terça-feira, 17 de março de 2009

Por Email - De Cartago à Tunísia (By Vitor)

Começo hoje um espaço que sempre tive muita vontade de ter aqui no Teorias LOST. Um espaço, além dos comentários, onde você que visita o blog pode escrever.

O que pretendo é publicar 1 texto enviado por email a cada semana, mais provável que às Segundas-feiras. E sempre respeitando a ordem de chegada desse material.

Para começar, deixo vocês com algumas informações enviadas pelo Vitor sobre a Ilha e o Egito, passando por Tunísia e Cartago...
Primeiro, não vou falar teoria nenhuma. Acho que o mais legal é fazer compilações de informações concretas que foram passadas no seriado (e que passam desapercebidas), e deixar sempre as teorias e afins para a galera discutir nos comentários.

Enfim, essa temporada aflorou mais essa coisa relacionada a cultura egípcia. Mas na temporada passada isso já havia sido visto. Como os hieroglífos na porta em que Ben abre para "invocar" o monstro. E nessa temporada, vimos as pequenas referências, já citadas por vocês, o Ankh de Paul, desenho de Hurley, mais hieroglífos no muro do templo e a possível semelhança da estátua com o deus Anúbis.

Enfim, pelos hieroglífos espalhados nas coisas antigas da ilha e a semelhança da estátua com a imagem do Anubis, a gente pode sentir que tem alguma relação da ilha com o Egito.

A peça nova que eu percebi, foi no momento da morte de Charlotte. Ela começa a citar várias coisas que não são delírios (apesar de parecerem). Ela cita o poço, que estava em uma época antiga da ilha, fala sobre as coisas dela com a mãe dela, Faraday... E fala em um momento "eu sei mais sobre a antiga Cartago do que o próprio Aníbal". Aí é que veio a junção de muita coisa. Cartago é uma cidade antiga que fica hoje onde é a Tunísia! Local de saída da ilha. (E Aníbal foi um imperador, rei, algo assim).

Se os flashes que ela teve faziam parte de delírios e informações sobre a ilha, é provável que a ilha tenha um passado ligado mesmo a Cartago/Tunísia e isso explicaria sua relação com a saída da ilha ser lá.

Outra coisa bacana que encaixa aí é que Cartago tinha muita coisa cultural absorvida do Egito. Daí a entrada talvez da escrita, elementos culturais como deuses, conceito de morte e tal...

Enfim estes são os três pontos chaves que quando ligados parecem fazer muito sentido:

1- Charlote delirando na historia da ilha citar Cartago;
2- As escrituras e referências culturais (estatua Anúbis) da ilha, sugerindo ligação com Egito;
3- Saída da ilha ser a Tunísia;

Enfim, de concreto, e baseado no que a gente viu, é só isso que dá pra dizer, algo como "aí tem coisa". Mas a partir daí, já da pra pensar em muitas teorias.

- A ilha sempre se moveu. Será que houve uma época em que ela ficou ali pelo Mediterrâneo. As embarcações, o comércio e as disputas eram muitas ali. Possivelmente, alguém descobriria a ilha e iria guardá-la a todo custo (talvez Cartago tenha achado, ou o próprio Egito).
- Será que a ilha já esteve dentro de um continente em terra firme, e só depois que foi movida é que foi parar no meio do oceano e virou ilha. Sendo esse continente inicial a África, ali pela Tunísia? (essa acho pouco provável)
- O Ankh é relacionado a vida após a morte, ou até mesmo a vida eterna (são significados semelhantes). Tal qual o Deus Anúbis esta relacionado ao mundo dos mortos. Será que os egípcios encontraram a ilha, viram que tinha poderes de Cura, ou até reviver os mortos e a partir daí consideraram ela um lugar sagrado, onde as pessoas podem viver pra sempre? Ou só os especiais revivem (Locke, Christian) ou vivem pra sempre (Alpert)? Faria sentido eles fazerem uma estátua gigante de Anúbis por isso.
- E levando em conta essas coisas, será que Jacob vem do Black Rock, ou foi o cara lá das antigas do Egito/Tunísia que achou a ilha e vem cuidado dela desde então?

Só não consigo pensar aonde que o monstro entra nisso.

Vitor Rodrigues

Para participar é só enviar seu texto para o email teoriaslost@hotmail.com!! Pode ser teoria, comentários, informações adicionais que você não encontrou no blog, impressões sobre a temporada e episódios, até mesmo pontos negativos que queira destacar. A única ressalva está por conta dos spoilers!

Espero que gostem da idéia!

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

5 Comentários:

DeChamps disse...

Essas relações do que charlotte fala, foram muito bem ressaltadas, pq assistindo o episódio sem e com legenda, pensei que tinha algo a ver com Hannibal Lecter... Hehe

Agora quanto ao assunto Ilha, temos que pensar na possibilidade dela não ser de fato uma Ilha. Uma vez que o conceito diz que as tais ilhas que conhecemos são a ponta de uma montanha submersa ou local mais elevado onde a água não alcança. Não é um pedaço de terra flutuando por aí.

Em comments antigo um tal Glauco postou seu site aqui, explica isso direito.

Mas como sempre digo, temos que ver como os produtores irão encaixar isso na série, assim como as viagens no tempo.

Abraços!

Unknown disse...

Valeu por ter colocado a Teoria Leco. =))

Unknown disse...

Vitor,
Interessante!!

A religião egípcia era muito otimista em relação a morte/vida após a morte.

Acreditavam na ressurreição, tanto que mumificavam seus entes.

Thiago disse...

muito massa o texto cara... parabens... boas observaçoes...

fica um pensamento meu para jacob... acho que é um dos losties... estamos vendo que as coisas foram criadas por eles la na dharma... quem sabe nao temos um jackob? rsrsrs

Te vejo em outra vida Broderrrrr

Anônimo disse...

É importante prestar atenção nos diálogos entre Hurley e Miles sobre o tempo (o que acredito piamente ser a chave para sequência da sexta temporada, é preciso deixar claro que, nesse diálogo, Hurley acabou com a própria concepção de viagem no tempo utilizada na própria série e vamos ver o que as tais "variáveis" podem proporcionar de novo na série) Lógico que o diálogo entre Jacob e Evil Jacob/ Esaú precisa ser analisado vezes e vezes, imagino a precisão "cirúrgica" dos roteiristas para embananar nossa cabeça e não soltar spoilers. E essa frase de Charlotte é para deixar qualquer um doido rsrs

Abraços!

http://tempo-horario.blogspot.com/

http://twitter.com/brunobaxter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats