quarta-feira, 20 de maio de 2009

Taweret é a estátua de 4 dedos!

Muito bem, os produtores sempre disseram que as respostas nunca seriam muito didáticas. E pode ser que nunca nenhum personagem apareça na Ilha e diga algo do tipo "olhem, essa é a estátua de..."!

Porém, essas resposta veio no resumo que a própria ABC divulga após os episódios em seu site. No meio do resumo temos a seguinte frase:

"...the towering, majestic statue of the Egyptian goddess Taweret..."

"...a eminente, majestosa estátua da deusa egípcia Taweret..."


Para quem não se lembra, Taweret é a deusa egípcia da fertilidade, ou proteção das gestantes. Desde o início fazia sim um certo sentido ser esse o significado da estátua, apesar de eu sempre apostar em Anúbis.

Sabendo agora que a estátua é de Taweret deixo a pergunta: os problemas de fertilidade na Ilha começaram depois que a estátua foi destruída e as grávidas perderam sua "proteção", ou esses problemas tiveram início por conta da radiação emitida pela Jughead!?

Eu prefiro que seja pela radiação, mas conhecendo LOST eu tenho quase certeza que a explosão da Jughead foi a responsável pela destruição da estátua. Assim, com estátua destruída e radiação liberada ao mesmo tempo, nunca saberemos qual o real motivo desse problema...

Como Jacob diz: escolha o seu!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

35 Comentários:

Anônimo disse...

Quando Milles e Etham nasceram a estatua não estava mas lá.
Para mim isso já é um assunto superado.(nesse sentido).

Leco Leite disse...

Nós nunca vimos a estátua nesse período em que o pessoal esteve na DHARMA...

Unknown disse...

Além da ser deusa da fertilidade,das grávidas, tb é das embarcações.

Ela tb ajudou Horus (ver a postagem da Má sob tapeçaria) na sua luta contra Seth ( o Deus do caos).

Bob disse...

Fiz uma busca sobre a estátua e vi que ela também é protetora das embarcações! linkando de alguma forma ao Black Rock!

qual a possível relação estátua egipcia e ícones gregos (a maquina de tecelagem dentro do pé da estátua) ?

Nanamelon disse...

Gente, a estátua não estava mais lá em 1974. Logo, ela não pode ter sido destruída pela suposta explosão da Jughead em 1977.

Quando Locke entra no poço pendurado numa corda, acontece um flash e o poço desparece. Eles claramente foram para um passado em que o tal poço sequer havia sido contruído. Nisso, eles vêem a estátua de costas (início do episódio La Fleur). Enquanto isso, Locke conversa com Christian e coloca a roda de volta no eixo. Nesse momento há o flash mais forte que os leva para 1974, quando as viagens param e as dores de cabeça/sangramentos nasais cessam. Quando eles olham na direção em que estava a estátua, ela já não está mais lá.

Pode até ser que a destruição da Taweret tenha algum tipo de influência na questão da fertilidade, mas eu ainda aposto na radiação e energia eletromagnética liberadas no Incidente.

Isaac Braz disse...

Acho interessante essa dualidade do problema. Um coisa bem "Ciência x Fé". Tipo, pras pessoas interpretarem o o que causou o problema com as gestantes, de um jeito ou de outro.
A cara dos produtores, isso.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...

so um fato curioso....

Observaram que as duas estatuas nao sao as mesmas?

observem os detalhes da de costas e a de perfil...

o cabelo eh maior em uma...
as pernas estao abertas com os pes separados na de costas e na de perfil nao...

so detalhes mesmo

Te vejo em outra vida broderrrrrr

Anônimo disse...

Valeu Juliana!
Achei que só eu tinha essa certeza!

Para acompanhar Lost tem que estar atento.
Se quer escrever sobre, tem que estar MUITO atento!

Paralelo disse...

A Juliana disse tudo.

A estátua já não estava lá em 1974!

Leonardo Targa disse...

eu concorco com Coal que diz serem 2 estatuas diferentes pela posição das pernas e tamanho do cabelo ... os rpodutores nao iam errar numa coisa dessas ... acho que no post do leco sobre as estatuas ele chega a dizer que tem a possibilidade de haver mais de uma estatua na ilha ... acho que vou ter que ficar com essa opção por enquanto

namaste

Nanamelon disse...

Coal

Você tem razão sobre a posição das pernas estar diferente. Mas eu acho que aí foi erro de continuidade mesmo. Creio que as estátuas usadas nas filmagens tenham sido diferentes, mas ainda acho que a intenção era representar o mesmo objeto.

Edu Chock disse...

Olha, dadas as circunstâncias, fico a acreditar em Ben quando ele diz a Sun que a estátua não estava mais lá quando ele chegou.

Nem tinha me ligado no que a Juliana disse aí pra cima. Mas também faz sentido e ela tem razão.

[]´s!

Edu Chock disse...

Quanto a questão das estátuas, é a mesma. Apenas temos uma ilusão de ótica por conta da perspectiva vista.

Linus disse...

A estátua é anterior a Dharma, pois Sawyer, Juliet e cia, vêem ela antes do flash que os leva a 1974. Depois deste flash, ela não aparece mais.

Filipe Bruno disse...

Como a estátua não estava em 1974, há a posibilidade de outro incidente antes de 1974 ter ocasionado a destruição da mesma; quem sabe não foi o Black Rock que a destruiu?
Agora há a hipótese de haver várias estátuas na ilha, essa teoria não podemos dicartar, visto que na ilha existe muitos fatos de que realmente a ilha tem origem egipcia, pq naum várias estatuas?

Filipe Bruno disse...

Ah gente tem uma coisa que me chamou atenção. Na 4ª temporada, Ben dá um mapa do Templo para Alex, ele disse que lá é o único lugar seguro da ilha.
Observando melhor a cena, percebi que existe um simbolo Dharma para o Templo, porém o Templo não eh uma estação da Dharma, acredito que o pessoal da Dharma nunca souberão da existencia do Templo, pois haviam Hostis morando lá, intão, pq existe um logo da Dharma para o templo?
É claro, pode ser sim que a dharma já tenha tido informações sobre o templo, porem sempre achei que o templo era dos Hostis, era obra egípcia.

Filipe Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*Ana Paula* disse...

Estou adorando essa discussão Ciencia x Fé! Espero que os problemas com a fertilidade estejam relacionados ao eletromagnetismo da ilha... Seria muita "viagem" uma estátua ser responsável por isso...

Anônimo disse...

Todo mundo está falando em Esaú e Jacó, vocês realmente acham que eles iriam deixar isso tão claro assim ??

Anônimo disse...

A estátua é Taweret antes da gravidez!! Hohoho!

Leco Leite disse...

Olha, entendo o que vc diz Juliana, mas não há nenhuma evidência de que a estátua foi destruída antes de 1974. Lembro quando a vimos de costas, mas depois que Locke girou a alavanca não tivemos mais uma visão que mostrasse se a estátua estava lá...

Ainda acredito que a estátua existia até o "incidente". Se vamos ver a verdade sobre isso, não sei. Mas tanto eu, quanto vc estamos na mesma... ambos "achamos que"...

Ou alguém tem alguma imagem daquela parte da Ilha em 1974 que prove que a estátua não está mais lá!? Eu não tenho para provar que estava...

Bjo, Ju... Adoro suas participações aqui!

E Anônimo... criticar escondendo o fucinho é fácil...

wagner bh disse...

penso que destruição da estatua foi obra do "outro" pois ele não queria população na ilha.
ele disse a jacob que a população destruiria a ilha, jacob respondeu (incrivelmente sábio) oque vier antes é evolução(...)

Nanamelon disse...

Leco,

Primeiro obrigada, adoro participar do blog tanto quanto gosto de acompanhar a série. Aliás, é isso que faz Lost tão especial, o que vem depois dos episódios, as teorias as discussões... Sinto uma dor no coração em pensar que daqui um ano isso vai ter acabado. Ou não, vai saber se a gente vai sa satisfazer com as respostas, né?

Sobre a estátua eu creio piamente que ela não estava mais lá depois do giro final da roda que os colocou em 74 porque eles estavam exatamente no mesmo lugar antes e depois do giro. Porém, antes do giro, eles olhavam pra cima e viam a estátua. Depois do giro, eles olharam pra mesma direção e ela não estava mais lá. Só por isso.

Beijos a todos!

Creio que quando começarmos a rever os episódios vamos achar ainda mais coisas, vai ser legal!

Leco Leite disse...

Ok, Ju. Vou dar uma olhada nesse episódio e rever essa cena...

Bjo!

Unknown disse...

Pra mim a Estátua estava em 74. Ela simplesmente não apareceu depois. Mas, sinceramente, para MIM, isso é irrelevante. O fato é que ela não está mais inteira :)

Anônimo disse...

Eu acho que o que existe é um jogo entre uma divindade da vida (Por isso Taweret , deusa da fertilidade e de certa forma da vida) e uma da morte (por isso Anubis representado na caverna sob o templo). Não creio que seja Jacob e Esaú. Creio que o Jacob represente a divindade da vida. Na tapeçaria na parede do Jacob está escrito em grego ¨ Que os Deuses lhe dê tudo que o seu coração desejar¨. Bom Sawyer queria algo pra escrever e ganhou a caneta. Kate queria a lancheira dos New Kids on the block e ganhou. Jack queria o chocolate e Hurley uma carona.Pra mim uma dica que ele é uma divindade. Acho também que o Hurley vai ter um papel de destaque nessa ultima temporada...

Anônimo disse...

Acho que quando dá o fade to white no final do episódio não é a bomba explodindo, mas mais uma viagem no tempo que vai levar os losties pra época da chegada do Black Rock. Acho que a bomba vai junto e por algum motivo eles tem que detona-la lá. Lembrem-se que além da estatua estar destruída, o Black Rock foi parar no meio da ilha. Como?

flafera disse...

anonimo se o black rock tivesse ido para no meio da ilha por causa da bomba acho que não teria dinamite nele não acha?

Nanamelon disse...

Danielle e Leco

Revi ontem e concordo que ela possa estar lá em 74 sim, pois o take não foi muito específico ao mostrar o alto depois do clarão.

E se a explosão da "quase" Jughead foi responsável por destruí-la, creio que nós nunca saberemos se os problemas de fertilidade foram causados pela destruição da estátua, pela radiação ou pelo eletromagnetismo.

Unknown disse...

Sim, Juliana. E tem mais, se o problema da ilha em relação as grávidas (como a gente sabe, elas ficam grávidas, mas não levam a gravidez adiante e morrem)está relacionado a bomba, quero uma explicação muito boa, pq se for radiação, muitos outros problemas deveriam ser causados, além deste.Aliás, a gravidez nem deveria ser recomendada, pq o risco do feto ter anomalias, é enorme.

Nanamelon disse...

Tem outra anomalia relacionada à reprodução que acontece na ilha: lembra que a Juliet falou que a produção de espermas lá era aproximadamente 5 vezes maior? Ao mesmo tempo em que a ilha deixa os casais mais férteis, impede o nascimento dos bebês e mata a mãe. Eu também quero saber o por quê disso.

Gabriel Lindenbach disse...

Gostaria de deixar esspresso aqui meu sentimento por esse blog: CARALHO, como eu curto discutir isso! Ótimo blog, Leco. Lost é, sem sombra de dúvidas, a melhor série que já vi. E tenho certeza que a sexta temporada não será menos impressionante: Se realmente acabar, vai deixar um gostinho de quero mais, mas vai terminar satisfatoriamente.

Quanto a estátua, continuo firme com minha opinião: Foi destruída pela JugHead.

P.S.: Vocês, caros colegas, já acompanharam outros títulos dos escritores? Assistindo HBO, outro dia, tive uma surpresa agradável e um tanto curiosa.
Assisti um filme que se chama "Frequency". O pai (Dennis Quaid) consegue se comunicar com o filho, no futuro por uma freqüência de rádio. O filho revela que o pai morre assassinado por um homem chamado JACK SHEPARD, que era um policial. Com esse aviso, o pai consegue se safar, mas o JACK SHEPARD decide matar a mãe do menino que, por coincidência ou não, é ELIZABETH MITCHELL. Achei estranhíssimo esse lance de passado e futuro, JACK SHEPARD e ELIZABETH MITCHELL( Que no filme se chama JULIA (JULIET?) e é ENFERMEIRA.

Namastê!

Bruno Maciel disse...

Acho que com a explosão da bomba aconteceram as duas coisas ao mesmo tempo: a destruição da estátua e a liberação da radiação, gerando assim o problema de fertilidade na ilha.
Vocês podem achar que desse jeito nunca saberemos o real motivo do problema, mas, na minha opinião, uma coisa não anula a outra, explico: as duas coisas podem ser o motivo, a destruição da estátua e a liberação da radiação.
Quando ocorre a explosão, de alguma forma a estatua se quebra e assim todos que estão na ilha perderam a proteção da deusa Taweret causando a infertilidade, mas essa infertilidade teria que ser causada de alguma forma, teria que ter alguma explicação (as coisas não acontecem como mágica simplesmente!) e essa explicação é a liberação da radiação, causada pela bomba também.
Enfim... é isso que eu acho, OS DOIS EVENTOS SÃO A CAUSA DA INFERTILIDADE. =P

Anônimo disse...

reparem que a mesma estátua que a abc diz ser taweret tbm possiu traços de Anubis Deus egipicio dos mortos.
ex: os artefatos que ela segura na mão nã saum iguais a da estatua de taweret verdadeira, sendo que o artefato que e estatua da ilha segura nas mãos diz respeito á Anubis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats