mas estou acompanhando animadíssima e me surpreendendo com o que tenho visto.

..

Leco vai ser banido!! =D

..

Não acho que temos uma linha paralela.
Sempre defendo, na comunidade TEORIAS LOST [merchandising], o CICLO e as interferências mútuas. Mas não me animaria em ter um final de série com os sobreviventes abrindo os olhos (a exemplo de Jack) na queda do vôo 815 (de volta ao início de tudo).

..

Gostaria de saber a origem da ilha.

..

Linus e Leonardo,
hahaha. Obrigada pelas gentilezas! =)

Leonardo BA disse...

hum Má

Sem essa de agradecimentos. Eu quero respostas. hahahaha

Linus disse...

Leonardo, sem essa. Assim eu fico com ciúme. Eu q elogiei ela primeiro. ;)

Luciano disse...

Ah... com certeza vc não foi pessimista, Má !

Esse meu ( meu próprio e o "meu" coletivo) pessimismo é mais voltado para o âmbito geral da série e uma parcela do público.

Mas confesso que estou percebendo alguma coisa errada na comunicação da série com os fãs, especialmente nas últimas declarções do produtores.

Cada indício macabro...

Leco Leite disse...

E se os produtores resolveram fazer a mídia mais pessimista no momento!?

Evitar um clima de euforia para a última temporada e, assim, reduzir o "grau de expectativa" dos fãs... Mas eles sabem que tem todas as respostas e coisas incríveis nos esperando...

Eu acho que eles podem fazer, até porque a última entrevista que li do Lindelof não parecia ser ele ali, sabe? Sabe quando a pessoa parece diferente ou escondendo algo!?

Pode ser que eles mudem a forma de se comunicar com a galera...


Mááááá... não me manda embora, não!!
Abraço!!

Rômulo Cézar disse...

Ae Leco to por aqui ainda mas estive reslvendo uns probleminhas de ordem pessoal, por isso meio que me ausentei da net por uns tempos, mas voltando a esse assunto, voce tambem notou a mudança de comportamento e atitude de Darlton daquela entrevista que eu lhe pedi para postar aqui pra essas ultimas, de uma hora pra outra os caras simplesmente se aborreceram com tudo e com todos, demonstrando uma antipatia nunca vista antes com respostas atravessadas e ate certo ponto arrogantes, desmistificando em parte aquela relação mutua de respeito e admiração que ambos possuiam, mas que infelizmente agora parece cobrar deles uma postura cada vez menos profissional e respeitosa com seus fãs. E olha que esse deasabafo parte de um cara que sempre admirou e torceu demais por ambos, mas que agora se encontra profundamente decepcionado com tal forma de tratar tanto midia quanto seguidores. Espero que eles revejam com seriedade esse modo de ser e voltem a ser aqueles sujeitos nerds e simples de antes.

Luciano disse...

Pois é Leco, eu tb acho que é por aí mesmo...

E correndo o risco de ser repetitivo, eu acredito que isso pode significar uma mudança conceitual, tanto na série como na interação geral com o público.

Unknown disse...

Gente, será que alguem poderia me reponder pq o Richard Alpert nunca envelhece????? Ele vive desde o começo da iniciativa darma e nunca envelhece??????? Essa é a minha maior dúvida até hj no lost......

Unknown disse...

Karina, a figura do Richard Alpert tbm me intriga bastante, acho até que os produtores estão forçando uma barra, pois fica dificil acreditar que os outros personagens da série que como nós, sabem que ele não envelhece e não fazem nenhum comentário a respeito .. Fica parecendo que esse "pequeno detalhe" de um sujeito que nao fica velho nunca, seja absolutamente normal para outros que convive com ele há tempos como por exemplo, Eloise Hawking, Chales Widmore, Ben e os demais que o encontra em diferentes épocas..

Linus disse...

The Nose

Acho q Ben, Charles e Eloise não comentam entre sí o não envelhecimento do Richard, por um simples motivo: eles SABEM o porque de ele não envelhecer. Se não sabem, é algo q para eles já é normal sim, pois já aceitaram isso, estão na ilha há tempos. Ben já deixou isso claro para a Sun qnd ele disse q Richard exerce a função de conselheiro há muito tempo.

A própria Juliet já deu mostras de saber também, pois certa vez ao ser perguntada sobre qual a idade do Richard, ela respondeu "muitos".

A única coisa q pode ficar estranha é o Locke nunca ter questionado isso, já q agora ele é o líder e conheceu o Richard em 1954.

Já q tocamos no assunto, isso é uma coisa q ás vezes eu "critico" em Lost. E "critico" entre aspas, pq não é uma reclamação, mas algo q eu me pergunto: pq os personagens q não sabem muito das coisas, não "pressionam" aqueles q sabem a contar sobre isso?

Exemplo: A Juliet era uma "outra" q foi viver no acampamento dos sobreviventes depois. Mas pouco ví as pessoas questionando ela sobre oq eles faziam na ilha, quais eram os objetivos deles, etc, etc. A mesma coisa o Ben. Quando ele era "refém" do Jack no início da quarta temporada...pq não o questionaram? pq não o pressionaram a falar? quer dizer...a ilha é cheia de mistérios...e ninguém se interessa em perguntar sobre eles para quem vive nela há tempos? Claro q Ben mentiu algumas vezes dizendo q não sabia de certas coisas, mas fica óbvio q ele esconde o jogo sobre muita coisa.

Essa é uma das coisas q nós deixamos passar. Muitas vezes, pela quantidade de informação e teorias que queremos formular, acabamos deixando passar detalhes não muito coerentes...vários sobreviventes sabiam usar uma arma (e atiram bem)...todos eles sabem ir e vir pelos "caminhos" da mata, mesmo tendo passado por ali apenas uma vez, etc, etc.

Mas enfim...nada que tire o brilho da série. Detalhes q se não fossem pela complexidade da série, seriam observados, com certeza.

--



Não precisa agradecer, foi um elogio sincero. ;)

Unknown disse...

"pq os personagens q não sabem muito das coisas, não "pressionam" aqueles q sabem a contar sobre isso?"
Perfeito Linus, era isso que eu queria dizer, principalmente em relação a patota que esta de fora dos "others"..
Pessoal, gostaria de aproveitar o espaço para parabenizar a todos pelo excelente nivel, sempre com ótimas visões e acima de tudo, sabendo expressar com clareza suas idéias (eu tenho um pouco de dificuldade nesse lado rs.) Confesso que a leitura esta cada vez melhor aqui no teorias.
E que venha o amanha, haja coração!
(é amanha mesmo ou só semana que vem o grand finale? hehe)

abraços

Alexandre Sampaio disse...

Boa Noite...
O Locke foi o mais parecido conosco... Ele até tentava pressionar as pessoas ao redor dele para falarem a verdade. E isso acabou levando ele até querer ir matar o Jacob. Este Locke ressurreto é meio chato pq ele entrou na patotinha dos que sabem mais... muito mais...

Abraços
Alexandre

Leco Leite disse...

Romulo e Luciano... então, achei mesmo o Lindelof um pouco arrogante e/ou impaciente nessa entrevista, mas acho que é algo que eles estão aprontando...

Sei lá, não dá pra mudar assim de uma hora pra outra... Os caras vão aprontar alguma...

Nerd disse...

É Leco, o meu lado otimista-cartesiano me diz que todo esse processo tende mais para preparar a galera pra uma reviravolta muito mais drástica que a trama atual pode suportar, talvez uma mudança conceitual geral.

Como eu presto muita atenção ao âmbito geral da série, eu sei que esses caras não dão ponto sem nó, só temos que confiar nos indícios que a série mostra e desconfiar do que eles dizem.

Mas é engraçado e minha posição, pois eu já praguejava contra muita coisa que hoje é realidade na série, quando elas eram meros indícios, então eu fico um tanto impaciente, pois tanto no contexto ficcional quanto no real, Lost nos dá grandes e pequenas dicas sobre o caminho que vai tomar.

Especialmente,depois que eu li a teoria do "Camaleão Dharma" (publicada no UsaToday, em 2008) e os inacreditáveis comentários dos produtores, eu deixei de levar as declarações deles à sério, ao menos em relação à coerência da estória.

Mas é mesmo uma grande lição, que serve até mesmo para refletirmos sobre os "produtores" da vida real, Bushes, FHC e Robertos Marinhos...

Nesse sentido, com tudo de ruim e bom que a série pode ter, realmente é importante pensar sobre todas essas questões de contradições, evasivas e outras incoerências que ficam entre os produtores e o que vemos na tela.

Mal posso esperar pra escrever alguma coisa sobre isso...rerere

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats