quarta-feira, 27 de maio de 2009

Locke Vs Locke!

Quem não se lembra do livro que Hurley encontrou nos destroços e que depois Sawyer estava lendo. Isso tudo antes de Jack jogar o manuscrito no fogo, estragando o final de "Bad Twin"!

Bom, não vou entrar no mérito do livro, até porque (infelizmente!) ainda não li. Mas só o título basta para essa idéia que pretendo compartilhar com vocês.

No momento temos dois "Locke" na Ilha, coisa muito estranha. Mas como sabemos que o Monstro usa a imagem dos mortos que temos na Ilha, ou mesmo seus corpos, podemos pensar também que esse Monstro seja controlado pelo "Inimigo de Jacob" ou seja ele mesmo!

E se o "Inimigo de Jacob" pode tomar a forma de mortos, porque Jacob não conseguiria tal coisa!?

Uma das discussões que rolam nesse intervalo é sobre a frase de Jacob antes de "morrer": "Eles estão chegando!". Muitos acreditam que ele se refere aos Losties (que voltariam a viajar pelo tempo), e outros ao grupo de Ilana. Para mim, um ponto forte para que ele se refira ao grupo de Ilana é o fato deles terem o corpo de John Locke!

Como perguntei acima, Jacob talvez possa "usar" os mortos como seu "Inimigo". E por isso Ilana e seu grupo estavam levando o corpo de Locke até a "sombra da estátua". Como LOST sempre apronta, seria até normal que o John Locke que estava na caixa e morto se levantasse como Jacob!

Dessa forma, veríamos Jacob e seu "Inimigo" na forma de John Locke!

Se pensarmos que Locke sempre foi tratado como "especial", e antes de voltar para a Ilha até Widmore disse que ele era importante na "Guerra que está por vir", isso faz sentido nessa trama complexa de LOST onde alguns significados demoram para aparecer. Isso traria "Locke" de volta e mostraria como ele seria "especial" para a Ilha e porque tem toda essa identidade com o local. A batalha entre Jacob e seu "Inimigo" continuaria...

Para quem acompanha o blog sabe que não sou muito dessas idéias "místicas" em LOST, mas o momento me faz pensar dessa forma. Não faria sentido que o corpo de Locke sendo jogado na areia fosse apenas para nos mostrar que o Locke que levou Ben até Jacob não era o verdadeiro Locke, mas sim o "Inimigo" de Jacob. E levar o corpo de Locke para Jacob seria a missão do Ilana e seu grupo...

Ainda temos muito tempo até que nossas maiores perguntas e dúvidas sejam respondidas ou esclarecidas. Enquanto isso ficamos criando nossas teorias e hipóteses... Afinal, essa é uma das partes mais bacanas de acompanhar LOST!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

37 Comentários:

Nanamelon disse...

Nossa, Leco, bela sacada essa do Bad Twins!

Eu também quero muito ler esse livro. Depois dessa sua idéia mirabolante, então, mais ainda!

Anônimo disse...

Eu achei que isso que você falou faz sentido. Estou reassistindo Lost, desde o início, e a única coisa que me deixa chateada com essa história é de perdermos o "verdadeiro" John Locke, aquele da primeira temporada, cheio de mistérios, o homem de fé! Mas vamos ver o que acontece!

Paulo Reiss disse...

Aehhh!!! Concordo com tudo! Até pq eu tinha comentado essa idéia do inimigo de Jacob usar/ser o mostro da fumaça e estar impersonando os mortos! Que bom que concorda, Leco!

Interessante que a Guerra for entre dois Locke's. Gostei da teoria!

Galdir Reges disse...

Leco, tenho uma teoria sem misticismo para esse problema de Locke Bad Twins. Lost já nos mostrou a presença de clones mais de uma vez e não foi macumba! E a pseudo clonagem é consenquencia de um fenomeno relativamente comum na ilha, as viagens no tempo. Nosso amigo coelho viajou no tempo e encontrou consigo mesmo diante das cameras da Dharma. Faraday encontrou com sua versão na barriga de sua mãe. O proprio Locke(mau?) viu a si mesmo viajando no tempo. Em resumo, é mais fácil que o Lockemau seja ele mesmo, que viajou no tempo antes de morrer, e esta com idéia diferentes pq alguem "abriu" seus olhos. (paradoxo temporal? talvez nao... ;) )

Heidi disse...

Quem sabe, toda a vez que apareceu alguém morto (Charlie, Pai do Jack, etc) poderia ser ou o "ininigo" ou o Jacob utilizando a imagem dos que "já foram"?

Heidi disse...

Galdir Reges, sabe que sua teoria é muito convicente, pode ser o próprio Locke mesmo...muito bom!

Linus disse...

Galdir

Humm...mas não entendi mto bem. Em q momento "antes de morrer" o Locke poderia ter viajado no tempo? Se ele fizesse isso, o Locke "morto" não existiria, suponho, pois ele estaria em outro tempo e não em 2007 como el e estava, para ser morto pelo Ben.

Unknown disse...

Mas tem um detalhe, o monstro so usou imagens de pessoas que ja chegaram mortos na ilha.

Não usou imagens de ninguem que morreu lá. Será que aí tem coisa?

Heidi disse...

Vitor
O monstro usa imagens de quem morreu lá também, caso da filha do Ben.

lucas disse...

Discordo de você Leco, pra mim dead is dead. O motivo de illana ter levado o corpo de locke foi para avisar jacob que havia algo estranho, pois afinal o cara que la viu morto estava andando na ilha.Ela queria proteger jacob...
Essa idéia de ressussutar pra mim é muito dificil senão todos na ilha poderiam voltar. O alpert mesmo disse que nunca tinha visto alguém ressussitar e olha que el sabe muito afinal jacob faz com que ele não envelheça.

Marcele disse...

Sua teoria faz sentido Leco. Afinal, não é possível que o Locke simplesmente fique totalmente curado de sua paralisia assim que chega na ilha, sem que seja alguém muito especial. Ele não teria sua histõria encerrada de maneira tão triste, como se fosse um mero brinquedo nas mãos das "divindades" e/ou "acasos" da ilha.
E por falar em morto que provavelmente não está exatamente morto (???), será que Jacob tá mesmo morto? Um cara que aparece em momentos tão distintos dos losties (chegada do Black Rock, infância de Kate e James, casamento de Sun e Jin, acidente de Locke...)com o mesmo rostinho super conservado, simplesmente morreu e virou cinzas? Sei não...

O blog tá excelente. Acompanho sempre, mas só agora estou postando.

Parabéns e abraços!

Gabriel Lindenbach disse...

Heidi, não concordo com o fato do inimigo do Jacob ser o Charlie, e os outros que já morreram. O Jacob diz pro Hurley que ele é abençoado por vê-los... Num ia falar uma coisa dessas se o inimigo dele fosse um desses.

Filipe Bruno disse...

Eu li em algum lugar uma entrevista onde Lindelof e Curse falam que Caesar ia ser um personagem que vinha a ser muito importante na reta final da série.
Será que Jacob voltará a vida com o corpo do Caesar?
Isso é cabível, visto que Ben fuzilou o Latino, e até o episódio "the incident" ele não apareceu e nem se quer mencionaram ele.
Ah Heidi, eu também já havia pensado na possibilidade de Jacob e seu inimigo está usando corpos de pessoas, como se fossem alienígenas... :| ... Estranho...

Filipe Bruno disse...

Mas uma coisa não se encaixa nessa estória, se Jacob e o "outro" são mesmo deuses, eles deveriam ser imortais, viver para sempre com seus próprios corpos, e não como camaleões, usando corpos ou pelo menos se fazendo passar por outros. Então pq é q Jacob "morreu" e seu inimigo está usando o corpo do velho locke? ;(

Marcele disse...

Sabe, Filipe, eu (que particularmente acredito nessa possibilidade de eles serem como que "divindades") acho que é justamente a característica de assumirem os corpos de meros mortais é que permitiria, por exemplo, que o Jacob estivesse presente fora da ilha, em momentos importantes da vida dos losties, interagindo com eles.
Mas sabe, ainda que pareça contraditório da minha parte, eu confesso que estou louca para estar enganada. Não gosto nada nada da idéia de revelações super ultra sobrenaturais em uma série que me impressionou justamente pelo cuidado que apresentou até agora com a ciência. Mas o que explicaria essa "atemporalidade", essa quase "onipresença" do Jacob, as aparições em sonhos ou visões dos que já morreram, etc?

lucas disse...

Mais uma vez não acredito nessa teoria do locke ser especial, pra mim isso é o que ele sempre quis ser, ele morreu buscando ser alguém especial, locke pra mim era ganancioso e queria ser líder, essa
Ganancia o fez morrer. Quanto a questão do voltar a andar ele não foi o único a ser curado pela ilha. Diga-se de Rose que foi curada do cancer, sawyer sarou super rápido após o tiro, o mesmo após ben ser operado. Jack em um dia basicamente se recuperou da operação de apendicite, faraday de seus lapsos temporais, jin de sua esterilidade,assim todos seriam especiais e faraday por exemplo poderia reviver também

anaka disse...

Algo que anda me intrigando muito é essa história de jacob. Existem algumas semelhanças com a história biblica de jacó e Esaú. Esaú, o mais velho, queria matar Jacó pois este lhe enganara roubando sua primogenitura. Inclusive, tem uma parte na blibia q diz: " tinha jacó feito um cozinhado, quando esmorecido, veio do campo Esaú." Isto nào é muito parecido com a cena de jacob na praia?? Primeiro tava achando que era muita viagem, mas ja to começando a acreditar que tem sim alguma conexão. Par quem interessar possa, essa história ta em Gênesis, 25:27. Voltando pro assunto do tópico, como há uma conexào entre Jacob e Ilana, creio que "eles" são o grupo de Ilana mesmo.

anaka disse...

ih, acho q confundi os tópicos! :P

Anônimo disse...

Pensando, tem uma coisa que não faria sentido pra mim nessa história toda: por que o inimigo do Jacob iria quer tanto matá-lo se ele poderia voltar no corpo de uma pessoa qualquer e continuar sendo ele (mentalmente, e poder agir). Qual a diferença o corpo que o cara tem? Se o inimigo quer tanto matar Jacob, talvez ele morto estará mesmo.

Rodrigo Marduk disse...

tambem acho que Locke nao era especial como ele se achava, foi simplesmente manipulado pelo inimigo de Jacob para que este pudesse realizar seu desejo: matar Jacob. Alias, tambem acredito que este inimigo seja o Esau biblico, principalmente por causa de um fato que acontece na terceira temporada, quando Carl esta sofrendo uma lavagem cerebral e é salvo por Saywer e Kate. Uma das mensagens era "ame como deus amou Jacob". E tambem acredito na posibilidade de os losties - inclusive Juliet - conseguirem voltar ao tempo atual e estarem no templo, pois dessa forma teria lógica Jacob, Richard e os outros saberem tanto sobre eles, pois voltando na terceira temporada, os outros obrigaram Saywer e Kate a ajudarem a construirem a pista de pouso, a mesma que foi utilizada para o pouso do voo da Ajira.

Alexandre Matias disse...

Isso sem contar o papo do Lapidus - q nao teve sua historia contada ainda - ser referido como "o candidato".

Aih tem.

Unknown disse...

Jacob levou uma facada e foi jogado dentro do fogo. E agora,ele vai levantar como uma "fumaça branca" e entrar no corpo de Lock?...não sei...isso ia ficar meio estranho d+.. não faz tanto sentido. Mas....vamos ver...pode ser q o grupo q ta "chegando" sejam os losties pra salvar a pele de todo mundo..hehehe...e "aja" teorias...kkkk

Heidi disse...

Rodrigo Marduk: bem lembrado! qual era esse episódio mesmo? É bom ver de novo!
Lembram quando o Inimigo falou "você quer provar que estou errado", acho que ele fez o Ben matá-lo para provar isso, nõa sei ao certo o quê?
O que acham?

Exile disse...

MUITO BOA essa visão Leco !!!
Aiás, se realmente acontecer isso, vou me considerar plenamente satisfeito com LOST !!!

Leonardo BA disse...

Voltando a ativa.

Interessante este post Leco.
Sobre Locke não acredito que aquele seja o fim do personagem. Não quero crer nisso até porque gosto do cara.
Para aqueles que consideram o Locke ser, no fim das contas, um "banana" manipulado pelas forças da ilha, pode-se pensar que não se pode ser qualquer um para ser escolhido pelas tais forças para fazer algo. Certamente pode-se considerá-lo especial por isso.

Acho interessante os comentários de pessoas que torcem o nariz para as possibilidades místicas da ilha alegando que sempre gostaram da série por apresentar bases "científicas". Gostaria de saber que bases são essas. Temos que lembrar que desde o início existia a tal fumaça aterrorizando os sobreviventes na ilha. Acredito que isso não seja nada científico.

Sobre Jacob não saber o destino que lhe era planejado por seu "inimigo". Acho que isso não é verdade visto que ele não ficou nem um pouco surpreso em se ver cara-a-cara com o tal. Parecia na verdade um pouco entediado pela espera.

Esses dois "seres" me parecem ser a personificação daquela nossa eterna indagação sobre a razão de nossa existência, a nossa função no mundo. É o tal jogo travado pelos dois nos quais as pessoas são meras peças, na visão deles.
Acredito que eles são tão manipuladores quanto manipulados, presos a sua própria condição, disputando eternamente, como uma expressão da dualidade presente na "realidade". Dualidade essa que é expressa no simbolo Yin e Yang, algo que já havia falado anteriormente...

é uma coisa meio Lynchiana...

Já tô viajando...

Abraços

Marcele disse...

Bom, quanto a mim pelo menos, não rejeito as possibilidades sobrenaturais que explicariam os mistérios na ilha, mas somente o que acho que pode se tornar excessivo. Só não gostaria que tudo tudo se resumisse ao sobrenatural apenas. E em minha postagem anterior eu própria admiti que o que há de sobrenatural no mistério é o que poderia explicar as aparições de Jacob em tantas circunstâncias e épocas diferentes.
Ah, mas tudo bem, são só palpites, e esse é o legal do intertemporadas em Lost...rsrrsrsr...

Abraços a todos!

Galdir Reges disse...

Lost é dificil pq os autores sempre escondem um ovo de ouro. Ta faltando alguma coisa novamente assim como até a quinta temporada não faziamos idéia que existia um antagonista do Jacob, saberemos alguma coisa a mais na sexta. Essa coisa pode ser a existencia de realidades paralelas da onde esse lockemau veio? Que na verdade o Jacob é mau por manipular os eventos temporais e que é humano mas tem a "doença" de desmond ampliada?

Zižek,o gato. disse...

Primeira temporada, episódio três, se não me engano, mas se não for, é o quatro. Locke se encontra cara a cara com a "fumaça preta". A cena some. Depois, Locke volta para a praia, sem nenhuma explicação para o que ocorreu durante o encontro, e nenhum ferimento também. Mas nota-se uma coisa...o Locke está bastante diferente depois desse encontro.

Leonardo BA disse...

Realmente William. Também havia reparado nesse encontro. Ele vem dizendo que viu a verdade da ilha, ou algo assim... Esse encontro modificou ele completamente, ao menos em relação a ilha, porque até aquele ponto era muito cedo para saber quem era o verdadeiro Locke.

O que mais me impressiona agora que estou revendo tudo desde o começo é que já estavam presentes os dois lados da história, o branco e o preto. Não sei se naquele momento os realizadores imaginam que seriam duas "pessoas", duas entidades/deuses ou apenas um simbolismo dessa dualidade, mas fato é que tudo já estava lá desde o início. Sinceramente eu nem lembrava destas cenas, do gamão, do sonho da Claire, das pedras no bolso dos esqueletos Adão e Eva, mas tudo já estava lá...

Zižek,o gato. disse...

Eu comecei a acompanhar os comentários daqui há alguns dias, Leonardo. Me senti fascinado com as proposições que fizeram aqui, e os comentários a elas. Lost é a série mais fascinante a que já assisti, já estive de mal com ela, nas terceira e quarta temporadas. Achei que estavam chutando o balde. Mas depois de ver a quinta, parece que tudo se concatenou de novo, e de uma forma muito coesa. Estou revendo Lost agora, enquanto não chega a sexta e última temporada, e está mais interessante do que ter visto a primeira vez. Locke é um personagem que tem me intrigado mais agora do que vendo a primeira vez, depois de todos os acontecimentos dessas 5 temporadas. Deixei muitas coisas passarem da primeira vez, justamente porque a série não me parecia tão fascinante na ocasião, foi se tornando. Vou lendo o que escrevem por aqui, pois torna a reprise ainda mais interessante.

Bairbars disse...

Pra quem tem em torno de 25 anos se lembrará de "Cavaleiros do Zodiaco" onde Deuses precisavam de corpos humanos para encarnar na Terra. Vai saber não?!

Rodrigo Marduk disse...

William, parabéns! Eu também reparei nisto. Além disso, os amigos da Rosseau também ficaram diferentes quando cairam no buraco de onde surgiu o monstro da fumaça. E também na primeira temporada, quando Locke esta levando a dinamite com Jack e Kate, ele é pego pelo monstro, porém Jack o salva e não o deixa cair no buraco, mesmo com o próprio Locke pedindo para Jack deixar ele cair. E outra coisa: porque quando Saywer e Kate leveram o pequeno Ben para Richard ele disse que o garoto perderia a inocência dele? Pelo visto, o segredo da ilha esta no Templo. E outra coisa: qual tera sido o motivo pelo qual Charles e Eloise foram expulsos da ilha? O que me parece certo é que estamos nos esquecendo que desde a primeira temporada os autores de Lost afirmam que Jack é o herói da ilha. Durante o longo destas temporadas, Locke tentou mostrar para Jack que ele não esta ali por acaso, então, será que Jack também não é especial? Namastê!!!

Anônimo disse...

Acho que estamos esquecendo de Walt, cadê Walt?!?! Porque ele apareceu tanto na ilha e para tantas pessoas se está vivo ainda?? As suas "aparições" já salvou a vida de Locke (quando ele ia se matar no buraco depois que
Ben atirou nele) e ainda matou Sharon (fazendo com ela fosse em direção a Ana Lucia). Se o monstro de fumaça ou o inimigo de Jacob ou o próprio Jacob (não acredito que Jacob tome outras formas, pois sempre que apareceu para os losties tinha a mesma forma) tomam a forma de pessoas mortas, porque então Walt??
Estou curiosa para saber o que os autores reservaram para Walt.

Anônimo disse...

Uma coisa que me imprecionou bastante foi o fato de Ben e muitos outros tentarem insesantemente ver Jacob e Hurley simplesmente num taxi ver o tal do seu lado.
Hurley e não Locke o tal especial que todos falam?

Anônimo disse...

E ai Leco, achei muito boa a sua teoria sobre o Locke...
Eu estava revendo as temporadas iniciais e achei uma forte evidência de que Locke foi mesmo manipulado pelos antagonicos jacob e seu inimigo...
No terceiro episódio da terceira temporada, quando aquele policial eddie se infiltra na comunidade que Locke fazia parte, ele disse uma coisa pra Locke, quando este queria matá-lo, assim que descobriu que eddie era policial: A POLÍICIA TE ESCOLHEU PRA EU ME INFILTRAR, PORQUE SEU PERFIL MOSTRA QUE VOCÊ É DE FÁCIL MANIPULAÇÂO...

Anônimo disse...

Please visit my [url=http://www.naprawa-garderoby.sklep24h.boleslawiec.pl/e/Internetowy-autosalon,1599]site.[/url]

Regards

Anônimo disse...

I be in love with this website! [url=http://szkoleniaforex.info/]strategie forex[/url]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats