segunda-feira, 13 de abril de 2009

[Relembrando] - O Mapa da Porta de Segurança

Com a idéia de que seria legal relembrarmos antigos elementos que vêm sendo recontextualizados com o novo rumo da série - ou um novo "olhar" - e, portanto, passíveis de novas análises, damos início ao post Relembrando.

E para alavancá-lo, trazemos um traduzido e remodelado Mapa da Porta de Segurança.

Que melhor momento para dar uma revisada no assunto, diante da iminência de conhecermos a história da construção da Estação Cisne?
E quem, além de nós deste blog, acredita que ainda é possível ver como o mapa oculto foi elaborado (afinal essa é uma cena que não poderia deixar de ser vista)?

No meio das nossas dúvidas sobre o tema, algumas estão acentuadas:
- Por que o mapa foi desenhado?
- Quais das informações são verdadeiras?
- Em que condições ele surgiu?
- Qual a necessidade de Radzinsky, conhecedor da estrutura da Dharma, em fazer o registro dessas informações?
- Teria sido em função de possíveis lapsos de memória do funcionário da Iniciativa, numa situação a la Faraday?

Assim, temos nosso Mapa "revisitado", em layout exclusivo Teorias Lost (:P)










O Cisne, A Flecha, O Cajado, A Chama e A Pérola

Algumas informações...

- Cerberus:
"Na mitologia grega, Cérbero, ou Cerberus (grego Κέρβερος, Kerberos, "demónio do poço"), era um monstruoso cão de múltiplas cabeças e cobras ao redor do pescoço, que guardava a entrada de Hades (Na mitologia grega, Hades é o deus do mundo inferior, soberano dos mortos. O nome Hades era usado para designar tanto o deus como os seus domínios. Ele é também bem conhecido por ter raptado a deusa Persephone ou Proserpina , filha de Deméter), o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem mas jamais saírem, e despedaçando os mortas que por lá se aventurassem.
[Wikipedia]

Ilustração de Gustave Doré para a Divina Comédia

Aquarela de Willian Blake




Segundo a mitologia grega, Cérbero era filho de Tifon e Equidna, inimigo de Zeus e irmão de Ortros (outro cão) e da Hidra de Lerna. Da sua união com a Quimera, nasceram o Leão de Neméia e a Esfinge.
Hidra de Lerna


- Caduceus:
Cajado médico, representado por duas serpentes e asas em volta do cajado, simbolizando a sabedoria, o conhecimento das doenças e da sua cura e as complexas relações entre as duas realidades.
Desde cedo, o homem, ao observar a troca de pele das cobras, concluiu que elas espertamente driblam a morte, fingindo que morrem por descamação (...)




Inicialmente, o símbolo foi visto nas mãos de Thoth, o Deus egípcio da sabedoria. Posteriormente, o Caduceus foi transferido para as mãos de Hermes, deus análogo da mitologia grega. Das mãos de Hermes, o Caduceus viajou para Aesculapius, um dos muitos deuses gregos associados com a cura das doenças. Finalmente, foi adotado por "meros mortais", os médicos gregos, que o transformaram no símbolo da Medicina.
[Caduceus Virtual. Fonte: The Magical Staff]


- DharmaTel:
"Segundo Mikhail, sabe-se que toda a ilha está conectada a esta rede, sendo a Estação Chama a central que a interliga. Utilizada para transporte de informações das pesquisas e comunicações."
[LOSTpédia]


- Carcharodon carcharias:
Nome designado ao tubarão branco.
"(...) As terminações nervosas do extremo lateral (linha lateral), captam a menor vibração ocorrida na água e guiam o animal até a presa, que está causando essa pertubação. Outros receptores (conhecidos como ampolas de Lorenzini; são células especializadas, com uma forma similar a de minúsculas "garrafas") situados em toda região da cabeça do animal, permitem-lhe captar também campos elétricos de frequência variável, que provavelmente usam para orientar-se nas suas migrações, percorrendo grandes distâncias. O seu olfato é tão potente que a presença de uma só gota de sangue a quilômetros de distância serve para atraí-lo, ao mesmo tempo que o torna muito mais agressivo. A visão também é bem desenvolvida e tem um papel muito importante na aproximação final à presa e o seu pecular estado sempre atento, permitindo o ataque a partir de debaixo da mesma. (...)"
[Wikipedia]

Aparições em LOST:



.. Segunda Temporada - "Adrift"

Um tubarão aparece no oceano, enquanto Sawyer e Michael tentam se salvar dos destroços da balsa, após o rapto de Walt.

O tubarão tem, em sua cauda, um logo da Dharma.



.. LOST Experience

. O site do Dj Dan tem uma imagem de uma carcaça de tubarão que teria sido descoberta no Grande Recife de Barreiras na Austrália.
Nela, há um logo da Estação Cisne.
[LOSTpédia]




. Nas pistas dadas por Persephone, durante o ARG, outra imagem de carcaça é vista. Acessada através da página do Instituto de Avanço do Genoma no website da Fundação Hanso (agora desligado), a pista consiste em várias figuras de uma floresta e de uma praia tropical. Nessa praia um tubarão é visível. Na fotografia, de perto, esse tubarão também é marcado com um logo do Cisne.
[LOSTpédia]

..

Para a sequência deste post, revisaremos as informações extras apresentadas no Quebra-cabeça Ofical, jogo promocional do Universo Expandido de LOST que, através de um sistema de códigos, nos deu as pistas para decifrarmos as siglas e iniciais do mapa.


Má Andrade


Agradecimento especial a Daniel Vaz (DanVaz) pela colaboração na melhor tradução do mapa.
Beijo, moleque.

12 Comentários:

Leco Leite disse...

Grande Marina!!

A aguardada sequência sobre o mapa. Ainda tem muita coisa mesmo sobre esse assunto, ainda mais essas referências egípcias que antes não tinham muita atenção dos fãs... Agora é quase que obrigatório saber um pouco da cultura egípcia!

Parabéns, Má!!

Rômulo Cézar disse...

Ai Leco vi sua entrevista na Season, meus parabens pelo reconhecimento e pelo profissionalismo exercido e demonstrado por você ao longo desse tempo todo dedicado aqui ao teorias lost Mas uma pergunta CADE TU EINNNNN?

Leco Leite disse...

Como "cadê eu", Romulo!? To sempre por aqui...

Valeu pelos elogios ao Teorias!!

Abraço!

Mario Toshio disse...

Parabébs MÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!

=)

Belo post!!!!

beijos!

Unknown disse...

Ótimo post. =))
Vamos somando informações que cada um tiver, e quem sabe no final a gente entende boa parte desse mapa.

Tem duas coisas que eu queria acrescentar.
Agora na quinta temporada nos ouvimos Juliet falando que os Others aprendem a falar Latim. Até ouvimos ela falar em latim com Widmore.
No mapa tem algumas coisas em latim. Será que Radzinski teve algum contato com ele. Fora isso não vejo razões para ter escrituras em latim na porta. =)


E outra. O cerberus é originalmente um cachorro (só que com tres cabeças) Os cachorros tem a audição muuito sensivel (quem tem cachorro sabe). E na mitologia, um cara que conseguiu vencer o cerberus fez usando uma harpa e tocando musica. Acho que é Orfeu o nome do cara.
Não é interessante que o mosntro tenha parado justamente numa cerca SONICA? =)

è isso, se eu pensar em mais coisa eu volto aqui. ^^

Anônimo disse...

Onde aparece no mapa CV é cerberus vents, ou os túneis do smokie. Radzinski sabia bem onde eles se localizavam. Existe uma outra camada do mapa, visível com outro tipo de iluminação, e nela aparecem outras estações dharma na ilha.

Anônimo disse...

Meninos, obrigadinha!
Gostaram do layout exclusivo? Hahaha!

Vítor,
O interessante de fazer certas revisões é unir informações novas a antigas, quando muita coisa pode ter passado despercebida e poderia ser pertinente.

De repente, a gente se depara com algumas referências (mesmo que discretas) da cultura egípcia, algo que somente agora tomamos como de grande relevância na história da ilha.

Por exemplo, Cerberus e Anúbis, apesar de fazerem parte de mitologias diferentes, são figuras que têm significados semelhantes ou aparentam desempenhar o mesmo papel - estão ligadas ao submundo, guardando sua entrada.

Interessante também descobrir que o Caduceus também tem "sua participação" na mitologia egípcia. Isso pode dar forças, talvez, à idéia de que mais de um Deus desse mundo é cultuado na ilha.

E só depois de dar uma revisada é que fui saber que a Esfinge surgiu da união de Cerberus com a Quimera. Apesar de não vir nenhuma idéia do momento do que poderia significar na série, fica a informação para posterior análise.


Achei muito interessante o que vc disse sobre a cerca sônica e a audição dos cães. Essas referências mais sutis são as mais legais de se perceber.

;)

Anônimo disse...

Anônimo,

Das SIGLAS e outras "visões" do mapa trataremos em sequência, na Parte 2 do Relembrando o Mapa da Porta de Segurança.

Unknown disse...

Pois é Má.
Fato é que boa partes dessa referecias não vão nos responder alguma coisa propriamente dita sobre a série. Mas nos dão uma idéia do quanto os produtores são cultos e tem bagagem pra caramba. =))

Nanamelon disse...

Parabéns pelo post!

Esse mapa é complicado pra caramba, espero que vejamos como Radzinski conseguiu tanta informação pra fazê-lo.
Ah, sim, e as cenas em que ele aparece refletido na parede da Cisne me dão MUITO MEDO.

Almirante Águia disse...

Também estou muito satisfeito com a visão deste mapa, já tentei fazer a tradução com meu inglês verb to be, mas fui obrigado a deixar prá lá, fico no aguardo da sequencia.
Minha grande curiosidade é saber o que realmente aconteceu na estação enquanto Locke se espantava com a imagem a sua frente??!
Parabéns.
Namas...quê??

Anônimo disse...

Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats