terça-feira, 24 de março de 2009

Por Email - Consistência dos deslocamentos temporais (By Leonardo)

O "Por Email" dessa semana traz uma reflexão do nosso amigo Leonardo sobre algumas possibilidades dos deslocamentos temporais que vimos até agora na 5ª temporada.
Esta quinta temporada de Lost desde o início tem sido emocionante. Os episódios têm mantido um nível bem elevado e significativo para a trama. A questão fundamental da série que é o deslocamento temporal, os jumps, tem me causado certa preocupação. Digo isso em função de qual fechamento será dado para a questão. Espero que os roteiristas não se atropelem e acabem por dar um final “previsível”. Falo em “previsível” pela “experiência” que temos com viagens no tempo em outros filmes. Poderíamos ter um final trágico, com mortes, como em Donnie Darko e Em algum lugar do passado ou um final no qual os possíveis problemas na consistência temporal, no andamento da realidade, sejam resolvidos e a vida continue sem problemas (como num episódio de Arquivo X do qual não lembro o nome e em Efeito borboleta), como talvez voltando ao vôo da Oceanic sobrevoando novamente a ilha com todos do vôo original e passando pelo local onde estava a ilha, chegando ao seu destino sem qualquer problema.

Fato que até agora, ao menos que eu me lembre, viagem temporal envolve uma questão interessante que é o problema de Causa e Conseqüência estarem de certa forma conectados que não se sabe qual é qual (o deslocamento no tempo ocorreu por que determinado evento aconteceu. Mas determinado evento aconteceu porque teve a viagem no tempo). Deu pra entender?

Por isso eu falei na tal lista dos sobreviventes do vôo que deveriam ser seqüestrados pelos Outros. Porque no meu entender a vinda deles já era esperada por eles, Ben ao menos parecia saber muito sobre a vida dessas pessoas. Também acho interessante o fato de que Faraday vai trabalhar justamente no local onde parece ser a central de energia eletromagnética da ilha. Ele também é o único que sabe o que essa energia produz na ilha e na vida das pessoas. Informações que estão registradas no seu diário (que talvez seja um diário de Jumps). Ele parece saber a consequência de algo que foi feito, mas não sabe exatamente o quê. No entanto, Faraday parece disposto a arrumar tudo e ao meu ver o que ele fizer é que vai causar tudo, todo o problema para o qual os Sobreviventes da Oceanic devem voltar à ilha, pois eles são os únicos que podem de fato resolver o tal problema seja ele qual for.

Acho interessante lembrar a questão dos 108 minutos que deveriam ser controlados na escotilha, anteriormente pelo membro da Dharma que foi depois substituído por Desmond e depois por Locke e sua turma. Não apertar o botão significaria um acontecimento que acabaria com “tudo”, segundo Desmond. Acho que quando a escotilha explodiu naquela vez pode ter acontecido algum tipo de fenômeno, pois a conseqüência da explosão foi bem parecida como quando acontecem os saltos no tempo. Mas sinceramente não imagino o quê.

Fico pensando que talvez aquele dito falso Vôo da Oceanic achado no fundo do oceano seja uma visão do futuro no qual depois de resolvido o problema na ilha o vôo caia no mar matando todos. Dessa forma seria a tal solução trágica da história, no estilo Donnie Darko e sua turbina. Seria um belo trocadilho com o nome da empresa aérea, bem ao estilo de Lost.

Sempre imaginamos que os sobreviventes da Oceanic quando caíram lá na ilha estavam vivendo no presente, mas talvez tenham entrado em algum deslocamento temporal e vivendo em outra época. Mas talvez isso tenha acontecido quando explodiu a escotilha com Locke, Desmond e Ecko.

De uma forma geral é isso que penso sobre Lost, mas é claro que tem uma lista de enigmas, muitos deles sem resposta ainda, que envolvem a trama da série. É exatamente por isso que a série é tão envolvente, essa variedade de citações e referências nas quais foram elaboradas a história.

Obs: sobre o passado da ilha e sua estátua e outras referências egípcias acho interessante que ninguém até agora falou na mais famosa ilha mitológica de nossa história, Atlântida. Aliás, para os estudiosos do assunto eles dizem que os egípcios teriam herdado parte do conhecimento da avançada civilização atlante, por isso teriam construído as maravilhosas pirâmides. Os Maias, os Astecas e os habitantes da ilha da páscoa também seriam herdeiros dessa mítica civilização desaparecida.

Bem, por enquanto era isso.

Abraço, losties.

Leonardo

Agora é a hora dos comentários. Participe! Se você tem algum texto, teoria ou reflexão sobre LOST, participe enviando para o email do blog: teoriaslost@hotmail.com !

Grande abraço e namastê!

Leco Leite

12 Comentários:

renan disse...

quando lost acabar ele vai se fechar em um ciclo temporal, sem começo e sem fim. imao.

DeChamps disse...

Interessante, concordo com o que falaste leonardo... Eu sempre cito esses filmes e "Exterminador do Futuro 1 e 2" ninguém dá valor só por causa do governador da califórnia, mas as viagens no tempo ocorridas lá são essenciais para o futuro do filme...

Abraços!

Anônimo disse...

acredito que eles estão agora vivendo as causas e nós assistimos antes as consequencias, penso que ao explodir a estaçao, eles acabaram presos nos buracos do tempo e tudo que eles fizerem acaba voltando para a ilha e para queda do avião.
Se lembrarmos Charlote dizendo para Faraday que foi ele mesmo que pediu para que ela não voltasse para ilha se não ela iria morrer, imagine quantas vezes isso pode ter acontecido e Charlote se motivado para voltar e voltar e voltar para morrer na ilha?

Unknown disse...

Legal o texto LEonardo.
O lance do que acontece na explosão da Swam ter relação com o mesmo efeito dos jumps eu ja tinha pensado e acho que faz todo sentido.
Algo me diz que no season finale a gente vai ter uma melhor noção disso.

O extermiadr do futuro é um filme que utilizou mal essa coisa da viagem do tempo, causando o paradoxo... adoro o filme, mas a questão da viagem temporal eu acho mal elaborada lá.

Leonardo BA disse...

Valeu pelo retorno, pessoal.

Das nossas “experiências em viagens temporais” acabei esquecendo da trilogia “De volta para o futuro”. Como não achar estranho, curioso, o fato de que o personagem de Michael J. Fox foi o responsável por seus pais se apaixonarem quando jovens e consequentemente terem-no gerado. Quer dizer que se ele não tivesse voltado ao passado sua existência estaria comprometida ou pior, jamais teria acontecido?!?!? Bem, são esses paradoxos que tornam as tais viagens muito intrigantes. Esse tipo de situação, no meu entender, parece explicar muito do que ocorre em Lost. Causa e Conseqüência. Qual é qual? É claro que como curiosos que somos queremos desvendar os mistérios que se apresentam, mas na verdade fico apenas saboreando a história e o que mais me preocupa - e esse foi o motivo principal da minha reflexão – é que essa maravilhosa trama comece a se perder em erros de continuidade, de datas, de personagens esquecidos, de mistérios abandonados sem explicação e pior de tudo, de uma solução comum, banal, que acabaria por diminuir o tremendo impacto que esta série tem causado desde o seu lançamento.

Leco Leite disse...

Algo como de onde vem a bússola de Locke e Alpert...

Anônimo disse...

Não sei não, acho tudo ainda mal explicado e acontecendo de forma rápida. Ta com um cheiro de décima temporada....

Mikely disse...

Gostei muito da frase do Delmos e concordo com ela: "acredito que eles estão agora vivendo as causas e nós assistimos antes as consequencias"...
E eu também tenho medo de que Lost se perca, mas prefiro pensar no melhor e confiar nos caras... Acho que essa é a saída razoável para os fãs nesse momento...

Abraço a todos...

Anônimo disse...

Antes que me matem, eu não quiz dizer decima temporada e sim sétima temporada ou até mesmo a décima temporada ser com vinte e poucos episódios assim como foi a primeira, a mais longa e a melhor até agora. Uma temporada maior seria uma soluçao para explicar tantas duvidas que não consigo entender onde encaixarão em tão poucos cápitulos, já que as respostas terão de dividir a atenão e o espaço com o erredo de lost. Basta ver a lista de perguntas sem respotas e quantas foram respondidas.Foram 5 temporadas e até agora não chegamos nem na metade de respostas respondidas. Sexta temporada com 21 capitulos ou Sétima temporada?

Anônimo disse...

* decima não , setima rs ai meu deus

KA disse...

Atlântida!! Sensacional!!! Eu adoro esta lenda (ou não) e já tinha pensado nisso (juro!!). Agendei mentalmente para pesquisar mais, mas acabei esquecendo.
E juro que eu ia adorar se tivéssemos 7º temporada! Ou pelo menos um fim em formato de filme para cinema. Já ando pensando no fim de Lost. E isso me deixa muito deprê!

Leonardo BA disse...

Tá rendendo o assunto. Gostei. Também fico triste com o fim da série tão próximo. Desde criança sempre me apeguei aos seriados, seus personagens. Parecem que se tornam velhos amigos que queremos sempre rever, saber mais um pouco de sua história.

Sobre personagens esquecidos acho estranho o sumiço do Walt. Para mim, lá na primeira temporada, ele era um dos únicos, assim como Locke, que pareciam entender o que acontecia na ilha. Além de que ele demonstrou ter uma percepção e ser reconhecido como especial pelos Outros. Espero que ele ainda volte. Na verdade considero mesmo importante.
Acho estranho também a personagem Libby ficar sem maior explicação. Aquela relação dela com Hurley no manicômio. Aliás o manicômio também mostrou detalhes interessantes como o tal quadro da sala do diretor da instituição que muito se parecia com a ilha dos losties. Qual a relação?
Provavelmente existam outros elementos que agora estou esquecendo. Só desejo que todas as respostas sejam dadas, que todos os mistérios sejam explicados... Não é que eu queira um final feliz, mas consistente.

Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

 
who"s online

counter hit make

PageRank Free counter and web stats