segunda-feira, 13 de abril de 2009

[Relembrando] - O Mapa da Porta de Segurança

Com a idéia de que seria legal relembrarmos antigos elementos que vêm sendo recontextualizados com o novo rumo da série - ou um novo "olhar" - e, portanto, passíveis de novas análises, damos início ao post Relembrando.

E para alavancá-lo, trazemos um traduzido e remodelado Mapa da Porta de Segurança.

Que melhor momento para dar uma revisada no assunto, diante da iminência de conhecermos a história da construção da Estação Cisne?
E quem, além de nós deste blog, acredita que ainda é possível ver como o mapa oculto foi elaborado (afinal essa é uma cena que não poderia deixar de ser vista)?

No meio das nossas dúvidas sobre o tema, algumas estão acentuadas:
- Por que o mapa foi desenhado?
- Quais das informações são verdadeiras?
- Em que condições ele surgiu?
- Qual a necessidade de Radzinsky, conhecedor da estrutura da Dharma, em fazer o registro dessas informações?
- Teria sido em função de possíveis lapsos de memória do funcionário da Iniciativa, numa situação a la Faraday?

Assim, temos nosso Mapa "revisitado", em layout exclusivo Teorias Lost (:P)










O Cisne, A Flecha, O Cajado, A Chama e A Pérola

Algumas informações...

- Cerberus:
"Na mitologia grega, Cérbero, ou Cerberus (grego Κέρβερος, Kerberos, "demónio do poço"), era um monstruoso cão de múltiplas cabeças e cobras ao redor do pescoço, que guardava a entrada de Hades (Na mitologia grega, Hades é o deus do mundo inferior, soberano dos mortos. O nome Hades era usado para designar tanto o deus como os seus domínios. Ele é também bem conhecido por ter raptado a deusa Persephone ou Proserpina , filha de Deméter), o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem mas jamais saírem, e despedaçando os mortas que por lá se aventurassem.
[Wikipedia]

Ilustração de Gustave Doré para a Divina Comédia

Aquarela de Willian Blake




Segundo a mitologia grega, Cérbero era filho de Tifon e Equidna, inimigo de Zeus e irmão de Ortros (outro cão) e da Hidra de Lerna. Da sua união com a Quimera, nasceram o Leão de Neméia e a Esfinge.
Hidra de Lerna


- Caduceus:
Cajado médico, representado por duas serpentes e asas em volta do cajado, simbolizando a sabedoria, o conhecimento das doenças e da sua cura e as complexas relações entre as duas realidades.
Desde cedo, o homem, ao observar a troca de pele das cobras, concluiu que elas espertamente driblam a morte, fingindo que morrem por descamação (...)




Inicialmente, o símbolo foi visto nas mãos de Thoth, o Deus egípcio da sabedoria. Posteriormente, o Caduceus foi transferido para as mãos de Hermes, deus análogo da mitologia grega. Das mãos de Hermes, o Caduceus viajou para Aesculapius, um dos muitos deuses gregos associados com a cura das doenças. Finalmente, foi adotado por "meros mortais", os médicos gregos, que o transformaram no símbolo da Medicina.
[Caduceus Virtual. Fonte: The Magical Staff]


- DharmaTel:
"Segundo Mikhail, sabe-se que toda a ilha está conectada a esta rede, sendo a Estação Chama a central que a interliga. Utilizada para transporte de informações das pesquisas e comunicações."
[LOSTpédia]


- Carcharodon carcharias:
Nome designado ao tubarão branco.
"(...) As terminações nervosas do extremo lateral (linha lateral), captam a menor vibração ocorrida na água e guiam o animal até a presa, que está causando essa pertubação. Outros receptores (conhecidos como ampolas de Lorenzini; são células especializadas, com uma forma similar a de minúsculas "garrafas") situados em toda região da cabeça do animal, permitem-lhe captar também campos elétricos de frequência variável, que provavelmente usam para orientar-se nas suas migrações, percorrendo grandes distâncias. O seu olfato é tão potente que a presença de uma só gota de sangue a quilômetros de distância serve para atraí-lo, ao mesmo tempo que o torna muito mais agressivo. A visão também é bem desenvolvida e tem um papel muito importante na aproximação final à presa e o seu pecular estado sempre atento, permitindo o ataque a partir de debaixo da mesma. (...)"
[Wikipedia]

Aparições em LOST:



.. Segunda Temporada - "Adrift"

Um tubarão aparece no oceano, enquanto Sawyer e Michael tentam se salvar dos destroços da balsa, após o rapto de Walt.

O tubarão tem, em sua cauda, um logo da Dharma.



.. LOST Experience

. O site do Dj Dan tem uma imagem de uma carcaça de tubarão que teria sido descoberta no Grande Recife de Barreiras na Austrália.
Nela, há um logo da Estação Cisne.
[LOSTpédia]




. Nas pistas dadas por Persephone, durante o ARG, outra imagem de carcaça é vista. Acessada através da página do Instituto de Avanço do Genoma no website da Fundação Hanso (agora desligado), a pista consiste em várias figuras de uma floresta e de uma praia tropical. Nessa praia um tubarão é visível. Na fotografia, de perto, esse tubarão também é marcado com um logo do Cisne.
[LOSTpédia]

..

Para a sequência deste post, revisaremos as informações extras apresentadas no Quebra-cabeça Ofical, jogo promocional do Universo Expandido de LOST que, através de um sistema de códigos, nos deu as pistas para decifrarmos as siglas e iniciais do mapa.


Má Andrade


Agradecimento especial a Daniel Vaz (DanVaz) pela colaboração na melhor tradução do mapa.
Beijo, moleque.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats