terça-feira, 24 de março de 2009

Por Email - Consistência dos deslocamentos temporais (By Leonardo)

O "Por Email" dessa semana traz uma reflexão do nosso amigo Leonardo sobre algumas possibilidades dos deslocamentos temporais que vimos até agora na 5ª temporada.
Esta quinta temporada de Lost desde o início tem sido emocionante. Os episódios têm mantido um nível bem elevado e significativo para a trama. A questão fundamental da série que é o deslocamento temporal, os jumps, tem me causado certa preocupação. Digo isso em função de qual fechamento será dado para a questão. Espero que os roteiristas não se atropelem e acabem por dar um final “previsível”. Falo em “previsível” pela “experiência” que temos com viagens no tempo em outros filmes. Poderíamos ter um final trágico, com mortes, como em Donnie Darko e Em algum lugar do passado ou um final no qual os possíveis problemas na consistência temporal, no andamento da realidade, sejam resolvidos e a vida continue sem problemas (como num episódio de Arquivo X do qual não lembro o nome e em Efeito borboleta), como talvez voltando ao vôo da Oceanic sobrevoando novamente a ilha com todos do vôo original e passando pelo local onde estava a ilha, chegando ao seu destino sem qualquer problema.

Fato que até agora, ao menos que eu me lembre, viagem temporal envolve uma questão interessante que é o problema de Causa e Conseqüência estarem de certa forma conectados que não se sabe qual é qual (o deslocamento no tempo ocorreu por que determinado evento aconteceu. Mas determinado evento aconteceu porque teve a viagem no tempo). Deu pra entender?

Por isso eu falei na tal lista dos sobreviventes do vôo que deveriam ser seqüestrados pelos Outros. Porque no meu entender a vinda deles já era esperada por eles, Ben ao menos parecia saber muito sobre a vida dessas pessoas. Também acho interessante o fato de que Faraday vai trabalhar justamente no local onde parece ser a central de energia eletromagnética da ilha. Ele também é o único que sabe o que essa energia produz na ilha e na vida das pessoas. Informações que estão registradas no seu diário (que talvez seja um diário de Jumps). Ele parece saber a consequência de algo que foi feito, mas não sabe exatamente o quê. No entanto, Faraday parece disposto a arrumar tudo e ao meu ver o que ele fizer é que vai causar tudo, todo o problema para o qual os Sobreviventes da Oceanic devem voltar à ilha, pois eles são os únicos que podem de fato resolver o tal problema seja ele qual for.

Acho interessante lembrar a questão dos 108 minutos que deveriam ser controlados na escotilha, anteriormente pelo membro da Dharma que foi depois substituído por Desmond e depois por Locke e sua turma. Não apertar o botão significaria um acontecimento que acabaria com “tudo”, segundo Desmond. Acho que quando a escotilha explodiu naquela vez pode ter acontecido algum tipo de fenômeno, pois a conseqüência da explosão foi bem parecida como quando acontecem os saltos no tempo. Mas sinceramente não imagino o quê.

Fico pensando que talvez aquele dito falso Vôo da Oceanic achado no fundo do oceano seja uma visão do futuro no qual depois de resolvido o problema na ilha o vôo caia no mar matando todos. Dessa forma seria a tal solução trágica da história, no estilo Donnie Darko e sua turbina. Seria um belo trocadilho com o nome da empresa aérea, bem ao estilo de Lost.

Sempre imaginamos que os sobreviventes da Oceanic quando caíram lá na ilha estavam vivendo no presente, mas talvez tenham entrado em algum deslocamento temporal e vivendo em outra época. Mas talvez isso tenha acontecido quando explodiu a escotilha com Locke, Desmond e Ecko.

De uma forma geral é isso que penso sobre Lost, mas é claro que tem uma lista de enigmas, muitos deles sem resposta ainda, que envolvem a trama da série. É exatamente por isso que a série é tão envolvente, essa variedade de citações e referências nas quais foram elaboradas a história.

Obs: sobre o passado da ilha e sua estátua e outras referências egípcias acho interessante que ninguém até agora falou na mais famosa ilha mitológica de nossa história, Atlântida. Aliás, para os estudiosos do assunto eles dizem que os egípcios teriam herdado parte do conhecimento da avançada civilização atlante, por isso teriam construído as maravilhosas pirâmides. Os Maias, os Astecas e os habitantes da ilha da páscoa também seriam herdeiros dessa mítica civilização desaparecida.

Bem, por enquanto era isso.

Abraço, losties.

Leonardo

Agora é a hora dos comentários. Participe! Se você tem algum texto, teoria ou reflexão sobre LOST, participe enviando para o email do blog: teoriaslost@hotmail.com !

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats